You are on page 1of 8

1 - Concordncia Nominal 1.

1 - Conceito
Concordncia o princpio sinttico segundo o qual as palavras dependentes se harmonizam nas suas flexes, com as palavras de que dependem. Quando os adjetivos, pronomes, artigos, e numerais concordam em gnero e nmero com os substantivos (nomes) a que se referem, a concordncia chamada de nominal. Pense na frase a seguir: "Um cachorro est seguindo o dono: o homem vai para a direita, e o cachorro o segue; mas, se o homem toma a esquerda, o cachorro o continua seguindo." Podemos dizer que o cachorro concorda com o dono, pelo fato de no o contrariar, mas acompanh -lo sempre. No estudo do Portugus observa -se fenmeno idntico: o adjetivo acompanha o substantivo: se o substantivo for empregado no singular, tambm no singular estar o adjetivo; se, por m, o substantivo for para o plural, para o plural ir igualmente o adjetivo. Do mesmo modo, o adjetivo ter o gnero do substantivo que ele estiver modificando: substantivo no masculino, adjetivo tambm no masculino; substantivo no feminino, adjetivo tamb m no feminino.

1 - Concordncia Nominal 1.2 - Concordncia do adjetivo em funo de adjunto adnominal


H algumas regras para a concordncia do adjetivo,com a funo de adjunto adnominal. o que veremos nas prximas pginas...

1 - Concordncia Nominal 1.3 - Adjetivo posposto a um s substantivo


Quando atuam como adjuntos adnominais de um nico substantivo, os adjetivos concordam em gnero e nmero com esse substantivo: yySuas mos frias denunciavam o que sentia naquele momento.

1 - Concordncia Nominal 1.4 - Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos


Quando o adjetivo se pospe a dois ou mais substantivos, concorda em gnero e nmero com o mais prximo se apenas a ele se refere: yO garoto e a meninaloira saram correndo. Entretanto, se sua referncia se estender a todos, o adjetivo ir para o plural. Neste caso, conservar o gnero dos substantivos, sendo estes do mesmo gnero, ou receber a flexo do masculino, sendo os substantivos de gneros diferentes: yTanto a gatinha quanto a cadelinha so lindas. yNamorado e namorada enciumados nem sequer se olhavam. Casos especiais O adjetivo que se refere a mais de um substantivo de gnero ou nmero diferentes, quando posposto, poder concordar com o substantivo mais prximo, desde que esteja claro, pelo co ntexto, que o adjetivo se refere a todos os substantivos: yA Marinha e o Exrcito brasileiro estavam em estado de alerta. Alm disso, quando o ltimo dos substantivos estiver no feminino plural, comum que a concordncia do adjetivo posposto se d apenas com o mais prximo, mesmo que se refira a todos os substantivos: yCarla tinha vestidos e jiascaras.

Concordncia especial O adjetivo que se refere a substantivos sinnimos, quando posposto, concorda com o mais prximo em gnero e nmero: yEstrangeiros gostam muito do povo e gente brasileira. O adjetivo que se refere a substantivos que se alinham em uma gradao ascendente ou descendente de idias, quando posposto, tambm concorda com o mais prximo em gnero e nmero: yO seu zelo, a sua interveno, a sua iniciativa valiosa... (Carlos Gis)

1 - Concordncia Nominal 1.5 - Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos


Quando o adjetivo se antepe a dois ou mais substantivos, concorda quase sempre com o mais prximo em gnero e nmero: yBom clima e paisagem tem esta cidade! Se o adjetivo estiver anteposto a nomes prprios de pessoas ou ttulos, dever ir para o plural: yOs afortunados presidente do Iraque e primeiro-ministro de Israel escaparam ilesos do atentado.

1 - Concordncia Nominal 1.6 - Dois ou mais adjetivos no singular e um substantivo no plural


Pode um substantivo no plural vir seguido de dois ou mais adjetivos no singular, desde que esses adjetivos se refiram a partes de que se compe aquele substantivo: yO bispo e o coronel, juntos no palanque, simbolizavam os poderes espiritual e temporal.

1 - Concordncia Nominal 1.7 - Concordncia do adjetivo predicativo com o sujeito


O predicativo concorda em gnero e nmero com o sujeito simples: yOs campos estavam floridos, as colheitas seriam fartas. Quando o sujeito composto e constitudo por substantivos do mesmo gnero, o predicativo concordar no plural e no gnero deles: yA cincia e a virtude so necessrias. Sendo o sujeito composto e constitudo por substantivo s de gneros diversos, o predicativo concordar no masculino plural: yO garoto e a menina avanaram cautelosos. Concordncia do adjetivo em funo de predicativo O adjetivo, em funo de predicativo do sujeito ou do objeto, concorda com o(s) substantivo( s) a que se refere, seguindo as regras j citadas: yO pai esperou pela filha preocupado. yO goleiro e o atacante jogavam desanimados. yO tio e a sobrinha fugiram assustados. yAs gatinhas e a cadela dormiam sossegadas.

Casos especiais Menos comum a concordncia com o substantivo mais prximo, o que s possvel quando o predicativo se antecipa ao sujeito: - Estavam molhadas as cortinas e os tapetes. Se o sujeito for representado por um pronome de tratamento, a concordncia se efetua com o sexo da pessoa a quem nos referimos: - Vossa Senhoria ficar satisfeito.(se for homem) - Vossa Senhoria ficar satisfeita.(se for mulher)

1 - Concordncia Nominal 1.8 - Concordncia do predicativo com o objeto


O adjetivo concorda em gnero e nmero com o objeto quando este simples. yA noite torna visveis os astros no cu lmpido. Quando o objeto composto e constitudo por elementos do mesmo gnero, o adjetivo se flexiona no plural e no gnero dos elementos. yDeixe bem fechadas a porta e as janelas. Sendo o objeto composto e formado de elementos de gneros diversos, o adjetivo predicativo concordar no masculino plural. yTomei emprestados a rgua e o compasso. Se anteposto ao objeto, poder o predicativo, neste caso, concordar com o ncleo mais prximo. y preciso que se mantenham limpas as ruas e os jardins.

1 - Concordncia Nominal 1.9 - Concordncia do particpio passivo


Na voz passiva, o particpio concorda em gnero e nmero com o sujeito: yFui escolhida a rainha da festa. Quando o ncleo do sujeito um coletivo numrico, pode-se, em geral, efetuar a concordncia com o substantivo que o acompanha. yDezenas de soldados foram feridos em combate. Referindo-se a dois ou mais substantivos de gnero diferente, o particpio concordar no masculino plural. yAtingidos por msseis, a corveta e o navio foram a pique.

1 - Concordncia Nominal 1.10 - Concordncia do pronome com o nome


O pronome, quando se flexiona, concorda em gnero e nmero com o substantivo a que se refere: yO velho abriu as plpebras e cerrou-as logo. (Jos de Alencar) O pronome que se refere a dois ou mais substantivos de gneros diferentes, flexiona-se no masculino plural: yTrazem presentes e flores e depositam-nos em torno dela.

Os pronomes um e outro, quando se referem a substantivos de gneros diferentes, concordam no masculino: yMarido e mulher viviam em boa harmonia e ajudavam-se um ao outro. "Um e outro", referindo-se a indivduos de sexos diferentes, permanece no masculino: yA mulher do colchoeiroescovou-lhe o chapu; e, quando Rubio saiu, um e outro agradeceram-lhe muito o benefcio da salvao do filho. (Machado de Assis) Substantivo aps as locues "um e outro" e "nem um nem outro" fica no singular: yUm e outrolivro me agradaram.

1 - Concordncia Nominal 1.11 - Concordncia com os indefinidos Quem, Algum e Ningum


Quem, algum e ningum levam, em geral, o adjetivo para o masculino: yQuem estava cansado? yAlgum estava cansado? yNo, ningum estava cansado. No entanto, h casos em que se pode usar o adjetivo no feminino: yAlgum andava bem saudosa.

1 - Concordncia Nominal 1.12 - Concordncia com os pronomes de tratamento


As expresses "Vossa Senhoria", "Vossa Excelncia" e "Vossa Majestade" so todas elas femininas, por causa do ncleo feminino "Senhoria", "Excelncia" e "Majestade". No entanto, em conversa com um juiz, no se diz "Vossa Excelncia foi rigorosa". Em tal circunstncia, no se faz a concordncia com a palavra, mas sim com a imagem de homem do interlocutor: yVossa Excelncia, Senhor Juiz, foi muito rigoroso na observncia da lei.

1 - Concordncia Nominal 1.13 - Casos especiais de concordncia nominal


H casos em que o processo de concordncia do adjetivo com o substantivo oferece dificuldades especiais. o que veremos nas prximas pginas.

1 - Concordncia Nominal 1.14 - Alerta


Pela origem, alerta (= atentamente, de prontido, em estado de vigilncia) advrbio e, portanto, invarivel. yEstamos alerta. (advrbio) yOs soldados ficaram alerta. (advrbio) Entretanto, pode ser empregado como adjetivo, o que mais condizente, por sinal, com a prtica moderna, sendo, por isso, flexionado no plural. yEstamos alertas. (adjetivo) yNossos chefes esto alertas. (adjetivo)

1 - Concordncia Nominal 1.15 - Incluso


A palavra incluso emprega-se apenas como adjetivo, concordando, pois, com o substantivo em gnero e nmero: ySeguem, inclusos, os documentos solicitados. ySeguem, inclusas, as notas fiscais solicitadas.

1 - Concordncia Nominal 1.16 - Anexo


Assim como incluso, anexo tambm concorda em gnero e nmero com o substantivo por empregar-se apenas como adjetivo. yAnexo, envio-lhe o livro solicitado. yAnexos, envio-lhes os livros solicitados. yAnexa, envio-lhe a revista solicitada. yAnexas, envio-lhes as revistas solicitadas. Obs: Junto, como sinnimo de anexo, pode ser usado com ou sem flexo. yJunto, envio-lhe as revistas solicitadas. yJuntas, envio-lhes as revistas solicitadas.

1 - Concordncia Nominal 1.17 - Junto


Emprega-se junto como adjetivo ou como advrbio, dependendo da circunstncia, havendo casos em que, por ser indiferente empreg-lo numa ou noutra condio, pode flexionar -se ou no. yElas moram junto h algum tempo. (Neste exemplo, caberia tambm juntas.) yEra como se tivessem estado juntos na vspera. yJunto, envio-lhes a faturas. Obs: Junto, quando no flexionado, advrbio e, em princpio, substituvel por juntamente.

1 - Concordncia Nominal 1.18 - Bastante


A palavra bastante modifica substantivos, verbos, adjetivos e advrbios. Empregado em funo do substantivo, com ele concorda em gnero e nmero. Nos demais casos, por estar na condio de advrbio, invarivel. yEstivemos aqui bastantesvezes. (modificando o substantivo vezes - adjetivo) yElas estavam bastanteafobadas. (modifica o adjetivo afobadas - advrbio) yCorremosbastante. (modificando o verbo correr - advrbio) Obs: Bastante e muito se empregam em idnticas circunstncias. E as regras de flexo so as mesmas para essas duas palavras. Assim, em caso de dvida em relao palavra bastante, basta substitu-la pela palavra muito: yEstivemos aqui bastantes vezes. / Estivemos aqui muitas vezes. yElas estavam bastante afobadas. / Elas estavam muito afobadas. yCorremos bastante. / Corremos muito.

1 - Concordncia Nominal 1.19 - Leso


adjetivo e, portanto, concorda com o substantivo em gnero e nmero. yCrime de lesa-ptria. yCrime de leso-patriotismo. yCrime de leso-sentimento.

1 - Concordncia Nominal 1.20 - Meio


Meio, no sentido de pouco, empregado como advrbio (modificador d e verbo ou adjetivo), e no varia: yMaria estava meio cansada. yMaria e Sueli estavam meio cansadas. Obs: Nesses dois exemplos, meioest modificando adjetivo (cansada, cansadas). Meio varia quando modifica substantivo. Neste caso, tem natureza de adjetivo: yNo h prudncia nem meia prudncia. yA minha ndole no admite meias confidncias. yAquela criatura meia esttua e meia mulher. Obs: A posio da palavra meio, na frase, pode indicar se deve ser empregada como adjetivo ou como advrbio: yMeia porta aberta. (Adjetivo - modifica o substantivo porta.) yPorta meio aberta. (Advrbio - modifica o adjetivo aberta.)

1 - Concordncia Nominal 1.21 - Mesmo, Prprio


Mesmo e Prprio, empregados em funo de substantivo ou pronome, flexionam-se. Mas podem tambm ser empregados para o verbo, sendo, neste caso, invariveis. yEla mesma far o trabalho? (= Ela prpria) yEla far mesmo o trabalho? (= Far de fato) yNs mesmos faremos o trabalho. (= Ns prprios) yNs faremos mesmo o trabalho. (= Faremos de fato)

1 - Concordncia Nominal 1.22 - Possvel


Alguns gramticos, baseados em textos de renomados escritores, consideram que o adjetivo "possvel", quando usado em expresses superlativas, possa ficar tanto na forma invarivel, quanto na forma flexionada: Forma Invarivel: y"Estas frutas so as mais saborosas possvel." (Carlos Gis)

y" volta, esperava-nos sempre o almoo com os pratos mais requintados possvel." (Maria Helena Cardoso) Forma Flexionada: y"De modo geral, as caractersticas do solo so as mais variadas possveis." (Murilo Melo Filho) y"A mania de Alice era colecionar os enfeites de loua mais grotescos possveis." (Ledo Ivo) Entretanto, quando acompanhado de expresses superlativas (o mais, a menos, o melhor, a pior), a concordncia do adjetivo "possvel" com o artigo que as integra mais aceita pela maioria dos gramticos. yOs prdios devem ficar o mais afastados possvel. yEle trazia sempre as unhas o mais bem aparadas possvel. yO mdico atendeu o maior nmero de pacientes possvel. yAs previses eram as melhores possveis. yOs resultados eram os piores possveis. yEle escolhia as tarefas menos penosas possveis. yJoaquim escolheu a mulher mais bonita possvel.

1 - Concordncia Nominal 1.23 - S / Ss / A ss


O adjetivo s invarivel em relao a gnero, embora sofra flexo de nmero. yEle estava s yEla estava s yEles estavam yElas estavam (= sozinho). (= sozinha). ss. ss.

Obs: A expresso a ss apenas se usa com a palavra ss no plural: yO rapaz gosta de estar a ss.

1 - Concordncia Nominal 1.24 - Todo empregado como advrbio.


O advrbio todo costuma variar, por atrao. yEla ficou toda vermelha. yA plancie ficou toda (ou todo) branca.

1 - Concordncia Nominal 1.25 - Adjetivos adverbiados


Certos adjetivos, como srio, claro, caro, alto, raro, so usados, na lngua atual, com o valor de advrbios terminados em -mente, portanto, invariveis. yVamos falar srio. yPenso que falei bem claro. yEsses produtos passam a custar mais caro. yEstas aves voam alto. yPedro e Paula raro vo ao cinema.

1 - Concordncia Nominal 1.26 - Numeral cardinal empregado pelo ordinal


Numerais cardinais, quando empregados no sentido de ordinais, concordam, de modo geral, com a palavra nmero, que est subentendida: yCasa 32 (= trigsima segunda casa). {L-se casa trinta e dois}

yNota 1 (= nota primeira) {L-se nota um} Obs: Pode-se escrever nota 1 ou nota 1., indiferentemente.

1 - Concordncia Nominal 1.27 - A olhos vistos


A locuo a olhos vistos tem natureza adverbial, e, portanto, invarivel. Significa visivelmente: yJoo envelhecia a olhos vistos. yAna e Clara emagreciam a olhos vistos.

You might also like