You are on page 1of 4

Manual de Utilizao do SPI-Flash Programmer

Introduo
SPI (Serial Programming Interface) um barramento serial de comunicao desenvolvido pela Motorola para permitir a conexo entre dispositivos, e que segue o princpio Mestre-Escravo. Atravs de 4 (quatro) sinais possvel estabelecer a conexo entre vrios dispositivos. A figura abaixo ilustra a conexo entre dois dispositivos com barramento completo. Em alguns casos, o sinal SS suprimido, quando apenas 2 dispositivos esto conectados.

Os sinais do protocolo so: SCLK (ou SCK): Sinal de Clock fornecido pelo mestre; MOSI (Master Output, Slave Input): Sinal de dados enviado pelo mestre; MISO (Master Input, Slave Output): Sinal de dados enviado pelo escravo; SS (Slave Select): Sinal de seleo do escravo;

No caso dos Microcontroladores do fabricante ATMEL (AT89SXXX), a gravao/leitura da memria de programa do dispositivo feita atravs pelo uso deste protocolo, onde o programador um programa no PC e o escravo o prprio microcontrolador. Para tanto, o Microcontrolador possui 3 pinos para tal, alocados na porta P1, conforme a figura abaixo.

O KIT didtico (KIT 8051SL) utilizado nas aulas de laboratrio baseado no microcontrolador AT89S52, e possui um cabo para conexo no computador PC atravs da porta paralela. Apenas alguns fios da porta paralela so utilizados para simularem os sinais do protocolo SPI, e estes so configurados no programa.

Ferramenta de gravao SPI-Flash Programmer


O software de gravao SPI-Flash Programmer (verso 3.7) possibilita a gravao de microcontroladores de forma serial no prprio circuito (tcnica conhecida como ISP In System Programming). Este software utilizado para gravar na memria de programa do microcontrolador AT89S52 (presente no KIT) o cdigo de mquina gerado pelo compilador (no nosso caso, a ferramenta Keil), escrito no arquivo de extenso .HEX, ou .BIN. Este software utiliza a porta paralela do PC para gerar os sinais do protocolo SPI.

Utilizao do software
Abra o programa clicando no atalho ISP Microgenios presente no menu Iniciar Todos os programas ISP ISP Microgenios. A seguinte janela do programa mostrada na figura abaixo ser aberta. Antes da utilizao do programa para gravao, o programa deve ser configurado.

Configurao
O processo de configurao da ferramenta, para a sua correta utilizao e funcionamento, deve ser efetuado conforme a seqncia descrita a seguir, com o risco de funcionamento incorreto do programa. Em primeiro lugar, o microcontrolador alvo deve ser escolhido. Dentre as possibilidades que o software oferece, escolha o microcontrolador AT89S52 (Figura abaixo).

Aps a escolha do microcontrolador, o software deve ser configurado para utilizar os pinos corretos da porta paralela. Para tanto clique na opo Options atravs do menu do programa, e configure exatamente todas as opes como mostrado na tela abaixo.

A escolha do processador aps a configurao pode implicar na alterao automtica de algumas configuraes, implicando no incorreto funcionamento do processo de gravao. Assim, se o processador for modificado por algum motivo aps a configurao em Options, volte a esta janela para certificar-se de que as opes de configurao esto corretas. Se tudo for efetuado corretamente, o cabo de gravao pode ser conectado no PC (porta paralela) e no KIT, atravs do conector DB9 indicado como Gravao. Para verificar se o kit e o programa foram ligados e configurados corretamente, proceda com os seguintes testes. Clicando em Reset Chip, na janela principal, o KIT 89S52 ser resetado (fato observado pelo acionamento do LED de reset no KIT). Aps, clique em Signature, que far uma comunicao com o microcontrolador para ler a identificao do dispositivo. Se tudo ocorrer sem erros, o seguinte valor de Device Signature ser apresentado (valor particular para cada tipo de microcontrolador): 1E 52 06. Caso Reset Chip e Device Signature no tenham funcionado corretamente, proceda novamente com a escolha do microcontrolador alvo (AT89S52), e posteriormente verifique a configurao do pelo item Options do menu. Certifique-se que todas os itens estejam configurados como mostrado na janela acima.

Funcionamento do SPI-Flash Programmer


Read: Realiza a leitura do programa presente na memria de programa do microcontrolador. Aps a leitura, o mesmo ficar armazenado no Buffer do SPI, podendo ser salvo como arquivo .HEX. Para tanto v ao item File do menu e selecione Save File; Program: Realiza a gravao do arquivo presente no Buffer para a memria de programa do microcontrolador;

Open File: Abre um arquivo .HEX e o argazena no Buffer do SPI; Erase: Apaga o contedo da memria de programa do microcontrolador; Disp Buffer: Exibe o Buffer do SPI, em valores na base hexadecimal; Verify: Verifica se os dados presentes na memria de programa do microcontrolador so iguais aos existentes no Buffer do SPI. Por padro (conforme configurado anteriormente), a verificao feita automaticamente aps a gravao feita por Program; Signature: Realiza a leitura dos 3 bytes de identificao do microcontrolador; Blank Chk: Verifica se a memria de programa do microcontrolador est apagada; Reset Chip: Aplica um reset ao microcontrolador conectado; Reload File: Atualiza o arquivo previamente selecionado em Open file no Buffer do SPI. Este procedimento til quando o compilador gera uma atualizao no arquivo compilado (sem alterar seu nome) quando da modificao do programa pelo programador; About: Mostra informaes sobre o programa SPI e seu autor.

Buffer do SPI
O software SPI-Flash Programmer possui um Buffer (memria), no qual mantm os bytes que sero escritos no microcontrolador (operao de gravao), ou os bytes que foram lidos do microcontrolador (operao de leitura). Este Buffer pode ser visualizado a qualquer momento atravs de Disp Buffer.

Gravao de um programa (Passo a Passo)


Para a gravao de um programa, proceda da seguinte maneira: 1. Certifique-se que o KIT esteja ligado e conectado ao computador; 2. Abra o software SPI-Flash Programmer; 3. Selecione o microcontrolador e certifique-se de que as configuraes estejam de acordo com o especificado anteriormente; 4. Abra o arquivo .HEX gerado pelo compilador (no nosso caso, a ferramenta Keil) atravs de Open File. Isto carregar o programa no Buffer do SPI; 5. Realize a gravao atravs de Program; 6. Para gravar um novo programa basta voltar ao passo 4.

You might also like