You are on page 1of 9

AUTISMO Introduo

O Autismo Infantil (AI) pode ser considerado um distrbio do desenvolvimento com bases neurobiolgicas caracterizado por um quadro comportamental peculiar e que envolve sempre as reas da interao social, da comunicao e do comportamento em graus variveis de severidade; Este quadro possivelmente, inespecfico e representa uma forma particular de reao do Sistema Nervoso Central frente a uma grande variedade de insultos, que podem afetar de forma similar, determinadas estruturas do Sistema Nervoso Central em perodos precoces do desenvolvimento.

Histrico
O termo autismo vem do grego autos que significa de si mesmo. Em 1906, Plouller introduziu o termo autista na literatura peditrica, Mas foi Bleurer, em 1911, o primeiro a difundir o termo autista para referir-se ao quadro de esquizofrenia, que consiste na limitao de relaes humanas e com o mundo externo. Em 1943, o psiquiatra Infantil Leo Kanner, de origem austraca e radicado nos EUA, descreveu um grupo de onze casos clnicos de crianas em sua publicao intitulada Distrbios Autsticos do Contato Afetivo (Autistic Disturbances of Affective Contact). As crianas investigadas por Kanner apresentavam inabilidade para se relacionarem com outras pessoas e situaes desde o inicio da vida (extremo isolamento), falha no uso da linguagem para comunicao e desejo obssessivo ansioso para a manuteno da mesmice. Segundo Kanner, o autismo era causado por pais altamente intelectualizados, pessoas emocionalmente frias e com pouco interesse nas relaes humanas da criana. Em 1944, o pediatra austraco Asperger, em Viena, descreveu crianas que tinham dificuldades de integrar-se socialmente em grupos, denominando esta condio de Psicopatia Austistica para transmitir a natureza estvel do transtorno. Estas crianas exibiam um prejuzo social marcado, assemelhavam com as descritas por -se Kanner, porm tinham linguagem bem preservada e pareciam mais inteligentes. Entretanto, Asperger acreditava que elas eram diferentes das crianas com autismo na medida em que no eram to perturbadas, demonstravam capacidades especiais, desenvolviam fala altamente gramatical em uma idade precoce, no apresentavam sintomas antes do terceiro ano de vida, e tinham um bom prognstico. O transtorno de Asperger se diferencia de autismo essencialmente pelo fato de que no se acompanha de retardo ou deficincia de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. A diferena fundamental entre um indivduo com autismo de alto funcionamento e um indivduo com transtorno de Asperger que o com autismo possui QI executivo maior que o verbal e atraso na aquisio da linguagem. Na prtica Clnica, a distino far pouca diferena porque o tratamento basicamente o mesmo.

relevante salientar que algumas das especulaes da publicao original de Kanner, como a frieza afetiva dos familiares (particularmente da me), de a inteligncia das crianas ser normal e no haver presenas de co-morbidades, com o tempo mostraram-se incorretas. Com a evoluo das pesquisas cientificas, concluiu-se que o autismo no um distrbio de contato afetivo, mais sim um distrbio do desenvolvimento. Em 1976, Lorna Wing, relatou que os indiviudos com autismo apresentam dficits especficos em trs reas: imaginao, socializao, e comunicao, o que ficou conhecido como Trade de Wing.

Prevalncia e Epidemiologia
Sua epidemiologia corresponde a aproximadamente 1 a 5 casos em cada 10.000 crianas, numa proporo de 2 a 3 meninos para 1 menina. Observa assim uma -se predominncia do sexo masculino, conforme citado pelo DSM IV, embora quando analisadas as etiologias provveis, no encontrado grande nmero de patologias vinculadas especificamente ao cromossoma X, o que justificaria essa diversidade. Refere-se ainda que quando diferentes faixas de QI so examinadas, tem-se um predomnio ainda maior de indivduos do sexo masculino, chegando-se a razes de 15:1, contrariamente a quando so avaliadas populaes com QI superior a 50. A idade usual de atendimento, caracterizando de forma clara a dificuldade no diagnstico precoce, que a idade mdia para a deteco do quadro ao redor dos 3 anos, embora o diagnstico j possa ser bem estabelecido ao redor dos 18 meses de idade.

Etiologia
As causas do autismo so desconhecidas. Acredita-se que a origem do autismo esteja em anormalidades em alguma parte do crebro ainda no definida de forma conclusiva e, provavelmente, de origem gentica. Alm disso, admite-se que possa ser causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestao ou no momento do parto. Observa-se tambm que, enquanto grupo, pessoas autistas apresentam altos nveis perifricos de serotonina em aproximadamente um tero dos casos. So observadas tambm maior freqncia de alteraes eletroencefalogrficas com quadros convulsivos associados. Da mesma maneira, podem se observar evidncias sugestivas da importncia dos fatores genticos, embora se pense na multifatoriedade da etiologia do quadro.

Diagnstico
Frente s dificuldades encontradas na identificao dos casos de autismo, a Associao Americana de Psiquiatria publicou no seu Manual de Diagnstico e Estatstico os critrios recomendados para este diagnstico. Critrios Diagnsticos para - 299.00 Transtorno Autista (1) DSM-IV (1994) 1- Prejuzo qualitativo na interao social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes aspectos:

(a) prejuzo acentuado no uso de mltiplos comportamentos no-verbais, tais como contato visual direto, expresso facial, posturas corporais e gestos para regular a interao social; (b) fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nvel de desenvolvimento (c) falta de tentativa espontnea de compartilhar prazer, interesses ou realizaes com outras pessoas (por exemplo, no mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse) (d) falta de reciprocidade social ou emocional 2- Prejuzos qualitativos na comunicao, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos: (a) atraso ou ausncia total de desenvolvimento da linguagem falada (no acompanhado por uma tentativa de compensar atravs de modos alternativos de comunicao, tais como gestos ou mmica) (b) em indivduos com fala adequada, acentuado prejuzo na capacidade de iniciar ou manter uma conversao (c) uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrtica (d) falta de jogos ou brincadeiras de imitaes sociais variados e espontneas, apropriadas ao nvel de desenvolvimento 3- Padres restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos: (a) preocupao insistente com um ou mais padres estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco (b) adeso aparentemente inflexvel a rotinas ou rituais especficos e no-funcionais (c) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, agitar ou torcer mos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo) (d) preocupao persistente com partes de objetos Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes reas, com incio antes dos 3 anos de idade: (1) interao social, (2) linguagem para fins de comunicao social, ou (3) jogos imaginativos ou simblicos. A perturbao no mais bem explicada por Transtorno de Rett ou Transtorno Desintegrativo da Infncia. - Bebs: 1. Alguns bebs com autismo podem possuir alteraes de sono. Muitos pais ficam surpresos com a quietude da criana. 2. Possuem hbitos alimentares seletivos, podendo ter restries quanto consistncia e qualidade. 3. Muitas vezes no compartilham um foco de ateno com outra pessoa, seja apontando, mostrando ou contemplando a ateno compartilhada. 4. Geralmente buscam conforto em comportamentos estereotipados. 5. Podem comportar-se como se fosse surdo, ao no responder ao chamado de seus pais. 6. Geralmente no apresentam o movimento antecipatrio. 7. Buscam conforto em movimentos estereotipados. Mexer os dedos em frente aos seus olhos um dos movimentos mais freqentes. 8. Podem ter averso ao contato fsico. A criana evita relacionar-se com pessoas e situaes desde o incio da vida.

9. Tendem a olhar de forma atpica. 10. Falham ao fazer contato visual, no se comunicando pelo olhar. Tambm pode ocorrer de no se aconchegarem ao colo da me. 11. Podem falar ao olhar no olho do outro. O contato ocular precrio ou inexistente. 12. Podem no ter reao de surpresa, como na conhecida brincadeira do Achou!. 13. s vezes possuem dificuldades para brincar de faz de conta. -Crianas: 1. A criana com autismo pode aparentar ser surda. 2. Pode ter hipersensibilidade a determinados sons. 3. s vezes apresenta ecolalia, isto , repetio imediata ou tardia de frases e sons ouvidos. 4. Costuma apresentar um contato visual nulo ou uma fugaz indiferena. 5. Pode ter averso ao contato fsico. 6. Tem tendncia para o isolamento. 7. comum usar as pessoas como ferramentas. 8. Pode apresentar um movimento tpico dos antebraos e mos, o cham ado flapping. 9. Pode andar na ponta dos ps descalos. 10. Pode auto-agredir-se. 11. s vezes gosta de girar objetos. 12. comum ser inquieto ou ter comportamentos estranhos. 13. Pode ter interesses circunscritos. 14. Alguns tm habilidades especiais. 15. Podem apresentar o rocking (movimento de balanar o tronco), outras estereotipias gestuais ou fascinao por gua. 16. Encaixa-se em um dos trs tipos de distrbios de sociabilizao: o isolado, o passivo ou o estranho.

Condies freqentes associadas com o Autismo Infantil: -Acessos de raiva. Agitao, agressividade; -Albinismo Oculocutneo; -Alteraes das purinas; -Deficincia Auditiva; -Deficincia Mental; -Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne; -Epilepsia (Sndrome de West); -Fenilcetonria no tratada; -Hidrocefalia -Cromossomopatias; -Problemas pr e perinatais; -Sndrome de Down; -Sndrome de Rett; -Sndrome de Williams -Sndrome do X-frgil; -Sndrome fetal alcolica; -Paralisia Cerebral.

Tratamento
O tratamento complexo, centrando-se em uma abordagem medicamentosa destinada a reduo de sintomas-alvo, representados principalmente por agitao, agressividade e irritabilidade, que impedem o encaminhamento dos pacientes a programas de estimulao e educacionais. Considera-se assim o uso de neurolpticos como vinculado, eminentemente, a problemas comportamentais. Cabe lembrar entretanto que, exatamente por se tratarem de pacientes crnicos, essa viso teraputica

se estender por longos perodos, exigindo dos profissionais envolvidos monitorao constante, para que tenham uma dimenso exata do problema. Sob o ponto de vista psicofarmacoterpico, so utilizados os neurolpticos, a combinao vitamina B6-magnsio, fenfluramina, carbamazepina, cido valprico e ltio, visando sempre a remisso dos sintomas-alvo. Muitos tratamentos foram desenvolvidos para trabalhar a linguagem, interao sensorial, interao social, comportamento. Apresento um resumo dos mais significativos: 1- Terapia Ocupacional - para ajudar as atividades dirias de aprendizagem; problemas sensoriais; dificuldades motoras. Nos Estados Unidos da Amrica do Norte os problemas sensoriais so trabalhados, na maioria dos casos, com a assistncia de terapeutas ocupacionais. 2- Fonoaudiloga - como suporte para a oralidade, para superar eventuais dislexias iniciar um mtodo de comunicao (nos EUA os fonoaudilogos do assistncia s crianas autistas com o auxlio do PECS - Comunicao usando trocas de fotos- e tambm atravs de experincias com interaes sensoriais). 3- Terapia Musical - Esse tipo de terapia muito bem respondido pelos autistas por gostarem de msica e sentirem o forte apelo dos sons e dos ritmos. Os objetivos sero diferentes de criana para criana (contato visual, seqncia, promover a cognio motora, aprendizado, organizao, comunicao, socializao, etc.). A msica mantm a ateno estimula e utiliza muitas partes do crebro. 4- Fisioterapia - O autista pode ser beneficiado pela fisioterapia se apresentar problemas com rigidez e/ou fraqueza muscular, atraso nas expectativas fsicas como sentar, andar; falta de coordenao motora, dificuldade em se locomover falta de percepo do espao, postura anormal, dores generalizadas.
y

Os fisioterapeutas podem trabalhar com crianas muito jovens em habilidades motoras bsicas, como sentar, rolar, de p e jogar. Eles tambm podem trabalhar com os pais para ensinar algumas tcnicas para ajudar a criana construir a fora muscular, coordenao e habilidades fsicas. Essa criana pode estar em fase pr-escolar ou escolar. Assim, pode trabalhar em competncias mais sofisticadas, como saltar, chutar, lanar e pegar. Essas habilidades no so apenas importantes para o desenvolvimento fsico, mas tambm para o engajamento social no desporto, recreio e jogo em geral. Em ambientes escolares, fisioterapeutas podem fazer exerccios para as crianas em grupo e "empurrar" para ambientes escolares tpicos, como aulas de ginstica para apoiar crianas em situaes da vida real. No incomum para um fisioterapeuta para criar grupos, incluindo crianas autistas tpicos e ao trabalho sobre os aspectos sociais de habilidades fsicas. Esse trabalho pode ser realizado com professores de educao especial e assessores, professores de ginstica e pais a fornecer ferramentas para a construo de competncias sociais / fsica Eqoterapia - Trabalho com cavalos focalizando principalmente a psicomotricidade. O movimento rtmico do cavalo usado como terapia e ajuda o autista na interao sensorial possibilitando -lhe atingir uma

melhor adequao entre suas aes e suas emoes (seu comportamento). A Integrao Sensorial pode ser considerada como uma interveno semelhante Integrao Auditiva, mas com atuao em outra rea. uma tcnica que visa integrar as informaes que chegam ao corpo da criana, atravs de brincadeiras que envolvem movimentos, equilbrio e sensaes tteis - so utilizados toques, massagens, vibradores e alguns equipamentos como balanos, gangorras, trampolins, escorregadores, tneis, cadeiras que giram, bolas teraputicas grandes, brinquedos, argila e outros. O terapeuta trabalha no sentido de ensinar criana, atravs de brincadeiras, a compreender e organizar as sensaes.

Concluso
O autismo infantil corresponde a um quadro de extrema complexidade que exige que abordagens multidisciplinares sejam efetivadas visando-se no somente a questo educacional e da socializao, mas principalmente a questo mdica e a tentativa de estabelecer etiologias e quadros clnicos bem definidos, passveis de prognsticos precisos e abordagens teraputicas eficazes. Com a maior acurcia das pesquisas clnicas, grande nmero de subsndromes ligadas ao complexo autismodevem ser identificadas nos prximos anos, de forma que os conhecimentos sobre rea aumentem de modo significativo em um futuro prximo. Concomitantemente, o desenvolvimento de vias de pesquisa biolgica e cognitivas deve trazer futuras implicaes no somente na questo diagnstica, mas, principalmente, na questo teraputica da sndrome. A descrio de casos e o estudo das populaes afetadas contribuem, de forma efetiva, para que pouco a pouco o autismo possa ser melhor compreendido e analisado. Somente a partir de uma viso mdica, embasada em modelos cientficos claros, que poderemos contribuir para o estudo da questo, ao mesmo tempo em que nos dispomos a pensar realisticamente o problema dessa populao afetada.

Referncias Bibliogrficas SCHWARTZMAN, Jos Salomo. Autismo Infantil. So Paulo: Memnon, 2003. Assumpo FB, Pimentel ACM. Autismo Infantil. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000; Vol. 22 (Supl I), p: 37-39 MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: Guia Prtico. Braslia: Ministrio da Justia, CORDE; 2001 Autismo. Disponvel em < http://www.autismo.com.br> Acessado em 17 de Maro de 2011.

You might also like