You are on page 1of 25

MANUAL DO PACIENTE

Este Manual foi elaborado pelas Enfermeiras: Maily Dantas Santos Silva e Rozilda Maurcio Santos, Com o apoio da Equipe Multiprofissional da Clnica ONCOSUL.

ORIENTAES SOBRE QUIMIOTERAPIA

Equipe de Enfermagem: Maily Dantas Enfermeira Coordenadora Rozilda Maurcio Enfermeira Adriana Rocha Tc. De Enfermagem Anildes Bomfim - Tc.de Enfermagem Cristian Brum Tec. De Enfermagem Genivaldo Santana - Tc de Enfermagem Itamar Oliveira Tec. De Enfermagem Ldia Cristina Simes Tc. de Enfermagem Tatiane Carvalho Tec. De Enfermagem Vivianny Nunes Tc. de Enfermagem Maria Adriana Aux. de Enfermagem Raquel Lus Pereira - Aux. de Enfermagem Valdelice Vieira - Aux. de Enfermagem Equipe de Farmcia: Cleyomara Atayde Farmacutica Bioqumica Daniella Flix - Farmacutica Bioqumica Psicologia: Graziella Moura Psicloga Nutrio: Dbora Vasconcelos Nutricionista Equipe Mdica: Dr. Andr Genaro Dr. Antnio Mangabeira Dr. Bruno Terra Dr Carla Vieira Dr. Eduardo Kowalski Dr Ftima Trajano Dr. Garrick Pereira Dr. Jlio Brito Filho Dr Tatiana Rosa Dr Teresa Cristina Cardoso Dr. Urandi Riella

APRESENTAO (Aos pacientes e familiares)


Este manual tem como objetivo esclarecer as dvidas a respeito do tratamento e dos cuidados que voc deve ter neste perodo da sua vida. Aqui contm informaes quanto aos possveis efeitos colaterais decorrentes do tratamento para que, conhecendo-os bem, voc saiba como lidar com eles e tenha uma melhor qualidade de vida. Leia atentamente o manual e discuta suas dvidas com a Equipe de sade que o trata; eles esto preparados para ajud-lo. A QUIMIOTERAPIA UM RECURSO PODEROSO QUE VAI AJUD-LO A LUTAR PELA SUA SADE! No desanime se, algumas vezes, o mal-estar parecer pior do que a prpria doena; TENHA FORA E F. Esta ser uma fase um pouco tumultuada, com modificaes em sua rotina, porm procure sempre manter a calma, contar com o apoio da famlia e amigos, e conscientize-se de que o tratamento instrumento muito importante para combater a doena e que esta fase logo passar. Aos poucos voc ir adaptar-se s mudanas. Esperamos que este manual ajude voc e familiares a entender um pouco sobre a QUIMIOTERAPIA.

O COMEO ...
O corpo formado por pequenas estruturas que chamamos de CLULAS. Elas so to pequenas que s podem ser vistas no microscpio; elas nascem, crescem e morrem, cada qual com suas funes definidas e determinadas, e so renovadas de acordo com a necessidade do organismo. NORMALMENTE, as clulas do nosso corpo se reproduzem de forma ORDENADA (organizada), de modo que os tecidos velhos so substitudos, clulas renovadas, ferimentos so curados e o corpo permanece SAUDVEL. Por motivos diversos, algumas clulas podem sofrer mudanas ANORMAIS levando a um processo de multiplicao desorganizada e rpida; ocorrendo essa multiplicao incontrolada de clulas anormais, haver um acmulo dessas clulas formando um TUMOR que podemos chamar de DOENA NEOPLSICA, ou seja, CNCER. Estas so um grupo de mais de uma centena de doenas diferentes e, medida que a doena avana, estas clulas doentes se proliferam (aumentam em quantidade), tornando-se massas de tecidos e ocupando o espao das clulas normais, algumas vezes invadindo e destruindo os tecidos saudveis. As causas do cncer so vrias. Sabe-se que alguns fatores como LCOOL, FUMO, DROGAS e ALIMENTAO inadequada aumentam os riscos dessas doenas. Elas podem ocorrer em qualquer idade, qualquer parte do corpo e em todas as raas. Sabe-se, tambm, que a predisposio individual tem um papel decisivo na resposta final do organismo. uma doena que ao contrrio do que falam, pode ser CURVEL ou CONTROLVEL permitindo uma VIDA NORMAL.

muito importante saber que NO CONTAGIOSA , NO TRASMISSVEL e, que na maioria da vezes, NO HEREDITRIA (pode haver uma tendncia familiar).

O SEU ESTADO EMOCIONAL TAMBM MUITO IMPORTANTE NA SUA RECUPERAO. CORAGEM ! A pessoa com cncer passa por grandes mudanas de humor e desestrutura na sua rotina diria. Elas sentem medo, raiva, dvidas, pena de si mesma e um sentimento de perda de controle em relao a sua vida. Esses sentimentos assustam muito e podem colocar em desequilbrio o seu potencial interior de lidar com todas as mudanas ocorridas. Felizmente, existem caminhos para lidar com todas essas emoes, e a equipe de sade da quimioterapia est pronta para ajudar voc. Cada pessoa tem participao na prpria sade e na doena, atravs de suas convices, certezas, sentimentos e atitudes em relao vida. Pensamentos e sentimentos no provocam nem curam o cncer. Mas, sabe-se que o sistema imunolgico fortemente afetado pelos sentimentos e que determinados tipos de atitude psicolgica podem influenciar positivamente o seu sistema de defesa, aumentando essa defesa e suas possibilidades de auto-cura e auto-recuperao, juntamente com a terapia mdica. Atitudes e pensamentos positivos quanto ao tratamento e a prpria vida s ajudam na sua recuperao. Quanto mais conhecimento voc adquire acerca do seu mundo interior, ou seja, de voc mesmo e do seu tratamento, mais condies possui para melhorar a sua capacidade de interferir na sua prpria sade e, conseqentemente, na sua vida, obtendo mais realizaes. Voc tem a capacidade para mobilizar atitudes positivas em voc mesmo. Fazendo isso estar reconhecendo e utilizando o seu potencial interior.

Procure no se influenciar pela conversa de outros pacientes ou conhecidos. CONFIE e ESCUTE a equipe que o trata. LEMBRE-SE: Cada pessoa NICA e cada organismo reage de forma diferente, por isso cada caso EXCLUSIVO, mesmo que a doena seja a mesma. No final deste manual colocamos vrias dicas importantes, baseadas nas dvidas mais comuns dos pacientes. Porm, SINTA-SE SEMPRE A VONTADE PARA PERGUNTAR quantas questes voc desejar. Lembre-se de que NO EXISTE PERGUNTA ESTPIDA. No tenha vergonha de tirar todas as suas dvidas com a equipe que o trata.

Se algum pode fazer algo por voc, esse algum voc mesmo. No o terapeuta que leva o indivduo transformao, mas o prprio indivduo em contato consigo mesmo, se conhecendo que se transforma. importante voc confiar que pode se recuperar e que o tratamento um aliado forte e poderoso que ir ajudar voc a ter qualidade de vida, dentro de suas possibilidades. Lembre-se que disponibilizamos do atendimento psicolgico que tem a funo de dar apoio e suporte a voc, desde o diagnstico e durante todo o processo de tratamento, ajudando nas questes de ansiedade, medos, angstias e suas relaes provocadas pela doena. No tenha receio de conversar com o profissional habilitado, procure informaes com a equipe mdica, pois isso ajudar aceitar melhor o seu tratamento. Faa uso da f e cuide dos aspectos emocionais, fsicos, mentais e espirituais, pois eles compem o ser humano como um todo e, portanto, tambm precisam ser tratados.

O TRATAMENTO ...
Para combater o crescimento desordenado das clulas necessrio fazer o tratamento adequado. O objetivo do tratamento destruir todas as clulas doentes, que esto crescendo anormalmente, e pode ser nas formas de: cirurgia, radioterapia, quimioterapia... Podem ser usadas uma ou mais formas de tratamento, podendo ser associadas ou separadas. Na dependncia de vrios fatores a serem analisados, de acordo com o tipo de doena e necessidade de cada paciente, o MDICO decidir qual o mtodo de tratamento apropriado. Para entender melhor o tratamento guarde estas definies dos componentes do sangue e suas funes: HEMCIAS (glbulos vermelhos) = tm a funo de transportar oxignio. Quando esto em nmero baixo estamos com anemia. - LEUCCITOS (glbulos brancos) = so responsveis pela defesa do nosso organismo. Quando baixo, fica mais fcil adquirir infeces. - PLAQUETAS = so importantes na coagulao (impedem sangramentos). TODAS ESSAS CLULAS SO FABRICADAS NA MEDULA SSEA. -

A) RADIOTERAPIA (RXT): um tipo de Raio X, mais forte do que o usado para fazer radiografias. rpida e no di. A parte do corpo que ir receber a radiao marcada com uma tinta vermelha; Esta radiao ir destruir as clulas doentes, geralmente com o objetivo de completar o tratamento quimioterpico ou vice-versa. Esta apresenta alguns efeitos colaterais que so passageiros e dependem do local que est sendo irradiado e da dose e durao desta radiao. Destes efeitos, os mais comuns so alteraes na pele do local irradiado mas, algumas vezes, ocorrem outros efeitos como: nuseas, vmitos, perda do apetite, boca seca, saliva grossa, queda de cabelos, sonolncia, dor de cabea, dores nas pernas, fraqueza, diarria, aumento da freqncia urinria; ainda podem ocorrer irritao, queimadura e descamao da pele irradiada. Se voc for fazer a Radioterapia tambm, procure saber sobre os efeitos e cuidados necessrios desse tratamento; converse com a equipe responsvel pela Radioterapia. L voc dever passar por uma Consulta de Enfermagem onde receber as orientaes relacionadas a RXT; aproveite este momento para tirar todas as suas dvidas.

B) QUIMIOTERAPIA (QT): 1. O QUE A QUIMIOTERAPIA (QT) ? um tratamento em que se utilizam medicaes que so capazes de destruir as clulas doentes (anormais). Esta destruio feita de vrias maneiras, porm o remdio muito mais eficiente quando as clulas esto se multiplicando, se dividindo. Cada medicao age de maneira diferente por isso que, geralmente, o tratamento feito com mais de um tipo de remdio ao mesmo tempo, em cada sesso de quimioterapia. O quimioterpico (medicao) se mistura ao sangue e se espalha pelo corpo, atingindo assim todos os locais onde existe a doena. O resduo da medicao, ou seja, aquilo que no aproveitado pelas clulas, expelido do seu corpo atravs, principalmente, da urina. 2. COMO FEITA A QT? Nem sempre necessrio o internamento no hospital, podendo a quimioterapia, na maioria das vezes, ser administrada na clnica, isto , no ambulatrio de quimioterapia. A escolha depende do tipo de medicao a ser administrado, da via, da durao da aplicao, etc. O mdico quem decidir cada etapa do seu tratamento seguindo protocolos existentes.

As vias MAIS COMUNS de administrao da quimioterapia podem ser: INTRAVENOSO = As medicaes so aplicadas na VEIA ou cateter, atravs de SORO ou SERINGAS. VIA ORAL = O paciente recebe a medicao pela BOCA, na forma de comprimidos, cpsulas ou lquidos. INTRAMUSCULAR = A QT administrada por INJEES no MSCULO. SUB-CUTNEA = A quimioterapia administrada por INJEES embaixo da PELE (no subcutneo). INTRA TECAL = A medicao injetada no LQUOR (espinha) atravs de puno lombar (nas costas).

O intervalo entre as aplicaes permite que o seu corpo tenha chance de se recuperar, formar novas clulas e melhorar suas defesas. Algumas vezes o mdico poder aumentar ou espaar mais esse intervalo entre os ciclos, dependendo de exames ou algum outro motivo; siga as orientaes do seu mdico. No esquea: na dvida pergunte sempre. NO FALTE S CONSULTAS NEM S SESSES DE QUIMIOTERAPIA. COMPAREA SEMPRE NA DATA MARCADA. Quando for EXTREMAMENTE necessria a falta por algum motivo GRAVE, avise pelo telefone e remarque uma nova data, o mais prximo possvel da data que seria a aplicao. No se esquea de seguir cuidadosamente as instrues recebidas, pois as medicaes devem ser tomadas a INTERVALOS DEFINIDOS para manter a concentrao no sangue e NO PERDER O EFEITO. Lembre-se: O tratamento uma CONTINUIDADE. muito importante que voc entenda as orientaes e colabore sempre. NA DVIDA, PERGUNTE para algum membro da equipe multiprofissional.

3. QUANTO DEMORA O TRATAMENTO? A durao do tratamento planejada para cada tipo de doena e varia de paciente para paciente. Se quiser, converse com o seu mdico e tire suas dvidas. Os protocolos, como chamamos as combinaes de medicamentos propostos para cada tipo de doena, j dizem que medicao ser usada, o nmero de aplicaes ou ciclos estimados e o intervalo entre estas aplicaes (se ser dirio, semanal, mensal, etc. ).

EFEITOS COLATERAIS DA QT.


A grande vantagem da quimioterapia que o remdio se distribui em todas as partes do corpo, podendo atacar as clulas doentes em todos os locais. Infelizmente, o remdio NO DIFERENCIA as clulas doentes das clulas saudveis e as clulas normais que tm crescimento rpido tambm so atingidas, ou seja, so sensveis ao remdio. Assim surge o que chamamos de EFEITOS COLATERAIS, que variam dependendo do medicamento, da dosagem, da velocidade de aplicao e do prprio organismo, ou o INDIVIDUAL de cada paciente; at o ESTADO EMOCIONAL de cada pessoa influencia nos possveis efeitos apresentados. Lembre-se de que voc pode no ter nenhum dos efeitos colaterais, ou apenas alguns. Na verdade, com os avanos da medicina, muitos destes efeitos podem ser DIMINUDOS, TRATADOS ou at mesmo EVITADOS. Siga corretamente as orientaes da equipe de sade que lhe trata. Algumas pessoas que recebem a quimioterapia acham que se cansam facilmente, mas muitos se sentem bem o suficiente e continuam suas atividades dirias normalmente. No possvel dizer exatamente como voc poder reagir, pois como j foi dito: cada pessoa e tratamento so diferentes.

A maioria das pessoas pode continuar a trabalhar enquanto recebem a quimioterapia, dependendo do tipo da atividade exercida; porm, se voc se sentir muito cansado ou apresentar outros efeitos que possam interferir na sua rotina diria de trabalho, converse com o seu mdico ou tambm poder fazer um acordo com a Empresa em que trabalha, encontrando um meio de descansar ou no trabalhar nos dias em que no estiver se sentindo bem. As crianas tambm podem e devem continuar freqentando a escola; o mdico avisar quando precisar se afastar das atividades se a imunidade estiver muito baixa. A seguir vamos falar de alguns efeitos mais comuns e o que VOC DEVE FAZER para evit-los, ou sentir-se melhor.

1. NUSEAS E VMITOS
Este um dos efeitos mais comuns da quimioterapia e ainda muito temido pelos pacientes que iniciam um tratamento oncolgico. O enjo e os vmitos ocorrem porque os remdios da quimioterapia afetam o estmago e o centro de controle do vmito (localizado no crebro) no nosso organismo. Eles podem ser de leve intensidade ou mais forte, dependendo do individual de cada pessoa e das medicaes e dosagens usadas. Quando no so controlados podem levar desidratao, perda de peso e outros efeitos, at mesmo transtornos emocionais. As nuseas e os vmitos podem ocorrer no dia da aplicao e no dia seguinte, melhorando do 3 dia em diante; mas, isto tambm muito varivel.

Atualmente, existem medicamentos que controlam muito bem esse efeito colateral, minimizando ou at mesmo evitando-o. muito importante que voc converse com seu mdico para que lhe receite uma medicao (antiemtico) para casa; esse remdio deve ser tomado de horrio e, preferencialmente, um dia antes de vir fazer a aplicao, mantendo no dia da QT e nos 3 dias seguintes (dependendo de como voc estiver se sentindo). Algumas atitudes podem ajudar a diminuir este efeito: Quanto mais ansioso o paciente estiver durante o tratamento, maiores as chances de experimentar esses sintomas. Procure relaxar e tirar suas dvidas com a equipe. NO deixe o estmago vazio e tambm NO encha demais. Antes da quimioterapia procure alimentar-se de coisas leves e, no mnimo, uma hora antes da aplicao. Procure fracionar as refeies, ou seja, comer em pequenas quantidades e vrias vezes ao dia (por exemplo: de duas em duas horas). Evite a desidratao tomando bastante lquido; procure ingerir lquidos aos poucos, de 20 em 20 minutos, em quantidades pequenas, para que no final do dia tenha tomado de 2 a 3 litros de gua. (beber frequentemente, porm pequena quantidade de cada vez). Estes lquidos podem ser gua pura, soro caseiro, gua com algumas gotas de limo, sucos de frutas, chs gelado, gua de coco, etc. Algumas pessoas se do bem com suco de ma, de limo, e s vezes at chupando pedra de gelo. Voc ir aos poucos descobrindo o que faz sentir-se melhor.

No ingerir lquidos durante as refeies tambm ajuda a diminuir as nuseas e vmitos. Procure ingeri-los, no mnimo, uma hora antes ou depois da refeio. Coma e beba devagar, sem pressa. Mastigue bem os alimentos para facilitar a digesto. No coma sozinho; procure sempre companhia na hora das refeies. Distraia voc mesmo conversando com amigos ou familiares, ouvindo msica, assistindo algo que goste; utilize tcnicas de relaxamento. Transforme o horrio da refeio em fonte de prazer e alegria. Evite alimentos com cheiros muito fortes. Descanse bastante para no gastar energia; REPOUSE com moderao. Mas procure no se deitar logo aps as refeies para no dificultar a digesto. Na hora do enjo respire profundamente vrias vezes, bem devagar. Faa uma boa higiene da boca a todo o momento, principalmente aps vomitar. Coma alimentos leves e de fcil digesto. Ex.: Frutas, verduras, legumes, sopas, pur, sorvetes, gelatinas, carnes grelhadas, iogurtes, etc. (sem exageros). Algumas vezes balas azedas ou de menta, sanduches naturais, bolachas salgadas, etc. ajudam (se no estiver com a boca ferida).

2. ALOPCIA (QUEDA DE CABELO)


A boa aparncia do prato tambm muito importante para estimular o apetite. D preferncia aos alimentos servidos frios ou em temperatura ambiente. Se a nusea for grande no perodo da manh, tente comer comidas secas como cereais, torradas, ou bolachas antes de levantar (No faa isso se estiver com feridas na boca ou se tem dificuldade de engolir ou falta de saliva). Alguns alimentos aumentam as nuseas: frituras, comidas gordurosas, ou cidas, ou muito quentes, ou condimentos fortes (pimenta, molho ingls, catchup, mostarda...), comidas muito doces, bebidas alcolicas, caf e fumo. EVITE-OS. Tome o remdio para enjo (antiemtico) que o seu mdico passou; comece a tom-lo um dia antes da data marcada para fazer a quimioterapia e mantenha de horrio (geralmente de 8/8 horas) enquanto necessrio. Pea orientao Enfermagem ou ao mdico. Caso esteja vomitando muito e o remdio no estiver resolvendo, procure o hospital; voc no pode deixar desidratar. necessrio repor os lquidos que est perdendo. Lembre-se que nada em EXAGERO faz bem. O que deve ser evitado na alimentao so as GORDURAS. Caso seja extremamente necessrio o uso do leo d preferncia ao leo vegetal (de Canola ou de milho). um efeito bastante comum da quimioterapia, mas isto nem sempre acontece. Varia, principalmente, de acordo com a droga utilizada. Seu mdico poder lhe dizer se isto ocorrer com a medicao que voc est usando. Isto ocorre porque a raiz do cabelo possui grande nmero de clulas que esto se multiplicando e so destrudas pelos medicamentos. Procure, neste perodo, evitar fazer uso de secador, bobs, sprays (laqu), permanentes, escovas, alisantes, tinturas, etc. D preferncia aos shampoos (xampu) neutros. Um novo cabelo nascer, possivelmente, ainda durante o tratamento, mas poder nascer e cair vrias vezes nesse perodo. Procure cort-lo curto quando comear a cair. Esta queda pode ser parcial ou total, ou s vezes nem ocorrer. Outros plos do corpo tambm podero cair. LEMBRE-SE: ISTO TEMPORRIO! APS O TRMINO DO TRATAMENTO SEU CABELO VOLTAR A CRESCER. Se preferir use chapus, lenos, turbantes, bons, perucas, etc.. Ao sair, proteja sempre o couro cabeludo dos raios do sol quente e use filtro solar se necessrio. Porm, no se esquea de deix-lo ao ar livre maior tempo possvel, quando estiver em casa, evitando assim o calor, umidade e oleosidade (fatores que dificultam o crescimento).

Perder cabelo da sua cabea, pelos da face ou corpo pode ser difcil de aceitar. Mantenha em mente que um efeito colateral temporrio. Conversar sobre o que sente pode ajudar; se possvel, pode dividir seus pensamentos com algum que j passou ou tambm est passando pela mesma experincia. No esquea: O MAIS IMPORTANTE A SUA SADE! O CABELO DEPOIS IR CRESCER NOVAMENTE.

3. FADIGA
Muitos pacientes em tratamento do cncer sentem-se cansados e sem energia, o que chamamos de fadiga. Podem ser inmeras causas como: da prpria doena, do tratamento como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, como tambm pode ser de fatores como stress e ansiedade, dor, falta de sono tranqilo, contagem baixa das clulas do sangue, alimentao inadequada, etc. Nem todos sentem a fadiga e mesmo os que sentem pode ser diferente de uma pessoa para outra. A fadiga forte geralmente desaparece medida que o tumor responde ao tratamento. O que voc pode fazer: Planejar o seu dia com intervalos de descanso alternados com as suas atividades dirias. No descanse por perodos prolongados demais, pois isto, s vezes, deixa a pessoa ainda mais cansada e sem nimo. Durma mais no perodo da noite e descanse um pouco durante o dia. Guarde suas energias para as coisas de maior importncia. Observe: Fazer pequenas caminhadas ou alguns exerccios leves podem ajudar.

Procure tentar terapias complementares como ioga, meditao, visualizao, orao, etc. Isto, s vezes, pode ajudar. Se possvel, junte-se a um grupo de apoio. Partilhe seus sentimentos. Pea ajuda a familiares e amigos se precisar, principalmente nas tarefas mais difceis como cuidar de crianas, fazer compras, tarefas de casa mais pesadas, dirigir, etc. Evite levantar-se de vez. Quando estiver deitado sente-se primeiro e depois se levante; e quando estiver sentado, levantese devagar. Isto evitar tontura. Procure alimentar-se bem. No esquea o importante a QUALIDADE. Coma pequenas quantidades de comida por vez, sem exageros. Beba bastante lquidos.

4. ANEMIA
As clulas do sangue tambm tm a caracterstica de se dividir muito rpido, ento estas tambm so afetadas pela quimioterapia. Pode ocorrer uma queda no nmero de HEMCIAS (glbulos vermelhos) do sangue causando uma ANEMIA; Esta pode levar sensao de fraqueza, cansao, falta de ar, tonturas, etc. CASO ESTEJA SENTINDO-SE ASSIM: Evite atividades que exijam muito esforo fsico; Descanse o suficiente e procure dormir bem; Coma alimentos ricos em ferro (como: feijo, beterraba, jenipapo, fgado, cenoura, etc.). Ande sempre acompanhado.

Converse com o seu mdico, se houver necessidade. Siga as orientaes do item 3 acima (fadiga).

Este cansao e fraqueza tambm podem ser causados pela ao da quimioterapia nos nervos e nos msculos, levando a uma sensao de DORMNCIA E ANESTESIA na ponta dos dedos e das pernas. Aos poucos isto ir desaparecendo.

5. INFECO
Pode ocorrer porque a maioria dos medicamentos afeta a medula ssea, que a fbrica de sangue, ficando difcil de repor os LEUCCITOS (glbulos brancos) do sangue. Estas so as clulas responsveis pela defesa do nosso organismo; so eles que destroem as bactrias, fungos, vrus etc. Se estes leuccitos esto diminudos em quantidade, a pessoa fica com pouca defesa, sendo mais fcil pegar alguma doena ou infeco. Na maioria das vezes a infeco vem de uma bactria normalmente encontrada em sua pele, boca, intestino ou sistema urinrio ou ginecolgico. Outras vezes a causa da infeco pode no ser encontrada. Mesmo voc tomando certos cuidados extras poder ainda ter uma infeco. Existem algumas coisas que voc pode fazer: Lavar as mos frequentemente, principalmente antes de comer, ao chegar da rua, ao pegar em dinheiro, aps ir ao sanitrio e aps tocar em animais. Evite contato com pessoas com alguma doena infecciosa como catapora, sarampo, papeira, rubola, tuberculose, ou at mesmo gripes fortes.

Tente evitar locais aglomerados de gente como, por exemplo, cinemas e shopping se estiverem muito cheios. Procure locais ventilados, abertos, saudveis e que no estejam lotados. Evite andar descalo para no ferir os ps com algum objeto contaminado. Proteja bem as mos de cortes e queimaduras. Use luvas se for trabalhar com terra. No corte ou tire as cutculas de sua unha. Cuidado redobrado SEMPRE quando estiver fazendo as unhas ou a barba, axilas ou pernas para evitar cortes; se acontecer de ferir-se lave bem o corte com gua limpa e sabo, depois coloque lcool iodado para no infeccionar. Mantenha o local limpo. Uma boa higiene pessoal e alguns hbitos so muito importantes; VOC DEVE Tomar banho todos os dias, mesmo que se sinta cansado ou sem vontade. Lavar bem as mos sempre. Fazer uma limpeza constante da boca e dentes. Usar na pele: creme, leo ou hidratante sem lcool, para evitar o ressecamento. No se expor ao sol quente, principalmente nos dias do tratamento, para no ficar com manchas na pele. No esprema furnculos, espinhas ou cravos, pois isto poder causar uma infeco. Fique atento a FEBRE, acima de 38 um sinal C importante. Tome o antitrmico que seu mdico tenha passado e observe; se persistir avise ao mdico URGENTE e v para o hospital.

Cuidado especial com os alimentos; desde a sua escolha at a limpeza e conservao. Estes devem ser frescos, o mais natural possvel muito bem lavado, limpo e bem cozido. Se necessrio, colocar em soluo desinfetante (1 litro de gua com 4 GOTAS de gua sanitria) durante 20 minutos (Esta soluo SOMENTE para folhas, verduras, legumes e frutas). Depois enxge em gua corrente antes de consumir. Evite frutas machucadas, com a casca rompida ou muito madura. Escolha sempre alimentos FRESCOS. Se a sua imunidade estiver muito baixa, as frutas de casca fina como: morango, uva, jabuticaba, caju, amora, goiaba, acerola, cereja etc. s devem ser ingeridas APS COZIDAS (converse com o seu mdico se necessrio). Frutas como melancia, rom, maracuj, ma, melo, pra, manga, coco, laranja da casca grossa, mamo, abacate, banana pouco madura, Kiwi, podem ser usadas em estado natural, aps a retirada da casca. Cuidado tambm com a presena de animais. Se tiver em sua casa, evite contato direto e no deixe que fique nos locais como seu quarto, cama, sof, cozinha, etc. Crianas em tratamento quimioterpico NO DEVEM TOMAR VACINAS, exceto se o mdico da quimioterapia mandar. Na dvida pergunte.

Observe a limpeza da casa e, principalmente, do seu quarto; evite locais sem ventilao, com mofo ou muito midos, pois estes so FUNGOS e podem causar uma infeco grave. Neste perodo NO tome banho de rio ou lagoa. Voc deve fazer uma boa higiene ntima (vaginal, peniana e perianal), so locais propensos a infeces. Avise ao seu mdico se ocorrer irritao, coceira, ardncia ou qualquer alterao. Esteja atento e avise, tambm, ao mdico se apresentar dor ou queimao ao urinar, no conseguir urinar, sensao de urgncia para urinar, calafrios, tremores, febre, urinar com sangue ou urinar vrias vezes de pouquinho em pouquinho. Evite contato direto com lixo, fezes ou urina de animais, gaiolas e aqurios, vasos de flores, gua parada... Quando necessitar fazer as refeies fora de sua residncia (bares, lanchonetes ou restaurantes), voc deve observar os CUIDADOS DE HIGIENE e limpeza destes locais.

6. PROBLEMAS COM (SANGRAMENTOS)

COAGULAO

A quimioterapia, tambm, pode afetar a capacidade da medula ssea na produo de PLAQUETAS, que so clulas que ajudam a parar os sangramentos, fazendo com que o seu sangue coagule. Quando estiver baixo o nmero de plaquetas voc pode sangrar mais facilmente ou ter hematomas (manchas roxas) com maior freqncia, mesmo sem machucar-se.

ESTEJA ATENTO: Se apresentar manchas roxas inesperadas pelo corpo, manchinhas vermelhas na pele, mudana na colorao da urina, fezes escuras ou com sangue, dores de cabea freqentes, viso turva, qualquer sangramento que dure mais que o habitual. Avise ao seu mdico. Tente manter um hbito intestinal regular (horrio para ir ao sanitrio), evitando diarria e obstipao (priso de ventre). Mantenha as unhas sempre bem cortadas e limpas. Qualquer remdio s deve ser tomado com o consentimento do seu mdico. Tenha cuidado para no se queimar quando passar roupas ou cozinhar. Ateno aos trabalhos com ferramentas, facas, tesouras ou outros objetos perfurantes e cortantes, para no se ferir. Cuidado com determinados esportes; devem ser evitados aqueles que podem causar traumas como: futebol, karat, jud, etc. Consulte o seu mdico sobre O QUE e QUANDO voc pode ou no fazer atividades fsicas. Tratamento dentrio deve ser evitado enquanto estiver fazendo quimioterapia; consulte seu mdico, com antecedncia, para saber o que pode ser feito no dentista.

7. PROBLEMAS COM A BOCA, GENGIVA E GARGANTA


Alguns medicamentos podem causar o aparecimento de feridas na boca e, s vezes, na garganta, que chamamos de MUCOSITE (inflamao da mucosa). Estas feridas podem aparecer de 2 a 10 dias aps aplicao da quimioterapia; elas so dolorosas e muitas vezes dificultam a alimentao. Algumas vezes podem ocorrer irritao e sangramentos e necessrio tambm cuidados para no infeccionar. Pacientes que no se alimentam bem tm tendncia maior a ter feridas na boca. Alguns cuidados so importantes: Observar atentamente qualquer alterao na gengiva, boca, dentes, etc. Mantenha uma boa higiene oral. Escove seus dentes aps cada refeio. Enxge bem a sua escova de dentes aps cada uso e guarde-a em local seco. Utilize escova macia para fazer a higiene dos dentes e escove com bastante cuidado, principalmente se estiver com sangramentos. Um dentista pode ajudar voc ensinando maneiras de cuidar melhor da sua boca e dentes, evitando problemas. Evite solues bucais que contenham lcool.

Se voc tiver essas feridas converse com seu mdico e siga alguns cuidados: Lave a boca vrias vezes ao dia. Para aliviar a dor e evitar maiores complicaes voc deve fazer bochechos com gua bicarbonatada: (01 copo de gua fervida e filtrada + 01 colher (de ch) de bicarbonato de sdio). Voc deve bochechar com esta soluo e jogar fora (NO ENGOLIR) aproximadamente 10 vezes ao dia. Existe uma pomada fitoterpica a base de Camomila que auxilia no processo de cicatrizao. Veja com seu mdico se voc pode usar e pea a receita. Escove com bastante cuidado para evitar sangramentos e no aumentar as feridas; utilize algodo para limpar a boca ou chumao de gaze. Evite alimentos cidos, muito quentes, picantes, apimentados, granulados e crus. As comidas irritantes da mucosa devem ser evitadas. Evite bebida alcolica, caf, frutas azedas ou cidas e o hbito de fumar. Evitar doces muito concentrados como goiabada, marmelada, doce de leite, bolo recheado, calda de compota, cocadas, etc. Ao menos at as feridas cicatrizarem. Voc deve fazer uso de alimentos mais pastosos, macios, leves, modos e com pouco sal. Se necessrio bater no liquidificador. Consumir gelatinas, sorvetes, milkshake, flans, purs, iogurte, pudins, etc. Alimentos gelados s vezes ajudam. Utilize os remdios que seu mdico passar para voc.

Beba bastante lquido sempre. Se estiver com a boca seca pergunte ao seu mdico o que pode fazer para melhorar. Use hidratante labial se os lbios estiverem secos. Se voc usa dentadura coloque-a em um copo de gua com uma colher de ch de bicarbonato de sdio ao deitar. Dependendo do nvel das feridas na boca e gengiva veja com o mdico se poder usar a dentadura durante o dia ou no.

A HIGIENE DA BOCA MUITO IMPORTANTE NESTE PERODO.

8. DIARRIA
Este efeito pouco freqente. Ocorre quando a quimioterapia afeta as clulas da mucosa do intestino. Se ocorrer diarria por mais de 24 horas ou tiver dor e clicas seguida de diarria persistente, avise ao seu mdico. Tome o remdio que o mdico passou e, se persistir, procure o hospital para repor os lquidos e nutrientes que perdeu, para no desidratar. NO TOME NENHUM REMDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MDICO. Alguns cuidados devem ser tomados se voc tiver a diarria: Tome bastante lquido, inclusive soro caseiro, para repor o que est perdendo e evitar a desidratao (3 litros/ dia). Coma batatas, arroz branco, macarro sem molho, cenoura cozida, chuchu, torrada, banana pouco madura, pois estes alimentos ajudam a prender o intestino.

Consumir frutas como ma sem casca, melo, goiaba, caju e limo. Pode tomar ch preto gelado com algumas gotas de limo. S use medicao se o seu mdico autorizar. Para a diarria voc deve evitar frituras, comidas gordurosas, muito temperadas, alimentos integrais, feijo, leite e derivados (queijos gordurosos, doce de leite, creme de leite), chocolate, tomates, cheiro verde, coentro, amndoas, sementes secas, castanha, nozes, coco, azeitona, pipoca, picles, amendoim etc. Enquanto estiver com a diarria, evitar tambm frutas como mamo, laranja, ameixa, abacate, pois estas soltam o intestino. Consumir o leite s em forma de mingau de maisena ou creme de arroz se as fezes ainda estiverem amolecidas. Utilizar como tempero: alho, cebola, sal e o mnimo possvel de leo (preferencialmente vegetal: canola ou milho). ATENO: Se a diarria durar mais de 2 dias ou voc sentir dores fortes, procure o seu mdico ou v at um hospital. No espere muito para no desidratar.

9. OBSTIPAO PRESO).

INTESTINAL

(INTESTINO

Ateno: Ma COM casca solta o intestino (indicado para obstipao); Ma SEM casca prende o intestino (indicado para diarria).

CUIDADO COM A DESIDRATAO! BEBA BASTANTE LQUIDOS!

Algumas vezes a prpria doena, ou as medicaes, ou at mesmo a diminuio do ritmo das atividades dirias, causam uma constipao ou obstipao, que o intestino preso ou priso de ventre. Este problema, geralmente, pode ser resolvido com uma alimentao rica em fibras, pois estes aumentam o funcionamento do intestino; porm, se persistir, sempre avise ao seu mdico. Caso ocorra este efeito no esquea: Voc pode aumentar a fibra na sua dieta. Estes alimentos so po de trigo e cereais, vegetais cozidos e crus, frutas secas ou frescas, gergelim, granola, castanhas e nozes. Deve fazer parte da sua alimentao para melhorar o funcionamento do intestino: milho, lentilha, aveia, po integral, feijo, gro de bico, farelo de trigo, germe de trigo, verduras e legumes. Se possvel, procure praticar exerccios leves, todos os dias. Aumentar o consumo de verduras. Lquidos quentes, freqentemente, estimulam o trnsito intestinal (se voc no estiver com feridas na boca). Fazer uso de frutas como laranja (com o bagao), abacate, coco, mamo, nozes, suco de ameixa, maracuj, melo, iogurtes, etc. Acrescentar ao leite: cereais integrais, aveia, farelo de trigo, grmen de trigo, ameixa preta.

Diminuir o consumo de alimentos que prendem o intestino, como: farinhas, maisenas, creme de arroz, fub e arrozina (ao menos enquanto estiver com o intestino preso) Procure ingerir bastante lquido para ajudar a lubrificar as fezes (no mnimo 2 litros por dia) Se houver necessidade procure uma nutricionista para melhores orientaes.

10. PERDA DO APETITE e ALTERAES NO PALADAR


Caso ocorra diminuio ou perda do apetite (anorexia), ou alterao no paladar (sabor dos alimentos) algumas dicas podero lhe ajudar: Coma pequenas pores em intervalos freqentes; Se possvel, no fique prximo cozinha durante o preparo dos alimentos. Evite tomar lquido na hora da refeio. Antes da alimentao e tambm aps comer, procure caminhar calmamente; Coma devagar, mastigando bem os alimentos. A aparncia do prato ajuda muito. Procure comer o QUE GOSTA e, principalmente, alimentos que tenham muitas calorias e protenas como: ovo, mel, iogurte, carne, queijo, peixe, leite, chocolate, feijo, ervilha, azeite, nozes, frutas secas, biscoitos, sorvetes, etc. Coma em um ambiente calmo, limpo e longe de cheiros fortes.

Algumas gotas de limo na comida ajudam a estimular o gosto. Variar os alimentos entre carne, frango, ovos, peixe e queijo; Varie sua dieta com novas comidas e receitas. Se quiser, misture um pouco de margarina aos alimentos tipo sopas, purs, arroz, vegetais, etc. (preferencialmente ligth sem gordura). Procure fazer as refeies na companhia de amigos e familiares. Se no estiver com a boca ferida, use balas azedas e de hortel ou menta (s vezes ajudam a melhorar o gosto e a saliva). Faa bochechos antes das refeies. Lembre-se: O importante no a quantidade dos alimentos e sim a QUALIDADE. Procurar alimentos que podem lhe fornecer nutrientes e calorias, mesmo consumidos em pequenas quantidades e como lanches. Na dvida converse com uma nutricionista.

11.OUTROS EFEITOS
Alm dos efeitos colaterais citados acima, a quimioterapia pode causar outros efeitos como formigamento, perda de sensibilidade nas mos e ps, dor de estomago, dificuldades de pegar objetos e abotoar roupas, escurecimento da veia, unhas fracas e quebradias, diminuio da audio, aparecimento de espinhas e cravos (acne), sensibilidade ao sol, alterao na colorao da urina, alteraes menstruais, secura vaginal, sensao de calor, sensibilidade ao frio, alterao do desejo sexual, etc. Ateno: Isto no significa que voc ter a maioria ou todos estes efeitos. Poder ou no ter alguns deles.

Alguns cuidados especficos para cada tipo de efeito so necessrios. Voc jamais poder esquecer que deve sempre falar sobre o que est sentindo Equipe que o trata e, tambm, perguntar sobre qualquer dvida que possa ter. Nunca desvalorize um sintoma ou efeito e NO SINTA VERGONHA de perguntar. A Equipe multiprofissional da quimioterapia est preparada para responder, tirar as suas dvidas e ajud-lo no que for possvel.

DICAS E ORIENTAES IMPORTANTES


Abaixo citaremos algumas orientaes importantes e dvidas mais freqentes. Leia com bastante ateno. Algumas dessas orientaes j foram citadas neste livrinho mas, nunca demais repetir para que voc NO ESQUEA. Durante o perodo de tratamento voc ir submeterse a vrios exames e consultas, para que seu mdico possa saber como vai o seu organismo, a doena e o prprio tratamento. Isto MUITO IMPORTANTE para a sua segurana, seu bem-estar e para sua melhora. NO SE ESQUEA de fazer o exame de sangue NA DATA MARCADA pelo seu mdico; no pode ser muito antes e nem vir para a consulta sem o resultado. Voc precisa estar com este exame em mos no dia anterior quimioterapia para no atrasar a aplicao.

Quando a quimioterapia aplicada por injees intramusculares (no msculo) ou subcutneas (embaixo da pele), voc NO DEVE colocar bolsa ou compressa de gua quente, nem coar e nem esfregar o local; Qualquer dessas atitudes poder causar alteraes indesejadas. Na maioria das vezes, a aplicao da QT na veia, seja por meio de soro ou injees, NO PROVOCA DOR. Se sentir dor durante a QT, COMUNIQUE IMEDIATAMENTE Enfermagem para que seja verificado o que est ocorrendo. Sempre que consultar outro mdico, de qualquer outra especialidade, FALE sobre sua doena e do tratamento que faz; leve sempre o carto da clnica com voc. Nunca tome medicamentos por conta prpria, pois muitos remdios podem interferir com a quimioterapia. Seu mdico deve ser comunicado sobre qualquer alterao em sua sade. Pergunte sempre. Pea receitas. NUNCA VENHA SOZINHO fazer a QT; Ao menos algum deve vir busc-lo, para ajudar se houver necessidade. NO VENHA FAZER O TRATAMENTO DE ESTMAGO VAZIO (sem se alimentar) e, tambm, procure NO COMER DEMAIS. Alimente-se como necessrio, sem exageros. Beba BASTANTE LQUIDO (02 a 03 litros ao dia), principalmente no dia da QT, e nos dois dias seguintes aplicao. Os lquidos so MUITO IMPORTANTES e complementam o tratamento; eles iro ajudar na rpida eliminao da droga, promover o funcionamento adequado dos rins e melhorar a sua condio geral. A HIDRATAO FUNDAMENTAL ao tratamento. MESMO ESTANDO SEM SEDE, A CADA MEIA HORA BEBA AO MENOS MEIO COPO DE GUA!!

Algumas medicaes mudam a cor da urina fazendo com que fique avermelhada; No se assuste, beba bastante lquido e logo voltar ao normal. No esquea: A HIGIENE ESSENCIAL. Evite tomar sol para evitar manchas, escurecimento e problemas na pele. Proteja a sua pele e o couro cabeludo. Utilize protetor solar. Procure respeitar os horrios entre 10 e 16 horas quando os raios solares so mais prejudiciais sade. Se voc est fazendo radioterapia tambm, converse com a Equipe de l e pea orientaes sobre este cuidado. Mesmo pessoas de pele escura devem se proteger do sol durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia. A SUA VIDA DEVE CONTINUAR NO MESMO RITMO. S muda, de acordo com o seu estado geral (o que voc estiver sentindo, principalmente na semana do tratamento). Sentimentos a respeito da sexualidade e na relao variam de uma pessoa para outra. Voc e seu parceiro devem conversar e compartilhar sentimentos, medos, preocupaes. NO TENHA VERGONHA. Fale o que est sentido. No existe uma maneira certa de expressar a sua sexualidade; voc e seu parceiro que devem decidir junto o que d prazer a cada um. Algumas pessoas referem que a intimidade muda durante o tratamento. Abraos, beijos, toque, carinho, carcias podem se tornar MUITO IMPORTANTES antes, durante e aps o ato sexual. Converse com o seu parceiro sempre. Se sentir dificuldade em conversar entre vocs, tente falar com um profissional da rea ou o psiclogo da clnica; eles esto preparados e podero ajud-los e tirar dvidas.

QUALQUER DVIDA OU PREOCUPAO DEVE SER DISCUTIDA COM O MDICO, ENFERMEIRA OU ALGUM MEMBRO DA SUA EQUIPE DE SADE. A gravidez deve ser evitada durante o tratamento quimioterpico. As mulheres devem se informar com o mdico se pode fazer uso de plulas anticoncepcionais ou qual mtodo usar. Os homens que esto em tratamento tambm no podem engravidar suas parceiras neste perodo porque o risco de m formao existe. Procure ter parceiro fixo. Preferencialmente, USE PRESERVATIVO (CAMISINHA) EM TODAS AS SUAS RELAES. Esta orientao para os homens e tambm para as mulheres que esto fazendo quimioterapia. Este cuidado alm de prevenir infeces e outras doenas, tambm um mtodo para evitar a gravidez. Podem ocorrer mudanas no ciclo menstrual das mulheres em tratamento com quimioterapia. s vezes o fluxo pode aumentar, diminuir ou at mesmo parar. Comunique ao seu mdico. O interesse da famlia no tratamento contribui bastante para o bem estar do paciente. A VIDA SOCIAL E AFETIVA DEVE SEGUIR SEU CURSO NORMAL. No se isole dos amigos e familiares. Se necessrio e possvel, coloque sua famlia em contato com a equipe que o trata. No culpe ningum pela sua doena; todos gostam de voc e esto interessados na sua recuperao.

NO ESQUEA: O SEU BEM ESTAR IR CONTRIBUIR NO TRATAMENTO muito importante manter a atividade normal; No h necessidade de abandonar seu emprego ou escola enquanto faz quimioterapia; tudo depende de como estiver se sentindo. Caso haja algum momento em que deva afastar-se o mdico ir falar. Pergunte sempre. No fique com dvidas. Dependendo da atividade que voc exerce, converse com o mdico para ver se h necessidade de dar entrada no INSS numa licena ou aposentadoria. permitido fazer esporte se j estiver acostumado ao mesmo, porm em caso de dores nas juntas ou nos ossos, informe ao seu mdico. As bebidas alcolicas podem interferir na ao de alguns medicamentos, ou provocar efeitos colaterais. Assim, o lcool deve ser evitado, principalmente, na semana da quimioterapia. Depois desse perodo, podem ser EVENTUALMENTE ingeridas com MODERAO, preferencialmente, bebidas frias tipo cerveja e vinho. As bebidas quentes como cachaa, aguardente, conhaque, usque, vodka, licor, etc. devem ser evitadas durante o tratamento. Lembre: se voc toma medicaes tranqilizantes ou antidepressivas NO PODE INGERIR bebidas alcolicas. Se voc tem presso alta (HIPERTENSO) ou acar alto no sangue (DIABTICO) avise equipe de enfermagem logo no primeiro dia da aplicao. Se fizer uso de alguma medicao para controle dessas doenas, NO PARE DE TOMAR OS SEUS REMDIOS, principalmente no dia da quimioterapia. Tome-os sempre no horrio regular.

EVITE CIGARROS. O fumo prejudicial sade e s pode piorar a sua doena. Proteja suas unhas quando lavar louas, mexer no jardim ou outros trabalhos domsticos. Pergunte ao mdico se pode usar um fortalecedor de unhas se estiverem muito quebradias. No tome banho com gua muito quente nem muito fria. Enxugue bem a pele. Aps o banho, utilize cremes hidratantes sem lcool, para ajudar a pele a no ressecar muito. EVITE fazer tratamento dentrio neste perodo. Se for algum problema que no possa esperar muito, converse com o seu mdico para decidirem o que fazer. Pergunte. Evite o sol sempre. No utilize roupas pretas durante o dia e procure usar roupas leves, de cor clara e de tecido macio. Se voc vem sentindo dores, no se esquea de conversar com o seu mdico e pedir uma receita com a medicao apropriada para fazer uso em casa. Caso haja necessidade, converse com a equipe e pea orientaes sobre consultar um especialista em dor. Na cidade existe um profissional com esta especializao e j atende alguns convnios ou particular. Fique atento a qualquer alterao, aparecimento de alergias ou algo diferente. Comunique ao mdico. No prenda a urina para evitar complicaes na bexiga e rins. Urine assim que tiver vontade. No se esquea de dar descarga depois de usar o vaso sanitrio, pois urina, fezes e vmitos contm resto de medicao e devemos ter cuidado para no contaminar o ambiente. Se voc quiser pintar o cabelo durante o tratamento S PODER usar a TINTURA NATURAL. Vem escrito na embalagem: NO CONTM AMNIA.

ALIMENTAO
A alimentao muito importante para a sade de qualquer pessoa. Comer bem durante a quimioterapia significa escolher uma dieta balanceada que contenha todos os nutrientes que o corpo precisa e com a quantidade de calorias para manter seu peso, com protenas suficientes para recuperar os tecidos prejudicados pelo tratamento. As pessoas que comem bem conseguem lidar melhor com os efeitos colaterais e infeces que possam surgir, pois o corpo consegue recuperar com mais facilidade as clulas saudveis que foram afetadas pelos medicamentos. prefervel fazer pequenas, porm importantes alteraes nos hbitos alimentares, que possam ser mantidas para sempre, isso ir melhorar seu equilbrio nutricional e sua sade. Preferencialmente as mudanas devem ser para todos que moram na mesma casa, mesmo para as pessoas com bom estado de sade. Voc poder consultar-se com uma nutricionista para informaes mais detalhadas e acompanhamento na REEDUCAO ALIMENTAR. J citamos vrias dicas sobre alimentao no decorrer das orientaes deste manual, de acordo com os efeitos colaterais apresentados. Registramos aqui mais alguns lembretes teis. Consuma uma alimentao variada e equilibrada todos os dias. Inclua no seu cardpio regularmente frutas, legumes, verduras e cereais integrais. A alimentao deve ser o mais saudvel possvel. Beba no mnimo 2 a 3 litros de gua por dia.

Coma cereais, arroz e pes integrais ao invs de refinados, pois estes possuem um teor maior de fibras, sendo mais saudveis. Evite o consumo exagerado de acar refinado. As gorduras saturadas so encontradas em produtos de origem animal e alguns de origem vegetal. Estas gorduras elevam a taxa de colesterol e so prejudiciais ao organismo e devem ser evitadas. So encontradas na manteiga, toucinho, dend, carnes gordas, etc. As gorduras de origem vegetal fornecem maior quantidade de gordura insaturada e so mais saudveis, principalmente para o corao. Porm devem ser consumidas com moderao. Estes so os leos vegetais: canola, leo de oliva, leo de milho, leo de girassol, aafro e abacate. Diminua o mximo possvel o consumo de leo em casa; quando extremamente necessrio o seu uso, utilize o leo de canola ou girassol no preparo dos alimentos e coloque o mnimo possvel. Tempere saladas com azeite de oliva, preferencialmente o extra virgem. Use temperos naturais como alho, cebola, ervas aromatizadas (manjerico, coentro, hortel, erva-doce, etc.). Substitua refrigerantes por suco de frutas da estao. Prefira as preparaes assadas, grelhadas ou cozidas. Diminua as frituras. Evite os alimentos defumados, as conservas, salmoura e alimentos preparados em carvo. As carnes vermelhas (de boi) podem ser consumidas, porm com moderao e escolhendo as mais magras (sem gordura). D preferncia aos Peixes e Aves.

ORIENTAES GERAIS
Procure chegar o mais cedo possvel ao ambulatrio de quimioterapia, principalmente se o seu tempo de permanncia na sala de QT longo. Lembre-se que o tratamento somente no perodo da manh, por ordem de chegada, a partir das 07:00 horas. Em caso de dvidas relacionadas ao diagnstico, exames, tempo de durao do tratamento, medicaes, receitas, etc. falar com o seu mdico. Se tiver dvidas relacionadas a efeitos colaterais das medicaes que est usando, tempo de permanncia na sala de quimioterapia, cuidados principais com o tratamento, etc. falar com a equipe de enfermagem. Dificuldades emocionais para se adaptar doena ou tratamento, problemas com a aceitao de algum membro da famlia, sexualidade, autoestima, etc. procure marcar um horrio com o psiclogo da clnica. Dvidas relacionadas alimentao, marque um horrio para consulta com a nutricionista da clnica.

Se voc mora em outra cidade e estiver com dificuldade de transporte, informe-se com a Equipe da Recepo da Clnica como proceder para dar entrada na Prefeitura da sua cidade solicitando transporte para o tratamento. No Hospital Manoel Novais (Santa Casa) existe um ambulatrio de oncologia pelo SUS. Neste ambulatrio tem uma enfermeira capacitada para tirar as suas dvidas e dar orientaes em relao a: Curativos Sondas Alimentao pela sonda Traqueostomias Colostomias Curativos de leses infectadas Cuidados domiciliares Onde e como conseguir material para os curativos Consulta com Assistente Social, etc. No ambulatrio de quimioterapia NO permitido fazer curativos. Na sala de aplicao de quimioterapia NO permitido ficar acompanhante porm, estes, tero livre acesso para entrar, olhar rapidamente, trazer lanches, etc. Os familiares devem aguardar na recepo. As crianas em tratamento, tero direito a apenas 01 acompanhante na sala.

Na cidade existe o CREADH (Centro de Reabilitao e Desenvolvimento Humano) rgo da Prefeitura Municipal. Neste Centro h atendimento e fornecimento de bolsas de colostomias para pessoas carentes que foram operados e possuem estoma (desvio da sada das fezes), fisioterapia para pacientes operadas da mama. Grupos de apoio so formados de pessoas que esto passando ou j passaram pelo mesmo tipo de experincia que voc. Dividir pensamentos e sentimentos com um grupo pode ajudar muito, alm de servir como fonte de informao. Informese com a Equipe de Sade que o trata sobre o grupo que existe na cidade de Itabuna.

No se esquea: Em caso de sentir-se mal, necessitar de hidratao na veia ou atendimento de urgncia, procure imediatamente o Pronto Socorro ou Pronto Atendimento do Hospital, levando a sua carteirinha da quimioterapia. Assim voc ser atendido pelo mdico de planto que tomar as devidas providncias. IMPORTANTE: SE TIVER FEBRE AVISE IMEDIATAMENTE AO SEU MDICO DA QUIMIOTERAPIA. Anote tudo que sentir nos intervalos das consultas; os problemas surgidos, quantidade de dias dos sintomas, quando comeou e terminou e as dvidas que iro aparecer. Traga a anotao no dia da consulta e FALE com seu mdico, enfermeira, psicloga... NO ESQUEA: SOMOS UMA EQUIPE E ESTAMOS PREPARADOS PARA ATEND-LO DA MELHOR FORMA POSSVEL. QUALQUER DVIDA ENTRE EM CONTATO.

INFORME SEU MDICO QUANDO:


Tiver febre acima de 38 calafrios, dor ou ardn cia c, ao urinar. Alteraes no esperadas ou reaes alrgicas. Falta de ar de incio sbito. Convulso ou confuso mental. Nuseas muito intensas ou vmitos freqentes que estejam impedindo a sua alimentao ou ingesto de lquidos ou dos remdios. Sangramentos que no cessem. Diarria intensa e persistente. Dificuldade em andar ou ficar de p. Dor abdominal intensa.

TERAPIAS COMPLEMENTARES
Vrias pessoas com cncer esto explorando terapias complementares. Estes mtodos tm em foco a mente, corpo e esprito. Eles no substituem as terapias mdicas, mas as adicionam. Elas podem reduzir o estresse, diminuir os efeitos colaterais do cncer e do tratamento, e aumentar o bemestar. Elas podem ajud-lo a sentirse mais em controle; algo que voc pode fazer por si mesmo. Existem outras terapias alm das que citaremos aqui. Voc pode verificar com seu mdico se poder fazer uso delas. 1- Relaxamento uma tcnica acessvel a qualquer pessoa que auxilia a entrar em um nvel de conscincia, onde se deixa de lado certos padres de pensamentos e de postura corporal para a construo de outros padres. O objetivo baixar o nvel do estresse, o qual age diretamente no sistema imunolgico, tornando-se quase sempre o grande facilitador para a instalao de doenas. Relaxar no consiste apenas em dar vazo preguia do corpo, ao cansao do dia. tomar conscincia do momento presente, mantendo a mente alerta. prestar ateno ao corpo e ao estado de esprito. respirar e reabastecer-se de puro ar. 2- Meditao uma tcnica relaxante que permite que voc focalize sua energia e seu pensamento em coisas bem especficas. uma forma de

despertar toda a sabedoria intuitiva, entrar em contato com o mundo interior e verificar as mensagens da alma. um momento que experencia uma sensao agradvel e relaxada e com intensa vivacidade. Tm-se os efeitos teraputicos do relaxamento citados acima. O Psiclogo pode ajud-lo e orient-lo na prtica meditativa.

3- Yoga - Para aprender sobre yoga voc pode fazer aulas com profissional competente.

4- Visualizao Criativa - Visualizar deixar a imaginao livre, enquanto se conduzido a criar imagens mentais, durante o relaxamento corporal. A tcnica se constitui em imaginar, criar, visualizar situaes, como por exemplo, a criao de uma figura interna que representa a luta contra o cncer. So imagens to reais e to significativas quanto as nossas emoes. Ao utilizar este procedimento, cria-se uma imagem subjetiva com o poder de afetar o nosso corpo e gerar mudanas positivas na sade. Sabe-se que o sistema nervoso trabalha com representaes visuais que so baseadas em informaes complexas, capazes de precipitar mudanas fisiolgicas. Um exemplo disso: quando uma pessoa pensa no seu prato favorito e comea a salivar. Os efeitos teraputicos dessas tcnicas: Dissoluo das tenses acumuladas Diminuio da presso arterial Melhora da circulao e da funo arterial

Melhora da capacidade respiratria Reduo da dependncia psicolgica, do lcool, fumo e drogas em geral Ao anti-stress Melhora da ateno, aprendizagem, memria e concentrao Equilbrio das emoes

No final deste livrinho colocamos os endereos e telefones da CLNICA ONCOSUL para contato. Tambm temos o site na internet, no qual colocamos vrias dicas; se voc tem acesso fcil internet poder consult-lo quando quiser.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Existem no mercado inmeras terapias alternativas que garantem ajuda ou cura do cncer. Jamais deixe o seu tratamento por essas alternativas. CUIDADO com as promessas de terapias que no existem comprovao de bons resultados, como o uso de plantas, chs, cogumelos, misturas, preparados, etc. Converse sempre com o seu mdico e tire as dvidas sobre o que voc pode e deve usar. BIBLIOGRAFIA: Este Manual foi adaptado com base nas informaes contidas: 1. Com a vida de novo. - Carl e Stephanie Simonton, 1987. 2. Manual de nutrio Hospital A. C. Camargo SP. 3. Manual de orientao ao paciente com cncer Hospital A. C. Camargo SP. 4. Nutrio no Tratamento Oncolgico Alimento, um aliado sua mesa. Unidade Oncolgica da Eurofarma Laboratrios. 5. Nutrio Saudvel Qualidade de Vida comea no prato Unidade Oncolgica da Eurofarma Laboratrios.

ESTE LIVRINHO SEU. GUARDE-O PARA CONSULT-LO SEMPRE QUE NECESSRIO.

6. O Cncer como ponto de mutao - Lawrence Le Shan Summus, 1992. 7. Orientaes ao paciente em tratamento quimioterpico Fundao Pr Sangue SP. 8. Orientaes ao paciente em tratamento quimioterpico e radioterpico Centro de Pesquisas Oncolgicas CEPON. 9. Quimioterapia e voc Um guia para auto-ajuda durante o tratamento contra o cncer. Chemicaltech Farmacutica 10. What you need to know about chemotherapy National Cncer Institute. Ilustraes: 1. Imagens da Internet: Sites diversos atravs da procura www.google.com.br 2. Imagens do Clip-Art. 3. Desenhos de Hlio L.Costa - Neoop Itabuna / Bahia.

Matriz: Rua Monsenhor Moiss, 174 Pontalzinho Itabuna / Bahia CEP: 45.600-630 - Fone PABX (73) 3211-4343 / FAX (73) 3211-4648 Filial: Unidade de Quimioterapia Oncosul / Santa Casa de Misericrdia de Itabuna Rua Antnio Muniz, 200 Pontalzinho Itabuna / Bahia CEP: 45.602-625 (Estacionamento do Hospital Calixto Midlej Filho Santa Cruz) Fone PABX (73) 3211-0480 / FAX (73) 3211-0436 e-mail: oncosul@hotmail.com // homepage: www.oncosul.com.br

Patrocinadores: (LOGOMARCA DOS PATROCINADORES)

You might also like