You are on page 1of 2

5 "S" para melhorar a sua vida

Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em ingls. As empresas japonesas descobriram um modo prtico e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorizao: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumao. Voc pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extradas de orientaes do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Ps Graduao. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se s atividades de eliminao do que suprfluo, o SEITON s atividades de ordenao das coisas (arrumao em seus lugares devidos), o Seixo s atividade de limpeza e arrumao do lugar de trabalho, o SEIKETSU higiene e aparncia pessoal e SHITSUKE s atividade de desenvolvimento e manuteno da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.

Seiri - Senso de Utilidade


Fazer "SEIRI" significa descartar o que no apresenta utilidade. Muitos de ns temos um tendncia quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espao, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a ateno do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desnimo que o aspecto carregado de determinadas reas cheias de peas e equipamentos acaba por gerar na fora de trabalho, a necessidade de se custear maiores reas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessrios so exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado. Na prtica: Escolha uma rea de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma rea bem crtica para que todos percebam claramente os resultados. Classifique objetos - documentos, roupas, mquinas, mveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5: 1. 2. 3. 4. 5. Absolutamente necessrios Necessrios Pouco necessrios No necessrios Absolutamente desnecessrios.

Defina ento: a. O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza. b. O que deve ser doado ou jogado fora. Faa isso pelo menos uma vez por ano.

Seiton - Senso de arrumao


Fazer "SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponvel e com acesso fcil prximo ao local onde ocorre a ao ("gemba"), onde efetivamente necessrio. Na prtica: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos devero ficar. Movimentos devero ser reduzidos, no usos, bem como no esforo. Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mnimo. Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente aps o uso.

Seiso - Senso de limpeza


Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utenslios, limpar o cho da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente fsico e qualidade de vida no trabalho. Na prtica: Crie normas e procedimentos para a manuteno de tudo limpo e em ordem; Envolva as outras pessoas nesse processo; Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenao das coisas.

Seiketsu - Senso de asseio pessoal


Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparncia pessoal. Na prtica: Atente para todos os detalhes de sua aparncia pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados dirios; Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista; Cuidados especiais e rigorosos com mos e ps, escovao de dentes, asseio das roupas, barba.

Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina


Fazer "SHITSUKE" significa, criar, educar, treinar, disciplinar. S se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional atravs

You might also like