You are on page 1of 6

Poderes e deveres Administrativos

 Prerrogativas peculiares conferidas a agentes qualificando-os como preposto do Estado.

1. Uso e abuso de poder a) Uso de poder y Utilizao normal, pelos agentes pblicos, das prerrogativas que a lei lhes confere. b) Poder-dever de agir y Faculdade de agir daquele que tem o detm o poder jurdico que lhe fora atribudo. y Os poderes administrativos so outorgados aos agentes do poder publico disso ocorrem duas conseqncias: 1 so irrenunciveis 2 devera ser obrigatoriamente exercido pelos titulares. y Imposio de poderes- vedao da inrcia poder dever de agir y Poder de agir como uma obrigao de atuar desde que se apresente o ensejo de exercit-lo em beneficio da comunidade. y Conduta omissiva como ilegal y Direito de petio com obrigao de fazer ou pedido mandamental vidando impedir a inrcia do Estado. y Omisses genricas no se caracterizam como omisses ilegais cabe ao administrador avaliar a oportunidade prpria para adotar as providncias positivas. reserva do possvel. no se pode obrigar a ADM. a fazer o que se revela impossvel. Em cada situao poder ser a ADM. instada a demonstrar tal possibilidade, se essa inexistir, no poder a ADM. Invocar em seu favor a reserva do possvel. y Ilegais sero as omisses especificas, ou seja, aquelas que estiverem ocorrendo mesmo diante de expressa imposio legal no sentido do facere administrativo em prazo determinado, ou mesmo da omisso em perodo superior ao aceitvel. y Omisso cabe reclamao proposta junto ao STF quando hou ver contrariedade negativa da vigncia ou aplicabilidade indevida de sumula vinculante deve-se, portanto, esgotar as instncias administrativas. 2. Abuso de poder  Conduta ilegtima da Administrao, quando atua fora dos objetivos expressos ou implcitos traados na lei. a) Formas de abuso: excesso ou desvio de poder. Excesso atuao fora dos limites de sua competncia administrativa. Desvio o agente busca alcanar fim diverso que a lei lhe permitiu. desvio de finalidade. b) Efeitos O abuso de poder no pode compatibilizar-se com as regras da legalidade, de modo que, constando o abuso cabe repar-lo y H autores que entendem que nem todo ato de poder ilegal. PODERES ADMINISTRATIVOS  Conjunto de prerrogativas de direito pblico que a ordem jurdica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins.

1. Modalidades a) Discricionrio y A lei permite a valorao da conduta podendo o agente avaliar a convenincia e a oportunidade dos atos que vai praticar na qualidade de administrador. y Prerrogativa concedida aos agentes de elegerem, entre varias condutas a que traduz maior convenincia e oportunidade para o interesse pblico. y Limitao ao poder discricionrio adequao a conduta escolhida pelo agen te finalidade que a lei expressa. y O que se veda ao judicirio a aferio dos critrios administrativos (convenincia e oportunidade) firmado em conformidade com os parmetros legais. y Ato vinculado o agente limita-se a reproduzir elementos da lei que os compem, sem qualquer avaliao sobre a convenincia e a oportunidade da conduta. y Parte da doutrina contrape o poder vinculado ao pode discricionrio. O autor no concorda j que no se confere ao agente qualquer prerrogativa de direito pblico. b) Controle judicial y Todos os atos administrativos esto sujeitos apreciao judicial. y Ato vinculado necessria adequao entre o ato e a lei y Ato discricionrio no pode o juiz substituir o administrador, perquirindo os critrios de convenincia e oportunidade. y Ativismo judicial judicializao da poltica controle de polticas pblicas. no qual se permite a interveno do judicirio em reas de festo administrativa em virtude da ineficincia da administrao. critica: ausncia de parmetros dotados de objetividade. c) Conceito jurdico indeterminado. y So aqueles cujo mbito se apresenta em medida aprecivel incerto, encerrando apenas uma definio ambgua dos pressupostos a que o legislador conecta certo efeito direito interesse pblico , segurana nacional , bons costumes , ordem pblica . y A discricionariedade no pressupe impreciso de sentido. A prpria norma oferece ao aplicador a oportunidade de fazer a subsuno do fato hiptese normativa mediante processo de escolha, considerando necessariamente o fim a que se destina essa norma. A fisionomia da discricionariedade comporta trs elementos: 1 norma de previso aberta que exija complemente do aplicao 2 margem de livre deciso quanto a convenincia e oportunidade 3 - ponderao valorativa de interesses concorrentes, com prevalncia do que melhor atender ao fim da norma. y o conceito jurdico indeterminado situa-se no plano da previso da norma, j que legalmente previstos os efeitos na discricionariedade aloja-se na estatuio da norma, j que o rgo administrativo tem o poder de configurar os efeitos. y Mecanismos de controle os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. 2. Poder regulamentar  Cumpre Administrao criar os mecanismos de complementao das leis indispensveis a sua efetiva aplicabilidade.  No pode a administrao alterar texto legal sob pena de abuso de poder regulamentar, invadindo a competncia do legislativo  Art. 49, V da CF possibilidade do CN sustar atos normativos que extrapolem seu poder de regulamentao.

 Exerccio de funo normativa  Poder regulamentar tem natureza secundria, derivada. Somente exercido luz de lei existente.  Art. 103-B da CF. que instituindo o CNJ, conferiu a esse rgo atribuio para expedir atos regulamentares no mbito de sua competncia ou recomendar competncias tais atos no se enquadram no mbito do poder regulamentar, como tero a constituio como escopo regulamentar, sero eles autnomos e de natureza primaria. mesmo patamar das leis dentro do sistema de hierarquia normativa  PR regulamentado por decretos e regulamentos expedido pelo chefe do executivo, bem como instrues normativas, resolues, portarias e etc...  Hierarquia normativa: y atos de regulamentao de primeiro grau: decretos e regulamentos y atos de regulamentao de segundo grau: instrues expedidas pelos ministros de Estado.  Fenmeno da deslegalizao: pelo qual a competncia para regular certas matrias se transfere da lei (ou ato anlogo) para outras fontes normativas por autorizao do prprio legislador a normatizao sai do ato da lei para o domnio do ato regulamentar ex: poder regulamentar das agncias regulamentadoras. delegao no completa delegao com parmetros (delegation with Standards) delegao s pode conter discricionariedade tcnica oriundo do direito norte americano regulamentao sobre matrias de alta complexidade tcnica.  No podem os atos formalizadores criar direitos e obrigaes art. 5, II da CF.  E legitima porem a fixao de obrigaes subsidirias. Sendo a adequao s obrigaes legais requisito de validade.  So inconstitucionais os decretos expedidos em forma de delegaes disfaradas oriundas de leis que meramente transferem ao executivo a funo de disciplinar o exerccio da liberdade e da propriedade das pessoas.

a) Controle y Art. 49, V CN pode sustar atos normativos que excedam seu poder regulamentar.controle legislativo y Controle judicirio depende da natureza do ato regulamentar tratando de ato contra legem , ser feito o controle de legalidade y Tratando de ato autnomo poder sofrer controle de constitucionalidade ADIN y ADPF para controle de atos regulamentares subordinados j que o controle abrange inconstitucionalidade direita e indireta, atos normativos autnomos e subordinados e ate mesmo atos concretos. y Mandado de injuno na inexistncia do dever de regulamentao y Omisso regulamentadora inconstitucional y Para o autor ausncia de prazo para a regulamentao da lei inconstitucional. J que no pode o legislativo deixar ao executivo a prerrogativa de s tornar a lei exeqvel quando julgar conveniente. Tal prerrogativa inexiste na constituio. podendo se configurar como delegao de poderes o que vedado pela constituio. y Pode ou no o executivo editar regulamentos autnomos? na viso do autor no h tal deslumbramento pela atual constituio sendo somente possvel regulamentos de execuo. y Distino entre decretos e regulamentos como atos administrativos e os decretos como oriundos do exerccio da funo poltica da competncia do Presidente da Repblica. ao contrato dos atos administrativos os atos polticos so de natureza

primaria, como ocorre com os regimentos dos tribunais e resolues de rgos legislativos. Por isso podem ser considerados autnomos. DEVERES DOS ADMINISTRADORES PBLICOS 1. Dever de probidade 2. Dever de eficincia HIERARQUIA E DISCIPLINA  O autor os nomeia como fatos administrativos, j que lhes faltam as prerrogativas de direito pblico que cercam os verdadeiros poderes administrativos.  H certos autores que consideram hierarquia e a disciplina como poderes administrativos. a) Hierarquia  Poder de Comando dever de obedincia agentes de nvel hierrquico inferior.  Poder de reviso  Delegao e avocao fiscalizao das atividades desempanhadas por

b) Subordinao x vinculao  Subordinao tem carter interno e se estabelece entre rgos de uma mesma pessoa administrativa. departamento dentro da secretaria de determinado municpio.  A vinculao ao contrario possui carter externo e resulta do controle que pessoas federativas exercem sobre as pessoas pertencentes Administrao Indireta. Estadomembro a sua autarquia  Inexiste hierarquia entre agentes que exercem funo jurisdicional ou legislativa livre convico do juiz. sumula vinculante como mitigao desse princpio.  Principio da partilha das competncias constitucionais Disciplina funcional Para o autor resulta do sistema hierrquico. Poder de fiscalizar as atividades de nvel inferior A autoridade escolhera, entre as apenas legais, a que consulte ao interesse do servio e a que mais reprima a falta cometida, sem que se configura abuso de poder princpio da adequao punitiva. diferentemente do aplicao da sano penal.  Apurao das infraes deve ser feita de forma regular respeito ao devido processo legal qualquer punio funcional pressupe instaurao de processo admini trativo disciplinar. s c)   

PODER DE POLICIA  Em sentido amplo: significa toda e qualquer ao restritiva do Estado em relao aos direitos individuais. Sobreleva nesse enfoque a funo do Poder Legislativo, incumbido da criao do ius novum, e isso porque apenas as leis organicamente consideradas podem delinear o perfil dos direitos, elastecendo ou reduzindo seu contedo.  Em sentido estrito: se configura como atividade administrativa que consubstancia prerrogativa conferida aos agentes da Administrao, consistente no poder de restringir e condicionar a liberdade e a propriedade.  Policia funo x policia administrao A) Conceito a prerrogativa de direito pblico que, calcada na lei, autoriza a Administrao Pblica a restringir o uso e gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade. B) Poder de policia no direito positivo

 Art. 78 do CTN  A atividade do poder pblico no exerccio do poder de policia autoriza a exigir do -o interessado pagamento de taxa. No cabvel, portanto, o pagamento de tarifa que se caracteriza como preo pblico.  Para que seja legitima a cobrana de taca pelo Poder Pblico competente se faz necessrio que a entidade exera efetivamente o poder de policia.

C) Competncia  A competncia para exercer o poder de policia , em princpio, da pessoa federativa qual a Constituio conferiu o poder de regular a matria.  Ser invalido o ato de policia praticado por agente de pessoa federativa que no tenha competncia constitucional para regular a matria. D) Poder de policia originrio e delegado  Poder originrio aquele exercido pelas pessoas polticas da federao.  Varias atividades administrativas e servios pblicos so executados por pessoas administrativas vinculadas ao Estado. No entanto, so necessrios trs requisitos: 1 a pessoa jurdica deve integrar a estrutura da administrao Indireta 2 a competncia delegada deve ter sido conferida por lei 3 o poder de polcia h de restringir-se prtica de atos de natureza fiscalizatria, partindose, pois, da premisse de que as restries preexistem e de que se cuida de funo executria, e no inovadora.  A delegao no pode ser outorgada a pessoas da iniciativa privada, desprovida de vinculao oficial com os entes pblicos, visto que. Por maior que seja a parceria que tenham com estes, jamais sero dotadas da potestade (ius imperii) necessria ao desempenho da atividade de polcia. E)    Polcia Administrativa e Polcia Judiciria Ambos se enquadram no mbito da funo administrativa. Policia administrativa se exaure em si incide sobre a atividade dos indivduos preventivo Policia judiciria prepara a funo jurisdicional penal, o que faz regulada pelo CPP incide sobre o individuo repressiva

F) Fundamentos interesse pblico funda-se na supremacia da Administrao Pblica G) Finalidade a finalidade dessa interveno, nas relaes privadas, H) mbito de incidncia policia de construes, poltica sanitria, poltica de trnsito e trfego, policia de profisses, polcia do meio ambiente. Em todos seus ramos aparece o Estudo, em sua atuao restritiva de poltica para a preservao do interesse comunidade. I) Atuao da Administrao Atos concretos - individuais Atos normativos contedo genrico

J) Determinaes e consentimentos estatais.  Determinaes quando a vontade administrativa apresenta impositiva, de modo a gerar deveres e obrigaes aos indivduos, no podendo estes se eximir de cumpri-los  Consentimentos representam a resposta positiva da Administrao Pblica aos pedidos formulados por indivduos interessados em exercer determinada atividade, que dependa do referido consentimento para ser considerada legitima.

y y

Licenas as licenas so atos vinculados e. como regra, definitivos Autorizaes as autorizaes espelham atos discricionrios e precrios.

You might also like