You are on page 1of 24

MINISTRIO DA SADE

Cartilha para a me trabalhadora que amamenta

Braslia DF Abril/2010

2010 Ministrio da Sade. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que no seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens dessa obra da rea tcnica. A coleo institucional do Ministrio da Sade pode ser acessada, na ntegra, na Biblioteca Virtual em Sade do Ministrio da Sade: http://www.saude.gov.br/bvs Srie F. Comunicao e Educao em Sade Tiragem: 1 edio 2010 5.000 exemplares Projeto grfico: Fernanda Kalckmann Ilustrador: Otvio Augusto Kalckmann Apoio: Fundao Oswaldo Cruz FIOCRUZ Editora MS Documentao e Informao SIA, trecho 4, lotes 540/610 CEP: 71200-040, Braslia DF Tels.: (61) 3233-1774 / 2020 Fax: (61) 3233-9558 E-mail: editora.ms@saude.gov.br Home page: http://www.saude.gov.br/editora Equipe editorial: Normalizao: Vanessa Leito Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Elaborao, distribuio e informaes: MINISTRIO DA SADE Secretaria de Ateno Sade Departamento de Aes Programticas Estratgicas rea Tcnica de Sade da Criana e Aleitamento Materno SAF/SUL, trecho 2, lote 05/06 Ed. Premium, Torre II, 1 Subsolo, Auditrio, Sala 01 CEP: 70070-600, Braslia DF Tel.: (61) 3306-8070 Fax: (61) 3306-8023 E-mail: crianca@saude.gov.br Home page: www.saude.gov.br Coordenadora: Marina Ferreira Rea Textos e reviso: Elsa Regina Justo Giugliani Fabola Cassab Fernanda Peixoto Cordova Llian Cordova do Esprito Santo Marina Rea Rosangela Gomes dos Santos

Ficha Catalogrfica

Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Cartilha para a me trabalhadora que amamenta / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Braslia : Ministrio da Sade, 2010. 23 p. : il. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade) ISBN 978-85-334-1641-3 1. Aleitamento materno. 2. Alimentao infantil. 3. Sade da criana. I. Ttulo. II. Srie. CDU 613.95

Catalogao na fonte Coordenao-Geral de Documentao e Informao Editora MS OS 2010/0230 Ttulos para indexao: Em ingls: Essentials of breastfeeding and the working mother Em espanhol: Cartilla para la madre trabajadora que amamanta

No mundo de hoje, cada dia mais a gente precisa trabalhar e ter um salrio, para que a vida seja melhor para ns e nossa famlia. Diferente dos tempos de nossas bisavs, hoje quase todas as mulheres esto na luta, muitas vezes criando seus filhos sozinhas, complementando a renda da famlia para pagar comida, roupa, calado, creche, educao, sade... Voc, como me e trabalhadora remunerada, quer dar ao seu filho o melhor alimento, o contato fsico, o carinho, o estmulo, a proteo contra doenas, ou seja, tudo o que voc sempre sonhou de melhor. Como voc j sabe, amamentar o que permite dar a seu filho tudo isso. Mas, como dar de mamar e ao mesmo tempo trabalhar fora de casa?

Esta Cartilha espera dar algumas respostas a voc. Ela contm as seguintes informaes: 1. Seus direitos como trabalhadora e me. 2. Importncia do aleitamento materno, para que voc possa negociar com seus colegas e patres a melhor forma de manter a amamentao. 3. Como proceder para manter a amamentao e para continuar alimentando o seu beb com o seu leite de forma segura, mesmo tendo que ficar longe do beb.
Algumas dicas: Se for possvel e desejado, leve o beb pequeno com voc ao trabalho, ou pea para algum lev-lo no trabalho para ser amamentado; Converse com o patro para ver a possibilidade de voc ter maior flexibilidade nos horrios de trabalho (chegar mais tarde, sair mais cedo, reduzir a carga horria); Fale e explique ao seu patro e seus colegas a importncia de amamentar, explique especialmente que o leite materno protege seu filho, que ficar menos doente, e que, assim, voc faltar menos ao trabalho e estar mais contente; explique tudo isso tambm aos seus familiares.
4

Quais so os seus direitos?


Somente a mulher empregada com contrato de trabalho formal (carteira assinada) tem direito aos benefcios da legislao. As demais devem provar a relao permanente de trabalho na Justia para tentar conseguir os benefcios. No nosso pas, desde a Constituio Federal de 1988, garante-se s mulheres com contrato de trabalho diversos benefcios. Alm disso, cada relao de trabalho pode oferecer benefcios prprios, quer seja Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), funcionalismo pblico, profissional autnomo, empregada domstica, etc. Outras situaes tambm foram contempladas por leis de proteo ao perodo de maternidade, como o caso das estudantes, das mes adotivas, das mulheres privadas de liberdade e das trabalhadoras rurais. Se for esse seu caso, voc encontra, nas ltimas pginas desta Cartilha, informaes complementares, leis e decretos que a amparam.

GESTANTE: pela Constituio Federal, fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa (ou seja, h estabilidade no emprego) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

CRECHE OU BERRIO: os estabelecimentos em que trabalham pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade devero ter local apropriado onde seja permitido s empregadas deixar, sob vigilncia e assistncia, os seus filhos durante a amamentao. Ficam as empresas e empregadores autorizados a adotar o sistema de reembolso-creche, em substituio exigncia de creche no local de trabalho. A exigncia tambm pode ser suprida por meio de creches distritais mantidas por convnios com a empresa, ou com outras entidades pblicas e privadas, ou a cargo do SESI, SESC e entidades sindicais.

PAUSAS PARA AMAMENTAR: para amamentar o filho, a mulher tem o direito de, at os seis meses de idade do filho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um, durante a jornada de trabalho, que no se confundiro com os intervalos normais para repouso e alimentao. Quando a sade do filho exigir, o perodo de 6 meses poder ser aumentado, a critrio do mdico.

LICENA MATERNIDADE: a Constituio de 1988 garante para todas as mulheres trabalhadoras sob o regime CLT o direito a 120 dias de licena.

Quem tem direito licena maternidade de 6 meses?


A Lei 11.770, publicada em 9 de setembro de 2008, mediante concesso de incentivo fiscal, estimula as empresas a ampliarem a licena maternidade das suas trabalhadoras para 6 meses. Essa lei se tornou muito importante no Pas, pois vem ao encontro da recomendao da Organizao Mundial da Sade (OMS) e Ministrio da Sade de aleitamento materno exclusivo por 6 meses. Muitos estados e municpios j esto concedendo essa licena s suas funcionrias. Procure saber se a sua empresa ou o seu municpio j aderiu licena maternidade de 6 meses.

Outros...
PERODO DA LICENA: em casos excepcionais, os perodos de licena antes e depois do parto podero ser aumentados em mais duas semanas cada um, mediante apresentao de atestado mdico. LICENA PATERNIDADE: todos os pais trabalhadores tm direito a cinco dias de licena a contar do dia do nascimento do filho. Para algumas categorias esta licena maior procure se informar!

Por que importante amamentar?


O leite materno o alimento mais completo que existe para o beb. Nos primeiros seis meses, ele contm tudo que o beb precisa, at mesmo gua! Portanto, voc no precisa dar ch, gua, outros leites, mingaus ou suquinhos enquanto ele estiver mamando s no peito, o que traz tambm grande economia para a famlia.
X

10

X O leite materno fcil de digerir, no sobrecarrega o intestino e os rins do beb.

prtico, no precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar; est sempre pronto, a qualquer hora e em qualquer lugar.
X X Protege o beb contra muitas doenas, em especial diarria, pneumonia, otites e outras infeces.

Diminui as possibilidades de surgirem problemas alrgicos, respiratrios e tambm de algumas doenas que costumam se manifestar mais tarde, tais como obesidade, presso alta, colesterol alto e diabete.
X

Sugar o peito um excelente exerccio para o desenvolvimento da face, ajudando a criana a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter boa respirao.
X

Diminui as chances de ocorrncia do cncer de mama, de ovrio e de diabete da mulher que amamenta.
X

11

X Favorece a contrao do tero materno aps o parto, diminuindo as perdas sanguneas e prevenindo a anemia. X Facilita a perda do peso que foi ganho na gravidez.

...E como manter a amamentao quando voc for trabalhar?


X A produo de leite se d de acordo com a demanda da criana, ou seja, quanto mais o beb suga, mais leite produzido. Na ausncia de suco essencial esvaziar as mamas extraindo o seu leite em intervalos regulares. Assim, importante dar o peito sempre que voc estiver com o beb. X A prolactina, hormnio responsvel pela produo de leite, liberada mais noite. Ento, amamentar durante a noite ajuda a manter uma boa produo de leite.

12

X A durao total da licena maternidade pode ser usada para amamentar exclusivamente. Nos ltimos 15 dias da licena, voc pode comear a retirar o seu leite e estoc-lo no freezer ou congelador, de preferncia em pequenas quantidades, para que haja um estoque pronto a ser dado ao beb quando voc comear a trabalhar. X Alimentar o beb com xcara, copinho ou colher fcil, mas preciso que a pessoa que vai cuidar do beb aprenda a fazer isso. Recomenda-se que ela pratique dar o seu leite ao beb com um desses utenslios durante alguns dias antes do final da sua licena. Assim voc retornar ao trabalho segura de que seu beb estar bem alimentado.

13

E quais so os passos para voc extrair seu leite?


Escolha um frasco de vidro incolor com tampa plstica os melhores so os de maionese ou de caf solvel.
X X Lave bem com gua e sabo e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do incio de fervura. X Escorra vidro e tampa sobre um pano limpo at secar.

Depois de secos feche bem o frasco.

Identifique o frasco de vidro onde vai colocar o leite com seu nome, data e hora da coleta.
X X

Retire anis, pulseiras e relgio.

Coloque uma touca ou um leno no cabelo e amarre um leno/tecido limpo na boca.


X

14

Lave as mos at o cotovelo com gua e sabo. Lave as mamas apenas com gua limpa.

Seque as mos e as mamas com papel toalha, evitando deixar resduo de papel, ou com um pano limpo.
X

Lembre-se sempre da higienizao do frasco, das mos, das mamas e dos utenslios que voc vai usar. Isso muito importante para manter a qualidade do leite.

15

E como retirar o leite?


O primeiro passo estar relaxada, sentada confortavelmente, respirar com calma e pensar no beb. Voc j ter deixado preparado o frasco que vai utilizar para a coleta. Talvez voc possa deixar, tambm, um copo com gua ou suco para voc beber.
X

16

X A seguir inicie a massagem das mamas: faa movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a arola (parte escura da mama). X Continuando, massageie toda a mama, mantendo os movimentos circulares. X Coloque o polegar acima da linha onde acaba a arola e os dedos indicador e mdio abaixo dela. X Firme os dedos e empurre para trs em direo ao tronco.

Aperte o polegar contra os outros dedos com cuidado, at sair o leite.


X

17

X No deslize os dedos sobre a pele. Aperte e solte, aperte e solte muitas vezes.

Despreze os primeiros jatos ou gotas.

X Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, com a parte interna voltada para cima.

Retire o leite do peito com as mos ou com bomba manual ou eltrica.


X X

Aps terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite materno com segurana?


Guarde o leite coletado no freezer ou congelador, bem tampado e devidamente identificado.
X X Se o frasco no ficar cheio voc pode complet-lo em outra coleta (no mesmo dia), deixando sempre um espao de dois dedos entre a boca do frasco e o leite. No outro dia, comece com outro frasco. 18

X Se no seu local de trabalho houver uma sala prpria para estes procedimentos, ao terminar, jogue no lixo os materiais descartveis e arrume os equipamentos no lugar, deixando tudo em ordem para a prxima coleta.

19

E como conservar o leite retirado do peito?


O prazo de validade do leite cru de 12 horas se guardado na geladeira e de 15 dias se estocado no freezer ou congelador.

E para transportar o leite de um local para outro?


Ao final da jornada de trabalho pegue uma sacola (ou caixa) trmica e coloque gelo retirado do freezer ou congelador. Aps certificar-se de que o seu leite, coloque o frasco na sacola, feche-a e leve-a para casa.

20

E como utilizar o leite em casa?


Ao chegar em casa, coloque logo o frasco no freezer ou no congelador.
X X Quando algum, na sua ausncia, for oferecer o leite para o seu beb, o frasco dever ser retirado do freezer e descongelado, de preferncia, na geladeira.

Amorne o leite em banho-maria (gua quente em fogo desligado), agitando o vidro lentamente para misturar os seus componentes. O leite no deve ser fervido e nem aquecido em microondas, pois este tipo de aquecimento pode destruir seus fatores de proteo.
X

21

X Amorne apenas a quantidade de leite que o beb for utilizar.

O leite morno que sobrar deve ser desprezado. O restante de leite descongelado e no aquecido poder ser guardado na geladeira e utilizado no prazo de at 12 horas aps o descongelamento.
X

Oferecer o leite em copinho, xcara ou colherinha.


X

ATENO! Quando o beb completa 6 meses ele est pronto para receber alimentos semi-slidos. Est na hora de oferecer comida amassada com garfo, e continuar a amamentao. Nesta fase, procure oferecer alimentos saudveis preparados em casa (em vez de industrializados), em ambiente calmo, mostrando pacincia e interesse pelo beb. E lembre: recomendvel que voc continue amamentando at pelo menos os dois anos de idade.

22

Finalizando...
possvel manter seu filho recebendo leite materno mesmo depois de voc voltar a trabalhar fora? Temos certeza que sim! Algumas empresas j criaram Salas de Apoio Amamentao, ou seja, locais apropriados para a mulher retirar e armazenar com segurana seu leite enquanto est trabalhando. Converse com sua chefia, com seus colegas, discuta essa idia! Se ainda tiver dvidas, pergunte ao profissional de sade, mostre esta Cartilha, esclarea! Nas prximas pginas, voc encontrar os nmeros das leis que a amparam na amamentao mesmo quando estiver trabalhando longe do seu filho.

Sites teis:
www.aleitamento.com www.aleitamento.org.br www.amigasdopeito.org.br www.anvisa.gov.br www.fiocruz.br/redeblh www.ibfan.org.br www.isaude.sp.gov.br www.previdenciasocial.gov.br www.saude.gov.br www.sp.senac.br/amamentacao www.trabalho.gov.br
23

Nmeros das Leis Trabalhistas citadas na cartilha:


X CLT artigo 389 seo IV / Portaria 3296, de 03/09/86, artigo 1 - CRECHE OU REEMBOLSO- CRECHE X CLT artigo 396, seo V PAUSAS PARA AMAMENTAR DURANTE A JORNADA X CLT captulo II artigo 7, XIX LICENA PATERNIDADE X CLT captulo II, Artigo 7, XVII SALRIO MATERNIDADE INTEGRAL X CLT artigo 392, seo V LICENA MATERNIDADE X CLT artigo 392 seo V PRORROGAO POR DUAS SEMANAS DA LICENA MATERNIDADE X CLT artigo 391 seo V ESTABILIDADE PARA A GESTANTE X Lei 11.770/08 - ESTABELECE 2 MESES OPCIONAIS A MAIS DE LICENA MATERNIDADE X Lei 6202/1979 - DIREITOS DA ME ESTUDANTE X Lei de Execues Penais no artigo 82 2 e artigo 89, e o artigo 9 do Estatuto da Criana e do Adolescente - DIREITOS DAS MES PRIVADAS DE LIBERDADE X Art. 210. DIREITO DA SERVIDORA QUE ADOTAR.

24

You might also like