You are on page 1of 7

Escola Estadual prof.

Celso Mller Do Amaral Nome: Deisy Claro Duarte N: 12 Ano: 2A

Trabalho de geografia

Dourados-ms 20 de maio de 2011

Nome: Deisy Claro Duarte N: 12 Ano: 2A

Trabalho de geografia

-Teoria de malthus -Teoria Neomalthusiana - E Reformista

Dourados-MS 20 de maio de 2011 Apresentao

Nesse trabalho apresentarei 3 teorias muitos diferentes onde sero abordados na teoria de malthus desenvolveu uma teoria demogrfica que se apoiava basicamente em dois postulados,em crescimento a populaes,e a produo de alimentos. Outra teoria abordada ser Neomalthusiana foi entre si mesma como tentativa de explicar a fome e os atrasos dos pa ses subdesenvolvidos, e defendia por pases desenvolvidos, e por alguns outros setores de pases subdesenvolvidos, com o instinto de se esquivarem de certas questes de educao e sade. O ltimo tema a ser abolido neste texto ser a teoria Reformista Essa teoria
foi elaborada em resposta a teoria Neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma populao jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, no causa, mas conseqncia do subdesenvolvimento.

Desenvolvimento

Teoria de malthus
A populao, se no ocorrerem guerras, epidemias, desastres naturais, etc., tenderia a duplicar a cada 25 anos. Ela cresceria, portanto, em progresso geomtrica (2, 4, 8, 16, 32...) e constituiria um fator varivel, que cresceria sem parar. O crescimento da produo de alimentos ocorreria apenas em progresso aritmtica (2, 4, 6, 8, 10...) e possuiria certo limite de produo, por depender de um fator fixo: a prpria extenso territorial dos continentes. Ao considerar esses dois postulados, Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria mais acelerado que o ritmo de crescimento da produo de alimentos (progresso geomtrica versus progresso aritmtica). Previu tambm que um dia as possibilidades de aumento da rea cultivada estariam esgotadas, pois todos os continentes estariam plenamente ocupados pela agropecuria e, no entanto, a populao mundial ainda continuaria crescendo. Conseqncias da dinmica demogrfica malthusiana:

A conseqncia disso seria a fome, ou seja, a falta de alimentos para abastecer as necessidades de consumo do planeta, e as mortes, doenas, guerras civis, disputas por territrios, etc. Falhas da teoria de Malthus: Hoje, verifica-se que suas previses no se concretizaram: a populao do planeta no duplicou a cada 25 anos, e a produo de alimentos se acelerou graas ao desenvolvimento tecnolgico. Mesmo que se considere uma rea fixa de cultivo, a quantidade produzida aumentou, uma vez que a produtividade (quantidade produzida por rea; toneladas de arroz por hectare, por exemplo) tambm vem aumentando ao longo das dcadas.

Por que Malthus errou? Essa teoria, quando foi elaborada, parecia muito consistente. Os erros de previso esto ligados principalmente s limitaes da poca para a coleta de dados, j que Malthus tirou suas concluses partindo da observao do comportamento demogrfico em uma determinada regio, com populao predominantemente rural, e as considerou vlidas para todo o planeta no transcorrer da histria, sem considerar os progressos tcnicos advindos da natural evoluo humana. No previu os efeitos decorrentes da urbanizao na evoluo demogrfica e do progresso tecnolgico aplicado agricultura.

Teoria Neomalthusiana
A Teoria Neomalthusiana foi uma tentativa de explicar a fome e o atraso dos pases subdesenvolvidos, e defendidos por pases desenvolvidos _ E por alguns setores de pases subdesenvolvidos, com o intuito de se esquivarem de certas Questes econmicas. Segundo essa teoria, as elevadas taxas de natalidade dos pases Subdesenvolvidos impediriam o desenvolvimento pleno das atividades econmicas desses pases, pois essa numerosa populao jovem necessitaria de grandes investimentos em educao e sade. Segundo os neomalthusianos, quanto maior o nmero de habita ntes, menor a

renda per capita do pas. Embora possua postulados diferentes dos utilizados por Malthus, essa nova teoria chega a mesma concluso de que o crescimento populacional seria responsvel pela ocorrncia da misria. Programas de controle da natalidade so propostos ento nos pases subdesenvolvidos com a disseminao de mtodos anticoncepcionais, tentando assim resolver problemas socioeconmicos com posies contrarias natalidade, com bases apenas em uma argumentao demogrfica.

Teoria reformista
Essa teoria foi elaborada em resposta a teoria Neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma populao jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, no causa, mas conseqncia do subdesenvolvimento. Nos pases desenvolvidos, onde o padro de vida da populao alto, o controle da natalidade ocorre paralelamente a melhoria da qualidade de vida da populao e espontaneamente, de uma gerao para outra. Em pases subdesenvolvidos uma populao numerosa s empecilho para o desenvolvimento de suas atividades econmicas, quando no so realizados investimentos sociais, em especial na educao e sade. Os investimentos na educao so essenciais para melhorar os indicadores sociais, pois quando a famlia est em condies miserveis elas no iro ficar preocupadas em gerar menos filhos. Portanto, quanto maior a escolaridade menor o nmero de filhos e a taxa de mortalidade. De todas as teorias, a reformista a que melhor retrata os fatores que geram o subdesenvolvimento poltico, social e econmico. Dessa forma a teoria reformista derruba as teorias de Malthus.

Concluso

Neste trabalho eu pude aprender e adquirir atravs dele o que devidamente cada teoria por si tem para me ensinar onde malthus apoiava o crescimento de populaes e produtividade de alimentos. Teoria de Neomalthusiana me fez entender que a fome esta se tornando um atraso para os pases subdesenvolvidos com institui que equivalem a certas questes tendo em vista sade e educao . E teoria reformista onde para eles a taxa de populao equivale a o aumento do desenvolvimento

Bibliografia
Fonte:http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1852881-teorianeomalthusiana/ Fonte: Fonte: http://teoriapopulacional.blogspot.com/2008/06/teoria -reformista_21.html

You might also like