You are on page 1of 13

ADMINISTRAO GERAL

TJ MA 2011 2 ETAPA
Esse material um resumo, baseado no edital 02/2011 do Tribunal de Justia do Maranho que visa um melhor aperfeioamento do contedo. FRANCISCO 23/06/2011

Sumrio
Departamentalizao ................................ ................................ ................................ ............... 2 Conceito:................................ ................................ ................................ .............................. 2 Tipos de Departamentalizao ................................ ................................ ............................. 2 Departamentalizao por Funes................................ ................................ .................... 2 Departamentalizao por Produtos ou Servios................................ ................................ 4 Departamentalizao Geogrfica................................ ................................ ...................... 5 Departamentalizao por Clientela................................ ................................ ................... 7 Departamentalizao por Processo................................ ................................ ................... 8 Departamentalizao por Projetos................................. ................................ ................... 9 DELEGAO DE PODERES: centralizao e descentralizao. ................................ .................. 10 CENTRALIZAO................................ ................................ ................................ ................. 11 DESCENTRALIZAO................................ ................................ ................................ ........... 11

Departamentalizao
Conceito:Para os autores clssicos, a especializao na organizao pode dar se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especializao vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da superviso ou chefia acrescentando mais nveis hierrquicos na estrutura. A especializao vertical se faz custa de um aumento de nveis hierrquicos. um desdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando. A especializao vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto , pelo aumento do nmerode nveis hierrquicos. Por outro lado, a especializao horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a percia, a eficincia e a melhor qualidade do trabalho em si. Corresponde a uma especializao de atividade e de conhecimentos. A especializao horizontal se faz custa de um maior nmero de rgos especializados, no mesmo nvel hierrquico, cada qual em sua tarefa. A especializao horizontal tambm denominada processo funcional e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. mais conhecida pelo nome de departamentalizao, pela sua tendncia incrvel de criar departamentos.

OBS: A departamentalizao como caracterstica organizacional A departamentalizao uma caracterstica tpicadas grandes organizaes. Ela diretamente relacionada com o tamanho da organizao e coma complexidade das operaes. Quando a organizaotorna-se grande, todas as atividades no podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietrioou diretor, mas por meio de vrios executivos responsveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade.

Tipos de Departamentalizao
A departamentalizao um meio para se obter homogeneidadede tarefas em cadargo. Para Gulick, essa homogeneidade possvel quando se renena mesma unidade, todos aqueles que esto executandoo mesmo trabalho, pelo mesmo processo,para a mesma clientela, no mesmo lugar. Osprincipais tipos de departamentalizao so: 1. Por funes. 2. Por produtos ou servios. 3. Por localizao geogrfica. 4. Por clientes. 5. Por fases do processo (ou processamento). 6. Por projetos.
Departamentalizao por Funes Tambm denominada departamentalizao funcional, consiste no agrupamento das atividades e tarefasde acordo com as funes principais desenvolvidas dentro da empresa. Se partirmos do ponto devista de que qualquer empreendimento compreendea criao de alguma utilidade dentro de uma economiade troca e as funes fundamentais de qualquerempresa consistem em produo (criao deutilidade ou acrscimo de utilidade de um produtoou servio), venda (procura de fregueses, pacientes,clientes, estudantes ou membros que concordemem aceitar o produto ou servio a um determinadopreo) e financiamento (levantamento, obteno,desembolso de recursos financeiros da empresa),nada mais lgico do que agrupar tais atividades bsicasem departamentos: de produo, de vendas ede finanas.

A diviso do trabalho faz com que a organizaose departamentalize de acordo com o critrio de semelhanade funes, em atividades agrupadas eidentificadas pela mesma classificao funcional,como produo, vendas e finanas.Este tipo de desdobramento pode ser demonstradona estrutura organizacional tradicional baseadanas funes, como a seguir:A departamentalizao por funes o critriomais utilizado para organizar atividades empresariais.Todavia, as funes bsicas de umaempresa podem diferir conforme a empresa ou onegcio:

Vantagens da departamentalizao funcional A departamentalizao por funes apresenta as seguintes vantagens: a. Permite agrupar vrios especialistas sob umanica chefia comum, quando sua atividade especializada. b. Garante plena utilizao das habilidades tcnicasdas pessoas.4 Isso porque se baseia noprincpio da especializao ocupacional. c. Permite economia de escala pela utilizao integradade pessoas, mquinas e produo emmassa. d. Orienta as pessoas para uma especfica atividadeconcentrando sua competncia de maneira eficaze simplifica o treinamento do pessoal. e. indicada para circunstncias estveis de poucasmudanas e que requeiram desempenhocontinuado de tarefas rotineiras. f. Aconselhada para empresas que tenham produtosou servios que permaneam inalteradospor longo prazo.? g. Reflete elevado nvel de auto-orientao e deintroverso administrativa por parte da organizao. Desvantagens da departamentalizaofuncional A departamentalizao funcional apresenta algumasdesvantagens: a. Reduz a cooperao interdepartamental, poisexige forte concentrao intradepartamentale cria barreiras entre os departamentos devido nfase nas especialidades. b. inadequada quando a tecnologia e as circunstnciasexternas so mutveis ou imprevisveis. c. Dificulta a adaptao e a flexibilidade a mudanasexternas, pois a sua abordagem introvertidano percebe e nem visualiza o queacontece fora da organizao ou de cada departamento. d. Faz com que as pessoas focalizem seus esforossobre suas prprias especialidades em detrimentodo objetivo global da empresa. Aplicaes A estrutura funcional indicada para circunstnciasestveis e de pouca mudana e que requeiram desempenhoconstante de tarefas rotineiras. aconselhadapara empresas que tenham poucas linhas deprodutos ou de servios e que permaneam inalteradaspor longo tempo. Ela reflete um dos mais altosnveis de auto orientao e de introverso

administrativa,demonstrando a preocupao da empresacom a sua prpria estrutura interna.


Departamentalizao por Produtos ou Servios Envolve diferenciao e agrupamento de atividadesde acordo com o resultado da organizao, isto , deacordo com o produto ou servio realizado. Todasas atividades requeridas para suprir um produto ouservio mesmo que sejam dissimilares deveroser agrupadas no mesmo departamento. Se o propsitoda organizao produzir quatro produtos,as atividades A, B, C e D, requeridas para cada produto,devero ser agrupadas em cada departamentopor produto, como a seguir:

Baseia-se nos produtos ou servios executadospela organizao, que se descentraliza em funodeles. O agrupamento das atividades da organizaopelos produtos ou linhas de produtos facilita oemprego da tecnologia, das mquinas e equipamentos,do conhecimento, da mo-de-obra, permitindouma intensificao de esforos e concentrao queaumentam sobremaneira a eficincia da organizao.Se a produo de um artigo ou grupo de artigos volumosa e permanente para utilizar completamenteas instalaes e o pessoal, h interesse na departamentalizaopor produtos a fim de obter vantagenseconmicas na produo.Nas empresas no industriais denomina-se departamentalizaopor servios. A diferena que oagrupamento das atividades se baseia nos serviosprestados em vez de produtos. Os hospitais costumamdepartamentalizar suas atividades por serviostais como cirurgia, radiologia, pediatria etc., enquantoas associaes de caridade podem ter departamentosde alimentao, vesturio, alojamento eassistncia mdica. Um banco poder departamentalizarsuas operaes em contas correntes, cmbio,cobrana, emprstimo etc. Uma instituio de ensinopode departamentalizar suas atividades em cursofundamental, curso de secretariado, cursos deaperfeioamento tcnico etc.A departamentalizao por produtos separa a estruturaorganizacional em unidades na base de produtos,projetos ou programas desenvolvidos pela organizaoque apresentam um ciclo de vida longo, comono caso das indstrias automobilsticas. Quando envolveciclos de vida mais rpidos, surge a departamentalizaopor projeto, que veremos logo adiante.
Vantagens da departamentalizao por produtos A departamentalizao por produtos apresenta as seguintes vantagens: 1. Fixa a responsabilidade dos departamentospara um produto ou linha de produto ou servio. O departamento avaliado pelo sucessodo produto ou servio. O executivo maior decada departamento orientado para todos osaspectos bsicos de seu produto, como comercializao,desenvolvimento do produto, custo,lucratividade e desempenho etc.

2. Facilita a coordenao interdepartamental,uma vez que a preocupao bsica o produtoe as diversas atividades departamentais tornamse secundrias e precisam sujeitar-se aoobjetivo principal que o produto. 3. Facilita a inovao, que requer cooperao ecomunicao de vrios grupos contribuintespara o produto. A estratgia de crescimentode muitas empresas levou-as a abandonar adepartamentalizao funcional para adotar aestrutura de departamentos de produtos. 4. Indicada para circunstncias externas e mutveis,pois induz cooperao entre especialistase coordenao de seus esforos para ummelhor desempenho do produto.
Desvantagens da departamentalizao por produtos A departamentalizao por produtos apresenta desvantagens,a saber: 1. Enquanto a departamentalizao funcional concentraespecialistas em um grupo sob uma schefia, a departamentalizao por produtosdispersa-os em subgrupos orientados para diferentesprodutos. Isso provoca duplicao derecursos e de rgos, com evidente aumentode custos operacionais. 2. A departamentalizao por produtos contraindicada para circunstncias externas estveis(estabilidade ambiental), para empresascom poucos produtos ou linhas reduzidas deprodutos, por trazer elevado custo operacionalnessas situaes. 3. Provoca problemas humanos de temores e ansiedades,quando em situao de instabilidadeexterna: os empregados tendem a ser mais inseguroscom relao a alguma possibilidade dedesemprego ou por retardamento na sua carreiraprofissional. 4. Enfatiza a coordenao em detrimento da especializao. Aplicaes
A estrutura por produtos/servios indicada para circunstncias ambientais instveis e mutveis, pois induz cooperao entre especialistas e coordenao de seus esforos para um melhor desempenho do produto/servio. Alm disso, cada departamento tem completa autonomia e autosuficincia com suas prprias unidades de produo, vendas , pesquisa e desenvolvimento etc. Se a tecnologia adotada estvel e permanente, ento a departamentalizao funcional e a organizao do tipo linear so mais apropriadas. Todavia, se a tecnologia adotada adaptativa e modificvel, ento a departamentalizao por produto e a estrutura de staff so mais apropriadas.

Departamentalizao Geogrfica denominada departamentalizao territorial ou regionalou por localizao geogrfica. Requer diferenciaoe agrupamento das atividades de acordo coma localizao onde o trabalho ser desempenhado ouuma rea de mercado a ser servida pela empresa. Apresuno implcita nessa estratgia que, onde osmercados esto dispersos, a eficincia poder ser melhoradase todas as atividades relacionadas com umproduto forem agrupadas em uma rea geogrficaespecfica. Assim, as funes e os produtos/servios sejamsimilares ou dissimilares - devero ser agrupadosna base dos interesses geogrficos. A departamentalizaopor base territorial geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes reas geogrficase cujos mercados so extensos. especialmenteatrativa para empresas de larga escala e cujas atividadesso geograficamente dispersas. As empresas multinacionaisutilizam essa estratgia para as suas operaesfora do pas onde esto sediadas. mais indicadapara a rea de produo (operaes) e de vendas,sendo pouco utilizada pela rea financeira, quenem sempre permite descentralizao.

Vantagens A departamentalizao geogrfica apresenta as seguintesvantagens: 1. Quando as circunstncias externas indicamque o sucesso da organizao depende particularmentedo seu ajustamento s condies es necessidades locais ou regionais, a estratgiaterritorial torna-se imprescindvel. 2. A organizao territorial permite fixar a responsabilidadede lucro e desempenho, da mesmaforma que a organizao por produto,apenas que, no caso, a nfase colocada nocomportamento regional ou local. 3. Encoraja os executivos a pensarem em termosde sucesso do territrio, melhor que em termosde sucesso de um departamento especializadoem uma departamentalizao funcionalou em termos de sucesso de um produto emuma departamentalizao por produtos. 4. indicada para firmas de varejo, desde quecertas funes (como, por exemplo, comprasou finanas) sejam centralizadas. 5. O desenho organizacional na base de departamentalizaoterritorial pode acompanharas variaes regionais e locais sem grandesproblemas. Como cada diviso opera em umterritrio como se fosse uma companhia independente,cada gerente divisional podetomar decises adequadas e adaptadas s diferenasterritoriais. A organizao est maisvoltada para seu ambiente territorial, para oseu m ercado do que para seus aspectos internos. Desvantagens Dentre as desvantagens da departamentalizao geogrficaesto: 1. O enfoque territorial da organizao deixa emsegundo plano a coordenao tanto dos aspectosde planejamento, execuo ou controleda organizao como um todo, em face dograu de liberdade e autonomia colocado nasregies ou filiais. 2. A departamentalizao territorial ocorre principalmentenas reas de marketing e produo. Aplicaes A preocupao territorial uma caracterstica tpicada rea mercadolgica (filiais e agncias distribudasterritorialmente) e da rea de produo ou operaes(fbricas e instalaes distribudas territorialmentepara melhor utilizao dos recursos locais).Ela faz com que as demais reas da empresa comofinanas e recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento se tornem secundrias. O agrupamento territorialaumenta o problema do controle ao nvel institucionalda empresa. A estrutura geogrfica aplicvelquando a empresa pretende dar cobertura a ummercado de consumidores ou usurios (por meio

darea mercadolgica descentralizada) ou a um mercadode fornecedores de recursos de produo (pormeio da rea de produo descentralizada).
Departamentalizao por Clientela A organizao na base da clientela envolve a diferenciaoe o agrupamento das atividades de acordocom o tipo de pessoa ou pessoas para quem otrabalho executado. As caractersticas dos clientes como idade, sexo, nvel socioeconmico, tipo deconsumidor etc. - constituem a base para esse tipode departamentalizao.A departamentalizao por clientes ou por freguesesreflete o interesse pelo consumidor do produtoou servio oferecido pela organizao. umcritrio importante, quando a organizao lida comdiferentes classes de clientes com diferentes caractersticase necessidades. A departamentalizao porcliente divide as unidades organizacionais para quecada uma delas possa servir um diferente cliente;quando diferentes clientes requerem diferentes mtodose caractersticas de vendas, diferentes caractersticasde produtos e, s vezes, diferentes serviosorganizacionais, a estrutura centrada no cliente amais indicada.

Vantagens A departamentalizao por clientes apresenta as seguintesvantagens: 1. Quando a satisfao do cliente o aspectomais crtico da organizao. A departamentalizaopor cliente a abordagem mais extrovertidada organizao, mais preocupada como cliente do que consigo mesma. 2. Quando o negcio depende de diferentes tamanhosou caractersticas de produtos ou serviosque variam conforme o tipo ou o tamanhodo cliente. O cliente mais importante doque os produtos ou servios, que devem seradaptados a ele, principalmente quando osclientes podem ser indivduos, organizaesou o prprio governo. 3. Predispe os executivos e todos os participantesda organizao para a tarefa de satisfazers necessidades e aos requisitos dos clientes. 4. Permite organizao concentrar seus conhecimentossobre as distintas necessidades e exignciasdos canais mercadolgicos. Desvantagens A departamentalizao por cliente apresenta as seguintesdesvantagens: 1. As demais atividades da organizao (comoproduo, finanas etc.) podem tornar-se secundriasou acessrias, em face da preocupaocompulsiva pelo cliente. 2. Os demais objetivos da organizao (como lucratividade,produtividade, eficincia etc.)podem ser deixados de lado ou sacrificadosem funo da satisfao do cliente.

Aplicaes

Constitui a abordagem mais extrovertida da empresa,cuja nfase est mais voltada para o cliente doque para si mesma. indicada quando o negciodepende de diferentes caractersticas de produtos/servios que variam conforme o tipo e a necessidadesdo cliente. O cliente mais importante doque os produtos/servios, que devem ser adaptadose ajustados a ele e s suas necessidades. uma estratgiaque predispe os executivos e todos os participantes satisfao das necessidades e requisitos dosclientes, e permite concentrar todos os conhecimentossobre as diferentes necessidades e exignciasdos diferentes canais mercadolgicos.
Departamentalizao por Processo Tambm denominada departamentalizao porfases do processo, por processamento ou aindapor equipamento. frequentemente utilizada nasempresas industriais nos nveis mais baixos da estruturaorganizacional das reas produtivas ou deopera es. A diferenciao e o agrupamento se fazempor meio de sequncia do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjoe disposio racional do equipamento utilizado. o processo de produo dos bens ou servios quedetermina a estratgia de diferenciao e agrupamento.Processo um conjunto de atividades estruturadase destinadas a resultar um produto especificadopara um determinado cliente ou mercado. umaordenao especfica das atividades de trabalho notempo e no espao, com um comeo, um fim, e entradase sadas claramente identificadas. O processo entendido como uma srie de atividades quefornecem valor a um cliente. O cliente do processo no necessariamente um cliente externo da empresa.Ele pode estar dentro da empresa. o chamadocliente interno.

DICAS Departamentalizao por processoetecnologia A departamentalizao por processo representa ainfluncia da tecnologia utilizada pela empresa emsua estrutura organizacional. o que ocorre noscentros de processamento de dados, onde as instalaesso demasiado onerosas e complexas e oarranjo fsico das mquinas e equipamentos defineo agrupamento de pessoas e de materiais para processaras operaes.
Vantagens A departamentalizao por processo procura extrairvantagens econmicas oferecidas pela prpria naturezado equipamento ou da tecnologia. A tecnologiapassa a ser o foco e o ponto de referncia para oagrupamento de unidades e posies. Com a nfasenos processos surgiu a reengenharia. A reengenhariaprocura reinventar as organizaes por meio dototal redesenho dos processos empresariais, comoveremos mais adiante. Desvantagens Quando a tecnologia utilizada passa por intenso desenvolvimentoe mudanas que alteram o processoprodutivo, a departamentalizao por processo pecapela absoluta falta de flexibilidade e de adaptao.No caso do computador, os tremendos desenvolvimentostecnolgicos no processamento de dados tm provocado mudanas seja no equipamento(hardware) seja no processo (software), acarretandoo enxugamento (downsizing) da rea e sua descentralizaorumo aos usurios.

Aplicaes O agrupamento por processo est tambm ligadoao produto/servio produzido por meio do processo.Em outros termos, a estrutura do processo utilizadapelas empresas est relacionada com a estruturado produto. Vale dizer que o processo uma variveldependente da tecnologia empregada paraproduzir um dado produto/servio. O agrupamentopor processo interessante quando os produtos oua tecnologia utilizada so estveis e duradouros.
Departamentalizaopor Projetos. O agrupamento ou organizao na base de projetosenvolve a diferenciao e o agrupamento das atividadesde acordo com as sadas e os resultados (outputs)relativos a um ou a vrios projetos da empresa. uma estratgia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvamgrande concentrao de recursos e prolongado tempopara sua produo. o caso de estaleiros navais que produzem navios, de obras de construo civil(edifcios) ou industrial (fbricas e usinas hidreltricas)que exigem tecnologia sofisticada, pessoal especializado,reunio de recursos diferentes ao longodo produto. Como o produto de grande porte eexige planejamento individual e detalhado e um extensoperodo para a execuo, cada produto tratadocomo um projeto especial e sob encomenda.Essa estratgia de organizao adapta a estrutura daempresa aos projetos que ela se prope a construir. Por meio desse critrio, unidades e grupos de empregadosso destacados e concentrados durantelongo lapso de tempo em projetos especficos e osrecursos necessrios so alocados em cada projeto.

Dicas. Adepartamentalizao por projetos requer uma estrutura organizacional flexvel e mutvel, capaz de adaptar-se s necessidades de cada projeto a serdesenvolvido e executado durante um determinadoprazo de tempo. Como o projeto geralmente definidopelo cliente, de acordo com suas necessidadese especificaes, e como requer uma determinadatecnologia, a adaptabilidade organizacionalconstitui um problema de base. O agrupamento porprojeto representa a estratgia que permite elevado grau de coordenao entre as partes envolvidas que deixam suas posies anteriores para se fixarem temporariamente em um determinado projeto que passa a envolve-las totalmente.
Vantagens A departamentalizao por projeto , no fundo,uma departamentalizao temporria por produto,quando esse assume propores enormes, requerendoinvestimentos e recursos elevados, tecnologiaespecfica e perodos prolongados de tempo paraseu planejamento e execuo. Sua principal vantagem a enorme concentrao de diferentes recursosem uma atividade complexa e que exige pontosdefinidos de incio e trmino, com datas e

prazosdeterminados. Cada projeto tem seu ciclo de vidaespecfico. o tipo de departamentalizao orientadapara resultados.
Desvantagens Cada projeto nico e indito e envolve muitas habilidadese conhecimentos dispersos na empresa,com os quais pode passar de uma fase para a outradentro do ciclo de vida. Assim quando termina umprojeto, a empresa pode ser obrigada a dispensarpessoal ou paralisar mquinas e equipamentos seno tiver outro projeto em vista. Alm dessa descontinuidade,o agrupamento por projeto provocaforte dose de ansiedade e angstia nas pessoas pelaimprevisibilidade de futuro no emprego. Aplicaes O agrupamento por projeto utilizado por organizaesque se dedicam a atividades influenciadaspelo desenvolvimento tecnolgico, como no casode pesquisa e desenvolvimento em empresas doramo de eletrnica, energia nuclear, astronutica,aeronutica, farmacutico etc., quando o projeto serefere a um novo produto a ser pesquisado e desenvolvidopara ser futuramente colocado em linha deproduo. A principal tarefa reunir uma equipe deespecialistas em diversos campos de atividade. Aadministrao por projetos uma decorrncia dessaestratgia organizacional e est centrada na adaptaode certos segmentos da empresa a um produtocomplexo e manufaturado a partir de uma enormeconcentrao de recursos e de especialistas diferentespara atender a especificaes predeterminadasvoltadas para atender exigncias e necessidades dediferentes clientes.

DELEGAO DE PODERES: centralizao e descentralizao.


Conceitualmente, delegao a transferncia de um determinado nvel de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando, a partir da, o compromisso pela execuo da tarefa delegada. Os principais elementos da delegao so:
y y

A tarefa que foi transferida pelo chefe ao subordinado; e A responsabilidade ou compromisso (obrigao) que o subordinado passa a ter com chefe na realizao da tarefa delegada.

A autoridade de um chefe deve ser delegada na medida necessria para a realizao dos resultados esperados. Ela deve ser proporcional ao nvel de responsabilidade inerente ao cargo ou funo do subordinado. A delegao importante por que:
y y

y y

Permite ao chefe coordenar trabalhos mais complexos e de maior abrangncia; Permite maior produtividade da equipe de trabalho, gerando maior motivao, menor tempo de espera para tomada de decises, maior desenvolvimento da equipe e maior interao entre as unidades organizacionais; Permite melhor aproveitamento de recursos; e Exige melhor planejamento e programao de atividades e proporciona condies para isso.

CENTRALIZAO
Centralizao a maior concentrao de poder decisrio na alta administrao de uma empresa. Ela ocorre normalmente em uma das seguintes situaes:
y y y y y y

Para manter maior nvel de integrao das atividades da empresa; Para manter uniformidade de deciso e aes; Para melhor administrar as urgncias; Quando o executivo no quer uma segunda pessoa que lhe faa sombra; Quando a estrutura organizacional da empresa no possibilita a descentralizao; e Para aumentar o nvel de controle das atividades da empresa.

As principais Vantagens da centralizao so:


y y y y y

As decises so tomadas por administradores que possuem viso global da empresa Os tomadores de deciso no topo so mais bem treinados e preparados do que os que esto nos nveis mais baixos. As decises so mais consistentes com os objetivos empresariais globais A centralizao elimina esforos duplicados de vrios tomadores de deciso e reduz custos operacionais Certas funes como compras e tesouraria permitem maior especializao e vantagens com a centralizao

As desvantagens da centralizao:
y y y y

As decises so tomadas na cpula que esta distanciada dos fatos e das circunstancias. Os tomadores de deciso no topo tm pouco contato com as pessoas e situaes envolvidas As linhas de comunicao ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional As decises passadas pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediarias e possibilitando distores e erros pessoais no processo de comunicao das decises.

DESCENTRALIZAO
a maior concentrao do poder decisrio na alta administrao da empresa, sedo mais distribuda por seus diversos nveis hierrquicos. Ela ocorre normalmente nas seguintes situaes:
y y

A carga de trabalho da alta administrao est volumosa e/ou demasiadamente complexa; Pela maior nfase que a empresa quer dar relao produto ou servio versus mercado;

y y

Para encorajar o processo decisrio de sues executivos lotados na mdia e baixa administrao; e Para proporcionar maiores participaes, motivao e comprometimento dos executivos e funcionrios da empresa.

As vantagens da Descentralizao: y As decises so tomadas mais rapidamente pelos prprios executores da ao. y Tomadores de deciso so os que tm mais informao sobre a situao. y Maior participao no processo decisrio promove motivao e moral elevado entre os administradores mdios. y Proporciona excelente treinamento para os administradores mdios As desvantagens da Descentralizao:
y y y y

Pode ocorrer falta de informao e coordenao entre os departamentos envolvidos. Maior custo pela exigncia de melhor seleo e treinamento dos administradores mdios. Risco da subobjetivao: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresarias. As polticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos. Diferenas entre descentralizao e delegao. DESCENTRALIZAO 1. ligada ao cargo. 2. Geralmente atinge vrios nveis hierrquicos 3. Carter mais formal. 4. Menos pessoal. 5. Mais estvel no tempo. DELEGAO 1.ligada pessoa 2. atinge um nvel hierrquico. 3. Carter informal. 4. Mais pessoal. 5. Menos estvel no tempo.

You might also like