You are on page 1of 7

RELATRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA E DO ALUNO VOLUNTRIO DO PIBIC/CNPq - UFPE (Refere-se s atividades realizadas no perodo de agosto 2010 a janeiro

de 2011) 1. IDENTIFICAO Nome do Orientador: Nome do Aluno: rea do projeto: Ttulo do projeto do aluno: Daniel Carneiro da Silva Jos Arimatia Barroso Neto Engenharia Cartogrfica Sistema de fotogrametria digital para medio do tronco

2. OBJETIVOS DO PROJETO DO ALUNO Para que o projeto se conclua, se fez como objetivos, no necessariamente nesta ordem, aperfeioar o programa j desenvolvido anteriormente para fazer se localizar pontos em fotos (mtodo de correlao), homologar os pontos de forma automtica, usar mtodo de ajustamento para se criar um modelo 3D e assim, fazer experimentos para se calcular a expansividade pulmonar.

3. PRINCIPAIS ETAPAS EXECUTADAS PELO ALUNO NO PERODO As etapas a seguir sero descriminadas na forma que fique de melhor entendimento cronolgico, mas no necessariamente foram feitas nessa ordem, j que acontecia vrias vezes de se no conseguir dar continuidade em uma parte do projeto, ento se fazia a outra parte. Como o produto final deve ser uma imagem em 3D para que se possa calcular volume, se faz necessrio, atravs da teoria de fotogrametria, obter duas fotos do mesmo objeto, no caso o tronco humano, obtidas de ngulos diferentes, porm, sem que haja movimento do objeto em questo. No caso deste projeto, usado um manequim, j que para teste necessrio se obter vrias fotos. 3.1 Escolha da grade A primeira parte do projeto a escolha da grade que ir cobrir o manequim. Foram testados dois tipos de grade, uma com linhas na vertical e horizontal, outra com circunferncias, como mostra as figuras 1 e 2.

Figura 1

Figura 2

2 3.2 Aperfeioamentos do programa O programa em linguagem MATLAB que foi fornecido, ele continua como dados de entrada a foto do manequim com a grade por cima, a imagem recortada da foto do cruzamento das retas da grade ou de uma circunferncia que serve como base para achar as outras e o ponto do centro da imagem de referencia. No caso do centro da imagem, se criou uma rotina que foi adicionada no programa que faz com que no seja mais necessrio o usurio entrar com o valor do centro da imagem, sendo o prprio programa que acha o mesmo. 3.3 Usando o programa Quando o programa usado, pego a imagem de referncia que passa por toda a imagem do manequim com a grade a fim de localizar todos os pontos. 3.4 Homologar os pontos e 3D Aps se usar o programa, ele fornece uma lista dos pontos obtidos na figura. Em posse dos pontos das duas fotos do mesmo manequim obtidas de ngulos diferentes, se faz necessrio homologar os pontos das duas fotos para que se possa fazer o desenho em 3D rodando as sadas em um programa de ajustamento. 3.5 Mudana da camada O programa para deixar o seu processo mais rpido, escolhia apenas a primeira camada da imagem do manequim e de referencia, que seria a camada vermelha, para assim trabalhar s com ela. Porm com imagens mais claras, o processo no se dava por concludo, pois no era possvel identificar a malha com a camada vermelha, sendo necessria a mudana para a terceira camada, a azul. 4. APRESENTAO E DISCUSSO SUSCINTA DOS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS AT O MOMENTO 4.1 Escolha da grade Aps se fazer vrios testes com os dois tipos de grades se concluem que a grade com circunferncias se tem um melhor resultado, pois, como mostra na figura 3, a grade com linhas se obtm vrios pontos que esto fora dos cruzamentos, j na figura 4, quase todas as circunferncias so localizadas e possurem maior nmero aps se usar o programa.

Figura 3

Figura 4

3 Percebe-se que no caso da circunferncia, algumas figuras na mesa so obtidas, porem elas no momento de fazer a homologao, por no terem seu par na outra foto, no iro influenciar no resultado final. 4.2 Aperfeioamentos do programa Para a criao de um algoritmo para localizar o centro da figura de referncia, foi eito um programa que transforma a imagem de referncia (figura 5) em uma imagem binria (figura 6), atravs da diferenciao das cores. Aps isso, usando a frmula do centro de massa (Formula 1), se chega ao centro da figura.

Figura 5

Figura 6

( Formula 1) Aps testar com vrias figuras de referncia, tendo que mudar as vezes o tipo de binarizao, se chegou aos resultados necessrios, onde a binarizao era feita atribuindo valores 0 para pixels altos e 255 para pixels baixos. Percebe-se que no se formou um crculo perfeito, isso se d ao fato da imagem de referncia no ser um crculo perfeito e pelo algoritimo no identificar todos os pontos, porm, para o que se quer como resultado, este algoritimo se faz satisfatrio. 4.3 Usando o programa O tempo para usar o programa leva em conta o tamanho da imagem. Para se reduzir esse tempo para se fazer testes no programa, era necessrio recortar imagem para que o programa ficasse mais rpido, porm mesmo assim, o programa continua a ser lento, levando mais de meia hora para rodar por inteiro, e quando se faz com a imagem toda, leva mais de uma hora. Esse problema ainda est tentando ser resolvido. 4.4 Homologar dos pontos e 3D Para se fazer a homologao, primeiro foi feito a mo para teste e agora, se esta automatizando, atravs de um programa que l um par prximo e em seguida por direes se chega aos outros prontos, porm, a falhas nesse programa, pois como exemplo, se olhando pelo par inicial e vendo o par mais a cima dele, se h realmente o par sendo os das duas imagens, o programa aceita, mas se o ponto em uma e no h na outra, o programa pode acabar coletando o ponto de outro par. Exemplificando bem, a figura 8 mostra o par estereoscpico, onde na parte mais inferior, se v falhas no manequim, onde certos pontos no possuem um par, sendo que o algoritmo possui uma falha que no reconhece bem esses pontos sem par, dando a eles o resultado como par o ponto mais acima ou mais abaixo.

Figura 8

Para se resolver isso, necessrio definir um limiar de distncia para que isto no ocorra, porm ainda no se chegou ao valor certo deste limiar, pois se ele for maior que o necessrio, ocorre o erro descrito acima e se for menor, alguns pontos que possuem par, sero definidos como pontos sem par. 4.5 Mudana da camada Como se pode ver na figura 9, h imagem muito clara, tornando quase impossvel ver a malha. Quando o programa rodava escolhendo a camada vermelha (figura 10), a mahar continuava sem ser vista, porem, quando escolhia a azul (figura 11) a malhar fica ntida, sendo possvel a identificao dos pontos.

Figura 9

Figura 10

Figura 11 Esta implementao tambm poderia ser aplicada no algoritmo para se localizar o centro da imagem de referncia, porm no necessrio. 5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES Ex.:
ATIVIDADES (*) Atividade 1 (Prevista) Atividade 1 (Realizada) Atividade 2 (Prevista) Atividade 2 (Realizada) Atividade 3 (Prevista) Atividade 3 (Realizada) ... Atividade n (Prevista) Atividade n (Realizada)
AGO X OK SET X OK OUT X OK NOV X OK DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

X X OK X OK X OK X OK X OK X OK X X

X X

X X X

(*) Atividades previstas no projeto como: reviso de literatura, trabalho de campo, medies de laboratrio, entrevistas etc. Obs.: Caso determinada etapa no tenha sido realizada, justificar. 6. DIFICULDADES ENCONTRADAS

6 Foram encontradas dificuldades em relao ao tempo para se fazer testes, pois as vezes s era possvel realizar dois testes em um dia, e a dificuldade para se criar os algoritmos, onde em relao a programao no continha dificuldade e sim na parte lgica do programa. 7. ATIVIDADES PARALELAS DESENVOLVIDAS PELO ALUNO No foram realizadas atividades paralelas.

You might also like