You are on page 1of 31

Manual de Rede Local Instalao e Configurao

Instalao do Windows 2003 Server Virtual Box

Resumo

Neste manual irei descrever o processo de instalao do programa Virtual box, a criao de uma mquina virtual no Virtual Box e de seguida vou descrever a instalao do Windows 2003 Server na mesma mquina Virtual.

ndice

1.

Introduo ................................ ................................ ................................ ............. 1 1.1 1.2 2.2 Apresentao da Virtual box ................................ ................................ ........... 1 Apresentao do Windows 2003 ................................ ................................ ..... 1 Criao de uma Mquina Virtual ................................ ................................ .... 6

2.Virtual Box ................................ ................................ ................................ ................ 2 2.3 Colocao do CD Virtual (. ISO)................................ ................................ ....... 10 2.4 Adicionar novo disco ................................ ................................ ........................ 11 3.Windows 2003 Server ................................ ................................ .............................. 15 3.1 Instalao ................................ ................................ ................................ .......... 15 3.2 Implementar o RAID ................................ ...... Error! Bookmark not defined. Concluses ................................ ................................ ................................ ................. 27 Webliografia ................................ ................................ ................................ ............... 28

1. Introduo
1.1 Apresentao da Virtual box
Criado pela empresa Innotek, em Janeiro de 2007 lanado a verso VirtualBox OSE (Open Source Edition) com a licena GPL (GNU General Public License), verso 2. No dia 20 de Abril de 2009 a Oracle compra a Sun Microsystems e todos os seus produtos, incluindo o VirtualBox. A Virtual Box um software de virtualizao desenvolvido pele Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalao de sistemas distintos. Ele permite a instalao e utilizao de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

1.2 Apresentao do Windows 2003


O Windows 2003 Server um sistema operacional da Microsoft e foi lanado em 24 de Abril de 2003, foi desenvolvido para ser sucessor do Windows 2000 Server. No seu ncleo est uma verso do Windows XP com algumas funes desligadas para permitir um funcionamento mais estvel do sistema. Tal como o Windows 2000, este apresenta o Active Direstory como principal ferramenta para administrao de domnios. um sistema utilizado estritamente em redes de computadores. O Windows Server 2003 da Microsoft trouxe novas melhorias aos servios de rede e ao active Directory, que agora implementa mais funcionalidades em relao ao Windows 2000 Server.

2.Virtual Box

Neste ponto vamos proceder instalao do virtual box, um software de virtualizao que cria ambientes para instalao de sistemas. Ele permite a instalao e utilizao de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

2.1

Instalao do Virtual Box

Para comear o processo de instalao, comeamos por fazer duplo clique no ficheiro que fizemos o download, em seguida aparece este menu onde carregamos no boto executar. Este o menu de boas vindas instalao do Virtual Box, carregamos no boto next (seguinte).

Este os termos da licena, temos de escolher a opo I accept (eu aceito) e carregamos o boto next (seguinte).

Neste ponto podemos alterar o local em que queremos instalar o Virtual box no nosso computador, depois disso carregamos o boto next (seguinte).

Neste ponto, podemos decidir se queremos que seja criado um boto de atalho no ambiente de trabalho e na barra de lanamento rpido em seguida carregamos o boto next (seguinte).

Depois de todas estas opes comea a instalao propriamente dita, para tal carregamos o boto Install (instalar).

Este o ecr que aparece durante a evoluo da instalao s aguardar.

No ecr de finalizao aparece a opo se queremos logo correr o Virtual Box, para terminar e podermos comear a utilizar o Virtual Box carregamos no boto Finish.

2.2

Criao de uma Mquina Virtual

Neste ponto vamos proceder criao de uma mquina virtual que um computador fictcio criado por um programa de simulao. A sua memria, processador e outros recursos so virtualizados. A virtualizao a interposio do software (mquina virtual) em vrias camadas do sistema. uma forma de dividir os recursos de um computador em mltiplos ambientes de execuo. O criador define uma mquina virtual como uma cpia isolada de um sistema fsico, e esta cpia est totalmente protegida. As mquinas virtuais so extremamente teis no dia-a-dia, pois permitem ao usurio rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa. Aps a finalizao da instalao do Virtual box, vamos de seguida criar uma Mquina virtual ao correr o Virtual Box, aparece-nos esta janela na qual vamos seleccionar o boto novo.

Aps carregar o boto novo comear a criao de uma nova Mquina Virtual, carregamos o boto prximo.

Neste ponto tem de escolher o nome a dar nossa nova mquina virtual e o sistema operativo que vamos instalar nela, importante escolher o Sistema Operativo correcto que iremos instalar na mquina virtual pois automaticamente escolher a quantidade de memria e espao necessrio para esse Sistema Operativo.

Este ponto serve para seleccionarmos a quantidade de memria RAM que queremos disponibilizar para a mquina virtual que estamos a criar. O virtual box diz-nos a quantidade recomendada que alterada conforme o sistema operativo que decidim os escolher instalar no passo anterior, podemos alterar a quantidade recomendada sempre que quisermos, mas no devemos escolher menos do que o mnimo aconselhado.

Neste ponto podemos escolher se queremos usar um disco virtual que j tenhamos criado noutra mquina virtual ou se queremos criar um disco virtual novo, Virtual Box tambm nos d o tamanho orientado conforme o Sistema Operativo que escolhemos anteriormente.

Neste ponto podemos escolher entre o tamanho fixo de armazenamento ou expandido, o expandido tm a vantagem de ir ocupando o espao conforme for necessitando desse mesmo espao.

Neste ponto iremos escolher a localizao onde queremos guardar o Disco Virtual e o seu tamanho.

Aqui podemos ver um sumrio de todas as opes que fizemos anteriormente, e se quisermos fazer algumas alteraes devia de ter sido anteriormente, agora vejamos que no era bem o que pretendamos, podemos voltar para trs e alter-las.

Neste ponto podemos ver que j temos mais uma mquina virtual criada, na listagem vai constar a que tinha-mos e a que acabamos de criar.

2.3 Colocao do CD Virtual (. ISO)


Agora com a mquina virtual criada vamos instalar-lhe o Sistema Operativo pretendido temos de seleccionar onde vamos buscar o cd de instalao, neste caso vamos utilizar a imagem do cd de instalao do Windows 2003 Server disponibilizada pelo formador que colocamos na pasta dos ISOS.

2.4 Adicionar novo disco


Agora com o sistema Operativo pretendido seleccionado vamos criar um disco virtual para implementar o sistema RAID I. Primeiro carregamos a pasta ao lado dos Hard Disk.

Neste menu carregar no boto novo.

Neste passo s carregar prximo.

Neste ponto seleccionamos se queremos o armazenamento expandido ou fixo, vamos seleccionar expandido tal como quando criamos a mquina virtual pela mesma razo que com o disco expandido, ele vai adaptando o espao s necessidades que vamos encontrando com a utilizao.

Neste ponto escolhemos o local onde queremos guardar o disco virtual o nome a dar-lhe e o tamanho pretendido.

Neste ponto s escolher terminar.

Neste ponto j podemos ver o disco criado e basta alterar para IDE Secondary Slave na janela de Slot, pois no podemos ter os dois como primary.

3.Windows 2003 Server

Neste ponto vamos proceder instalao do Windows 2003 Server. O Windows 2003 Server vem em um nmero de edies, cada um direccionado para um determinado tamanho e tipo de negcio. Em geral, todas as variantes do Windows 2003 Server tm a habilidade de compartilhar arquivos e impressoras, agir como um servidor de aplicativos e filas de mensagens de acolhimento, prestao de servios de email, autenticar usurios, agir como um servidor de certificados X.509, fornecer servios de directrio LDAP, servir streaming media, e executar outras funes de servidor-oriented. Segundo a Microsoft, o Windows 2003 Server mais escalvel e oferece melhor desempenho que o seu antecessor, o Windows 2000.

3.1 Instalao do Windows 2003 Server


Depois com a mquina virtual que criamos seleccionada carregamos o boto iniciar.

Esta a primeira janela que nos aparece quando comeamos a instalar o Windows 2003 server, nela vamos carregar a tecla enter para comear a configurar o windows.

Esta janela so os termos da licena com os quais temos de concordar, para prosseguir com a instalao pressionamos a tecla F8.

Neste ponto vamos criar 2 parties no disco criado ou seja vamos dividi-lo em 2 que a maneira mais correcta de trabalhar pois uma ser para conter a instalao do Windows e a outra para colocarmos os nossos trabalhos nessa mquina. Para isso vamos carregar a tecla C.

Escolhemos mais ou menos metade do disco na partio a criar e o restante ficar no outro conforme podemos ver na janela em baixo, seleccionamos agora a partio onde vamos instalar o Windows 2003 server carregando no enter.

Nesta janela temos de escolher o sistema de ficheiros que sero utilizados com esta instalao. Vamos escolher o sistema NTFS que o sistema mais utilizado actualmente, pois cria sectores mais apropriados que o sistema FAT que cria sectores sempre iguais quer o ficheiro a gravar precise deles ou no e o sistema NTFS cria uma tabela com as permisses de cada ficheiro ou pasta criada. Para tal colocamos o cursor em cima desse tipo de ficheiros e carregamos o enter.

Neste ponto est a proceder formatao da partio pretendida.

Nesta fase s aguardar pela instalao.

Neste ponto ou aguardamos ou e o computador ir reiniciar automaticamente ou carregamos o enter e ele comea a reiniciar o computador.

Neste ponto aps o computador se reiniciar voltamos a esperar pela evoluo da instalao.

Neste ponto podemos alterar os idiomas pr definidos. No caso de j estar o Portugus escolhido s carregar o seguinte.

Neste ponto podemos introduzir o nosso nome e da organizao onde est a ser instalado o software.

Neste ponto temos de introduzir a chave que acompanha o Windows.

Neste ponto podemos para escolher quantas licenas de ligao de utilizadores ao servidor queremos e podemos optar por ligaes em simultneo em que podemos optar pelas 5 que o computador j trs, se tivermos mais do que 5 computadores ligados a esse servidor s cinco podero estar a ser utilizados de cada vez, ou por dispositivo ou utilizador em que cada utilizador ter que ter a sua prpria licena.

Neste ponto podemos introduzir o nome do computador e se quisermos uma palavra passe para quando inicia o computador.

Nesta janela s aguardar pela instalao.

Neste ponto podemos escolher as definies de rede deve-mos optar pelas definies tpicas e posteriormente se quisermos alterar alguma coisa podemos sempre ir alterar.

Neste ponto podemos escolher se o computador se encontra nalguma rede.

Neste ponto novamente esperar.

Neste ponto o Windows j est a iniciar. Continuamos a aguardar.

Neste ponto s premir as teclas Ctr+Alt+Delete

Neste ponto teremos de introduzir a palavra passe que escolhemos em um dos passos anteriores aquando da instalao do Windows.

J temos o Windows server instalado.

Concluses
Na minha opinio uma das vantagens de ter uma mquina virtual instalada no PC de ter vrios sistemas operacionais no mesmo computador, podendo dessa forma, utilizar sistemas operacionais diferentes. Para mim o Windows 2003 Server foi considerada uma melhoria significativa em relao verso 2000, com recursos adicionais e uma interface ainda mais simples. Como acontece com qualquer programa, ele tem suas vantagens e desvantagens. O Windows 2003 Server tem como vantagem uma abundncia de recursos ao longo dos ltimos verso Windows 2000, incluindo um servio de cpia sombra de volume. Se um administrador activa esse recurso em um drive, o sistema periodicamente tomar "instantneos" de todos os arquivos nessa unidade. Isso permite que os arquivos excludos a recuperar mais fcil e pode habilitar a opo de recuperar uma verso anterior de um arquivo, se alguns dados se perderam. No modo de configurao, ele tambm oferece um "Quick Format" opo onde podemos formatar uma partio especfica de uma unidade em vez de ter que fazer toda a unidade de uma s vez, o que economiza uma quantidade significativa de tempo. O Windows tambm liberou uma variedade de diferentes verses do Windows Server 2003, a fim de acomodar diferentes tipos e tamanhos de negcios. A vantagem que no precisamos desperdiar dinheiro em um pacote que no precisamos, pois podemos comprar o que melhor se adequa ao nosso negcio, desenhado para o nosso tipo de negcio. Como desvantagem para o Windows 2003 server pode ser competitivo em preo com programas do gnero, por exemplo se tivesse um pequeno negcio que no exigisse o tipo de software de banco de dados e recursos de rede que fornece servidores, provavelmente no vale o investimento. Outra desvantagem que j foi desactualizada pelo Windows 2008 server. A verso 2008 apresenta recursos avanados de segurana que o tornam mais atractivo para muitas empresas, na sequncia de crescente ameaa de vrus.

Webliografia
Download do Virtual Box http://www.wirtualbox.org 04-06-2010 http://translate.google.pt/translate?hl=ptPT&langpair=en%7Cpt&u=http://www.brighthub.com/computing/windowsplatform/articles/66391.aspx 22-07-2010

You might also like