You are on page 1of 10

A pesquisa etnogrfica e sua importncia para os estudos de aquisio de lngua estrangeira

Denise de Souza Silva Pinto


Federal Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract
This article intends to give a general view of the discussions around a scientific method of classroom research called ethnography. This research method came from the social sciences with a clear concern for providing a cultural explanation of social groups. But, within the field of applied linguistics, the tradition of a quantitative view of research brought some other concerns to this research method, such as validity and reliability. However, in relation to the definition and to the essential elements of ethnography there is agreement among all authors.

PINTO

126

I. INTRODUO

pesquisa etnogrfica tem despertado grande interesse em diversas reas das cincias humanas que concebem o estudo do comportamento humano necessariamente vinculado ao seu contexto social. Esta abordagem qualitativa recente na rea de pesquisas sobre aquisio de segunda lngua (SLA) e lngua estrangeira (FLA), se comparada ao volume de pesquisas experimentais e quantitativas. Este recente interesse justifica-se pela limitao dos resultados trazidos pela metodologia quantitativa tradicional na compreenso do processo de aprendizagem em sala de aula. Segundo Micolli (1997), as pesquisas quantitativas tradicionais focalizam suas anlises no produto cognitivo/lingstico dos aprendizes, sem analisar o contexto social da aprendizagem, ou seja, buscam a compreenso do processo indiretamente. Se a investigao dos processos sociais da sala de aula realmente necessria para a compreenso do processo de aprendizagem, a etnografia tem um lugar importante na pesquisa em SLA. O escasso conhecimento sobre a sala de aula justifica uma abordagem capaz de descrever e interpretar este ambiente que ainda se apresenta como uma caixa preta para os estudos de SLA.
II. DEFINIO

Por etnografia entende-se a descrio de um cultura ou de um grupo de pessoas que so portadoras de algum grau de unidade cultural (Van Lier, 1988). A tarefa do etngrafo apresentada de diversas formas pelos autores:
explicar o significado cultural revelado pelos comportamentos dos sujeitos estudados. (Nunan, 1992)

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.125-134, jan./jun. 1998

127

descrever e interpretar o comportamento cultural de um grupo. (Johnson, 1992)

As diversas concepes sobre a etnografia situam-se em um contnuo, cujas extremidades so denominadas por Van Lier (1988) como viso fraca e viso forte da etnografia. A viso fraca bastante comum na pesquisa de SLA, segundo o autor, considera a etnografia apenas como uma ferramenta, uma observao no sistemtica do contexto, com a finalidade de gerar hipteses e preparar terreno para a pesquisa experimental. A viso forte seria composta por aqueles que consideram a etnografia como metodologia geradora de teoria e fundamental para a abordagem humanstica das cincias sociais.
III. TIPOS DE ETNOGRAFIA

Dois tipos de etnografia so considerados relevantes para a pesquisa de SLA segundo Johnson (1992): a educacional e a da comunicao. A primeira definida por Spindler (1982, in Johnson, 1992, p. 133) como o estudo de qualquer processo educacional, relacionado ou no com a escola. Esto inseridos neste campo, portanto, os estudos de sala de aula com a seguinte questo central:
como identificar, descrever e relacionar, em termos intersubjetivos, aes e contribuies dos participantes na sala de aula de L2, de tal forma que o seu significado para a aprendizagem da lngua seja entendido. (Van Lier, 1988)

O segundo tipo, etnografia da comunicao, centra sua investigao sobre aquilo que o falante precisa saber para comunicarse apropriadamente em uma comunidade lingstica e como este conhecimento aprendido e usado. Segundo Johnson (1992), a importncia destes estudos para a pesquisa de SLA est em fornecer uma forma de relacionar a aprendizagem da lngua (tambm chamada de socializao de L2) com a aculturao.

PINTO

128

IV. IV. PRINCPIOS HOLSTICO E MICO

Uma pesquisa pode ser conduzida de vrias formas, mas s ser etnogrfica se estiver baseada em dois princpios bsicos: holstico e mico. Esta afirmativa parece ser consenso entre todos os autores que discutem a etnografia. A busca da viso mica dos acontecimentos consiste em considerar o contexto na perspectiva dos membros participantes daquele grupo. Esta busca constitui um desafio para os etngrafos, pois, muitas vezes, o conhecimento sociocultural que motiva os participantes a se comportarem e se comunicarem da forma como fazem implcito. O princpio holstico consiste em sempre vincular os dados obtidos ao contexto, ou seja, garantir que todas as observaes e interpretaes sejam contextualizadas. Heath (1982, in Johnson, 1992, p. 147) traduz este princpio como a necessidade de relacionar os dados com o conhecimento j existente de outros componentes daquela cultura. A abrangncia deste contexto a ser considerado pela pesquisa e a relevncia dos diversos tipos de contextos so discutidas por Johnson (1992). Partindo destes dois critrios, ela distingue o que chama de macroetnografia e microetnografia. A primeira seria o estudo de eventos e processos de grande escala em relao com a comunicao e aprendizagem da L2, tais como a cultura de casa, valores culturais da comunidade e processos polticos (Johnson, 1992). A microetnografia, por sua vez, trata dos eventos e processos de pequena escala dentro da sala de aula e em outras interaes comunicativas (Johnson, 1992).
NATUREZA DAS PERGUNTAS V. NATUREZA ORGNICA DAS PERGUNTAS

Os etngrafos, em geral, iniciam suas pesquisas com perguntas abrangentes em relao ao seu objeto de estudo. Estas perguntas vo sendo especificadas a partir dos dados encontrados, levando-se sempre em considerao o contexto. Segundo Johnson (1992), a

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.125-134, jan./jun. 1998

129

pesquisa etnogrfica como uma cmera fotogrfica que sempre mantm o ambiente em vista, podendo, porm, movimentar o foco para captar detalhes de comportamentos, concentrando-se em questes mais refinadas.
PROCEDIMENTOS COLETA VI. PROCEDIMENTOS DE COLETA

Trabalho 1. Trabalho de campo A coleta de dados da etnografia essencialmente um trabalho de campo, ou seja, o estudo dos fenmenos sempre conduzido no ambiente natural, onde os sujeitos normalmente vivem e trabalham. Ao mesmo tempo, uma trabalho de relativa longa durao, segundo Nunan (1992). A justificativa para esta caracterstica est na necessidade de o pesquisador familiarizar-se com o contexto e imergir nos dados, pois s desta forma ele ser capaz de atender aos requisitos de uma anlise social. 2. Observao Os mtodos utilizados na etnografia variam bastante e esto vinculados ao tipo de dados considerados relevantes pelo pesquisador. Porm, duas fontes de dados so apontadas pelos autores como principais: a observao (watching) e a pergunta (asking). A observao sem dvida um aspecto central para a coleta de dados etnogrfica. Johnson (1992) afirma que o etngrafo confia mais em suas observaes do que em qualquer outro instrumento. H basicamente duas formas de se conduzir a observao, as assim chamadas observao participada e no participada. Tradicionalmente, nas pesquisas de sala de aula, o papel assumido pelo pesquisador de observador passivo. Johnson (1992) menciona que para autores como Hammerley e Atkinson, o etngrafo deve tornase participante do contexto social. Estes afirmam inclusive que a etnografia define-se pela observao participante. O observador deve portanto ser de alguma forma co-participante no ambiente, a fim de que sua presena no cause estranheza e modifique as relaes

PINTO

130

sociais naturais. Este dilema chamado por Labov (1972, in Nunan, 1992, p. 65) de paradoxo do observador, ou seja, o observador deseja ver o ambiente como ele se apresenta quando no observado, porm s pode conseguir seus dados observando este ambiente. Alguns autores sugerem que o pesquisador assuma algumas funes perifricas no ambiente, sem porm sobrecarregarse de responsabilidades, para que seja possvel sua tarefa de observador. 2.1. Observao no avaliativa O relacionamento entre o etngrafo e os participantes necessariamente cooperativo, baseado na confiana e abertura. Este um ponto crucial para pesquisa etnogrfica, uma vez que ela depende dos sujeitos para lhe entregarem o conhecimento que tm de si. Neste ponto reside a incompatibilidade da funo do pesquisador com o avaliador (encarado algumas vezes como espio). Segundo Van Lier (1988) as instituies que desejam encomendar uma pesquisa a fim de avaliar algum aspecto da educao dificilmente tero sucesso com a abordagem etnogrfica. 2.2. Neutralidade da observao Parece ser consenso atualmente dizer que nenhum trabalho de observao totalmente objetivo, livre de julgamento de valor ou de alguma referncia terica. Na pesquisa em cincias humanas e principalmente em ambientes familiares ao pesquisador (como por exemplo a sala de aula), o desafio de no ser prescritivo grande. Van Lier (1988) afirma que ser neutro para a etnografia significa garantir um trabalho de intersubjetividade, de convergncia da perspectiva do observador e do participante. Para isto, preciso que o observador explicite ao mximo o seu quadro de referncia, as razes para seleo de seus elementos para observao e anlise. A confiabilidade e a validade esto relacionadas com esta discusso e sero tratadas mais frente.

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.125-134, jan./jun. 1998

131

3. Tcnicas de elicitao O etngrafo utiliza-se tambm de tcnicas com algum grau de interferncia (asking) quando necessita elicitar determinados dados de difcil inferncia atravs apenas da observao. Dentre elas, incluem-se as entrevistas e os questionrios. Johnson (1992) cita a definio de entrevista segundo Wolcott: qualquer atividade que o pesquisador faa que introduza algo no ambiente natural a fim de obter intencionalmente alguma informao diretamente dos sujeitos. A autora aponta para a importncia de se descobrir informantes chaves que estejam disponveis e ao mesmo tempo sejam conhecedores do contexto estudado. As entrevistas podem ser de vrios tipos, desde as estruturadas e formais, at as semi-estruturadas ou mesmo informais. Entretanto, necessrio que as tcnicas sejam geradas in situ, como resultado da prpria observao. 4. Recursos escritos Outros recursos escritos so tambm utilizados pelos etngrafos. Vrios tipos de documentos so estudados, tais como programas de curso, planos de aula e documentos da escola, materiais do currculo, alm de material produzido pelos alunos, como dirios e amostras de sua escrita. 5. Gravao dos dados Por fim, grande importncia tem sido atribuda tcnica de gravao dos dados. A dificuldade de observar e registrar os eventos que ocorrem muitas vezes simultaneamente motiva a utilizao da gravao no s como recurso mnemnico, mas tambm como instrumento de distanciamento (Van Lier, 1988), permitindo ao observador examinar o fenmeno com imparcialidade, perceber como a interao aparentemente catica est estruturada e organizada, e buscar possveis unidades de anlise.

PINTO

132

DADOS VII. ANLISE DOS DADOS

Quatro conceitos so apresentados por Johnson (1992) como importantes para se entender a anlise etnogrfica. O primeiro deles o carter recursivo da anlise, ou seja, a anlise feita paralelamente ao trabalho de campo. Baseado nela que o etngrafo toma suas decises sobre novos procedimentos de coleta de dados e sobre a importncia de focalizar alguns itens do contexto. O segundo conceito decorre tambm do fato de a etnografia desenvolver-se com base nos dados. As categorias e conceitos so desenvolvidos de forma que faam sentido e tenham relevncia funcional para os participantes daquele ambiente (Johnson, 1992). Tais categorias so refinadas e usadas para anlise. a descoberta desses padres e da relao entre eles, segundo essa autora, que conduz elaborao de um modelo terico. Novas hipteses podem ser geradas e verificadas com nova coleta de dados. A clareza da anlise o terceiro conceito apontado por Johnson (1992). necessrio que a seleo de dados para anlise seja sistemtica e o critrio dessa seleo seja explicitado para o leitor. Os exemplos devem ser tambm representativos dos dados observados. Por ltimo, a anlise etnogrfica pretende ir alm da descrio dos fenmenos. Ela envolve a busca de explicaes e interpretaes da organizao social por trs dos comportamentos descritos.
VALID ALIDADE CONFIABILIDADE VIII. VALIDADE E CONFIABILIDADE

Estes critrios de avaliao das pesquisas foram desenvolvidos juntamente com a tradio experimental de pesquisas. A validade interna pretende medir se a relao de causa e efeito estabelecida entre as variveis verdadeira e a validade externa est relacionada com a possibilidade de generalizao das descobertas da pesquisa para outros ambientes. Segundo Van Lier (1988), no faz parte dos objetivos da etnografia inferir sobre variveis causais no ambiente,

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.125-134, jan./jun. 1998

133

ou apresentar provas para suas previses. Tampouco o padro de generalizao adequado para o julgamento desta abordagem. Larsen-Freeman (1996) ao escrever sobre pesquisas qualitativas de sala de aula questiona se alguma vez j se atingiu a generalizao nesta rea e afirma que esta meta de generalizao tem se tornado ainda mais remota atualmente. A etnografia deve portanto ser julgada de acordo com as determinaes prprias deste desenho de pesquisa, ou seja, pelo seu poder de criar uma compreenso de como as coisas acontecem do jeito que acontecem e porque fazem sentido para as pessoas (Van Lier, 1988). A confiabilidade tambm divide-se em dois tipos: externa e interna. A primeira relaciona-se com a replicabilidade do estudo e a segunda com a reanlise dos dados por um pesquisador independente. Nunan (1992) apresenta vrias sugestes para garantir o atendimento a estes critrios na pesquisa etnogrfica. Para garantir a possibilidade de replicao do estudo, o autor sugere que o pesquisador relate detalhadamente a metodologia utilizada, a escolha dos informantes, as condies sociais do contexto e a relao com o ambiente. Sugere tambm estratgias para garantir a confiabilidade externa: utilizar descritores de baixa inferncia, submeter os dados ao exame de outros pesquisadores, gravar os eventos. Novamente, Van Lier (1988) defende que a pesquisa interpretativa deve ser avaliada em termos da verdade de seus resultados. verdadeira a interpretao que esteja em consonncia com o que foi descrito; e esta descrio por sua vez esteja sintonizada com o que foi observado no contexto. Esta sintonia determinar a adequao (das evidncias) e o valor (contribuio para o conhecimento) dos resultados.
IX. CONCLUSO IX. CONCLUSO

A etnografia caracteriza-se pela busca de dados diretamente das interaes do contexto. A observao apresenta-se como componente mais importante para a abordagem etnogrfica de pesquisa. O observador etnogrfico dedica-se a estabelecer categorias e

PINTO

134

critrios para a classificao dos eventos da sala de aula. Os princpios holstico e mico devem guiar esta descrio. O debate entre os paradigmas interpretativos e experimentais est presente tambm na pesquisa em SLA. No se deve, porm, tomar como verdadeiro o pressuposto de que um cientificamente mais avanado que o outro. Ideal seria que cada um pudesse oferecer suas contribuies para o conhecimento nos limites estabelecidos por cada abordagem.

CONSULTADA BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


JOHNSON, Donna M. Approaches to research in second language learning. New York, London: Longman, 1992, p. 132-163. LARSEN-FREEMAN, Dianne. The changing nature of Second Language Classroom Research, in Second Language Classroom Research: issues and oportunities. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1996. VAN LIER, Leo. The classroom and the language learner. London & New York: Longman, 1988. MICCOLI, Laura Stella. Learning English as a foreign language in Brazil: a joint investigation of.... University of Toronto, 1997. Tese de doutorado NUNAN, David. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992, p.52-73.

You might also like