You are on page 1of 6

A AMAZNIA

As primeiras dcadas do Sculo XIX trouxeram mais preocupaes para a combalida economia amaznica. A vinda de D. Joo VI ao Brasil, a abertura dos portos brasileiros no tiveram impacto positivo imediato por aqui. A situao se agravou com a ocupao francesa em Portugal, tumultuando as relaes comerciais que para a Amaznia sempre foram mais fortes com Lisboa e Porto do que com o resto do Brasil. O Gro-Par adere Revoluo .

Constitucionalista do Porto e a agitao poltica domina Belm. Logo as contradies inerentes ao liberalismo tardio manifestado pelos portugueses durante o processo revolucionrio, far-se-o sentir, quando se tenta impor aos brasileiros a condio de sditos de segunda classe, dependentes completamente da Corte de Portugal. A proclamao da Independncia do Brasil realizada pelo prncipe D. Pedro chega ao Gro-Par em momento especialmente conturbado pela atividade incendiria dos lderes polticos. A resistncia dos mandatrios em aceitar a Independncia s faz acirrar os nimos, e os conflitos so inevitveis.

Um longo perodo de agitao sacode a agora Provncia do Par que desembocar na sangrenta Cabanagem, a revolta popular que marcou indelevelmente o Sculo XIX na Amaznia. Foram mais de cinco anos de sangrentos combates e pilhagens, atrocidades sem paralelo. Se contarmos os conflitos intermitentes que a antecederam, poderamos admitir quase duas dcadas de lutas, onde a vida humana pouco representava. Estagnao econmica, frustraes polticas de toda ordem, faces que cultivavam dio antigo estrutura do poder dominante, s nos faz pensar o quanto Baena estava certo em apontar a turbulncia que gera o conflito violento, como elemento caracterizador da nascente colnia e mais uma vez revelado no decorrer da Cabanagem.

Para a economia da regio, o longo perodo de lutas trouxe a desagregao, a desorganizao da atividade produtiva, estimando-se em 30.000, o nmero de mortos. Roberto Santos (Histria Econmica da Amaznia) acredita que o impacto dessas mortes sobre a populao economicamente ativa representou um dramtico desfalque. Longos anos separaram a derrota final dos cabanas e a riqueza que a regio viria experimentar sob o domnio da produo da borracha. Conhecida plos ndios que a utilizavam de vrios modos, inclusive como bola em seus jogos, a borracha seduziu os europeus que se encantaram com suas propriedades fsicas, especialmente a impenetrabilidade da gua.

Entre as vrias expedies cientficas que percorreram a Amaznia e fizeram relatos sobre a borracha, destaca-se a do francs Charles Marie de La Condamine que na primeira metade do Sculo XVI I I , produziu um estudo detalhado sobre as potencialidades da borracha. Outro francs, o engenheiro Franois Fresnau, realizou estudos sobre o aproveitamento industrial da borracha, quando morou em Calena. Ao retomar Frana continuou seus estudos sobre o aproveitamento industrial da borracha,

sugerindo sua utilizao em objetos tais como encerados, luvas, roupas para mergulhadores, etc. Logo surgiram outros interessados na Frana, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Apesar dos avanos obtidos por Thomas Hancok, considerado o "pai da indstria da borracha", coube a Goodyear o passo decisivo a descoberta do processo qumico que permitiria o largo emprego da borracha na produo de incontveis bens. O processo denominado de vulcanizao foi o passo decisivo para aumentar a

demanda pela borracha.

A borracha j era exportada pela Amaznia em poucas toneladas desde as primeiras dcadas do Sculo XIX. O avano tecnolgico que permitiu controlar suas propriedades fsicas, provocou uma ampliao rpida e intensa da demanda do produto. Em meados do sculo j era significativa a exportao da borracha; mas, a partir da segunda metade do Sculo XIX, as necessidades do mercado externo provocariam uma rpida expanso de nossas exportaes, criando fortunas considerveis, permitindo o grande desenvolvimento urbano de Belm e Manaus, promovendo correntes migratrias intensas do Nordeste para o interior da selva amaznica.

Os nordestinos tm sido, desde o sculo XIX, o mais numeroso grupo de migrantes nacionais para o Amazonas. Foram decisivos na economia (borracha, juta e comrcio) e na constituio da identidade amazonense, mestiando-se com a populao local, alm de fundamentais na participao do Amazonas na conquista do Acre. O boi-bumb uma marca da influncia nordestina no folclore do estado. Os maranhenses e paraenses so a maioria dos migrantes que vo para o Amazonas em busca de emprego.

Para que a borracha produzida na Amaznia atendesse s presses da demanda, era preciso superar velhos entraves a saber: falta de mo-de-obra, precariedade do setor de transporte e disponibilidade de capitais. Para solucionar o problema da falta de mo-de-obra, tentou-se a imigrao de estrangeiros; mas foram os nordestinos vitimados pela seca, que vieram, em levas sucessivas, pade cer as febres, enfrentar a hostilidade de uma regio selvagem em todos os sentidos, at na ganncia desumana do proprietrio do seringal, cuja primeira preocupao era explorar o mximo e pagar quase nada ao trabalhador. A questo dos transportes foi dinamizada com a introduo da navegao a vapor, o que reduziu em muito o tempo das viagens e possibilitou ligaes mais freqentes entre os plos de produo e comercializao da borracha. Quanto ao capital, ele veio na forma da participao estrangeira nas casas de crdito e comrcio em Belm e Manaus, e na instituio do aviamento*, sistema de crdito no qual o dono do seringal financia o extrator da borracha oferecendo bens que permitam seu sustento e de sua

famlia em troca da borracha produzida. O dono do seringal por sua vez financiado pelas grandes casas

exportadoras de borracha, sediadas nas capitais.

Esse sistema causou o endividamento dos seringueiros, presos a interminveis dvidas no "barraco" do proprietrio do seringal. Por sua vez a enorme riqueza gerada pelas exportaes no resultaram em novos investimentos produtivos, ou na melhoria tcnica do cultivo da seringueira, no beneficiamento do produto natural ou na criao de fbricas que, utilizando aqui mesmo o ltex produzido nos seringais, o transformasse em bens industrializados. A primeira dcada do Sculo XX representa a fase urea do Cicio da Borracha. As capitais so embelezadas por praas, jardins, teatros, grandes lojas. Apesar de advertidos, os membros das elites no acreditaram na produo racional dos ingleses nas suas colnias da sia. Sementes de seringueiras contrabandeadas para a Inglaterra e pacientemente estudadas, transformadas em mudas aclimatadas, foram plantadas no Oriente. Cerca de 25 anos foram suficientes para provar o sucesso ingls. Logo toneladas de borracha racionalmente cultivadas iriam inundar o mercado com produo mais barata e de melhor qualidade. Em poucos anos esvai-se a riqueza; dos tempos ureos nos sobraram emprstimos a serem pagos, populaes doentes de malria, uma crise social que logo se transformaria em agitao poltica repetindo o velho modelo j conhecido. Conhecida tambm a generosidade da floresta - um novo produto ganha espao nas exportaes, a castanha-do-Par. Sem repetir o sucesso da borracha, a castanha abre novas frentes de ocupao na Amaznia, dando novo alento precria situao econmica.

Coletora de produtos da floresta, fundamentada no trabalho forado indgena a economia amaznica atravessar os Sculos XVI I, XVI I I e XIX marcada pela sua "vocao natural": a busca da riqueza fcil que a natureza opulenta parece oferecer aos aventureiros audaciosos. Sua atividade agrcola no perodo, alterna perodos promissores com fracassos retumbantes. Caracteriza-se por ser de subsistncia e j ficamos recompensados quando supre adequadamente algumas demandas bsicas das nossas populaes. Para a dimenso de nossas terras agricultveis, simplesmente inexpressiva a sua participao. Premidas pelas situaes adversas, as populaes migrantes se deslocam continuamente na Amaznia, abrindo fronteiras em busca do velho sonho colonial: metais e pedras preciosas, riqueza fcil.

- Por causa da crescente demanda internacional por borracha, a partir da segunda metade do sculo XIX, em

1877, os seringalistas com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belm, fizeram um grande recrutamento de nordestinos para a extrao da borracha nos Vales do Juru e Purus. - De 1877 at 1911, houve um aumento considervel na produo da borracha que, devido s primitivas tcnicas de extrao empregada, estava associado ao aumento do emprego de mo -de-obra. - A borracha chegou a representar 25% da exportao do Brasil. - Como o emprego da mo-de-obra foi direcionado extrao do ltex, houve escassez de g neros agrcolas, que passaram a ser fornecidos pelas Casas Aviadoras. Sistema de Aviamento - Cadeia de fornecimento de mercadorias a crdito, cujo objetivo era a exportao da borracha para a Europa e EUA. No 1 Surto, no sofreu regulamentaes por parte do governo federal. AVIAR= fornecer mercadoria a algum em troca de outro produto. - Era baseado no endividamento prvio e contnuo do seringueiro com o patro, a comear pelo fornecimento das passagens. -Antes mesmo de produzir a borracha, o patro lhe fornecia todo o material logstico necessrios produo da borracha e sobrevivncia do seringueiro. Portanto, j comeava a trabalhar endividado. Nessas condies, era quase impossvel o seringueiro se libertar do patro.

Bibliografia

http://www.orm.com.br/tvliberal/revistas/npara/edicao3/outros/intro.htm

http://www.orm.com.br/tvliberal/revistas/npara/edicao3/indoutro.htm

http://www.fontedosaber.com/geografia/o-primeiro-ciclo-da-borracha_2.html

You might also like