You are on page 1of 6

Introduo

Usa-se a palavra sustentabilidade para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentvel, crescimento sustentvel, sustentabilidade econmica, negcios sustentveis, sustentabilidade ecolgica, marketing sustentvel, e assim por diante.

A verdade, no entanto, que poucos compreendem o que seja sustentabilidade. Muitas pessoas associam-na preservao do meio ambiente. uma compreenso correta, porm incompleta. Sustentabilidade muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsvel e no destrudos.

Apesar da falta de informao sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservao dos recursos naturais. Nesse novo cenrio sustentvel de consumidores verdes foi necessria uma adaptao das organizaes para continuarem a atender seu pblico. Assim, as empresas viram-se obrigadas adotar uma abordagem scio-ambiental.

Para tanto, foi preciso a adaptao da produo em todas as suas etapas, a comear pela produo de energia, uma vez que seus antigos mtodos poluam o meio ambiente e destruam ecossistemas.

O que Sustentabilidade?
"Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, Sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. Relatrio Brundtland, 1987, ONU (Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - tema "Nosso Futuro Comum).

Sustentabilidade um modelo de gesto de negcios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que levam em considerao os impactos das operaes no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentvel deve olhar para trs aspectos: - Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viveis e eficientes. - Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio

ambiente. - Cuidar das relaes com a sociedade, colaboradores e clientes.

Esta concepo comea a se formar e a difundir-se junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este ecologicamente predatrio na utilizao dos recursos naturais, socialmente perverso com gerao de pobreza e extrema desigualdade social. Politicamente injusto com concentrao e abuso de poder, culturalmente alienado em relao aos seus prprios valores e eticamente censurvel no respeito aos direitos humanos e aos das demais espcies. O conceito de sustentabilidade comporta 3 aspectos principais.

Sustentabilidade Social
Esta dimenso social da estabilidade reala o papel dos indivduos e da sociedade, e est intimamente ligada noo de bem-estar. Os princpios da sustentabilidade scia clarificam o papel dos indivduos e a organizao da sociedade e, tendo por objetivo a estabilidade social beneficiam tambm as geraes futuras. Estes so: a garantia da auto-determinao e dos direitos humanos dos cidados; a garantia de segurana e justia atravs de um sistema judicial digno e independente; a luta constante pela melhoria da qualidade de vida dos cidados, que no deve ser reduzida ao bem-estar material; a promoo da igualdade de oportunidades; a incluso dos cidados nos processos de deciso social, a promoo da autonomia da solidariedade e da capacidade de auto-ajuda dos cidados; a garantia de meios de proteo social fundamentais para os indivduos mais necessitados.

Sustentabilidade Econmica
O conceito redutor j que tambm os recursos econmicos tm de ser preservados, assim como o espao de manobra para as geraes futuras. Alm do mais, a sustentabilidade ambiental s pode ser alcanada por sociedades que desenvolvam comportamentos economicamente sustentveis. Os seus princpios residem sobre tudo: na organizao de estruturas econmicas de longo prazo que devem responder s exigncias de sistemas estveis; na preservao do capital real, como infra estruturas e edifcios; na estabilizao do valor monetrio, prevenindo a inflao;

no fato dos custos dos benefcios e servios deverem ser pagos pela gerao que deles beneficia; na restrio parcial ou total do endividamento, pois cada gerao deve pelo menos preservar o seu prprio capital real recebido da gerao dos seus pais e pass-lo gerao seguinte; no uso eficaz dos recursos; na garantia de todos os servios econmicos deverem ser produzidos de forma transparente e tendo em conta todas as despesas; no fato de os impostos pagos por cidados e empresas deverem ser orientados para a sua capacidade de pagamento; na negociao de pactos intergeracionais justos, que no coloquem em desvantagem as geraes futuras.

Sustentabilidade Ambiental
Sendo o Ambiente fundamental para a vida natural que estes aspectos tenham dominado a discusso inicial em volta da sustentabilidade. At porque contempornea das primeiras percepes de risco ambiental e ameaas vida no planeta. Os princpios fundamentais associados sustentabilidade ambiental so: a restrio ao uso de energias no renovveis (como o petrleo) que s devem ser usadas mediante o compromisso de criao proporcional de fontes de energia alternativas; o uso cuidadoso das energias renovveis que nunca devem ser consumidas de forma a exceder a sua capacidade de regenerao; a limitao de descarga de substncias no meio ambiente que no deve ultrapassar a capacidade de assimilao do mesmo; os riscos e o perigo para a vida humana provocados pelo Homem devem ser evitados. As questes ambientais estiveram sempre no cerne do conceito de sustentabilidade e tambm sempre que se verificavam perigos iminentes para a sobrevivncia da espcie humana. Nos anos mais recentes, tem ganhado cada vez mais peso uma maior abrangncia da dimenso ambiental, alargada a todas as espcies, preservao da biodiversidade e dos ecossistemas. preciso que haja mais empenho, responsabilidade e seriedade, alm de um efetivo monitoramento das autoridades e entidades ambientais, para assegurar a fiscalizao e punio adequadas e eficientes aos que descumprem a lei. Garantir a sustentabilidade do planeta dever de todos e s poderemos obter ganhos, se nos conscientizarmos para a gravidade de um termo to bonito e na moda! Conto com voc para agir, propagar, cobrar e ajudar a construir um planeta sustentvel! Comece mudando hbitos feios: No jogue lixo no cho, nem em rios e matas. Economize gua e energia. Separe o lixo caseiro. Leia e tire suas dvidas. Prefira

andar a p ou de bicicleta. Assim voc economiza combustvel e preserva o nosso planeta! Os combustveis fsseis so um dos grandes viles do aquecimento global. Voc em especial, que vive em cidades pequenas, procure usar menos o carro!

Faa rodzios com seus amigos: Pea e oferea carona! Alm de ser um hbito ecolgico e saudvel, tambm uma forma de economia. Plante arvores! Plante quantas arvores achar necessrio!

Estimule as crianas, vizinhos e colegas de trabalho a plantar e a economizar. Vale tudo! Jardim, horta, muitas arvores! Assim, voc tambm estar plantando amor, qualidade de vida, sade e garantindo um futuro sustentvel! Reutilize a gua da chuva e da mquina de lavar! Evite o consumo exagerado de alimentos industrializados. Prefira os orgnicos. Tenha preferncia por eletrodomsticos com o selo Procel e mesmo assim, desligue-os das tomadas quando no estiverem em uso. Pense e tenha atitude responsvel!

Ou mudamos nossos hbitos, ou nossos hbitos nos destruiro!

No podemos deixar de falar de Sustentabilidade Empresarial


Vivemos hoje sobre o fio da navalha em relao s questes ambientais. Nosso planeta d sinais claros de que no suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluio da terra; da gua e do ar; chegaram a nveis to altos que em alguns pases certas regies chegam ater nveis de poluentes que provocam deformidades e problemas gravssimos de sade para os habitantes locais. Como vivemos numa bolha de vida e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucesso de ocorrncias catastrficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida; acabaram forando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a criar e a fomentar uma conscincia planetria de que algo deve mudar. Da mesma forma, essa massa cada consumidora, cada vez mais, representa uma presso constante sobre as empresas e suas prticas de produo e de prestao de servios. Isso muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drstica e rpida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) carem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. Esse novo comportamento acabou recebendo o nome de sustentabilidade empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de prticas que procuram demonstrar o

seu respeito e a sua preocupao com as condies do ambiente e da sociedade em que esto inseridas ou aonde atuam. Para atribuir-se um controle maior e transformar essa preocupao num ponto de apoio ao marketing dessas empresas, a BOVESPA criou H algum tempo um ndice para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que tm aes na bolsa: O I.S.E. ndice de Sustentabilidade Empresarial; que acabou se tornando um importante fator para despertar o interesse de investidores nas aes de empresas que possuem polticas claras de respeito responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e servios. As empresas que se interessam em adotar o ndice devem responder a um questionrio de aproximadamente cento e cinqenta questes relacionadas ao meio ambiente, atuao social, governana e seu envolvimento com a causa do desenvolvimento sustentvel. E j existem trinta e duas empresas vinculadas ao ndice cujo escopo e alcance devem aumentar consideravelmente muito em breve. Infelizmente, devemos reconhecer que a sustentabilidade empresarial ainda no um tema central em muitas empresas. Principalmente em pases como o nosso e nos pases ricos, muitas corporaes associam a idia da sustentabilidade empresarial a um aumento nos custos de operao e nos preos de venda; o que provocaria um risco aos seus produtos e a sua penetrao no mercado consumidor. No entanto, aos poucos, essa viso vai sendo revertida pela conscientizao cada vez maior dos consumidores e a real presso que esses grupos vm fazendo sobre o mercado e, conseqentemente, sobre as empresas. Cabe a cada um de ns, como consumidores atentos, elevar o nvel de presso sobre essas empresas teimosas e deixar bem claro que; ou elas mudam sua forma de agir e controlam seus procedimentos produtivos e agem de forma mais sustentvel, ou seus produtos acabaro sendo deixados de lado e elas perdero o mercado. Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade em todo mundo, os consumidores devem se unir e promover uma grande onda de esclarecimento e de cobrana consciente. Devem fazer os empresrios entenderem que chegou o fim do lucro pelo lucro e que, agora, pensar com responsabilidade e cuidar do mundo que nos cerca crucial para nossa prpria sobrevivncia.

Fonte de Pesquisa
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ http://www.sustentabilidade.org.br/antigo/doku.php? id=portug:redesustent:conceitos:conceitos

http://info.mega6.com.br/2011/sustentabilidade-virou-moda/
REVISTA SUSTENTABILIDADE A Dificuldade em Compreender a Sustentabilidade

http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/artigos/a-dificuldade-em-compreender-asustentabilidade/
CATALISA O Conceito de Sustentabilidade Sustentvelhttp://www.catalisa.org.br/site/index.php?
e Desenvolvimento

option=com_content&view=article&id=30&Itemid=59

Elen C. de Assis Lupetti N06 13 S.A

You might also like