You are on page 1of 6

UNIrevista - Vol.

1, n 2: (abril 2006)

ISSN 1809-4651

Avaliao no Ensino Superior O desafio de formar no tempo presente


Mrcia Salete Arruda Faustini
Assistente Social e Doutora em Educao mfaustini@pucrs.br Coordenadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas em Formao Profissional em Servio Social Faculdade de Servio Social da Pontifcia FSS-PUCRS, RS FSS/PUCRS -NEFESS

Fabiana de Moura e Souza Rodrigues


Acadmica em Servio Social ssfabianamoura@yahoo.com.br Bolsista de Pesquisa Ncleo e Estudos e Pesquisas em Formao Profissional em Servio Social Faculdade de Servio Social da Pontifcia FSS-PUCRS, RS FSS/PUCRS - NEFESS

Resumo
O texto que expomos a seguir pretende problematizar a urgncia de se pensar processos permanentes e sistemticos de avaliao no ensino superior, visto que convivemos com uma realidade social dinmica e veloz que exige dos espaos formativos a permanente compreenso do movimento histrico e a construo de estratgias para respostas visando qualidade em seu enfrentamento. Entender, criticamente, esse cenrio se faz tarefa primordial a quem pretende assumir o compromisso de formar cidados-profissionais, socialmente compromissados com a construo de um mundo mais justo, mas tambm o compromisso de formar profissionais que estejam preparados sob o ponto de vista terico, cognitivo, tcnico e afetivo para construrem um lugar nesse mundo do trabalho. Destaca tambm os objetivos de uma investigao que esta sendo desenvolvida com Bolsa de Iniciao Cientfica BPA/PUC na rea do Servio Social com os diplomados profissionais formados nos ltimos dois anos que tem como objetivo contribuir na construo de um processo sistemtico de avaliao externa do curso de Servio Social da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul -PUCRS a partir da realidade cotidiana enfrentada pelos mesmos, visando qualificao permanente do processo formativo.

Palavras-chave: ensino superior// formao profissional // realidade social.

Consideraes iniciais
O texto a seguir pretende problematizar a urgncia de se pensar processos permanentes e sistemticos de avaliao no ensino superior, visto que a realidade social, dinmica e veloz exige dos espaos formativos a permanente compreenso do movimento histrico e a construo de estratgias e respostas de qualidade a seu enfrentamento.Vivemos, nesse tempo, uma transio para um novo milnio que se perfaz, no somente, em termos cabalsticos pela virada dos anos - 00 - mas, especialmente, pelas 1

Avaliao no Ensino Superior O desafio de formar no tempo presenteMrcia Salete Arruda Faustini, Fabiana de Moura e Souza Rodrigues.

transformaes engendradas na esfera da produo social em nossa sociedade. Um tempo marcado, como nos refere Hobsbawm (1997)1, por desenraizamentos e conquistas de um processo econmico e tecnocientfico do desenvolvimento capitalista que nos indicam uma crise histrica. A razo instrumental, caracterstica da modernidade, no mais consegue atender e responder as exigncias de incluso de um contingente importante da populao mundial, o que demanda uma recusa a paradigmas positivistas. Entretanto, a ps-modernidade como resposta a essa razo enfraquecida surge como um contraponto meta-narrativas e a paradigmas com vocao totalizadora. Netto (1992, p.14) 2. A globalizao da economia, do consumo, do pensamento baseada sob o ponto de vista poltico no neoliberalismo que tem na reduo do Estado o Estado Mnimo 3 e no livre mercado seus pontos de ancoragem mais significativos. Entender, criticamente, esse cenrio tarefa primordial a quem pretende assumir o compromisso de formar cidados-profissionais, socialmente compromissados com a construo de um mundo mais justo, mas tambm o compromisso de formar profissionais que estejam preparados sob o ponto de vista terico, metodolgico, tico e afetivo para construrem um lugar nesse mundo do trabalho. Profissionais, ento que possam construir seu lugar como trabalhadores no mundo. Mundo esse que assiste uma profunda crise do emprego. O emprego tradicional e suas habituais formas de relao carteira de trabalho,

carreira, direitos trabalhistas. A esfera pblica como espao de aspirao que povoou os ideais de vrias geraes profissionais anteriores, est em crise.

(Re)construir para formar...um desafio contemporneo!


Vivemos num tempo em que o trabalho em sua dimenso de alienao (Iamamoto) 4, invade a maior parte do tempo da vida, enxugando outros espaos de realizao humana-convivncia, famlia, lazer. Vivemos um tempo em que as relaes de trabalho so atravessadas pelos processos de flexibilizao, terceirizaes, incertezas, desestabilidades, exploraes (Mendes, 2002; Antunes, 1995)5 para responder as exigncias da acumulao capitalista. nesse contexto de contradies, que compreendendo seus limites, podemos, tambm, visualizar suas possibilidades quando nele, institumos prticas formativas. Os processos formativos de todas as reas devem atentar a essas metamorfoses, no para a elas se curvar, mas para com elas conviver criticamente - e a elas responder.
6

O ensino universitrio, como nos colocam Pimenta e Anastasiou (2002, p.164)

, tem um papel

de antecipao, de proposio ... constitui um processo de busca, de construo cientfica e de crtica ao conhecimento produzido, ou seja, ao seu papel na construo da sociedade.

HOBSBAWM. Eric. Era dos Extremos. O breve sculo XX 1914-1991. So Paulo, Companhia das Letras, 1997. NETTO, Jos P. Controvrsias Paradigmticas nas Cincias Sociais. In; A Produo do Conhecimento em Servio Social. Cadernos Abess 5 So Paulo:Cortez, 1992 ( p.7-16). NETTO, Jos P. Crise do Socialismo e ofensiva neo-liberal. So Paulo, Cortez, 1993. IAMAMOTTO, Marilda V. O Servio Social na Contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2001. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez/UNICAMP, 1995. PIMENTA, Selma e ANASTASIOU, La. Docncia no Ensino Superior. So Paulo, Cortez, 2002, (Coleo Docncia em Formao-Ensino Superior).

3 4

2
UNIrevista - Vol. 1, n 2 : (abril 2006)

Avaliao no Ensino Superior O desafio de formar no tempo presenteMrcia Salete Arruda Faustini, Fabiana de Moura e Souza Rodrigues.

Perguntamo-nos, assim: em que medida nossos novos currculos esto tendo as referncias tericometodolgicas essenciais para compreendermos este presente e propor alternativas que qualifiquem a formao de nossos profissionais para enfrentar e contribuir na construo desse mundo novo; em que medida nossas compreenses e estratgias pedaggicas esto subsidiando os perfis profissionais que se almeja formar? So muitas as formas de avaliar essas questes quando compreendemos o processo avaliativo como diagnstico e mediao (Hoffmann, 1993) 7, o que implica dizer que a avaliao tem um carter de apoio a gesto, de estratgia qualificadora do cotidiano do trabalho formativo e especialmente de ponto para reflexo, para mudana - enquanto possibilidade de emancipao humana.

At que ponto todas as mudanas curriculares e a compreenso que temos desse tempo presente esto nos auxiliando a formar com a qualidade que almejamos a nova gerao de profissionais? As esferas da vida social sofreram profundas alteraes nessa ltima dcada: as esferas econmicas, poltica, cultural e privada, que constituem esse cenrio so postas como produto e produtoras de padres de relao muito distintos do que geraes anteriores desenvolveram. No que diz respeito ao mundo do trabalho, especialmente, nesta ltima dcada, as alteraes produzidas com a reestruturao produtiva pela crise do paradigma industrial e tecnolgico8 fazem com que se desenhe um cenrio bastante complexo com novas exigncias aos espaos formativos.

Entramos aqui no campo da avaliao. Campo fecundo urgente e necessrio. A avaliao ainda uma discusso em aberto como referem Enricone e Grillo (2003) 9 . Todos sabemos de sua importncia e significado na qualificao dos processos de trabalho, entretanto, se consubstancia como um processo difcil, por estar permanentemente tencionando, com objetividade, as nossas prticas cotidianas. Assim, como um ponto vulnervel na ao pedaggica (Grillo, 2003, p.13) 10 a avaliao necessita ser um processo cuja construo no prescinda de uma sistemtica e sistematizao que lhe permita fazer parte natural do processo cotidiano de trabalho na formao profissional.

Surge ento, um novo desafio: como formar cidados e profissionais, competentes, crticos, criativos e propositivos nesse tempo to incerto, veloz e contraditrio? Quais os mecanismos que temos para qualificar o processo de formao para alm do que ocorre no tradicional espao da Universidade? Como transpor da idia de emprego idia de trabalho junto a um contingente, cada vez maior, de sujeitos que ingressa no espao Universitrio trazendo consigo o acmulo possvel de uma histria educacional muitas vezes marcada por fragilidades e plena de expectativas de insero no mundo do trabalho.

Essas questes acompanham e desafiam, cotidianamente, a tarefa da gesto do ensino e no ensino superior, especialmente. Qualificar permanentemente o processo de formao universitria tarefa primordial da Universidade, mas para isso precisamos estar atentos aos movimentos do tempo presente e do homem presente.

HOFFMANN, Jussara. Avaliao mediadora: uma prtica em construo da pr-escola Universidade. Porto Alegre: Educao e Realidade, 1993. 8 MENDES, Jussara Ma. O Acidente e a Morte no Trabalho. Porto Alegre EDIPUCRS, 2003. 9 ENRICONE Delcia e GRILLO Marlene (org) .Avaliao uma discusso em aberto. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 10 GRILLO, Marlene. Por que falar ainda em Avaliao In: ENRICONE Delcia e GRILLO Marlene (org). Avaliao uma discusso em aberto. 2ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003 (p.13-30).

3
UNIrevista - Vol. 1, n 2 : (abril 2006)

Avaliao no Ensino Superior O desafio de formar no tempo presenteMrcia Salete Arruda Faustini, Fabiana de Moura e Souza Rodrigues.

Conhecendo o tempo presente o dinamismo Universitrio frente s metamorfoses do mundo do trabalho

O mundo do trabalho exige que o profissional no esteja despolitizado. Que enfrente os desafios, buscando alternativas de superao e que esteja voltado a continuidade de qualificao permanente.

O profissional deve sentir-se motivado e alimentado por sua curiosidade e vontade de compreender seu papel social na realidade onde constitui seu fazer profissional atravs do movimento de um processo que lhe permita ir fazendo novas perguntas para novas e velhas questes atinentes ao seu conhecimento profissional.

A Universidade, ento procurando construir um nvel de excelncia, deve permanentemente se preocupar na construo de processos sistemticos de avaliao que permitam compreender a realidade social que se desenha e as possibilidades de protagonismo dos sujeitos nas relaes a serem construdas.

Desvelar o que seja qualificar, ensinar-aprender-apreender11, formar - nesse incio de sculo, exige de ns uma ampliao do olhar, para muito alm de contedos e habilidades que pensamos serem importantes desenvolver com os alunos. Exige de ns uma ateno e uma prontido para captar as demandas sociais que se modificam, rapidamente, na realidade social e para as quais a Universidade precisa contribuir na construo de respostas e na antecipao de perguntas que a faam permanecer como um plo de ancoragem, de perpetuao, mas especialmente, de produo de saberes e conhecimentos socialmente significativos emancipao humana.

A necessidade de construir um processo sistemtico de avaliao da qualidade da formao profissional vem corroborada na contemporaneidade pela discusso realizada nos cursos de nvel superior, a partir das Novas Diretrizes Curriculares que apontam exigncias formao profissional. Exigncias estas, que buscam superar a dicotomia entre teoria e prtica, entre pesquisa, extenso e ensino.

Consideraes finais
Na Faculdade de Servio Social da PUCRS, viemos instituindo mecanismos internos de avaliao do Curso de Graduao como: monitoramento das disciplinas ao longo do semestre, de acompanhamento ao semestre a partir de reunies mensais com professores e representantes discentes; avaliaes semestrais, por disciplina, contemplando aspectos da relao ensinar-aprender, contedos e sua pertinncia; auto-avaliao do professor e alunos; encontros de capacitaes docente com nfase terica e pedaggica; agendamento para atendimento ao aluno com as Coordenaes, enquanto espao de ateno e escuta a distintas demandas discentes.

Estratgias inseridas dentro de uma perspectiva de planejamento na busca da qualidade na gesto da formao profissional em Servio Social.

4
UNIrevista - Vol. 1, n 2 : (abril 2006)

Avaliao no Ensino Superior O desafio de formar no tempo presenteMrcia Salete Arruda Faustini, Fabiana de Moura e Souza Rodrigues.

O Ministrio da Educao instituiu neste novo Governo o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES 12 que aponta direes importantes Reforma Universitria em nosso pas, indicando diversos mecanismos para regulao do ensino pblico e privado no Brasil. Todos os envolvidos com a gesto do ensino superior em seus diversos nveis, tanto nas Universidades privadas quanto nas pblicas vivem hoje a tenso de encontrar alternativas para responder qualitativamente as novas demandas colocadas pela Reforma. A questo da filantropia e seus mecanismos de regulao, novas polticas de acesso ao ensino superior, o financiamento para pesquisa e os novos processos avaliativos do ensino superior como o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes so condicionadores atuais que contornam a concepo e as possibilidades de desenvolvimento do ensino superior em todas as suas dimenses, pedaggicas, polticas, estruturais, avaliativas etc.

Assim, pensar sobre avaliao nunca foi to urgente e candente. Instituir mecanismos que permitam clarificar suas concepes, compreender e apreender sua dimenso processual, envolver todos os sujeitos partcipes no desenvolvimento do objeto avaliado, mensurar formas de utilizao do conhecimento dela derivado para qualificar o trabalho que lhe d origem, so processos essenciais quando pensarmos em avaliao numa perspectiva que qualifica o processo pedaggico, que retroalimenta os processos de planejamento do ensino, que apia a gesto em tomadas de deciso e que base de aprendizagem e autoaprendizagem para os sujeitos que nela se envolvem.

Construir processos avaliativos que superem o carter de punio ou de premiao em tempos to complexos, que garantam o comprometimento de todos os envolvidos na participao e o acesso aos resultados, que validem a dimenso cumulativa do processo avaliativo, que tratem os resultados com acuidade metodolgica que lhe essencial e cuja anlise aponte para qualificao das prticas cotidianas, um dos desafios daqueles que gerenciam processos formativos.

Os processos avaliativos nessa direo nos permitem um auto-conhecimento, o conhecimento da realidade e a construo de um diagnstico da situao, o que vai permitir o planejamento de aes para superar

dificuldades a partir de um olhar acurado acerca das fragilidades e dos pontos fortes que identificamos. Os processos avaliativos nessa direo efetivam-se, em nosso entendimento, como processos pedaggicos, processos formativos que contm em si, elementos significativos de aprendizagem ao longo de seu desenvolver participativo.

Nesse sentido, estamos desenvolvendo desde abril, contando com bolsa de Iniciao Cientfica/PUCRS, atravs do NEFESS - Ncleo de Estudos e Pesquisas em Formao Profissional em Servio Social/PUCRS um projeto de pesquisa junto a um segmento vinculado a formao profissional de extrema relevncia - os diplomados.

Objetivamos incorporar aos procedimentos avaliativos internos, j realizados a construo de um processo sistemtico de avaliao externa do curso de Servio Social a partir da realidade cotidiana enfrentada pelos profissionais diplomados desta Unidade, visando a qualificao permanente do processo formativo.

11 12

ANASTASIOU, La e ALVES, Leonir. Processos de Ensinagem na Universidade, Joinville, SC: UNIVILLE, 2003. BRASIL - Ministrio da Educao-Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - maro de 2004.

5
UNIrevista - Vol. 1, n 2 : (abril 2006)

Avaliao no Ensino Superior O desafio de formar no tempo presenteMrcia Salete Arruda Faustini, Fabiana de Moura e Souza Rodrigues.

Objetivamos tambm identificar, caracterizar e analisar a contribuio da formao profissional em Servio Social da PUC desenvolvida no curso de Graduao da PUCRS, para o enfrentamento da realidade cotidiana por parte de profissionais diplomados nos ltimos dois anos pelo Curso de Graduao da Faculdade de Servio Social, com vistas a subsidiar um processo avaliativo desse curso, visando qualificao permanente da formao em Servio Social.

Assim, acreditamos que poderemos contribuir com a qualificao curricular numa perspectiva processual, que seja mais um elemento na retroalimentao do espao formativo.

Referncias
ANASTASIOU, L. e ALVES, L. Processos de Ensinagem na Universidade, Joinville, SC, UNIVILLE, 2003. ANTUNES, R. 1995. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo, Cortez/UNICAMP BRASIL - Ministrio da Educao-Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior- maro de 2004. ENRICONE D. e GRILLO M. 2003. (org.), Avaliao uma discusso em aberto. 2 ed., Porto Alegre, EDIPUCRS GRILLO, M. 2003. Por que falar ainda em Avaliao In: D. ENRICONE e GRILLO M. (org.), Avaliao uma discusso em aberto. 2 ed., Porto Alegre, EDIPUCRS (p. 13-30) HOBSBAWM. E. 1997. Era dos Extremos. O breve sculo XX 1914-1991. So Paulo, Companhia das Letras, HOFFMANN, J. Avaliao mediadora: uma prtica em construo da pr-escola Universidade. Porto Alegre, Educao e Realidade, 1993. IAMAMOTTO, M. V. 2001. O Servio Social na Contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 5 ed., So Paulo, Cortez MENDES, J. M. 2003. O Acidente e a Morte no Trabalho. Porto Alegre, EDIPUCRS, NETTO, J. P. 1992. Controvrsias Paradigmticas nas Cincias Sociais. In: A Produo do Conhecimento em Servio Social. Cadernos ABESS 5 So Paulo, Cortez, p. 7-16 NETTO, J. P. Crise do Socialismo e ofensiva neo-liberal. So Paulo, Cortez, 1993. PIMENTA, S. e ANASTASIOU, L. Docncia no Ensino Superior. So Paulo, Cortez, 2002, (Coleo Docncia em Formao-Ensino Superior).

6
UNIrevista - Vol. 1, n 2 : (abril 2006)

You might also like