You are on page 1of 2

Introduo O papel do professor na pratica docente tem encontrado varias dificuldades em exercer sua funo, dentre elas, os interesses

polticos financeiros a falta de integrao entre os prprios profissionais , segregao social dificuldade de acesso as informaes e tecnologias entre outras. Existem diversas variveis que vo interferir na tarefa de transmisso de experincia e conhecimento, buscando incentivar a pesquisa enfatizando a inquietude e curiosidade dos alunos para que possam construir e reconstruir o conhecimento, afinal as verdades de hoje podem no ser as de amanh.

As dificuldades encontradas pelo professor tem sido muitas em exercer a pratica docente, devido a interesses variados de uma minoria da sociedade. Muitas vezes, a sociedade deixa de valorizar e selecionar melhor seus professores, esquecendo que so eles que vo orientar e transmitir seus conhecimentos para os futuros profissionais como mdicos, dentistas, engenheiros e as demais profisses. E atravs da escola que o sujeito tem acesso ao conhecimento e preparado para a vida sendo capas de fazer sua prpria histria, tornando cidado e criando sua autonomia, no guardando conhecimento ms colocando em pratica na sua vida. Com a proliferao indiscriminada de faculdades, foram inseridos profissionais despreparados para a pratica docente pois, o interesse dessas entidades no e a formao de profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Mas na verdade, com o lucro gerado pelas taxas escolares pagas por esse individuo, ou seja, ocorrendo na verdade uma comercializao de diplomas e certificados levando a incredibilidade da populao em relao aos recm formados e desestimulando os verdadeiros orientadores devido a banalidade no ensino. Com tudo isso, ocorre uma grande rotacionalidade de professores onde cada um tem suas tcnicas e mtodos de ensino gerando assim, um grande conflito na aprendizagem dos alunos que ficam perdidos e desinsentivados. Essa rotacionalidade tambm leva a uma falta de integrao entre os professores ocasionando um despreparo da estrutura cognitiva dos alunos para conhecimento dos alunos exigidos posteriormente. Outro fator que dificulta a pratica docente e a falta de interesse politico.

Em investir na educao, pois, a aplicao de dinheiro no ensino visto como um gasto. Alm disso, uma populao que no tem acesso a educao e conhecimento muito mais fcil de ser manipulada e subalterna nas mos do neoliberalismo. Com a evoluo da tecnologia, vem surgindo uma nova gerao que tem acesso as informaes e conhecimentos com rapidez viam online. Novas expectativas foram criadas pelos professores quanto a inteligncia dos alunos essas expectativas so de que eles sejam inquietos ,curiosos e questionadores e sabendo manipular o conhecimento,adquirir um posicionamento critico ,buscar novas informaes ,aprender a pensar e buscar novas informaes ,aprender a pesar argumentar e contra argumentar para comprovao de pontos de vista .Que eles saibam trabalhar com inteligncia as incertezas e construir e reconstruir o conhecimento buscando sempre inovar, tendo a capacidade de escrever o seu prprio destino.

A comunicao entre o professor e os alunos

Segundo DEMO (2000) o professor assume o papel de facilitador de quem bem aprende e o aluno aprendiz de quem bem aprende. Ele ira orientar o processo de construo e reconstruo do conhecimento, ensinando os alunos a pensar e aprender a aprender. Os alunos e professores formam um grupo de estudo compartilhando novas idias, novos conceitos, novos conhecimentos, ou seja, criando um ambiente de interao. O professor atuar orientando os alunos e incentivando sua curiosidade na busca de novos conhecimentos criando condies para a aplicao dos princpios trabalhados, no esquecendo que a aprendizagem um processo dinmico. INTERARAO ENTRE OS PARTICPANTES Deve haver respeito entre os integrantes onde, as diferenas existentes venham somar conhecimento e as experincias possam ser compartilhadas. Os alunos devem trabalham em equipes, onde eles compartilham conhecimentos , buscam novas informaes, dividem experincias, resolvendo os problemas por meio de discusses, tentativas e erros. Os participantes devem se conscientizar da suma importncia da comunicao e integrao entre o grupo para um maior crescimento dos membros. COGNITIVAS As habilidades cognitivas se do a partir da capacidade de apreenso do conhecimento, ou seja, do processo de aquisio. uma habilidade voltada para a racionalidade, onde o indivduo memoriza o conhecimento, compreende, aplica, analisa, sintetiza e avalia. Afetiva As habilidades afetivas so voltadas para a capacidade de interao do eu com o outro. So associadas mais ao desenvolvimento do emocional e onde o individuo tem uma maior capacidade de ser receptivo a conhecimentos, de resposta a qual ele tem satisfao de responder e realizar atividades voluntariamente, de valorizao onde ele aceita, se compromete com uma situao sendo leal, da organizao, complexo de valores que vai envolver sua crena e experincias vividas. A habilidade afetiva relacionada ao emocional e aos sentimentos em relao a experincias vividas. CONCLUSO As dificuldades encontradas pelo professor em levar conhecimento ao aluno e despertar a capacidade de constru-lo e reconstru-lo, buscando sempre novas informaes, tornando-o um pesquisador muito complexa devido a vrios fatores que vo interferir nesse meio direta ou indiretamente. A responsabilidade e muito grande em relao a sociedade, pois pode ajud-la ou destru-la fundamental a integrao entre alunos e professores e a busca incansvel por novos conhecimentos para a busca de uma sociedade autnoma, capacitada para enfrentar o futuro construindo sua prpria histria.
DEMO, Pedro. Introduo. In: ______. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: ArtMed, 2000. p. 9-12.

You might also like