You are on page 1of 15

29

PROFISSIONAL JNIOR ENGENHARIA FORMAO: ENGENHARIA MECNICA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 70 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas:

LNGUA PORTUGUESA III Questes Pontos 1 a 10 1,0

LNGUA INGLESA II Questes 11 a 20 Pontos 1,0

INFORMTICA IV Questes 21 a 25 Pontos 1,0

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos 26 a 40 1,3 41 a 55 1,7 56 a 70 2,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

03

04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09

10

11 12

SETEMBRO/2008

LNGUA PORTUGUESA III


Cultura de paz A mobilizao em prol da paz, no Brasil, nasceu do aumento da violncia, principalmente quando a criminalidade passou a vitimar as classes privilegiadas dos centros urbanos. A paz que os brasileiros buscam est diretamente vinculada reduo de crimes e homicdios. Refletir sobre a construo da cultura de paz passa, portanto, pela anlise de como a sociedade compreende e pretende enfrentar o fenmeno da violncia. Esse tem sido o tema de inmeros debates. possvel agrupar, grosso modo, trs paradigmas que, implcita ou explicitamente, esto presentes nessas discusses o da represso, o estrutural e o da cultura de paz. O modelo baseado na represso preconiza, como soluo para a violncia, medidas de fora, tais como policiamento, presdios e leis mais duras. Essas propostas sofrem de um grave problema destinamse a remediar o mal, depois de ocorrido. Tambm falham em no reconhecer as injustias socioeconmicas do pas. Apesar disto, esse o modelo mais popular, pois, aparentemente, d resultados rpidos e contribui para uma sensao abstrata (mas fundamental) de segurana e de que os crimes sero punidos.(...) O segundo paradigma afirma que a causa da violncia reside na estrutura social e no modelo econmico. Conseqentemente, se a excluso e as injustias no forem sanadas, no h muito que se fazer. Apesar de bem-intencionado, ao propor uma sociedade mais justa, esse modelo vincula a soluo de um problema que afeta as pessoas de forma imediata e concreta violncia a questes complexas que se situam fora da possibilidade de interveno dos indivduos desemprego, misria, etc. , gerando, desse modo, sentimentos de impotncia e imobilismo. Uma compreenso distorcida desse modelo tem levado muitos a imaginar uma associao mecnica entre pobreza e violncia. (...) importante evidenciar a violncia estrutural, pois ela encontra-se incorporada ao cotidiano da sociedade, tendo assumido a aparncia de algo normal ou imutvel. Mas a paz no ser conquistada apenas por mudanas nos sistemas econmico, poltico e jurdico. H que se transformar o corao do homem. O terceiro o paradigma da cultura de paz, que prope mudanas de conscincia e comportamento inspiradas em valores universais como justia, diversidade, respeito e solidariedade tanto de parte de indivduos como de grupos, instituies e governos. Os defensores dessa perspectiva compreendem que promover transformaes nos nveis macro e micro
55

60

65

10

70

15

no so processos excludentes, e sim complementares. Buscam trabalhar em prol de mudanas, tanto estruturais quanto de atitudes e estilos de vida. Tambm enfatizam a necessidade e a viabilidade de reduzir os nveis de violncia atravs de intervenes integradas e multiestratgicas, fundamentadas na educao, na sade, na tica, na participao cidad e na melhoria da qualidade de vida. O primeiro passo rumo conquista de paz e noviolncia no Brasil uma mudana paradigmtica: o modelo da cultura de paz deve tornar-se o foco prioritrio das discusses, decises e aes. S ser possvel colher os frutos da paz quando semearmos os valores e comportamentos da cultura de paz. Isso a tarefa de cada um de ns, comeando pelas pequenas coisas, e no cotidiano, sem esperar pelos outros. Gradualmente, outros sero sensibilizados e decidiro fazer a sua parte tambm.
MILANI, Feizi M. Jornal do Brasil, 02 jan. 2002.

1
De acordo com a leitura do primeiro pargrafo do texto, correto afirmar que (A) o movimento pela paz resulta da necessidade de remediar problemas socioeconmicos. (B) as classes mais abastadas do origem ao movimento pela paz contra a criminalidade. (C) a compreenso do que se entende por cultura de paz implica uma ao direta contra as formas de violncia. (D) para a sociedade brasileira, o desejo de paz, inerente sua natureza tica, corresponde a um imperativo de princpios morais. (E) estudar os meios para que a sociedade entenda e enfrente a violncia uma das atitudes para se pensar a construo da cultura da paz.

20

25

30

2
Segundo o texto, o conceito de paz consiste em (A) reduzir a criminalidade em comunidades carentes. (B) proteger as classes privilegiadas de aes violentas. (C) adotar comportamentos repressivos diante de atos violentos. (D) construir e vivenciar valores ticos como bsicos na sociedade. (E) refletir sobre a misria fsica e moral da sociedade.

35

40

3
A afirmao de que o modelo de represso apresenta resultados rpidos e contribui para uma sensao abstrata de segurana reflete o(a) (A) paradoxo do paradigma. (B) consistncia do modelo. (C) alternncia tranqilidade/segurana. (D) excluso das injustias sociais. (E) profundidade da sensao de segurana.

45

50

2
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

4
Cada um dos paradigmas apresenta vrios objetivos explcitos. Assinale a opo que NO se configura como tal. (A) Tornar a cultura foco prioritrio das discusses. (B) Evidenciar a violncia estrutural. (C) Preconizar medidas de fora. (D) Sanar excluso e injustias. (E) Associar pobreza e violncia.

10
Analise as expresses destacadas. ... agrupar, grosso modo, ( . 10) ... na represso preconiza, ( . 14) Uma compreenso distorcida ... ( . 37) Tambm enfatizam a necessidade... ( . 56)

5
Na exposio do autor, os paradigmas apresentam-se (A) equivalentes nas aes. (B) excludentes nos objetivos. (C) hierarquizados quanto a valor. (D) imunes a restries. (E) radicais nas solues.

6
O autor discorre sobre a violncia e estrutura seu ponto de vista em trs tpicos principais. Trata-se, por isso, de um texto (A) narrativo-argumentativo. (B) narrativo-descritivo. (C) dissertativo-argumentativo. (D) dissertativo-descritivo. (E) argumentativo-descritivo.

A srie que corresponde, respectivamente, ao significado dessas expresses em negrito : (A) aproximadamente recomenda desvirtuada ressaltam. (B) erradamente probe maldosa corrigem. (C) cuidadosamente aconselha radicalizada ignoram. (D) imprecisamente prev desviada impem. (E) grosseiramente desfaz descuidada negam.

7
O(s) termo(s) destacado(s) NO recebe(m) a mesma classificao gramatical dos apresentados nas demais opes em (A) no h muito que se fazer. ( . 28-29) (B) ... problema que afeta as pessoas ... ( . 31) (C) ...tem levado muitos a imaginar... ( . 37-38) (D) ... a tarefa de cada um de ns, ( . 67) (E) outros sero sensibilizados ... ( . 69)

8
O segundo paradigma afirma que a causa da violncia reside na estrutura social e no modelo econmico. Conseqentemente, se a excluso e as injustias ... ( . 25-28) O termo em destaque tem a funo de (A) enfatizar o seqenciamento de fatos antagnicos. (B) estabelecer relao de sentido entre enunciados. (C) ligar expresses sintaticamente dependentes na mesma orao. (D) unir termos semanticamente idnticos. (E) relacionar sintaticamente duas oraes.

9
De acordo com as regras de pontuao, assinale o enunciado que est pontuado corretamente. (A) Os nveis de violncia, nos grandes centros urbanos suscitam reaes. (B) O combate violncia necessrio pois, cada vez h mais vtimas desse fenmeno. (C) possvel mobilizar, pois, diferentes setores no combate violncia. (D) possvel por conseguinte, mobilizar diferentes setores no combate violncia. (E) H, a presena da violncia em todas as classes sociais e faixas etrias.

Co n t i nu a
3
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

LNGUA INGLESA II
50

Money Doesnt Grow on Trees, But Gasoline Might Researchers make breakthrough in creating gasoline from plant matter, with almost no carbon footprint
April 7, 2008 National Science Foundation 55

10

15

20

25

30

35

40

45

Researchers have made a breakthrough in the development of green gasoline, a liquid identical to standard gasoline yet created from sustainable biomass sources like switchgrass and poplar trees. Reporting in the cover article of the April 7, 2008 issue of Chemistry & Sustainability, Energy & Materials, chemical engineer and National Science Foundation (NSF) researcher George Huber of the University of Massachusetts-Amherst and his graduate students announced the first direct conversion of plant cellulose into gasoline components. Even though it may be 5 to 10 years before green gasoline arrives at the pump or finds its way into a jet airplane, these breakthroughs have bypassed significant difficulties to bringing green gasoline biofuels to market. It is likely that the future consumer will not even know that they are putting biofuels into their car, said Huber. Biofuels in the future will most likely be similar in chemical composition to gasoline and diesel fuel used today. The challenge for chemical engineers is to efficiently produce liquid fuels from biomass while fitting into the existing infrastructure today. For their new approach, the UMass researchers rapidly heated cellulose in the presence of solid catalysts, materials that speed up reactions without sacrificing themselves in the process. They then rapidly cooled the products to create a liquid that contains many of the compounds found in gasoline. The entire process was completed in less than two minutes using relatively moderate amounts of heat. Green gasoline is an attractive alternative to bioethanol since it can be used in existing engines and does not incur the 30 percent gas mileage penalty of ethanol-based flex fuel, said John Regalbuto, who directs the Catalysis and Biocatalysis Program at NSF and supported this research. In theory it requires much less energy to make than ethanol, giving it a smaller carbon footprint and making it cheaper to produce, Regalbuto said. Making it from cellulose sources such as switchgrass or poplar trees grown as energy crops, or forest or agricultural residues such as wood chips or corn stover, solves the lifecycle greenhouse gas problem that has recently surfaced with corn ethanol and soy biodiesel. Beyond academic laboratories, both small businesses and petroleum refiners are pursuing green gasoline. Companies are designing ways to hybridize

their existing refineries to enable petroleum products including fuels, textiles, and plastics to be made from either crude oil or biomass and the military community has shown strong interest in making jet fuel and diesel from the same sources. Hubers new process for the direct conversion of cellulose to gasoline aromatics is at the leading edge of the new Green Gasoline alternate energy paradigm that NSF, along with other federal agencies, is helping to promote, states Regalbuto.
http://www.nsf.gov/news/news_summ.jsp?cntn_id=111392

11
The main purpose of this text is to (A) report on a new kind of fuel that might harm the environment . (B) advertise the recent findings of chemical engineers concerning gasoline components. (C) criticize the latest research on biofuels that could not find a relevant alternative to oil. (D) justify why corn ethanol and soy biodiesel are the best alternatives to standard gasoline. (E) announce a significant advance in the development of an eco friendly fuel that may impact the market.

12
According to the text, it is NOT correct to affirm that green gasoline (A) is cheaper to produce than ethanol. (B) derives from vegetables and plants. (C) can already be used in jet airplanes. (D) requires much less energy to make than ethanol. (E) results in smaller amounts of carbon emissions than ethanol.

13
In the sentence It is likely that the future consumer will not even know that they are putting biofuels into their car, (lines 16-17), It is likely that could be substituted by (A) Surely. (B) Certainly. (C) Probably. (D) Obviously. (E) Undoubtedly.

14
The item themselves (line 27) refers to (A) researchers (line 24). (B) materials (line 26). (C) reactions (line 26). (D) compounds (line 29). (E) amounts (line 31).

4
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

15
Which alternative contains a correct correspondence of meaning? (A) speed up (line 26) means accelerate. (B) rapidly (line 27) is the opposite of quickly. (C) entire (line 29) could not be replaced by whole. (D) residues (line 43) and leftovers are antonyms. (E) surfaced (line 45) and emerged are not synonyms.

19
The text says that research on green gasoline has (A) had no printed space in scientific journals. (B) not received support from scientific foundations. (C) found no interest among the military and the businessmen. (D) been neglected by academic laboratories and graduate research programs. (E) had to overcome problems to discover an efficient means of producing and marketing this fuel.

16
Mark the sentence in which the idea introduced by the word in bold type is correctly described. (A) Even though it may be 5 to 10 years before green gasoline arrives at the pump or finds its way into a jet airplane, (lines 12-14) comparison (B) while fitting into the existing infrastructure today. (lines 22-23) consequence (C) then rapidly cooled the products to create a liquid that contains many of the compounds found in gasoline. (lines 27-29) contrast (D) Green gasoline is an attractive alternative to bioethanol since it can be used in existing engines (lines 3233) reason (E) Making it from cellulose sources such as switchgrass or poplar trees grown as energy crops, (lines 40-42) addition

20
The title of the text, Money Doesnt Grow on Trees, But Gasoline Might, refers to the (A) planting of trees near oil wells that produce gasoline. (B) exciting possibility of developing an effective green fuel. (C) amazing solution of diluting gasoline with forest and agricultural residues. (D) incredible discovery of trees that produce more when irrigated with a mixture of gasoline. (E) sensational invention of new green fuel that will cost three million dollars in reforestation.

INFORMTICA IV
21
No Microsoft PowerPoint 2003, o que determina se um arquivo de som inserido na apresentao como um arquivo vinculado? (A) Forma de gravao da apresentao. (B) Qualidade da placa de som do computador. (C) Nmero de slides da apresentao. (D) Nvel de complexidade da formatao dos slides. (E) Tamanho e o tipo de arquivo de som.

17
Paragraph 4 (lines 24-31) informs that UMass researchers produce green gasoline by (A) creating a hot liquid from standard gasoline adding catalysts. (B) using cellulose with liquids that catalyze gasoline in less than two minutes. (C) applying moderate heat to compounds found in gasoline to produce a solid catalyst. (D) slowly cooling the product of solid catalystic reactions which will produce cellulose. (E) heating cellulose with specific catalysts and then cooling the product so it transforms into a liquid.

22
O suporte ao XML padro no Microsoft Excel 2003 consiste em (A) ativar os recursos relacionados a funcionalidades especficas em modelos, controles Active-X, suplementos e comandos personalizados e pastas de trabalho locais. (B) criar um estilo de formatao grfica que possa ser salvo com a pasta de trabalho e usado como base a informaes formatadas com os mesmos atributos. (C) formar um pacote suplementar que contm os revisores de texto para cerca de trinta idiomas, suportando verificadores ortogrficos e gramaticais, dicionrios e listas de autocorreo. (D) possibilitar a instalao de ferramentas suplementares de formatao de dados para organizar a criao de grficos e imagens repetitivas nas pastas de trabalho comuns aos usurios de uma Intranet. (E) simplificar o processo de acessar e capturar informaes entre PCs e sistemas back-end, desbloqueando informaes e viabilizando a criao de solues de negcios integradas dentro da empresa e de parceiros comerciais.

18
According to this text, it might be said that corn ethanol and soy biodiesel have (A) contributed to the greenhouse gas problem. (B) increased consumption in cars by 30 percent. (C) produced residues such as wood chips or corn stover. (D) caused the extinction of sustainable biomass sources. (E) generated a smaller carbon footprint than green gasoline.

5
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

23
Para se criar uma estrutura de tpicos deve-se comear o documento no formato modo de estrutura de tpicos. PORQUE Da mesma forma que o modo normal ou de layout de pgina, o modo de estrutura de tpicos oferece uma exibio exclusiva para o contedo do documento. A esse respeito conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26
Observe o diagrama de equilbrio de ferro-carbono esquemtico abaixo. As possveis microestruturas dos aos a temperatura ambiente formadas por resfriamento lento so: perlita(P); ferrita + perlita (FP); perlita + cementita (PC) e ferrita + cementita precipitada (FC).

g a+ g g + Fe3C
727C

24
A Internet um conglomerado de redes em escala mundial de milhes de computadores que so interligados pelo protocolo de Internet que consiste em (A) monitorar todas as formas de acessos ilegais dos usurios da Web. (B) enviar relatrios de controle de servios disponveis em um determinado servidor. (C) gerar relatrios de navegao e de downloads executados por um determinado computador. (D) definir datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um n da rede para outro. (E) proteger as informaes que circulam na Web.

a+ Fe3C
C1 C2 C3 C4

As microestruturas dos aos com as composies C1, C2, C3 e C4 indicadas na figura so (A) FC, FP, P e PC (B) FC, P, PC e FP (C) FP, PC, FC e P (D) PC, FP, P e FC (E) P, FC, FP e PC

27
A Norma Regulamentadora 13 (NR 13), em seu artigo 13.8.1, prev que todo vaso de presso enquadrado nas categorias I ou II deve possuir manual de operao prprio ou instrues de operao contidas no manual de operao de unidade onde estiver instalado, em lngua portuguesa e de fcil acesso aos operadores. Devem estar contidas no manual de operao ou instrues de operao alguns dos seguintes procedimentos: I II III IV de partidas e paradas; de todos os testes realizados nas inspees; para situaes de emergncia; gerais de segurana, sade e de preservao do meio ambiente.

25
As ameaas segurana da informao na Internet, Intranets e demais redes de comunicao, so relacionadas diretamente perda de uma de suas trs caractersticas principais que so, respectivamente, (A) acessibilidade, probabilidade e atualidade. (B) confidencialidade, integridade e disponibilidade. (C) disponibilidade, portabilidade e funcionalidade. (D) integridade, acessibilidade e recursividade. (E) recursividade, idoneidade e portabilidade.

Esto corretos os itens (A) I e II, apenas. (B) II e IV, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

6
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

28
Os cilindros de trabalho em um laminador do tipo qudruo tm, em geral, dimetros menores que os cilindros de encosto. Isto acontece porque permitem uma rea de contato (A) menor, foras de atrito maiores, alm de possibilitarem maior rigidez. (B) menor, foras de atrito maiores, alm de possibilitarem menor preciso. (C) menor, foras de atrito menores, alm de possibilitarem maior preciso. (D) maior, foras de atrito maiores, alm de possibilitarem menor preciso. (E) maior, foras de atrito menores, alm de possibilitarem menor rigidez.

30
Numa inspeo de vaso de presso usando tcnica de ensaio no destrutivo por ultra-som, utiliza-se um lquido acoplante entre o cristal e a superfcie da pea. Sua utilizao justifica-se, pois o(a) (A) lubrificante necessrio para eliminar o atrito do transdutor. (B) lquido necessrio para fechar o circuito eltrico do transdutor. (C) lquido necessrio para garantir o contato eltrico do cristal. (D) cristal no vibra se colocado em contato direto com a parede externa do vaso. (E) transmisso da vibrao ultra-snica no ocorre se houver ar entre o cristal e a superfcie do vaso.

31 29
No diagrama transformao-tempo-temperatura esquemtico abaixo, tpico de um ao 1080, esto representadas as curvas de resfriamento para normalizao (TA), austmpera (TB) e martmpera (TC). O grfico esquemtico abaixo tpico do ensaio de fluncia nos materiais metlicos. Nele, podem-se observar os estgios da curva de fluncia e a influncia da temperatura no comportamento dos materiais.
TC>TB
Ruptura

Deformao

TB
Ruptura

TA<TB
Estgio II Estgio III

Estgio I

Log Tempo

As microestruturas produzidas por estes tratamentos trmicos, na ordem apresentada na figura (TA, TB, TC), so: (A) perlita grosseira, perlita fina e ferrita. (B) perlita fina, bainita e martensita. (C) cementita, martensita e bainita. (D) ferrita, perlita fina e perlita grosseira. (E) martensita, ferrita e bainita.

Assinale a afirmao INCORRETA para explicar estes fenmenos. (A) A curva de fluncia para a temperatura intermediria (TB) apresenta os 3 estgios, sendo o II o estgio estacionrio e o III, o estgio de fluncia acelerada. (B) Para o ensaio realizado na temperatura intermediria no estgio II, o CP alonga a uma taxa constante e a ruptura apenas ocorre no estgio III. (C) Para o ensaio realizado na temperatura TC maior que TB, a taxa do estgio estacionrio aumenta, este se torna muito curto e a ruptura ocorre rapidamente. (D) Para o ensaio realizado na temperatura TA menor que TB, a taxa de deformao do estgio estacionrio diminui e este se torna muito longo. (E) Para o ensaio realizado na temperatura TA menor que TB, a taxa de deformao do estgio estacionrio aumenta e acelera o processo de ruptura.

7
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

32
Dentre os tratamentos termoqumicos mais conhecidos podem ser citadas a cementao e a nitretao. Na comparao das caractersticas destes processos, tem-se: Cementao (A) Produz camada mais dura que a nitretao. (B) Produz camada mais dura que a nitretao. (C) Produz ncleo frgil e camada tenaz. (D) Necessita de tmpera posterior. (E) usada em aos de alto carbono. Nitretao Provoca mais distoro que a cementao. Diminui a resistncia fadiga. Provoca mais distoro que a cementao. No requer tmpera posterior. No usada em aos.

33
Uma esfera macia de 10 cm de dimetro troca calor por conveco com uma corrente de ar cuja temperatura 25 oC. A distribuio de temperatura, em oC, desta esfera dada por T(r) = 50 2000 r2, onde r expresso em metros. Supondo que a condutividade trmica da esfera igual a 0,1 W/m oC e que em seu interior exista uma fonte gerando calor a uma taxa constante, o coeficiente de filme da corrente de ar, em W/m 2 o C, e a intensidade da fonte, em W/m3, valem, respectivamente, (A) 8 e 600 (B) 8 e 1.200 (C) 8 e 2.400 (D) 16 e 1.200 (E) 16 e 2.400

35
Considere as seguintes afirmativas referentes a alguns aspectos do fenmeno de conveco: I - a dimenso do coeficiente de transferncia de calor por conveco, no sistema internacional de unidades, W/m2oC; II - os Nmeros de Prandtl e de Reynolds por si s caracterizam perfeitamente o problema de conveco forada em uma placa plana em qualquer situao de escoamento; III - no fenmeno de conveco natural, o Nmero de Nusselt funo do Nmero de Grashof e do Nmero de Prandtl; IV - a distribuio axial do Nmero de Nusselt em um tubo circular submetido a um fluxo de calor constante na sua parede a mesma tanto para o regime laminar quanto para o regime turbulento de escoamento. Est(o) correta (s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) III e IV

34
Um forno industrial possui uma parede composta por dois materiais. A camada mais interna tem 20 cm de espessura e feita de tijolos especiais cuja condutividade trmica vale 2 W/m oC. J a outra camada feita de um material refratrio que apresenta uma condutividade trmica de 0,05 W/m oC e sua face externa troca calor por conveco com o ar ambiente cuja temperatura e coeficiente de filme valem, respectivamente, 25 oC e 10 W/m2oC. Supondo que a temperatura interna da primeira camada de 1225 oC e que o fluxo de calor que atravessa a parede igual a 1.000 W/m2, pode-se concluir que a espessura da camada referente ao material refratrio, em cm, : (A) 0,0545 (B) 0,1 (C) 1,0 (D) 5,0 (E) 12,05

36
Em entrevista recente a um jornal de circulao nacional, o cientista-chefe de uma empresa de alta tecnologia afirmou que parte da demanda mundial de energia pode ser suprida pelo aproveitamento da diferena de temperatura que existe entre a superfcie e os extratos mais inferiores dos oceanos. Supondo que a temperatura superficial dos mares da costa brasileira de 27 oC e que a temperatura inferior aproximadamente igual a 3 oC, o maior rendimento possvel de uma mquina trmica, operando em um ciclo termodinmico, em %, de (A) 1,0 (B) 8,0 (C) 88,8 (D) 92,0 (E) 99,0

8
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

37
Uma cmara frigorfica encontra-se instalada em um ambiente cuja temperatura 27 o C e seu coeficiente de performance (COP) igual a 5. Sabe-se ainda que devem ser retirados 7,5 kW do interior da cmara para que esta permanea temperatura de projeto. Considerando que o COP do dispositivo 55/89 do mximo teoricamente admissvel, a potncia de acionamento do compressor, em hp, e a temperatura no interior da cmara, em graus Celsius, respectivamente, so iguais a: (Dado: 1 hp equivalente a 0,75 kW) (A) 8/9, -12 (B) 8/9, -6 (C) 2, -6 (D) 2, -12 (E) 2, -22

40
A perda de carga que ocorre no escoamento de fluidos em tubulaes pode ser calculada com o auxlio do Diagrama de Moody, que relaciona o fator de atrito com o Nmero de Reynolds e a rugosidade relativa da tubulao. No Diagrama de Moody, pode-se verificar que (A) o fator de atrito diminui se o Nmero de Reynolds e/ou a rugosidade relativa da tubulao diminuem. (B) o fator de atrito e a perda de carga dependem apenas da rugosidade relativa da tubulao em estudo no regime laminar. (C) as linhas correspondentes aos diversos valores de rugosidade relativa tornam-se horizontais e o fator de atrito independente do Nmero de Reynolds no regime completamente turbulento. (D) existe uma linha de tubo completamente rugoso, definida teoricamente como um tubo cuja rugosidade atravessa a subcamada laminar em um escoamento turbulento. (E) existem duas zonas demarcadas: laminar e turbulenta, sendo esta subdividida em duas sub-zonas (pouco turbulenta e completamente turbulenta).

38
Considere as seguintes afirmativas referentes Termodinmica: I - no caso de uma substncia pura, so necessrias duas propriedades termodinmicas independentes para caracterizar o estado de uma mistura de fases lquido-vapor; II - a variao de entropia nula quando um gs ideal sofre um processo isotrmico; III - o trabalho realizado por um gs ideal em um processo adiabtico numericamente avaliado com o conhecimento do volume especfico e da presso nos estados inicial e final, juntamente com a razo de calores especficos da substncia; IV - em processos termodinmicos realsticos, a variao de entropia sempre positiva. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) III (B) I e II (C) II e III (D) II e IV (E) III e IV

41
A respeito da classificao e das caractersticas de bombas, assinale a afirmativa correta. (A) As bombas rotativas de parafusos so bombas volumtricas ou de deslocamento positivo muito utilizadas para o transporte de produtos de viscosidade elevada. (B) Nas bombas alternativas e nas turbobombas, a vazo de bombeamento constante com o tempo. (C) Nas bombas de fluxo axial, toda energia cintica transmitida massa lquida por foras centrfugas e de arrasto, sendo a direo de sada do lquido paralela ao eixo. (D) Nas turbobombas, o movimento do lquido dentro da bomba e o movimento do rgo impulsionador (impelidor) so iguais, com a mesma natureza e a mesma velocidade, em grandeza, direo e sentido. (E) Nas turbobombas, a energia transmitida ao rgo mecnico sob a forma exclusivamente cintica, isto , ocorre um aumento de velocidade do fluido bombeado.

42
Na formao e controle de estoques de uma empresa, o custo de pedir (CP) uma funo do custo de pedir por pedido (P), do consumo em unidades do pedido (D) e da quantidade do pedido (Q). Por outro lado, o custo de manter (CM) uma funo do custo de manter em estoque (M) e do estoque mdio do material (Q/2). Sabendo-se que estas funes so, respectivamente, CP = P x (D/Q) e CM = M x (Q/2), ento a quantidade que representa o lote econmico de compra (A) [(2 x D x P) / M]1/2 (B) (2 x D x P)1/2 / M (C) [(2 x D x P) / M]2 (D) [M / (2 x D x P)]1/2 (E) [M / (2 x D x P)]2

39
A carcaa de uma turbobomba o componente responsvel pela conteno do fluido bombeado, bem como, sob certo aspecto, prov oportunidade para a converso de energia cintica em energia de presso. Eventualmente, em bombas de grande porte, no que concerne operao fora da vazo de projeto, utiliza-se, como artifcio para atenuar o empuxo radial, a carcaa (A) em voluta. (B) em dupla voluta. (C) com ps difusoras. (D) concntrica. (E) mista.

9
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

43
3m d

Considere o enunciado a seguir para responder s questes de nos 45, 46 e 47. Na figura abaixo apresentado um par de eixos flexveis acoplados por engrenagens (com relao de transmisso N), juntamente com os mancais de apoio e as inrcias associadas s engrenagens e aos volantes conectados, respectivamente, na entrada e sada dos eixos. Indicam-se, tambm, as fontes de torque externas presentes neste sistema mecnico de rotao. Supe-se, para fins de modelagem, que as engrenagens so rgidas e no existe deslizamento entre os seus dentes.

6m

RESERVATRIO B

4m a

BOMBA CENTRFUGA

T1 J1

K1

J2 N K4 J3 J4 T4

RESERVATRIO A

A figura acima representa um sistema de bombeamento que transfere um lquido do reservatrio A para o reservatrio B. A perda de carga na linha e acessrios da descarga, incluindo a perda na sada do lquido da tubulao, 3 metros. Por outro lado, a perda de carga na linha e acessrios de suco, incluindo a perda na entrada da tubulao, 1 metro. Sabendo-se que a linha de recalque encontra-se cheia de lquido e a bomba est escorvada, ento a altura manomtrica total do sistema, em metros, : (A) 2 (B) 6 (C) 10 (D) 13 (E) 14

45
O efeito de inrcia equivalente neste sistema dado por: (A) (J3 + N2J2) ou (J2 + N2J3) (B) (J1 + N2J2) ou (J2 + N2J1) (C) (J3 + N2J4) ou (J4 + N2J3) (D) (J1 + J2 + N2(J3 + J4)) ou (J3 + J4 + N2(J1 + J2)) (E) (J1 + J2 + J3 + J4) ou N2(J1 + J2 + J3 + J4)

46
Quantos graus de liberdade possui este sistema? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

44
Acerca da lubrificao de equipamentos e componentes mecnicos, analise as afirmativas a seguir. I - Os mancais de deslizamento podem ser lubrificados com leo ou com graxa; no caso de leo, a viscosidade o principal fator a ser levado em considerao; no caso de graxa, a sua consistncia o fator relevante. II - No caso de rolamentos lubrificados por banho de leo, o perodo de troca de leo depende, fundamentalmente, da temperatura de funcionamento do rolamento e da possibilidade de contaminao proveniente do ambiente. III - As engrenagens abertas requerem lubrificantes bastante aderentes e a sua lubrificao se faz normalmente por aplicao manual. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

47
Quando se trava a engrenagem correspondente, o sistema formado pela inrcia J1 de 100 kg.m2 conectada ao eixo com rigidez K1 pode se representado por um massa-mola de um grau de liberdade, com freqncia natural de 50 Hz. Assim, a rigidez do eixo de (A) (B)
2 2

kN.m/rad MN.m/rad

(C) 1 MN.mm/rad (D) 100 kN.m/rad (E) 100 kN.mm/rad

10
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

48
O acompanhamento contnuo do comportamento de determinadas variveis de um equipamento ou mquina, que serviro de indicadores do seu estado, representa uma manuteno (A) preventiva. (B) peridica. (C) corretiva. (D) preditiva. (E) contnua.
V= 0 -V1 -V2 -V3

(1)

(3)

(2) (0) (13) (11) (8) (6)

(4)

(5) V3 (10) V2 (7) (9) V1 V=0 (12)

49
Deve-se planejar a seqncia de passos ideal para a manuteno de um equipamento dentro de uma fbrica de modo que o consumo de tempo para inspeo seja o menor possvel e que os itens a serem verificados sejam suficientes para atender as normas de qualidade da empresa. Na figura so indicados, com letras, os vrios itens a serem inspecionados e, com nmeros, o consumo de tempo em horas para a avaliao.

50
Quando uma mquina rotativa tem seu movimento comandado por este motor, indica-se, nas curvas de desempenho do grfico acima, uma seqncia de comandos fornecidos para o motor, numerados de (0) at (13), onde as tenses foram definidas em funo do comportamento desejado para a mquina. Nestas condies, a mquina est sendo (A) freada entre (0) e (4), e entre (10) e (13) com sua velocidade angular mantida. (B) freada entre (5) e (9), e entre (10) e (13), acelerada no sentido inicial. (C) freada entre (5) e (9), e entre (0) e (4), acelerada no sentido contrrio ao inicial. (D) acelerada em um determinado sentido entre (5) e (9), e entre (0) e (4) com sua velocidade angular invertida. (E) acelerada em um determinado sentido entre (0) e (4), e entre (10) e (13) com sua velocidade angular invertida.

L 3 S 1 A 6 4 3 C

I 2 5

G F 2 3 4

2 P 4 D

Qual seqncia de itens permitir o menor tempo de inspeo? (A) S - C - I - G - P (B) S - L - C - I - G - P (C) S - C - F - P (D) S - A - B - D - P (E) S - L - C - F - P Considere o enunciado a seguir para responder s questes de nos 50 e 51. Um motor de corrente contnua com m permanente, cuja tenso de controle alimentada atravs das escovas conectadas ao rotor, possui ganhos K V (Nm/V) e (Nm/rad/s), correspondentes aos coeficientes angulares das curvas de desempenho (torque disponvel x velocidade de rotao) mostradas no grfico a seguir, para valores distintos da tenso de alimentao, com |V1| < |V2| < |V3|.

51
Quando este motor est girando a rpm, o torque fornecido no seu eixo, medido por uma clula de carga, de T Nm. Nestas condies, a tenso de alimentao V (Volts) de
2p K w w (A) 60 TK V
T - Kw KV 2p w 60

(B)

(C)

T + Kw KV

2p w 60

T + KV
(D)

2p w 60

Kw

(E)

2p K V T w 60 K w

11
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

Considere o pseudocdigo a seguir para responder s questes de nos 52 e 53. 1 Declaraes . . . 99 __________ 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 . . . 300 301 302 303 304 305 306 307 Se ___________ Ento ___________ ___________ ___________ Se no __________ __________ __________ Fim Enquanto ______ Faa _________ _________ Fim Se ___________ Ento v para ____ Se no v para ____ Fim

52
As linhas entre 112 e 115 indicam um(a) (A) desvio condicional. (B) desvio incondicional. (C) fim de execuo. (D) fim de desvio. (E) condio com opes.

53
Quando ocorre repetio de comandos, como entre as linhas entre 100 e 115 e entre as linhas 300 e 315, as normas de programao estruturada sugerem que seja criado(a) um(a) (A) macro. (B) desvio. (C) armazenamento de dados. (D) sub-rotina. (E) funo.

54
Em uma fbrica, a confeco de uma determinada pea tem o seguinte diagrama que representa a rvore do produto fabricado:

Se ___________ Ento ___________ ___________ ___________ Se no __________ __________ __________ Fim

308 309 310 311 312 313 314 315

Enquanto ______ Faa _________ _________ Fim Se ___________ Ento v para ____ Se no v para ____ Fim

Sabendo que o estoque de segurana de todos os componentes de 50 unidades, e que existem 100 unidades em estoque destas peas e 100 unidades de cada componente, programe a gesto de materiais para o produto, dado que a demanda de peas para os prximos cinco dias de 25, 30, 50, 70 e 125. Qual o resultado de variao no nvel de estoque de pares de engrenagens nos cinco dias? (A) 25, 30, 50, 70 e 125 (B) 50, 50, 50, 50 e 50 (C) 100, 75, 50, 50 e 50 (D) 100, 100, 80, 50 e 50 (E) 100, 100, 95, 50 e 50

55
Quando necessrio introduzir novas clusulas a um texto de contrato, ou especificar em contrato um novo prazo para a concluso de um servio que est sendo prestado, ou seja, quando se deseja acrescentar informao a um documento com a finalidade de complementao ou esclarecimento, faz-se um(a) (A) adiamento. (B) aditamento. (C) prorrogao. (D) complementao. (E) especificao.

316 . . . 500 Fim

12
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

56

59

M
F

N
A viga bi-apoiada mostrada na figura est sob ao de uma fora F aplicada conforme indicado. A condio de equilbrio esttico da viga estabelece que a reao em (A) B paralela a BN e possui sentido de B para N. (B) B paralela a BN e possui sentido de N para B. (C) B paralela a BM e possui sentido de M para B. (D) A paralela a AN e possui sentido de A para N. (E) A paralela a AM e possui sentido de A para M.

Duas vigas, uma bi-apoiada e outra engastada em uma das extremidades, ambas de mesmo comprimento, mesma seo transversal e mesmo material, se deformam quando sujeitas aplicao de uma fora F. Considerando que a fora aplicada no meio do comprimento de cada uma das vigas, a tenso normal mxima ocorrente em cada uma ocorre na seo de (A) menor curvatura. (B) maior deslocamento linear. (C) maior deslocamento angular. (D) maior raio de curvatura. (E) maior curvatura.

60

57

C
F A B C a F

Uma viga engastada solicitada por um binrio conforme ilustrado na figura. O valor da fora cisalhante mxima ocorre (A) apenas na seo transversal em A. (B) apenas na seo transversal em B. (C) apenas na seo transversal em C. (D) em todas as sees transversais do trecho AB. (E) em todas as sees transversais do trecho BC.

A trelia de trs barras da estrutura mostrada na figura est sujeita carga F aplicada ao pino C. Nesta situao, a fora de compresso atuante na barra AB vale (A) F cotg . (B) F tg . (C) (F/2) tg . (D) (F/2) cotg . (E) (F/2) sen .

61
A tenso normal mxima ocorrente em um ponto da superfcie de um eixo sujeito a uma toro combinada com carga axial trativa (A) igual tenso cisalhante de toro. (B) igual soma da tenso normal da carga axial com a tenso cisalhante de toro. (C) maior do que a tenso normal da carga axial. (D) maior do que a soma da tenso normal da carga axial com a tenso cisalhante de toro. (E) menor do que a tenso cisalhante de toro.

58
Considere uma seo circular e outra quadrada de mesma rea. O momento de inrcia de rea em relao ao eixo que passa pelo centride da rea do quadrado (A) sempre maior do que o da rea circular. (B) sempre menor do que o da rea circular. (C) sempre igual ao da rea circular. (D) menor do que o da rea circular, se o eixo passar pelos vrtices do quadrado. (E) dependente da posio angular do eixo em relao ao lado do quadrado.

13
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

62
O mdulo de resistncia flexo da seo transversal de um perfil uma caracterstica geomtrica diretamente relacionada resistncia do perfil em relao aos momentos fletores a ele aplicados. Assim, sendo
ref

65

s1
A B C

a tenso de

referncia (escoamento ou ruptura), FS o fator de segurana e W o mdulo de resistncia flexo, o momento fletor mximo (Mmx) aplicado a um perfil fica limitado por (A) Mmx (C) Mmx
s ref W FS
s ref W

(B) Mmx (D) Mmx

W FS
s ref FS W

s2
Considere o projeto de uma pea baseado em um ponto sujeito a um estado plano de tenses, de modo que as tenses principais, s1 e s2 (ambas diferentes de zero), sejam de sinais opostos. Os critrios de resistncia representados pelas curvas A, B e C na regio do plano
s1 - s2, mostrada na figura, estabelecem que o critrio

s (E) Mmx ref FS

63
O projeto de eixos de material dctil sujeito aos efeitos de flexo por cargas transversais e toro norteado, em sua grande maioria, apenas pela tenso (A) cisalhante mxima da flexo. (B) cisalhante mxima da flexo combinada com a tenso cisalhante mxima da toro. (C) cisalhante mxima da toro combinada com a tenso normal mxima da flexo. (D) normal mxima da flexo. (E) normal mxima da flexo combinada com a tenso cisalhante mxima da flexo.

(A) C mais conservativo que o critrio B. (B) A mais conservativo que o critrio C. (C) A mais conservativo que o critrio B. (D) A to conservativo quanto B na regio de s1 constante. (E) A to conservativo quanto C na regio de s2 constante.

66

Acumulador
2

64
A rigidez elstica de uma mola calculada pela expresso

d4 G , onde d o dimetro do arame, G o mdulo de 8D3N elasticidade transversal do material, D o dimetro mdio k=
da espira e N o nmero de espiras. Se, de uma mola com rigidez de 1000 N/m e 10 espiras, forem retiradas duas espiras, sua rigidez, em N/m, ser de (A) 125 (B) 800 (C) 1.000 (D) 1.250 (E) 8.000

Q = 1,5 x 10 m /s

-4

A = 2 cm V = 1 m/s

Um acumulador hidrulico projetado para reduzir as variaes bruscas de presso no sistema hidrulico de uma mquina. Considerando que o fluido de trabalho seja um leo com massa especfica de 1.000 kg/m3, no instante indicado na figura, a taxa de acmulo ou perda de leo hidrulico no acumulador, em kg/s, vale (A) 0,01 (B) 0,05 (C) 0,10 (D) 0,30 (E) 0,50

14
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

67

lquido

Um caminho-tanque se move sobre uma pista ligeiramente inclinada em relao direo horizontal. Em um determinado instante, constata-se que a superfcie livre do lquido no interior do tanque est paralela base do reservatrio, conforme indicado na figura. Nesta condio, relativamente pista, o veculo est (A) subindo com velocidade constante. (B) subindo com desacelerao constante. (C) subindo com acelerao constante. (D) descendo com velocidade constante. (E) descendo com desacelerao constante.

68
Uma tubulao considerada ideal (sem perdas de carga), possuindo uma rea de sada igual metade da rea de entrada, posicionada na horizontal. Considerando um escoamento no interior da tubulao em regime permanente de gua ( = 1.000 kg/m3) incompressvel e uniforme, a Equao de Bernoulli estabelece que, para uma velocidade de sada de 2 m/s, a presso na entrada da tubulao relativamente sada para a atmosfera, em kPa, vale (A) 0,8 (B) 1,0 (C) 1,2 (D) 1,5 (E) 2,0

69
Um dos rgos federais destinados a atribuir eficcia legislao ambiental o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que, dentre suas inmeras atribuies, destaca-se como rgo (A) executivo. (B) consultivo e deliberativo. (C) coordenador da Poltica Nacional de Meio Ambiente. (D) supervisor da Poltica Nacional de Meio Ambiente. (E) controlador da Poltica Nacional de Meio Ambiente.

70
O rgo que tem como uma de suas principais atribuies exercer o poder de polcia ambiental o(a) (A) Ministrio do Meio Ambiente. (B) IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. (C) Secretria Federal de Meio Ambiente. (D) Secretaria Estadual de Meio Ambiente. (E) Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

15
PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: ENGENHARIA MECNICA

You might also like