You are on page 1of 5

Abcesso nos animais domsticos: aspectos clnicos e cirrgicos

Humberto Pereira Oliveira

ndice
Introduo Conceitos Gerais Consideraes sobre a ao fagocitria Evoluo do Abcesso Sintomatologia Tratamento Referncias bibliogrficas

Introduo
Os processos supurativos nos animais domsticos so relativamente freqentes, em virtude de acometimentos de doenas infecto-contagiosas de curso purulento, da agressividade do meio em que vivem e, em particular, do uso de instrumentos contaminados, a exemplo de seringas e agulhas, por pessoas pouco informadas sobre regras de antissepsia. A prtica de vacinao em massa, principalmente de bovinos, tem levado ao aparecimento de abscessos nos locais de aplicao, devido ao fato de que a troca de agulhas e a antissepsia do local de aplicao representam, muitas vezes, um transtorno no rendimento do processo. Isso ocorre com maior freqncia em rebanhos de gado de corte. No gado de leite e em criaes de eqinos selecionados incidncia relativamente pequena, em face da melhor ateno s regras de antissepsia. Pelas prprias condies do ambiente onde vivem, os animais apresentam sujidades na pele e so expostos a traumatismos pela vegetao agressiva ou pelas instalaes mal conservadas, onde se incluem os despojos em locais de trnsito constante dos animais. As precrias condies sanitrias do rebanho, por si, podem ser responsabilizadas pelo surgimento de doenas infecciosas que se relacionam com a formao de abscessos em diferentes rgos, a exemplo da piobacilose, linfadenites supurativas e tuberculose. Evidentemente, os processos supurativos acessveis so os mais passveis de interveno cirrgica; os demais nem sempre se revelam de pronto e , na maioria das vezes, ficam na dependncia da resposta a terapias especficas. A conscientizao do pessoal envolvido com o servio de enfermagem muito importante para minimizar a ocorrncia de processos supurativos nos locais de administrao de medicamentos, tanto ao nvel de clnicas estabelecidas, como em fazendas de criao assistidas por veterinrios em visitas peridicas.

Conceitos Gerais

A supurao um processo formao de pus, onde esto presente o tecido necrtico, neutrfilos, lquido orgnico e enzimas proteolticas e geralmente se produz na superfcie das feridas contaminadas ou preenche uma cavidade. O pus tipicamente um lquido de consistncia cremosa, espessa ou semi-slido (caseificado), e com pontos de calcificao (tuberculose), cuja colorao geralmente varia de acordo com os tecidos comprometidos e com o tipo de germes predominantes. O exsudato formado em superfcies mucosas geralmente mucopurulento, pela participao do muco, e nas superfcies serosas se apresenta fibrinopurulento. Podem apresentar floculaes A coleo purulenta que se forma nas camadas da epiderme recebe o nome de pstula; quando o pus se acumula livremente em uma cavidade serosa, denomina-se empiema. O abscesso uma coleo circunscrita de pus que se forma em diferentes tecidos, geralmente em resposta ao desenvolvimento de bactrias denominadas piognicas. Ao se formar, possui uma parede ou cpsula de tecido fibroso que o separa dos tecidos vizinhos. O tamanho varia desde dimenses microscpicas a volumes relativamente grandes. A invaso bacteriana a causa mais comum de produo de abscessos nos animais domsticos, mas estes podem ser produzidos inicialmente por efeito de agentes irritantes de natureza qumica ou mecnica e posterior desenvolvimento bacteriano. O flegmo ou inflamao flegmonosa um processo no qual um volume aprecivel de pus se difunde em um tecido, de ordinrio no tecido subcutneo. Por no possuir cpsula, o flegmo tende a se disseminar progressivamente, ao contrrio do abscesso, no qual a reao e o agente causal se encontram confinados. Os germes mais comumente associados a formao de abscessos so os estafilococos e os estreptococos. O Corynebacterium pyogenes causador de abscessos em muitas espcies domsticas, mais principalmente nos bovinos; o Corynebacterium pseudotuberculosis responsvel pelas linfangites ulcerativas e linfadenites caseosas nos ovinos, produzindo abscessos. Alguns abscessos se relacionam com a presena de germes como a Escherichia coli, Actinomyces necrophorus, Mycobacterium tuberculosis, Pseudomona aeruginosa, alm de outros.

Consideraes sobre a ao fagocitria


No se deve entender que a mera presena de germes, por si, bastante para originar a produo de abscessos. Outros fatores so necessrios. Dada a existncia de microorganismos nos tecidos, tambm essencial que: A "virulncia" bacteriana no tenha sido diminuda pela exposio a condies imprprias, como o calor, luz solar, antisspticos, presena ou ausncia de oxignio (de acordo com a particularidade do microorganismo em questo), etc.; a vitalidade dos tecidos tenha sido comprometida ou que a afeco ou leso local ou geral tenha diminudo a resistncia orgnica; os germes estejam presentes em nmero suficiente. Em definitivo, independente das condies acima, o organismo normalmente possui elementos de defesa, que so representados pelos leuccitos e por respostas imunes. Os neutrfilos so os elementos de defesa mais importantes, frente ao desenvolvimento bacteriano, principalmente em tecidos extravasculares. So clulas primrias responsveis pela conteno e eliminao das infeces bacterianas agudas que invadem o organismo, especialmente as causadas por infeces piognicas. Os eosinfilos e os basfilos no tm papel importante neste contexto e os primeiros possuem capacidade de fagocitar partculas de matria. Os moncitos so clulas fagocitrias importantes e geralmente so considerados como a primeira linha de defesa frente a alguns tipos de bactrias intracelulares. Encontram-se no sangue perifrico, mas so mais efetivos contra as bactrias invasoras, quando migram para os tecidos e se tornam macrfagos. Os lnfcitos no fagocitam bactrias.

So necessrios trs condies para que os neutrfilos sejam efetivos na defesa do organismo, frente a uma invaso bacteriana. Assim, os neutrfilos devem:

Migrar para a rea de penetrao dos germes. Isto ocorre por diapedese, do sangue perifrico para os tecidos invadidos, guiados por gradientes quimiotxicos, que estimulam diretamente a migrao direcional das clulas fagocitrias; fagocitar as bactrias. A fagocitose da maioria das bactrias patognicas requer fatores sricos, especialmente anticorpos antibacterianos e de complemento, enquanto que a maior parte das bactrias no patognicas so facilmente fagocitadas na ausncia de soro. Vrias opsoninas podem alterar a superfcie das bactrias, fazendo com que possam se unirem ao fagcito. A fagocitose das bactrias ocorre em seguida a unio da membrana celular; destruir a bactria fagocitada. Nessa fase, atuam algumas enzimas lisosomais. A lisozima destri, por si mesma, algumas bactrias e colaboram com os anticorpos e complemento na destruio de outras.

Evoluo do Abcesso
As bactrias formadoras de abscessos penetram geralmente no organismo animal por uma ferida na pele ou nas mucosas e por meio de agulhas de seringas ou instrumentos contaminados. Podem penetrar tambm pela mucosa intestinal, quando esta se encontra em estado de debilidade por constipao, diarria, inflamao; por meio de glndulas sebceas e sudorparas ou de qualquer tecido em contato com meios contaminantes. Ao penetrarem, os germes iniciam a sua multiplicao e produzem toxinas que irritam os tecidos circundantes, o que determina o surgimento de todos os sinais de um processo inflamatrio. Inicialmente, a leso um microabscesso, que por invaso produz outros que praticamente se interligam, deixando bridas conjuntivas entre eles. Os leuccitos neutrfilos, principalmente, e de moncitos circundam a rea invadida e assumem a defesa do organismo, pela fagocitose bacteriana. Na rea invadida, os restos celulares, por efeito da destruio dos tecidos, as bactrias e os leuccitos mortos, alm de lquidos que extravasam dos capilares da rede linftica e dos tecidos que limitam o processo constituem o pus ou material do abscesso. A multiplicao de fibroblastos determina a formao de uma barreira conjuntiva ao redor da leso. O tecido que se forma pode ser espessado ou permanece delgado e os capilares e vnulas que comporta suprem a rea com os elementos de defesa do organismo. Internamente, a cpsula assim formada revestida por um membrana piognica. Neste ponto, praticamente a rea central do abscesso interrompe as trocas com o resto do organismo. As bridas conjuntivas sofrem digesto, em funo da baixa nutrio e do pH baixo e formam uma cavidade nica. O processo no cessa at que os germes sejam controlados por ao dos neutrfilos, anticorpos ou por efeito de terapia adequada. O abscesso cresce gradativamente, acomodando a presso promovida pela aumento do contedo que se forma no seu interior. Paralelamente, mais tecido conjuntivo formado ao redor da membrana piognica. medida que a cavidade aumenta e cessa a multiplicao bacteriana com reduo do processo inflamatrio e liquefao do pus, a cpsula se adelgaa e tende a fistular no ponto de menor resistncia tissular. O local de fistulao pode significar uma diminuio relativa da velocidade de formao da cpsula, diante de um processo acelerado de produo de material purulento. Quando localizado na superfcie, a pele se torna fina e o abscesso apresenta-se menos firme. Dependendo do volume do contedo, pode-se detectar ondas de choque do contedo com a parede, quando se faz palpao seguida de percusso digital. Quando mais profundamente situado, o abscesso ao romper-se pode causar graves alteraes no organismo, pela formao de stios purulentos migratrios e interligados, alm de septicemia fatal. Neste

aspecto, so incontrolveis os seus efeitos e, nos animais domsticos, o diagnstico impreciso quando se trata de rgos parenquimatosos. Em alguns casos, com a morte bacteriana, o contedo pode sofrer absoro e a membrana piognica regride com o restante da cpsula; noutros, o material dessecado se mantm encapsulado, por tempo indeterminado, sem trocas significativas com o restante do organismo, podendo sofrer calcificao. O meio adverso multiplicao dos germes, em virtude do pH, do baixo suprimento de oxignio, da fagocitose e das condies de nutrio no interior da coleo purulenta, dentre outros, justificam a falta de crescimento de germes em cultivos laboratoriais.

Sintomatologia
Por ocasio da formao dos abscessos superficiais, esto presentes todos os sintomas inflamatrios clssicos. O animal pode apresentar hipertermia nos dias iniciais. O centro do processo apresenta-se elevado, mais ou menos firme, com aumento da temperatura e da sensibilidade. A periferia tem limites pouco precisos, por efeito do edema difuso, e cede mais facilmente palpao. Os plos tendem a se elevarem, por distenso da pele. Nesta fase, o abscesso denominado imaturo. medida que evolui para a resoluo, a parte central se torna delgada, pouco edemaciada e cede ao toque; a periferia revela contornos cada vez mais definidos, pela evidncia dos limites da cpsula conjuntiva. Em torno de uma semana, o processos inflamatrio se faz menos pronunciado, cessam os sintomas gerais e ocorre a maturao do abscesso. Em geral, abscessos evoluem dentro de um perodo de tempo mais ou menos previsvel, com evidncia de todos os fenmenos inflamatrios, denominando-se agudos ou "quentes". Em funo do agente causal, necessitam de um tempo relativamente longo para a sua completa evoluo, acompanhando ou finalizando o curso enfermidades tais como: tuberculose, actinobacilose, botriomicose, pseudotuberculose ovina, linfadenite eqina, etc. So denominados abscessos crnicos ou "frios". Igual denominao dada queles que, apesar de agudos, no so drenados espontnea ou intencionalmente e permanecem circundados por tecido fibroso, permanecendo mais ou menos estacionrios. Devido a grande variedade de formas e de etiologia dos abscessos crnicos, somente possvel comentar os aspectos gerais dos mesmos. Os processos inflamatrios podem ser apreciveis na superfcie do corpo, como na actino e botriomicoses, ou podem no sinalizarem a sua presena, at que o animal seja sacrificado, como nos casos de tuberculose pulmonar. Se a localizao superficial, apresentam-se firmes, sem elevao de temperatura e evoluem lentamente, sem outras manifestaes clnicas importantes. Eqinos com abscessos de cernelha , por efeito de botriomicose, brucelose, etc., ou ao nvel do cordo espermtico, aps castrao contaminante, s vezes desenvolvem atividades durante semanas, principalmente no primeiro caso. Alguns animais praticamente no evidenciam transtornos funcionais durante o desenvolvimento de abscessos, dependendo da localizao e da gravidade da afeco. Os abscessos situados mais superficialmente em locais que podem comprometer a atividade de outros rgos, a exemplo das regies articular e faringeana, podem produzir efeitos colaterais muito mais importantes do que os efeitos locais primrios. Os situados em rgos parenquimatosos, principalmente decorrentes de enfermidades gerais, podem confundir os sintomas, dificultando ou tornando impossvel o diagnstico por meios rotineiros e representam graves riscos de vida para os animais. Nestes casos, os recursos clnicos e cirrgicos so de pouca valia, estando na dependncia da sua localizao, do acesso cirrgico, da resposta a antibiticos, da espcie animal, da finalidade a que se destinam e do valor econmico.

Tratamento
Na fase inicial, o uso se antibiticos de amplo espectro, por via parenteral, pode contribuir para mudar o curso da formao do abscesso, aliando-se s respostas orgnicas do animal. medida que evolui, o uso de substncias emolientes e que principalmente ativem a circulao local melhoram a perfuso e, por conseqncia, as condies de nutrio e de defesa celular. Na fase resolutiva, isto , quando o abscesso se apresenta "maduro", a drenagem se faz necessria, a fim de remover todo o material purulento e acelerar o desbridamento cavitrio. Na drenagem de abscessos superficiais, deve ser considerado o seguinte:

Podem ser lesados artrias, veias e nervos importantes na contigidade dos tecidos, a exemplo dos abscessos sufocantes localizados na regio faringeana; a abertura da cavidade do abscesso deve ser feita mediante uma inciso ampla, para evitar a reteno do pus e reativao do abscesso e o mais afastada possvel de qualquer nova fonte de infeco, como o prepcio, nus, etc.; na ocorrncia de fistulao espontnea, em pontos mais altos, no favorecendo a drenagem por gravidade, deve-se fazer uma contra-abertura que corrija o problema; a curetagem da membrana piognica, imediatamente aps a drenagem, no recomendada, para prevenir septicemia ou disseminao local de germes ainda ativos, optando-se pela irrigao com antissptico de eficincia comprovada; os drenos devem, inicialmente, preencher toda a cavidade drenada, prevenindo o colabamento da cpsula nos limites com os tecidos circundantes, para maior eficincia do antissptico utilizado, e, nos dias seguintes, trocados por outros menores, de modo a conduzir a cicatrizao de dentro para fora; as bordas da inciso devem ser protegidas, evitando a interferncia de insetos, o que se consegue pelo uso de substncias repelentes; recomendvel a antibioticoterapia parenteral, a partir do momento da drenagem e principalmente quando se faz a curetagem, como medida preventiva invaso bacteriana nos tecidos vizinhos e septicemia; a drenagem do material purulento em locais de grande confinamento animal requer cuidados especiais para evitar a contaminao de outros, inclusive ao de moscas, mormente quando prximo de ambientes destinados a ordenha, maternidade e creches; nem sempre os abscessos so primrios e a identificao do fator ou de fatores causais dever ser considerada, uma vez que vrios indivduos podem ser comprometidos, e podem perpetuar a afeco em animais da mesma espcie ou de espcies diferentes.

Referncias bibliogrficas
(Constante no Plano de Curso da Disciplina de Patologia e Clnica Cirrgica Veterinrias)

You might also like