You are on page 1of 14

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

11

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists: gnero, cosmoviso e movimento social
Martinus de Boer*

Resumo
Este ensaio analisa e desenvolve a tripla definio de Apocalptica feita por Paul Hanson: a) como elementos formais da assim chamada literatura apocalptica; b) como perspectiva escatolgica e cosmolgica e c) como movimento social que reage a crise e alienao por meio de smbolos e escatologia apocalptica. Estes trs elementos passam a serem designados pelos termos Apocalipse, Escatologia Apocalptica e Apocalipsismo, respectivamente. Palavras-chave: Apocalptica, Gnero literrio, Cosmoviso, apocalptica, Contexto social do cristianismo primitivo.

Abstract
This essay analyzes and develops the triple definition of Apocalyptic made by Paul Hanson: a) as the forma elements of so-called apocalyptic literature; b) as an eschatological and cosmological perspective; and c) as a social movement which reacts to crisis and alienation by means of symbols and apocalyptic eschatology. These three elements come to be referred to by the terms Apocalypse, Apocalyptic Eschatology and Apocalyptic, respectively. Keywords: Apocalypticism, Literary Forms, Cosmovision, Social Context of Early Christianity.

* Professor da Universidade Livre de Amsterdan. Traduo: Paulo Augusto de Souza Nogueira.

12

Apocalptica e as Origens Crists

I. Introduo Paul D. Hanson 1 fez a seguinte distino tripla ao referir-se apocalptica judaica antiga:
Apocalipse. Este termo refere-se ao gnero literrio. O livro cristo do Apocalipse de Joo freqentemente considerado como paradigma para o gnero. Ele comea com as palavras: Apocalipse de Jesus Cristo. A estrutura e as caractersticas tpicas de um apocalipse so dadas nos versos introdutrios deste livro (1,1-2): (1) uma revelao dada por Deus, (2) por meio de um mediador (aqui Jesus Cristo, mas poderia ser um anjo), (3) a um visionrio, a respeito de (4) eventos futuros. Outros apocalipses podem ser encontrados em Daniel 7-12; 1 Enoque 14-15; 4Esdras 9,2610,59, cap.11-12, 13; e Baruque 53-74. A maioria destes apocalipses parece originar-se de contextos de perseguio, dentro do qual eles pretendem revelar ao fiel uma viso de mudana e de glorificao (v. Daniel 12,1).

Uma definio mais ampla e melhor documentada foi apresentada por J.J. Collins 2 : Um apocalipse
um gnero de literatura de revelao com uma estrutura narrativa, na qual uma revelao mediada por um instrumento humano, que revela uma realidade transcendente, a qual , ao mesmo tempo, temporal, enquanto visa salvao escatolgica, e espacial, ao envolver um outro mundo, um mundo sobrenatural.

Collins complementou esta definio com a observao de Adela Yarbro Collins de que estes tipos de escritos so tipicamente voltados para interpretar circunstncias terrenas presentes luz do mundo sobrenatural e do futuro, e por influenciar, ao mesmo tempo, a compreenso e comportamento da audincia por meio da autoridade divina. 3 Escatologia Apocalptica. Escatologia apocalptica uma perspectiva religiosa, uma forma de ver os planos divinos em relao com realidades

1. Apocalypse, Genre and Apocalypticism in: Interpreters Dictionary of the Bible (Supplementary Volume). Philadelphia, p. 27-34. 2. J. J. Collins (ed.), Apocalypse: The Morphology of a Genre. Semeia 14, 1979, p. 9. 3. Introduction: Early Christian Apocalypticism, in: Early Christian Apocalypticism: Genre and Social Setting, Adela Y. Collins (ed.). Semeia 36 (1986), p. 7. Ver tambm J. J. Collins (ed.), The Encyclopedia of Apocalypticism. New York, 1998, p. xiii.

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

13

mundanas (terrenas). Esta perspectiva, ou cosmoviso, pode ser abraada por diferentes grupos sociais, em diferentes nveis, em tempos diferentes. Nesta perspectiva, a ao salvfica de Deus concebida como uma realizao para fora da ordem presente, em direo a uma nova e transformada ordem da realidade (cf. Is. 65,17: Eis que eu crio novos cus e nova terra; e no haver lembrana das cousas passadas, j no haver memria delas.). A nova ordem ou realidade no uma reabilitao da ordem presente (como na escatologia dos profetas do Antigo Testamento), mas o seu fim e destruio. A realidade , portanto, dividida em dois eons, esta era (m) e a era vindoura (de justia, retido e paz, cf. 4 Esdras 7,50: o Altssimo no fez uma era, mas duas). As duas eras no so apenas pocas temporais, mas duas ordens ou realidades csmicas distintas. A escatologia apocalptica no est preocupada apenas com a expectativa do futuro (a era vindoura), mas tambm com a interpretao do passado e da situao presente (a era presente a ordem ou realidade do mal). A escatologia apocalptica no limitada aos apocalipses, mas acha tambm expresso em outros gneros de literatura. Apocalipsismo. Este termo designa o universo simblico dentro do qual um movimento apocalptico codifica sua identidade e interpretao da realidade. Tal universo simblico cristaliza-se em torno da perspectiva de escatologia apocalptica [ver acima] que o movimento adota. Alm disso, o universo tpico apocalptico desenvolvido como um protesto da comunidade apocalptica contra a sociedade dominante. O contexto social do apocalipsismo ento a experincia grupal de alienao frente s estruturas dominantes da sociedade (polticas, econmicas, culturais) e de um decorrente senso de impotncia. A resposta a esta situao , ento, a criao de um novo universo simblico que deve substituir a velha ordem, a qual a responsvel pela alienao. Em um movimento apocalptico o grupo refugia-se na escatologia apocalptica para construir este universo simblico alternativo. A escatologia apocalptica permite a uma comunidade manter um senso de identidade e uma viso de sua vindicao ltima em face das estruturas sociais e dos eventos histricos que negam, ao mesmo tempo, a identidade e a plausibilidade da viso. Acredita-se que o universo simblico mais real que o vivenciado no dia a dia. Assim, de acordo com Hanson, os apocalipsistas judeus antigos criaram um novo universo simblico em resposta sua experincia de

14

Apocalptica e as Origens Crists

alienao, opresso ou isolamento da comunicao que sofrem nas mos das autoridades polticas e religiosas dominantes.4 Segundo Hanson, os movimentos apocalpticos podem ser de dois tipos: (1) um grupo marginalizado ou oprimido dentro de uma sociedade, ou (2) uma sociedade ou nao inteira sob o jugo de um poder estrangeiro. A matriz do apocalipsismo a alienao (excluso e opresso), e a resposta a esta situao a adoo da perspectiva da escatologia apocalptica. Tipicamente falando, a experincia grupal de alienao e a funo poltica que resulta do universo simblico conduzem a uma clara distino entre os eleitos e os maus (cf. 1 Enoque 5,6-7). Podemos usar a trplice distino de Hanson entre gnero, cosmoviso e movimento social para compreender melhor a influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists e, conseqentemente, sobre os documentos do Novo Testamento, os quais representam a documentao primria para as origens crists. A palavra apocalptica ser usada neste ensaio para referir-se aos trs. No entanto, neste ensaio eu me concentrarei na primeira e na terceira categorias de Hanson, apocalptica como gnero literrio e como movimento social, prestando particular ateno na relevncia destas duas categorias para o Novo Testamento, e assim para as origens crists. Guardarei a segunda categoria, apocalptica como cosmoviso, para o segundo ensaio. Deve-se esclarecer que a apocalptica, como forma de escatologia, teve influncia considervel sobre as origens crists e sobre o Novo Testamento. Isto merece um tratamento especial. Quanto s outras duas categorias gnero literrio e movimento social no est claro se so relevantes para o Novo Testamento e para as origens crists, como se sups em outros tempos. II. Apocalipse: o gnero literrio no Novo Testamento Um exemplo clssico de um apocalipse o livro neotestamentrio do Apocalipse de Joo, o qual deu nome ao gnero. Por razes compreensveis, a apocalptica foi associada com livros de gnero semelhante ao Apocalipse de Joo, compartilhando, at certo grau, das caractersticas gerais deste. Os apocalipses judaicos de Daniel, 1 Enoque, 4 Esdras e 2 Baruque so os exem-

4. Hanson, Paul D. The Dawn of Apocalyptic. The Historical and Sociological Roots of Jewish Apocalyptic Eschatology. Philadelphia, 1979 (2nd ed.), p. 432,440; cf. tambm Apocalypse, Genre and Apocalypsism ..., p. 30.

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

15

plos mais citados (embora, diferenciando-se destes, o Apocalipse de Joo no seja pseudnimo). A questo, ento, que se levanta se o termo apocalptico deveria ser usado exclusivamente em relao s obras deste gnero e com os temas atestados neles. Por exemplo, para John J. Collins, escatologia apocalptica , em primeira instncia, a escatologia encontrada em um apocalipse,5 e sempre que uma escatologia similar for encontrada em qualquer outro lugar, ela pode ser chamada escatologia apocalptica apenas em um sentido amplo. (b) Pode-se duvidar que algum livro antigo judaico como um todo possa ser chamado de apocalipse. O livro de Daniel, do Antigo Testamento, freqentemente citado neste caso. Mas de fato, apenas os captulos 7-12 contm revelaes que cabem nas definies de Hanson e de Collins. Da mesma forma, apenas partes de 1 Enoque, 4 Esdras e 2 Baruque cabem dentro da definio. John J. Collins tambm observou 6 que um apocalipse apenas uma estrutura geral, que incorpora outros gneros literrios (carta, testamento, parbola, hino, orao etc.). Segundo ele, um apocalipse no constitudo por um ou mais temas distintivos, mas por uma combinao de elementos, os quais so encontrados em outros lugares. Hanson, 7 por sua vez, observa que um apocalipse no necessariamente o gnero exclusivo, dominante na maioria dos escritos apocalpticos, mas encontrado junto a muitos outros, incluindo o testamento, os orculos de julgamento e de salvao, e a parbola. Estas consideraes tornam qualquer tentativa de dar uma clara definio do gnero, em que um apocalipse (como obra autnoma) possa ser suficientemente distinto de outros gneros literrios (outros livros), quase impossvel. (c) Alm do mais, h dvidas se h obras judaicas que podem ser consideradas apocalipses antes do segundo sculo d.C.. Collins escreve que o uso do ttulo grego apokalypsis (revelao) no comprovado no perodo anterior ao cristianismo. A primeira obra apresentada como um apokalypsis o Apocalipse de Joo, e mesmo l no claro se a palavra denota um tipo especial de literatura ou se usado mais geralmente no sentido de revelao.
5. The Apocalyptic imagination. An introduction to the Jewish Matrix of Christianity. New York, 1984, p. 9. 6. The Apocalyptic Imagination ..., p.8-9. 7. Apocalypse, Genre and Apocalypticism in: Interpreters Dictionary of the Bible (Supplementary Volume). Philadelphia, p. 27-34.

16

Apocalptica e as Origens Crists

As obras chamadas de apocalpticas antes do final do primeiro sculo ou do comeo do segundo, conforme Collins, ainda no tinham adotado uma autoconscincia geral, como evidente em obras tardias e, portanto, tm afinidades com mais de um gnero. 8 Ele chega ento a afirmar que no podemos de fato falar de apocalipse como um gnero especfico at o comeo do segundo sculo d.C. (d) A definio de Collins, apresentada acima, parece ser uma definio do que pode ser chamado uma viso, ou melhor, um relato escrito, na forma de narrativa, de uma viso (do futuro, de realidades celestiais, de Deus, de realidades presentes ou passadas).Tal entidade literria no um Gattung literrio por si mesmo (Gattung = um livro autnomo), mas um elemento menor (uma forma, como na histria das formas) de um todo literrio mais amplo, semelhante a uma parbola, um hino ou uma narrativa de milagre. Assim, apocalipses seriam o que se pode chamar de um sub-gnero de literatura, pequenas formas literrias contidas em obras literrias maiores (como Daniel ou 2 Baruque), as quais, enquanto complexos literrios (obras), no so apocalipses em si mesmos, no sentido estrito.9 Esta pressuposio tambm confirmada por J. VanderKam, o qual observa que os nicos apocalipses de que no se pode duvidar [note o plural] na Bblia Hebraica so as diferentes vises reveladas a Daniel em captulos 7-12.10 Livros como Daniel e 4 Esdras contm no apenas apocalipses, mas tambm outras formas literrias, como reconhecem Collins e Hanson. (e) O Apocalipse de Joo, mencionado acima, o nico livro do Novo Testamento considerado um apocalipse. Este , de fato, o paradigma do gnero. Mas, no entanto, como j dissemos acima, a abertura do livro (Apocalipse de Jesus Cristo) poderia no descrever o gnero do livro, mas seus contedos, ou simplesmente aquele que mostrado pelo contedo, ou seja, Jesus Cristo. Alm do mais, parte do prefcio de abertura (1,1-3), que pode ter sido at um acrscimo posterior, o restante do livro tem a estrutura formal de uma carta antiga, como mostra uma comparao com as cartas paulinas:

8. The Apocalyptic Imagination, p. 3. 9. Ver meus comentrios em The Defeat of Death. Apocalyptic Eschatology in 1 Corinthians 15 and Romans 5. Sheffield, 1988, p. 197, n.4. 10. Messianism and Apocalypticism, in: J. J. Collins, (ed.) The Encyclopedia of Apocalypticism, p.196 (itlico meu). Ver tambm p. 200.

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

17

Joo s sete igrejas que esto na sia: graa e paz da parte daquele que , que era, e que vir ... (Ap 1 ,4) Paulo, apstolo .... s igrejas da Galcia: Graa a vs e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo (Gl 1,1-3) A graa do Senhor Jesus seja com todos os santos. Amm. (Ap 22,21) A graa do Senhor Jesus seja contigo. Amm (1Tes 5,28)

Em concordncia com esta estrutura formal est o fato de que o apocalipse de Joo no pseudnimo (em contraste com a literatura apocalptica judaica, como Daniel, 4 Esdras e 2 Baruque). Esta carta, exageradamente longa, tinha por inteno ser lida em voz alta nas igrejas da sia Menor. Esta longa carta contm uma srie contnua de apocalipses, ou seja, uma descrio narrativa de vises do futuro, de realidades celestiais ou espirituais, de Deus e do Cristo, que se estende de 1,9 a 22,5. Enquanto todas estas vises so ligadas umas s outras e, evidentemente, tomam lugar no mesmo dia (1,9-10), elas todas podem ser consideradas como um (longo) apocalipse, mais que uma srie de apocalipses distintos. Seja como for, o tamanho enorme desta srie contnua de apocalipses, ou deste nico e longo apocalipse, contribuiu para a suposio de que o livro como um todo um apocalipse, suposio esta apoiada pela linha inicial da obra e por usos posteriores do termo apocalipse (no comeo do segundo sculo d.C.). Mas o livro do Apocalipse de Joo realmente distinto nesta questo: a quantidade de material apocalptico de fato sem paralelo nas fontes judaicas (ou crists) contemporneas, assim como na riqueza do simbolismo do livro e de suas imagens.11 Em todo caso foi composto na forma de uma carta (alm do mais, os trs primeiros captulos contm mensagens separadas em forma de epstolas para cada uma das sete igrejas). (f) H apocalipses em outras partes do Novo Testamento (definidos como uma forma ou um sub-gnero)? 1 Tes 4,13-18 o provavelmente, uma vez que contm: (1) uma revelao supostamente dada por Deus, (2) por meio de um mediador (o Esprito, o Cristo ressuscitado?), (3) para um visionrio (Paulo) a respeito de (4) eventos futuros (a ressurreio dos cristos mortos). Marcos 13 comumente mencionado como o Apocalipse Sintico, mas em sua forma atual ele foi caracterizado por Adela Yarbro Collins como um

11. ver Bauckham, Richard. The Theology of the Book of Revelation. Cambridge, 1994, p. 9-12.

18

Apocalptica e as Origens Crists

dilogo escolstico com contedo proftico ou apocalptico.12 Exceto no caso do Apocalipse de Joo, o debate sobre o gnero apocalipse de pouca importncia para a compreenso dos escritos do Novo Testamento e das formas que eles contm. III. Apocalipsismo: movimentos apocalpticos no cristianismo primitivo (a) O Apocalipsismo definido por Hanson, em termos sociolgicos, como um movimento de pessoas oprimidas, alienadas e excludas, que adotam a perspectiva da escatologia apocalptica como uma estratgia de esperana e de sobrevivncia. Alm do mais, na perspectiva de Hanson, esta estratgia mostra um pessimismo extremo acerca da habilidade dos oprimidos e alienados promoverem mudanas. A escatologia apocalptica representa uma abdicao da preocupao para com este mundo em favor do mundo que est por vir. uma forma de escapismo da realidade para a fantasia visionria. 13 Desta forma, ele perpetua a velha avaliao da escatologia apocalptica (cf. G. von Rad e G.F. Moore) como um contraste em relao escatologia proftica (a escatologia dos profetas do Antigo Testamento), a qual era considerada otimista acerca da possibilidade de mudana social e da efetividade do engajamento poltico. Se esta avaliao da apocalptica judaica no passado e das vrias formas de apocalptica crist hoje em dia correta, uma questo que no posso discutir agora. Mas a compreenso do apocalipsismo de Hanson, em todo caso, dificilmente pode ser aplicada ao estudo das origens crists. (b) Consideremos o apstolo Paulo. As cartas paulinas deixam claro que sua perspectiva escatolgica em relao a Deus e na relao de Deus com o mundo no emerge de um pessimismo em relao capacidade humana de mudana moral, nem de uma experincia de alienao poltica ou mesmo de qualquer outra forma de alienao, isto , de seu povo ou de sua educao religiosa judaica. De acordo com o testemunho de Paulo e no vejo razo para duvidar dele, neste caso, o contrrio verdadeiro: alienao social, poltica ou religiosa (freqentemente acompanhadas de perseguio) so conseqncias e no causas de seu encontro com Cristo.

12. Collins, A.Y. Mark 13: An Apocalyptic Discourse, in: In the beginning of the Gospel: Probings of Mark in Context. Minneapolis, 1992, p. 73-91. Ver Marcos 13, 3-4. 13. The Dawn of Apocalyptic, p. 26, p. 440.

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

19

Se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto justia que h na lei, irrepreensvel. Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor: por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo, e ser achado nele, no tendo justia prpria, que procede da lei, seno a que mediante a f, a justia que procede de Deus, baseada na f; para o conhecer e o poder da sua ressurreio e a comunho dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para de algum modo alcanar a ressurreio dentre os mortos (Fl 3,4b-11). Porque ouvistes qual foi meu proceder outrora no judasmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nao, quanto ao judasmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradies de meus pais. Quando, porm, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graa, aprouve revelar seu filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detena no consultei carne e sangue ... (Gl 1,13-16). Paulo no se tornou um missionrio cristo apocalptico por causa de sua falta de satisfao com o farisasmo, ou porque estava alienado de seu povo, ou por sentir-se inadequado ou desprovido de poder. Pelo contrrio, ele sentiase em casa em seu judasmo, realizado em sua devoo pela lei. Nestas duas passagens Paulo apresenta caractersticas de uma identidade judaica otimista. No h evidncia em qualquer lugar de que a falta de satisfao de Paulo com a lei de Moiss, ou com sua identidade judaica, tenham-no conduzido a Cristo ou a uma compreenso apocalptica de sua pessoa. Antes, a inesperada e surpreendente revelao (apokalypsis) de Jesus Cristo (Gl 1,12), manifestou e levou a cabo sua alienao em relao a seu passado farisaico. O mesmo pode ser dito das comunidades que ele fundou. Para os tessalonicenses, por exemplo, ele escreve: ... que, tendo vs recebido a palavra que de ns ouvistes, que de Deus, acolhestes no como palavra de homens, e, sim, como, em verdade , a palavra de Deus, a qual, com efeito, est operando eficazmente em vs, os que credes. Em seguida ele refere-se perseguio que estes novos cristos sofreram em Tessalnica, como conseqncia da f provocada por esta palavra divina (2,13-15; cf. 1,6). Estes tessalonicenses no se tornaram cristos por causa de sua experincia de alienao e sofrimento. mais provvel que o contrrio tenha sido o caso.

20

Apocalptica e as Origens Crists

(c) O que dizer sobre o livro do Apocalipse? Elisabeth Schssler Fiorenza, especialista neste livro e teloga feminista, escreveu: difcil decidir se uma perseguio severa uma realidade atual ou um perigo iminente, ou se apenas parte da experincia do autor que tenta demover cristos prsperos sob [o imperador] Domiciano de uma postura complacente e que tendem a esquecer a perseguio de Nero [o imperador, nos anos 60] 14 . Aqui temos uma questo central para a interpretao deste livro: ele emerge de uma situao de crise (perseguio)? Ou busca provocar crise entre seus leitores (cristos)? Na primeira possibilidade, a escatologia apocalptica do livro do Apocalipse uma resposta para a crise de cristos que vivem sob perseguio, sendo portanto um livro de consolo para estes perseguidos, incluindo os mrtires. Estes cristos seriam os pobres e marginalizados na sociedade greco-romana da sia Menor. De acordo com a segunda possibilidade, a escatologia apocalptica de Joo uma arma por meio da qual o autor tenta sacudir seus leitores cristos de sua postura benevolente, despert-los de seus compromissos e de sua assimilao com a ordem presente e m. Os leitores seriam pessoas relativamente abastadas que estariam integradas na cultura, poltica e economia do Imprio Romano. Adela Yarbro Collins mais direta: alguns intrpretes do Apocalipse o vem como um livro de consolo de cristos que sofrem perseguio ordenada por Domiciano. Outros argumentam que a perseguio inclua tentativas de forar cristos a adorarem o imperador... ambas as concluses so falsas. O propsito de Joo era, antes, provocar uma crise que ele podia perceber, mas no seus leitores. 15 Em minha opinio a escatologia apocalptica do livro usada para despertar cristos de sua postura positiva e de compromisso com a ordem poltica, econmica e cultural romana (ver especialmente os captulos 2-3, 13). Mas deixa iluses sobre as provveis conseqncias. O tempo de Nero mostrou quo perigosas e hostis as autoridades romanas podiam ser para os cristos. O livro, portanto, no apenas procura despertar os leitores cristos para sua verdadeira identidade e responsabilidades, mas tambm os consola por ante-

14. The Book of Revelation. Justice and Judgement. Philadelphia, 1985, p. 20. 15. Crisis and Catharsis, p. 77.

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

21

cipao, ao fazer referncia perseguio que ele sabe que vir: Deus no deixar mais suas testemunhas perecerem, pois ele deixou Cristo, a testemunha por excelncia da vontade Deus sobre o mundo (1, 5), perecer. (d) Movimentos de Jesus. Havia grupos apocalpticos no cristianismo primitivo palestinense? Richard Horsley16 procurou demonstrar recentemente que estes grupos existiam na Palestina. Ele se refere a eles como os movimentos de Jesus. Sua presena pode ser constatada, afirma, nos evangelhos sinticos. Horsley faz uma distino ntida entre aqueles que produziram literatura apocalptica e os movimentos de Jesus. A literatura apocalptica, diz, foi produzida para literatos, para uma elite cultural (mas no elite scio-econmica). Jesus e seus discpulos, entre os quais originou-se a tradio sintica, eram camponeses iletrados que cultivavam suas prprias tradies israelitas e comunidades aldes. 17 Ele apela aqui a uma distino feita por antroplogos entre uma elite que produz a grande tradio, normalmente de forma oral, mas freqentemente tambm em forma escrita, e os camponeses, que cultivam uma tradio pequena ou uma tradio popular, totalmente oral, de acordo com a qual conduzida a vida na comunidade local. possvel que estes dois grupos interajam, mas, na verdade, tm lugares sociais e interesses distintos, de forma que normalmente h conflito entre as duas tradies. Horsley ilustra isso com um apelo a Marcos 7,1-13, em que Jesus defende os interesses dos camponeses galileus em reter sua produo econmica para manuteno de suas famlias (sendo de certa forma coerente com o mandamento de honrar pai e me), contra a tradio sacerdotal dos escribas, que esperava que os camponeses dessem seus recursos econmicos para manuteno do Templo. 18 Na verdade Horsley tambm acredita que no tempo de Jesus houve uma interao considervel entre os crculos de escribas e os camponeses, conformando assim um grau considervel de cultura comum entre os, socialmente divididos, grupos sacerdotais e vilarejos camponeses. 19 Os evan16. The Kingdom of God and the Renewal of Israel: Synoptic Gospels, Jesus Movements, and Apocalypticism, in: J.J. Collins (ed.), The Encyclopedia of Apocalypticism, p. 303-344. 17. The Kingdom of God ..., p. 307. 18. The Kingdom of God ..., p. 307. 19. The Kingdom of God ..., p. 308.

22

Apocalptica e as Origens Crists

gelhos sinticos preservam tradies de camponeses, mesmo quando so secundariamente reescritas por escribas, tais como Mateus, ou escritores cultos como Lucas. Horsley acredita que, especialmente Q, a fonte hipottica dos ditos incorporada nos evangelhos de Mateus e de Lucas, era o documento de um movimento (315). Ele apela a Lucas 9,57-10,16, uma passagem de Q, para apoiar esta opinio. Alm do mais, a linguagem mais apocalptica de Q encontrada em Lucas (Q) 10,21-24 (com reflexos joaninos), onde Jesus d graas ao Pai que revelou (apekalypsas) todas estas coisas s crianas, ou seja, ao povo simples, e de fato as escondeu da elite sapiencial, a elite de escribas e sbios profissionais que cultivavam e recebiam revelaes. Para Horsley, esta passagem indica explicitamente que os discursos de Q eram o produto de um movimento popular oposto elite poltica e cultural de governantes e seus representantes, os escribas. A literatura apocalptica, tal como sees de 1Enoque, era produzida por crculos de escribas dissidentes que tambm se opunham ao sumo-sacerdcio da Judia. Q, no entanto, era revelao especificamente para um movimento popular de renovao, conscientemente posicionado contra os escribas assim como contra os governantes. Ele acrescenta: no deveramos esperar nestes discursos um tipo linguagem de escriba e de reflexo e especulao que encontramos na literatura apocalptica.20 A verso de Q da orao do Pai Nosso, ainda preservada em Lucas 11,24, muito concreta quando comparada com a verso encontrada em Mateus 6,9-13 que foi editada profundamente pelo autor do evangelho mateano. A verso de Q reflete o fato que os camponeses galileus defrontavam-se com uma fome crnica e com um grave endividamento (impostos, necessidade de alimentar a famlia). Na orao pelo reino, Jesus ensinou ao povo a pedir ao Pai celeste pelo po da sobrevivncia e pelo cancelamento de dvidas. 21 Horsley compara a comunidade de Q com a comunidade de Qumran, que o mais claro exemplo de um movimento apocalptico no judasmo do primeiro sculo. Assim como a comunidade de escribas e sacerdotes em Qumran, o movimento campons que produziu os ditos de Q estava engajado na renovao de Israel. O movimento de Q ... no entanto, no se retirou do resto da sociedade, seja como comunidade monstica no deserto, seja como um grupo

20. The Kingdom of God ..., p. 315-316. 21. The Kingdom of God ..., p. 316.

A influncia da apocalptica judaica sobre as origens crists

23

de peregrinos carismticos, mas priorizou a renovao de comunidades camponesas, a forma social fundamental na qual Israel estava constituda.22 Segundo Horsley, Q no era um apocalipse, mas mesmo assim compartilha as trs principais preocupaes da literatura apocalptica judaica: julgamento dos governantes opressores, restaurao do povo de Israel e vingana dos mrtires. 23 As imagens com as quais estas questes so tratadas so mais pobremente elaboradas que na literatura judaica do perodo, incluindo a de Qumran. O movimento de Jesus representado em Q tem seus ps sobre no cho. No se permitiu especulaes misteriosas ou bizarras. A comunidade de Q viu na vinda e no ministrio de Jesus o comeo da renovao da sociedade. Desta forma Horsley esvazia de sentido concreto os temas apocalpticos da ressurreio dos mortos, que tambm encontrada em Q,24 e da expectativa de um julgamento escatolgico dos governantes maus. A expectativa de uma ressurreio futura e de julgamento escatolgico, bem como a aceitao da existncia de Satans e de demnios no presente, so considerados por Horsley como caractersticas do sistema simblico-cultural ou do universo simblico pressuposto por Q. 25 No h reflexo sistemtica sobre estas questes em Q, segundo Horsley, como h na literatura apocalptica judaica (de escribas). Criticando Horsley, podemos dizer que a falta de reflexo sistemtica sobre estas questes no significa que a comunidade de Q no adere a uma cosmoviso de fato apocalptica, que aguarda que Deus estabelea uma nova era em escala csmica no futuro prximo. Movimentos apocalpticos no precisam escrever apocalipses cheios de estilo de apocalptico de escribas. Eles apenas necessitam ter uma compreenso apocalptico-escatolgica da realidade. Mas estes comentrios apenas levantam a questo sobre a definio de escatologia apocalptica, qual quero retornar no prximo ensaio. (e) Como concluso, gostaria de enfatizar que, em minha opinio, a adoo de uma escatologia apocalptica como uma perspectiva da realidade, no limitada a grupos em crise, nem necessita emergir destes grupos. Deixando Q de lado, os evangelhos sinticos, em sua forma atual, mostram que temas e tradies apocalpticas podem ser adotados e usados por gente de

22. 23. 24. 25.

The Kingdom of God ..., p. 321. The Kingdom of God ..., p. 322. Ver Lucas 6,23; 7,35; 11,49-51; 12,2-12, listados por Horsley em The Kingdom of God ... p. 323). The Kingdom of God ..., p. 323.

24

Apocalptica e as Origens Crists

diversos contextos e em diversos contextos sociais. A pressuposio que todos os que adotam esta perspectiva sobre a realidade, de que esta perspectiva no tem origem humana (seja de indivduos ou de grupos), mas de que ela dada por Deus, em outras palavras, uma revelao de Deus. Esta tambm a pressuposio bsica da f crist: ela no tem a ver com invenes humanas, planos ou programas, mas com as que se referem a Deus.

You might also like