You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE HISTRIA

Histria do Brasil Colonial Prof. Dr.: Rossana Britto Perodo: 2011/2 Nome: Lucas Nogueira Garcia Matrcula: 2010203281

Fichamento de: FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004, p. 157-232.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

P. 158 - (...) a colonizao europia vem surpreender nesta parte da Amrica quase que bandos de crianas grandes; uma cultura verde e incipiente; ainda na primeira dentio; sem os ossos nem o desenvolvimento nem a resistncia das grandes semicivilizaes americanas.

P. 160 - Hbrida desde o incio, a sociedade brasileira de todas da Amrica a que se constituiu mais harmoniosamente quanto s relaes de raa: dentro de um ambiente de quase reciprocidade cultural que resultou no mximo de aproveitamento dos valores e experincias dos povos atrasados pelo adiantado; (...)

P. 161 - (...) A transigncia com o elemento nativo se impunha poltica colonial portuguesa: as circunstncias facilitaram-na. A luxria dos indivduos, soltos sem famlia, no meio da indiada nua, vinha servir a poderosas razes do Estado no sentido de rpido povoamento mestio da nova terra. (...)

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

P. 162 - Mas s a partir do meado do sculo XVI que pode considerar-se formada, diz Baslio de Magalhes, a primeira gerao de mamelucos; os mestios de portugueses com ndios, com definido valor demognico e social. Os formados pelos primeiros coitos no oferecem seno o interesse, (...) de terem servido de cao ou de forro para a grande sociedade hbrida que is constituir-se. (...)

OBS: Para Freyre, os ndios do Brasil seriam como crianas em formao frente aos colonizadores portugueses. Em relao aos demais povos americanos, os que habitavam o Brasil eram os de melhor relacionamento. Havia, segundo ele, uma troca de elementos culturais que facilitava a absoro, por parte dos ndios, dos valores adiantados dos europeus.

P. 163 - (...)da Cunh que nos veio o asseio pessoal e a higiene do corpo. Mas o papel do homem indgena no desenvolvimento social do Brasil tambm de se destacar. Ele foi importante na obra de devastamento e de conquista dos sertes, onde foi o guia, o canoeiro, o guerreiro, bandeirante. ndios e Mamelucos formaram a muralha movedia, viva, que foi alargando em sentido ocidental as fronteiras coloniais do Brasil ao mesmo tempo que defendera, na regio aucareira, os estabelecimentos agrrios dos ataques corsrios. o caador e pescador em auxlio ao

P. 167 - Havia entre os amerndios desta parte do continente, como entre os povos primitivos em geral, certa fraternidade entre o homem e o animal, certo lirismo mesmo nas relaes entre os dois. (...)

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

P. 169 - Era natural a europeus surpreendidos por uma moral sexual to diversa da sua, conclurem pela extrema luxria dos indgenas; entretanto, dos dois povos, o conquistador talvez fosse o mais luxurioso.

OBS: Para o autor os ndios foram importantes por agregar alguns valores cultura brasileira, como a questo higinica. Porm, no deixar de destacar, que estes, desempenharam um papel importante na conquista e colonizao ocidental do territrio brasileira auxiliando como guias, canoeiros, guerreiros, caadores e pescadores. Outras caractersticas importantes destes ndios, segundo Freyre, so o apreo e a fraternidade pelos animais e a falta de noo sexual, onde realizavam relaes poligmicas e as ndias se ofereciam aos portugueses, que eram como deuses, fazendo assim parte da obrigao destas. Apesar disso, talvez, os conquistadores, segundo Freyre poderiam ser mais luxuriosos.

P. 177 - Mas para os selvagens da Amrica do Sul o vermelho no era s, ao lado do preto, cor profiltica, capaz de resguardar o corpo humano de influncia malficas; nem cor tonificante, com a faculdade de dar vigor s mulheres parida e aos convalescentes e resistncia aos indivduos empenhados em trabalho duro ou exaustivo; nem a cor da felicidade, com o poder mgico de atrair a caa ou caador (..). Era ainda a cor ertica, de seduo ou atrao, menos por beleza ou qualidade esttica do que pro magia: a cor de que se pintavam os mesmos Canelo para seduzir mulher; (...)

P. 178 - (...) no nos esqueamos, entretanto, de atentar no que foi para o indgena, e do ponto de vista de sua cultura, o contato

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

com o europeu. Contato dissolvente. Entre as populaes nativas da Amrica, dominadas pelo colono ou pelo missionrio, a degradao moral foi completa como sempre acontece ao juntar-se uma cultura, j adiantada, com outras atrasadas.

P. 185 - Entre os seus era a mulher ndia o principal valor econmico e tcnico. Um pouco besta de carga e um pouco escrava do homem. Mas superior a ele na capacidade de utilizar as cousas e de produzir o necessrio vida e ao conforto comuns.

P. 192 - A culinria nacional (...) ficaria empobrecida, e sua individualidade profundamente afetada, se acabasse com os quitutes de origem indgena: eles do um gosto alimentao brasileira que nem os pratos de origem lusitana nem os manjares africanos jamais substituiriam. (...)

OBS: Segundo Freyre o vermelho representava aos ndios a cor ritualstica da seduo. A ndia era o bem de principal valor por saber manejar melhor as coisas necessrias ao bem comum. A culinria indgena original e indispensvel a cultura do Brasil.

P. 206 - Da tradio indgena ficou no brasileiro o gosto pelos jogos e brinquedos infantis de arremedo de animais: o prprio jogo de azar, chamado do bicho, to popular no Brasil, encontra base para tamanha popularidade no resduo animista e totmica de cultura amerndia reforada depois pela africana. (...)

P. 207 - Ao atingir a puberdade cortavam-lhe o cabelo no estilo que Frei Vicente do Salvador descreve como de cabelo de frade;

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

tambm menina cortava-se o cabelo homem. A segregao do menino, uma vez atingida a puberdade, nos clubes ou casas secretas dos homens, chamadas baito entre as tribos do Brasil Central, parece que visava assegura ao sexo masculino o domnio sobre o feminino: educar o adolescente para exercer esse domnio. (...) o menino aprendia a tat a mulher de resto; a sentir-se sempre superior a ela; a abrir-se em intimidade no com a me nem com mulher nenhuma, mas com o pai e com os amigos. (...) Do que resultava ambiente propcio homossexualidade. (...)Webster (...) nessas organizaes secretas dos primitivos processava-se uma verdadeira educao moral e tcnica do menino; o seu preparo para as responsabilidades e privilgios de homem. (...)

P. 211 - Do indgena de cultura totmica e animista, ficaria no brasileiro, especialmente quando menino, uma atitude insensivelmente totmica e animista em face das plantas e dos animais (...). o folclore, so os contos populares, as supersties, as tradies que o indicam. (...)

OBS: Freyre observa a forte influncia da cultura totmica e animista entre os ndios, que deixaram como marca o apreo aos jogos relacionados aos bichos. Os meninos desde a puberdade eram ensinados a serem superiores as mulheres.

P. 212 - (...) O brasileiro por excelncia o povo da crena no sobrenatural: em tudo o que nos rodeia sentimos o toque de influncia estranhas; de vez em quando os jornais revelam casos de aparies, mal-assombrados, encantamentos. Da o sucesso em nosso meio de alto e do baixo espiritismo.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

P. 218 - A melhor ateno do

jesuta no Brasil fixou-se

vantajosamente no menino indgena. Vantajosamente sob o ponto de vista, que dominava o padre da S.J., de dissolver no selvagem, o mais breve possvel, tudo o que fosse valor nativo em conflito srio com a teologia e com a moral da Igreja. (...)

P. 220 - Ficou-nos, (...), dessa primeira dualidade de lnguas, a dos senhores e a dos nativos, uma de luxo, oficial, outra popular, para o gasto (...)

P.223

(...)

Verifica-se

(...)

desde

primeiro

sculo

contemporizao hbil do estilo religioso ou catlico de ladainha co as formas de canto indgena. (...)

OBS: Freyre destaca a forte influncia indgena na cultura brasileira em tudo que est ligado ao sobrenatural, como a boa difuso do espiritismo. O grande obstculo, segundo o autor, que os padres enfrentaram frente aos indgenas foi tentar dissolver essa cultura que se opunha a teologia crist. O autor ressalta tambm a dualidade lingstica gerada no territrio nacional. A luxuosa dos senhores e religiosos, e a popular, gasta e de ladainha dos nativos, resultado do choque das culturas, que segundo ele, era a avanada dos portugueses e a atrasada dos ndios.

P.

227

Tudo

se

processou

atravs

do

escravo

ou

do

administrado, cujo brao possante era a s riqueza, o nico objeto a que tendiam as ambies dos colonizares.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. SP: Global, 2004.

At que essa riqueza se foi corrompendo sob os efeitos disgnicos do novo regime de vida. O trabalho sedentrio e contnuo, as doenas adquiridas ao contato dos brancos, ou pela adoo, forada ou espontnea, dos seus costumes a sfilis, a bexiga, a disenteria, os catarros forma dando cabo dos ndios: do seu sangue, da sua a vitalidade, da sua energia.

P. 231 - (...) o Brasil dos pases americanos onde mais se tem salvo da cultura e dos valores nativos. (...) se desde o primeiro contato com a cultura indgena feriu-a de morte, no foi para abatla de repente, com a mesma fria dos ingleses na Amrica do Norte. Deu-lhe tempo de perpetuar-se em vrias sobrevivncias teis.

OBS: Para o autor, o principal interesse dos colonizadores para com os nativos era voltado para a mo de obra. Os portugueses necessitavam da fora indgena para colonizar e fazer produzir a terra recm descoberta. Porm, este choque de culturas devido a inmeros fatores como as doenas, dizimaram grande parte desta populao indgena. Porm o autor destaca que diferente de grande parte da Amrica, muito se salvo e se agregou da cultura indgena, como o vocabulrio, a culinria dentre outras coisas.

You might also like