You are on page 1of 9

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G.

A Didtica No Ensino Superior

1. INTRODUO

A docncia no ensino superior ultimamente tem levado muitos pensadores a procurar cada vez mais ampliar a reflexo sobre o desenvolvimento e o preparo de profissionais para a boa prtica educativa, apresentando as tcnicas e metodologias adequadas para uma boa didtica no processo ensino

aprendizagem. H muito tempo a didtica vem estudando e pesquisando essas questes, organizando e sistematizando conhecimentos para desenvolver a prtica pedaggica nas escolas. A didtica como cincias da educao nos traz um vasto subsidio de princpios significativos que prope ao educador ampliar a capacidade do pensar critico e ativo da realidade que o cerca. Concebem a didtica como a arte de ensinar, como uma disciplina que fornece receitas sobre como ensinar e agir em sala de aula, ou como utilizar tcnicas para dinamizar o ensino no cotidiano escolar. Portanto procura-se com esse estudo caracterizar o estudo da Didtica no Ensino Superior, investigando as melhores tcnicas e as prticas educacionais na relao ensino aprendizagem.

2. A Didtica e a Formao do professor


O vocbulo didtica, deriva do grego didaktik, que se traduz por arte de ensinar. A formao da teoria didtica para investigar as ligaes entre ensino e aprendizagem ocorre no sculo XVIII, com aparecimento da obra didtica Magna de Jean Amos Comenius (1592-1678), que foi um educador a formular a ideia da difuso dos conhecimentos a todos e criar princpios e regras do ensino. Hoje so muitas as definies para o termo Didtica, mas quase todas aparecem como cincia, arte de ensinar. No estudo do processo ensino aprendizagem, a didtica assume um papel que difere literalmente das intervenes feitas antes por profissionais em seu trabalho cotidiano. Sabe se que at o final do sculo XIV a didtica se fundamentava quase exclusivamente nos conhecimentos filosficos. Alm das obras de Comenius, h outros pedagogos do mesmo perodo como: Rousseau, Johann Heinrichpestalozze e Johann Friedrich Herbarte.

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

O trabalho de todos esses autores so bastante avanados em relao as concepes psicolgicas dominantes da poca. Todos eles formam as bases do pensamento pedaggico europeu difundindo-se depois por todo o mundo, e levaram s concepes pedaggicas que hoje so concebidas como pedagogia tradicional e pedagogia renovada. A pedagogia renovada inclui vrias correntes: a progressista (que baseia na teoria educacional de John Dewey) a no diretiva (principalmente inspirada em Carl Rogers) a ativista-espiritualista (de orientao catlica), a culturalista, a piagetiana, motessoriana e outras. Todas de alguma forma esto ligadas ao movimento da pedagogia ativa que surgiu no final do sculo XIV como contraposio a pedagogia tradicional. Entretanto, segundo estudo feito por Castro (1984), os conhecimentos e a experincia da didtica brasileira pautam-se, em boa parte, no movimento da escola nova, inspirando principalmente na corrente progressivista. A didtica deve servir como mecanismo de traduo prtica, no exerccio educativo de decises filsofos-politicas e epistemolgicas de um projeto histrico de desenvolvimento educacional. A didtica tem uma determinada contribuio no campo educacional, que nenhuma outra disciplina poder cumprir. O Brasil tem vivenciado um perodo de diversas alteraes no sistema de ensino superior em relao as prticas didticas. A prtica mais constantes da avaliao da aprendizagem consiste na aplicao de provas como critrio autoritrio aplicado ao aluno, muitas vezes atravs de notas subjetivas os alunos entretanto, cabe sua colocao numa condio passiva neste processo. Apesar de todos os avanos e esforos que convergem para uma educao centrada na interdisciplinaridade, vemos que a melhoria da qualidade educacional brasileira depende basicamente de incentivo e da priorizao de pesquisas em campos distintos e de conhecimento. Isso far tambm com que o trabalho docente em nvel superior seja satisfatrio e tomese cada vez mais integrado nas metas atravs da didtica da educao superior.
Cunha (1997 p 26), a firma que:... os professores criam um certo sentimento de culpa se no so eles que esto em ao, isto - , ocupando espao com palavra em sala de aula.

Cabe ressaltar que vrios professores universitrios no dispem de preparao pedaggica. E tambm, ao contrrio dos que lecionam em outros nveis, muitos professores exercem duas atividades a de profissional de determinada rea e

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

a de docente, com nfase na primeira. Por essa razo muitos deles no reconhecem a importncia da didtica como paradigma para sua formao.

3. Ensino Aprendizagem
Uma das questes levantadas com a ao do professor universitrio refere-se a relao entre ensino e aprendizagem. H, portanto, uma relao reciproca e necessria entre a atividade do professor e a atividade de estudo dos alunos. Interessa a Didtica tudo que o discente aprende na relao com o docente e com os colegas de classe, bem com o processo de aprendizagem no nvel que isto ocorre. Por aprendizagem entendemos que o ensino um processo continuo que abrange todas as dimenses quando se refere ao ato de ensinar nas diferentes modalidades de ensino. Segundo MASETTTO (1996), o processo de aprendizagem se realiza atravs do relacionamento interpessoal muito forte entre alunos e professores, alunos e alunos, professores e professores, enfim entre alunos, professores e direo, cria se assim, um clima afetivo, responsvel, em muitos aspectos, pelo sucesso ou fracasso da aprendizagem. Esse autor destaca como conceitos bsicos da didtica o ensino e a aprendizagem, em estreita relao entre-se: o ensino a atividade direcional sobre o processo de aprendizagem e a aprendizagem a atividade mental intensiva e propositada do aluno em relao aos dados fornecidos pelos contedos culturais. A relao ensino aprendizagem guiada sempre por teorias mas nem sempre essas teorias pode ser explicitada em todo seu conjunto e detalhes que participam da relao educador e o educando, da mesma forma que poderia fazer um terceiro elemento o observador, ento munido de uma ou mais teoria educacionais. Quando se trata de educao no mbito da formao escolar, veem se constantes debates a respeito das formas mais adequadas para se promover as relaes que permeiam o conhecimento. Percebe-se, cada vez melhor, a sutileza com que se processa a relao ensino aprendizagem. Nomes consagrados do meio, a exemplo de Paulo Freire, revelam que: ensinar no transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo.

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

Hoje a grande maioria dos professores universitrios sabe a matria, porem no sabe como transmiti-la ao aluno ou no sabem como conduzir seus trabalhos de pesquisa, e v o ensino, principalmente como transmisso de conhecimento, atravs das aulas expositivas. O professor deve ter como tarefa o desafio de aprender renova continuamente obedecendo ao princpio da

indissociabilidade entre ensino pesquisa e extenso no ensino pedaggico. Educar significa abrir novas ideias, novos mtodos, novas maneiras de ver e ser; novas experincias. Estudar no um ato de consumir ideias, mas de cria-las Paulo Freire (1983). O professor universitrio passa agora a ter um papel mais difcil. Alm de saber a matria, tem que se preparar para transmiti-la com mais qualidade, a qualquer momento, reorient-la dando-lhe uma nova dimenso. Precisa-se certificar de que a aula que ministra superior leitura de um livro ou a assistncia a um filme.

3.1 Planejamento
A educao, a escola e o ensino so os grandes meio que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto cabe a escola e aos professores, o dever de planejar a sua ao educativa para construir o seu bem viver. Por isso planejar uma exigncia de ser humano; um ato de pensar sobre um possvel e vivel fazer. E como o homem pensa o que fazer o planejamento se justifica por si mesmo. A sua necessidade a sua prpria evidncia e justificativa. O planejamento escolar segundo Libneo tem as seguintes funes; a) explicar princpios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegura a articulao entre as tarefas da escola e as exigncias do contexto social e do processo de participao democrtica. b) expressar os vnculos entre o posicionamento filosfico, politico-pedaggico e o profissional e as aes efetivas que o professor ir realizar na sala de aula. c) assegurar a racionalizao, organizao e coordenao do trabalho docente, de modo que a previso das aes docentes possibilite ao professor a realizao de um ensino de qualidade e entre a impreviso e a rotina. d) prev objetivos, contedos e mtodos a partir da

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

10

considerao das exigncias postas pela realidade social. e) assegurar a unidade e a coerncia do trabalho docente, uma vez que torna possvel inter-relacionar, num plano os elementos que compem o processo de ensino. [...]

3.1.1 Tipos de Planejamento


Planejamento educacional - processo contnuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar l tendo em vista a situao presente e possibilidade futuras para que o desenvolvimento da educao atenda tanto s necessidades do desenvolvimento da sociedade, quando as do indivduo. Podemos, portanto, considerar que o planejamento educacional constitui a abordagem racional e cientifica dos problemas da educao envolvendo o aprimoramento gradual de conceitos e meios e de anlise visando a estudar a eficincia e a produtividade do sistema educacional, em seus mltiplos aspectos.
VASCONCELLOS (1995) Afirma que: O planejamento do sistema de educao o de maior abrangncia (entre os nveis do planejamento na educao escolar), correspondendo ao planejamento que feito em nvel nacional, estadual e municipal, incorporando as politicas nacionais.

Planejamento curricular constitui uma tarefa contnua em nvel de escola, em funo das exigncias de nosso tempo e dos processos que tentam acelerar a aprendizagem. Ser sempre um desafio a todos envolvido no processo educacional, para busca dos meios mais adequados a obteno de maiores resultados. J o planejamento de ensino indica a atividade direcional, metdica e sistematizada que ser empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propsitos definidos. O professor que deseja realizar uma boa atuao decente sabe que deve participar elaborar e organizar planos em diferentes nveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos, pelo envolvimento no processo ensinoaprendizagem, ele deve estimular a participao do aluno, afim de que esta pessoa, realmente efetue uma aprendizagem to significativa quanto o permitem suas possibilidades e necessidades. O professor durante o perodo (ano ou semestre) letivo pode organizar trs tipos de planos de ensino, por ordem de abrangncia: plano de curso delineia, globalmente, toda a ao a ser empreendida; plano de

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

11

unidade disciplina partes da ao pretendida no plano global e plano de aula especfica s realizaes dirias para a concretizao dos planos anteriores.

3.2 Avaliao
Raramente encontramos um professor que no se preocupa com a avaliao. Isso porque avaliar, no que se refere a ensino-aprendizagem, uma tarefa cuja importncia compatvel a complexidade e dificuldade que lhe so inerentes. O professor necessita tomar muitas decises quanto a objetivos, contedos, procedimentos etc., portanto cabe ao professor decidir o que e como, avaliar o conhecimento e habilidades desenvolvidas pelo aluno. Percebe-se que as prticas de avaliao do nosso sistema educacional constam principalmente os contedos das reas e disciplinas. Aprender sem dvida, dominar contedos e mobilizar esses saberes para o domnio de competncia acadmica. A avaliao uma apreciao qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar deciso sobre o seu trabalho (Luckesi, 1995). Existem diversos instrumentos para avaliar o desenvolvimento do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem. A avaliao escolar segundo Libneo (1994) cumpre pelo menos trs funes: Pedaggicas-didtica, de diagnstica e de controle. A funo pedaggica didtica refere se ao papel da avalio no cumprimento dos objetivos gerais e especficos de educao escolar. A funo de diagnstica permite identificar progresso e dificuldades dos alunos e a atuao do professor que por sua vez determinam modificaes do processo de ensino para melhor cumprir as exigncias dos objetivos. Na prtica escolar cotidiana a funo diagnstica mais importante porque a que possibilita a avaliao do cumprimento da funo pedaggico-didtica e a que d sentido pedaggico funo de controle. A funo de controle se refere aos meios e frequncia da verificao e de qualificao dos resultados escolares, possibilitando o diagnstico das situaes didticas.

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

12

Existem pelo menos quatro tipos de avaliao, que combinada de uma forma harmnica e adequada para o grupo de alunos so capazes de compor o processo de avaliao. A Avaliao Somativa, tem como objetivo apresentar um sumrio, uma apresentao controlada de resultados obtidos numa situao educativa. A Avaliao formativa no exprime atravs de uma nota, mas sim por meios de comentrios. A Avaliao Diagnstica tem dois objetivos bsicos: identificar as competncias do aluno e adequar o aluno num grupo ou nvel de aprendizagem. Finalmente a Avaliao emancipadora utiliza-se do senso de autocritica e autodesenvolvimento do aluno, atravs de instrumentos de avaliao e de auto - avaliao.

4. Valores direcionados aos professores


O professor universitrio tem um papel extraordinrio na aprendizagem dos educandos. Aprendizagem esta, que depende de um bom desempenho dos professores em sala de aula. cabe aos sistemas de ensino repensarem seus programas. Ver nos profissionais da educao seres capazes de transformao do mundo. Para que isso ocorra, essas instituies devem investir na reciclagem e cursos de capacitao constantes de docentes. Todos esses fatores constituem estmulos na carreira desses profissionais, que podem fazer de suas atividades meios de projeo e de realizao pessoal. Dos professores universitrios exige-se hoje de acordo com a lei de Diretrizes e Bases, formao em nvel de ps-graduao, prioritariamente em programa de mestrado ou doutorado. O aprendizado dos alunos tambm tem haver com estmulo do professor para desenvolver motivao dos mesmos. A motivao do educando de ensino superior provinda de diversas fontes que poder se revelar nas mais simples necessidades de aquisio de conhecimento, at a mais nobre perspectiva de desenvolvimento do pas. O novo papel do professor constitui-se tambm num desafio, onde a orientao e facilitao do processo passam a ser sua principal meta mediando a relao entre o sujeito que aprende e o objeto e a ser aprendido.

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

13

5. Consideraes finais
Ao analisarmos a didtica no ensino superior, procuramos descreve-la sobre suas mais diversas aplicaes no atual sistema de ensino que deve servir-nos de traduo prtica para melhoria do desempenho de cada profissional que atua na rea da educao, seja nos campos filosficos, polticos e epistemolgicos no processo de desenvolvimento educacional. A aprendizagem se processa por meio da cumplicidade entre educando e educador. Entende-se que quanto maior o dinamismo do docente e a capacidade de aprimoramento de suas tcnicas de ensino melhor ser a aprendizagem. Vale ressaltar que atravs do planejamento que podemos encurtar o caminho entre a ao planejada e a obteno dos resultados esperados, pois, atravs do mesmo que se asseguram as articulaes entre as tarefas escolares e as exigncias do contexto social. Outro instrumento de fundamental importncia a Avaliao, a qual possibilita diagnosticar e redimensionar as aes em direo as metas e objetivos. Na prtica avaliativa a nota no se constitui como um fim em si mesmo, mas sim um meio de acompanhamento individual e coletivo. Ao professor se atribui um valor inestimvel, em v-lo como ser capaz de promover grandes mudanas nos sistemas sociais e culturais de um povo.

Ribeiro D. S; Sousa R. S; Nascimento S. G. A Didtica No Ensino Superior

14

REFERCIAS:
MASETTO, M. Didtica: a aula como centro. So Paulo: FTD, 1996.

LIBANO, Jos Carlos: Didtica. So Paulo: Cortez, 1994.

VASCONCELLOS, Maria Lcia. Ensinar e aprender no Ensino Superior. So Paulo: Cortez, 2005.

LUCKESI, Cipriano. Avaliao da Aprendizagem Escolar, So Paulo: Cortez, 1995.

COMENIUS, Jan. publica em 1627 a Didactica Tcheca 1631 traduzida para o latim como Didtica Magna.

You might also like