You are on page 1of 2

DECRETO N

198

Estabelece critrios para aplicao dos afastamentos das divisas definidos na Lei n 9.800/00, que dispe sobre o Zoneamento, Uso e Ocupao do Solo e d outras providncias.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARAN, no uso de suas atribuies legais contidas no Art. 72, inciso IV, da Lei Orgnica do Municpio de Curitiba e considerando a necessidade de se estabelecer os critrios para aplicao do afastamento das divisas, decreta:

Art.1 Para efeito do clculo do afastamento das divisas a altura considerada ser do nvel do piso do pavimento trreo at o nvel da laje de cobertura do ltimo pavimento, conforme descrito graficamente no Anexo I, parte integrante deste decreto. 1 Nos terrenos em aclive ou declive os subsolos aflorados em mais que 1,20 metros (um metro e vinte centmetros), no sero considerados na definio da altura atendidas as seguintes condies: I II nmero mximo de 02 (dois) subsolos; uso destinado para estacionamento.

2 O tico no ser considerado na definio da altura exceto quando a parede ou fechamento deste ocupar mais de 50% (cinqenta por cento) da fachada do edifcio em relao s divisas, em trechos superiores a 12 metros (doze metros). Art. 2 Nas zonas ou setores onde aplica-se o afastamento H/6 ser admitido o escalonamento dos pavimentos, sendo o afastamento do trreo e primeiro pavimento facultados, conforme descrito graficamente no Anexo II, parte integrante deste decreto. Pargrafo nico. Para efeito de clculo do afastamento das divisas dos demais pavimentos a altura considerada ser conforme o disposto no Art. 1 deste decreto. Art. 3 No Setor Estrutural, para efeito do clculo do afastamento das divisas a altura considerada ser a partir do nvel do piso do pavimento acima do embasamento, conforme descrito graficamente no Anexo III, parte integrante deste decreto.

Pargrafo nico. O embasamento a que se refere o caput deste artigo tratase do Plano Massa nos terrenos voltados para via central do setor, e do trreo e primeiro pavimento, nos terrenos voltados para as vias externas e outras vias. Art.4 Quando da existncia de aberturas nos pavimentos em que os afastamentos so facultados dever ser atendido o disposto na legislao federal pertinente, no devendo ser inferior a 1,50 metros (um metro e cinqenta centmetros). Art.5 Conforme o estabelecido no Art. 48 da Lei n 9.800/00 o afastamento da divisa, proporcional a altura da edificao poder ser reduzido, a critrio do Conselho Municipal de Urbanismo - CMU, ouvido o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, desde que seja comprovada a existncia de edificaes j consolidadas, sem condies de renovao urbana, nos terrenos adjacentes divisa onde se pretende a reduo. Art.6 No caso da utilizao de novas tecnologias construtivas que venham a influenciar na altura da edificao, o afastamento das divisas, proporcional a altura da edificao poder ser reduzido, a critrio do Conselho Municipal de Urbanismo CMU, ouvido o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC. Art.7 Os casos omissos sero analisados pelo Conselho Municipal de Urbanismo - CMU, ouvido o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de CuritibaIPPUC. Art.8 Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. PALCIO 29 DE MARO, em 03.de abril de 2000.

CASSIO TANIGUCHI PREFEITO MUNICIPAL

CARLOS ALBERTO CARVALHO SECRETRIO MUNICIPAL DO URBANISMO


AFASDIVI/VANDA

You might also like