You are on page 1of 3

FORMAO DO ARTE-EDUCADOR JUVENIL EM SADE Ney Wendell Arte-Educador e Gestor de Projetos Sociais Sociedade Hlon - 1999

O projeto de Formao do Arte-educador Juvenil em Sade foi desenvolvido em Salvador-Ba, no ano de 1999 pela ONG Sociedade Hlon, atravs do Programa de Capacitao Solidria. A Sociedade Hlon uma instituio sem fins lucrativos, que visa desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais, realizando estudos e prticas de desenvolvimento humano em sua multidimensionalidade biopsicoscioespiritual. A Sociedade Hlon desenvolve ainda cursos pr-universitrios para jovens de baixa renda; manuteno da Escola Comunitria Peixinho Feliz; grupos de estudos universitrios sobre Filosofia, Psicologia e Educao; Centro de Aperfeioamento da Pessoa para jovens e adultos; e a Promoo da Sade Integral em Comunidade com o CENTRO COMUNITRIO VIDA PLENA (atendimentos ambulatoriais, programas de sade da famlia-PSF e grupos de promoo da sade). Este projeto capacitou 30 jovens como Arte-educadores Juvenis em Sade, preparados para trabalharem em programas de educao em sade, alm de terem habilidades bsicas em produo de vdeos didticos e em informtica. Foram jovens de 18 a 21 anos de idade que estavam cursando a 7 e 8 sries do 1 Grau com baixa renda e residentes do Bairro do Pau da Lima. Foi direcionado aos jovens deste bairro, pois grande a concentrao de famlias de baixa renda, oportunizando, desta forma, um direcionamento para jovens que necessitam de uma ocupao qualificada. Ele tiveram uma formao para serem capazes de desenvolverem mltiplas aes educativas nas rea dos programas de sade. Preparou-se assim, na funo de multiplicador, articulador e promovedor da arte-educao nos projetos e campanhas de sade municipais, estaduais, de organizaes no governamentais etc.

Esta capacitao seguiu a ampliao do mercado de trabalho em sade, em que est sendo prioridade estas atividades em programas governamentais e em aes da sociedade civil organizada. Os estudos da Organizao Mundial de Sade demonstram que para alcanar a meta de sade para todos, preconizada na Declarao de Alma-Ata em 1977, ser fundamental investir na promoo da sade e na preveno de agravos. Tais orientaes se fundamentam na crescente dificuldade dos pases, mesmo os mais ricos, de manterem a elevao da qualidade de vida a partir da medicina curativa e defensiva. Alm disso, a conscincia dos cidados clama por equidade e acesso fcil aos servios bsicos. Esta percepo da realidade social tem resultado em estmulos vigorosos para a criao de novos modelos de assistncia a sade, com nfase em atividades educacionais e campanhas de preveno que utilizem as artes. O Brasil, atravs de sua Constituio, adotou tais orientaes, com a criao do Sistema nico de Sade -SUS e a Municipalizao da Sade. A prioridade do governo tem sido ampliar o atendimento bsico multidimensional para qualquer cidado. Para tanto, os programas de sade tiveram uma nova valorizao, destacando-se, entre eles, o Programa de Agente Comunitrio de Sade- PACS e o Programa de Sade da Famlia PSF. Estes programas enfatizam o trabalho de educao em sade voltado para o desenvolvimento de polticas e aes conjuntas entre sociedade e governo . H nisto, a participao popular na gesto dos recursos destinados sade. Por outro lado verifica-se o crescimento das ONGs que atuam com aes voltadas para a sade das populaes. O municpio de Salvador e rea metropolitana vm colocando a sade como prioridade, organizando, em conjunto com ONGs, projetos em consonncia com os programas nacionais e implementando aes municipais especificas, incluindo escolas pblicas, universidades e comunidades diversas. A maioria destes projetos se utiliza da educao popular e toda sua estrutura pedaggica, podendo-se colocar a arte-educao como facilitadora do processo. Portanto, a valorizao da arte em sade vem sendo revista, pois, a sua utilizao em educao e terapia mostra uma efetividade rpida em grupos de qualquer faixa etria. Por outro lado, os centros universitrios formadores da nova gerao de profissionais em sade esto em processo de reforma curricular e j incluem novas tcnicas de aprendizagem utilizando-se como recurso o atorpaciente.

Neste curso os jovens fizeram teatro e foram treinado para substituir o paciente nas prticas de ensino com alunos-residentes iniciantes, evitando assim o desconforto do manuseio indevido to comum nos hospitais universitrios. Em funo das novas demandas sociais em sade a capacitao para formar Arte-educadores Juvenis em Sade esteve em coerncia com o crescimento do mercado de trabalho, pois, os servios podero ser prestados a ONGs, empresas , instituies pblicas, escola particulares e universidades. Alm disso, esta formao proporcionou o desenvolvimento de habilidades mltiplas como o trabalho em noes de informtica e produo de vdeo. Juntase a isso as tcnicas de grupos que ampliaram as possibilidades de insero em outras funes sociais desenvolvendo uma capacidade empreendedora e de liderana.

You might also like