You are on page 1of 5

Geral

O Arduino Duemilanove ("2009") uma placa de microcontrolador baseada no ATmega328 (datasheet). Ele possui 14 pinos de entrada/sada digital (dos quais 6 podem ser usados como sadas analgicas PWM), 6 entradas analgicas, um cristal oscilador de 16 MHz, uma conexo USB, uma entrada para alimentao, um cabealho ICSP e um boto de reset. Ele contm tudo que necessrio para que o microcontrolador funcione; para comear, apenas faa a conexo com um computador atravs de um cabo USB ou use uma fonte de alimentao de corrente contnua ou uma bateria. "Duemilanove" significa 2009 em italiano e o nome foi escolhido pelo ano de lanamento. O Duemilanove a mais recente de uma srie de placas Arduino USB; para uma comparao com verses prvias veja o ndice das placas Arduino.

Esquema e referncia de Design


Arquivos EAGLE: arduino-duemilanove-reference-design.zip Esquema: arduino-duemilanove-schematic.pdf

Caractersticas
Microcontrolador ATmega328

Voltagem operacional Voltagem de alimentao (recomendada) Voltagem de alimentao (limites) Pinos I/O digitais Pinos de entrada analgica Corrente contnua por pino I/O Corrente contnua para o pino 3.3V Memria flash SRAM EEPROM Velocidade de clock

5V 7-12V 6-20V 14 (dos quais 6 podem ser sadas PWM) 6 40 mA 50 mA 32 KB (2KB usados para o bootloader) 2 KB 1 KB 16 MHz

Alimentao
O Arduino Duemilanove pode ser alimentado pela conexo USB ou por qualquer fonte de alimentao externa. A fonte de alimentao selecionada automaticamente. Alimentao externa (no-USB) pode ser tanto de uma fonte ou de uma bateria. A fonte pode ser conectada com um plug de 2,1mm (centro positivo) no conector de alimentao. Cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos nos pinos Gnd (terra) e Vin (entrada de voltagem) do conector de alimentao. A placa pode operar com uma alimentao externa de 6 a 20 volts. Entretanto, se a alimentao for inferior a 7 volts o pino 5V pode fornecer menos de 5 volts e a placa pode ficar instvel. Se a alimentao for superior a 12 volts o regulador de voltagem pode super-aquecer e avariar a placa. A alimentao recomendada de 7 a 12 volts. Os pinos de alimentao so:

VIN. Entrada de alimentao para a placa Arduino quando uma fonte externa for utilizada. Voc pode fornecer alimentao por este pino ou, se usar o conector de alimentao, acessar a alimentao por este pino.

5V. A fonte de alimentao utilizada para o microcontrolador e para outros componentes da placa. Pode ser proveniente do pino Vin atravs de um regulador on-board ou ser fornecida pelo USB ou outra fonte de 5 volts.

3V3. Alimentao de 3,3 volts fornecida pelo chip FTDI. A corrente mxima de 50 mA.

GND. Pino terra.

Memria
O ATmega328 tem 32 KB de memria flash para armazenar cdigo (dos quais 2 KB so utilizados pelo bootloader), alm de 2 KB de SRAM e 1 KB of EEPROM (que pode ser lida e escrita atravs da biblioteca EEPROM ).

Entrada e Sada
Cada um dos 14 pinos digitais do Duemilanove pode ser usado como entrada ou sada usando as funes de pinMode(), digitalWrite(), e digitalRead(). Eles operam com 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um mximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padro) de 20-50 kOhms. Alm disso, alguns pinos tm funes especializadas:

Serial: 0 (RX) e 1 (TX). Usados para receber (RX) e transmitir (TX) dados seriais TTL. Estes pinos so conectados aos pinos correspondentes do chip serial FTDI USB-to-TTL.

External Interrupts: 2 and 3. Estes pinos podem ser configurados para disparar uma interrupo por um baixo valor, uma elevao ou falling edge ou uma mudana de valor. Veja a funo attachInterrupt() para mais detalhes.

y y

PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11. Fornecem uma sada analgica PWM de 8-bit com a funo analogWrite(). SPI: 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK). Estes pinos suportam comunicao SPI, que embora compatvel com o hardware, no est includa na linguagem do Arduino.

LED: 13. H um LED j montado e conectado ao pino digital 13. Quando o pino est no valor HIGH, o LED acende; quando o valor est em LOW, ele apaga. O Duemilanove tem 6 entradas analgicas e cada uma delas tem uma resoluo de 10 bits (i.e. 1024 valores diferentes). Por padro, elas medem de 0 a 5 volts, embora seja possvel mudar o limite super ior usando o pino AREF e um pouco de cdigo de baixo nvel. Adicionalmente alguns pinos tm funcionalidades especializadas:

I2C: 4 (SDA) and 5 (SCL). Suportam comunicao I2C (TWI) usando a biblioteca Wire (documentao no site do WIRE). H ainda alguns outros pinos na placa:

y y

AREF. Referncia de voltagem para entradas analgicas. Usados com analogReference(). Reset. Envie o valor LOW para resetar o microcontrolador. Tipicamente utilizados para adicionar um boto de reset aos shields que bloqueiam o que h na placa. Veja tambm mapeando entre os pinos do Arduino e as portas do ATmega 168 e referncia do ATmega328.

Comunicao

Com o Arduino Duemilanove a comunicao com um computador, com outro Arduino ou com outros microcontroladores muito simplificada. O ATmega328 permite comunicao serial no padro UART TTL (5V), que est disponvel nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX). Um chip FTDI FT232RL na placa encaminha esta comunicao serial atravs do USB e os drives FTDI (includo no software do Arduino) fornece uma porta COM virtual para o software no computador. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviados placa Arduino. Os LEDs RX e TX da placa piscam quando os dados esto sendo transferidos ao computador pelo chip FTDI e a conexo USB (mas no quando h comunicao serial pelos pinos 0 e 1). A biblioteca SoftwareSerial permite comunicao serial por quaisquer dos pinos digitais do Duemilanove. O ATmega328 tambm oferece suporte aos padres de comunicao I2 C (TWI) e SPI. O software do Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do bus I 2C; veja a documentao no site do Wiring para mais detalhes. Para usar a comunicao SPI veja a folha de informaes do ATmega328.

Programao
O Arduino Duemilanove pode ser programado com o software Arduino (download). Para mais detalhes veja referncia e tutoriais. O ATmega328 no Arduino Duemilanove vem pr-gravado com um bootloader que permite enviar novos programas sem o uso de um programador de hardware externo. Ele se comunica utilizando o protocolo original STK500 (referncia, C header files). Voc tambm pode programar o ATmega328 atravs do ICSP (In-Circuit Serial Programming) header; veja estas instrues para mais detalhes.

Reset automtico (Software)


Algumas verses anteriores do Arduino requerem um reset fsico (pressionando o boto de reset na placa) antes de carregar um sketch. O Arduino Duemilanove projetado de modo a permitir que isto seja feito atravs do software que esteja rodando no computador conectado. Uma das linhas de controle de hardware (DTR) do FT232RL est conectada ao reset do ATmega328 via um capacitor de 100 nanofarads . Quando esta linha resetada (ativo baixo) o sinal cai por tempo suficiente para resetar o chip. O software Arduino usa esta caracterstica para permitir carregar o programa simplesmente pressionando o boto "upload" no ambiente Arduino. Isto significa que o "bootloader" pode ter um "timeout" mais curto, j que a ativao do DTR (sinal baixo) pode ser bem coordenada com o incio do "upload". Esta configurao tem outras implicaes. Quando o Duemilanove est conectado a um computador rodando Mac OS X ou Linux, ele reseta toda vez que a conexo feita por software (via USB). No prximo meio segundo aproximadamente, o bootloader estar rodando no Duemilanove. Considerando que programado para ignorar dados espreos (i.e. qualquer coisa a no ser um "upload" de um novo cdigo), ele interceptar os primeiros bytes de dados sendo enviados para a placa depois que a conexo aberta. Se um "sketch" rodando na placa recebe configurao de uma vez ou outros dados ao inicializar, assegure-se que o software que esteja comunicando espere um segundo depois de aberta a conexo antes de enviar estes dados.

O Duemilanove tem uma trilha que pode ser cortada para desabilitar o auto-reset e pode ser ressoldada para reativ-lo. chamada de "RESET-EN". Voc pode tambm desabilitar o auto-reset conectando um resistor de 110 ohms dos +5V at o sinal de reset; veja este frum para detalhes.

Proteo contra sobrecorrente USB


O Arduino Duemilanove tem um polifusvel resetvel que protege a porta USB do seu computador contra curtocircuito e sobrecorrente. Apesar da maioria dos computadores possurem proteo interna prpria, o fusvel proporciona uma proteo extra. Se mais de 500mA foram aplicados na porta USB, o fusvel ir automaticamente interromper a conexo at que o curto ou a sobrecarga seja removida.

Caractersticas fsicas
O comprimento e largura mximos do Duemilanove so 2,7" (68,50 mm) e 2,1" (53,34 mm) respectivamente, com o conector USB e o jack de alimentao indo um pouco alm destas dimenses. Trs furos de fixao permitem a montagem da placa numa superfcie ou caixa. Note que a distncia entre os pinos de entrada e sada digitais n 7 e n 8 de 160 mil (milsimos de polegada), no sequer mltipl o do espaamento de 100 mil dos outros pinos.

You might also like