You are on page 1of 3

interessante j ir estudando pras trs fases, pois so muito prximas umas das outras, em especial a 2 e a 3 fases.

Para a 1, o bsico a legislao seca, leitura das OJs e smulas e resoluo de provas. Participei de um grupo virtual que resolveu as ltimas provas, justificando cada resposta, e estudei bastante por elas. importante ter uma estratgia de resoluo da prova, ver quantas questes vai deixar em branco para diminuir ao mximo as anulaes. Buscar fazer cerca de 60 pontos lquidos no mnimo. No ltimo concurso a nota de corte foi 61, mas para o prximo concurso aumentaram o nmero de pessoas que vo para a 2 fase, de 300 para 500, ento pode ser que a nota de corte diminua um pouco. Mas o mais garantido acima de 60%. O grupo I cai em todas as fases e, na 1, corresponde a mais ou menos 70% da prova. Vale a pena investir tudo nesse grupo. O grupo II, processo civil e administrativo, tambm importante e corresponde a uns 15% da prova, mas no cai nas outras fases, quer dizer, cai na 2 fase, mas nunca diretamente, apenas nas matrias vinculadas atuao do MPT. Porm, no ltimo concurso caiu uma questo especfica de processo civil, pedindo para diferenciar tutela antecipada de cautelar. Enfim, o grupo III o que cai em menor percentual, tem gente at que nem estuda essas matrias. Eu no estudei previdencirio, mas as outras duas, sim, por aqueles livrinhos de resumo voltados pra concursos trabalhistas e acho que me ajudaram bastante. Para a 2 e 3 fases fiz o Curso Toga, no Rio de Janeiro, o que foi muito importante para mim, pois tivemos professores muito bons que deram dicas excelentes, alm da troca de experincias e de material com colegas de vrios estados. O mais importante focar nas coordenadorias do MPT, ver o que fazem, os precedentes, os temas mais atuais, enfim, um estudo mais especfico, dentro do trabalho que o MPT desenvolve. muito legal ler as ltimas revistas, acompanhar a pgina na internet, ler as notcias que saem l, alm da leitura de livros com temas especficos, como greve, trabalho escravo, sindicatos. No ltimo concurso, na 2 fase, duas questes surpreenderam, pois abordaram processo constitucional e processo civil, o que no costumava acontecer. Por isso importante tambm estudar a banca, ou seja, ver o que fazem os membros da banca, os livros que publicaram, as linhas que seguem, para tentar deduzir o que podem perguntar na prova. No Toga dividimos com os colegas alguns temas e escrevemos textos bsicos sobre cada um deles para tentar ter mais rapidez na hora de responder a prova, pois ela realmente muito longa e preciso ter bastante organizao com a questo do tempo. E no d mesmo para fazer rascunho, pois no d tempo. O que eu fiz foi um esquema bsico, com tpicos, em cada uma das questes, e depois voltei respondendo. legal

porque tem coisas que voc vai lembrando depois, ento d pra incluir enquanto est fazendo o esquema. Na hora da prova eu dividi rigorosamente os minutos para o esquema de cada questo e os minutos para a redao da resposta e tentei seguir risca. Na 3 fase caiu mais uma vez uma ACP. Dessa vez sobre trabalho degradante no setor sucroalcooleiro, que era um tema constante nas ltimas operaes do MPT. Ento importante prestar ateno no que est acontecendo na instituio por meio do site. E ver o contexto que envolve a questo tambm. Pelo que percebemos, as pessoas que pediram a resciso indireta no foram aprovadas. A questo envolvia meio ambiente do trabalho e era possvel tentar a regularizao por parte da empresa. Ento, acho que queriam que os candidatos tentassem o ajustamento para preservar os empregos. Porm, quando caso de trabalho escravo mesmo, tem que pedir a resciso indireta. Ento, tem que analisar bem a situao e como a instituio normalmente age em situaes como aquela. Finalmente, quanto prova oral, foi uma grande surpresa, pois reprovaram 4 candidatos, o que no acontecia h vrios concursos. Dizia-se que s havia reprovao se a pessoa ficasse realmente muito nervosa, no tivesse postura adequada, fosse muito agressivo, enfim, se fizesse alguma coisa absurda, mas dessa vez no foi bem assim. Alm disso, mudaram completamente o estilo de perguntas, exigindo detalhes e decoreba. Portanto, o ideal no menosprezar essa fase, como se fazia antes. Como os pontos so sorteados e abrangem qualquer ponto do edital (somente grupo I), importante dar uma revisada, ainda que superficial, de todos os itens, para relembrar, sem estudar nada com profundidade, pois as perguntas so simples, mas so retiradas de um universo bem abrangente. E, no mais, manter a calma e tentar ter tranqilidade. Eu errei bastante coisa na minha prova oral, mas procurei responder com serenidade o que eu sabia e tambm falar alguma coisa mesmo quando eu no sabia. E, no final das contas, ainda que o contedo tenha um peso importante, ainda uma prova de postura, de como a pessoa se sai em situaes de presso. Livros bsicos pra todas as fases: Grupo I - Manual de Direito do Trabalho mais indicado: Godinho. Li algumas partes do Godinho e estudei mesmo pelo Gustavo Felipe. O da Alice Monteiro de Barros tambm muito utilizado. - Manual de Processo do Trabalho mais indicado: Carlos Henrique. Li alguns captulos dele, mas utilizei como base o do Schiavi.

- Manual de Direito Constitucional como eu era professora de Direito Constitucional, no estudei essa matria, mas gosto muito do livro atual do Pedro Lenza para concursos. - Direitos Humanos Flvia Piovesan e Ingo Sarlet so imprescindveis. - Regime Jurdico livro do Carlos Henrique e leitura da Lei. - Civil e Comercial sinopses da Saraiva e lei seca. - Livros especficos: # ltimas revistas do MPT (d para baixar no site da ANPT) # livro sobre Trabalho Escravo (Sento S estava na banca, portanto, usamos o dele) # livro sobre Direito Sindical (Jos Cludio) # livro sobre ao civil pblica (tem um que no lembro o ttulo direito, mas algo como acp vista pelos juzes e procuradores do trabalho, da LTR) # livro sobre responsabilidade civil (Dallegrave) # livro sobre danos morais coletivos (Xisto) # livro sobre meio ambiente do trabalho (Raimundo Simo) # leituras sobre trabalho infantil, discriminao no trabalho, incluso de pessoas com deficincia, assdio moral e sexual e tudo o mais que estiver sendo combatido pelo MPT. # importante tambm acompanhar os entendimentos do STF e do TST.

O disposto neste artigo aplica-se ao candidato que, independentemente de concorrer s vagas reservadas aos portadores de deficincia, necessitar de recurso especial para a feitura das provas.

You might also like