You are on page 1of 5

SOFTWARES DE CORRENTE CRTICA (CCPM)

Por: Fbio Vampel, MBA, PMP Parceiro da J2DA Consulting

1 - Objetivo
Avaliao de especialista sobre os principais softwares de Corrente Crtica (CCPM) disponveis no mercado, usando como referncia o software tradicional de Gesto de Projetos MS-Project.

2 - Resumo dos Softwares


2.1 - MS Project : Microsoft (www.microsoft.com) Atualmente na verso 2007, este software foi desenvolvido para dar suporte ao planejamento, execuo e controle de projetos. Esto contempladas as funcionalidades mais tradicionais para este tipo de software, incluindo os principais tipos de grficos e relatrios. Um de seus diferenciais a integrao com a plataforma MS-Office, que se d de forma intuitiva por serem ambos derivados do mesmo fabricante. Essa integrao permite a utilizao das funcionalidades de apoio a trabalho colaborativo disponveis no MS-Office, alm da integrao com os demais programas desta famlia. Uma caracterstica importante do MS Project sua imensa base instalada. O MS Project no possui funcionalidades especficas para se trabalhar com Corrente Crtica (CCPM).

2.2 - PS8 : Sciforma Corporation (www.sciforma.com) O software PS8 um software que foi desenvolvido no s para o gerenciamento de projetos, como tambm para a Corrente Crtica (CCPM). Entre as principais funcionalidades do PS8 encontram-se as capacidades de tratamento de ambientes de multi-projetos, a possibilidade de transacionar informaes via internet (web), customizao de relatrios, dentre outras. Este software no tem interface automtica e nem intuitiva com o MS-Project e MS-Office. No site da empresa possvel baixar uma verso Demo do PS8.

2.3 - PROCHAIN : Prochain Solution (www.prochain.com) O software Prochain foi desenvolvido especificamente para trabalhar com Corrente Crtica (CCPM). Aps sua instalao, ele funciona como um Plug-in do MS-Project, de modo a gerar macros, em Visual Basic, que acrescenta uma barra de ferramentas com as funcionalidades para implementao da Corrente Crtica. Com isso, acaba tendo uma grande interface com o MS-Project e, conseqentemente, com o MS-Office. Entre as vantagens principais do Prochain so: - uso da plataforma MS-Project que a mais comumente usada em Gesto de Projetos. - utilizao das funcionalidades de relatrio e visualizao de informaes do MS Project. - autonomia para ajustar as coordenadas do modelo grfico de acompanhamento dos Pulmes (PB Project Buffer). - relatrio detalhado de todos os Pulmes (PB e FB-Feeding Buffers).

- fornecimento automtico da quantificao e qualificao dos riscos relacionados s Atividades do Projeto e seus respectivos impactos nos Pulmes A verso bsica do Prochain est limitada a monos-projeto. Porm, o fabricante disponibiliza outras verses para multi-projetos (Pipeline) e a verso integradora de todos os projetos (Enterprise). O fabricante no disponibiliza verso Demo do Prochain.

2.4 - CONCERTO : Realization (www.realization.com) Trata-se de um sistema que tambm roda dentro do MS Project, como um plug-in. O Concerto possui relatrios, grficos e acesso-web independentes, no dependendo somente da estrutura disponvel no MS-Project. O Concerto apresenta relatrios bastante intuitivos, alm de um mecanismo de anlise de cenrios que permite rapidamente verificar o impacto de se adicionar um novo projeto ao sistema. O fabricante no disponibiliza verso Demo do Concerto, alm do fato que a venda s permitida se o cliente contratar a consultoria do fabricante e/ou de seus parceiros.

2.5 - CC-Pulse : Spherical Angle (www.sphericalangle.com) Este software tem funcionalidades muito parecidas com o Prochain, bem como seus relatrios e grficos, roda dentro do MS-Project e pode ser adquirido nas verses mono (CC-Pulse) e multi-projetos (CC-MPulse). O fabricante disponibiliza no seu site as verses Demo, tanto para mono quanto para multi-projetos.

2.6 - CCPM+ : Advanced Project (www.advanced-projects.com) Em comparao com todos os softwares descritos acima, este o mais simples e com preo bem acessvel. Ele foi desenvolvido para trabalhar somente com monos-projeto e tambm funciona como um Plug-In do MS-Project. Suas funcionalidades, bem como o grfico de consumo de pulmo, so bem limitados em termos de opes e informaes. Pelo menos na verso Demo que est disponvel no site do fabricante, o software apresenta freqentes mensagens de erros quando se trabalha com mais de 50 linhas (atividades/tarefa) no MS-Project.

3 Tabela Comparativa

4 Concluses Finais
Abaixo esto descritas as principais observaes referentes aos softwares avaliados: Mesmo na verso 2007, difcil ainda consolidar projetos utilizando o MS Project. Essa funcionalidade ajuda bastante na administrao dos impactos das modificaes entre projetos, mas se apresenta de forma bastante deficiente por no permitir a sincronizao dos projetos de forma intuitiva. Quanto aos itens 3.1 e 3.2 da tabela, o MS Project e seus demais Plug-Ins esto limitados na disponibilidade de memria na estao de trabalho, com exceo do Concerto que traz um sistema gerenciador de banco de dados a parte. O Concerto se destaca por ser o nico software com funcionalidades para anlise de cenrios e por possuir mecanismos bastante intuitivos para acompanhamento de atividades crticas com relao aos pulmes de proteo dos projetos.

You might also like