You are on page 1of 7

ESCOLA SUPERIOR DE NEGCIOS

CURSO DE ADMINISTRAO

Atividade Pratica Supervisionada (Engenharia de Software II) Levantamento de requisitos

Fabrcio Viana Rodrigues Jeferson Lopes de Oliveira Caxias do Sul 27/11/10

1. PROJETO..............................................................................................................3 2. INTRODUO.......................................................................................................3 3. OBJETIVOS DO PROJETO..................................................................................3 4. REQUISITOS.........................................................................................................4 4.1. Funcionais.......................................................................................................................4 4.2. Inversos...........................................................................................................................6 4.3. Tcnicos...........................................................................................................................6 4.4. No Tcnicos...................................................................................................................7

1. Projeto
Anlise e desenvolvimento de um software para gerenciar chamados de abertura para reas da informtica e manuteno geral com controle de tempos para resoluo atravs de SLAs.

2. Introduo
Nesta pesquisa ser desenvolvido um projeto baseado em conceitos da disciplina de Engenharia de Software II. Que consiste no levantamento dos requisitos de um sistema de helpdesk. O software ser desenvolvido, com base em levantamentos de requisitos em que o anlista obter atravs de estudo de campo e envolvidos diretamente no processo. A empresa escolhida para o desenvolvimento da analise de requisitos faz parte do ramo de educao e onde ser implantada uma ferramenta para agilizar os atendimentos dos chamados hoje realizados sem nenhum controle.

3. Objetivos do Projeto
O Projeto consiste no desenvolvimento de um software para gerenciar todas as manutenes solicitadas as reas de informtica e manuteno geral, propiciando uma forma de aumentar o controle sobre

as tarefas realizadas de uma forma simples e precisa e obter uma maior satisfao do cliente final.

4. Requisitos
O sistema deve ser capaz de abrir chamados para vrios usurios cadastrados atravs da web, onde esses devero ter restries de acesso a determinados modulos do programa, onde somente usurio avanado ter autonomia para certas funes, dever ter nesse sistema abertura de ocorrncias, cadastro de problemas que mais ocorre durante a vida til de um equipamento, dever ter cadastro de usurios, cadastro de local, cadastro de unidades (prdios), cadastro de niveis de atendimento, cadastro de reas a serem atendidas, e gerao de relatrios.

4.1.

Funcionais

Funcionalidades que devero ser implementadas no projeto.

1. Nome Tipo Descrio

( X ) Novo Abertura de ocorrncias (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios

( ) Existente

( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao Este requisito ser para abertura de chamados de equipamentos de informtica e maquinrios em geral. Nele sero colocados os dados necessrios para a orientao do servio a ser executado pelo ncleo de tecnologia e manuteno geral. Dever ter obrigatoriamente informaes do setor/local, tipos de problemas, e a descrio prvia de qual equipamento dever ser verificado.

2. Nome Tipo Descrio

( X ) Novo Cadastro de usurios (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios

( ) Existente

( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao Esta funcionalidade ser para cadastro de usurios que utilizaro o programa de abertura de ocorrncias. Nele estar relacionado o nivel em que esse usurio pertencer (operador, administrador, somente abertura)

3. Nome Tipo Descrio

( x ) Novo Cadastro de Problemas (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios ( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao

( ) Existente

Est funcionalidade ser para cadastro de tipos de problemas que mais ocorrem nos equipamentos de informtica, maquinrios em geral e estrutura predial onde so definidas j as SLAs (tempo estimado) para tal problema.

4. Nome Tipo Descrio

( x ) Novo Cadastro de Setor/local (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios ( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao O cadastro de setor/local utilizado para conter a

( ) Existente

localizao

dos

equipamentos de informtica que esto com problemas, ser cadastrado o setor da empresa e localizao do equipamento dentro desse setor.

5. Nome Tipo Descrio

( x ) Novo Login (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios

( ) Existente

( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao Est funcionalidade ser para que usurios cadastrados de acordo com o tipo de permisso disponibilizada, onde habilitar a abertura de chamados ou controle de ocorrncias de equipamentos de informtica e manuteno predial.

6. Nome Tipo

( x ) Novo Cadastro de prdios (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios ( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao

( ) Existente

Descrio

Esta funcionalidade ser para cadastro dos prdios onde devero ser executados os chamados conforme solicitao.

7. Nome Tipo Descrio

( x ) Novo Cadastro de nveis de resposta (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios

( ) Existente

( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao Esta funcionalidade ser para cadastro dos niveis de respostas utilizados para definir um chamado quando esse de baixa, critica, media e urgente, onde essas mesmas so definidas por tempo relacionadas a uma SLAs.

8. Nome Tipo Descrio

( x ) Novo Cadastro de rea de atendimento (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios

( ) Existente

( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao Esta funcionalidade ser para cadastro das reas responsveis pelo suporte de informtica e manuteno predial.

9. Nome Tipo Descrio

( x ) Novo Relatrio geral (x) Cadastros ( ) Processos ( ) Consultas ( ) Relatrios

( ) Existente

( ) Integrao ( ) Importao ( ) Exportao Est funcionalidade ser para gerar relatorios gerais, onde poder ser selecionado o tipo de pesquisa se por reas, problemas, prdio, local, por usurio, e definir data inicio e final das pesquisas e forma de como o relatrio ser mostrado.

4.2.

Inversos Descrio
Nessa verso no ter o cadastro de equipamentos Nessa verso no ter o mdulo inventrio habilitado. Restrio de nmero de acessos simultneos ao sistema

Requisito 1 2 3

4.3.

Tcnicos Descrio
O sistema utilizar linguagem em Linguagem: PHP verso:4.3x, HTML, CSS, Javascript.

Requisito 1

Dever ter um servidor que suporte servios de Apache (web),Mysql(Banco de dados),PHP 5(compilador)e com no minimo pentium IV, 1.8ghz,2GB de memria RAM. O sistema dever rodar nos navegadores IE7 e Mozilla 3.6* A autenticao de usurios pode ser feita tanto na prpria base do sistema quanto atravs de uma base LDAP em algum ponto da rede.

3 4

4.4.

No Tcnicos Descrio
Prazo de entrega no dever passar de 6 meses

Requisito 1

You might also like