You are on page 1of 5

AVALIAO DE CONHECIMENTOS

Cincias Naturais, 7. Ano


Durao da Prova: 90 minutos Fevereiro de 2009 Leia com ateno cada questo, s depois dever responder de uma forma sucinta, correcta e rigorosa a cada uma delas.

I
1. Os esquemas seguintes representam as etapas da evoluo da vida no nosso planeta.

Figura 1 Etapas da evoluo de vida na Terra.

1.1. Coloque por ordem cronolgica dos acontecimentos as figuras de A a D. 1.2. Atribua a cada uma das imagens (A, B, C e D) da figura 1, uma das afirmaes abaixo indicadas. 1. Atmosfera com hidrognio, monxido de carbono, amonaco e metano sujeita a descargas elctricas e a radiao ultravioleta. 2. Formao da camada do ozono e os seres vivos invadem os continentes. 3. Acumulao de oxignio nos oceanos. 4. Formao da matria orgnica nos oceanos. 1.3. Refira trs condies essenciais para a existncia de vida na Terra. 2. A clula a unidade bsica da vida. A figura 2 representa uma clula.

Figura 2 Representao esquemtica de uma clula.


Imp. 751. 07-0 1/5

AVALIAO DE CONHECIMENTOS

2.1. Legende a figura 2. 2.2. Transcreva a opo que lhe permite completar correctamente a seguinte afirmao. A estrutura que est ausente na clula animal e presente na clula vegetal : (A) a membrana plasmtica (B) o ncleo (C) o citoplasma (D) a parede celular 2.3. Transcreva a opo que lhe permite completar correctamente a seguinte afirmao. A estrutura que regula as trocas com o meio exterior : (A) o citoplasma (B) a membrana plasmtica (C) o ncleo (D) o cloroplasto 2.4. Indique qual instrumento utilizaria para observar a clula representada na figura 2. 2.5. Comente a seguinte afirmao: A clula representada na figura uma clula animal.

II
1. escala do planeta Terra, a biosfera de todos o maior ecossistema. No entanto, h diferenas nos seres vivos e nas condies do meio fisico-qumico envolvente, que permitem falar de grandes ecossistemas que integram a biosfera os biomas. 1.1. Identifique o bioma representado na figura 3. 1.2. Indique trs caractersticas do bioma representado na figura 3. 1.3. Transcreva a opo que lhe permite completar correctamente a seguinte afirmao. As condies fsico-qumicas que permitem distinguir os vrios biomas so: (A) precipitao e temperatura. (B) vegetao dominante e pluviosidade. (C) seres vivos existentes e clima. (D) Nenhuma das anteriores. 1.4. Identifique uma relao entre os componentes do sistema Terra evidenciada na figura 3.
Figura 3 Bioma

III
1. Transcreva a opo que lhe permite completar correctamente a seguinte afirmao. A fossilizao um processo raro na Natureza, de tal forma que para que ocorra necessrio que se renam certas condies, nomeadamente (A) a existncia das partes moles do animal fossilizado. (B) a ocorrncia do fssil numa bacia de sedimentao.
Imp. 751. 07-0 2/5

AVALIAO DE CONHECIMENTOS

(C) a ocorrncia do fssil num local de grande humidade e solo pouco arenoso. (D) a grande abundncia da espcie fossilizada. (E) a ampla distribuio da espcie em causa. 2. Os esquemas da figura 4 representam as vrias etapas de formao de um fssil.

Figura 4 Etapas de fossilizao

2.1. Ordene os esquemas da figura 4 de modo que constituam uma sequncia lgica de fossilizao. 2.2. Identifique as condies evidenciadas na figura que favoreceram a fossilizao. 2.3. Indique o estrato mais antigo representado no esquema A (branco, riscas ou cinzento). 2.4. Refira o Princpio em que se baseou para responder questo anterior. 3. Observe atentamente a figura 5.

3
Figura 5 processos de fossilizao.

3.1. Identifique os processos de fossilizao que ocorreram nos fsseis representados nas imagens 1, 2, 3 e 4 da figura 5. 3.2. Refira em que consiste o processo representado na imagem 3 da figura 5.

Imp. 751. 07-0

3/5

AVALIAO DE CONHECIMENTOS

4. Na Pedreira do Galinha, situada na povoao de Bairro, perto de Ftima, existe o maior trilho de pegadas de dinossauros Saurpodes conhecido no Mundo. Observe atentamente a figura 6.

Figura 6 Cartoon sobre um tipo de fossilizao.

4.1. Indique como se designa o tipo de fossilizao que est representado na figura 6. 4.2. Indique que informaes importantes nos so fornecidas atravs do estudo destas pegadas de dinossauros. 5. O fssil representado na figura 7 um fssil de idade. 5.1. Identifique o fssil representado na figura 7. 5.2. Explique o que entende por um fssil de idade.

6. Transcreva a opo que lhe permite completar correctamente a seguinte afirmao.

Figura 7 Fssil de idade.

As amonites encontradas fossilizadas podem ser consideradas um fssil de fcies porque (A) permitem datar os estratos em que se encontram, por terem a mesma idade dessas formaes. (B) permitem comparar o fssil com os exemplares da espcie ainda existentes, e analisar as modificaes que estes sofreram ao longo do tempo geolgico. (C) permitem reconstituir as condies do ambiente em que as rochas que o contm se formaram. (D) permitem datar, com exactido, os sedimentos que o conservaram. 7. Observe a figura 8, que representa duas sequncias de estratos contendo fsseis de idade, e responde s seguintes questes:

Figura 8 Duas sequncias estratigrficas.


Imp. 751. 07-0 4/5

AVALIAO DE CONHECIMENTOS

7.1. Refira as camadas que apresentam a mesma idade. 7.2. Enuncie o princpio estratigrfico em que se baseou para responder questo anterior. 7.3. Comente a seguinte afirmao: A datao efectuada absoluta.

Bom trabalho!
As Professoras: Ana Marques, Cidlia Pires e Rita Ferreira.

Imp. 751. 07-0

5/5

You might also like