You are on page 1of 6

Poluio, Bioacumulao e Bioampliao; Agentes txicos; Poluio atmosfrica

Poluio: modificao no pretendida na atmosfera, na gua ou nos solos, que pode afectar os humanos ou qualquer outro organismo vivo, apresentando origem antrpica. Contaminao: introduo de compostos em quantidades acima das normais, podendo ou no afectar os organismos que nela habitam e cuja origem poder ser natural. Poluente: qualquer composto emitido pelo Homem que afecte os ecossistemas e o prprio Homem. Toxicidade: efeito negativo na sade humana ou no ambiente provocado pela presena de compostos em concentraes acima do definido. As substncias txicas podem ser ingeridas, inaladas ou absorvidas atravs da pele.
o

Factores que influenciam a toxicidade: frequncia e durao da exposio e natureza da substncia.

Factores de Toxicidade:
o

Dose: A dose letal causa a morte de um organismo. No caso humano, a dose letal de uma determinada substncia txica depende de factores como a idade, o sexo, o estado de sade, a eficincia dos sistemas de desintoxicao e a sensibilidade individual. Dose Letal mdia (LD50): concentrao de uma substncia que causa a morte de 50% de uma populao-teste num perodo de 14 dias. Solubilidade: As substncias txicas solveis na gua so facilmente absorvidas pelos organismos a partir do meio, mas tambm so relativamente fceis de eliminar. As substncias txicas solveis nos lpidos acumulam-se nas clulas e tecidos e so mais difceis de eliminar. Bioacumulao: Corresponde soma sucessiva da incorporao de um poluente efectuada por via directa ou por via alimentar, sendo mais frequente nos organismos aquticos. Bioampliao: Causada pela acumulao de compostos txicos nos tecidos, mais grave para os consumidores de topo das cadeias alimentares, onde se registam os mais graves problemas de toxicidade a concentrao de certas substncias aumenta de nvel trfico para nvel trfico, ao longo das cadeias alimentares, e afecta organismos que no foram directamente expostos. Um dos aspectos mais graves da bioacumulao e da bioampliao o facto de no aparecerem sintomas at as concentraes no organismo serem suficientemente elevadas para causarem problemas graves de sade. Interaco com outras substncias: Sinergismo A interaco multiplica o efeito da substncia txica. O efeito combinado das duas substncias superior soma dos efeitos de cada uma delas quando actuam isoladamente. A presena de um nutriente aumenta ou facilita a absoro de outro.

Pgina 1 de 6 - Copyright Marisa Milhano 2011

Antagonismo a interaco reduz o efeito da substncia txica. A presena de um nutriente causa a indisponibilidade de um outro nutriente, mesmo que ele esteja presente no solo, em quantidade suficiente.

Efeitos dos agentes txicos:

A resposta a um agente txico varivel e pode resultar em dois tipos de efeitos: efeito agudo reaco imediata ou rpida do organismo exposio ao agente txico, que pode variar de uma erupo cutnea at morte; o efeito crnico consequncia permanente ou duradoura da exposio ao agente txico, como leses renais ou hepticas.
o

Classificao dos agentes txicos em funo dos seus efeitos: Mutagnico: Causa mutaes no DNA. As mutaes podem ser somticas ou germinativas. Pode originar doenas e cancro. Exemplo: radiaes ionizantes, raios X. Teratognico: Causa defeitos no embrio, especialmente durante os primeiros 3 meses de gravidez, podendo reflectir-se na perda da gestao, malformaes ou alteraes no funcionamento, bem como distrbios neurocomportamentais, como o atraso mental. Exemplo: Talidomida, polifenis biclorados (PCB) e metais pesados, como o chumbo e arsnio. Cancergeno: Causa o aparecimento de cancros, por induo de alteraes no DNA. Os contaminantes provocam alteraes no DNA das clulas que conduzem ao seu crescimento e diviso descontrolada, originando o cancro. Exemplo: substncias qumicas, presentes no fumo do cigarro, em alimentos e em poluentes ambientais. Radiaes, metais pesados e vrus. Alergnico: Induz reaces alrgicas. Exemplo: veneno de insectos. Asfixiante: Impede a captao ou distribuio de oxignio. Exemplo: Monxido de carbono. Neurotxico: Afecta o sistema nervoso. Exemplo: DDT, formaldedo, dioxinas, chumbo, mercrio e tolueno.

Em estudos de toxicidade, verifica-se, frequentemente, que muitas substncias tm efeitos insignificantes sobre a sade em baixas concentraes, mas os efeitos acentuam-se para concentraes mais elevadas. Este facto deve-se principalmente aos seguintes factores: o organismo possui mecanismos de destruio, diluio ou excreo de substncias txicas; as clulas tm enzimas que reparam o DNA; as clulas de algumas regies do organismo (como a pele e os revestimentos do sistema digestivo, dos pulmes e dos vasos sanguneos) multiplicam-se a uma taxa elevada e substituem rapidamente as clulas danificadas.
Pgina 2 de 6 - Copyright Marisa Milhano 2011

Poluio Atmosfrica

Constituio da atmosfera: o Troposfera camada mais baixa da atmosfera e a mais densa, ao longo da qual h um arrefecimento acentuado. Existem correntes de ar que possibilitam a ascenso dos contaminantes. o local onde se origina o nosso clima e ocorrem os fenmenos climticos. As substncias que nela se encontram podem regressar superfcie terrestre por precipitao. o Estratosfera sobrepe-se troposfera, mais rarefeita e contm uma menor concentrao de vapor de gua e uma maior concentrao de ozono. Como as correntes de ar so insignificantes e a quantidade de vapor de gua reduzida, as substncias que alcanam esta camada permanecem a durante muito tempo. o Mesosfera o Termosfera Os poluentes atmosfricos podem ser classificados como: o Poluentes primrios se so emitidos directamente para a troposfera numa forma potencialmente perigosa. Resultam directamente da combusto ou evaporao do carvo e derivados do petrleo. Partculas, compostos orgnicos volteis, CO, NOx, SOx e chumbo. o Poluentes secundrios se resultam da reaco dos poluentes primrios com os componentes do ar (combusto), formando novos poluentes. A energia para que estas reaces ocorram provm da luz solar, da se designarem tambm por oxidantes fotoqumicos. Ozono, H2O2, H2SO4, HNO3 e diversos compostos orgnicos volteis. A poluio atmosfrica, mesmo quando originada por fontes locais, atinge facilmente uma dimenso regional ou global, como consequncia da mobilidade horizontal do ar atmosfrico.

Particularizao dos fenmenos de poluio atmosfrica

Smog: Com a Revoluo Industrial e a utilizao intensiva de carvo como fonte de calor e energia, aparece o smog industrial - densas neblinas constitudas por uma mistura de xidos de carbono, compostos azotados e vapor de gua, que se formaram onde se concentravam as indstrias. o A partir dos anos 50, com o uso crescente de veculos motorizados, as grandes reas urbanas comearam a ficar envoltas numa neblina denominada smog fotoqumico.
o o

Inverso trmica uma das principais causas de intensificao do smog. Em condies normais, a temperatura mais elevada junto ao solo (devido ao facto de os raios solares incidirem na superfcie); o ar quente eleva-se, arrastando consigo os contaminantes, promovendo a sua disperso. De noite, esta corrente pra. A formao de uma camada de ar mais fria superfcie, limitada superiormente por uma camada mais quente, ocorre durante a inverso trmica. Quando estas inverses trmicas ocorrem de um modo prolongado, os contaminantes atingem concentraes perigosas, pelo que, nestes casos, as autoridades de sade aconselham as pessoas com problemas respiratrios a permanecerem em casa e a protegerem-se. Consequncias do Smog: dores de cabea, nuseas,
Pgina 3 de 6 - Copyright Marisa Milhano 2011

irritao nos olhos e na garganta, agravamento dos problemas respiratrios, morte. Chuvas cidas: o Deposio superfcie da Terra de substncias com pH inferior a 5,6 que ocorre, geralmente, por precipitao. o As chuvas cidas passaram rapidamente de um problema de poluio regional, de zonas do globo muito industrializadas e com muitos carros, para um problema de poluio global. o Os poluentes primrios emitidos para a atmosfera podem ser transportados pelos ventos dominantes, percorrendo distncias de vrias centenas de quilmetros.
o

Causas: O dixido de enxofre (SO2) e os xidos de azoto (NOx) produzidos pelas actividades humanas, particularmente a queima de combustveis fsseis em centrais termoelctricas, a indstria e os transportes rodovirios, reagem com o vapor de gua atmosfrico e originam cido sulfrico e cido ntrico. Estas substncias so depositadas superfcie da Terra com a precipitao ou a seco. Consequncias: destruio de florestas, por aco directa sobre as plantas ou indirecta pela acidificao do solo; desequilbrios nos ecossistemas aquticos provocados pela morte de peixes, aumento da concentrao de alumnio e formao de metilmercrio; aumento da frequncia e gravidade de doenas respiratrias em seres humanos, como a bronquite e a asma; aumento da frequncia e gravidade de doenas respiratrias em seres humanos, com a bronquite e a asma; libertao de metais pesados, como cobre e chumbo, das canalizaes para a gua de consumo pblico; degradao de monumentos, particularmente de calcrio e mrmore. Medidas a adoptar para minimizar as emisses de poluentes: instalao de depuradores (filtros lquidos) ao passar os fumos da combusto por estes filtros, que tm gua e cal, obtm-se um precipitado, com diminuio da emisso de poluentes; costruo de centrais e equipamentos de energia alternativa; reduo do consumo de electricidade.

Efeito de Estufa: o O efeito de estufa um fenmeno natural que tem vindo a ser acentuado pela libertao de gases com origem em actividades humanas. O efeito de estufa impede a ocorrncia de oscilaes trmicas significativas, a que a maioria dos planetas do nosso sistema solar se encontra sujeito, tendo possibilitado o aparecimento e desenvolvimento da vida. o Da radiao solar que incide na Terra, uma parte reflectida pela atmosfera ou absorvida pelo ozono estratosfrico. A que atinge a superfcie terrestre gera calor, que irradiado sob a forma de radiao infra-vermelha. Os gases de estufa absorvem parte desta radiao e libertam mais radiao infra-vermelha, de maior comprimento de onda. O CO2, vapor de gua e outros gases tm funo anloga dos vidros numa estufa, deixando entrar as radiaes, mas dificultando a sada dos raios Infra-vermelhos (IV).

Pgina 4 de 6 - Copyright Marisa Milhano 2011

Causas: a emisso de gases de estufa com origem antropognica tem vindo a aumentar desde a Revoluo Industrial. CO2 tem origem na queima de combustveis fsseis e na queima de florestas para obteno de terrenos agrcolas. Anualmente, verifica-se uma oscilao da concentrao de CO2 por estao, reflexo da fotossntese e da respirao nos ecossistemas aquticos e terrestres (predominante no final do Outono e Inverno). Metano (CH4) proveniente das reaces microbianas de fermentao e de exploraes petrolferas. xido nitroso (N2O) tem origem em combustveis fsseis, fertilizantes qumicos e na pecuria. Clorofluorcarbonetos (CFC) utilizados como propulsores em aerossis e em gases de refrigerao. Tm uma capacidade de absoro dos raios IV superior ao CO2. Vapor de gua cido ntrico (HNO3) - proveniente da queima de biomassa e uso de fertilizantes qumicos na agricultura.
o

Consequncias do efeito de estufa: Aquecimento Global: aumento do nvel dos oceanos, devido expanso trmica da gua e fuso das calotes polares; alteraes climticas que afectam a disponibilidade de recursos hdricos (as taxas de evaporao e precipitao so alteradas) e a produo de alimentos; aumento da frequncia e intensidade dos fenmenos extremos, como secas prolongadas, vagas de calor, inundaes e tempestades; alteraes na localizao e na estrutura dos ecossistemas; extino de espcies; alastramento de algumas doenas tpicas das regies tropicais. A atmosfera terrestre tambm est sujeita a factores de arrefecimento. As nuvens cobrem aproximadamente 50% da superfcie terrestre e reflectem para o espao cerca de 21% da radiao solar esta reflexo denomina-se albedo e impede que ocorra o aquecimento. A actividade vulcnica tambm arrefece a Terra, pois, durante as erupes, nuvens enormes de partculas e de aerossis podem entrar na atmosfera, reflectindo e dispersando as radiaes, o que causa uma diminuio da temperatura. Assim, a temperatura resulta do equilbrio entre factores de aquecimento e de arrefecimento do planeta. Medidas de preveno e minimizao do efeito de estufa: estabelecimento e cumprimento de um mximo mundial para as emisses de CO2, mediante limitaes do uso de combustveis fsseis na indstria e nos transportes; efectuar acordos internacionais para pr fim emisso de CFC; deter a desflorestao e incrementar a plantao de rvores em vastas reas actualmente desflorestadas; sensibiliar para a conservao de energia e apostar em formas de energia renovveis; fomentar a escolha pelos transportes pblicos.

Rarefaco do ozono estratosfrico: o A camada de ozono que se localiza na estratosfera, filtra cerca de 95% das radiaes UV do Sol. o A rarefaco do ozono estratosfrico atinge praticamente todas as zonas da Terra (os trpicos so a excepo) e particularmente grave sobre os polos onde se verifica uma acentuada reduo sazonal.

Pgina 5 de 6 - Copyright Marisa Milhano 2011

O frio intenso e o grande turbilho de ventos polares acima da Antrctida provocam, em cada Inverno, um decrscimo localizado na espessura de ozono. Contudo, na Primavera seguinte, com o Sol, o ozono volta a formar-se e a espessura normal reconstituda. perda sazonal de ozono durante o vero da Antrctida foi chamado o buraco do ozono. O ozono troposfrico, tambm chamado ozono fotoqumico, um poluente secundrio, com efeitos nocivos sobre o sistema respiratrio. Resulta da oxidao de poluentes primrios, como os xidos de azoto, por aco da luz solar. Causas: libertao de CFC's para a atmosfera Os CFC so compostos estveis e inodoros constitudos por tomos de carbono, cloro, e flor. Foram amplamente usados como propulsores em aerossis e em gases de refrigerao. Na estratosfera, as radiaes UV causam a quebra das molculas de CFC e libertam tomos de cloro radioactivos. Os tomos de cloro causam a quebra da molcula de O3 em O2 e O, numa cadeia cclica de reaces que conduz a uma distribuio de O3 mais rpida que a sua formao. Cada molcula de CFC pode permanecer na estratosfera por dezenas de anos e converter um grande nmero de molculas de O3 em O2. Consequncias: a reduo do ozono estratosfrico permite uma maior incidncia das radiaes UV sobre a Terra, o que provoca: aumento da incidncia de queimaduras solares, cancros de pele e cataratas em seres humanos; supresso de funes do sistema imunitrio, o que aumenta a susceptibilidade a doenas infecciosas e cancros; diminuio da produo de certas culturas, como milho, arroz, sorgo e trigo; diminuio da produo florestal de muitas espcies de rvores sensveis s radiaes UV. Medidas: Protocolo de Montreal

Retirado de: http://biohelp.blogs.sapo.pt/

Pgina 6 de 6 - Copyright Marisa Milhano 2011

You might also like