You are on page 1of 42

Agrupamento de Escolas Romeu Correia Ano Lectivo 2010/2011 Escola Secundria Romeu Correia - Feij

Copyright Marisa Milhano 2011

ENERGIA NUCLEAR
Ana Beatriz Gonalves n1 Marisa Milhano n22 Pedro Lopes n24 12A1 Qumica A Professora Ana Paula Silveiro
10 de Fevereiro de 2011

INTRODUO
Desde que surgiu o Homem, que este depende totalmente do meio ambiente e dos seus recursos, que tm vindo a serem excessivamente consumidos, principalmente nos ltimos tempos, encontrando-nos cada vez mais dependente destes. Actividades como o desenvolvimento industrial, a expanso dos transportes e o crescimento demogrfico, no tm parado de aumentar, o que tem causado um contnuo aumento dos consumos energticos mundiais. Contrariamente ao que devia ser feito, o Homem utiliza diariamente mais os recursos no renovveis do que os recursos renovveis, devido aos elevados custos e pouca rentabilidade destes ltimos.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 1 e 2: Evoluo Humana e resultado do crescimento demogrfico.

INTRODUO
A Energia Nuclear possui elevados riscos, mas tambm muitas vantagens ao nosso desenvolvimento, o que faz com que esta esteja a gerar variadas discusses a nvel mundial. vista como uma possvel fuga ao alto consumo, e dependncia do petrleo, mas esta finita e trs consigo responsabilidades que talvez o Homem no consiga suportar. Este trabalho possui ento como principais objectivos compreender o que a energia nuclear e em que conhecimentos cientficos se baseia, que tipo de reaces nucleares ocorrem numa central nuclear, quais as principais vantagens e desvantagens do seu uso e as suas actuais aplicaes, e tentar perceber por fim em que ponto da situao se encontra actualmente Portugal em relao a este tema.
Figura 3 e 4: Reactores Nucleares.

Copyright Marisa Milhano 2011

ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear baseia-se no princpio de equivalncia de energia e massa verificado por Einstein, que relaciona estas duas variveis como mostra a frmula:

Copyright Marisa Milhano 2011

E = mc2
Em que: E energia m massa c velocidade da luz no vcuo (9x108 m/s) Esta energia libertada sob a forma de uma reaco nuclear (energia electromagntica) associada a ligaes entre tomos, electres ou protes, ou seja, em processos de transformao de ncleos atmicos, em que ocorre a converso de massa da matria em energia. Esta energia produzida e controlada por reaces nucleares.
Figura 5: Reaco no interior de um reactor nuclear.

ENERGIA NUCLEAR
A tecnologia nuclear explora esta mesma energia que libertada, tentando ao mximo aproveitar a energia nuclear, ao tentar converter o calor emitido na reaco em energia elctrica. Este processo de obter electricidade atravs da energia nuclear comeou pouco depois da descoberta no incio do sculo XX que determinados elementos, como o rdio, libertavam quantidades exorbitantes de energia, de acordo com o princpio de massa energia.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 6: Sinal de perigo de radioactividade

ENERGIA NUCLEAR
O conceito da energia nuclear surgiu com Ernest Rutherford, fsico conhecido por ter descoberto o ncleo atmico, e que acreditava que os ncleos podiam ser modificados atravs de bombardeamento com partculas rpidas. Com a descoberta do neutro percebeu-se ento que existiriam diversas possibilidades para estas modificaes. Ida Noddack foi a primeira a suspeitar que durante o bombardeamento de ncleos pesados com neutres, esses poderiam quebrar-se em pedaos grandes, que so istopos de elementos conhecidos, mas no vizinhos dos originais na tabela peridica. Mas foi apenas em 1938, na Alemanha, por Otto Hahn e Fritz Stramann, que a fisso nuclear foi descoberta, atravs de uma reaco que pode ser escrita da seguinte forma:

Copyright Marisa Milhano 2011

GEOGRAFIA DA MATRIA-PRIMA
Principais produtores de Urnio Canad 29%

Copyright Marisa Milhano 2011

Austrlia 23%
Cazaquisto 10% Rssia 8% Nigria 8%

Nambia 8% Principais detentores de reservas de Urnio


Austrlia 24% Cazaquisto 17% Canad 9% Estados Unidos 7% frica do Sul 7% Nambia 6% Brasil 6% Nigria 5%

Dois pases desenvolvidos e democrticos o Canad e a Austrlia detm mais de 50% da produo de urnio e mais de 1/3 das reservas conhecidas e explorveis. No entanto, mais de 1/3 da produo actual da matria-prima e cerca de 30% das reservas conhecidas e explorveis situam-se em regies euro-asiticas e africanas que atravessam ou podero atravessar perodos de instabilidade poltica.

TIPOS DE REACO NUCLEAR


As reaces nucleares consistem essencialmente na modificao da composio do ncleo atmico de um elemento, o que o pode fazer tornar-se noutro elemento completamente diferente. Este fenmeno pode ser espontneo ou desencadeado pelo Homem.

Copyright Marisa Milhano 2011

Existem duas formas de reaces nucleares: Fisso nuclear, onde o ncleo atmico se divide em duas ou mais partculas; Fuso nuclear, na qual ao menos dois ncleos atmicos se unem para formar um novo ncleo maior;

Figura 6: Estrela local de ocorrncia de muitas reaces nucleares

TIPOS DE REACO NUCLEAR


FISSO NUCLEAR
A reaco mais utilizada pelas fbricas a de fisso nuclear, que aproveita a energia libertada para a produo de energia elctrica. O combustvel utilizado o 235U, que bastante raro na natureza, sendo por isso utilizado o seu istopo 238U para formar 235U, visto que o 238U apesar de ser muito mais abundante, sofre fisso com muito menos frequncia que o 235U e liberta uma quantidade de energia pequena. Ele passa de uma percentagem de 0,7% na natureza para 3% nas centrais nucleares. Esta percentagem a utilizada, visto que de outra forma a reaco no seria autosustentada, o que significa que dos neutres, libertados aquando da reaco, capturado outra vez por um 235U, e no por 238U, de forma a existir sempre 235U e a reaco poder continuar. Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 7: Esquema de uma reaco de fisso

TIPOS DE REACO NUCLEAR


FISSO NUCLEAR
Copyright Marisa Milhano 2011 Circuito Primrio Circuito Secundrio

Figura 8: Esquema de um reactor de fisso

TIPOS DE REACO NUCLEAR


FISSO NUCLEAR
Copyright Marisa Milhano 2011 Um fenmeno que observado em reactores nucleares de cisso moderados com gua a Radiao de Cherenkov (ou Efeito Cherenkov). Esta ocorre quando uma partcula electricamente carregada atravessa um meio denso, deslocando-se a uma velocidade superior da luz neste meio, fazendo com que seja emitida radiao electromagntica que pode estar na faixa do visvel, provocada pela onda de choque que marca a passagem da velocidade da luz no meio.

Figura 9: Efeito de Cherenkov

TIPOS DE REACO NUCLEAR


FUSO NUCLEAR
O confinamento electromagntico aplica campos magnticos que aprisiona as partculas elctricas do plasma, enquanto que o confinamento inercial bombardeia pequenas quantidades de combustvel no ncleo com radiao laser vinda de quase todos os ngulos de forma a manter o plasma contido a uma distncia considervel das paredes do reactor. As paredes deste recebem os neutres libertados na reaco que, por no terem carga no podem ser confinados, apesar de transportarem uma grande quantidade da energia libertada na reaco nuclear, na forma de energia cintica.
Para se conseguir capturar essa energia utiliza-se habitualmente o ltio fundido, que captura os neutres atravs da reaco: 6 Li + 1 n 3 H + 4 He 3 0 1 2 Assim a energia cintica do 31H (trlio) e de 42He convertida em energia interna do ltio fundido, que depois serve para aquecer a gua ligada a uma turbina.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 10: Reactor nuclear de Figura 11: Reaco de fuso. fuso (Tokomak).

Figura 12: Cartaz publicitrio do projecto ITER

GEOGRAFIA DA PRODUO DE ELECTRICIDADE DE ORIGEM NUCLEAR


Total mundial: 16%, 442 reactores Copyright Marisa Milhano 2011
Frana: 79% - 59 reactores Litunia: 70% - 1 reactor Espanha: 20% - 8 reactores Taiwan: 20% - 6 reactores

Blgica: 56% - 7 reactores


Eslovquia: 56% - 6 reactores Ucrnia: 49% - 15 reactores Coreia do Sul: 45% - 20 reactores Sucia: 45% - 10 reactores Bulgria: 44% - 4 reactores Armnia: 43% - 1 reactor Eslovnia: 42% - 1 reactor Hungria: 37% - 4 reactores Finlndia: 33% - 4 reactores Sua: 32% - 5 reactores Alemanha: 31% - 17 reactores Repblica Checa: 31% - 6 reactores Japo: 29% - 55 reactores

Reino Unido: 20% - 23 reactores


EUA: 19% - 103 reactores Rssia: 16% - 31 reactores Canad: 15% - 18 reactores Romnia: 8,6% - 1 reactor Argentina: 6,9% - 2 reactores frica do Sul: 5,5% - 2 reactores Mxico: 5% - 2 reactores Holanda: 3,9% - 1 reactor ndia: 2,8% - 16 reactores Paquisto: 2,8% - 2 reactores Brasil: 2,5% - 2 reactores China: 2% - 10 reactores

Os 442 reactores em actividade fornecem apenas 16% da electricidade mundial. As maiores percentagens de uso da energia electronuclear centram-se na Europa, com 14 pases acima dos 30% da gerao de electricidade. Apenas um pas asitico a Coreia do Sul ultrapassa a barreira dos 30%. Com excepo da Frana e da Alemanha, apenas pequenos pases da Europa (Unio Europeia e Europa de Leste) optaram por um nvel de gerao de energia electronuclear superior a 30%.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 13: Central Nuclear na Repblica Checa.

Na Unio Europeia, a energia nuclear evita a emisso de 700 milhes de toneladas de CO2, por ano para a atmosfera. Este nmero equivalente retirada de circulao de todos os carros que existem na Europa, aproximadamente 200 milhes. Graas energia nuclear, (em 1996) foi evitada escola global a emisso de 2,33 milhares de milhes de toneladas de CO2 para a atmosfera, emisses essas que seriam maioritariamente de combustveis fsseis. Uma central nuclear normal evita em mdia a emisso de 90 milhes de toneladas de CO2, 312 000 toneladas de xidos de azoto (NOx), 650 000 toneladas de SO2, bem como 170 000 toneladas de cinzas, que conteriam mais de 5200 toneladas de arsnio, cdmio, mercrio e chumbo.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


Distinguem-se cinco tipos de problemas principais que podem pr em causa a segurana das centrais nucleares e, por consequncia, a segurana das populaes e do planeta: - os desastres naturais, - os erros humanos, - as limitaes da tecnologia, - os atentados terroristas, - e a corrida s armas atmicas. O maior perigo duma central nuclear est relacionado com a contaminao radioactiva, por erros humanos, das pessoas que nelas trabalham ou do meio ambiente. As centrais nucleares utilizam e produzem materiais radioactivos, que tm de ser transportados e manipulados em condies de segurana extrema, a fim de no contaminarem a atmosfera, os solos e as guas. Este acontecimento poderia levar a alteraes gravssimas nos ecossistemas afectados, visto que os efeitos a longo prazo de pequenas doses de radiao constantes so ainda pouco conhecidos.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 14: Resduos de baixa radiao.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


Assim, o armazenamento dos resduos radioactivos tem de possuir o maior nvel de segurana possvel, de modo a assegurar que nunca haver contaminao do meio ambiente. O que implica que os recipientes sero necessariamente caros. Os resduos radioactivos podem ser divididos em dois tipos, quanto ao tratamento que tero de sofrer: - de baixa radiao, quando a sua radiao baixa e tm tempos de vida relativamente pequenos; - de alta radiao, quando produzem elevados nveis de radioactividade e/ou tm tempo de vida muito longos.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 15: Resduos de baixa radiao.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


Os resduos de baixa radiao podem ser armazenados em aterros prximos da superfcie, desde que encerrados em contentores estanques e resistentes corroso, pois, no mximo, dentro de 100 anos deixaro de ser perigosos para o meio ambiente. Os resduos de alta radiao requerem j um tratamento distinto, dada no s a sua alta radioactividade, mas tambm o facto de a mesma ainda se manter elevada por milhares de anos. Para este tipo de resduos, so necessrios aterros muito abaixo na biosfera, longe de aquferos e completamente estanques em relao ao meio geolgico envolvente. As estaes colectoras para estes resduos foram todas construdas a profundidades de vrias centenas de metros e com o cuidado de escolher camadas geolgicas mais ou menos estanques.
Figuras 16 e 17: Aterro de resduos de baixa radiao no Texas, EUA e esquema dum contentor de confinamento de resduos radioactivos

Copyright Marisa Milhano 2011

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


Outro perigo no menos importante o de exploso. No h razes tcnicas para a existncia deste perigo, pois hoje em dia os mecanismos de controlo so aquilo que de mais avanado existe ao nvel da tecnologia instrumental de controlo, mas os diversos acidentes existentes at hoje aconteceram devido a falhas nos sistemas de segurana por investimento insuficiente nos mecanismos de controlo.
Figura 18: Reactor nuclear.

Copyright Marisa Milhano 2011

Para minimizar o risco de acidente, so usados normalmente trs nveis de segurana: - O prprio reactor, para alm de todos os mecanismos de automao e controlo, fabricado com paredes grossas de material refractrio que impede a passagem de radiao para o exterior. - A prpria central, que igualmente construda com paredes blindadas de material refractrio. - E como ltimo nvel de segurana, as centrais nucleares so tambm construdas em regies muito distantes de aglomerados populacionais, de modo a garantir que, no caso de fuga de radiao, os riscos para os seres humanos so os menores possveis.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


Com todas estas medidas, o registo histrico do impacto ambiental e do nmero de mortos e feridos em acidentes nucleares civis d uma grande vantagem a esta fonte de energia, por comparao com o carvo, onde todos os anos h centenas de vtimas na actividade mineira; com o petrleo e o gs natural, onde os rebentamentos de pipelines, as exploses de refinarias e os derrames de navios so relativamente frequentes.

Copyright Marisa Milhano 2011

A excepo chama-se Chernobil, uma catstrofe em 1986 que resultou de uma falha humana e da confiana cega na tecnologia pelos soviticos. Contudo, no h dvida de que a indstria nuclear aprendeu imenso com os erros de Chernobil, o que levou a um grande investimento na investigao e desenvolvimento das centrais, que tm aumentado continuamente a sua segurana e do transporte de materiais radioactivos.
Figura 19: Destruio de Chernobil.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


Entretanto, a corrida s armas atmicas ganhou um novo flego com as ambies de pases politicamente mais instveis e imprevisveis, como o Iro ou a Coreia do Norte. O uso do plutnio, em vez do urnio enriquecido nos reactores mais avanados de hoje em dia, tem a vantagem de permitir a reutilizao de combustveis, mas o plutnio serve para fabricar armas nucleares, o que pode criar novos problemas de segurana.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 20: Resultado duma bomba nuclear.

PRS E CONTRAS DA ENERGIA NUCLEAR


VANTAGENS
- A energia nuclear a fonte mais concentrada de gerao de energia conhecida, pois um pequeno pedao de urnio pode abastecer uma cidade inteira. - O urnio e o plutnio serem recursos muito mais baratos do que o petrleo. - A energia nuclear no causa praticamente nenhum efeito de estufa ou produz chuvas cidas. - consideravelmente uma fonte de energia segura, visto terem acontecido poucos acidentes mortais. - Permite reduzir o dfice comercial.

DESVANTAGENS
- As elevadas temperaturas da gua utilizada no aquecimento podem causar poluio trmica.

Copyright Marisa Milhano 2011

- O risco de acidente, visto que qualquer falha humana ou tcnica poder causar uma verdadeira catstrofe.
- Os resduos produzidos emitirem radioactividade durante muitos anos. - Dificuldades no armazenamento dos resduos, principalmente por questes de localizao e segurana. - Elevado custo da construo e manuteno das centrais. - Pode ser utilizada para fiz blicos, como o caso da construo de armas nucleares.

- fcil de transportar, pois o urnio ocupa pouco espao. - Causa pouco impacto sobre a biosfera.

- uma energia no renovvel.


- Necessidade de isolar a central, aps o seu encerramento.

CENTRAIS NUCLEARES VERSUS CENTRAIS TERMOELCTRICAS


Combustvel Consumo mdio por kw.hora Carvo 380g 2,5 milhes de toneladas 66 cargueiros de 35 000 toneladas ou 23 000 vages de 100 toneladas 7,8 39 800 9 450 6 000 377 000 0,02 6 Zero Desprezvel Fuelleo 230g 1,52 milhes de toneladas 5 petroleiros de 300 000 toneladas + oleodutos 4,7 91 000 6 400 1 650 Zero 0,001 Zero Zero Nuclear 4,12 mg de Urnio 27,2 toneladas

Copyright Marisa Milhano 2011

Consumo anual

Transporte anual

3 ou 4 camies

CO2, milhes de toneladas SO2, toneladas NO2, toneladas Cinzas de filtros, toneladas Cinzas volteis, toneladas Radiao: gases, Curie/ano Radiao: lquidos, Curie/ano Resduos slidos (tipo de radiao)

Zero Zero Zero Zero Zero 1,85 0,1 13,5 m3 (alta) 493 m3 (baixa)

APLICAES DA ENERGIA NUCLEAR


Para alm do facto que se reveste da maior importncia da energia nuclear, poder gerar energia elctrica atravs dos reactores nucleares de potncia, a Medicina, a Indstria, principalmente a Farmacutica, e a Agricultura so as reas mais beneficiadas com a utilizao da energia nuclear. Os istopos radioactivos ou radioistopos, devido propriedade de emitirem radiaes, tm vrios usos. As radiaes podem at atravessar a matria ou serem absorvidas por ela, o que possibilita mltiplas aplicaes.

Copyright Marisa Milhano 2011

MEDICINA
Uma ferramenta importante no tratamento e diagnstico de doenas so os radiofrmacos. Na medicina nuclear, os radiofrmacos so injectados no paciente, concentrando-se no local a ser examinado e emitindo radiao, que, por sua vez, detectada no exterior do corpo por um detector apropriado, que pode transformar essa informao em imagens, permitindo ao mdico observar o funcionamento daqueles rgos.

Figura 21: Radiofrmacos produzidos pela CNEN. Entre parnteses encontra-se o nome do radioistopo em cada frmaco.

APLICAES DA ENERGIA NUCLEAR


As radiaes nucleares so utilizadas tambm em diversas terapias, principalmente no tratamento de cancro. Nesse caso, as clulas cancerosas so irradiadas, a fim de as eliminar e impedir a sua multiplicao. Uma das formas de aplicao da radiao consiste em se colocar uma fonte externa ao paciente, a uma certa distncia do tumor a ser tratado (radioterapia).
Na maioria das vezes, usa-se uma fonte de cobalto-60 nesse tratamento.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 22: Radioterapia.

APLICAES DA ENERGIA NUCLEAR


INDSTRIA
Copyright Marisa Milhano 2011 As tecnologias nucleares nas indstrias so principalmente usadas na qualidade de processos de diversos sectores industriais.

A facilidade de penetrao da radiao em diversos materiais, bem como a variao de sua atenuao com a densidade do meio que atravessa, tornam o seu uso conveniente em medidores de nvel, espessura e humidade. Na indstria do papel, estes medidores so utilizados para garantir que todas as folhas tenham a mesma espessura.
Figura 23: Fabrico de papel.

APLICAES DA ENERGIA NUCLEAR


Outro uso importante das radiaes nucleares est na aplicao de traadores radioactivos. Na explorao de petrleo, fontes de neutres so utilizadas em processos para determinar o perfil do solo e outras podem auxiliar a distinguir a quantidade de gua, gs e leo existentes no material extrado, facilitando e economizando o processo de explorao. Figura 24: Explorao de petrleo.
Cada vez mais utilizados hoje em dia so ainda os irradiadores industriais, que so instalaes com compartimentos onde o material a ser tratado exposto radiao, de forma a esteriliz-lo, eliminando bactrias e vrus.

Copyright Marisa Milhano 2011

Alguns exemplos de materiais esterilizados so: materiais cirrgicos, remdios, alimentos, materiais de valor histrico, etc.

Figura 25, 26, 27 e 28: Exemplos de materiais irradiados.

APLICAES DA ENERGIA NUCLEAR


AGRICULTURA
Copyright Marisa Milhano 2011

Na Agricultura, as tecnologias nucleares so bastante utilizadas ao nvel da irradiao para preservao de alimentos, assim como tambm para estudos de solo e plantas, atravs da utilizao de traadores radioactivos. Outra aplicao na agroindstria o uso da tcnica de macho estril para o combate a pragas nas culturas. Nesta tcnica, so produzidos machos esterilizados da praga a ser combatida diminuindo a populao, ao afectar a sua capacidade de reproduo. Esse processo usado por pases como Estados Unidos, Mxico, Guatemala e Argentina no combate mosca da fruta.

Figura 29: Mosca da fruta.

CENTRAIS NUCLEARES NO MUNDO

Reactores em Operao Copyright Marisa Milhano 2011 Total Mundial: 442


Unio Europeia 147 Frana 59 Reino Unido 23 Eursia Japo 55 Rssia 31

Alemanha 8
Amrica Estados Unidos 103 Canad 18

Coreia do Sul 20
ndia 16 China 10 Ucrnia 15

Segundo a World Nuclear Association, h 442 reactores em operao (2006), sendo a Unio Europeia (com 33%) e os Estados Unidos (com 23%) os dois espaos mais nuclearizados. A terceira potncia o Japo (com 12%).

Figura 30: Pormenor dum reactor nuclear.

CENTRAIS NUCLEARES NO MUNDO


Reactores Futuros
O maior esforo na construo em curso e de reactores planeados encontra-se na Eursia, com a China a ocupar 14% e o Japo, a Rssia e a ndia 12% cada um. Apesar deste esforo asitico, o padro de distribuio geogrfica pelas grandes potncias no se alterar substancialmente.

Total em construo e planeados: 90


Copyright Marisa Milhano 2011
Em construo: 28 ndia 7 China 5 Rssia 3 Iro 1 Na Europa:
Unio Europeia: 1 (Finlndia)

Planeados *: 62 China 13 Japo 11 Rssia 8 Coreia do Sul 7 ndia 4 Iro 2 Coreia do Norte 1 Na Europa: Bulgria 2 Ucrnia 2 Frana 1

Romnia: 1

Figura 31: Pormenor dum reactor nuclear.

CENTRAIS NUCLEARES NO MUNDO

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 32: Esquema de Europa, indicando quais os pases onde ir aumentar o uso da Energia Nuclear, onde o seu uso ir estabilizar, e onde a sua utilizao vai continuar sem efeito.

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?


Em Portugal, actualmente, no se produz energia nuclear, nem possumos projectos governamentais para que Portugal inicie a sua produo a curto prazo. certo que a soluo nuclear seria interessante se se optar por iniciar um programa prprio de minerao de urnio, visto que possumos reservas considerveis.

Copyright Marisa Milhano 2011

O preo do xido de urnio (U3O8) triplicou desde 2000 (ano em que atingiu o valor mais baixo em duas dcadas).
No incio de 2010, as cotaes chegaram aos 66,46/kg, o que quer dizer que s em xido de urnio, a jazida de Nisa (no Distrito de Portalegre) vale mais de 43 milhes de euros, jazida essa que uma empresa Australiana (Iberian Resources) est interessada em explorar; o estado Portugus prepara-se para dizer no a essa proposta por motivos ambientais.

Figura 33: Jazida de Urnio em Nisa, Portalegre.

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?

Copyright Marisa Milhano 2011

Esta mina (que equivale a cerca de 60% do potencial do Alto Alentejo) tem o maior jazigo inexplorado alguma vez descoberto em territrio nacional, estando o seu potencial estimado em quase 6,3 milhes de toneladas de minrio no sujeito a qualquer tratamento, 760 mil toneladas de minrio seco e cerca de 650 toneladas de xido de urnio. Na imagem esquerda esto representadas as regies portuguesas onde existe urnio, matriaprima fundamental para a obteno de energia nuclear. Pela observao do mapa conclui-se que o Alentejo a zona do pas onde este minrio predomina.

Figura 34: Distribuio de Urnio em Portugal.

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?

Copyright Marisa Milhano 2011

Uma central nuclear daria uma razovel contribuio para produzir energia elctrica em Portugal: cerca de 1700MW, 3,75% da produo nacional de energia elctrica em 2016 se o consumo final de electricidade atingir os 25% na prxima dcada. Esta produo no emite CO2 e ajudaria Portugal a cumprir o Protocolo de Quioto, embora a meta de 2012 j parea inalcanvel, devido ao tempo de construo do(s) reactor(es) nucleares.

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?


VANTAGENS
Copyright Marisa Milhano 2011

DESVANTAGENS
Inexistncia de autoridade licenciadora Falta de especialistas Necessidade de investimento econmico elevado Custos de manuteno e desmantelamento elevados

Diminuio dos custos energticos Cumprimento do Protocolo de Quioto Aumento da competitividade econmica Exportao de energia

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?


O nuclear tem provocado no nosso pas discusses pblicas, onde a emoo se sobrepe muitas vezes razo. Os problemas energticos so transversais a toda a sociedade, influenciando profundamente o nosso modo de vida. As decises que forem tomadas vo afectar as geraes futuras.

Copyright Marisa Milhano 2011

Figura 35: Cartoon alusivo ao assunto da Energia Nuclear em Portugal.

A populao no est, na grande maioria, dentro do assunto. Uma opinio pblica esclarecida e activa um pilar fundamental da democracia. Por um mnimo de seriedade poltica, o Governo no pode, sem convincentes explicaes, decidir sozinho. No h hoje dvidas de que a energia e o ambiente vo estar no centro do novo modelo de desenvolvimento que Portugal precisa implementar, para alcanar as economias avanadas da Unio Europeia.

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?


CONTRA
Jos Delgado Domingos (professor catedrtico de 70 anos do Instituto Superior Tcnico de Lisboa, um especialista em energia atmica, considerada a voz anti-nuclearista mais autorizada desde h 30 anos) Falsa questo para Portugal Apesar de todo o investimento, de todos os esforos e de todas as promessas, continua a no existir uma soluo satisfatria para o destino final dos resduos radioactivos que ficam, na sua esmagadora maioria, armazenados nas prprias centrais, continuamente vigiados e arrefecidos (devido ao decaimento radioactivo, libertam calor durante milhares de anos). A nossa dependncia tecnolgica seria total No o nuclear que inevitvel, o que inevitvel travar o crescimento dos consumos e do desperdcio que o nuclear s iria estimular.

Copyright Marisa Milhano 2011

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL?


A FAVOR
Pedro Sampaio Nunes (engenheiro civil e consultor de empresas em Portugal e no estrangeiro, estando envolvido no projecto de instalao de uma central nuclear no nosso pas) H um receio de que o investimento na energia nuclear venha a fazer descobrir o facto de esta ser trs vezes mais barata do que a elica e trs vezes mais disponvel, e que assim se desinvestiria na promoo das renovveis. Num mercado liberalizado de energia, apenas os geradores mais competitivos iro sobreviver a prazo. Apenas a energia nuclear poder fornecer a energia na abundncia de que o pas tem necessidade para se desenvolver, sem que tenha associada uma emisso poluente insustentvel. A energia nuclear aquela que tem, de longe, o melhor registo de segurana por unidade de electricidade produzida.

Copyright Marisa Milhano 2011

CONCLUSO
A Energia Nuclear a energia do futuro, uma vez que so cada vez mais os projectos desenvolvidos pelos pases de forma a apostar nesta energia. uma energia com inmeras vantagens, tanto a nvel energtico, como ambiental e econmico. Mas, se por um lado a soluo para a crise energtica do planeta, ainda h muitas desvantagens que precisam de ser minimizadas e controladas. Os avanos na tecnologia das centrais nucleares de fisso tm-nas tornado cada vez mais seguras e cada dia que passa a tecnologia nuclear est cada vez mais dominada. Se com as centrais de energia nuclear de fisso j se consegue produzir uma quota-parte da energia mundial, com as centrais de energia nuclear de fuso que esto ser desenvolvidas, so inmeras a possibilidades energticas que este tipo de energia poder vir a dar. Contudo, um dos grandes receios a nvel mundial, que a Energia Nuclear seja utilizada para fins blicos, como em Hiroshima, causando assim danos irreversveis no planeta, ou ento que seja utilizada negativamente numa guerra nuclear a nvel mundial.

Copyright Marisa Milhano 2011


Figura 36: Pormenor duma central nuclear

BIBLIOGRAFIA
COSTA, Alexandre, FERREIRA, Ana Margarida, COSTA, Ana Maria, Qumica 12Ano volume 2, Pltano Editora, 2edio, Agosto de 2009. ISBN: 978-972-770-676-1 Pginas: 159 a 168.

Copyright Marisa Milhano 2011

RODRIGUES, Jorge Nascimento, AZEVEDO, Virglio, Nuclear - O Debate sobre o novo modelo energtico em Portugal, Centro Atlntico, Coleco Desafios, 1 edio, Novembro de 2006. ISBN: 989-615-034-6 Pginas: 99 a 134 e 243 a 274.

WEBGRAFIA
BIODIESEL BR, Energia Nuclear, Biodiesel Br, http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energianuclear.htm BIODIESEL BR, Aplicaes da Energia Nuclear: Indstria, Biodiesel Br, http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear-industria.htm BIODIESEL BR, Aplicao da Energia Nuclear: Na sade, Biodiesel Br, http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear-saude.htm CARDOSO, Eliezer de Moura, Aplicaes da Energia Nuclear, CNEN, http://www.cnen.gov.br/ensino/ apostilas/aplica.pdf COLA DA WEB, Energia Nuclear 2, Cola da Web, http://www.coladaweb.com/quimica/quimicanuclear/energia-nuclear-2 ENERGIA E AMBIENTE, Energia Nuclear vantagens e desvantagens, Energia e Ambiente, http:/energia eambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/

WEBGRAFIA
GRANJEIRO, Carlos, EUSTQUIO, Joo, Portugal e o Nuclear, http://nuclear.com.sapo.pt/ index_ficheiros/Page2910.htm IRD, Quais so as principais aplicaes da energia nuclear?, IRD Instituto de Radioproteco e Dosimetria, http://www.ird.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22&catid=7& Itemid=29, ITER, The way of new energy, ITER , http://www.iter.org/ MONTEIRO, Joana, DVO, Andreia, Energia Nuclear, NotaPositiva, http://www.notapositiva. com/trab_ estudantes/trab_estudantes/geografia/10energianuclear.htm WIKIPDIA, Energia Nuclear, Wikipdia A enciclopdia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/ Energia_nuclear WIKIPDIA, Hiroshima, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org/wiki/Hiroshima WIKIPDIA, Isotope, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org/wiki/Isotope WIKIPDIA, Nagasaki, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org/wiki/Nagasaki WIKIPDIA, Nuclear Power, Wikipdia A enciclopdia livre, http://en.wikipedia.org /wiki/Nuclear_ene rgy WIKIPDIA, Plasma, Wikipdia A enciclopdia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma
NOTA: Todos os sites encontram-se operacionais na data de entrega do trabalho. Figura 1 - http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1070671/Evolution-stops-Future-Man-look-says-scientist.html Figura 2 http://jbenuts68.wordpress.com/2008/07/14/avante-29/ Figura 3 - http://turmadafissao.blogspot.com/2010_06_01_archive.html Figura 4 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclear&order=9&offset=48#/d16q12e Figura 5 - http://jammit.com.au/wp-content/uploads/2008/01/tokamak_large.jpg Figura 6 - http://www.lancs.ac.uk/ug/hussainw/fusion.jpg Figura 7 - http://www.physics.ox.ac.uk/pp/images/PlasmBall.jpg Figura 8 - http://terresacree.org/images/ITER4.jpg

Copyright Marisa Milhano 2011

WEBGRAFIA

Figura 9 -http://browse.deviantart.com/?qh=&section=&q=Energy+Plant+Detmarovice+CZ#/ d1xcxhb Figura 10 - http://amacedofilho.blogspot.com/2010/10/o-renascimento-da-energia-nuclear.html Figura 11 - http://kutnews.org/post/texas-consider-accepting-low-level-radioactive-waste-across-us Figura 12 -http://www.bellona.org/english_import_area/international/russia/navy/northern_ fleet/decommissioning/26009 Figura 13 - http://www.esmeraldanvnuke.com/yucca.html Figura 14 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclearReactor&order=9&offset= 72#/d13lr0w Figura 15 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclearReactor&order=9&offset= 48#/d1xc61a Figura 16- http://www.efeverde.com/esl/contenidos/mediateca/fotos/20-enero-2011-19-44-00-central-nuclear-almaraz Figura 17 - http://www.elpueblosoberano.net/2010/08/objetivo-iran-preparando-la-iii-guerra-mundial-i/ Figura 18 - http://www.csmonitor.com/Environment/2010/0809/Global-warming-heats-up-a-nuclear-energy-renaissance Figura 19 - http://browse.deviantart.com/photography/?q=nuclearReactor&order=9&offset=24#/d21w3h7 Figura 20 - http://www.biodieselbr.com/i/energia/nuclear/radiofarmaco-radioisotopo.jpg Figura 21 - http://allvitalpoints.com/wp-content/uploads/2010/07/radiotherapy1.jpg Figura 22 - http://www.solvaychlorinatedinorganics.com/docroot/chlo_inorg/static_files/images/paper _roll_1.jpg Figura 23 - http://4.bp.blogspot.com/_GbdBrEceVG4/TSRiT-cwVII/AAAAAAAABsE/-YTdHe4Blnc/s1600 /oil-rig1.jpg Figura 24 - http://excellency-service.com/loja/images/cabosbisturi.jpg Figura 25 - http://listverse.files.wordpress.com/2010/04/medicine.jpg Figura 26 - http://img.pai.pt/mysite/media/46202/a23dfd77-7361-4cfa-b12d-eddad2fe018a_BANNER .jpg Figura 27 - http://www.batalhaosuez.com.br/HISTORIA%20Egito%20e%20o%20farao%20-%20mumia. jpg Figura 28 - http://farm3.static.flickr.com/2582/3978163518_6f7c4faeae.jpg Figura 29 - http://portalegre.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=1 Figura 30 - http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/10 energianuclear.htm Figura 33 - http://jobforhumberto.blogspot.com/ Figura 34 - http://turmadafissao.blogspot.com/2010_06_01_archive.html Figura 35 - http://blogs.freshminds.co.uk/research/?p=666

Copyright Marisa Milhano 2011

Copyright Marisa Milhano 2011

You might also like