You are on page 1of 4

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSO 2010/2

1 PERODO
Bacharelado Nutrio Aberta

EMENTAS
Estudar as bases citolgicas e mendelianas da herana e a origem de alguns distrbios genticos na espcie humana. Entender a estrutura e expresso do material gentico. Compreender os mecanismos genticos da evoluo.

CR CH
FUND. DE GENTICA E EVOLUO

CR CH 3 45 4 60

CR CH 3 45 4 60

3 45 4 60

BIOQUMICA APLICADA ENFERMAGEM

Processos bioqumicos: aspectos estruturais dos metablicos celulares, dos substratos intermedirios para produo de macromolculas. Obteno celular de energia metablica: das vias metablicas e sua regulao.
Aborda sade, sociedade, condies de vida, quadro sanitrio brasileiro, transio demogrfica.Vigilncia em Sade. Processo Sade Doena, conceito de preveno e promoo da sade. Sade das populaes negra e indgena. Organizaes populares e cidadania. Evoluo histrica da sade pblica e sade coletiva. Modelos assistncias em sade e estratgias de implantao dos programas municipais de sade. Caractersticas, objetivos e linguagem da cincia. Mtodo Cientfico, seus elementos, etapas e aplicabilidade em Enfermagem. Tipos de abordagem metodolgica. Teoria Cientfica. Instrumentos de coletas de dados. Pesquisa Bibliogrfica. Discusso e Experimentos de Tcnicas de Estudo. Documentao e Redao de Trabalhos Cientficos. Aborda a Enfermagem no contexto histrico, cultural, poltico, econmico, social, internacional e nacional. Enfatiza as aspectos da diviso tcnica do trabalho em sade e na Enfermagem e nas dimenses e reas de atuao e organizaes profissionais. Papel histrico da Escola de Enfermagem da UFMG no processo de constituio da Enfermagem profissional. O papel da Estatstica na rea Biomdica. Coleta e anlise descritiva de dados; forma de sntese de um conjunto de dados, coeficiente e indicadores de sade. Introcuo probabilidade com aplicao na avaliao da quantidade de testes diagnsticos. Modelos probalsticos e aplicaes: conceito de variveis aleatrias, modelo de Gauss. Construo de faixas de referncia. Planejamento da pesquisa clnica. Inferncia estatstica para comparao de dois grupos.

SADE COLETIVA

4 60

4 60

4 60

METODOLOGIA CIENTFICA

2 30

2 30

2 30

ENFERM. NO CONTEXTO HISTRICO SOCIAL

2 30

2 30

2 30

INICIAO BIOESTATSTICA SEMINRIO DE INTEGRAO I

2 30 2 30 2 30

2 30 2 30 2 30

2 30 2 30 Atividades de integrao dos contedos das disciplinas do 1 perodo. 2 30

2 PERODO
BIOFSICA
Estudo dos princpios fsicos do sistema biolgico. Biofsica de gua, solues e membranas. Aborda a organizao celular microbiana: e os princpios da fisiologia gentica, taxonomia de fungos, bactrias e vrus, os grupos de fungos, bactrias e virus de maior interesse na patologia humana, suas relaes com o hospedeiro; conhecimento da ao patognica e fundamentos do diagnstico etiolgico como base para a compreenso de sua epidemiologia, profilaxia e controle da populao microbiana como base para a profilaxia e controle da infeco nos diferentes nveis de atuao. dos grupos de fungos, bactrias e vrus, mtodos de controle de populao microbiana.A enfermagem na Central de Material e Esterilizao. Aborda a microscopia da anatomia humana com nfase a determinadas reges do corpo utilizadas na administrao de medicamentos por via parenteral. Estudo em cadveres e peas conservadas em formol dos sistemas e aparelhos. Modelos pedaggicos e modelos epistemolgicos. Bases terico-metodolgicas da Educao. Processo ensino-aprendizagem. Aprendizagem nas diferentes faixas etrias. Planejamento de ensino, mtodos e tcnicas de ensino. Estruturas celulares, tecidos e sistemas orgnicos: aspectos fundamentais, correlao da organizao morfolgica com processos funcionais.

MICROBIOLOGIA APLICADA ENFERMAGEM

5 75

5 75

5 75

ANATOMIA APLICADA ENFERMAGEM

7 105

7 105

7 105

CAPACITAO PEDAGGICA APLIC. ENF. CITOLOGIA E HISTOLOGIA APLIC. ENF. CARGA OPTATIVA CARGA OPTATIVA - GRUPOS

4 60 6 90 2 30

4 60 6 90 4 60

4 60 6 90

3 PERODO
IMUNOLOGIA

3 45

3 45

3 45

EPIDEMIOLOGIA

4 60

4 60

4 60

Bases morfolgicas e fisiolgicas da resposta imune; nvel celular e molecular. Processos fisiopatolgicos do sistema imune. Aplicao de reaes imunolgicas em clnica e pesquisas. Aborda os aspectos, conhecimentos bsicos e marcos tericos da Epidemiologia. Medidas de Sade Coletiva, Epidemiologia descritiva, processo epidmico, metodologia da pesquisa em Epidemiologia e anlise de dados epidemiolgicos.

SADE MENTAL

3 45

3 45

3 45

GESTO DO SISTEMA DE SADE SEMINRIO DE INTEGRAO II FISIOLOGIA APLICADA ENFERMAGEM CARGA OPTATIVA CARGA ELETIVA CARGA OPTATIVA - GRUPOS

5 1 8 6

75 15 120 90

5 75 1 15 8 120

5 75 1 15 Atividades de integrao dos contedos das disciplinas do 3 perodo, 8 120 Princpios fsicos do sistema biolgico 4 60

Aborda aspectos conceituais de sade e doena mental e suas articulaes nos diversos eventos da vida, entendendo-os como fenmenos marcados pela cultura. Discute o sofrimento psquico como fenmeno inerente condio humana. O trabalho interdisciplinar no campo da sade mental. Aborda a organizao, funcionamento e financiamento do SUS. Articulao e gesto dos servios de asde nos diversos nveis de ateno (ateno bsica, mdia e alta complexidade). Articulao entre as diversas isntncis de governo e esferas de gesto do SUS (foruns deliberativos e de controle social). instrumentos de gesto do SUS nos diferentes nveis de governo (nomas operacionais, planos de sade, oramento, Plano Diretor de Regionalizao - PDR, Programao Pactuada

3 45
Aborda os conceitos de cientificidade e principais correntes filosficas que influenciam as produes da rea da sade. Aprofundamento terico e metodolgico do projeto de pesquisa. Aborda a assistncia de Enfermagem a indivduos adultos acometidos por doenas agudas ou crnicas susceptveis de tratamento medicamentoso e/ou que necessitem de mudanas de hbitos de vida, enfatizando os aspectos metodolgicos, ticos e legais. Assistncia de Enfermagem pr, trans e ps-operatria a indivduos com agravos e riscos que necessitem de intervenes cirrgicas enfatizando os aspectos metodolgicos, ticos e legais. Aborda a farmacocintica, farmacologia clnica, os usos teraputicos, efeitos colaterais, estocagem, preparo, clculo de dosagens, administrao, controle dos efeitos teraputicos dos medicamentos. Relao medicamento-paciente-famlia, alm das diferentes possibilidades teraputicas: agentes antimicrobianos, farmacoterapia, terapias alternativas e teraputica paliativa. Demonstra e interpreta os principais processos patolgicos bsicos, usando, sobretudo a morfologia, com correlao fisiopatolgica bsica. Inicia o estudante na apreciao daquilo que "no normal", estabelecendo relao entre causas, o desenvolvimento e as conseqncias dos referidos processos, sem, contudo se deter em doenas de um rgo em especial. Aborda agentes etiolgicos das doenas parasitrias humanas de importncia no pas, dos seus vetores e respectivos reservatrios, aspectos morfolgicos e taxonmicos dos agentes etiolgicos, o reconhecimento morfolgico sistemtico e as perspectivas de conterole de vetores. Interaes parasito-vetor, parasito-reservatrio e vetor-reservatrio.

4 PERODO
ELABORAO DE PROJETO DE PESQUISA

2 30

2 30

2 30

SISTEMATIZAO DA ASSISTENCIA DE ENF.

9 135

9 135

9 135

FARMACOLOGIA APLICADA ENFERMAGEM

6 90

6 90

6 90

PATOLOGIA GERAL P/ ENFERMAGEM

4 60

4 60

4 60

PARASITOLOGIA HUMANA CARGA OPTATIVA CARGA ELETIVA CARGA OPTATIVA - GRUPOS

4 60 2 30

4 60

4 60 3 45

3 45
Aborda os aspectos tericos e os fundamentos metodolgicos e procedimentos tcnicos do cuidar em enfermagem enfatizando os aspectos legais, ticos, de biossegurna e princpios cientficos que os fundamentam. Aborda o desenvolvimento do embrio e de seus anexos embrionrios, desde a formao dos gametas morfologia externa do embrio. Aborda as correntes do pensamento administrativo. Modelos de gesto. Concepes de gerncia. Competncias gerenciais. Caracterizao do trabalho no setor de sade. Processo de trabalho em sade e na Enfermagem. Interdisciplinaridade. Relaes interpessoais. Gesto de processos de produo em sade (cliente, fornecedores, insumos, fluxos e indicadores). Empreendedorismo.

5 PERODO
FUNDAMENTOS DO CUIDADO DE ENF. EMBRIOLGIA GERAL

10 150 2 30

10 150 2 30

10 150 2 30

GERENCIA EM SAUDE E EM ENFERMAGEM SEMINARIO DE INTEGRAO III CARGA OPTATIVA CARGA OPTATIVA CARGA ELETIVA

4 60 1 15 7 105

4 60 1 15 5 75

4 60 1 15 Atividades de integrao dos contedos das disciplinas do 5 perodo, 5 75 3 45

6 PERODO
Aborda a assistncia de Enfermagem a indivduos adultos acometidos por doenas agudas ou crnicas susceptveis de tratamento medicamentoso e/ou que necessitem de mudanas de hbitos de vida, enfatizando os aspectos metodolgicos, ticos e legais. Assistncia de Enfermagem pr, trans e ps-operatria a indivduos com agravos e riscos que necessitem de intervenes cirrgicas enfatizando os aspectos metodolgicos, ticos e legais. Contexto histrico da enfermagem psiquitrica. Reforma psiquitrica e suas diretrizes poltico-assistenciais. Pressupostos epistemolgicos e abordagens tericas em sade mental/psiquiatria. A enfermagem psiquitrica e sua insero em servios de sade mental. Instrumentos e bases essenciais para a prtica do enfermeiro em sade mental na assistncia ao indivduo e famlia: psicopatologia, adoecimento psquico em suas manifestaes de maior incidncia e prevalncia, comunicao teraputica, relacionamento teraputico e reabilitao psicossocial.

ENFERMAGEM CLNICA E CIRURGICA

12 180

12 180

12 180

ENFERMAGEM PSIQUIATRICA CARGA OPTATIVA CARGA OPTATIVA CARGA ELETIVA

5 75 10 150

75

75

8 120 8 120 2 30 2 30
Problemtica da sade da criana e do adolescente no pas. Determinante de morbimortalidade infantil e juvenil. Programas de ateno sade da criana e do adolescente. Aspectos nutricionais. A sade mental da criana e do adolescente. Agravos e riscos sade destes grupos. Assistncia de Enfermagem criana e adolescente na redede morbi-mortalidade da mulher; as alteraes do organismo Aborda indicadores bsica e hospitalar. materno na gestao, parto, puerprio; a assistncia de enfermagem na sade sexual e reprodutiva, climatrio e preveno de doenas ginecolgicas, cuidados ao recm-nascido normal. Atividades de integrao dos contedos das disciplinas do 7 perodo,

7 PERODO

ENFERMAGEM DA CRIANA E DO ADOLESC.

8 120 8 120 1 15 8 120

8 120 8 120 1 15 8 120 2 30

8 120 8 120 1 15 8 120 4 60

SAUDE DA MULHER SEMINARIO DE INTEGRAO IV CARGA OPTATIVA CARGA ELETIVA CARGA ELETIVA

8 PERODO
Aborda os conceitos e princpios da ateno bsica, situao de sade da rea de abrangncia de uma Unidade Bsica de sade UBS para o planejamento das aes de interveno em nvel individual e coletivo, as doenas infecciosas e parasitrias persistentes, emergentes, re-emergentes e a de tendncia decrescentes, vulnerabilidade social, vigilncia epidemiolgica, sistema de agravos de notificao e Programa Nacional de Imunizao. Aborda as concepes de cuidado. Organizao e gerncia do Servio de Enfermagem (aspectos legais, estrutura e insero na instituio). Gesto de pessoas na Enfermagem. Negociao de conflito. Processo decisrio. Educao permanente. Natureza das atividades do enfermeiro. Tecnologias e metodologias de trabalho utilizadas pela Enfermagem na gerncia do cuidado. Planejamento, aplicao e controle de recursos institucionais (recursos financeiros, fsicos, materiais e sistema de informao/comunicao). Elaborao/implementao de pesquisas em Enfermagem. Avaliao de servios de Enfermagem.

ENFERMAGEM NA ATENO BSICA

7 105

7 105

7 105

GERENCIA DO CUIDADO EM SAUDE E ENF. CARGA OPTATIVA CARGA OPTATIVA CARGA ELETIVA CARGA OPTATIVA - GRUPOS

6 90 10 150 4 60

6 90 8 120 6 90

6 90 8 120 4 60

9 PERODO ESTAGIO CURRICULAR I 10 PERODO TCC 2 30 2 30 2 30


Produo final de um trabalho de pesquisa fundamentado metodologicamente na cincia destinado a sistematizar concepes e prticas dos processos sociais em sade.

30 450

30 450

30 450

Aborda as atividades assistenciais, administrativas, educativas e de investigao em enfermagem desenvolvidas na rede bsica de Servios de Sade, ambulatrios e outras instituies afins.

ESTAGIO CURRICULAR II

30 450

30 450

30 450

Aborda as atividades assistenciais, administrativas, educativas e de investigao em enfermagem desenvolvidas na rede hospitalar pblica, privada e filantrpica.

You might also like