You are on page 1of 5

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CINCIAS EAD

LUCIANA LIMA DE SOUZA

RESENHA CRTICA PESQUISA DOS EDUCADORES E FORMAO DOCENTE VOLTADA PARA TRANSFORMAO SOCIAL

SALVADOR OUTUBRO/08

LUCIANA LIMA DE SOUZA RESENHA CRTICA Pesquisa dos Educadores e Formao Docente Voltada para Transformao Social

Trabalho acadmico apresentado disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico da Faculdade de Tecnologia e Cincias com requisito avaliativo. Orientador: Nayara

SALVADOR 2008

Resumo da Obra A importncia da pesquisa hoje em dia assunto principal na vida do professor. Essa pesquisa busca uma transformao, um envolvimento do professor no s no mbito escolar mais em toda a sociedade. Essa importncia tem que ser tratada com muito rigor, pois atravs de seus resultados que alcanamos: melhoras em nossas prticas no desempenho do aluno e no desenvolvimento crescente da instituio de ensino. Apesar da dvida sobre o que a verdadeira pesquisa-ao, vrios so os pontos que devem ser observados at que chegue a essa concluso como: interesse pela mudana, a busca do conhecimento e a exposio da pesquisa para o pblico. [...] que marca a identidade profissional do aluno a relao que ele assume com esse currculo [...] (Joo Pedro da Ponte). Grandes so as conquistas que a pesquisa vem trazendo para a sociedade, pois atravs dela possvel detectar uma dificuldade do aluno e do professor podendo assim detectar os erros e encontrar formas de resolver os problemas cotidianos beneficiando a todos. Resta agora lutarmos para que a educao vena as barreiras do preconceito, que os educadores tenham objetivo fixo de lutar pela melhora, por um ensino de qualidade, que acabe o preconceito e todos se unam para que as instituies sejam reformuladas e acontea assim e to esperada glorificao da pesquisa-ao. Concluso do Autor O autor leva reflexo da importncia da pesquisa-ao, no s para a formao profissional mais para o crescimento dos conhecimentos a fim de ser transmitido de uma forma correta. Ainda almeja os benefcios que a pesquisa pode vir trazer ao professor assim como a contribuio que ir promover a instituio e suas melhoras com a comunidade a fim de trazer educao de qualidade a todos. Busca a forma de melhorar o aprendizado e a instituio escolar. E fala da unio com foras polticas com intuito de beneficiar o ensino e a reconstituio social, vencendo assim as desigualdades que hoje em dia muito forte e diminuindo o preconceito e dando acesso a todos a uma educao de qualidade.

Critica do Livro A Pesquisa dos Educadores e Formao Docente Voltada para a Transformao Social um excelente texto para voc que busca o verdadeiro entendimento sobre a importncia da pesquisa na vida do profissional de educao. A leitura das 80 pginas iro te levar a conhecer diferentes opinies referentes pesquisa-ao, que leva o professor em busca do seu conhecimento independente dos obstculos que possa vir a enfrentar e estar sempre procura da melhora do seu aprendizado. Vale pena ressaltar que hoje em dia o ensino anda bastante banalizado, buscando os autores mostrar exemplos a fim de abrir os olhos de todos para que no se deixem corromper. Considerando a idia do texto boa, a leitura ir te levar a reflexo no s para a transformao da educao, mais tambm no social, visando melhora da instituio e do ser humano Indicao da Obra Este texto indicado aos professores a fim de que possam avaliar os seus conceitos sobre educao e aos estudantes, futuros professores, para que possam obter informaes e assim ir busca dos seus reais objetivos de aprendizagem.

Referncia Bibliogrfica
ZEICHNER, KENNETH M. ; DINIZ-PEREIRA, JLIO EMLIO. PESQUISA DOS EDUCADORES E FORMAO DOCENTE VOLTADA PARA A TRANSFORMAO SOCIAL. CADERNOS DE PESQUISA,So Paulo: v. 35, n. 125, p. 63-80, maio/ago., 2005. DA PONTE, JOO PEDRO. INVESTIGAR A PRTICA. DEPARTAMENTO DE EDUCAO E CENTOR DE INVESTIGAO EM EDUCAO, FACULDADE DE CINCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Obras do Autor: DINIZ-PEREIRA, JLIO EMLIO Monografias:

PEREIRA, JLIO EMLIO DINIZ. A FORMAO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA : UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Belo Horizonte: 1996. 286f. BBE. Dissertao (Mestrado em Educao) - Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais. PEREIRA, JLIO EMLIO DINIZ. FORMAO DE PROFESSORES : PESQUISAS, REPRESENTAES E PODER Belo Horizonte: Autntica, 2000. 167 p. (Trajetria ; 4).BBE. Peridicos:

GANDIN, LUS ARMANDO ; DINIZ-PEREIRA, JLIO EMLIO ; HYPOLITO, LVARO MOREIRA. PARA ALM DE UMA EDUCAO MULTICULTURAL : TEORIA RACIAL CRTICA, PEDAGOGIA CULTURALMENTE RELEVANTE E FORMAO DOCENTE (ENTREVISTA COM A PROFESSORA GLORIA LADSON-BILLINGS). EDUCAO & SOCIEDADE,Campinas: v. 23, n. 79, p. 275-293, ago.2002. ZEICHNER, KENNETH M. ; DINIZ-PEREIRA, JLIO EMLIO. PESQUISA DOS EDUCADORES E FORMAO DOCENTE VOLTADA PARA A TRANSFORMAO SOCIAL. CADERNOS DE PESQUISA,So Paulo: v. 35, n. 125, p. 63-80, maio/ago., 2005.

Obras do Autor: ZEICHNER, KENNETH M. Peridicos:

ZEICHNER, KENNETH M. ; DINIZ-PEREIRA, JLIO EMLIO. PESQUISA DOS EDUCADORES E FORMAO DOCENTE VOLTADA PARA A TRANSFORMAO SOCIAL. CADERNOS DE PESQUISA,So Paulo: v. 35, n. 125, p. 63-80, maio/ago., 2005. ZEICHNER, KENNETH M.. TENDNCIAS DA PESQUISA SOBRE FORMAO DE PROFESSORES NOS ESTADOS UNIDOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO,Rio de Janeiro: n. 9, p. 76-87, set./dez., 1998.

You might also like