You are on page 1of 6

Teoria da Comunicao e Percepo

Seminrio

Os Meios de Comunicao
como extenses do homem
de Marshall Mcluhan Captulo: Roda, bicicleta e avio

Polise De Marchi 3 Semestre de Design de Interface Digital Caio Simon Pagu Senna Rafael Oliveira

Sobr e o Autor
Herbert Marshall McLuhan Herbert Marshall McLuhan foi um importante filsofo, terico da comunicao e educador canadense e hoje autoridade mundial em comunicaes de massa. Viveu no perodo de 1911 a 1980. Com fortes influncias de sua me Elsie Hall McLuhan, (mulher culta de ascendncia inglesa, bem-educada e declamadora de formao, conhecida por suas leituras dramticas) que mesmo com sua ausncia em momentos familiares orientou Marshall a seguir a carreira intelectual. As teorias de McLuhan causaram impacto entre 1963 e 1967, poca em que foi publicado um dos seus principais livros Os meios de comunicao como extenses do homem. As principais idias de McLuhan se baseiam nas metforas criadas por ele, so elas: o meio a mensagem Com essa metfora McLuhan retratou a influncia dos meios eletrnicos de informao, no modo de pensar da sociedade ocidental contempornea, sendo o meio as mdias de informao da poca como a televiso e o rdio. aldeia global Baseado na relao interativa do ser humano com a televiso, McLuhan formulou o pensamento da aldeia global, que relata o progresso tecnolgico em que as emissoras de televiso esto sincronizadas com satlites e a cada momento tornando menor a distncia de todo o planeta. Esse pensamento de McLuhan ganhou mais fora aps o avano tecnolgico da internet e dos celulares.

Sobre o Livro

Os Meios de Comunicao como extenses do homem Segundo Marshall McLuhan, a mensagem transmitida por diferentes meios, e os meios que muitas vezes so os responsveis por difundir essa mensagem, podem se moldar para se adequar as suas necessidades. Devido s consequncias e os impactos causados pelo contedo o autor afirma que a a mensagem o meio, j que o meio de difuso o que controla a intensidade e a proporo dessa transmisso.

As extenses do corpo tambm so utilizadas como meio de propagao de mensagens, assim como o meio, estas tambm moldam o contedo para as diferentes necessidades. Porm para McLuhan, a propagao da mensagem pelo meio s acarreta em modificaes negativas, pois o canal de conexo para a sua transmisso descontnua e apresenta rudos.

Entretanto, Marshall tambm acredita que dependendo da extenso tecnolgica, e de sua abordagem, a mensagem a ser comunicada pode ganhar diferentes contornos e significados. Ele diferencia meios quentes, sendo aquilo que explora apenas um sentido, porm, de maneira muito concentrada; e os meios frios como aqueles no to concentrados, deixando lacunas abertas e possibilitando uma maior participao do receptor.

Dessa forma, os modos, as extenses e as tecnologias de comunicao podem desencadear diferentes tipos de compreenso, deixando de ser apenas uma forma comunicativa e se transformando no prprio contedo da comunicao.

Sobr e o C aptulo

Roda, bicicleta e avio Deriva da cultura tipogrfica o hbito do especialismo, da presuno dos eruditos de que as coisas devem ser estudadas isoladamente. Mas de extrema importncia que estudemos as inter-relaes existentes entre os objetos, as tecnologias e as diversas reas do conhecimento. Quando Lynn White, um historiador que se dedicou a estudar profundamente a Idade Mdia e seus efeitos no mundo contemporneo, explica como o sistema feudal se constituiu numa extenso do estribo, percebemos que tais inter-relaes so percebidas desde o inicio da construo da nossa sociedade e que so de extrema relevncia para apreendermos como funcionou, e funciona, a evoluo de nosso desenvolvimento. Percebemos que tecnologias revolucionrias aumentam e ampliam o mbito e a velocidade das aes humanas e que a criao de um simples equipamento para sanar uma necessidade de uma poca desencadeia uma srie de mudanas psquicas e sociais que tem reflexo at os dias atuais. Lynn White ainda da um bom exemplo de como so relevantes tais mudanas na sociedade quando fala sobre a nova ordem, introduzida pelo pesado arado de roda, tanto no sistema da lavoura como na dieta repleta de feijo daqueles tempos. A introduo de uma nova tecnologia altera a sintaxe da sociedade, introduzindo novas configuraes na situao geral. No existe mais um todo constante no mundo dos meios e da tecnologia, esta ltima muda o contexto social tornando-o mutvel. A tecnologia traz sensveis mudanas de mbito psquico e social, fcil observar isso com decorrer da evoluo da roda: anteriormente ao veculo de roda vigorava o princpio de trao de arrasto, como trens e esquis, a partir da observao de que era mais fcil fazer rolar uma tora do que empurr-la e da necessidade de otimizar o trabalho do homem que surgiu a noo da roda, logo aps se iniciou o desenvolvimento de veculos de trao animal no qual primeiramente se fez necessrio a inveno da tecnologia da coelheira ou gargantilha que possibilitou o aumento da velocidade e da resistncia do cavalo na trao de veculos. Aps isso houve o desenvolvimento de carroas com eixos frontais pivotados e freios, em meados do sculo XIII carroas de quatro rodas, capaz de suportar cargas pesadas, j era uma

realidade. Os efeitos disso foram extraordinrios, levou o homem ao inicio de sua urbanizao, os homens do campo passaram a viver na cidade indo s lavouras diariamente por meio das carroas. E no acabou por a, nibus e bondes de trao animal afastaram os alojamentos de cidades americanas das lojas e fbricas, desenvolveu-se o subrbio nas proximidades das ferrovias, a dona de casa suburbana se transformou em motorista de tempo integral e uma srie de outras mudanas ocorreram como um reflexo da evoluo da tecnologia que comeou com o inventar da roda. Em resumo a roda se configurou primeiramente como uma extenso dos nossos ps, a roda aplicada ao tren foi a acelerao de nossos ps e com isso surgiu a necessidade de estradas, que por sua vez configuraram uma outra srie de mudanas sociais como o desenvolvimento de periferias, a possibilidade de conexo entre periferia e centro e a chamada urbanizao de exploso. A roda acionou novas tarefas e arquitetou novas relaes humanas entretanto, sua fora configuradora vai perdendo espao na era da informao. O reflexo do desenvolvimento da roda se estende at a inveno do avio, passando pelo cinema e pela bicicleta. Foi fazendo uso do processo orgnico e mecnico da roda que se iniciou o processo de descoberta da cmera cinematogrfica, que naquela poca enrolava em um carretel o registro da enorme acelerao da era industrial e desenrolava isso numa tela. O alinhamento das rodas criou o velocpede e a bicicleta, esta por sua vez, elevou a roda ao plano de equilbrio aerodinmico e assim surgiu o aeroplano, a acelerao promovida pelo avano das tecnologias derivadas da roda tornou necessria e natural a criao do avio. Vale ressaltar um aspecto importante da evoluo da roda que a questo da chamada urbanizao de exploso. Foram a roda e a estrada que incrementaram essa exploso segundo o esquema radial. Ela se torna um aspecto centralizador, levando em considerao que o centralismo depende da periferia acessvel pela roda e pela estrada mas antagonicamente, aps certo ponto, alm de uma certa intensidade de movimento, a acelerao desses meios causam a descentralizao e a roda passa a no mais ser um fator centralizador assim como acontece igualmente com todas as formas eltricas. Hoje o centralismo e especialismo urbano do lugar ao descentralismo e inter-relao das funes sociais de forma cada vez menos especializada.

A observao, a necessidade de facilitar as atividades do homem ou melhorar algo j existente leva ao desenvolvimento de tecnologia, isso gera mudanas, tais mudanas geram a necessidade de desenvolver outras tecnologias para se adequar as transformaes geradas pela tecnologia criada anteriormente e isso se torna um ciclo constante de evoluo e de transformao incessantes. Mcluhan diz: A resposta energia e velocidade crescente de nossos corpos prolongados gera sempre novas extenses. Toda tecnologia cria novas tenses e necessidades nos seres humanos que a criaram. A nova necessidade e a nova resposta tecnolgica nascem do abrangimento da tecnologia j existente (...).. A presso das necessidades nos impele a pensar sobre ns e procurarmos alternativas e ferramentas para criar uma extenso de ns mesmos. A economia de gestos, obteno de maior energia, prolongamento do armazenamento e da mobilidade das funes so algumas caractersticas principais das mquinas e ferramentas criadas pelo homem como forma de amplificao e extenso do corpo. As transformaes da tecnologia tm o carter da evoluo orgnica porque todas as tecnologias so extenses do nosso ser fsico. diz Mcluhan.

You might also like