You are on page 1of 6

Modelo Calgary de avaliao da famlia de recm-nascidos Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

RELATO DE EXPERINCIA

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5. Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5.

EXPERIENCE REPORT - RELATO DE EXPERIENCIA

MODELO CALGARY DE AVALIAO DA FAMLIA DE RECM-NASCIDOS: ESTRATGIA PEDAGGICA PARA ALUNOS DE ENFERMAGEM
Calgary Evaluations Model of the Newborns Family: Pedagogical Strategies for Nursing Students Modelo Calgary de Evaluacin de la Familia del Recin Nacido: Estrategia Pedaggica para Alumnos de Enfermera

Marialda Moreira Christoffel1

Sandra Teixeira de Arajo Pacheco2

Carlos Srgio Correa dos Reis3

Resumo
Trata-se de um relato de experincia, cujo objetivo descrever a experincia da utilizao do Modelo Calgary de Avaliao e Interveno Familiar na consulta de enfermagem criana. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vnculo entre docente-discentes e famlia, que so necessrios mais de cinco encontros e que a durao da entrevista de, no mnimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratgia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexo sobre os problemas apresentados pela famlia numa relao de dilogo, mudanas de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreenso da rede familiar e como a cultura familiar influencia as prticas de cuidado prestado criana no domiclio. alavras-cha vras-chav Palavr as-c have: Consulta de Enfermagem. Educao em Sade. Sade da Criana. Famlia.

Abstract
It is about an experience repor t, which aimed to describe the experience of using the Calgary Model of Evaluation and intervention of the Family in the nursing consultation to the child. The results showed that this model could be used from the second consultation, when begins a link among the teachers, students and family, and five more encounters are necessary and the duration of the interview must be at least 20 minutes. The used model as strategy of learn and teaching allowed to the students a better reflection about the problem presented by the family related to the dialog, self knowledge changes and in the family structure, better understanding of the family net and how a family culture influences the care practice gave to the child at home.

Resumen
Es un relato de experiencia, cuyo objetivo es describir la experiencia del uso del Modelo Calgary de Evaluacin e Intervencin Familiar en la consulta de enfermera al nio. Los resultados evidenciaran que ese modelo puede ser usado a partir de la segunda consulta, cuando es iniciado un lazo entre docente-alumno y familia, que son necesarios ms de cinco encuentros y que la duracin de la entrevista es de, en el mnimo, 20 minutos. El modelo usado como estrategia de enseanza-aprendizaje permiti a los alumnos una mayor reflexin sobre los problemas presentados por la familia en una relacin de dilogo, cambios de auto conocimiento y de estructura familiar, mejor comprensin de la red familiar y como la cultura de la familia influencia las prcticas de cuidado prestadas a los nios en el domicilio.

Keywords: Nursing Consultation. Health Education. Child Health. Family.

alabr cla bras lav Palabras clave: Consulta de Enfermera. Educacin en Salud. Salud del Nio. Familia.

160

Enfermeira Especialista em Pediatria. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Membro do Ncleo de Pesquisa em Sade da Criana/EEAN-UFRJ. 2Professora Assistente do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Membro dos Ncleos de Pesquisa Sade da Criana e do Adolescente/NUSCRIAD e Ncleo de Pesquisa em Sade da Criana/EEAN-UFRJ. 3Professor Assistente do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Pesquisador do Ncleo de Sade da Criana e Adolescente/NUSCRIAD.

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5.

Modelo Calgary de avaliao da famlia de recm-nascidos Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

INTRODUO O Curso de Graduao em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ FENF-UERJ possui diversos projetos de extenso, entre eles o projeto intitulado Consulta de Enfermagem Neonatal - uma alternativa para a assistncia. Esse projeto realizado por docentes da Subrea Assistencial Sade da Criana V do Depar tamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) em parceria com profissionais de sade de um Centro Municipal de Sade do Rio de Janeiro e tem como objetivo primordial o desenvolvimento de uma nova modalidade de ensino-aprendizagem diferenciada da tradicionalmente observada no DEMI/FEUERJ, antes de 1997. A partir dessa data, passamos a buscar um ensino de enfermagem que valorizasse no somente o cuidar da sade do recm-nascido no ambiente hospitalar, mas tambm nos espaos extra-hospitalares, como centros municipais de sade, creches e comunidades. Os internos de enfermagem do 8o perodo participam desse projeto de extenso prestando assistncia ao recm-nascido, levando em considerao sua totalidade, singularidade e sua insero no contexto histrico-social, bem como as diretrizes contidas nas polticas pblicas de ateno sade da criana1. Sendo assim, procuramos desenvolver no aluno um olhar que valorize o cuidado de enfermagem criana e sua famlia. Na prtica assistencial da enfermagem, a famlia considerada um sistema familiar, faz parte de um suprasistema mais amplo, composto de muitos subsistemas, como pais-filhos, cnjuge e irmos. Alm disso, a famlia envolvida por diversos supra-sistemas mais amplos, como vizinhanas, organizaes ou comunidades religiosas2-4. Como docentes, acreditamos que o conceito de famlia refere-se a todos aqueles indivduos que so considerados pelos prprios membros da famlia importantes para a unidade familiar, incluindo parentes, amigos e outros grupos sociais: a escola, a igreja. Sendo assim, sentimos a necessidade de utilizar, no espao da consulta de enfermagem, um instrumento para a sistematizao da assistncia no atendimento ao recmnascido e sua famlia. Para tanto, buscamos implementar nas consultas o Modelo Calgary de Avaliao (MCAF) e Interveno (MCIF) Familiar. A opo de trabalhar com o Modelo Calgary de Avaliao de Famlias (MCAF) par te das vrias avaliaes realizadas por alunos de graduao e da especializao em enfermagem neonatal, que verbalizaram como sugesto ao tr mino das disciplinas, alm das percepes dos professores envolvidos. A cada semestre sentamos a necessidade de ter um instrumento que melhor pudesse compreender as relaes afetivas me / criana / famlia, assim como as interferncias culturais familiares no cuidado prestado ao recm-nascido no domiclio e a rede de suporte social. Ao fazermos uma busca nos principais peridicos

de enfermagem, encontramos alguns estudos4-10 realizados na enfermagem que utilizam o MCAF e MCIF. Diante do exposto, foi estabelecido como objetivo: descrever a experincia da utilizao do Modelo Calgary de Avaliao (MCAF) e Interveno (MCIF) Familiar na consulta de enfermagem criana. APRESENTAO DO MODELO CALGARY DE AVALIAO (MCAF) E O MODELO CALGARY DE INTERVENO (MCIF) DA FAMLIA O Modelo Calgary de Avaliao da Famlia 2-4 uma estrutura multidimensional que consiste em trs categorias principais: estrutural, de desenvolvimento e funcional; cada categoria contm vrias subcategorias que podem ser ou no avaliadas na primeira consulta, ou mesmo nunca ser avaliadas. O foco da avaliao familiar concentra-se mais na interao entre todos os membros da famlia. Na avaliao estrutural, trs subcategorias podem ser avaliadas: estrutura interna, externa e o contexto. Nessa categoria, a enfermeira que atende criana examina quem faz parte da famlia, qual o vnculo afetivo entre seus membros e qual o seu contexto1-3. A estrutura interna abrange seis subcategorias: composio familiar, gnero, orientao sexual, ordem de nascimento, subsistemas e limites, cujo roteiro de entrevista abarca: Composio familiar: Quem faz parte desta famlia? Quem a famlia considera como famlia? H algum que no tem parentesco biolgico?; Gnero: Quais as idias de seus pais sobre masculinidade e feminilidade? Como a relao de cuidado com o filho? Como o companheiro se comporta diante do nascimento / amamentao / doena do seu filho?; Orientao sexual - atividade sexual; Ordem de nascimento: Quantos filhos? Qual o mais velho, quantos anos tem? Qual o prximo depois dele? Ocorreu algum aborto? A subcategoria de subsistemas abrange ainda as seguintes questes: identificar dades marido-mulher, me-filho, av-neto; Qual o efeito que elas causam sobre o nvel de estresse familiar?; Limites-regras na famlia para definir quem e como participa: Conversa com algum quando se sente estressado?; Quem voc procuraria quando se sentisse feliz ou triste?. A estrutura externa possui duas subcategorias: famlia extensa e sistemas mais amplos na famlia, que incluem a famlia de origem, de procriao, atual gerao e membros da famlia adotiva. Famlia extensa: onde moram seus pais? Com que freqncia voc tem contato com os pais? Como so seus irmos? Qual de seus parentes o mais prximo de voc? A quem voc ajuda quando pode? Voc est disponvel se eles precisarem de voc? Sistemas mais amplos: esta subcategoria refere-se a instituies sociais mais amplas e pessoas com as quais as famlias tm contato significativo: quem so os profissionais de sade envolvidos? Qual o relacionamento com a famlia e o sistema mais amplo? Com que regularidade interage? Esto envolvidos? Pouco envolvidos? A enfermeira solicitada a assumir a responsabilidade por outra do sistema?
161

Modelo Calgary de avaliao da famlia de recm-nascidos Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5.

Qual o conselho dos profissionais sobre o problema? Como est indo o relacionamento dos profissionais com a famlia? O contexto explicado como a citao total ou as informaes bsicas relevantes a algum fato ou personalidade. Tendo em vista que o contexto permeia e circunscreve o indivduo e a famlia, o contexto inclui cinco subcategorias: etnia, raa, classe social, religio e espiritualidade e ambiente. Pode-se perguntar famlia: voc pode falar sobre as prticas de cuidado ao seu filho existentes na sua famlia? O que significa sade para voc? Como voc sabe que saudvel? Voc pode me ajudar a entender o que preciso saber para melhor ajud-lo? Existem diferenas no cuidado prestado/criao de seus filhos ou sua? Sua situao financeira influencia a utilizao de recursos de sade? Voc mudou de casa vrias vezes nos ltimos anos? As mudanas na sua vida tiveram influncias mais positivas ou negativas sobre a capacidade de lidar com o problema? A percepo profissional que atende voc diferente da sua? Quais servios disponveis so prximos de sua casa? Como voc chegou at aqui? Como seu relacionamento com a vizinhana? Para a avaliao estrutural, dois instrumentos so utilizados para delinear as estruturas internas e externas da famlia: o Genograma2-4 e o Ecomapa2. Esses instrumentos foram desenvolvidos como dispositivos de avaliao, planejamento e intervenes familiares. O genograma um diagrama que detalha a estrutura e o histrico familiar, tende a seguir grficos convencionais genticos e genealgicos. uma rvore familiar representando a estrutura familiar interna. Geralmente incluem-se pelo menos trs geraes, e os membros da famlia so colocados em sries horizontais que significam linhagens de gerao. As crianas so denotadas por linhas verticais2-4 . Os homens so representados por quadrados, e as mulheres, por crculos, e cada membro identificado pelo nome, idade e ocupao. O nome e idade da pessoa devem ser anotados do lado de dentro do quadrado ou crculo, deve-se colocar o ano da morte do familiar, ou aborto, e informar data da separao conjugal2-4. A entrevista utilizando o genograma familiar faz com que a enfermeira obtenha compreenso e vnculos da famlia, tenha uma viso geral da estrutura da famlia. A maior vantagem do genograma o seu formato grfico, pois em poucos minutos o enfermeiro pode ter uma imagem da situao clnica da criana e sua famlia sem uma rdua procura em pilhas de notas2-4. O ecomapa um diagrama que representa a viso geral da situao da famlia, retrata relaes importantes de educao, ou conflitos entre famlia e o mundo. Demonstra o fluxo ou a falta de recursos ou privao. Coloca-se o genograma da famlia dentro de um crculo central e fazemse crculos externos representando pessoas, rgos ou instituies no contexto familiar2. O tamanho dos crculos no importante. As linhas podem ser desenhadas entre as famlias e os crculos externos podem representar a natureza do vnculo afetivo existentes da famlia com a comunidade. Linhas indicam o tipo de conexo, linhas
162

contnuas indicam fortes vnculos, linhas pontilhadas indicam vnculos frgeis, e linhas com barras indicam situaes estressantes. As setas significam energia e fluxo de recursos. Ausncia de linhas significa ausncia de conexo. Podem-se usar de forma combinada e indicam o tipo de conexo2. Aps ser concluda uma avaliao minuciosa, a enfermeira e famlia podem determinar se a interveno necessria ou no. As enfermeiras podem considerar de que forma vo intervir para facilitar a mudana nos domnios do cognitivo e afetivo e comportamentais de um funcionamento familiar ou apenas propor intervenes famlia. O MCIF2 fornece meios de conceptualizar um ajuste entre os domnios do funcionamento familiar e as intervenes propostas pela enfermeira. Ele ajuda a determinar o domnio predominante do funcionamento familiar que necessita de mudana e interveno mais adequada para efetuar a mudana naquele domnio. A inter veno em um sistema familiar de modo a promover ou facilitar a mudana o aspecto mais desafiador do trabalho clnico com as famlias. Nesse modelo, as perguntas de interveno so em geral de dois tipos: lineares e circulares. As perguntas lineares exploram a percepo ou descrio de um problema por um membro da famlia, enquanto as perguntas circulares so direcionadas s explicaes dos problemas, idias, crenas, relacionamento entre os indivduos. Os tipos de perguntas podem ser empregados para facilitar a mudana na famlia 2. A enfermeira deve lembrar que cada famlia um conjunto com seus significados e identificada como uma unidade que cuida de seus membros e, apesar das mudanas ocorridas em sua estrutura e organizao, continua sendo o principal agente socializador da criana11. PERCURSO METODOLGICO O cenrio do estudo foi o Centro Municipal de Sade Milton Fontes Magaro que est localizado no Bairro do Engenho de Dentro do Municpio do Rio de Janeiro, situado na XII Regio Administrativa-rea de Planejamento da Secretaria Municipal de Sade AP 3/2, que compreende Mier e bairros adjacentes da regio norte do municpio. Os programas desse Centro de Sade, de sade da criana, da mulher, do adulto e do idoso, seguem as Diretrizes da Secretaria Municipal de Sade e so desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar composta de mdicos, enfermeiros, odontlogos, nutricionista, psiclogos, auxiliares de enfermagem, tcnicos administrativos e outros. Os alunos foram subdivididos em grupos de trs, e cada subgrupo teve a oportunidade de realizar a consulta de enfermagem ao recm-nascido. O perodo do estgio supervisionado foi de cinco dias para cada subgrupo. Cada aluno teve a oportunidade de acompanhar o recm-nascido e famlia durante o estgio. Participaram do estudo 15 alunos, no perodo de agosto a dezembro de 2004. importante ressaltar que foram atendidas as exigncias da Resoluo 196/96, do Conselho Nacional de Sade12.

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5.

Modelo Calgary de avaliao da famlia de recm-nascidos Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

RESULTADOS E DISCUSSES No primeiro dia, foi apresentado o Projeto de Extenso, seus objetivos e diretrizes, e foi fornecido aos alunos um cronograma das atividades a serem desenvolvidas, sugestes de referncias bibliogrficas e um roteiro para a implementao do processo de enfermagem que consta das seguintes etapas: histrico de enfermagem7 que contm informaes sobre a situao de sade dos membros da famlia e o suporte emocional que pode ser oferecido criana; diagnstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementao e avaliao dos resultados. Tambm foi entregue previamente um estudo de caso elaborado pela docente responsvel pela disciplina, que consta de um roteiro de entrevista e um desenho do genograma e do ecomapa do caso em questo para facilitar a compreenso do aluno de graduao e de outros docentes da rea. Ao final do estgio com cada grupo, os alunos realizavam uma avaliao parcial sobre a implementao do processo de enfermagem utilizando o genograma e o ecomapa para a compreenso das interaes familiares e os cuidados prestados criana no contexto familiar. Esses alunos avaliavam a disciplina, as facilidades e dificuldades de cada um dos instrumentos utilizados para a avaliao e interveno familiar e as estratgias utilizadas para a resoluo dos problemas de cada famlia e de seu filho recm-nascido. FACILIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS NA UTILIZAO DO MCAF/MCIF Durante as avaliaes, os alunos referiram ter dificuldade no primeiro dia do atendimento com a criana/famlia para a realizao da entrevista e a obteno de dados para a construo do genograma e ecomapa. Consideraram este fato inicialmente pela falta de vnculo com a famlia/criana, embora se apresentasse e perguntasse o nome da criana, da me e do outro familiar (avs, pai) que os acompanhavam, esclarecendo sobre os instrumentos e o roteiro da entrevista, e, em seguida, pela falta de habilidade em lidar com os instrumentos de forma mais aprofundada, at porque era a primeira vez que eles estavam utilizando o referido instrumento. Uma outra dificuldade foi em relao ao tempo da entrevista na primeira consulta, que no pode ser maior que 30 minutos, porque depois disso a famlia logo se mostrava impaciente e demonstrando querer falar mais do que ser questionada. O histrico de enfermagem deve ser feito cuidadosa e sistematicamente, ao longo de vrios atendimentos. E no adequado fazer entrevistas longas e preencher questionrios interminveis no primeiro contato que se tem com a criana e a famlia7. A construo do genograma pode ser iniciada logo no primeiro contato em um processo de conversa, muito mais do que entrevista, e as informaes podem ser coletadas de acordo com o significado que elas tm para cada um dos familiares8. Nas consultas subseqentes, ficou mais fcil construir o genograma e o ecomapa, pois j existiam uma empatia e a formao do vnculo entre criana/famlia e discentes/

docente. O tempo da consulta pode ser maior que 30 minutos, j que os membros da famlia par ticipam da construo do genograma e ecomapa. Outro grupo sentiu maior dificuldade em elaborar o desenho do genograma e ecomapa, mesmo com a ajuda da famlia atendida por eles, alegando ser o segundo grupo a utilizar o instrumento e que tiveram pouco tempo de se apropriar dele e do estudo de caso clnico. Porm, os grupos subseqentes j traziam o genograma e o ecomapa com a escrita e o desenho mais elaborado, pois conseguiam envolver cada um dos membros da famlia. O processo de representao do genograma da criana pela famlia pode resultar em desdobramentos, tais como: promoo sade familiar, ensino, conscientizao dos membros familiares e o empoderamento desta, permitindo aos indivduos falar sobre sua prpria histria de vida 9. A partir da segunda consulta fica mais fcil a aplicao do instrumento para a construo do genograma e ecomapa no momento de avaliao familiar. Podemos observar que, em outros estudos4-10 que utilizaram o genograma e o ecomapa, foi considerada fcil sua aplicao, pois eles propiciam uma visibilidade ampla das relaes familiares. Na maioria das consultas, as intercorrncias mais comuns encontradas no recm-nascido foram: dermatites, higiene precria, dificuldades na amamentao, o uso de chs e a automedicao para a clica do recm-nascido, questes de gnero identificadas no cuidado criana, prticas culturais familiar incutidas no cuidado tais como: simpatias, moedas no coto umbilical e faixas no umbigo. O prprio modelo indica as principais estratgias de interveno que ocorrem durante as entrevistas. Ouvir a famlia permite que ela verbalize seus problemas e a orientao nas dvidas que possam surgir durante a avaliao. Alm disso, ajuda a famlia a descobrir solues10. Um dos subgrupos identificou um recm-nascido de baixopeso, e essa famlia foi agendada para vrios encontros semanais por ser uma situao considerada de risco, e para o acompanhamento do ganho ponderal. Nas consultas posteriores, foi identificada insuficincia do ganho ponderal da criana, mesmo tendo recebido orientaes dos profissionais de sade (pediatra, nutricionista, enfermagem) e discutidas as orientaes com a me, pai e av. Foi realizada uma visita domiciliar pelos alunos, previamente agendada com os familiares, para compreender o ambiente da criana e que fatores estavam dificultando o ganho ponderal. Com o desenho do ecomapa, visualizamos a rede de suporte social que muito contribuiu para o ganho ponderal da criana. As famlias apresentaram grande receptividade em falar e expor muitas vezes suas emoes, seus medos e as suas dificuldades em lidar com a criana, modificando toda uma rotina familiar. O MCAF tem sido um material valioso para o conhecimento e para a interveno da criana e sua famlia. Os alunos em seus depoimentos valorizaram a utilizao do instrumento, pois isso fez com que percebessem que, muitas vezes, as mes das crianas necessitavam de apoio especial, j que elas at sabiam sobre os cuidados adequados ao seu
163

Modelo Calgary de avaliao da famlia de recm-nascidos Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5.

filho, porm no possuam recursos ou apoio que tanto desejavam. Compreenderam tambm que a assistncia criana no deve ficar apenas na realizao das orientaes de uma forma verticalizada e fora do contexto familiar, j que se trata de uma questo de respeitar os direitos, crenas familiares, cidadania e, assim, garantir um cuidado integral. Para Burd e Baptista3:94, o desenho da rvore permite dizer: [...] a distribuio de informaes sobre os membros da famlia e seus relacionamentos entre si uma excelente fonte de hipteses que possibilita o entendimento do contexto. [...] como mapa, fornece um resumo clnico rpido e eficiente sobre a organizao e o funcionamento familiar e uma viso dos problemas em potencial. Na interveno familiar, o aluno teve a oportunidade de discutir e conhecer a cultura familiar na prtica de cuidado com o seu filho, compreender como a famlia utiliza os recursos para enfrentar o processo sade-doena e a busca de informao e apoio. As demandas de cuidado manifestadas pela famlia foram critrios para o desenvolvimento de aes de sade efetivas sobre a criana. Alm disso, os alunos referiram que, na relao dialgica, a troca de opinies e experincias no cuidado prestado criana entre discente-docentes e famlia contribuiu para a elaborao de novos conhecimentos para a enfermagem. Como docentes, entendemos que o Modelo de Avaliao mais fcil se ser realizado pelo aluno. Quanto ao Modelo de Interveno, este foi considerado complexo, pois necessita de uma seqncia maior, com a participao de toda a equipe multiprofissional no atendimento da criana e sua famlia em seu domiclio para troca de saberes: profissionais e familiares. CONSIDERAES FINAIS O uso do genograma e do ecomapa pode servir como mais um instrumento no processo de aprendizado para o aluno de graduao e ps-graduao em enfermagem, ampliando sua viso no contexto da integralidade, do cuidado centrado na criana e famlia, em diferentes espaos institucionais de sade, e que no necessariamente na ateno primria. Em todos os

nveis de assistncia sade da criana, devem-se utilizar instrumentos que possibilitem a compreenso da famlia, suas relaes intra e extrafamiliares para o desenvolvimento de uma assistncia de enfermagem de qualidade. A avaliao da famlia, tanto com relao a sua estrutura quanto a sua funo, um dos elementos impor tantes da consulta de enfermagem e de todos os seus componentes do mtodo cientfico para identificar situaes de sade/ doena, prescrever e implementar aes de enfermagem que contribuam para o apoio, promoo, preveno, recuperao e reabilitao da criana. Um dos momentos mais apropriados para a aplicao do MCAF deve ser o da entrevista entre o profissional e a famlia da criana. A entrevista consiste em uma forma especfica de comunicao direcionada para conhecer a criana em seu contexto familiar e do modo como a famlia lida com os problemas de sade e doena. O processo da entrevista para a utilizao do MCAF deve ser iniciado com o entrevistador possuindo uma caneta e papel em branco, de modo que me e familiares da criana vejam o que est sendo escrito e desenhado e que possam participar da construo desse processo. O ambiente fsico deve oferecer privacidade e sigilo para os familiares e contar com brinquedos para a criana, a fim de que os familiares possam se concentrar na construo do MCAF. Os smbolos e seus respectivos significados utilizados no genograma e ecomapa auxiliam os discentes e docentes a visualizar a real necessidade da famlia e a importncia de conhecer a formao de uma rede de suporte social, alm da troca de experincias interdisciplinares, a fim de contribuir para a resolubilidade dos problemas da criana. Embora as principais estratgias de interveno ocorram j na entrevista, esta torna-se importante para a relao teraputica entre os discentes/docentes e a famlia e a criana, de forma a propiciar a expresso de sentimentos, idias, crenas e troca de informaes. Acreditamos que este trabalho pode contribuir para discusses e reflexes no processo de ensino-aprendizagem entre universidade-servio de sade e comunidade e na formao da competncia do enfermeiro que atua na rea da criana.

Referncias
1 Ministrio da Sade (BR). Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Agenda de compromissos para a sade integral da criana e reduo da mortalidade infantil. Braslia (DF); 2004. 2 Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famlias: um guia para avaliao e interveno na famlia. So Paulo(SP): Roca; 2002 3 Burd M, Baptista C. Anamnese da famlia: genograma e linha do tempo. In: Mello Filho J, Burd M. Doena e famlia. So Paulo(SP): Casa do Psiclogo; 2004. p. 92-110
164

4 Chazan LF Trabalhando com as famlias na ateno primria. In: Mello Filho J,Burd M. Doena e famlia. So Paulo(SP): Casa do Psiclogo; 2004 p.111-22 5 Braga VAB. Dor neuroptica central aps leso medular traumtica: capacidade funcional e aspectos sociais. Esc Anna Nery Rev Enferm 2005 dez; 9(3):404-10 6 Serafin PO, Christoffel MM.Genograma e ecomapa: elementos facilitadores da consulta de enfermagem peditrica. [monografia] Rio de Janeiro (RJ): Faculdade de Enfermagem; 2004.

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5.

Modelo Calgary de avaliao da famlia de recm-nascidos Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

7 Rocha SMM, Nascimento LC. Lima RAG. Enfermagem peditrica e a abordagem da famlia: subsdios para o ensino de graduao. Rev Latino-am Enfermagem 2002. set/out ; 10( 5): 8 Rossato LM. Dimenses do cuidado da criana com dor e sua famlia. Rev Min Enferm; 2004 out/dez; 8(4): 501-05. 9 Nascimento LC, Rocha SMM, Hayes VE. Contribuies do genograma e do ecomapa para o estudo de famlias em enfermagem peditrica. Texto&Contexto Enferm 2005 abr/jun; 14(2):280-86.

10 Filizola CLA, Ribeiro MC, Pavarini SCI. A histria da famlia de Rubi e seu filho Leo: trabalhando com famlias de usurios com transtorno mental grave atravs do Modelo Calgary de avaliao e interveno na famlia. Texto&Contexto Enferm 2003. abr/jun: 12 (2):182-90 11 Elsen I, Marcon SS, Santos MR. O viver em famlia e sua interface com a sade e a doena. Maring (PR): EdUEM; 2002. 12. Ministrio da Sade (BR). Conselho Nacional de Sade. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Resoluo CNS n196, de 10 de outubro de 1996. Inf Epidemiol SUS 1996; 5 (2 supl 3): 13-41.

Recebido em 17/11/2006 Reapresentado em 17/08/2007 Aprovado em 14/09/2007

165

You might also like