You are on page 1of 4

y

Histria da Aviao Civil Brasileira  22 de outubro de 1911 - A aviao iniciou-se no Brasil com um vo de Edmond Plauchut, O aviador, que fora mecnico de Santos Dumont em Paris, decolou da praa Mau, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, da altura de 80 metros, ao chegar Ilha do Governador.  17 de Junho de 1922 - os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegaram ao Brasil, concluindo seu vo pioneiro, da Europa para a Amrica do Sul.  Janeiro de1927 - Iniciou-se a aviao comercial brasileira. A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat, no hidroavio "Atlntico", ainda com a matrcula alem D-1012.  Junho de 1927 - era fundada a Viao Area Rio-Grandense (VARIG), sendo transferido para a nova empresa o avio "Atlntico", que recebeu o prefixo nacional P-BAAA.  Novembro de 1927 - inaugurando a linha para a Amrica do Sul da nova companhia francesa Aeropostale.  Novembro de 1933 era fundada por 72 empresrios, a Viao Area So Paulo - VASP, que iniciaria em 1936 o vo regular entre o Rio e So Paulo, a linha de maior trfego da aviao brasileira.  1960 - O pas tinha a maior rede comercial do mundo em volume de trfego depois dos Estados Unidos. Operavam cerca de 16 empresas brasileiras, algumas com apenas dois ou trs avies e fazendo principalmente ligaes regionais.  Crise econmica e o estmulo do governo federal s fuses de empresas reduziram esse nmero para apenas quatro grandes empresas comerciais: VARIG, VASP, TransBrasil e Cruzeiro.  2001: A Transbrasil paralisou as suas atividades no final de 2001, teve pedido de falncia protocolizado pela General Electric (aluguel de turbinas);  Em seguida, foi a vez da VASP, que parou por deciso judicial.  A VARIG, tambm com dificuldades financeiras, foi dividida em diversas empresas menores e a novata GOL - Linhas Areas Inteligentes, assumiu o que a companhia gacha tinha de melhor.  Diversas empresas menores foram criadas e outras regionais ampliadas.

Cenrio de 2011:  A TAM assumiu o posto de maior empresa area da Amrica Latina e maior operadora de aeronaves Airbus do hemisfrio sul do planeta, com mais de 150 avies;  A GOL opera mais de 100 modernas aeronaves Boeing e disputa o mercado interno em igualdade de condies com a TAM alm de voar para uma dezena de cidades na Amrica do Sul e Central;  A AZUL iniciou suas rotas, com base operacional em Campinas (SP), utilizando aeronaves fabricadas pela EMBRAER e pela talo-francesa ATR;  A WEBJET, aps muitos problemas operacionais, acabou se firmando quando foi adquirida pelo Grupo CVC;  A Pantanal foi vendida para a TAM e deve sumir aps mais alguns anos e outras menores j atuam por todo o pas.

Mercado brasileiro:  O mercado brasileiro vem crescendo a taxas superiores s do resto do mundo e os aeroportos no mais suportam o movimento trazendo transtornos aos mais de 150 milhes de passageiros que embarcaram em seus aeroportos em 2010.  H uma discusso sobre a privatizao da INFRAERO, que no presta um servio - adequado, e foi criada uma secretaria especial para cuidar da aviao civil do pas (em 2011).  Tambm h de se destacar que diversas empresas internacionais passaram a voar para outras cidades brasileiras que no So Paulo e Rio de Janeiro (principalmente Braslia, Porto Alegre, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza).  As principais companhias a voar para outras capitais brasileiras so a TAP (Portugal), COPA (Panam), LAN (Chile), Iberia (Espanha), Pluna (Uruguai) e Aerolineas Argentinas (Argentina).

 Com a disputa da Copa do Mundo (2014) e das Olimpadas (2016) no Brasil espera-se uma exploso no aumento do volume de passageiros, cargas e voos no pas e o governo federal trabalha para conseguir atender a essa crescente demanda.  Segundo o site da ANAC, a demanda por transporte areo no mercado domstico cresceu 20,07% em julho desse ano em comparao com o mesmo ms do ano passado.  J a oferta de assentos aumentou 13,19%. Com isso, a taxa de ocupao passou de 70,91% para 75,23%.

Sazonalidade

De acordo com o site da Investinfo, o setor brasileiro de transporte areo de passageiros tem uma sazonalidade em que h claramente uma maior demanda no segundo semestre do ano (tomando-se como base os ltimos cinco anos aproximadamente 54% dos passageiros pagantes transportados por quilm etro voado so transportados no segundo semestre).

Parti ipao de mercado:

Participao de Mercado - Julho 2011


4.95% 9.17% 40.88% 3.02%

38.14%

TAM

Gol

Azul

Webjet

Trip

Font : ANAC

Referncias: Investinfo Tam .A. Di on l em: <htt ://www investinfo.com.br >. Acesso em 24 de agosto de 2011. Portal Brasil Aviao Comercial. Disponvel em:

<http://www.portalbrasil.net/aviacao>. Acesso em 24 de agosto de 2011. Portal ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil Notcias. Disponvel em: <http://www.anac.gov.br>. Acesso em 24 de agosto de 2011.

You might also like