You are on page 1of 58

Linguagem e letramento e m fo c o

Meus alunos no gostam de ler...


O que eu fao?

Marisa Lajolo

Linguagem e letramento e m fo c o
Linguagem nas sries iniciais

Meus alunos no gostam de ler...


O que eu fao?

Marisa Lajolo
Professora titular do Instituto de Estudos da Linguagem IEL/Unicamp

Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010
proibida a reproduo desta obra sem a prvia autorizao dos detentores dos direitos.

MINISTRIO DA EDUCAO Presidente: LUIS INCIO LULA DA SILVA Ministro da Educao: TARSO GENRO Secretrio de Educao Bsica: FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES Diretora do Departamento de Polticas da Educao Infantil e Ensino Fundamental: JEANETE BEAUCHAMP Coordenadora Geral de Poltica de Formao: LYDIA BECHARA

Cefiel - Centro de Formao de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem* Reitor da Unicamp: Prof. Dr. Jos Tadeu Jorge Coordenao do Cefiel: Angela B. Kleiman Coordenao da coleo: Angela B. Kleiman Coordenao editorial da coleo: REVER - Produo Editorial Projeto grfico, edio de arte e diagramao: A+ comunicao Reviso: REVER - Produo Editorial; Maria Odette Garcez Ilustraes: Fbio Sgroi Pesquisa iconogrfica: Vera Lucia da Silva Barrionuevo
* O Cefiel integra a Rede Nacional de Centros de Formao Continuada do Ministrio da Educao.

Impresso em setembro de 2005.

FOTOS: Pg. 17: The librarian, de Giuseppe Arcimboldo, 1566, leo sobre tela. Pg. 19: Biblioteca de Direito da UFRJ, Rio de Janeiro. Pg. 20: nibus-biblioteca na Vila Buarque, em So Paulo. Pg. 21: Repouso, de Almeida Jr., s.d., leo sobre tela. Pg. 28: Sing a song for sixpence, de Caldecott, 1880. Pg. 32: A persistncia da memria, de Salvador Dali, 1931, leo sobre tela. Pg. 33: (esq.) Ilustrao do livro Slaves friend, Anti-slavery Office, New York; (dir.) Ilustrao do livro Tom Steady, a pretty history for good children, American Treat Society, New York (reproduzidas do livro Pictures and stories from forgotten childrens books, de Arnold Arnold, New York, 1969).

Sumrio
Introduo / 5 Um projeto para leitura / 6
Comeando a conversa / 6 Uma histria que de todos / 7 Uma histria que de cada um / 10 O professor no papel principal / 12

Implementando o projeto / 13
Montando um projeto de leitura / 13

Mobilizando a escola / 13 Fazendo um balano / 14 Livros de muitas caras / 15 Livros com um pouco de tudo / 15 Folheando os livros / 16 Comeando a leitura e a discusso dos livros / 16 Simulando a leitura da vida real / 17 Primeiro, os livros na estante... / 18 ...depois, os livros fora da estante / 20

O projeto no dia-a-dia da escola / 21


Todos os dias so dias de leitura, mas pode haver dias especiais / 21 A leitura tem vrias histrias: de dentro e de fora / 22 Devolvendo as leituras aos livros que as inspiraram / 24 Final de ano e balano de leitura / 26 Ativando a leitura na sala de aula / 26

Fala e leitura: aquisies parecidas / 27 A leitura em voz alta / 28 As muitas maneiras de ler e de fazer gostar de ler / 30

A leitura na sua classe, com seus alunos / 31

O tempo da leitura / 32 O espao da leitura / 32 Professor l em voz alta / 32 Alunos lem em voz alta / 34 Alternando modos de leitura / 34 Lendo e escrevendo o que se l / 35 Documentando a leitura / 35 Livros e leitores na escola foram felizes para sempre... / 36

Bibliografia / 37
Anexo 1 Roteiro para uma histria de leitura / 39 Anexo 2 Histrias de leitura / 40 Anexo 3 Pequena antologia / 46

Introduo

Este texto re-escreve O professor-leitor e formador de leitores, introduo do livro Histria e histrias: Guia do Usurio do Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE/99 Mec/SEF Braslia, de Adriana Vieira, Brbara Heller, Carlos Minchillo, Clia Regina D. Fernandes, Cilza Carla Bignotto, Cristina Bassi, Fernando Gil, Luis Camargo, Milena Martins e Miriam Zaponne, com coordenao de Marisa Lajolo.

eus alunos no gostam de ler? Ser que no gostam mesmo? Se no gostam, podem vir a gostar, pois gosto se aprende, sabia? Vrias campanhas voltadas para o incremento da leitura frisam aspectos prazerosos da leitura literria, como, por exemplo, que ler uma gostosa brincadeira ou que a leitura uma viagem. Ler mesmo uma delcia, um grande prazer. Mas s para quem sabe, pois o prazer da leitura um prazer aprendido. Para gostar de ler literatura, preciso aprender. E de formas desse aprendizado que vamos tratar aqui.

. 5.

Um projeto para leitura

Comeando a conversa
O que fazemos na classe com nossos alunos tem muito que ver com o que fizeram conosco quando fomos alunos. Para o bem e para o mal, a histria de leitura de cada um de ns educadores de hoje se faz presente nas atividades de leitura que desenvolvemos nas classes.

Sabe, eu no tive assim um curso muito bom e na minha casa ningum lia...

Veja, no final deste volume, os anexos 1 e 2. O Anexo 1 contm um questionrio cujo preenchimento pode contribuir para o incio da elaborao de uma histria de leitura. O Anexo 2 apresenta textos que documentam passagens de histrias de leitura e que podem ser inspiradores das histrias de leitura a serem produzidas pelos educadores envolvidos no projeto.

A histria de leitura de cada um de ns , ao mesmo tempo, coletiva e individual. Como parte de uma histria coletiva, nossa experincia de professores-leitores se articula com vrias outras histrias.

. 6.

Uma histria que de todos

Nossa histria de leitura no tem ponto-final: tem a nossa idade e continua se fazendo. Se re-escrevendo, muitas vezes

Nossa histria de leitura que comeou quando aprendemos a ler articula-se com a histria da leitura no Brasil. O pas, originalmente habitado Fig. 2 PERSONAGEM 2 por povos que no usavam escrita nem leitura, recebeu a escrita, trazida pelos portugueses. Mas, embora trazendo escrita e leitura para c, Portugal dificultou muito sua difuso. A colonizao portuguesa era extremamente obscurantista: tipografias eram proibidas, havia poucas escolas e um controle severo dos livros que aqui entravam. Para reflexo
verdade que o brasileiro no gosta de ler?

Na tradio que se desenvolveu a partir desse comeo to pouco promissor, eram unnimes e constantes as queixas dos professores relativamente s deficincias de material escolar. E, se no havia material, que cada um fizesse o seu! No incio do sculo XIX, por exemplo, esperava-se que os professores escrevessem os livros por meio dos quais ensinavam. Em 1809, o programa de uma escola carioca informava que:
(...) pelo que toca a matria do ensino, [os professores] ditaro as suas lies pela gramtica que for mais bem conceituada, enquanto no formalizarem alguma de sua prpria composio (...)
Marisa Lajolo e Regina Zilberman. A formao da leitura no Brasil. So Paulo: tica, 1996. p. 150.

Ou seja, esperava-se que os professores escrevessem seus prprios livros. Aos nossos olhos, hoje, tal procedimento pode parecer improvisao.

. 7.

Tambm naquela poca as classes muitas vezes funcionavam na casa do professor, como documenta uma passagem do romance de Manuel Antonio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias, de 1854, e alguns anncios classificados de jornais da poca:

... sala mobiliada por quatro ou cinco bancos de pinho sujos j pelo uso, uma mesa pequena que pertencia ao mestre, e outra maior onde escreviam os discpulos, toda cheia de pequenos buracos para os tinteiros; nas paredes e no teto havia dependuradas uma poro enorme de gaiolas de todos os tamanhos e feitios, dentro das quais pulavam e cantavam passarinhos de diversas qualidades: era a paixo predileta do pedagogo. Era este um homem todo em propores infinitesimais, baixinho, magrinho, com carinha estreita e chupada, excessivamente calvo; usava de culos, tinha pretenses de latinista e dava bolos nos discpulos por d c aquela palha. Por isso era um dos mais acreditados da cidade.
Memrias de um sargento de milcias. So Paulo: tica, 1975. p. 39.

No Largo da Lapa n 24, abriu-se um colgio de educao de meninas, onde se ensina a ler, escrever, contar, gramtica francesa e inglesa, e a coser, marcar, bordar de todas as qualidades, dana e msica.
(Gazeta do Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1817)

Um sujeito europeu, que tendo-se exercitado nas cincias aritmticas, lgebra, geometria, pilotagem, geografia e histria d lies em casas particulares, por meio da lngua francesa e italiana; e ainda ensina duas trigonometrias sem socorro algum de livros, tbuas, escalas, compassos, etc.
(Gazeta do Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 1820) Fonte: Delso Renault. O Rio antigo nos anncios de jornais: 1808-1850. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1969. p. 62 e 70, apud Marisa Lajolo e Regina Zilberman. A leitura rarefeita. So Paulo: tica, 2002. p. 110.

. 8.

A histria oficial da leitura escolar brasileira tambm uma histria marcada pela censura. Antigamente, a leitura dos professores e sobretudo das estudantes que se preparavam para o magistrio era muito controlada. A famlia e a prpria escola vigiavam severamente o que liam os jovens, sobretudo as jovens. Uma passagem de A normalista, romance de Adolfo Caminha de 1893, representa uma situao aparentemente comum na escola normal da poca um professor adverte severamente as normalistas quanto s leituras:

Dei para os alunos lerem Harry Potter e os pais vieram reclamar

Eu estou certo, dizia o Berredo, convicto de que as senhoras no lem livros obscenos, mas refiro-me a esses romances sentimentais que as moas geralmente gostam de ler, umas historiazinhas fteis de amores galantes, que no significam absolutamente coisa alguma e s servem de transtornar o esprito s incautas... Aposto eu como quase todas as senhoras conhecem a Dama das Camlias, a Lucola... Quase todas conheciam.

Mas, na histria brasileira, h tambm muitas passagens bonitas, muitas iniciativas interessantes na relao alunos/professores/livros: alguns projetos contemporneos de incentivo leitura parecem retomar prticas antigas, de quando os professores escolhiam livros para presentearem ao final do ano os melhores alunos, como registram algumas ilustraes de livros antigos.

. 9.

Uma histria que de cada um


Embora a histria de leitura de cada um de ns sempre se articule a uma histria coletiva, ela tem, tambm, lances extremamente individuais, que a tornam nica. So, com certeza, bastante pessoais as maneiras pelas quais cada um de ns se aproximou da leitura. Essa aproximao da leitura incio da histria de leitura de cada um s vezes comea nas ruas, outras vezes na escola, outras em casa. As histrias de trs colegas, relatadas a seguir, ilustram essa individualidade.

Jos Paulo Paes. Um por todos (poesia reunida). So Paulo, Brasiliense, 1986. p. 63

Daniel Cymbalista/Pulsar

Poema na estao de metr Sumar, So Paulo SP.

A leitura no meio da rua, esperando o nibus

Flvia comeou a interessar-se por palavras escritas no terminal de nibus, quando ia com a me, que era faxineira, para o outro lado da cidade. Os nibus rolavam o nome de seu ponto final e aquelas letrinhas brancas que ficavam escorrendo na tabuleta escura pareciam uma brincadeira. Quando estava de bom humor, para distrair sua filha, Fil ia lendo nomes como Vila Esperana, Jardim Sagarana, Ponte Terceira...

. 10 .

A escola no caminho dos livros

Eu, hein, ficar carregando peso pra baixo e pra cima???

Com Paulo foi diferente. Ele s se ligou em livros e leituras na escola: Dona Rosa, sua professora, levava livros para a aula, e lia histrias para os alunos. Lia fazendo suspense, fazendo-os rir nas passagens engraadas, deixando-os perceber quando era uma personagem que falava e quando era outra. Uma dia uma sexta-feira Paulo criou coragem e pediu para levar o livro para casa. Dona Rosa emprestou, recomendando que cuidasse bem daquele livro e que no esquecesse de devolv-lo na segunda-feira. Naquele fim de semana, Paulo apaixonou-se pela leitura.

A leitura no ambiente familiar

J a histria de Francisca tem outro recorte: ela era filha caula, com muitos irmos. Lembra-se de que era miudinha, franzina, tmida. Em sua memria, os irmos principalmente os dois mais velhos eram grandes e fortes. Ela nunca esqueceu do pai, que enxugava suas lgrimas de filha caula, em quem os irmos mais velhos queriam mandar, com a promessa: No chora, Chica, no chora que eu te leio uma histria.... E lia, com a filha no colo, e um livro bem velho nos joelhos.
Arquivos Paulo Freire/Instituto Paulo Freire

. 11 .

O professor no papel principal


Tanto os aspectos gerais quanto as histrias pessoais aqui relatadas so flashes de um primeiro panorama da leitura no Brasil. Esse panorama importante para voc situar nele sua histria e as suas prticas de leitura. a partir dessa histria e com essas experincias que voc vai trabalhar a leitura com seus alunos, ensinando-os a gostar de ler, fazendo nascer neles o gosto pela leitura. Qualquer que tenha sido a sua histria de leitura, ela pode ser transformada. Aqui e agora. Por voc, para voc e para seus alunos. A escola fundamental para aproximar dos livros a criana e o jovem. na escola que os alunos precisam viver as experincias necessrias para, ao longo da vida, poderem recorrer aos livros e leitura como fonte de informaes, como instrumento de aprendizagem e como forma de lazer. E voc a figura-chave para que a leitura chegue s mos, aos olhos e ao corao dos alunos. Dos seus alunos.

Claudius

. 12 .

Implementando o projeto

Montando um projeto de leitura


A escola toda e cada professor em sua classe precisa incluir a leitura em seu projeto pedaggico. Para que a leitura cumpra o papel que precisa cumprir na vida dos alunos, a escola no pode ter como padro uma leitura mecnica e desestimulante. Ao contrrio. A escola pode e precisa tornar seus alunos capazes de uma leitura abrangente, crtica, inventiva. S assim os livros faro sentido na vida deles. E s assim a escola estar ensinando seus alunos a usarem leitura e livros para viverem melhor. Por isso, a organizao de um projeto de leitura para a escola fundamental. H diferentes maneiras de implementar um projeto que d leitura papel central. Algumas dessas maneiras so sugeridas nas propostas a seguir.

Mobilizando a escola

Convide os professores para discutir a proposta de tornar a leitura atividade central do projeto pedaggico. Essa discusso pode

. 13 .

ter por objetivo responder pergunta: Como podemos trabalhar melhor a leitura com nossos alunos? D uma sugesto concreta de como fazer isso.
Na minha escola no vai funcionar, tenho certeza... Na minha escola funcionou. A gente fez rifa, pedgio, bazar, coleta de livros... Conseguimos montar um acervo de quinze livros muito legais!

A busca de respostas comea por uma discusso sobre a importncia da leitura ou pela reflexo sobre diferentes histrias de leitura. No Anexo 2 voc encontra alguns textos que podem inspirar a discusso. Escolha um, faa cpias dele e as distribua a todos os participantes.

Fazendo um balano

Para comear, a escola precisa de livros. Muitos e bons. preciso que todos na escola fiquem sabendo com que livros podem contar para desenvolver um projeto de leitura. E preciso tambm que todos na escola sobretudo os professores (mas no exclusivamente os de portugus) tenham familiaridade com os livros com os quais vo trabalhar. Ter familiaridade quer dizer conhecer os livros da capa para dentro.
No Anexo 3, no final deste livro, h uma pequena antologia de textos que se encontram em domnio pblico. Os professores podem tambm valer-se dos textos distribudos s escolas pelo MEC. Talvez alguns autores contemporneos cedam textos para o projeto. H tambm entidades que subvencionam projetos de doaes de livros.No final da seo Bibliografia h, tambm, uma lista de sites de organizaes que trabalham com leitura e que podem ser nossas parceiras.

. 14 .

Livros de muitas caras

Sua escola j dispe de vrios acervos: os livros do PNBE, que esto na escola; os livros da coleo Literatura em minha casa, que esto na escola e se seus alunos tm irmos mais velhos na casa deles. Desde 2000 o MEC vem distribuindo livros a alunos da escola pblica. Voc pode us-los para iniciar um projeto de leitura. Quaisquer que sejam os livros com que sua escola vai trabalhar, eles sero uns diferentes dos outros: tratam de diferentes assuntos, tm tamanhos diferentes, so escritos em diferentes estilos, alguns so ilustrados em cores, outros em branco e preto, outros nem so ilustrados. Uns foram escritos h muito tempo, outros so recentes. Muitos so brasileiros, e muitos vm de diferentes partes do mundo. O importante que nas pginas deles se encontra uma amostra de tudo o que hoje est disponvel para leitura das crianas: vrios tipos de poesia, brincadeiras com palavras, histrias de fadas, fbulas, histrias de aventura, lendas... Em resumo, so livros para rir e para chorar, para brincar e para aprender.

Livros com um pouco de tudo

Um bom acervo de leitura para crianas uma espcie de cartografia do Brasil e do mundo: tem histria de gente, de bicho e de planta. De gente de toda parte do mundo e de todos os cantos do Brasil:

Eduardo Santaliestra

. 15 .

ndio, caipira, migrante, branco, imigrante, negro... Histria de pai, de me, de pai novo e de me nova, de av e de av, e at de bisav e bisav. Histria de letras e de nmeros. De reis e de fadas, de meninas e meninos, de professores e de alunos. Enfim, tem de tudo.

Folheando os livros

Leve para uma reunio de planejamento alguns dos livros com que vocs vo trabalhar. Faa-os circular de mo em mo. Organizando a reunio, prepare um comentrio sobre o ttulo de alguma das obras, uma observao sobre a capa de outra. Prepare-se para contar ou ler um pedao de uma histria de um livro, ou faa cpias de algum poema para ler e comentar com os professores.
Orelhas Lombada Capa Pgina de rosto

4 capa

Comeando a leitura e a discusso dos livros

Ainda na reunio de planejamento, estimule todos os professores (se forem muitos, divididos em grupos), enquanto pegam e folheiam os livros, a prestarem ateno especial capa, ao nome do autor e s ilustraes. Incentive-os a discutir as expectati-

Cheee... Um livro deste tamanho! No vou entender nada...

Fig. 17 ILUSTRA personagem 1

. 16 .

Simulando a leitura da vida real

Discuta com os professores como a leitura se realiza fora da escola; na vida real, as pessoas procuram ler o que interessa a elas, o que acham que pode ajud-las, que pode ensinar-lhes o que precisam saber, o que pode interess-las, o que pode divertilas. Capa, ttulo e autor de um livro criam Ser que tem livro expectativas a respeito de seu contedo. sobre unha encravada? Alm disso, os leitores trocam informaFig 19 es sobre livros que leram. E com ILUSTRA base tanto em necessidades e expectatipersonagem 1 vas quanto em informaes de amigos que, muitas vezes, decidimos ler um ou outro livro.

. 17 .

Skoklosters Slott, Blsta, Estocolmo, Sucia

vas criadas por esse primeiro contato: o que esperam encontrar em um livro com tal ttulo, com tal capa e com tais ilustraes? E o que esperam de um livro de tal autor? Tomar conscincia desse primeiro grau de leitura vai ajudar os professores a discutir com os alunos as diferentes linguagens que se lem quando se l um livro. Na mesma reunio de planejamento, d um jeito para que todos os professores leiam alguns trechos de alguns livros. A leitura em diagonal como a que fazemos com uma revista que acabamos de pegar, mas que ainda no vamos ler cria expectativas do que vamos encontrar quando formos ler de verdade o texto.

Ai, ai! suspirou Emlia. Quem me dera ter um cavaleiro andante que corresse mundo berrando que a mais linda de todas as bonecas era a Seora Emilia de Rabic (...) poderia de repente aparecer um Cervantes que contasse a histria em um livro como este, e me deixasse clebre no mundo inteiro, como ficou a Dulcinia.

Exigente! Voc j anda bem famosinha no Brasil inteiro, Emlia, de tanto o Lobato contar as suas asneiras. Ele um enjoado muito grande. Parece que gosta mais de voc do que de ns!

Monteiro Lobato, Dom Quixote das crianas. Monteiro Lobato Todos os direitos reservados.

Folhear livros e discutir expectativas de leitura uma forma de trazer as leituras para a nossa vida. Proponha que os professores, orientadores, bibliotecrios, coordenadores enfim todos os profissionais envolvidos com o dia-a-dia do ensino leiam alguns livros do acervo e troquem impresses de leitura. Pondo-se no lugar de uma personagem, avaliando a ao de outra. Como se faz com captulos de novela e com filmes. Todas essas opinies podem ser registradas em um caderno. Assinadas ou annimas, elas fazem parte dos documentos do projeto de leitura da escola: sero o comeo do registro de uma histria da leitura.

Primeiro, os livros na estante...

Uma vez que a escola j tenha conseguido e organizado um acervo de livros e se familiarizado com ele, preciso torn-lo aces-

. 18 .

Por que os livros no svel. Se a escola j tem biblioteca ou sala so todos do mesmo de leitura, muito bom: ela j deve ter um tamanho? Seria mais fcil para arrumar as espao e uma praxe de procedimentos para estantes... emprstimo dos livros. Se a escola ainda no dispe de nada disso, pode comear com a montagem de uma estante, ainda que improvisada. As estantes precisam Fig 13 ILUSTRA ficar em algum lugar da escola que seja (personagem 1) seguro, mas ao qual toda a comunidade escolar tenha acesso, segundo as regras que para isso forem estabelecidas pela prpria comunidade. Caixotes de madeira ou caixas de papelo permitem que os livros sejam dispostos com a lombada para fora, de modo que se possa ler o ttulo de cada livro. O Manual Bsico da Biblioteca da Escola, do MEC, disponvel no site do curso Projetos para a Formao de Leitores, do Cefiel, ensina a organizar de maneira simples um espao adequado para livros e leitura na escola. No se esquea: muito importante que os alunos tambm se envolvam com a organizao e a manuteno dos livros, com os cuidados necessrios para conserv-los e recuper-los, se for o caso, e talvez at com o controle do seu emprstimo e sua devoluo.

Paulo Jares/Tyba

Moderna biblioteca de faculdade do Rio de Janeiro.

. 19 .

Agliberto Lima/AE

nibus-biblioteca em rua de So Paulo.

...depois, os livros fora da estante

preciso que toda a comunidade escolar planeje e desenvolva atividades especficas de leitura para todos os alunos. De todas as classes. Ao longo de todo o ano. Tais atividades precisam fazer parte do planejamento escolar, isto , precisam ser agendadas com antecedncia para cada classe, para que todos se preparem e para que se for o caso os livros do acervo possam circular de forma harmoniosa entre diferentes turmas.

. 20 .

O projeto no dia-a-dia da escola

Todos os dias so dias de leitura, mas pode haver dias especiais


Depois de a escola j ter estabelecido seu Os textos reproduziprojeto de leitura, organize (por exemplo, no dos no Anexo 2, alm comeo do segundo bimestre) um Dia da de inspiradores de histrias de leitura, podem ser apreLeitura. Dia letivo, claro, mas dia de festa. sentados alternadamente Nesse dia, professores, merendeiras, adminiscom as histrias dos educatradores, orientadores em suma, diferentes dores. membros da comunidade escolar contam suas histrias de leitura. Os alunos tambm, claro!

Coleo Particular, Rio de Janeiro

. 21 .

D um jeito de gravar o que contam para poder, posteriormente, transcrever os relatos. Transcrevendo-os, sua escola dispor de um material precioso para a escrita da histria de leitura da escola. Essa ser uma histria interna, da escola que com isso se prepara para coordenar o registro de outras histrias, externas.

A leitura tem vrias histrias: de dentro e de fora


Em outro bimestre, voc poder organizar um Dia da histria de nossas leituras, no qual educadores de sua escola alternem, com outras pessoas da comunidade, o relato de suas experincias de leitura. Se puder ser em torno de um ou de alguns livros do acervo, melhor. Como anteriormente, alguns dos depoimentos transcritos no Anexo 2 podem ser teis para animar a atividade. Podem, por exemplo, ser reproduzidos em cartazes que sero utilizados para a divulgao do evento ou em convites para esse evento. Veja, a seguir, dois relatos interessantes:
(...) comecei a ler: Numa casinha branca, l no stio do Picapau Amarelo.... E quando cheguei no fim do livro, eu comecei tudo de novo, numa casinha branca, l no stio do Picapau Amarelo, e fui indo toda a vida outra vez, voltando atrs num captulo, revisitando outro, lendo de trs para frente, e aquela gente toda do stio do Picapau Amarelo comeou a virar a minha gente. Muito especialmente uma boneca de pano chamada Emlia, que fazia e dizia tudo o que vinha na cabea dela. A Emlia me deslumbrava! Nossa, como que ela teve coragem de dizer isso? Ah, eu vou fazer isso tambm! Mas longe de imaginar que eu estava vivendo o meu primeiro caso de amor.
Lygia Bojunga Nunes, Livro. Rio de Janeiro: Agir, 1990. p. 11-13.

. 22 .

Um dia, lecionando para uma turma de 3 ano de ensino mdio, eu estava sem qualquer disposio de continuar a lio do livro didtico. Tive a idia de ler um texto que estava no meio dos meus papis, o conto A terceira margem do rio, de Guimares Rosa. Antes de ler em voz alta propus aos alunos que elucidassem o mistrio do paradeiro do pai na estria. Inicialmente houve apatia de muitos e uma m vontade generalizada da sala em ouvir uma estria chata, segundo eles. Mesmo assim insisti. Li devagar, fazendo todas as entonaes. Minha voz se embargava medida que eu me emocionava com o texto, e meus olhos enchiam-se de lgrimas. A emoo tomou conta da sala. Enquanto a narrativa prosseguia, vi um aluno de 18 anos apoiar a cabea sobre a carteira e desmanchar-se em lgrimas. Outros jovens choravam. Ao terminar a leitura perguntei o que havia de marcante no conto e foram unnimes ao dizer que era a ausncia do pai. Comearam a falar sobre a beleza da estria e descobri que a maioria no havia conhecido a figura do pai. Alguns haviam ficado rfos cedo, mas muitos eram filhos de pais desconhecidos ou que haviam abandonado o lar. Fiquei surpreendido com seu desejo de querer ouvir e ler mais textos de Rosa e outros escritores. Passamos a ler e discutir textos de autores como Clarice Lispector e Lygia Fagundes. Pouco a pouco, meus alunos comearam a agir criticamente elogiando ou no as leituras, preferindo ou preterindo este ou aquele texto ou escritor. Minha fuga do rgido currculo havia valido a pena: todos se envolveram.
Luiz Marques, professor de Lngua Portuguesa em escolas pblicas de So Paulo e mestrando da Faculdade de Educao da USP. ( 2003. Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial)

Tambm como no evento anterior, registre os depoimentos. Grave a atividade para depois recuperar por escrito as falas todas. Quem sabe algum jornal ou alguma rdio da cidade ajudam...

. 23 .

Transcritos em um livro tipo livro de ata, o registro dos depoimentos ser o comeo do livro da histria de leitura de sua escola ou mesmo da comunidade qual a escola pertence. Constituir um Dirio de leitura. Alunos, professores, pais, funcionrios todos devem ter acesso a esse dirio, para nele registrarem suas impresses de leitura. Agora a histria de leitura de sua escola parte de uma histria maior: a histria de leitura da comunidade.

Devolvendo as leituras aos livros que as inspiraram


Os registros das histrias de leitura so, como vimos, muito importantes para que a escola e cada educador tome p da situao em que trabalha. Mas esses registros de leituras podem ter, tambm, outras utilizaes. Alguns podem, por exemplo, ser transformados em orelhas dos livros mencionados nas histrias de leitura. Na aula de artes, podem ser produzidas capas para os livros do acervo. Nessas capas aparecero, tambm, as orelhas.

Fazer capas permite discutir com os alunos a necessidade de respeitar e preservar a coisa pblica no caso, um acervo de livros. Lido e discutido o livro, feita a capa, uma ou vrias opinies sobre o livro podem ser reproduzidas numa orelha. uma forma de compartilhar a leitura com outros leitores.

Eduardo Santaliestra

. 24 .

Poema-orelha Esta a orelha do livro por onde o poeta escuta se dele falam mal ou se o amam. Uma orelha ou uma boca sequiosa de palavras? So oito livros velhos e mais um livro novo de um poeta inda mais velho que a vida que viveu e contudo o provoca a viver sempre e nunca. Oito livros que o tempo empurrou para longe de mim mais um livro sem tempo em que o poeta se contempla e se diz boa-tarde (ensaio de boa-noite, variante de bom-dia, que tudo o vasto dia em seus compartimentos nem sempre respirveis e todos habitados enfim). No me leias se buscas flamante novidade ou sopro de Cames. Aquilo que revelo e o mais que segue oculto em vtreos alapes so notcias humanas, simples estar-no-mundo, e brincos de palavra, um no-estar-estando, mas de tal jeito urdidos o jogo e a confisso que nem distingo eu mesmo o vivido e o inventado. Tudo vivido? Nada. Nada vivido? Tudo. A orelha pouco explica de cuidados terrenos: e a poesia mais rica um sinal de menos.

Carlos Drummond de Andrade. A vida passada a limpo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguillar, 1973. p. 293.

. 25 .

Final de ano e balano de leitura


O conjunto das atividades propostas pode desembocar numa ltima atividade (no ltimo bimestre, talvez), na qual se apresente, a toda a comunidade escolar, um Memorial de leitura da escola. Escrito num livro do tipo livro de ata, no qual foram registrados todos os depoimentos, esse livro poder ser orgulhosamente acrescentado ao acervo da biblioteca/sala de leitura da escola. Essa atividade pode constituir um belo encerramento para o ano letivo, combinada com a abertura de uma feira de livros, com uma palestra de algum escritor convidado ou com a discusso de um filme que tematize a leitura (veja sugestes no quadro), ou ainda com a exposio dos trabalhos que os alunos fizeram a propsito da leitura dos livros do acervo. Esse pode ser tambm o momento de apresentar um projeto para que, durante as frias, seja incentivada a leitura da comunidade, freqentando a escola e usufruindo dos livros.
Filmes que tematizam a leitura Brasileiros: Mulher fatal encontra homem ideal (Dir. Carla Camuratti, 1985); Central do Brasil (Dir. Walter Salles, 1988); Cruz e Sousa, o Poeta do Desterro (Dir. Sylvio Back, 1999); Babilnia 2000 (Dir. Eduardo Coutinho, 2000); O homem que copiava (Dir. Jorge Furtado, 2003). Estrangeiros: Nunca te vi, sempre te amei (84, Charing Cross Road; Dir: David Jones, 1986); O nome da rosa (The name of the rose; Dir. Jean Jacques Annaud, 1986); Sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society; Dir. Peter Weir, 1989); O carteiro e o poeta (Il postino; Dir. Michel Radford, 1995); Mens@gem para voc (Youve got mail; Dir. Nora Ephron, 1998); Histria sem fim (The neverending story; Dir. Wolfgang Petersen, 1984); A bela e a fera (Beauty and the Beast; Estdios Disney, Dir. Gary Trousdale e Kirk Wise, 1991).

Ativando a leitura na sala de aula


Todas as atividades de leitura at aqui sugeridas e discutidas so coletivas, e devem envolver a escola toda. So, por assim dizer,

. 26 .

de mbito institucional. Mas, para que esse projeto institucional de leitura escolar se concretize, a leitura precisa estar muito presente no dia-a-dia da sala de aula. S assim ler vai desempenhar papel cada vez mais importante na vida dos seus alunos. No s na vida escolar deles, mas tambm na vida deles fora da escola.

OBrien Productions/Corbis-Stock Photos

Como j vimos nas histrias de leitura, alunos que tm professores que gostam de ler de verdade e que acreditam na leitura tm mais chances de tambm gostar de ler. Como a me de Flvia, a professora de Paulo e o pai de Francisca, e como o pai e a vizinha de Sydnea ou os avs de Joo Paulo (veja relatos no Anexo 2), voc ser uma figura inesquecvel na histria de leitura de seus alunos. Inesquecvel porque essencial. Essencialssima, alis, como foram essenciais os adultos com os quais voc aprendeu a falar. Pois, sob certos pontos de vista, o gosto e a familiaridade com a leitura se desenvolvem de uma maneira parecida com a maneira pela qual uma criana aprende a falar a lngua de sua terra.

Fala e leitura: aquisies parecidas

Todos ns aprendemos a falar. E quase todos pudemos e podemos observar crianas aprendendo a falar. Aprender a falar

. 27 .

Catherine Ledner/Stone-Getty Images

a primeira, a mais fundamental e talvez mais bela aprendizagem social do ser humano. Aprendemos a falar ouvindo, deduzindo regras muito sofisticadas a partir da fala que nos cerca, levantando hipteses, reajustando-as de acordo com o retorno que temos de quem nos cerca. Ningum aprende a falar sozinho. Uma criana aprende a falar falando. Opapagaioumaavepalradora Isto , falando e ouvindo. Toda criana Opapagaioumaavepalradora Opapagaioumaavepalradora aprende a falar sua lngua sem dicionrios, sem gramticas, sem escola. Aprende a falar interagindo com outras pessoas que, falando com ela, fazem com que ela desenvolva sua capacidade inata de fala, aprendendo sua lngua materna. De forma parecida, quando vemos e ouvimos pessoas lendo, quando participamos de ambientes em que livros e leituras se fazem presentes, que nos tornamos leitores. Assim como, falando conosco em uma determinada lngua quando ramos pequenos, adultos e crianas mais velhas nos ensinaram a falar essa lngua, em situaes coletivas de leitura que nos tornamos leitores. Por isso preciso ler muito (e bem) com e para os alunos.

A leitura em voz alta


Extrado de A Treasury of Great Childrens Book Illustrators, de Susan E. Meyer

Quando lemos em voz alta para um grupo de pessoas uma classe, por exemplo somos (literalmente) porta-vozes do texto que estamos lendo. A responsabilidade de quem est lendo aumenta muito quando apenas essa pessoa dispe de uma cpia do texto. atravs da

. 28 .

voz dessa pessoa e exclusivamente atravs dela que cada um dos ouvintes tem contato com o texto. Observe, por exemplo, como a figura da contadora de histrias valorizada na tradio brasileira. O escritor Jos Lins do Rego, em seu livro de memrias Meus verdes anos, recorda a velha Totonha. A recordao liga-se a um perodo difcil da vida do menino, quando ele estava doente, acamado:
A velha Totonha amanhecera na casa grande. A Tia Naninha pediu para ela ficar comigo no quarto meio escuro. A velhinha valia para mim mais do que todos os vomitrios. Aos poucos as princesas e os prncipes, o rei e a rainha, as moas encantadas comeavam a viver no meio de todos ns. A voz macia da velhinha fazia andar um mundo de coisas extraordinrias (...) A velha Totonha trazia na memria os versos de Donana dos cabelos de ouro. A voz fanhosa repetia as estrofes. Era a histria de um marido que fora nas cruzadas arrebatar dos infiis a terra de Deus. (...) As cenas dos encontros eram vividas pela velha Totonha com todos os tons de voz.
Jos Lins do Rego, Meus verdes anos (Memrias). 2.ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1957. p. 196-8, apud Marisa Lajolo e Regina Zilberman, A formao da leitura no Brasil. So Paulo: tica, 1996. p. 215-6.

Quando lemos em voz alta, podemos por assim dizer dirigir as reaes dos ouvintes, fazendo, por exemplo, uma leitura mais dramtica ou mais irnica. E podemos tambm infelizmente matar o interesse pela leitura se fizermos uma leitura montona, gaguejada ou mecnica. Lendo bem com e para seus alunos, favorecer que eles aprendam a ler com desenvoltura. Quando se l com desenvoltura, quem ouve a leitura pode se envolver nas emoes e sentimentos que uma boa histria provoca. Ou pode entender direitinho tudo que um texto informativo traz. Ou pode posicionar-se em relao aos valores (ticos, morais, polticos, religiosos...) que o texto apresenta.

. 29 .

As muitas maneiras de ler e de fazer gostar de ler

Antes de planejar atividades de leitura para seus alunos, lembre-se de como voc l. Recorde sua histria de leitura. Evoque a maneira como voc se iniciou na leitura, e como l hoje. Vivemos todos lendo diferentes tipos de textos, lendo em diferentes situaes, lendo com diferentes finalidades. Lemos de maneira diferente um catlogo de editora, um livro didtico, um ofcio da Superviso Regional de Ensino. Lemos de maneira diferente um jornal dirio, um livro religioso, uma revista semanal ou um romance. Mais ainda: ao ler um jornal, lemos de maneira diversa o editorial, os classificados, e a notcia de um descarrilamento de trem muito alm do fim-do-mundo.

Quanto a livros, lemos diferentemente um romance, um livro de auto-ajuda, a biografia de algum que admiramos muito... E lemos tambm de outra maneira um manual de instrues para instalar um DVD. Observe como lemos tambm de maneiras diferentes a prova de um aluno e o bilhete da me de outro aluno; ou uma bula de remdio, uma letra de msica de que gostamos, um verbete de dicionrio... Ou seja: sua prpria experincia lhe mostra que nin-

. 30 .

gum l tudo do mesmo jeito. Alis, como livro que a gente l? j vimos, os textos nem sempre se parecem uns com os outros: alguns tm letras grandes, outros, pequenas; alguns tm linhas e frases curtas, outros, frases e linhas longas. por causa dessas diferenas que cada tipo de texto exige comportamentos diferentes do leitor. Alguns podem ser lidos por alto, enquanto se faz outra coisa; outros pedem mais ateno. Alguns textos so compreensveis j numa primeira leitura, enquanto outros pedem mais esforo e leituras repetidas. Como leitores experientes aprendemos e aprendemos quase sem prestar ateno a reconhecer diferentes tipos de texto e a ajustar nossa leitura a eles. Prestando ateno a como, na vida diria, voc lida com diferentes situaes de leitura, voc vai conseguir monitorar melhor a forma pela qual seus alunos lidam com diferentes tipos de texto.

U... Livro no tudo

A leitura na sua classe, com seus alunos


Lembre-se sempre de que o projeto desenvolver a leitura: desenvolver o gosto pela leitura e a competncia nela. Assim, recortar papel, contar histria, desenhar, fazer teatrinho e atividades similares no tm um fim em si mesmas: so atividades-meio, instrumentos para desenvolver a leitura.

Laerte

. 31 .

O tempo da leitura

Estabelea um horrio semanal de leitura. No menos do que duas vezes por semana voc deve ter um tempo de aula reservado para leitura, em classe, dos seus alunos, com eles e/ou para eles. O tempo dessas atividades de leitura no deve ser menos de trinta minutos, ou no dar para ler um trecho significativo, nem para desenvolver uma atividade com comeo, meio e fim. Essa atividade de leitura no deve ser realizada imediatamente antes do recreio nem deve ser a ltima atividade do dia. Afinal, ningum quer que os alunos leiam olhando para o relgio, doidos para largar o livro e sair da classe...

O espao da leitura

A organizao do espao da classe importante para o sucesso das atividades de leitura. Vale a pena tentar estabelecer um clima de informalidade para essas atividades. Como ser que d mais certo? Mantendo as carteiras na posio de sempre, ou afastando-as para fazer uma roda? Ou ser melhor deixar os alunos sentarem no cho? Converse com a classe e decida.

Professor l em voz alta

Leia para seus alunos. Lendo com e para seus alunos voc estar dando a eles um modelo de leitura oral. Esse modelo precisa ser timo. Saber ler em pblico, mantendo a ateno dos ouvintes e tornando-os receptivos ao que esto ouvindo fundamental.

Museu de Arte Moderna, Nova York

. 32 .

Ler no faz mal Se achar necessrio, ensaie sua leitupara a garganta? ra. Para que se entenda o que algum l, necessrio que quem l leia bem. necessrio que a leitura no seja corrida, no engolir palavras, no tropear nem gaguejar. Que a leitura no seja feita mecanicamente. Prosa ou poesia, preciso caprichar na entonao: respeitar pausas (pontos, vrgulas), pontos de interrogao, pontos de exclamao e reticncias. Afinal, pela voz do leitor que os ouvintes vo ler o texto! Crianas at dez ou doze anos gostam muito de ouvir histrias. Mas, alm de contar histrias, leia histrias para elas. Escolha um livro do acervo. Anuncie que vai l-lo. Mostre a capa. Pergunte que histria eles acham que aquele ttulo anuncia. Quando estiver lendo, interrompa de vez em quando a leitura e pergunte o que eles acham que vai acontecer. Pea sempre que os alunos comentem o que ouviram ler. Comentar a leitura uma boa forma de incentivar o leitor a fazer sentido do que l ou do que ouve ler. Ler e ouvir entendendo ensina que leitura no mera sucesso de sons ou de letras. Uma boa idia gravar algumas de suas leituras. A gravao vai ajudar voc a aprimorar seu modo de ler, e de troco ainda pode constituir um banco de leituras que circule pela escola.

. 33 .

Alunos lem em voz alta

Depois de vrias sesses em que voc foi o leitor para a classe, proponha que os alunos sejam os leitores. Incentive que todos sejam leitores pelo menos uma vez por bimestre. Marque com antecedncia quem vai ler, quando e o qu. Ensine aos alunos que, pelo menos no comeo, para ler bem preciso treinar: s um leitor maduro consegue ler, com desenvoltura, um texto com que est tendo contato apenas na hora da leitura. A classe tambm precisa aprender a ouvir. Tolerncia e respeito pelo prximo tambm se aprendem com a leitura. Livre da tarefa da leitura, voc poder gerenciar melhor as necessrias atitudes de disciplina e respeito em situao de leitura coletiva.

Alternando modos de leitura


Iara Venanzi/Kino Paul Simcock/Iconica-Getty Images Britt Erlanson/The Image Bank Getty-Images

Como j vimos, h vrios modos de ler. E a escola precisa familiarizar os alunos com todos eles. Alterne a leitura oral coletiva (um aluno l para toda a classe), com leitura em duplas (um aluno l para outro) e em grupos (um aluno l para alguns colegas). Proponha tambm atividades de leitura solitria, individual. Lembre-se, porm, de que a leitura individual, silenciosa, ao mesmo tempo que permite que cada leitor leia no seu ritmo, tambm pode favorecer a distrao e o conseqente abandono da leitura. Preste ateno a isso, e garanta que todos efetivamente leiam.

. 34 .

Lendo e escrevendo o que se l

Organize com os alunos mais velhos atividades nas quais a classe tenha que tomar notas dos pontos principais de um texto que esteja sendo lido em voz alta.

Proponha que os alunos comuniquem a algum que no ouviu a leitura do texto as informaes nele contidas. Ou que recontem uma histria que ouviram ler para algum que no ouviu a leitura. Tomar notas fundamental para que o relato seja o mais fiel possvel: preciso no esquecer nenhum item e manter a seqncia deles. A atividade se torna verossmil se metade da classe sair da sala e, ao retornar, contar exclusivamente com a informao dos colegas para inteirar-se do que foi lido. Essa uma atividade muito adequada para ser desenvolvida em duplas. Aprender a tomar notas do que se ouve utilssimo em diversas ocasies dentro e fora da escola.

Documentando a leitura

Assim como foi feito (e pode-se continuar fazendo ao longo de todo o ano...) com a histria de leitura dos educadores, todas as atividades desenvolvidas com seus alunos podem e devem ser

. 35 .

documentadas. Essa documentao inclui o registro de opinies dos alunos sobre os livros lidos, a reproduo de trechos de livros considerados significativos pelos alunos, cartas enviadas pelos alunos a escritores e eventuais respostas, fotografias da classe lendo, histrias com os finais re-escritos pelos alunos, textos produzidos por eles a partir de leituras etc. Jornaizinhos, murais, quadros de avisos podem ser fontes de informaes e documentao da leitura que ocorre na escola. Esse material representa um Memorial da Leitura da Classe. E soma-se a todos os outros memoriais Caderno de recordaes de Nise Terezinha C. Martins, da dcada de 1930 construdos pela escola.
Cortesia do CEDAE/IEL/UNICAMP

(do acervo do CEDAE/Unicamp).

Livros e leitores na escola foram felizes para sempre...


O conjunto de documentos dos alunos, dos educadores e da comunidade registrando o trabalho de leitura desenvolvido ao longo do ano escolar muito importante. fundamental para avaliar o que j foi feito e planejar realisticamente a continuidade do trabalho no prximo ano letivo. importante para todos, inclusive para voc. Alis, sobretudo para voc. a histria de seu trabalho. De sua participao na histria de leitura de seus alunos, de sua escola, de sua comunidade. No final desse processo, medite um pouco sobre a pergunta que deu nome a este trabalho... Voc continua achando que seus alunos no gostam de ler?

. 36 .

Bibliografia

CUNHA, Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prtica. So Paulo: tica, 1999.
P

Trata-se de um livro que alia reflexo terica sobre o gnero literatura

infantil ao relato de experincias voltadas para a formao de leitores.

LAJOLO, M. e ZILBERMAN, R. A formao da leitura no Brasil. So Paulo: tica, 1999.


P

Trata-se de um livro que discute as prticas de leitura vigentes no Brasil

em diferentes pocas e sua articulao com a literatura e com a escola.

________________________. Literatura infantil brasileira: histria e histrias. So Paulo: tica, 1999.


P

Trata-se de um livro que estuda o percurso cumprido pela literatura infan-

til brasileira desde seu surgimento, ainda no sculo XIX, at os anos setenta do sculo XX. A produo literria posterior a essa poca pode ser estudada no livro de Regina Zilberman, Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva.

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infncia e leitura. So Paulo: Summus, 1990.

. 37 .

Trata-se de um livro que estuda as relaes da literatura infantil com dife-

rentes espaos sociais brasileiros.

REZENDE, Vnia. Literatura infantil e juvenil: vivncias de leituras e expresso criadora. So Paulo: Saraiva.
P

Trata-se de um livro que relata uma srie de experincias bem-sucedidas,

desenvolvidas em sala de aula, que articulam leitura literria e produo de texto.

SERRA, Elizabeth dAngelo. Trinta anos de literatura para crianas e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
P

Trata-se de um panorama bastante amplo da produo mais recente da

literatura infantil brasileira.

Sites que discutem leitura e entidades que apiam projetos de leitura www.acaoeducativa.org www.snel.org.br www.alb.com.br www.amigodolivro.com.br www.abrelivros.org.br www.autoriaecia.com.br www.cbl.org.br www.bibvirt.futuro.usp.br www.cenpec.org.br www.capitu.com www.crmariocovas.sp.gov.br www.docedeletra.com.br www.expedicaovagalume.org.br www.educarede.org.br www.fde.sp.gov.br www.inep.gov.br www.fnlij.org.br www.brasilleitor.org.br www.itaucultural.org.br www.leiabrasil.org.br www.uff.br/facedu/prog.htm www.cultura.gov.br/progs/proler/proler.htm

. 38 .

Anexo 1
Roteiro para uma histria de leitura
1. Qual sua mais antiga lembrana de leitura? - lugar (interior ou exterior de prdio); - postura fsica (no colo, sentado, deitado, em p); - material de leitura (livro, revista; autor; tamanho; memria visual); - razo da leitura (lazer, orao, dever de escola, curiosidade independente); - outras pessoas presentes e envolvidas na situao (familiar adulto, familiar infantil, colega, professor, desconhecido). 2. Cite entre trs e cinco livros timos (os melhores!) que leu em sua vida. 3. Cite entre trs e cinco livros muito ruins (os piores!) que teve que ler em sua vida. (Que situao tornou a leitura obrigatria?) 4. Seus professores davam a impresso de gostarem de ler? 5. Que livros eles indicavam? E que livros contra-indicavam? 6. Que atividades de leitura eles propunham?

. 39 .

Anexo 2
HISTRIAS DE LEITURA

1.
Eu nasci aqui no mato Vivi sempre a trabai, Neste meu pobre recato, Eu no pude estud. No verd de minha idade S tive a felicidade De d um pequeno ensaio In dois livro do iscrit, O famoso profess Filisberto de Carvaio. No primeiro livro havia Belas figuras na capa, E no comeo se lia: A p, o dedo do Papa, Papa, pia, dedo, dado, Pua, o pote de melado, Da-me o dado, a fera m E tantas coisas bonita Qui o meu corao parpita Quando eu pego a rescord.
Patativa do Assar (nome que imortalizou Antnio Gonalves da Silva), poeta e cantador cearense (1909-2002).

2.
Meu pai tinha uma Bblia que ganhou na Igreja. Todo dia, bem cedinho, acordava a gente, abria a Bblia ao acaso e lia pra gente o pedao em que caa. Dizia pra gente decorar, porque o que estava escrito ali ajudava a gente a viver aquele dia. Eu queria muito aprender a ler para

. 40 .

poder ler aquele livro que ensinava a viver. Meu pai morreu antes de eu ir para a escola. Mas quando aprendi a ler fui pegar a Bblia que ningum mais lia e tentei ler como meu pai. Era superdifcil. Meus irmos riam de mim. Eu no entendia, tinha um monte de palavras difceis. Mas eu ia lendo. A uma vizinha me mostrou o Livro dos Provrbios e os Evangelhos. A a leitura foi ficando mais fcil. Os provrbios eram mais curtos, e os Evangelhos tinham histrias do tempo de Jesus. Eu j conhecia algumas dessas histrias. Depois parei de ler a Bblia. Mas foi ela que me ensinou a ler.
Sydnea Meyer

3.
De escola, sou semi-alfabetizado. J entrei atrasado, com oito anos e meio, e s fiz o primeiro ano. Nem isso. Fui expulso no stimo ms por discutir como se escrevia laranja. Primeiro eles me ensinaram que o g e o j tinham o mesmo valor; depois, quando escrevi laranga, me deram uma nota que eu no pude aceitar. Discuti.
Entrevista de Carlinhos Brown revista Repblica, apud Maria Luiza Abaurre e Marcela Nogueira Pontara. Portugus. So Paulo: Moderna. p. 14.

4.
No gosto de ler. Tenho preguia. Leio muito devagar porque quando eu era pequeno tinha um problema de viso, que s foi descoberto muito tarde. At hoje no consigo ler rpido. Perco muito tempo. Prefiro assistir televiso a ler ou que algum me faa um resumo do que ler um livro.
Luciano Falco, 23 anos, microempresrio. In Saber: revista do livro universitrio. Ano I, n. 3, jul./ago. 2001. p. 11.

5.
Nunca li um livro inteiro. Prefiro ver TV. No tenho pacincia, acho muito chato. Quando algum livro me interessa muito, eu comeo a ler, mas perco a pacincia e pulo para o final. Mesmo sem entender muita

. 41 .

coisa, gosto de saber se acabou com final feliz. Os meus filhos so a mesma coisa. Eu no entendo como que uma pessoa tem pacincia de ler um bicho desse inteirinho.
Maria do Socorro Silva, 43 anos, camareira. Cursou at a 7 srie. In Saber: revista do livro universitrio. Ano I, n. 3, jul./ago. 2001. p. 11.

6.
Comecei minha vida como hei de acab-la, sem dvida: no meio dos livros. No escritrio de meu av, havia-os por toda parte; era proibido espan-los exceto uma vez por ano antes do reincio das aulas em outubro. (...) meu av to canhestro, habitualmente, que minha me lhe abotoava as luvas manejava esses objetos culturais com destreza de oficiante. Eu o vi milhares de vezes levantar-se com um ar ausente, contornar a mesa, atravessar o aposento com duas pernadas, apanhar um volume sem hesitar, sem se dar o tempo de escolher, folhe-lo, enquanto voltava poltrona com um movimento combinado do polegar e do ndice, e depois, to logo sentado, abri-lo com um golpe seco na pgina certa, fazendo-o estalar como um sapato. (...) No quarto de minha av os livros ficavam deitados; tomava-os de emprstimo a uma biblioteca circulante e nunca cheguei a ver mais do que dois ao mesmo tempo. (...) aps escolher um deles, instalava-se perto da janela, sua bergre de orelheiras, punha os culos, suspirava de ventura e lassitude, baixava as plpebras com um fino sorriso voluptuoso que vim a encontrar depois nos lbios da Gioconda (...)
J. P. Sartre

7.
Eu estava com sete anos e acompanhava a minha me por todos os lados. Eu tinha um medo de ficar sozinha. Como se estivesse alguma coisa escondida neste mundo para assustar-me. Eu ainda mamava. Quando senti vontade de mamar comecei a chorar. Eu quero irme embora! Eu quero mamar! Eu quero irme embora!

. 42 .

A minha saudosa professora D. Lanita Salvina perguntou-me: Ento a senhora ainda mama? Eu gosto de mamar. As alunas sorriram. Ento a senhora no tem vergonha de mamar? No tenho! A senhorita est ficando mocinha e tem que aprender a ler e escrever, e no vai ter tempo disponvel para mamar, porque necessita preparar as lies. Eu gosto de ser obedecida! Estais ouvindo-me D. Carolina Maria de Jesus? Fiquei furiosa, e respondi com insolncia. O meu nome Bitita. No quero que troque o meu nome. O teu nome Carolina Maria de Jesus. Era a primeira vez que eu ouvia pronunciar o meu nome. Que tristeza que senti. Eu no quero esse nome, vou troc-lo por outro. A professora deu-me umas reguadas nas pernas, parei de chorar. Quando cheguei na minha casa tive nojo de mamar na minha me. Compreendi que eu ainda mamava porque era ignorante, ingnua e a escola esclareceu-me um pouco.
Carolina Maria de Jesus, Meu estranho dirio. p. 173-174.

8.
No gosto de ler livros. Gibi mais emocionante. Livro? Gibi mais emocionante e barato. Desde dez anos leio gibis. Compro de trs a quatro revistas por ms e s no compro mais porque muito caro. Vou gibiteca de duas a trs vezes por semana. O tipo que mais gosto o que tem histrias de heris, como o Fantasma.
Cludio Diniz de Oliveira Pereira da Silva, 28 anos, 8 srie completa. In Saber: revista do livro universitrio. Ano I, n 3, jul./ago. 2001. p. 11.

9.
Eu morava na infncia numa fazenda na atual cidade de So Joaquim da Barra, naquela poca s So Joaquim. (...); ento minha vida aos seis, sete anos era junto com meus irmos e dois cachorros. Ns brin-

. 43 .

cvamos entre ns com pouco contato com as outras coisas. Mas a j havia um certo nmero de livros que eu no sei dizer de onde que vieram, as livrarias em que foram comprados: pertenciam minha famlia. Minha me havia morrido, meu pai morava em So Paulo, ele era mdico, e eu vivia com meus avs paternos e tambm no comeo com duas tias que ainda no haviam casado, depois se casaram... Ento eu herdei um pouco dos livros da famlia, livros que talvez tivessem sido das minhas tias... Eu sei que havia livros de contos infantis, livros muito comuns naquela poca, que eram Histrias da Carochinha e Histrias da Baratinha. (...) Essas histrias a gente ouvia freqentemente tambm atravs de pajens, de empregadas. Esse foi, assim, meu primeiro contato com literatura de fico infantil. Eu ficava muito impressionado sobretudo com alguns contos; por exemplo, um conto que eu sei que tradicional, de uma madrasta que mata a sua enteada, enterra e, depois, pelos cabelos, a menina, quando a madrasta passa, ela canta alguma coisa. Outra histria que tambm ficou muito gravada a histria de Genoveva de Brabant. Esta se passa na Europa e a mulher tambm vtima de uma mentira; o marido dela vai batalhar longe, nas cruzadas decerto; ela fica sozinha com o filho e inventam que ela teve um caso com outra pessoa, que o filho no do marido... Ento, quando ele volta, ela desterrada para a floresta juntamente com o filho; os dois ficam abandonados l... Eu acho que essas duas histrias me impressionaram muito porque tm um ponto em comum: sempre ou a mulher ou a criana ou ambos so vtimas de injustias e injustias contra os mais fracos que no podem se defender, mas no fim a verdade vem tona em ambos os casos e a se faz justia. Mas antes de ocorrer a justia, se sofria bastante, ouvindo essas histrias. (...) interessante porque naquela poca... Hoje em dia as pessoas fazem questo de no contar coisas muito impressionantes para crianas. Naquela poca no havia isso; ns ouvamos coisas meio terrificantes; as histrias da carochinha tinham freqentemente esse carter, inclusive, sobrenatural.
Dcio de Almeida Prado. Depoimento cedido em 2 de novembro de 1998 a Luciana Gama: Projeto Livrarias, Livreiros e Guardies.

. 44 .

10.
O meu pblico o pessoal da favela, um presente pra eles, uma vingana at. Nunca vi em nenhuma livraria nenhum livro que tivesse a minha cara, a cara deles. Sei que o cara daqui vai ler o livro tomando caf gelado, assim como eu escrevi o livro tomando caf gelado. de irmo para irmo, de mano pra mano. Eu ando com um livro pela rua, o cara vem e diz: Ih, o maluco virou bblia (crente). Ou ento fala: O cara to burro que depois de todo esse tempo na escola [ele completou o 2 grau] ainda est estudando. Minha vontade acabar com esse preconceito, pegar o cara que nunca leu um livro e mostrar que pode ser bom, melhor do que o bar e a conversa do pastor.
Depoimento de Ferrz, autor de Capo Pecado.

. 45 .

Anexo III
PEQUENA ANTOLOGIA
Todos os textos literrios includos neste Anexo so de domnio pblico, isto , sua reproduo permitida por lei. A Lei de Direitos Autorais vigente no Brasil estabelece que, de modo geral, aps 70 anos da morte de um autor suas obras passam a domnio pblico, isto , nem seus editores nem seus herdeiros podem embargar sua reproduo.

Questo brocardo Pife, pufe, pafe, pefe pafe, pefe, pife, pufe A cacholeta no chefe Pife, pufe, pafe, pefe Estoure como um tabefe E o ventre de raiva entufe Pife, pufe, pafe, pefe Pafe, pefe, pife, pufe!
Cruz e Souza. O livro derradeiro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. p. 338.

.........................................
Canta, canta Coleirinho, Canta, canta, o mal quebranta; Canta, afoga mgoa tanta Nessa voz de dor partida; Chora, escravo na gaiola Terna esposa, o teu filhinho, Que, sem pai, no agreste ninho, L ficou sem ti, sem vida.
Luis Gama

. 46 .

Cantiga
Em um castelo doirado Dorme encantada donzela; Nasceu e vive dormindo Dorme tudo junto dela. Adormeceu-a sonhando Um feiticeiro condo, E dormem no seio dela As rosas do corao. Dorme a lmpada Argentina Defronte do leito seu: Noite a noite a lua triste Dorme plida no cu. Voam os sonhos errantes Do leito sob o dossel, E suspiram no alade As notas do menestrel. E no castelo, sozinha, Dorme encantada donzela: Nasceu e vive dormindo Dorme tudo junto dela. Dormem cheirosas abrindo As roseiras em boto, E dormem no seio dela As rosas do corao!

lvares de Azevedo. Obras completas de lvares de Azevedo. Homero Pires (org.). So Paulo: Nacional, 1942, 1 Tomo. p. 92-93.

.........................................
Sonhei que era um gatinho Sonhei que era um gatinho Miau!... miau!... Que ia por um caminho Miau!... miau!... Perseguindo um ratinho Miau!... miau!... E ao ver-me pertinho Miau!... miau!... Gemia o bichinho Que mau!... que mau!...
Correia Jnior. Barquinho de papel (poesias infantis), s/ed. 1961. p. 17.

. 47 .

tu Que s presidente Do Conselho Mu Nicipal, Se que tens Mu Lher e filhos Manda tapar os bu Racos da rua dos Junquilhos
Arthur de Azevedo, morador na Rua dos Junquilhos (Santa Thereza, RJ)

.........................................
O caroo Eu comi, ontem no almoo, a azeitona de uma empada; depois botei o caroo sobre a toalha engomada. Mas a mame logo nota e me ensina com carinho: O caroo no se bota sobre a toalha, meu benzinho. O que ela me diz eu ouo sempre, com toda a ateno e perguntei-lhe: o caroo, mame, onde boto, ento?
Bastos Tigre, apud Alade Lisboa de Oliveira, Zilah Frota e Marieta Leite. A poesia no curso primrio. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1939. p. 84.

Toda pessoa de linha, de educao e de trato, o osso, o caroo, a espinha pe num cantinho do prato. Eu depressa lhe respondo Com respeitoso carinho: Mas o meu prato redondo, Meu prato no tem cantinho...

.........................................

. 48 .

Presente de anos Diz mulher o Vicente Tu no achas, meu amor, Que hoje, anos do professor, Devemos dar-lhe um presente? Com certeza, ele to bom, Trata to bem o Juquinha... J era lembrana minha, Mandarmos, que do bom tom Que deve ser? Vamos, fala: Um bom livro, alguma jia, Aquele quadro de Goya, Um cachorrinho, uma bengala...? E discutem todo o almoo, Que presente deve ser E j de tanto escolher Vo formando um alvoroo. Juquinha, que escuta quieto, To tola e simples questo, Pra acabar a discusso, Apresenta este projeto: Nada de presentes finos. Dem cousa que mate a fome Que ele to pobre, que come Nas panelas dos meninos.
Olavo Bilac

.........................................
Prima pulga (Sergipe) Prima pulga est doente, Muquirana est parida, Meu compadre percevejo St de espinhela cada. Batata no tem caroo, Bananeira no tem n; Pai e me muito bom, Barriga cheia melhor.
Silvio Romero. Folclore brasileiro (1: Cantos populares do Brasil. Tomo II). Col. Documentos Brasileiros. Ed. anotada por Lus da Cmara Cascudo e ilustrada por Santa Rosa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1954. p. 431.

. 49 .

Velha anedota Tertuliano, frvolo peralta, Que foi um paspalho desde fedelho, Tipo incapaz de ouvir um bom conselho, Tipo que morto no faria falta; L um dia deixou de andar malta, E, indo casa do pai, honrado velho, A ss na sala, em frente de um espelho, A prpria imagem disse em voz bem alta: Tertuliano, s um rapaz formoso! s simptico, s rico, s talentoso! Que mais no mundo se te faz preciso? Penetrando na sala, o pai sisudo Que, por trs da cortina ouvira tudo, Severamente respondeu: Juzo.
Artur Azevedo

.........................................
Menina a la moda Ai, Maria! vem depressa, Desaperta este colete! Eu me sufoco... ai, j temo Estourar como um foguete! Nhanhanzinha est to bela! Mas, enfim, d tantos ais... Oh! espera! Estou bonita? Pois ento aperta mais.
Joaquim Manuel de Macedo, apud Eugenio Werneck, Antologia Brasileira. Francisco Alves, 23. ed., 1943. p. 459.

. 50 .

Quando me vires sem vida, Ah, no chores, no por mim, Deixa que o Caracara Deplore o meu triste fim. Quando me vires sem vida, Atira-me selva escura, Que o tatu h de apressar-se Em me dar a sepultura. Perfumada laranjeira, Linda assim dessa maneira, Sorrindo luz do arrebol, Toda em flores, branca toda, Parece a noiva do Sol Preparada para a boda. E esposa do Sol, que a adora, Com que cuidados divinos Curva elas os ramos, agora! E entre as folhas abrigados, Seus filhos, frutos dourados, Parecem sis pequeninos
Jlia Lopes Almeida e Afonso Lopes Almeida. A rvore. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1916. p. 140.

.........................................
Um rancho de sap Um rancho de sap. O sol declina. Num banco, uma cabea de repolho, Coa peneira no colo, nh Firmina Cata o feijo para botar de molho
Cornlio Pires, apud Macedo Dantas. Cornlio Pires: criao e riso. So Paulo: Duas cidades/Secretaria da Cultura, Cincia e Tecnologia. p. 72.

. 51 .

Minerva Navio Negreiro Agora sinh baranco Qoutro galo j canto, Sumc passa pra trazi Eu pra flente vou! Pois, sumc lisencioso Do serebio do tio, Acha bom, acha gossitoso Amburi a cravido ?!... Pringaceza redemtra Tem que d seu rhug, A princesa dictadra Mi Maria do tunda. Pai Manu imperand Mi Maria Peratrizi, O Duo ser dout E mana Eva baxatrizi. Victo, que fahapo Pode s inbaixand: Pedro tem consurhado E Jorge senhand! Pois, sumc licencioso Da famia do tio... Dirheitinho, abre zio Pra no lev bofeto?!

Dando cumplimento di ridi de maior, mand primi berrhio que sit crito ni quaqu com blma di nabio qui nosso transipot para tra di baranco, onde nosso ficou si cravo at 13 di Maio do 1888. Acaay-acay amollorum. Chuta di Zambezy, 3 di Marhio do anno di centenaio di Bassitia di 1889 Libredade Gungo Moquiche, zi crivinhand
Poema de Gungo Moquiche. Coleo Pedro Correia do Lago. Apud Em torno de Zumbi Navio Negreiro, Batuque no Quilombo. (Estao Cincia, USP, CNPq.)

.........................................
Quadra do Par, comprobativa de um perodo de justaposio do Portugus e do Tupi (coligida pelo Dr. Couto de Magalhes). Te mandei um passarinho Patu, mire, pup; Pintadinho de amarelo Iporanga ne iau.
Silvio Romero. Folclore brasileiro (1: Cantos populares do Brasil. Tomo II). Col. Documentos Brasileiros. Ed. anotada por Lus da Cmara Cascudo e ilustrada por Santa Rosa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1954. p. 539.

. 52 .

Nitio x potar cunhang Setuma sacai wa; Curumu ce mana mamane Bia sacai majau

Nitio x potar cunhang Sakiva-au wa: Curumu ce mouto-montoque Tiririca majau

Texto recolhido por Spix e Martius, por testemunho de pessoa familiarizada com a povoao dos Maus. Apud Joaquim Norberto de Sousa e Silva. Histria da Literatura brasileira e outros ensaios. Org., apres. e notas de Roberto Azelo. Fundao Biblioteca Nacional. Z Mrio Editor. Rio de Janeiro, 2002. p. 204-206. (O texto de Joaquim Norberto foi originalmente publicado na Revista Popular out./dez. 1859. Spix e Martius percorreram o Brasil entre 1817- 1820.)

.........................................
No quero mulher que tenha As pernas bastante finas, A medo que em mim se enrosquem Como feras viperinas. Tambm no quero que tenha O calo assaz comprido, Que em matos de tiririca Achar-me-ia perdido

Scha Mann rama curi Tejerru iaschi Aiqu Caracar- Serapir aramu curi Scha Mann rama curi Se nombre ca puterpi Aiqu Tatu memboca Se jutuma aam curi
Texto recolhido por Spix e Martius, e atribudo tradio Guaicuru

. 53 .

Cricri Cricri um gato pintado Mui cheio de valentia, Que por cima do telhado Costuma dormir de dia. Ontem, de manh cedinho, Vi Cricri lavando o rosto Com cuspe... Fiquei quietinho Para v-lo bem a gosto. Depois Cricri satisfeito Ps-se a miar muito alto, E foi parar no terreiro Por meio de um grande salto. Era um ratinho imprudente, Que do buraco sara E em que o meu gato valente Pusera de pronto a mira.

Presciliana Duarte Almeida. Pginas infantis. So Paulo: Typografia Brazil de Rothschild & Co., 1910. p. 35-36.

.........................................
Soneto de Natal Um homem, era aquela noite amiga, Noite crist, bero do Nazareno, Ao relembrar os dias de pequeno, E a viva dana e a lpida cantiga, Quis transportar ao verso doce e ameno As sensaes de sua idade antiga, Naquela mesma velha noite amiga, Noite crist, bero do Nazareno. Escolheu o soneto... A folha branca Pede-lhe inspirao; mas, frouxa e manca, A pena no acode ao gesto seu. E, em vo lutando contra o metro adverso, S lhe saiu este pequeno verso: Mudaria o Natal ou mudei eu.
Machado de Assis

. 54 .

Estrelas Singelas Luzeiros Fagueiros, Esplndidos orbes, que o mundo aclarais! Desertos e mares, florestas vivazes! Montanhas audazes que os cus topetais! Abismos Profundos Cavernas Externas! Extensos, Imensos Espaos Azuis! Altares e tronos, Humildes e sbios, soberbos em grandes! Dobrai-vos ao vulto sublime da cruz! S ela nos mostra da glria o caminho, S ela nos fala das leis de Jesus
Poesias completas de L.N. Fagundes Varela. Terceiro volume, org. e apurao de texto de Micio Tati e E. Carrera Guerra. So Paulo: Nacional, 1957. p. 333.

. 55 .

Linguagem e letramento e m fo c o

coleo "Linguagem e Letramento em Foco" compe-se de 10 livros, distribudos entre seis

diferentes reas. Esses 10 volumes foram especialmente desenvolvidos para os cursos do Cefiel Centro de Formao de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apoiado pela Rede Nacional de Formao Continuada de Professores (SEB / MEC).

As reas e os ttulos da coleo: Linguagem e educao infantil A criana na linguagem

Linguagem nas sries iniciais Meus alunos no gostam de ler... Preciso ensinar o letramento?

Lngua portuguesa Aprender a escrever (re)escrevendo Multilingismo O trabalho do crebro e da linguagem


Formao do professor indgena Lnguas indgenas precisam de escritores? O ndio, a leitura e a escrita

Letramento digital Letramento e tecnologia

Ensino de lnguas estrangeiras LEs no Brasil: histria e histrias

You might also like