You are on page 1of 47

BenneDen

O TESTE FINAL

2009
ITAPAJ-CEAR Masters Divinity Center

Copyrightdenisfrota Ficha Catalogrfica

----------------------------------------------------------------Frota, Denis (BenneDen) F961t O Teste Final - 1.ed. - Cear: Masters Divinity Center, 2009. 14x21cm, 48 pginas. ISBN 1 Doutrina 2. Estudo Bblico I - Frota, Denis CDD - 231

As citaes da Bblia neste livro foram extradas da Bblia 98 Freeware. Bblia Sagrada Gratuita 4.4 Software disponvel nos sites:

www.jesuslife.org - www.biblia.net - www.geniais.com


Contatos com o autor: E-mail: denisfrota@email.com http://www.benneden.org Fone: 85-3346-0048

Proibida a reproduo total ou parcial deste livro, para fins comerciais, sem expressa autorizao do autor. Reproduo livre para a evangelizao.

Dedicao

Ftima Rios, amada esposa, linda mulher, conselheira eficaz. . Denis Muller, filho amado, herdeiro aprovado, amigo fiel. Isaias & Eneida, pais queridos, educadores incansveis, socorro presente. Robert A. Clark (in memorian), mestre pastor, exemplo de vida, homem santo. Adelson Ferreira, pastor amado, amigo inesquecvel, pai na f.

Sumrio

Dedicao Sumrio

05 07

PRIMEIRA PARTE
Medida Espiritual O Teste Final 11 15

SEGUNDA PARTE
Um Sim Para a Eternidade O Que Fazer Para Ser Salvo Faa a Maior Deciso de Sua Vida Eplogo 31 37 43 45

Captulo 1

Medida Espiritual

Todos ns realizamos testes a vida inteira: provas escolares, concursos, entrevistas para um emprego, etc. H testes para avaliar nosso peso, presso sangunea, condicionamento fsico e psicolgico. Porm, o que nem todos sabem que existe um Teste que todos faro um dia. Ser o Teste Final. que Deus estabeleceu um dia em que julgar todos os homens. A Bblia diz que:
porquanto determinou um dia em que com justia h de julgar o mundo, por meio do varo que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. At 17:31 E vi os mortos, grandes e pequenos, em p diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12

O Dia do Julgamento ser o dia do resultado final do Teste de Deus. Condenao ou Salvao?

Sistema de Avaliao
Todo teste requer um padro de avaliao. Isto se aplica tambm medida de nossa condio espiritual. A conduta, a atitude, o pensamento, a ao, e a reao de cada ser humano, s podem ser medidos luz de um padro estabelecido e aceitvel.

Sem o estabelecimento de um padro confivel, todos os critrios mundiais de comportamento estariam sujeitos s incertezas e ao fracasso. preciso um medidor universal para a conduta humana, isento de variaes e falhas. A Bblia o padro de Deus para o homem. As Escrituras Sagradas se apresentam como o nico padro certo capaz de avaliar a situao espiritual do homem em todas as pocas e em todas as culturas. Por este padro o indivduo pode ser avaliado, analisado, e desse modo ser julgado. Sem os Mandamentos de Deus todos os princpios humanos tornam-se condicionais, instveis e sujeito a mudanas. A importncia da Lei de Deus no diminui atravs dos sculos. Pelo contrrio, quanto mais a vida se complica com as opinies humanas contraditrias sobre o que certo ou errado, mais o homem necessita da orientao dos Mandamentos de Deus. Ningum pode escapar da realidade das exigncias da vontade de Deus expressa em seus mandamentos. A violao dos mandamentos de Deus leva degenerao espiritual e fsica, escravido, doenas, sofrimento e finalmente condenao eterna. Reflexo
Se hoje fosse o Dia do seu julgamento, o Teste Final de Deus, voc seria condenado ou salvo? Como voc est hoje diante de Deus? Tem cumprido os Mandamentos da Lei de Deus todos os dias de sua vida?

Voc est pronto para enfrentar o Grande Julgamento, o Juzo Final?

Fazendo o Teste Para que voc tenha uma viso maior de sua atual condio espiritual, convidamos voc a realizar uma prvia do Teste Final, com base nos Mandamentos de Deus. O Teste Final no revela seu condicionamento intelectual ou emocional. Seu objetivo avaliar a sua condio espiritual diante de Deus para que voc tome as devidas providncias. Trata-se de um teste confidencial, pessoal e intransfervel. Voc dever faz-lo a ss, preferencialmente num lugar calmo. Leia, reflita e seja o mais sincero possvel em suas respostas. No trmino do Teste voc mesmo far uma avaliao de sua atual condio espiritual. Vamos comear?

Captulo 2

O Teste Final
1. No ters outros deuses alm de mim. O primeiro mandamento Este mandamento ocupa lugar predominante entre os outros. Ele dirige o olhar espiritual do homem para Deus e lhe diz: Que o Senhor seja o primeiro objetivo dos teus pensamentos e aspiraes. Mas, o homem por natureza no
tem um supremo amor a Deus.

O primeiro mandamento probe o negar, ou deixar de adorar ou glorificar ao verdadeiro Deus; e dar a qualquer outro a adorao e a glria que s a Ele so devidas. Sl 14.1; Rm 1.20-21, 25; Sl 8.11. Ele exige de ns o conhecer e reconhecer a Deus como o nico Deus verdadeiro, e nosso Deus; e como tal ador-lo. 1Cr 28.9; Dt 26.17; Sl 95.6-7. Teste 1

Deus diz que Ele deve ser o maior amor da nossa vida. Jesus disse que o nosso amor por Deus deve ser maior que o nosso amor para com os nossos pais, filhos e amigos. Voc sempre colocou Deus em primeiro lugar na sua vida?

Resposta 1: ( ) SIM

( ) NO

2. No fars para ti dolos.

O segundo mandamento O primeiro mandamento nos ensina a quem devemos adorar, o segundo (xodo 20:4-6) nos ensina como Deus deve ser adorado. Isto probe qualquer adio ou inveno por parte do homem na adorao ao Deus verdadeiro. O segundo mandamento destaca a compreenso teolgica de que Deus esprito e no se assemelha a nada, a ningum e a lugar algum, que totalmente livre para agir e se revelar. Deus esprito e no utiliza formas fixas ou convencionais para ser adorado. Este mandamento nos probe o fabricar ou reverenciar uma imagem como objeto de culto. O segundo mandamento probe o adorar a Deus por meio de imagens, ou de qualquer outra maneira no prescrita na Bblia. Rm 1.22-23; 2Rs 18.3-4.
Com este mandamento o Senhor probe a criao de dolos fsicos ou imaginrios servi-los, reverenci-los e render qualquer tipo de homenagens. Se voc considera uma pessoa, situao, bem ou objeto, algo to vital, que dedica todos os seus pensamentos, tempo e energias, voc tem um dolo. Qualquer coisa material ou temporal que se torna a mais importante para voc, transformase num falso deus.

Teste2 Voc j reverenciou uma imagem e se curvou diante dela? Voc criou um dolo que lhe servisse, com as mos ou com a sua mente? Resposta 2: ( ) SIM ( ) NO

3. No tomars em vo o nome do Senhor teu Deus

O terceiro mandamento

O primeiro mandamento nos ensina a quem devemos adorar, o segundo nos ensina como Deus deve ser adorado e o terceiro mandamento nos ensina sobre a reverncia a Deus na adorao. Este mandamento probe fazer uso inutilmente do nome de Deus; por exemplo: em escrnios, conversas fteis, piadas e brincadeiras. Este mandamento nos ensina a nossa responsabilidade de honrar a Deus. O homem quebra esta Lei quando utiliza os nomes, ttulos e atributos de Deus, ou ora, ou fala das coisas associadas ao Senhor por qualquer outra razo que no seja o desejo de honr-Lo. Isto pode ser feito da seguinte maneira:
A. No se deve falar das coisas divinas em vo ou sem propsito, muito menos ainda em piadas ou brincadeiras. B. No devemos falar, adorar, ou invocar o Senhor sem a devida reverncia. A majestade um atributo de Deus. A irreverncia tem sido uma caracterstica da adorao moderna. C. O nome de Deus nunca deve ser utilizado de forma v ou para amaldioar algum (Jeremias 23:10). H, no entanto, colocaes corretas e justas (Glatas 1:8; I Corntios 16:22). D. O nome de Deus no deve ser usado em juramentos desnecessrios, quando um simples 'sim' ou 'no' suficiente (Tiago 5:12). E. Como assustador pensarmos que algum pode ir to longe a ponto de blasfemar ou insultar Deus. H um tipo de blasfmia que imperdovel (Mateus 12:31-32).

Teste 3
As pessoas nem ao menos usam nome de Hitler ou Osama Bin Laden para xingar e voc usa o nome do Deus Todo-Poderoso? Voc j usou o nome do Senhor em vo? Resposta 3: ( ) SIM ( ) NO

4. Lembra-te de santificar o dia de Sbado

O quarto mandamento O primeiro mandamento nos ensina a quem devemos adorar, o segundo nos ensina como Deus deve ser adorado, o terceiro ensina sobre a reverncia a Deus na adorao e o quarto mandamento nos ensina sobre um dia dedicado a Deus para a adorao. Sbado significa descanso. O quarto mandamento exige que consagremos a Deus um tempo determinado em sua Palavra para ser um dia de santo descanso dedicado a Ele. Lv 19.30; Dt 5.12. O no cumprimento desta lei implica em duas transgresses. O mandamento diz especificamente: "trabalhe por seis dias." A primeira transgresso est na ociosidade e na preguia daqueles que no trabalham durante a semana. A segunda transgresso no dedicar um dia a Deus, mas roubar do SENHOR algo que pertence a Ele. Teste 4
Voc sempre foi um bom trabalhador, obediente e dedicado, que ganhou diariamente o po com o suor do rosto? Semanalmente reservou um dia completo para Deus? Permita-se perguntar ainda: quantas vezes voc falhou em baixar a sua cabea antes de sua refeio e agradecer a Deus pela comida que Ele tem te dado? Quantos milhares de vezes voc gulosamente se enfiou na comida sem agradecer ao seu Provedor? Resposta 4: ( ) SIM ( ) NO

5. Honrars a teu pai e a tua me

O quinto mandamento Ele exige a conservao da honra e do respeito, alm do desempenho dos deveres pertencentes a cada um em suas diferentes condies e relaes diante de nossos pais. Ef 6.1-3; Rm 13.1-2; 12.10.
Ao honrarmos os nossos pais estamos honrando a autoridade do Deus Todo-Poderoso, na medida que isto delegado ao homem. O quinto mandamento realmente trata a respeito da atitude do homem para com a autoridade outorgada por Deus. A mais antiga e bsica forma desta autoridade aquela manifestada atravs da paternidade.
Os Deveres Implcitos no Quinto Mandamento Respeito ! A falha em honrarmos os nossos pais uma afronta honra de Deus. Quando os pais em uma sociedade param de exigir e receber respeito, da mesma forma os professores, a polcia e outras autoridades tambm no sero respeitadas. A destruio da famlia leva um caos na sociedade. Obedincia ! Obedincia aos pais a forma mais bsica do governo humano. Obedincia aos pais tambm ensina a criana como se submeter a Deus. A primeira impresso de Deus deve vir da firmeza em amor que a criana recebe de seu pai humano. A criana que no ensinada a obedecer aos seus pais ter dificuldades para se submeter a Deus. Ateno s Instrues - Os bons pais no somente tm mais experincia do que seus filhos, como tambm tm o seu bem melhor em seus coraes. As crianas honram aos seus pais quando prestam ateno aos seus ensinamentos. Gratido!Basta pensarmos um pouco no amor e na responsabilidade que nossos pais tiveram para conosco. O mnimo que devemos fazer expressar a nossa gratido a eles, por tudo que fizeram em nosso benefcio. O cuidado para com os pais doentes, idosos e necessitados!

Teste 5 A Bblia nos diz que "rebelio como o pecado de feitiaria". (1 Samuel 15:23). Voc tem sempre tratado seus pais de uma maneira que seja agradvel a Deus?
Resposta 5: ( ) SIM ( ) NO

6. No matars.

O sexto mandamento Este mandamento exige todos os esforos lcitos para conservar a nossa vida e a dos nossos semelhantes. Sl 132.3-4; At 27.33-34; Rm 12.20-21; Lc 10.33-37. Ele probe o tirar a nossa prpria vida ou a do nosso prximo. At 16.28; Gn 9.6; Dt 24.6; Pv 24.11-12; 1Jo 3.15. O mais curioso que o assassinato comea no corao. Ns devemos evitar a amargura, a vingana, a inveja, ou o cime para com os outros. At mesmo a companhia dos homens violentos deve ser evitada (Provrbios 22:24). Quem ousa dizer que nunca guardou mgoas e sentiu o desejo de prejudicar algum

Teste 6

Alguma vez voc j chamou algum imbecil ou idiota? Jesus disse, "Quem est irritado com seu irmo, sem uma causa est em risco de julgamento" e "Quem diz, 'Seu idiota! Estar em perigo de fogo do inferno". Alm disso, a Bblia nos diz: "Quem odeia Seu irmo um assassino. Isso acontece porque Deus no simplesmente julga nossas aes; Ele conhece as intenes do corao. Voc j matou algum em seu corao?
Resposta 6: ( ) SIM ( ) NO

7. No adulterars.

O stimo mandamento Ele exige a conservao da nossa prpria santidade e pureza diante de nosso prximo e no corao. 1Ts 4.4; Ef 4.29; 5.11-12; 1Pe 3.2. O stimo mandamento probe todos os pensamentos, palavras e aes impuras. Mt 5.28; Ef 5.3-4. Com este mandamento Deus ordena que marido e mulher preservem fidelidade mtua, e aos solteiros, que sejam santos puros nos atos, palavras, pensamentos e desejos.
Os Caminhos da Impureza Sexual ! O Stimo Mandamento no somente probe o pecado do adultrio, mas aquilo que conduz para isso. Aqueles que desejam evitar o adultrio devem evitar os caminhos que conduzem a ele. A. Pensamentos impuros - Mateus 5:28 B. Olhar Impuro - Mateus 5:28 C. Falha em evitar situaes onde a tentao est presente. No devemos brincar com as tentaes. D. Flertes ! Muitos dos adultrios ocorrem quando um homem e uma mulher permitem que o flerte se desenvolva em paixo. E. Literatura e Entretenimento Imoral (Filipenses 4:8). F. Vestimenta sexualmente atrativa (I Timteo 2:8-10, Provrbios 7:10) ! G. Ms Companhias ! II Samuel 13:1-15

Teste 7
Jesus disse" Quem olha para uma mulher com luxria j cometeu adultrio com ela em seu corao. "Alguma vez voc olhou para algum com luxria? Resposta 7: ( ) SIM ( ) NO

8. No furtars

O oitavo mandamento Este mandamento probe tudo o que possa subtrair indevidamente a riqueza ou o direito do nosso prximo. Pv 28.19; 1Tm 5.8; Tg 5.1-4. O oitavo mandamento ensina o contentamento, o desapego s riquezas e o respeito ao patrimnio do prximo. Lc 3:14;1 Tm 6:6; 1 Tm 6:10. Tipos de Roubo H uma grande lista contendo as maneiras pelas quais o oitavo mandamento pode ser quebrado. Tratando-se de desonestidade, a esperteza do homem nesse assunto espantosa. A. Roubo, furto, assalto B. Pesos e medidas falsos C. Propaganda Enganosa D. Reteno de Salrios E. Preguia no Trabalho F. Falsificaes e fraudes G. No dizimar a Deus! Malaquias 3:8-10 Teste 8

Vocs j se apropriou indevidamente de alguma coisa, independentemente do seu valor? Em toda a sua vida, voc nunca pegou qualquer coisa que no lhe pertencia, mesmo que pequena?
Resposta 8: ( ) SIM ( ) NO

9. No dirs falso testemunho contra o teu prximo

O novo mandamento Este mandamento exige o testemunho verdadeiro. A conservao e a promoo da verdade entre os homens. Em outras palavras, no minta. Ef 4.25; 1Pe 3.16; At 25.10; 3Jo 12; Pv 14.5, 25; Mt 5.37. O nono mandamento probe tudo o que prejudicial verdade, ou injurioso, reputao do nosso prximo. Isto inclui o falso testemunho, fraude, engano, hipocrisia, falsas promessas e toda a forma de mentira. Cl 3.9; 2Co 8.20-21; Sl 15.3; 12.3. Nossas palavras podem prejudicar outras pessoas. Palavras tm ferido as pessoas mais do que armas de fogo. Perigo maior o homem que mente em nome de Deus utilizando-se de Sua Palavra. Deus odeia a mentira (Provrbios 12:22) e julgar toda palavra dita pelo homem (Mateus 12:36-37). A mentira sempre est envolvida em outros pecados. Ela o meio que o homem utiliza para se proteger da penalidade de seus pecados. Qual o homem que roubaria, cometeria adultrio ou assassinato sem que pensasse em mentir para escapar de uma punio pelos seus atos? Teste 9 Voc tem contado "mentirinhas" ultimamente, poupando o sentimento de algum por no dizer toda a verdade? Voc j caluniou, fez alguma fofoca ou deu alguma informao mentirosa de algum?
Resposta 9: ( ) SIM ( ) NO

10. No cobiars a casa de teu prximo

O dcimo mandamento Este mandamento exige o pleno contentamento com a nossa condio, bem como disposio caridosa para com o nosso prximo e tudo o que lhe pertence. Hb 13.5; 1Tm 6.6-10; Lv 19.18; 1Co 13.4-6. Esta Lei de Deus probe a inveja e todas as tendncias ou afeies desordenadas a alguma coisa que pertence ao nosso prximo. 1Co 10.10; Gl 5.26; Cl 3.5; 1Tm 6.6-10. Cobia querer exatamente as coisas que outros possuem privando, portanto, seu prximo de t-las. No pecado da cobia h cimes e inveja e as "coisas" cobiadas no precisam ser materiais. A cobia revela um corao que no ama ao seu prximo. O amor verdadeiramente aperfeioado se regozija quando outros so abenoados (II Joo 2). A cobia a essncia do egosmo e do amor prprio.

Teste 10 Voc j cobiou ou desejou ardentemente algo que pertencia a outra pessoa? Voc j sentiu uma pontada de cimes quando outros receberam honras e voc foi excludo?
Resposta 10: ( ) SIM ( ) NO

Antes de ter o resultado final de seu teste, confira mais uma vez suas respostas. Leia atentamente as questes, reflita sobre cada pergunta e veja se a sua resposta corresponde ao que exatamente diz a sua conscincia. ~~ ~~ ~~

Agora que voc conferiu suas respostas, totalize sua pontuao. Total de Respostas Sim _________ Total de Resposta No _________ Auto avaliao 1 Diante do resultado final de seu teste, como voc classificaria a si mesmo diante de Deus? Inocente Culpado

Avaliao de Deus Lembre-se de que o avaliador e Juiz do seu julgamento o Senhor Deus que, alm de outros atributos, Santo e Justo. Desobedecer um s de seus mandamentos significa: Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropear em um s ponto, tem-se tornado culpado de todos. Tiago 2:10
Pois todos ns somos como o imundo, e todas as nossas justias como trapo da imundcia; e todos ns murchamos como a folha, e as nossas iniqidades, como o vento, nos arrebatam. Is 64:6

Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus; Rm 3:23 O homem frequentemente se orgulha da sua prpria bondade por cumprir externamente alguns deveres morais. Mas, os Dez Mandamentos revelam o que Deus verdadeiramente exige. S Deus pode fazer leis que comprometem o corao humano (xodo 20:17), pois somente Ele conhece e pode julgar o corao. A lei de Deus conduz o homem a convico do pecado (Romanos 3:19-20). Os Seus mandamentos conduzem o homem a enxergar a sua culpa e a necessidade de um Salvador.
Baseado no padro de Deus estabelecido nos Dez Mandamentos, voc vai ser inocente ou culpado?

Com base nas suas prprias respostas e no critrio de Deus para o julgamento, se hoje fosse o seu Teste Final, voc seria? Inocente Culpado

Aos olhos de Deus (que santo, santo, santo), a melhor pessoa deste mundo no to boa assim, porque todos os dias quebra os Mandamentos da Lei de Deus. Agora pare e pense um pouco antes de responder: Se Hoje todos os homens fossem julgados pelos mandamentos de Deus, quantos seriam condenados? Se cada pessoa deste planeta fosse julgada pelos seus pensamentos, sentimentos, aes e omisses, quantas seriam condenadas? A Bblia nos diz que " destinado ao homem morrer uma vez, (e), aps isto, vem o julgamento (Hebreus 9:27). Voc ter

que encarar Deus no Dia do Julgamento. Os culpados sero condenados ao Inferno (lago de fogo, geena). A Bblia descreve inferno como um lugar de tormento eterno, consciente, em que "o verme nunca morre e o fogo nunca se apaga" (Mc 9:48), existe "prantos e ranger de dentes" (Lucas 13:28), "Castigo eterno" (Mateus 25:46)", vergonha e desprezo eterno (Dn 12:2). A Bblia tambm diz que uma coisa terrvel cair nas mos do Deus vivo. (Hb 10:31). Se voc acabou de confessar que violou os mandamentos de Deus, voc culpado e isto significa que Deus vai derramar a Sua ira sobre voc. Haver problemas e calamidades eternas para voc. Isto lhe incomoda? O que passa por sua cabea ao tomar conhecimento destes fatos? A maioria das pessoas pensa que o Juzo Final um absurdo e que este dia jamais vai acontecer. Ser que voc est no grupo da maioria, que so os que ridicularizam, ignoram ou desprezam este fato; ou voc aquele que pensa, pelo menos por alguns momentos, nesta possibilidade? Se voc um dos que reflete sobre isso, o que voc pretende dizer para Deus quando este dia chegar? Por isso perguntamos a voc: Isto lhe preocupa?

Sua Resposta: ( ) SIM

( ) No

No Se voc respondeu No, sentimos muito em saber disso. Vamos orar para que voc recobre o juzo. Se voc pensar melhor sobre isso e mudar de idia ou se aperceber que ser julgado e que est em falta com Deus, entre em contato conosco que iremos conversar um pouco mais. Mas, se voc insiste em dizer que no se preocupa com o seu destino eterno, lamentamos profundamente, mas terminamos nosso contato aqui. Sim Se a sua resposta foi Sim, temos algo muito importante a lhe dizer; uma extraordinria informao que poder mudar a sua vida e o destino eterno de sua alma. Leia atentamente a segunda parte deste livro.

Captulo 3

Um SIM Para a Eternidade


Um Sim Para a Eternidade

Se a sua resposta foi Sim, temos algo muito importante a lhe dizer que poder mudar a sua vida e o destino eterno de sua alma. Albert Einstein, o famoso fsico do Sculo XX, escreveu em 1948:
O nico verdadeiro problema de todos os tempos se acha no corao e nos pensamentos dos homens. No se trata de um problema fsico, mas de um problema moral. mais fcil modicar a composio do plutnio do que a do esprito mau de um indivduo. No o poder de exploso de uma bomba atmica que nos assusta, mas o poder da maldade do corao humano, sua fora explosiva para o mal.

Pecado no somente aquilo que se pratica de errado. A inteno de pecar j pecado. As intenes, os pensamentos e as atitudes ms, so pecados. Alm disso, as omisses de boas aes tambm sero julgadas no juzo final. Todo homem pecador por natureza. O pecado est na essncia moral da natureza humana. Temos uma natureza pecaminosa que nos inclina para o pecado. E o

salrio do pecado a morte, fsica e eterna. A nossa condio pecaminosa se descreve como uma separao eterna entre ns e Deus. Esta separao devida aos pecados de cada um. O profeta Isaas descreveu esta cena, dizendo:
Mas, as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua (Isaas 59.2).

A Lei de Deus, expressa em seus mandamentos, foi o instrumento implantado por Deus para:

1) Revelar a santidade de Deus 2) Mostrar que no somente Deus Santo, mas que seu povo seja santo. Sl 24:3-5 3) Expor a pecaminosidade do homem e sua incapacidade de cumprir a vontade de Deus com seus prprios esforos.

O homem pecador, apesar de todos esforos, no consegue guardar os mandamentos de Deus integralmente. Diante disso a Lei serve para mostrar ao prprio homem sua total incapacidade de conseguir a auto salvao. Rm 7:12;14. De modo que a lei santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Porque bem sabemos que a lei espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Rm 7:12;14

Todos que vivem debaixo do Sol sofrem de culpa, mas no querem admitir isso. Quem nos dera sentir que, na realidade, somos pecadores, falhos, negligentes e desobedientes a Deus. Quem nos dera ter conscincia que

pecamos por palavras, pensamentos, sentimentos, atos e omisses. Somos negligentes com nossa famlia, ingratos e rebeldes com nossos pais, insubmissos s autoridades, orgulhos, etc. A Bblia nos ensina que o homem no pode resolver por si mesmo o problema do pecado. No pode, por si mesmo, encontrar a soluo para a sua culpa. Sozinho, o homem no consegue alcanar a santidade nos padres de Deus e nem mesmo obter o perdo de seus pecados.
A Palavra de Deus declara que no h ningum que seja justo, nem um sequer: ... pois todos pecaram e carecem da glria de Deus Romanos 3.12,23.

Ento, como ser salvo? A lei expe e revela nossa incapacidade de atender s exigncias divinas, pois ela nos confronta com o padro moral e espiritual de Deus. Ela nos mostra a verdadeira maneira de ador-lO, estabelece as diretrizes segundo as quais devemos viver e regulamenta nossas relaes com nosso prximo. A Lei o fundamento que um dia nortear a sentena que receberemos quando nossa vida for julgada por Deus. Pela Lei, reconhecemos quem Deus e como ns devemos ser e nos comportar nesta vida. Mas existe uma coisa que a Lei no pode: ela no consegue nos salvar. A lei nos expe diante de Deus e mostra que somos pecadores culpados. Cada lei de Deus mostra a nossa necessidade de um Salvador. Deus, na sua infinita graa e misericrdia, no deixou o homem desamparado, marchando em direo a um destino cruel de perdio eterna. Ele providenciou um

salvador para o homem. Foi por isso que Jesus veio ao mundo: para fazer, a nosso favor, aquilo que ns no podemos fazer por ns mesmos atingir a salvao! Lembremos que Jesus disse: No penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; no vim para revogar, vim para cumprir (Mt 5.17). O Filho de Deus est afirmando que veio a este mundo para cumprir a Lei com todas as suas disposies, ordenanas e proibies. Ele realmente cumpriu todas elas, pelo que est escrito: ...o fim da lei Cristo (Rm 10.4). Ele conduziu a Lei ao seu final; ela est cumprida. Por que Ele o fez? Encontramos a resposta quando lemos o versculo inteiro: Porque o fim da lei Cristo, para justia de todo aquele que cr (Rm 10.4). Jesus cumpriu a Lei para todos, mas Sua obra eficaz apenas para todo aquele que cr. Segundo a Bblia, que tipo de f essa? a f que sabe... ...que pessoa alguma capaz de cumprir a Lei e que ningum consegue satisfazer as exigncias divinas. ... que para isso o Filho de Deus, Jesus Cristo, veio ao mundo, cumprindo as exigncias da Lei at nos mnimos detalhes. ...que Jesus Cristo tomou sobre Si, em meu lugar, o castigo da Lei, que a morte. (1) A Bblia nos declara que Jesus veio para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19.10). O pecador justificado unicamente pela graa de Deus, mediante a f em Jesus Cristo. A graa o favor divino que o homem no merece, mas que, em sua soberania e bondade, Deus quer lhe dar. Ningum salvo por bom comportamento. Ningum salvo por guardar os (1)(http://www.beth-shalom.com.br/artigos/lei.html)

mandamentos. A salvao uma obra de Deus, no do homem.


"Pela graa sois salvos, mediante a f; e isto (a salvao) no vem de vs, dom de Deus; no vem de obras, para que ningum se glorie".(Ef 2.8-9) "Mas se por graa, j no pelas obras; de outra maneira, a graa j no graa. Se, porm, pelas obras, j no mais graa; de outra maneira a obra j no obra." (Rm 11:6)

O pecador estende a mo vazia para receber de Deus a salvao. O pecador no tem nada a oferecer em troca de sua salvao. Est morto em seus delitos e pecados. Somente se dispe a receber o favor imerecido de Deus. Veja como isso funciona:
'H mais ou menos 2000 anos, o prprio Deus, assumiu a forma de um ser humano e veio a Terra. Ele curou milhares de enfermos, fez milagres extraordinrios e ressuscitou mortos, mas foi rejeitado pelos homens, brutalmente espancado e crucificado. Mel Gibson fez um filme chamado 'A Paixo de Cristo. Ele gastou US $ 30 milhes do seu prprio dinheiro para filmar as ltimas 12 horas da vida de Jesus.
Quando Jesus foi chicoteado, eles utilizaram um chicote de nove tiras de couro com vidro quebrado, cermica e unhas amarrados nele. Ele foi chicoteado pelo menos 39 vezes. Ray Comfort, evangelista norte americano, escreveu que muitas pessoas morreram por causa desse aoite, porque a pele, msculo e ligamentos ficavam to retalhados que seus rgos internos desciam pelas costas. Mas Jesus sobreviveu e, em seguida, foi pregado em uma cruz onde Ele morreu fazendo esforo para respirar. Jesus fez tudo isso porque a Bblia diz que no h perdo sem derramamento do sangue (Hb 9:22). Jesus derramou Seu prprio sangue para que os nossos pecados possam ser perdoados'. (veja com mais detalhes em www.livingwaters.com)

mais ou menos assim... Voc violou a Lei e Jesus pagou pela a sua transgresso. Do Sacrifcio de Carneiros Cruz de Cristo Nos dias do Antigo Testamento, quando as pessoas pecavam, tinham que oferecer um sacrifcio de um animal a Deus, para obterem o perdo de seus pecados. O sistema de leis e sacrifcios do Antigo Testamento serviu para enfatizar o fato de que precisamos de um Salvador. Um judeu piedoso rapidamente compreendia que no poderia acompanhar o ritmo do pecado que era bvio em sua vida, fazendo todos os sacrifcios necessrios! Ele no teria tempo nem dinheiro para ir a Jerusalm todas as vezes que era convencido em seu corao a respeito de um pecado em particular. Cedo ou tarde, ele faria apenas um grande "bolo" de todos os outros e confiava que Deus iria perdo-lo quando ele oferecesse um animal inocente em seu lugar. O perdo de Deus sempre foi pela graa e nunca foi verdadeiramente assegurado pelo sacrifcio de "touros e bodes." [Hebreus 10:4] Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (humanidade). Jo 1:29 No dia seguinte Joo viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. ~~ ~~ ~~

Desde j, saiba que, naquele dia, o Dia do Teste Final, somente um fato vai importar: Ter Cristo como Salvador e Senhor de sua vida.

Captulo 4

O Que Fazer Para Ser Salvo?


A grande questo o que fazer para se ter acesso salvao? Deus exige que todos os homens em lugares se arrependam (At 17:30). todos os

Mas Deus... manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam. Para arrepender-se voc tem que parar o que est fazendo de errado e reconhecer que isto desagrada a Deus e quebra os seus mandamentos. Atravs do arrependimento voc se afasta de seus pecados e se aproxima de Deus. Confesse seus pecados e coloque a sua confiana em Deus. Arrependimento Verdadeiro No basta simplesmente dizer que acredita em Deus, porque os demnios acreditam e temem a Deus, mas no se arrependem (Tg 2:19). O pecador precisa arrepender-se verdadeiramente, de uma vida distante de Deus, fora dos padres de Deus. Arrepender-se dos pecados praticados, das ofensas, injrias, transgresses, iniquidades em pensamento, palavras, sentimentos, atos e omisses. Arrependimento verdadeiro comea com a profunda

conscincia do pecado. Depois vem a tristeza pelo pecado praticado e o desejo de mudana de atitude. Arrependimento : Reconhecimento do erro Tristeza e vergonha pelo erro Mudana de atitude

O arrependimento aceitvel por Deus implica em total envolvimento com a nossa f no sacrifcio de Jesus Cristo. Arrepender-se e colocar sua confiana no nico que pode lhe salvar, Jesus Cristo.
(GL 2:16) "Sabendo que o homem no justificado pelas obras da lei, mas pela f em Jesus Cristo, temos tambm crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela f em Cristo, e no pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne ser justificada." (RM 5:9) "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (RM 3:24) "Sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Cristo Jesus."

F em Jesus No existe salvao sem a f em Jesus Cristo. F no sacrifcio de Jesus na cruz, em sua morte substitutiva. preciso crer na graa de Deus, na Sua capacidade em perdoar e aceitar o pecador arrependido. Em Hebreus 11.1,2, lemos que a f como um firme fundamento das coisas esperadas de Deus e a prova das coisas espirituais. F o elemento espiritual que nos permite entrar em sintonia espiritual com Deus; unio

ntima e espiritual do homem com Deus. A f bblica diferente de crendice e superstio. Crendices e supersties so repassadas por tradies, cultura popular, folclore, etc. Elas geram medo religioso, escravizam espiritualmente o homem s religies e no salvam ningum. A f bblica diferente de mero assentimento mental. No basta crer intelectualmente na existncia de Deus e querer acertar a vida por conta prpria. No basta ter uma vida religiosa. F algo espiritual gerado pela Palavra de Deus. Logo a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Rm 10:17. Somente a Palavra de Deus capaz de gerar f no esprito do homem. Ela muito mais do que uma forte emoo ou entendimento intelectual. As emoes so passageiras e enganosas, sujeitas s circunstncias e s manipulaes. O SENHOR no deixou o homem sem um manual de conduta e salvao. A Bblia o Manual do Criador para que todos os homens conheam a verdade e sejam salvos pela f em Jesus Cristo. Ela no somente mostra o Salvador, mas disponibiliza f ao esprito do pecador arrependido. A f pessoal exclusivamente em Jesus Cristo e em seu sacrifcio na cruz o nico meio pelo qual podemos ser salvos. No h salvao por nossos esforos, virtudes ou desejos; no h salvao por cerimnias ou tradies; no h salvao pelo bom comportamento ou caridade diante dos homens, nem pela mediao de outra pessoa que esteja na terra ou no cu , mas somente por Jesus Cristo que

podemos ser eternamente salvos (Ef 2.8-9).


Porque pela graa sois salvos, por meio da f, e isto no vem de vs, dom de Deus; no vem das obras, para que ningum se glorie. E em nenhum outro h salvao; porque debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. At 4:12

A salvao comea quando o pecador se rende aos cuidados de Jesus Cristo, recebendo-O como seu Senhor e Salvador pessoal.
Concluindo

A Bblia diz (Rm 3:23,24; 5.1) que no temos justia prpria, pois por natureza somos injustos, pecadores condenados (Is 64.6,7), mas os nossos pecados, as nossas injustias e iniquidades caram sobre Cristo Jesus na crucificao (Is 53.4-6). Jesus sofreu o castigo da nossa injustia. Ele pagou pela nossa injustia.
Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus. Rm 3:23-24 Justificados, pois, pela f, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Rm 5:1 Pois todos ns somos como o imundo, e todas as nossas justias como trapo da imundcia; e todos ns murchamos como a folha, e as nossas iniqidades, como o vento, nos arrebatam. E no h quem invoque o teu nome, que desperte, e te detenha; pois escondeste de ns o teu rosto e nos consumiste, por causa das nossas iniqidades. Is 64:6-7 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e ns o reputvamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgresses, e esmagado por causa das nossas iniqidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos ns andvamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqidade de todos ns. Is 53:4-6

Mediante o sacrifcio de Jesus Cristo na cruz, Deus Pai pode declarar justificado o homem pecador. O pecador, quando cr em Jesus, justificado por ser portador da justia de Cristo (2 Co 5.21). A justia de Cristo transferida ao que cr (Rm 5.18,19). Quando algum sabe o que Deus providenciou em seu favor e no corresponde a essa ddiva imerecida, ou seja, quando uma pessoa ignora o convite de perdo apresentado na Bblia, sua culpa aumenta diante de Deus. Se no respondermos favoravelmente ao amor de Deus (que to profundo), nossa ingratido ser terrvel e nossa alma estar sujeita perdio eterna. Quando o pecador toma para si (crer e aceita) o sacrifcio de Jesus Cristo em seu benefcio pessoal, seus pecados so perdoados e o seu nome escrito no Livro da Vida. A nica soluo para o homem pecador voltar-se para Deus, atravs de Jesus Cristo. Talvez tenha que voltarse ainda sujo, desorientado, envergonhado, miservel, ferido, desumanizado, frustrado, angustiado, sem paz. O mais importante que ao voltar-se para Deus estar mudando de direo, acertando o caminho de casa. Deus espera o retorno do homem. A confisso com arrependimento nos aproxima de Deus e muda nossa histria. Deus aguarda seu retorno. Ele j deu prova disso.

H 2000 anos enviou Jesus para assumir sua culpa, pagar pelos seus erros numa cruz. Jesus veio para ser seu Salvador e lhe reconciliar com Deus. Uma sensao de paz interior, alvio de conscincia e de esprito e firmeza de entendimento envolver aquele que humildemente confessar os seus pecados diante de Deus e receber a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Volte-se agora mesmo para Deus. Faa uma orao onde voc est. Deus esprito e por certo ouvir sua orao. Sua reconciliao ser restaurada com Deus; voc ser perdoado e recebido como o lho que voltou a viver em comunho com o Pai Celestial.

Captulo 4

Faa a Maior Deciso de Sua Vida, Agora!

Tome a deciso de fazer agora mesmo uma orao a Deus. Pea-lhe perdo pelos os seus pecados e confesse a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Encontre um lugar calmo, para ficar de joelhos e derramar o seu corao perante Deus. Confesse seus pecados. Diga a Ele que voc est arrependido. Em seguida, coloque sua confiana em Jesus Cristo. Ele perdoar os seus pecados e lhe purificar de toda injustia. Por fim, assuma o compromisso de ler a Bblia todos os dias e fazer o que ela lhe diz pra fazer. Tomando essa deciso, voc no ser mais condenado, mas salvo. O seu nome ser escrito no Livro da Vida Eterna e no dia do Grande Julgamento, voc estar salvo, seguro, porque Jesus Cristo foi julgado em seu lugar na cruz. Voc j foi julgado, na cruz, na pessoa de um substituto, o Salvador Jesus Cristo. Jesus Cristo fez o Teste Final por voc e foi 100% aprovado. Ele foi o nico que nunca transgrediu um s mandamento da Lei de Deus, por isso o seu sacrifcio na cruz foi totalmente aceito pela justia de Deus Pai.

Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Rm 6:23 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna e no entra em juzo, mas j passou da morte para a vida. Jo 5:24

Sua Segurana Eterna O pecador que se torna um crente em Jesus Cristo, aos olhos de Deus, j tem a vida eterna, no mais julgado e j passou da morte para a vida. Sim! Com Jesus voc passou no TESTE FINAL. O crente em Jesus Cristo j foi julgado em Cristo na cruz, por isso ele no ser mais julgado no juzo final. Jesus sofreu e morreu em seu lugar. Ele foi julgado e condenado no seu lugar. Quem nEle crer recebe os benefcios do julgamento da cruz e no entra mais em condenao. Em I Joo 5.9-13 est reafirmada a certeza da salvao, pelo testemunho do prprio Deus. Tais palavras foram escritas aos que crem no nome do Filho de Deus, para que saibam que tm a vida eterna. E o testemunho de Deus maior do que o testemunho dos homens. A certeza da salvao testemunhada pelo prprio Deus em Sua Palavra!
E o testemunho este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida est em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem no tem o Filho de Deus no tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vs que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.

Eplogo

Voc chegou ao nal dessa leitura. Parabns!O Maior e Melhor presente oferecido por esse livro a oportunidade de estudar a Bblia Sagrada e conhecer a Jesus como nosso Salvador e Senhor. Se voc reconheceu seus pecados, arrependeu-se deles e entregou sua vida a Jesus Cristo, saiba que o SENHOR DEUS ouviu sua orao e viu sua atitude. Seus pecados foram perdoados e o seu nome foi escrito no Livro da Vida Eterna. Voc foi selado com o Esprito de Deus e nasceu espiritualmente. Agora voc tem uma nova natureza, uma nova pessoa, um verdadeiro lho de Deus. Queremos convidar voc para participar das reunies da igreja, a m de que seu crescimento espiritual seja uma realidade. Somos uma comunidade de pessoas como voc. Temos falhas e problemas, mas tambm nos arrependemos de nossos pecados e nos tornamos crentes em Jesus Cristo, recebendo-O como nosso Salvador e Senhor. Ser um grande prazer recebermos em nosso meio mais um amado lho de Deus e irmo nosso. Seja bem-vindo! A Casa o do Pai, a Casa sua tambm!

Contato

Por favor, use este momento para compartilhar sua deciso conosco... (marque um tpico abaixo)

Eu, neste momento, orei e recebi a vida terna por meio de .Cristo Eu decidi agora rededicar minha vida a Deus, servindo a Jesus Cristo. Eu me arrependi dos meus pecados, cri em Jesus para minha salvao, e decidi seguir a Cristo para o resto da minha vida, mas eu ainda estou incerto acerca da minha salvao eterna. Eu no ainda no fiz minha deciso de seguir a Cristo, mas eu estou interessado. Favor entrar em contato comigo.

Se Voc tem outras QUESTES acerca da salvao, do perdo de Deus ou assuntos relacionados, gostaria de maiores esclarecimentos ou de um estudo bblico? __________

You might also like