You are on page 1of 8

Tipos de Radiao Estabilidade do Ncleo Atmico Radiao Ionizante Radiao Alfa (a) Radiao Beta () Radiao Gama (?

) Raios-X Aplicaes Radioterapia

Braquiterapia Aplicadores Radioistopos Radiografia Tomografia Mamografia Mapeamento com radiofrmacos Como minimizar os efeitos da radiao ionizante Controle Exposio Tipos de Dosmetros

Radiaes so ondas eletromagnticas ou partculas que se propagam com uma determinada velocidade. Contm energia, carga elctrica e magntica. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construdos pelo homem. Possuem energia varivel desde valores pequenos at muito elevados. As radiaes electromagnticas mais conhecidas so: luz, microondas, ondas de rdio, radar, laser, raios X e radiao gama. As radiaes sob a forma de partculas, com massa, carga elctrica, carga magntica mais comuns so os feixes de eltrons, os feixes de prtrons, radiao beta, radiao alfa.

Tipos de Radiao

Dependendo da quantidade de energia, uma radiao pode ser descrita como no ionizante ou ionizante. Radiaes no ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiaes no ionizantes esto sempre a nossa volta. Ondas eletromagnticas como a luz, calor e ondas de rdio so formas comuns de radiaes no ionizantes. Sem radiaes no ionizantes, ns no poderamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas. Altos nveis de energia, radiaes ionizantes, so originadas do ncleo de tomos, podem alterar o estado fsico de um tomo e causar a perda de eltrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionizao". Um tomo pode se tornar ionizado quando a radiao colide com um de seus eltrons. Se essa coliso ocorrer com muita violncia, o eltron pode ser arrancado do tomo. Aps a perda do eltron, o tomo deixa de ser neutro, pois com um eltron a menos, o nmero de prtons maior. O tomo torna-se um "on positivo".

Estabilidade do Ncleo Atmico

A tendncia dos istopos dos ncleos atmicos atingir a estabilidade. Se um istopo estiver numa configurao instvel, com muita energia ou com muitos nutrons, por exemplo, ele emitir radiao para atingir um estado estvel. Um tomo pode liberar energia e se estabilizar por meio de uma das seguintes formas: * emisso de partculas do seu ncleo; * emisso de ftons de alta freqncia.

* O processo no qual um tomo espontaneamente libera energia de seu ncleo chamado de "decaimento radioativo". * Quando algo decai na natureza, como a morte de uma planta, ocorrem trocas de um estado complexo (a planta) para um estado simples (o solo). A idia a mesma para um tomo instvel. Por emisso de partculas ou de energia do ncleo, um tomo instvel troca, ou decai, para uma forma mais simples. Por exemplo, um istopo radioativo de urnio, o 238, decai at se tornar chumbo 206. Chumbo 206 um istopo estvel, com um ncleo estvel. Urnio instvel pode, eventualmente, se tornar um istopo estvel de chumbo.

Radiao Ionizante

Energia e partculas emitidas de ncleos instveis so capazes de causar ionizao. Quando um ncleo instvel emite partculas, as partculas so, tipicamente, na forma de partculas alfa, partculas beta ou nutrons. No caso da emisso de energia, a emisso se faz por uma forma de onda eletromagntica muito semelhante aos raios-x : os raios gama. Radiaes Ionizantes Alfa (a), Beta () e Gama (?)

Radiao Alfa (a)

As partculas Alfa so constitudas por 2 prtons e 2 nutrons, isto , o ncleo de tomo de hlio (He). Quando o ncleo as emite, perde 2 prtons e 2 nutrons. Sobre as emisses alfa, foi enunciada por Soddy, em 1911, a chamada primeira lei da Radioatividade: Quando um radionucldeo emite uma partcula Alfa, seu nmero de massa diminui 4 unidades e, seu nmero atmico, diminui 2 unidades. X -----> alfa(2p e 2n) + Y(sem 2p e 2n)

Ao perder 2 prtons o radionucldeo X se transforma no radionucldeo Y com nmero atmico igual a (Y = X - 2) As partculas Alfa, por terem massa e carga eltrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, at mesmo por uma folha de papel (veja a figura a seguir); elas em geral no conseguem ultrapassar as camadas externas de clulas mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas. Entretanto podem ocasionalmente, penetrar no organismo atravs de um ferimento ou por aspirao, provocando, nesse caso leses graves. Tm baixa velocidade comparada a velocidade da luz (20 000 km/s).

Radiao Beta ()

As partculas Beta so eltrons emitidos pelo ncleo de um tomo instvel. Em ncleos instveis betaemissores, um nutron pode se decompor em um prton, um eltron e um antineutrino permanece no ncleo, um eltron (partcula Beta) e um antineutrino so emitidos. Assim, ao emitir uma partcula Beta, o ncleo tem a diminuio de um nutron e o aumento de um prton. Desse modo, o nmero de massa permanece constante. A segunda lei da radioatividade, enunciada por Soddy, Fajjans e Russel, em 1913, diz:

Quando um radionucldeo emite uma partcula beta, seu nmero de massa permanece constante e seu nmero atmico aumenta 1 unidade X -----> beta(1e) + antineutrino + Y(com 1p a mais)

Ao ganhar 1 prton o radionucldeo X se transforma no radionucldeo Y com nmero atmico igual a (Y = X + 1) As partculas Beta so capazes de penetrar cerca de um centmetro nos tecidos(veja a figura a seguir), ocasionando danos pele, mas no aos rgos internos, a no ser que sejam ingeridas ou aspiradas. Tm alta velocidade, aproximadamente 270 000 km/s.

Radiao Gama (?)


Ao contrrio das radiaes Alfa e Beta, que so constitudas por partculas, a radiao gama formada por ondas eletromagn ticas emitidas por ncleos instveis logo em seguida emisso de uma partcula

Alfa ou Beta. O Csio-137 ao emitir uma partcula Beta, seus ncleos se transformam em Brio-137. No entanto, pode acontecer de, mesmo com a emisso, o ncleo resultante no eliminar toda a energia de que precisaria para se estabilizar. A emisso de uma onda eletromagntica (radiao gama) ajuda um ncleo instvel a se estabilizar. importante dizer que, das vrias ondas eletromagnticas (radiao gama, raios-X, microondas, luz visvel, etc), apenas os raios gama so emitidos pelos ncleos atmicos. As radiaes Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetrao, isto , diferentes capacidades para atravessar os materiais. Assim como os raios-X os raios gama so extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir). Tm altssima velocidade que se igual velocidade da luz (300 000 km/s).

Raios-X

Os raios-X que no vm do centro dos tomos, como os raios Gama. Para obter-se raios-X, uma mquina acelera eltrons e os faz colidir contra uma placa de chumbo, ou outro material. Na coliso, os eltrons perdem a energia cintica, ocorrendo uma transformao em calor (quase a totalidade) e um pouco de raios-X. Estes raios interessantes atravessam corpos que, para a luz habitual, so opacos. O expoente de absoro deles proporcional densidade da substncia. Por isso, com o auxlio dos raios X possvel obter uma

fotografia dos rgos internos do homem. Nestas fotografias, distinguem-se bem os ossos do esqueleto e detectam-se diferentes deformaes dos tecidos brandos. A grande capacidade de penetrao dos raios X e as suas outras particularidades esto ligadas ao fato de eles terem um comprimento de onda muito pequeno.

Aplicaes

A radiao ionizante tornou-se h muitos anos parte integrante da vida do homem. Sua aplicao se d na rea da medicina at s armas blicas, contudo, sua utilidade indiscutvel. Atualmente, por exemplo a sua utilizao em alguns exames de diagnstico mdico, atravs da aplicao controlada da radiao ionizante (a radiografia mais comum), uma metodologia de extremo auxlio. Porm os efeitos da radiao no podem ser considerados incuos, a sua interao com os seres vivos pode levar a teratogenias e at a morte. Os riscos e os benefcios devem ser ponderados. A radiao um risco e deve ser usada de acordo com os seus benefcios.

a)Sade

Radioterapia

Consiste na utilizao da radiao gama, raios X ou feixes de elctrons para o tratamento de tumores, eliminando clulas cancergenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicao programada de doses elevadas de radiao, com a finalidade de atingir as clulas cancergenas, causando o menor dano possvel aos tecidos sos intermedirios ou adjacentes.

Braquiterapia

Trata-se de radioterapia localizada para tipos especficos de tumores e em locais especficos do corpo humano. Para isso so utilizadas fontes radioativas emissoras de radiao gama de baixa e mdia energia, encapsuladas em ao inox ou em platina, com atividade da ordem das dezenas de Curies. A principal vantagem devido proximidade da fonte radioativa afeta mais precisamente as clulas cancergenas e danifica menos os tecidos e rgos prximos.

Aplicadores

So fontes radioativas de emisso beta distribudas numa superfcie , cuja geometria depende do objetivo do aplicador. Muito usado em aplicadores dermatolgicos e oftalmolgicos. O princpio de operao a acelerao do processo de cicatrizao de tecidos submetidos a cirurgias, evitando sangramentos e quelides, de modo semelhante a uma cauterizao superficial. A atividade das fontes radioativas baixa e no oferece risco de acidente significativo sob o ponto de vista radiolgico. O importante o controle do tempo de aplicao no tratamento, a manuteno da sua integridade fsica e armazenamento adequado dos aplicadores.

Radioistopos

Existem terapias medicamentosas que contm radiositopos que so administrados ao paciente por meio de ingesto ou injeo, com a garantia da sua deposio preferencial em determinado rgo ou tecido do corpo humano. Por exemplo, istopos de iodo para o tratamento do cancro na tiride.

b)Diagnstico:

Radiografia

A radiografia uma imagem obtida, por um feixe de raios X ou raios gama que atravessa a regio de estudo e interage com uma emulso fotogrfica ou tela fluorescente. Existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e tcnicas radiogrficas. As doses absorvidas de radiao dependem do tipo de radiografia. Como existe a acumulao da radiao ionizante no se devem tirar radiografias sem necessidade e, principalmente, com equipamentos fora dos padres de operao. O risco de dano maior para o operador, que executa rotineiramente muitas radiografias por dia. Para evitar exposio desnecessria, deve-se ficar o mais distante possvel, no momento do disparo do feixe ou protegido por um biombo com blindagem de chumbo.

Tomografia

O princpio da tomografia consiste em ligar um tubo de raios X a um filme radiogrfico por um brao rgido que gira ao redor de um determinado ponto, situado num plano paralelo pelcula. Assim, durante a rotao do brao, produz-se a translao simultnea do foco (alvo) e do filme. Obtm-se imagens de planos de cortes sucessivos, como se observssemos fatias seccionadas, por exemplo, do crebro. No apresenta riscos de acidente pois operada por electricidade, e o nvel de exposio radiao similar. No se devem realizar exames tomogrficos sem necessidade, devido acumulao de dose de radiao.

Mamografia

Atualmente a mamografia um instrumento que auxilia na preveno e na reduo de mortes por cncer de mama. Como o tecido da mama difcil de ser examinado com o uso de radiao penetrante, devido s pequenas diferenas de densidade e textura de seus componentes como o tecido adiposo e fibroglandular, a mamografia possibilita somente suspeitar e no diagnosticar um tumor maligno. O diagnstico complementado pelo uso da bipsia e ultrasonografia. Com estas tcnicas, permite-se a deteco precoce em pacientes assintomticas e imagens de melhor definio em pacientes sintomticas. A imagem obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, aps a mama ser comprimida entre duas placas. O risco associado exposio radiao mnimo, principalmente quando comparado com o benefcio obtido.

Mapeamento com radiofrmacos

O uso de marcadores comum. O marcador radioactivo tem o objetivo de, como o nome mesmo diz, marcar molculas de substncias que se incorporam ou so metabolizadas pelo organismo do homem, de uma planta ou animal. Por exemplo, o iodo-131 usado para seguir o comportamento do iodo -127, estvel, no percurso de uma reaco qumica in vitro ou no organismo. Nestes exames, a irradiao da pessoa inevitvel, mas devese ter em ateno para que esta seja a menor possvel.

Como minimizar os efeitos da radiao ionizante

A minimizao dos efeitos da radiao nos trabalhadores inicia pela avaliao de risco, o correto planejamento das atividades a serem desenvolvidas, utilizao de instalaes e de prticas corretas, de tal forma a diminuir a magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de exposies acidentais. Os equipamentos de proteo (EPC e EPI) devem ser utilizados por todos os trabalhadores, alm de ser observado a otimizao desta proteo pelo elaborao e execuo correta de projeto de instalaes laboratoriais, na escolha adequada dos equipamentos e na execuo correta dos procedimentos de trabalho. Por outro lado o controle das doses nos trabalhadores deve considerar trs fatores: 1. Tempo:

A dose recebida proporcional ao tempo de exposio e velocidade da dose D = t x velocidade da dose 2.Distncia: A intensidade da radiao decresce com o quadrado da distncia D1/D2 = (d1/d2)2 3.Blindagem: A espessura da blindagem depende do tipo de radiao, da atividade da fonte e da velocidade de dose aceitvel aps a blindagem. Para a proteco do trabalhador os comandos do equipamentos devem ter blindagem, assegurando que o tcnico possa ver e manter o contacto com o paciente no decorrer do exame. As prprias salas devem ter blindagem, por forma a assegurar e garantir a segurana radiolgica tanto do tcnico como do pessoal circunvizinho sala. Estas proteces devem ter espessura suficiente para garantir a proteo contra a radiao primria e a radiao difundida que pode atingir as paredes da sala. No clculo das blindagens leva-se em conta: * a energia da radiao produzida; * a quantidade de radiao produzida por determinado perodo (carga de trabalho); * grau de ocupao ou frequncia do ponto de interesse; * material a ser usado como blindagem. * Para a blindagem de raios X e Gama usa-se geralmente o chumbo. Contudo outros materiais podem ser utilizados embora a espessura necessria para se obter a mesma atenuao que com o chumbo seja muito maior.

A garantia de que as condies de trabalho adequada do ponto de vista da proteo pode ser obtida atravs do levantamento radiomtrico da instalao. Esta medida tem por objetivo verificar se durante a operao, a instalao apresenta nveis de segurana adequados aos trabalhadores.

Controle Exposio Monitorizao

Este processo tem como objetivo garantir a menor exposio possvel aos trabalhadores e garantir que os limites de dose no so superados.

Tipos de Monitorizao:
* Pessoal - procura estimar a dose recebida pelo trabalhador durante as suas atividades envolvendo radiao ionizante. As doses equivalentes so determinadas pela utilizao de um ou vrios dosmetros que devem ser usados na posio que fornea uma medida representativa da exposio nas partes do corpo expostos radiao. No caso do trabalhador usar diferentes tipos de radiao ento diferentes tipos de dosmetros devem ser utilizados: * Monitorizao da radiao externa; * Monitorizao da contaminao interna * De rea - Tem por objetivo a avaliao das condies de trabalho e verificar se h presena radioativa. Os resultados das medidas efetuadas com os monitores da rea devem ser comparados com os limites primrios ou derivados, a fim de se tomar aes para garantir a proteo necessria.

Tipos de Dosmetros

Diversos mtodos ou sistemas foram desenvolvidos a fim de possibilitar a determinao da dose de radiao. O objetivo o de quantificar a energia absorvida, a fim de proporcionar um conhecimento mais profundo dos efeitos da radiao ionizante sobre a matria.

Figura - Exemplos de dosmetros

Os requisitos so: * a resposta do dosmetro deve ser linear com a dose absorvida; * o aparelho deve ser de alta sensibilidade, por forma a medir doses baixas; * deve apresentar amplo intervalo de resposta; * a resposta deve ser independente da velocidade da dose; *deve possuir estabilidade da resposta ao longo do tempo; *De uma forma geral podemos classificar os dosmetros em: de leitura direta e de leitura indireta, os primeiros fornecem ao utilizador a dose ou velocidade da dose em qual quer instante, os segundos necessitam de um procedimento para a sua leitura.

Para finalizar devemos lembrar de alguns requisitos que compem os procedimentos de segurana: * delimitao de zonas e reas (controladas e de vigilncia), * selagem * limitar o acesso * utilizar equipamentos de proteo individual * proibir a comida e a bebida, o fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato, a aplicao de cosmticos e ou produtos de higiene pessoal ou armazenar alimentos para consumo nos locais de uso de radiao e reas adjacentes.

* lavar as mos: - antes e aps a manuseio de materiais radioativos, aps a remoo das luvas e antes de sarem do laboratrio. - antes e aps o uso de luvas. - antes e depois do contato fsico com pacientes. - antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar. - depois de usar o toalete, coar o nariz, cobrir a boca para espirrar, pentear os cabelos. - mos e antebraos devem ser lavados cuidadosamente (o uso de escovas dever ser feito com ateno). -manter lquidos anti-spticos para uso, caso no exista lavatrio no local. - evitar o uso de calados que deixem os artelhos vista. - no usar anis, pulseiras, relgios e cordes longos, durante as atividades laboratoriais. - no colocar objetos na boca. - no utilizar a pia do laboratrio como lavatrio. - usar roupa de proteo durante o trabalho. Essas peas de vesturio no devem ser usadas em outros espaos que no sejam do laboratrio (escritrio, biblioteca, salas de estar e refeitrio). - afixar o smbolo internacional de "Radioatividade" na entrada do laboratrio. Neste alerta deve constar o nome e nmero do telefone do pesquisador responsvel. - presena de kits de primeiros socorros, na rea de apoio ao laboratrio. - o responsvel pelo laboratrio precisa assegurar a capacitao da equipe em relao s medidas de segurana e emergncia -providenciar o exame mdico peridicos; -adoo de cuidados aps a exposio radiao.

Referncias Bibliogrficas

Ramos, J. Radioatividade.Acessado em 16.12.03. Disponvel em: http://atomico.no.sapo.pt/index.html Portela, F.; Lichtenthler Filho, http//www.nuclear2000.hpg.com.br Alvarenga, A. V. C. R. http://br.geocities.com/radioativa_br/ R. Energia Nuclear. Acessado em 10.12.03. Disponvel em:

Radioatividade.

Acessado

em

10.12.03.

Disponvel

em:

Cardoso, Eliezer de Moura, Aplicaes da Energia Nuclear- Apostila educativa, Comisso Nacional de Energia Nuclear, 1999 Cardoso, Eliezer de Moura, Radioatividade - Apostila educativa, Comisso Nacional de Energia Nuclear, 1999

You might also like