You are on page 1of 8

A PERSONALIDADE AUTORITRIA: ESTUDOS FRANKFURTIANOS SOBRE O FASCISMO 1

Iray Carone 2

H inmeros artigos e livros de frankfurtianos sobre a questo do fascismo, escritos especialmente por Adorno, Horkheimer, Lwenthal e Gterman, durante o exlio norte-americano, dos anos 30 aos 50. Vejam bem: os autores no estavam se referindo ao fascismo de Estado, tal como surgiu como uma ideologia poltica totalitria, anti-semtica, nacionalista, militarista e de extrema direita do regime do III Reich na Alemanha ou do regime de Mussolini na Itlia. Eles se debruaram sobre os traos fascistas ou sobre a mentalidade fascista presentes, de forma visvel ou subterrnea, nas sociedades modernas democrticas, tal como os Estados Unidos da Amrica do Norte. Alm disso, se preocuparam em: (1) descobrir os traos essenciais e histricos do fascismo latente de cidados comuns, no participantes de organizaes fascistas, e (2) analisar panfletos e elocues radiofnicas de agitadores fascistas, ou seja, de militantes e lderes de organizaes fascistas. Os estudos sobre o fascismo latente se encontram em A Personalidade Autoritria: estudos sobre o preconceito; aqueles sobre os agitadores se encontram em vrios artigos e livros de Adorno e Horkheimer, Lwenthal e Gterman, aos quais nos referiremos mais adiante. De um ponto de vista cientfico, os primeiros versam sobre as predisposies psicossociais para o fascismo, de modo no muito consciente por parte dos sujeitos; os segundos versam sobre as tcnicas psicolgicas recorrentes dos lderes fascistas, usadas para a formao e manipulao das massas. De um ponto de vista histrico, os estudos dos agitadores fascistas precederam aqueles do fascismo latente. A Dialtica do esclarecimento, publicada pela primeira vez em 1944, na parte que se refere aos Elementos do anti-semitismo, est baseada nos estudos sobre os agitadores fascistas norte-americanos, da dcada de 30; A personalidade autoritria, baseada no estudo de campo do fascismo latente, um resultado de pesquisa feita de 1944 a 1947, dirigida por Adorno junto a psiclogos clnicos e sociais da Universidade da Califrnia em Berkeley, publicada pela primeira vez em 1950. bom discernir, portanto, entre os estudos sobre o fascismo de agitadores e o fascismo latente de cidados comuns da populao norte-americana.
1

Texto debatido em 26/09/02 a convite do Ncleo de Interdisciplinar de Estudos da Infncia de Juventude dos Programas de Ps Graduao em Sociologia Poltica e Ps Graduao em Educao 2 Profa. aposentada pela Universidade de So Paulo e atualmente Pesquisadora da Unip-So Paulo, ps-doutorados :Universidade da Califrnia/Berkeley com Dr. Martin Jay,; New School/ Nova York com Dra. Agnes Heller e Universidade de Columbia/Nova York com Dr.Ralph De la Cava.

Uma das questes mais importantes dos estudos frankfurtianos sobre o fascismo a do anti-semitismo: todo sujeito que mostra predisposio anti-semtica tambm um sujeito etnocntrico, ou seja, predisposto a discriminar vrios grupos tnicos. Ele tende a idealizar o grupo e o lder com os quais se identifica (in group ou endogrupo) e a projetar qualidades negativas nos grupos com os quais se contra-identifica (out-groups ou exogrupos), os objetos do preconceito. Certamente, Freud j tinha apontado para os mecanismos inconscientes da idealizao, identificao e projeo em Psicologia de massas e anlise do eu, mas os estudos contidos em A personalidade autoritria aprofundaram mais o conhecimento da dinmica prpria do preconceito: o objeto (os judeus, os negros, os homossexuais, etc.) de representaes preconceituosas interpermutvel, porque ele cumpre uma funo psicolgica na economia psquica do sujeito preconceituoso, de modo que as caractersticas do objeto do preconceito importam menos do que as caractersticas do sujeito preconceituoso. Ao conjunto dessas caractersticas do sujeito preconceituoso, foi atribuda a denominao de personalidade autoritria ou sndrome autoritria. Essas caractersticas, no entanto, no so inatas ao sujeito 3 , mas adquiridas durante o seu processo de socializao: elas so psicossociais. Por outro lado, no so inativas: elas atuam na formao e sustentao das representaes psicolgicas e no comportamento etnocntrico do sujeito. Uma vez formada, a sndrome autoritria funciona como uma estrutura de personalidade, mais ou menos permanente, que atua no modo do sujeito selecionar os estmulos ideolgicos que o clima cultural de sua poca propicia, assim como nas suas opes e comportamentos polticos. Alm disso, essa mesma estrutura pode apresentar variaes tipolgicas, de acordo com a prevalncia de uma ou mais caractersticas na dinmica psicolgica do sujeito preconceituoso: h vrios tipos de sujeitos autoritrios. A complexidade da dinmica do preconceito no pode ser reduzida: comum, por exemplo, se dizer que o preconceito um conceito mal fundamentado ou uma representao errnea, equivocada, com base em esteretipos que podem ser combatidos e eliminados com a informao correta, com o esclarecimento, etc. Mas a sustentao dos preconceitos est na prpria dinmica psicolgica e no fcil erradic-los com a prova de sua inverdade. Se assim fosse, seria impossvel combinar racismo com o progresso da civilizao e com o avano da cincia (s vezes, a prpria cincia pode servir para legitimar preconceitos ou permanecer neutra diante deles, como se no existissem).

O preconceito gerado na sociedade que uma fbrica de preconceitos, no entanto, a sua internalizao depende de motivaes irracionais e necessidades inconscientes do sujeito, ou seja, compe-se por meio de determinaes objetivas e subjetivas.

O fascismo, tal como surgiu na Europa, nos anos que precederam a Segunda Guerra Mundial, teve sem dvida alguma as suas determinaes objetivas, histricas, polticas, econmicas, sociais, etc. Mas a adeso da populao a essa ideologia e aos seus lderes foi um fenmeno de psicologia social das massas. Foi por essa razo que Reich disse, em Psicologia de massas do fascismo (1934) que a adeso da populao alem (principalmente a classe mdia e uma parte do proletariado urbano e rural) ao fascismo no ocorreu por causa do engodo da propaganda poltica, mas sim pela identificao da populao com os lderes do movimento. Na verdade, a populao alem estava bem vacinada pelos partidos de esquerda e pelos movimentos polticos da poca para reconhecer de modo imediato os seus prprios interesses e para exercer a prxis transformadora. A adeso extrema direita no aconteceu por causa da despolitizao do povo, mas sim por causa da atrao exercida pelo discurso fascista sobre algo que se poderia chamar de estrutura psicolgica ou carter determinado societariamente pela cultura alem. Da nasceram as expresses carter autoritrio e personalidade autoritria. A diferena entre lderes fascistas e os seus liderados repousava, segundo Adorno, na capacidade de os primeiros colocarem o seu inconsciente para fora, sem censuras, acionando e mobilizando as foras do inconsciente das audincias (acting out). O discurso anti-semtico, por exemplo, era de modo evidente uma transgresso norma politicamente correta da indesejabilidade do preconceito na vida social; os lderes, no entanto, nunca esconderam o desejo de atacar e culpabilizar os judeus por todos os males da Alemanha (o de terem vendido segredos de guerra Trplice Entente e de se capitalizarem com a Primeira Guerra, por exemplo). Os liderados, por sua vez, receberam os estmulos porque tinham necessidade psicolgica de encontrar bodes expiatrios para descarregar a ira e a frustrao diante das misrias de suas vidas, no importando a verdade ou falsidade de se atribuir aos judeus a inteira responsabilidade pelo status quo social. A vociferao racista no era um discurso lgico, argumentativo, mas um apelo irracionalidade, diante do qual era totalmente ineficaz a prova de sua inverdade. A eficcia ou poder de mobilizao do discurso fascista residia em sua prpria irracionalidade, na sua inverdade manifesta. Por esses motivos, a ideologia fascista representou uma significativa alterao histrica na forma e na funo da ideologia. A teoria clssica da ideologia, advinda da obra de Marx, sempre apontou para duas caractersticas do discurso ideolgico: (1) representao falsa, invertida ou ilusria da realidade social; (2) instrumento de dominao das classes dominantes (toda ideologia ideologia de dominao). A crtica da representao ou a crtica ideolgica consistiria na prova de sua inverdade, na desinverso de seu contedo e na desmistificao da iluso nela contida. Ora, isso supe que a sua falsidade possa ser negada e o seu poder de dominao sobre a conscincia 3

contrabalanado pelo poder da crtica. Mas se ela no pretende ser verdadeira e sim, uma mentira manifesta da boca dos seus lderes, ento a crtica ideolgica perde totalmente a sua eficcia. A melhor comparao que pode ser feita a esse respeito, aquela proporcionada por Freud (O futuro de uma iluso) sobre a iluso religiosa: de nada adiantar a crtica racional da religio para o crente; ele continuar a crer no que cr, porque a sua crena exerce uma funo importante na sua segurana psicolgica, muito embora seja apenas uma muleta. 4 A nica forma de combater o fascismo atravs do estudo da psicologia do destinatrio de sua mensagem, porque a prpria mensagem caracterizada pela presena de elementos psicolgicos e no lgicos. O estudo cientfico da dinmica psicolgica do preconceito em A personalidade autoritria, cuja funo indiscutvel na ideologia fascista, implicou na criao de instrumentos apropriados, de modo geral inspirados na psicologia social e na psicologia clnica de orientao psicanaltica, para o acesso estrutura da personalidade autoritria. Foram criadas as seguintes tcnicas de coleta de dados: 1. questionrios na forma de escalas de medio do anti-semitismo (AS), do etnocentrismo (E), do conservadorismo poltico e econmico (CPE) e do fascismo(F); 2. entrevistas de modelo clnico, aplicadas apenas aos sujeitos com altas e baixas pontuaes nas escalas AS, E, CPE e F; 3. Testes de apercepo temtica, ou testes projetivos, para a corroborao e complementao dos dados obtidos pelas outras tcnicas. A amostra da pesquisa com um total de 2099 sujeitos, embora no obedecesse a critrios de representatividade estatstica da populao, era formada por adultos de 20 a 35 anos, nativos dos Estados Unidos, brancos, no pertencentes a minorias tnicas, no participantes de partidos e milcias polticas, com escolaridade suficiente (12 anos de estudo) para responderem aos questionrios escritos, da classe scio-econmica mdia, participantes de grupos tais como associaes de trabalho, ocupao e recreao, sem conotao poltica. Alm disso, entraram na amostra, de modo diferenciado, 110 homens da priso estadual de San Quentin e 121 pacientes de uma clnica psiquitrica da Universidade da Califrnia. De modo geral, os sujeitos residiam na rea

Quanto ao estabelecimento da relao entre as opinies, atitudes e crenas que constituem as representaes preconceituosas com as iluses, no sentido freudiano, preciso considerar que: (1) toda representao preconceituosa sobre algum grupo cultural ou tnico, contm elementos atitudinais e elementos de crena; (2) toda representao preconceituosa est carregada de motivaes irracionais; (3) a dificuldade do seu combate pela via racional reside exatamente nessa constelao emocional e irracional; (4) com respeito crena religiosa, seja qual for, a crtica racional de nada vale, porque ela tem uma sustentao emocional, tal como o medo do desconhecido, a necessidade de proteo, etc.

de So Francisco; dois grandes grupos eram da rea de Los Angeles e outros pequenos grupos, do Estado de Oregon e Washington D.C. O mtodo das escalas foi aplicado e reaplicado para efetivamente se chegar a dados que pudessem ser considerados de mensurao de opinies, valores e atitudes do sujeito em relao ao objeto do preconceito: judeus e demais minorias tnicas. Cada escala era um conjunto de asseres que inclua frases tiradas de escritos tcnicos, literrios e jornalsticos, bem como de falas da vida cotidiana e dos negcios, tais como: H algo inerentemente primitivo e incivilizado no negro, tal como se pode verificar na sua msica e na sua agressividade extrema. H muitos judeus nas agncias e bureaus federais em Washington, que exercem controle excessivo nas nossas polticas nacionais. A perseguio aos judeus poderia ser eliminada se eles fizessem sinceros esforos para superar as suas imperfeies perniciosas e ofensivas. A principal ameaa s instituies americanas neste sculo tem sido a infiltrao de idias, doutrinas e agitadores estranhos ao pas. As escalas, construdas pelo mtodo Likert, tiveram vrias funes: (1) medir as tendncias ideolgicas na superfcie, ou seja, as opinies, valores e atitudes dos sujeitos em relao aos grupos tnicos minoritrios e s suas posies polticas e econmicas (AS, E, CPE); (2) medir tendncias antidemocrticas implcitas (F); (3) fornecer a base para uma seleo dos sujeitos com altas e baixas pontuaes, para estudos de casos, com tcnicas clnicas; (4) permitir uma anlise quantitativa e qualitativa da estrutura, do escopo e do contedo das ideologias mencionadas. As trs primeiras escalas fizeram menes explcitas a grupos minoritrios; a escala F, ao contrrio, no s no fez meno aos grupos minoritrios, objetos de preconceitos, mas tambm se basearam em dados obtidos por uma pesquisa exploratria de carter clnico. As suas asseres eram indiretas e assumiam o carter de racionalizaes para tendncias irracionais, do tipo: Hoje em dia com tanta gente se deslocando e se misturando de modo livre, preciso ser muito cuidadoso para se proteger de infeces e doenas. Um insulto nossa honra deve sempre ser punido. Obedincia e respeito autoridade so as virtudes mais importantes para as crianas aprenderem. O homem de negcios e o industrial so muito mais importantes para a sociedade do que o artista e o professor. As pessoas podem ser divididas em duas classes distintas: as fracas e as fortes. A natureza humana, sendo o que , sempre haver guerra e conflito. 5

Em ltima anlise, os resultados das escalas deveriam permitir a articulao entre o nvel latente e o nvel manifesto das personalidades estudadas: as disposies inconscientes (escala F) se manifestariam nas opinies, valores e atitudes expressas pelas outras escalas (AS, E, CPE). Quais eram, pois, as disposies inconscientes e latentes medidas pela escala F, atravs das asseres supracitadas, aparentemente to banais? Eram nove disposies: a submisso autoritria, a agressividade autoritria, o convencionalismo, a projetividade, a anti-intracepo, a preocupao com o comportamento sexual das pessoas, a valorizao do poder e da dureza, a superstio e a estereotipia, a destrutividade (ou viso catastrfica do mundo) e o cinismo. Os dois primeiros traos so do carter sado-masoquista, ou seja, do sujeito que se submete incondicionalmente autoridade (masoquismo), e descarrega a agressividade nos grupos de contra-identificao (sadismo). A antiintracepo a dificuldade do sujeito entrar em contato com a sua vida psicolgica e desvalorizar sentimentos, emoes, ternura, sensibilidade, como se fosse, por isso, muito racional. Da tambm decorre a sua valorizao do poder e da dureza (quem duro consigo mesmo, tambm o com os demais); a projetividade resultado de pulses proibidas e negadas pelo sujeito que, no entanto, so exteriorizadas pela atribuio a outrem; a preocupao com o comportamento sexual das pessoas decorre tanto do sado-masoquismo como da projetividade, como se os outros realizassem as sujeiras que gostariam mas esto impedidos de realizar, etc. A escala F a configurao da estrutura psicolgica do sujeito fascista: nove traos constituem o seu perfil. No entanto, a dinmica dessa estrutura sofre variaes de sujeito para sujeito, dependendo de como esses traos se combinam na forma de um caleidoscpio, onde as figuras se multiplicam mas os componentes so os mesmos. Os tipos fascistas so, portanto, dotados de dinmicas psicolgicas peculiares, mas dentro da mesma estrutura. Da decorre a necessidade de estudar caso por caso, por meio de tcnicas clnicas, como essa estrutura est configurada e tem funcionalidade na psicodinmica profunda de cada tipo. Tomemos, como ilustrao, os tipos fascistas que compuseram a equipe de Hitler, incluindo o prprio Hitler: os que organizaram friamente os campos de extermnio (Himmler); os que manipulavam a populao atravs da informao e da propaganda (Goebbels); os que se dedicaram sadicamente s experincias cientficas nos campos de concentrao (Mengele); os que lideravam sdica e paranoicamente a polcia poltica da GESTAPO; os psicopatas que faziam os trabalhos sujos das tropas da SA (Ernst Rohm); os membros da guarda especial da SS; os especialistas da poltica do terror (Goering) etc. Eram, todavia, tipos recorrentes da populao, mas os seus perfis psicolgicos se prestavam ao cumprimento de funes especficas dentro das organizaes criminosas do III

Reich; nesse sentido, eram todos submissos e leais vontade de Hitler, como se ele fosse um pai superpoderoso e implacvel, equivalente prpria Alemanha. De certa maneira, esses tipos reapareceram como tendncias latentes ao fascismo, nos resultados finais de A personalidade autoritria: uma evidncia surpreendente para aqueles que supunham que o fascismo estava confinado a um ou dois pases europeus sem um regime democrtico! Por essa razo, a pesquisa de A personalidade autoritria, embora tivesse alcanado um bom conhecimento da sndrome atravs da tcnica das escalas, teve um prosseguimento clnico de estudos de casos, ou seja, dos casos que apresentaram pontuao muito alta (os fascistas latentes) e dos que tiveram pontuao muito baixa (os liberais). O estudo clnico psicodinmico teve por base uma amostra bem reduzida, num total inicial de 100 pessoas, embora apenas 80 (40 homens e 40 mulheres) tivessem sido efetivamente considerados para efeito da investigao. Entre as mulheres, 25 eram pertencentes aos altos e 15, aos baixos ndices. Entre os homens, a proporo foi de 20 para 20, altos e baixos. Da anlise dos dados amostrais foram configurados 6 tipos de personalidade autoritria e 5 tipos no autoritrios. bom que se diga, no entanto, que a anlise no seguiu os padres da nosologia psiquitrica nem tampouco as classificaes tipolgicas de manuais de psicologia, pois (1) os perfis psicolgicos so antes de tudo perfis ideolgicos (tendncias antidemocrticas latentes); (2) a questo central a do preconceito, ou seja, as opinies, valores e atitudes do sujeito em relao aos exogrupos e a sua sustentao na estrutura de personalidade: (3) a relao entre o nvel latente e o manifesto das personalidades estudadas. A personalidade autoritria, nesse sentido, representou a primeira tentativa rigorosamente cientfica de se estudar a questo poltica da ideologia com os instrumentos da psicologia social e da psicologia clnica psicanaliticamente orientada. Alm disso, esse estudo versa sobre o preconceito e no sobre a discriminao, pois o primeiro atitudinal ou disposicional, e o segundo, comportamental: no h dvida, no entanto, que o combustvel do comportamento discriminatrio o preconceito; uma vez formado, o preconceito faz parte da estrutura psquica e pode ser acionado pelo comando psicolgico do fascismo ou permanecer num estado latente, quando o sujeito vive numa sociedade que censura, condena e pune a discriminao. Os estudos sobre os agitadores fascistas, empreendidos por Adorno, Lwenthal e Gterman, como j dissemos, foram realizados nos Estados Unidos, anos 30. Esses militantes, que eram no geral, pastores evanglicos, faziam uso do rdio e de panfletos polticos, mas mascaravam as suas simpatias pelo nazismo e pelas idias totalitrias com a capa da religio, uma vez que no podiam fazer uma propaganda poltica ostensiva do fascismo numa sociedade democrtica. No entanto, 7

utilizavam as mesmas tcnicas da psicologia de massas de Hitler, que incluam: (!) a representao do lder como pequeno grande homem: (2) a representao dos alvos de suas elocues como inimigos escondidos e protegidos pelas instituies democrticas; (3) a nomeao desses inimigos como judeus, comunistas, intelectuais de esquerda, polticos do New Deal, banqueiros, artistas do cinema e do rdio, etc; (4) a orientao ou destino de suas mensagens para os alijados dos benefcios sociais (os underdogs), velhos aposentados, lunticos, classe mdia rancorosa ou ressentida, religiosos fundamentalistas, etc. Baseados na coleta de programas de rdio e de vrias revistas panfletrias, os frankfurtianos fizeram a anlise desses materiais com os recursos da psicanlise, mostrando o seu contedo latente: a racionalizao (ou falsas justificaes racionais) de motivaes irracionais antidemocrticas, que ressoavam fortemente no destinatrio (as audincias), como uma espcie de cdigo Morse psicolgico pelo qual a mensagem do emissor decodificada ou decifrada pelo destinatrio mais num nvel inconsciente do que consciente. A idealizao do lder, por meio da sua representao como um pequeno (igual sua audincia) grande homem (infinitamente superior a ela) parte do processo psicolgico da identificao dos membros da audincia, como Freud mostrou em Psicologia das massas e anlise do eu. A representao dos alvos de suas diatribes como inimigos do povo, por sua vez, comportou um processo projetivo: o de atribuir, aos grupos nomeados, as pulses negadas e recalcadas pela audincia e pelo lder. Idealizao do lder, identificao dos membros do grupo entre si atravs da figura do lder e projetividade sobre os grupos visados como inimigos, so, portanto, os elementos psicolgicos colocados em jogo pela prtica fascista. Em suma, a parania utilizada como uma forma de comando da sociedade. Os traos da escala F, esto aqui presentes, com a diferena de que os agitadores conseguem converter as tendncias antidemocrticas latentes em ao poltica.

Bibliografia

ADORNO, T. W. The authoritarian personality. New York: Harper & Brothers, 1950. CARONE, Iray. Fascimo on the air: estudos frankfurtianos sobre o agitado fascista. Lua Nova Revista de Cultura e Poltica, So Paulo, n. 55/56:195-217, 2002. FREUD, S. El porvenir de uma ilusion. In: _____________. Obras Completas, Tomo III, 4 ed., Madrid : Biblioteca Nueva, 1981, pp. 2961-92.

You might also like