You are on page 1of 5

1

FACULDADE LUTERANA DE TEOLOGIA CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA MISSIOLOGIA I ALUNO: PAULO EDUARDO SIEBRA PROF: KLAUS STANGE TURMA: TEO01

POSICIONAMENTO TEOLOGICO EM MISSIOLOGIA I


Introduo 1. A Misso no Antigo Testamento 2. A Misso no Novo Testamento 3. Pelo o Cordeiro 4. A prtica da igreja 5. At os confins da Terra 6. Concluso 7. Referncias

Introduo
Esse posicionamento teolgico nasce da necessidade de iniciar um processo de desenvolver um posicionamento teolgico final do curso, nessa primeira parte, foi preciso reconhecer o fato de minha similaridade com a teologia petista moraviana desenvolvida no sculo 17-18, onde centraliza a misso da igreja no sacrifcio de Cristo. O mundo precisa conhecer o plano de Deus para o homem, e cabe a igreja proclam-lo de forma integral. O Deus do amor, que esse mundo de tal maneira, precisa ser reconhecido e o Cordeiro recompensado de seus sofrimentos, atravs de ns. Em uma sociedade posmoderna repleta de vrias formas de pensamento e verdades, a igreja de Jesus, mais que nunca precisa se encontrar em sua misso, parte essencial de seu todo, sendo ela apostlica e universal, deve buscar na Palavra uma forma contextual de cumprir sua misso. Minha contribuio parte da necessidade de despertarmos a igreja para sua tarefa outrora esquecida.

1. A Misso no Antigo Testamento


O Antigo Testamento est repleto de passagens que reforam o plano de um Deus missionrio, que pretende ser reconhecido por sua criao como o nico Deus, criador e mantenedor de todas as coisas. O principio da obra missionria tambm o principio da revelao
No principio criou Deus, os cus e a terra. (Gn 1:1).

interesse do Deus missionrio que sua criao reconhecesse seu criador, esse Deus. Depois da queda, faz uma promessa para o homem j manchado pelo o pecado.
Ento o SENHOR Deus disse serpente: Porquanto fizeste isto, maldita sers mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andars, e p comers todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. (Gn 3:14,15)

Iniciando na prtica o plano de trazer de volta a comunho o homem perdido, ele escolhe um povo, o povo de Israel que no seu principio representado pelos patriarcas Abrao, Isaque e Jac.
Abenoarei os que o abenoarem, e amaldioarei os que o amaldioarem; e por meio de voc todos os povos da terra sero abenoados". (Gn 12:3)

O povo estava escolhido, povo exclusivo, mediante a obedincia, a promessa estava feita.
Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliana, vocs sero o meu tesouro pessoal dentre todas as naes. Embora toda a terra seja minha, vocs sero para mim um reino de sacerdotes e uma nao santa. Essas so as palavras que voc dir aos israelitas".(Ex 19:5).

Durante toda histria do povo de Israel, Deus demonstrou vrias vezes o interesse que todos os povos o reconheam ele como o verdadeiro Deus. No testemunho das maravilhas feitas:
Pois o Senhor, o seu Deus, secou o Jordo perante vocs at que o tivessem atravessado. O Senhor, o seu Deus, fez com o Jordo como fizera com o mar Vermelho, quando o secou diante de ns at que o tivssemos atravessado. Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mo do Senhor poderosa e para que vocs sempre temam o Senhor, o seu Deus". (Js 4:24,25)

Na construo do templo:
"Quanto ao estrangeiro, que no pertence ao teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu nome pois ouviro acerca do teu grande nome, da tua mo poderosa e do teu brao forte quando ele vier e orar voltado para este templo, ouve dos cus, lugar da tua habitao, e atende o pedido do estrangeiro, a fim de que todos os povos da terra conheam o teu nome e te temam, como faz Israel, teu povo, e saibam que este templo que constru traz o teu nome. (I Rs 8:41-43)

Nos livros poticos, onde podemos encontrar vrias declaraes acerca do propsito de Deus para as naes:
Que Deus tenha misericrdia de ns e nos abenoe, e faa resplandecer o seu rosto sobre ns, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvao entre todas as naes. Louvem-te os povos, Deus; louvem-te todos os povos.(Sl 67:1-3)

Na ao dos Profetas Maiores em pleno exlio nas profecias messinicas:


"Na minha viso noite, vi algum semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos cus. Ele se aproximou do ancio e foi conduzido sua presena. A ele foram dados autoridade, glria e reino; todos os povos, naes e homens de todas as lnguas o adoraram. Seu domnio um domnio eterno que no acabar, e seu reino jamais ser destrudo. (Dn 7:13,14)

Nos profetas menores, destacando Jonas, demonstrando a preocupao de Deus com povos gentios:
"V depressa grande cidade de Nnive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu at a minha presena". (Jn 1:2)

2. A Misso no Novo Testamento


O Messias estava prometido, o povo de Israel em sua soberba no entendeu que a mensagem era para todos os povos, a histria da vinda do Salvador, que definitivamente iria reconciliar o mundo com Deus teria um cordeiro para o sacrifcio perfeito, Deus se fez carne e compreendeu que sua misericrdia cobre toda humanidade com sua graa.

Jesus foi reconhecido por Simeo como salvao para todos os povos:
" Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos j viram a tua salvao, que preparaste vista de todos os povos: luz para revelao aos gentios e para a glria de Israel, teu povo". (Lc 2: 29-32)

Jesus reconhecia que os judeus distorceram o proposito missionrio de Israel:


E os ensinava, dizendo: "No est escrito: A minha casa ser chamada casa de orao para todos os povos? Mas vocs fizeram dela um covil de ladres". (Mc 11: 17)

A necessidade do sacrifcio era urgente, os gentios precisavam ver a luz da salvao partindo dos judeus, do povo escolhido:
Vocs, samaritanos, adoram o que no conhecem; ns adoramos o que conhecemos, pois a salvao vem dos judeus. No entanto, est chegando a hora, e de fato j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade. So estes os adoradores que o Pai procura. Deus esprito, e necessrio que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade".(Jo 4: 22-24)

Depois de realizado o sacrifcio e o vu do templo rasgado, todos os povos tem acesso ao Santo dos Santos, ao Deus criador atravs de Jesus, mas, era preciso que os discpulos (igreja) assumissem a postura de povo escolhido para proclamar a salvao a todos os povos e pela a f encontrar os escolhidos de Deus:
Ento lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: Est escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdo de pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm. (Lc 24: 45-47)

3. Pelo o Cordeiro
Jesus o centro missionrio da Bblia e sua morte o ponto alto do plano salvifico de Deus para o mundo, ele alm de dividir a histria, mudou seu tempo e capacitou discpulos a fazerem o mesmo. A morte que antes era smbolo de derrota transformada pelo o poder do Deus de amor e por seu sacrifcio. A igreja de Cristo representada nos Evangelhos e nos Atos dos Apstolos pelos primeiros discpulos assume ento a proclamao dessa boa nova (Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo morreu para que todos tenham a oportunidade se reconciliar com Deus) a misso de proclamar as boas novas para todos os povos. Essa tarefa assumida com fora pelas primeiras comunidades, no somente com uma mensagem apocalptica, mas como agregadores de membros a grande famlia de Deus, a igreja. Os discpulos foram desafiados a como Cristo, atravessar fronteiras, romper barreiras geogrficas e tnicas, superar dificuldades como o preconceito e a aculturao, enfrentar at a morte se preciso for para testemunhar essa verdade a todos. A misso de Deus que iniciou com o na Criao, passa pelo o sacrifcio do Cordeiro e culmina na igreja dependente do Espirito Santo para proclamar as boas novas de salvao, ou seja, a misso antes de tudo a misso do prprio Deus, sendo destacvel a ao do Pai, Filho e Espirito Santo em todos os perodos de atuao do homem, representando a total dependncia para cumprir em obedincia sua ordem.

4. A Prtica da Igreja
Antes de tudo, preciso reunir para nossa compreenso dois termos (evangelizao e diaconia) em uma nica ao, quando tratamos a Evangelizao ou a Misso, necessrio compreender que dentro desse termo, no podemos encontrar nada mais que vrias outras aes recorrentes do termo misses. No principio apostlico da igreja, a diaconia faz parte do contexto social e da vida dos crentes:
Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acrscimo de cerca de trs mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apstolos e comunho, ao partir do po e s oraes. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apstolos. (At 41-43)

Podemos observar um equilbrio e harmonia entre a proclamao, a orao e o partir do po, como algo constante no meio dos primeiros discpulos, servindo de exemplo e de como possvel ser igreja e receber de Deus as recompensas em maravilhas que glorificam a Ele. Deus acrescenta novas pessoas, multiplica o po e faz maravilhas atravs dos apstolos para que seu nome seja glorificado entre eles. Mais uma vez a misso parte de Deus, passa pela a igreja como instrumento e retorna a ele como glorias e louvores.

5. At os confins da Terra
Mas recebero poder quando o Esprito Santo descer sobre vocs, e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra" (At 1:8)

Esse texto de Atos dos Apstolos essencial para compreendermos a dimenso da misso de Deus atravs da igreja. Uma igreja que de desacreditada, passa a ser capacitada por Deus para ser embaixadora de seu Reino na Terra, para proclamar e servir a todas as naes. Em uma compreenso lgica, os discpulos cumpriram essa misso de forma uniforme, como a prpria igreja deveria assumir para os dias de hoje. Cristo promete o Espirito Santo, o Consolador, Auxiliador que desenvolveria a estratgia certa para transformar simples pessoas do povo em mestres do conhecimento de Deus. A misso assumida pela a igreja, ordenada por Jesus antes de sua ascenso de sermos testemunhas em Jerusalm, que podemos entender como nossa casa, vizinhana ou cidade, em toda Judeia e Samaria, entendemos como nosso estado e pases vizinhos e at os confins da terra, sempre testemunhando ao mesmo tempo com a mesma intensidade. Para muitos isso pode parecer impossvel, se formos levados em conta que a misso de responsabilidade nossa. Mas, quando repassamos a misso para o prprio Deus, possvel seguir o exemplo dos apstolos atravs da ao. Servindo onde for, mas lembrando de sempre, todos os lugares atravs das oraes e contribuies. A misso deve ser assumida com paixo por toda a igreja, essa a vantagem de termos conosco o Espirito Santo como auxiliar e capacitador na tarefa, principalmente que a mensagem e ao no mudam de acordo com a cultura, o amor de Deus expressado pela a igreja universal.

6. Concluso
Na pregao de Cristo e sua salvao, os moravianos pareciam escolher os lugares mais longes, com maiores dificuldades e onde se encontravam os oprimidos e escravos desse mundo. Dos desertos congelados da Groelndia ao deseto escaldante da Etipia, os moravianos prezavam por algo que hoje nos falta, o reconhecimento e a empatia com o sofrimento alheio em ns. Os missionrios reconheciam no sofrimento de Cristo o sofrimento do outro, mais que nunca essa a misso da igreja hoje, buscar aquele que sofre, no somente o pobre, mas aquele que sofre com a solido e com a possibilidade nunca conhecer a Deus, um sofrimento de estar sem esperana ou na espera de algum que testifique do verdadeiro Deus. Essa nossa misso.

7. Referncias
BBLIA. Portugus. Nova Verso Internacional. So Paulo: Ed. Vida, 2000

You might also like