You are on page 1of 4

FACULDADES INTEGRADAS UnICESP guas Claras- Distrito Federal

Lucas Takeji Aoki Alcntara

Neuroanatomia Funcional : Captulo 9:


Meninges Liquor

Braslia, DF 6 de Maio de 2011.

1.0 - MENINGES
O Sistema nervoso central envolvido por membranas conjuntivas denominadas Meninges e se dividem em 3 : Dura-mter, aracnide e pia-mter. O conhecimento da estrutura das Meninges importante tanto para a compreenso de seu papel de proteo e tambm porque elas esto frequentemente relacionadas processos patolgicos, como infeces (a famosa meningite) ou at tumores.

1.1 DURA-MTER
a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colgenas, contendo vrios vasos e nervos. Existem 2 dura-mter diferentes: a do encfalo que formada por 2 folhetos, externo e interno enquanto a dura-mter espinhal possui o interno. A dura-mter, ao contrrio das outras meninges, ricamente inervada. Como o encfalo no possui terminaes nervosas sensitivas, a maior parte da sensibilidade intracraniana se localiza na dura-mter, responsvel pelas dores de cabea. A dura-mter possui 3 pregas : Foice do Crebro, Tenda do Cerebelo, Foice do Cerebelo e o Diafragma. As cavidades da dura-mter esto baseadas em seios que so canais venosos revestidos de endotlio situados entre os dois folhetos que compem a dura-mter enceflica. A maioria dos seios possuem seco triangular e suas paredes, embora sejam finas, so mais rgidas que as veias. Os seios da abboda cranial so: Seio Sagital Superior, Inferior, Reto, Transverso, Sigmide e Occipital. Tambm existem os Seios Venosos da Base que so: Seio Cavernoso, Intercavernosos, Esfenoparietal , Petroso Superior e o Plexo Basilar.

1.2 - ARACNIDE
uma membrana muito delicada, justaposta dura-mter. Da qual se separa p um espao virtual, subdural, contendo uma pequena quantidade de lquido necessrio para a lubrificao das superfcies de contato das duas membranas. O espao subaracnideo separa a aracnide da pia-mter, o lquido crebro-espinhal ou lquor se encontra neste espao. A profundidade do espao subaracnideo varivel, sendo muito pequena na parte mais elevada dos giros e grande nas reas onde parte do encfalo se afasta da parede craniana, por causa disto formam-se nestas reas dilatadas do espao subaracnideo as cisternas subaracnideas, que possuem grande quantidade de lquor . As cisternas mais importantes so : Cisterna Cerebelo-Medular ou Magna, Cisterna Pontina, Cisterna Interpeduncular , Cisterna Quiasmtica, Cisterna Superior e a Cisterna da Fossa Lateral do Crebro.

Em alguns pontos a aracnide foram pequenos tufos que penetram no interior dos seios da dura-mter, constituindo as granulaes aracnideas, as quais so mais abundantes no seio sagital superior.

1.3 - PIA-MTER
A pia-mter mais interna das meninges, aderindo intimamente superfcie do encfalo e da medula, cujos relevos e depresses acompanham, descendo at o fundo dos sulcos cerebrais. A pia-mter d resistncia aos rgos nervosos, pois o tecido nervoso consistncia muito mole. A pia-mter acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso a partir do espao subaracnideo, formando a parede externa dos espaos perivasculares.

2.0 - LQUOR
Tambm chamado de lquido crebro-espinhal um fluido aquoso e incolor que ocupa espao o espao subaracnideo e as cavidades ventriculares. A principal funo do lquor de proteo mecnica do SNC. Por outro lado, em virtude do disposio do espao subaracnideo, que envolve todo os SNC, este fica totalmente submerso em lquido.

2.1 Formao do LQUOR


Desde i incio do sculo sabe-se que o lquor formado pelos plexos corideos. Durante muito tempo acreditou-se que o lquor resultaria apenas de um processo de filtrao do plasma dos plexos corideos. Os plexos corideos nos ventrculos laterais e no teto do 3 e do 4 pelos forames interventriculares e da ao 4 ventrculo atravs do aqueduto cerebral. A circulao do lquor extremamente lenta e so ainda discutidos os fatores que a determinam. A produo do lquor em uma extremidade e a sua absoro em outra so suficientes para causar a sua movimentao. Outro fator para se notar a pulsao das artrias intracranianas.

3.0 Consideraes ANATOMOCLNICAS sobre o LQUOR e as MENINGES


O conhecimento das cavidades cerebrais onde o lquor se encontra, assim como as meninges e suas relaes com o encfalo, importante para o entendimento de uma srie de condies patolgicas. Dentre ela est a:

3.1 HIDROCEFALIA
Se caracteriza por um aumento da quantidade e da presso do lquor levando a uma dilatao dos ventrculos e compresso do tecido nervoso de encontro com o estojo sseo.

Existem dois tipos de hidrocefalias : as comunicantes e no-comunicantes. As comunicantes resultam de um aumento na produo ou deficincia na absoro do lquor devidos a processos patolgicos dos plexos corides. As nocomunicantes so muito mais freqentes e resultam de obstrues no trajeto do lquor , o que pode ocorrer nos seguintes locais ; Forame Interventricular, Aqueduto Cerebral, Aberturas medianas e laterais de 4 ventrculos, Incisura da tenda. Outras condies patolgicas tambm so conhecidas, por exemplo a Hipertenso Craniana, Hrnias Cranianas (Tonsilas, ncus), Hematomas Extradurais e Subdurais .

You might also like