You are on page 1of 2

INFORMATIVO

Online

Era da Colheita
A uno do Riso, um caos teolgico.
Atualmente h em todo o planeta distintos "avivamentos". Um dos mais notrios o das religies orientais, particularmente do hindusmo. O mundo ocidental est vendo nestes ltimos dias uma invaso de gurus, lamas tibetanos, mestres iluminados, e uma infinidade de tcnicas de meditao, yoga e cursos para alcanar "graus elevados de conscincia". Em meio a tudo isto temos uma ala do movimento carismtico (tambm chamado de neo-pentecostal) que decidiu ter sua prpria verso comercial do misticismo oriental para no ficar atrs na conquista das massas. Este novo fenmeno religioso se chama "O Avivamento do Riso", "A Uno do Riso", "A Bebedeira Espiritual", "A Bno de Isaque" e "A Bno de Toronto". A comunidade evanglica em todo mundo est dividida a este respeito. Uns consideram esta experincia um sinal divino ainda que reconheam que no tem respaldo bblico, nem na histria do cristianismo. Outros embora a considerem demonaco, reconhecem que algo acontece (algo sobrenatural), porm, descartam totalmente a possibilidade que seja de origem do Esprito Santo; mas que se trata, crem, de algo parecido com uma manifestao de terreiro de candombl, umbanda ou at um transe como acontece nas reunies dos gurus da Nova Era. Os cultos promovidos pelos pregadores so de aparncia igual a qualquer culto numa igreja carismtica ou pentecostal. Muito louvor e na hora da mensagem

Ano: I N 01 20 de Julho de 2009 Itapipoca-CE


Literatura indicada
A Homiltica, a tica e os Pregadores da PsModernidade

comeam a falar que algo novo vai acontecer na vida das pessoas que ali esto, e que elas sero cheias de alegria naquela noite. Em meio s pregaes comeam a ouvir aqui ou ali pessoas rindo de uma forma incontrolvel, algumas pessoas comeam a dar gargalhadas a ponto de carem no cho, incontrolveis. Alm das gargalhadas, os participantes emitem sons de vrios animais como "prova" de estarem possudos por Deus. Mulheres rugem como leoas, homens bufam como touros, e uivam como lobos, gritam como aves. Em muitos des-

tes cultos h uma participao muito grande de padres e freiras catlicas que tambm recebem esse "poder". Se praticamente impossvel que uma pessoa em sua s conscincia participe do Avivamento do Riso, o mesmo podemos dizer de qualquer cristo que conhece a Palavra de Deus e a histria dos avivamentos cristos. Sinceramente, o fenmeno da "Gargalhada Santa" no tem precedente algum, nem na Bblia nem na Histria. No s isso: totalmente contrrio e incompatvel com os princpios que ensinou nosso Senhor Jesus Cristo. Convenc-los do erro outro assunto. Um dos mais srios perigos que defrontam o avivamento a incapacidade demonstrada por lderes e liderados de discernir entre a obra de Deus nas almas dos homens e a obra do diabo no contraavivamento. No se deve confundir realidade com legitimidade. Numa poca de experincias religiosas sem contedo, a atrao exercida por fenmenos espirituais poderosos muito maior do que a da sua legitimidade.

Editora: CPAD O processo de globalizao que marca a psmodernidade provoca transformaes nos diversos setores da sociedade. O secularismo e padres ticos e morais que divergem ou contrariam os modelos cristos so apenas algumas caractersticas do contexto em que a igreja est inserida. Por esta razo, a igreja vive uma crise de identidade diante da exigncia de adaptar-se aos novos tempos e, simultaneamente, ser fiel aos princpios consagrados na Palavra de Deus.

Quer namorar comigo?


Um jovem conhece uma garota e se apaixona. Ele diz: Quer namorar comigo? Ela responde:no posso pois sou filha de pastor. O jovem ento pergunta: o que eu tenho que fazer para namorar com voc? Ela diz: Primeiramente voc deve aceitar a Jesus. O jovem vai a igreja e aceita a Jesus. E agora, voc vai namorar comigo? No, antes voc tem que se batizar nas guas. Ele desce as guas e todo feliz fala: Agora j podemos namorar! Ainda no, voc precisa ser batizado com o Esprito Santo! Quase em desespero, o garoto entra no quarto, comea a orar, e depois de um bom tempo batizado no Esprito Santo. Ento a filha de pastor diz toda contente: Agora podemos namorar meu querido. Ele responde: Ainda no, vamos orar para ver se da vontade de Deus.

O tempo...
Um autor desconhecido escreveu certa vez que a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros sentimentos habitavam uma pequena ilha. Certo dia, foram avisados que essa ilha seria inundada. Preocupado, o amor cuidou para que todos os outros se salvassem, falando: Fujam todos, a ilha vai ser inundada. Todos se apressaram a pegar seu barquinho para se abrigar em um morro bem alto, no continente. S o amor no teve pressa. Quando percebeu que ia se afogar, correu a pedir ajuda. Para a riqueza apavorada, ele pediu: Riqueza, leve-me com voc. Ao que ela respondeu: No posso, meu barco est cheio de ouro e prata e no tem lugar para voc. Passou ento a vaidade e ele disse: Dona Vaidade, leve-me com voc... Sinto muito, mas voc vai sujar meu barco. Em seguida, veio a tristeza e o amor suplicou: Senhora Tristeza, posso ir com voc? Amor, estou to triste que prefiro ir sozinha. Passou a alegria, mas se encontrava to alegre que nem ouviu o amor chamar por ela. Ento passou um barquinho, onde remava um senhor idoso, e ele disse: Sobe, amor, que eu te levo. O amor ficou to feliz, que at se esqueceu de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao morro alto, onde j estavam os outros sentimentos, ele perguntou sabedoria: Dona Sabedoria, quem era o senhor que me amparou? Ela respondeu: O tempo. O tempo? Mas por que ele me trouxe aqui? Porque s o tempo capaz de ajudar e entender um grande amor.

E conhecereis a verdade e ela vos assustar!

Charge

Os mortos permanecem inconscientes?


Quando Lzaro morreu, Jesus disse: Nosso amigo Lzaro adormeceu, mas vou para despert-lo (Joo 11:11). Ec l esi ast es 9: 5 af i rm a: Porque os vivos sabem que ho de morrer, mas os mortos no sabem coisa nenhuma, nem tampouco tero eles recompensa, porque a sua memria jaz no esquecimento. Paulo confortou os discpulos com estas palavras: Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: ns, os vivos, os que ficarmos at vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem (1 Tessalonicenses 4:15). Lidos superficialmente, versculos como estes poderiam ser entendidos como defesa da idia da inconscincia dos mortos. Mas, antes de chegar a uma concluso, vamos examinar as evidncias um pouco melhor. s vezes, a idia de dormir ou ser inconscientes olha para a morte do ponto-de-vista da vida terrestre. Citaes de Eclesiastes, por exemplo, so observaes sobre a vida neste mundo. A frase repetida no livro que destaca este fato debaixo do sol. Veja Eclesiastes 9:6 (logo aps o versculo citado acima): Amor, dio e es de Joo 11 e 1 Tessalonicenses 4, a idia de dormir apresentada em contraste com a noo de uma morte permanente. Os dois trechos tratam da ressurreio (imediata, no caso de Lzaro, e na vinda do Senhor, em 1 Tessalonicenses). Descrever a morte como sono no comentrio sobre a inconscincia dos mortos, e sim, sobre o estado temporrio da morte. Outras passagens mostram claramente que os mortos continuam cientes. Jesus falou dos mortos conversando (Lucas 16:19-31). Quando o quinto selo foi aberto, as almas dos mortos clamaram ao Senhor (Apocalipse 6:9-11). A promessa de Jesus ao ladro arrependido no teria nenhum valor se a morte fosse um estado de inconscincia. Jesus confortou o homem com estas palavras: Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso (Lucas 23:43). Os fiis aguardam o privilgio do descanso preparado por Deus, e estaro cientes desta grande bno.

Curiosidade?!
Qual o lquido mais caro do mundo?
As gotas mais caras do mundo so as do veneno de cobra-coralverdadeira: 1 mililitro dele chega a custar quase 60 mil reais! Para chegar ao campeo dos lquidos, procuramos lquidos de todos os tipos, de compostos orgnicos (como sangue, venenos e smen) a combustveis (gasolina), alm de lquidos que usamos no nosso diaa-dia (tinta de impressora, mercrio, perfume e bebidas). Para comparar os preos, usamos como medida padro uma lata de refrigerante, que contm 350 mililitros, e convertemos o preo de lquidos que so vendidos em litros ou gales para essa quantidade. Algumas das substncias desta lista nem so vendidas no Brasil, e os valores podem variar muito, pois dependem da forma como sero utilizadas. Por exemplo, se descobrirem que um dos venenos cura a aids, o preo dele aumenta. Mas, na verdade, os venenos nem podem ser comercializados.

inveja para eles j pereceram, para sempre no tm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Os que j morreram no participam da nossa vida debaixo do sol, mas isso no significa que o amor no existe mais para eles nas regies celestiais, nem que lhes sero negados a recompensa (cf. 2 Timteo 4:6-8). Em outras passagens, como as cita-

O homem um macaco evoludo?


O sbio francs Jean Rostand afirmou: "O corpo de um homem de 75Kg contm gua bastante para lavar um assoalho, ferro bastante para fabricar um prego, cal bastante para pintar um cabana, enxofre bastante para matar todas as pulgas de um co. Um macaco contm o mesmo peso, forneceria o mesmo material." Ser isso uma prova de que o homem um macaco evoludo ? Se o homem no um macaco evoludo, o que ele ? De onde veio ? Para que existe ? Se o homem veio do macaco, por que existem macacos hoje ? Os macacos deveriam ser uma espcie extinta, pois tornaramse homens. Se o macaco evoluiu, por que no continua evoluindo ? Voc j viu um macaco que ontem era macaco e hoje homem ? Existem diversas espcies zoolgicas, mumificadas h milhares de anos pelos egpcios, que nada diferem dos que atualmente existem. As aves continuam atualmente fazendo ninhos, como quando foram criadas. Os peixes continuam na gua, como Deus colocou, na criao. Nada mudou ! A criao do homem no se deu por evoluo ou por desenvolvimento natural. Essas evolues, esse desenvolvimento s se do no que diz respeito as atividades do h o m e m . Vejamos: o homem primitivo morava na caverna, hoje o homem mora em grandes prdios de apartamentos. O homem primitivo usava como meio de transporte a jangada, o camelo; hoje, existem os grandes navios transatlnticos, os avies ultrassnicos, os evoludos automveis. Entretanto, os nens continuam nascendo sem dentes, sem saber andar ou falar; tal qual nasceram Caim e Abel.

Pensamento...

"No faas do amanh o sinnimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais." Uma vez que entendemos que ningum pode ser salvo sem Jesus, como fica a situao das pessoas

Todas as pessoas que viviam antes de CRISTO foram perdidas?

que viviam antes da encarnao dele? Ser que milhes de pessoas foram condenadas, sem chance para serem salvas? A resposta nossa pergunta refora claramente a doutrina bblica sobre o amor e a misericrdia de Deus. Enquanto Deus, sendo justo, poderia rejeitar todos por causa do pecado (Romanos 3:23), ele no o fez. Antes de enviar o Filho ao mundo, ele revelou sua preocupao com os pecadores. Quando ele separou os descendentes de Abro para serem um povo especial, Deus ainda lembrou de todas as naes e prometeu bnos para todas as famlias da terra (Gnesis 12:1-3). Aos judeus, ele enviou libertadores, juzes, reis e profetas para revelar e aplicar a sua palavra. Tal compaixo no se restringiu aos judeus. Deus sentiu a mesma vontade de salvar os gentios (veja, por exemplo, Jonas 4:11). O Senhor olhou com misericrdia para as pessoas que pecaram na ignorncia antes da vinda de Jesus (Atos 17:30), sabendo que a soluo ao problema do pecado seria revelada em Cristo (Romanos 3:24-26).

Charles Chaplin Ator e cineasta ingls, 1889-1977

Editor: Daniel Carvalho Contatos: 88 3631 0546 88 8834 9233 ou 9636 7668 e-mail: danire7@hotmail.com

You might also like