You are on page 1of 25

TODOS os seres humanos tm direito a:

Uma vida digna respeitada e integrada numa sociedade global; Viver em prosperidade e estar em Paz com os seus prximos; Uma alimentao saudvel; Ter acesso a gua potvel para consumo dirio; Assistncia mdica familiar; Uma educao que os emancipe na vida; Permanecer num ambiente saudvel e protegido; Ter liberdade de expresso e de livre associao; Participar nas questes sociais e decises polticas;

O que so os ODM?
Os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) so um conjunto de 8 objectivos que surgiram para colmatar necessidades bsicas sentidas por pessoas que em todo o mundo vivem sem meios de subsistncia e sem direito a uma vida digna e saudvel. Para acabar com a pobreza extrema definiram-se metas e objectivos especficos inspirados pela Declarao do Milnio das Naes Unidas aprovada na Cimeira do Milnio em Setembro de 2000, em Nova Iorque. Os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milnio esto associados a diferentes Metas e a mais de quarenta Indicadores que descrevem o que necessrio para reduzir a pobreza e atingir o desenvolvimento sustentvel em 25 anos (de 1990 a 2015).

Objectivos
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. 2. Alcanar a Educao Primria Universal

Metas para 2015


Reduzir para metade a percentagem de pessoas que vivem com menos de $1,25 USD por dia. Reduzir para metade a percentagem de pessoas vtimas da fome. Assegurar que todas as raparigas e rapazes frequentem e concluam com sucesso o ensino primrio.

3. Promover a igualdade Eliminar as disparidades de gnero a nvel da educao entre os gneros e a primria e secundria at 2005 e em todos os nveis de educaautonomia da mulher. o at 2015. 4. Reduzir a mortalidade infantil. 5. Melhorar a sade materna. Reduzir em dois teros a mortalidade de crianas com menos de cinco anos. Reduzir em trs quartos o ndice de mortalidade materna.

6. Combater o VIH/ Parar e inverter a propagao do VIH/SIDA. SIDA, a malria e outras Parar e inverter o processo de propagao da malria e outras doenas. doenas graves at 2015. Integrar os princpios da sustentabilidade ambiental nas polticas e programas governamentais e inverter a perda dos recursos ambientais. Reduzir para metade a proporo da populao sem acesso sustentado a gua potvel e saneamento bsico. Melhorar as condies de vida de, pelo menos, 10 milhes de moradores de bairros da lata. Atender s necessidades especiais dos pases menos desenvolvidos, dos pases situados no interior e estados ilha em desenvolvimento. Intensificar o desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, regulado, previsvel e no discriminatrio. Lidar, globalmente e de forma integrada, com a dvida dos pases em desenvolvimento. Desenvolver e implementar, em cooperao com os pases em desenvolvimento, estratgias orientadas para o trabalho digno e produtivo dos jovens. Disponibilizar, em cooperao com o sector privado, as novas tecnologias, especialmente as de informao e comunicao.
5

7. Assegurar a sustentabilidade ambiental.

8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Valores e princpios da Declarao do Milnio.


Todos estes objectivos tm por base um conjunto de valores que lderes mundiais de 191 pases acordaram em Dezembro de 2000 para fazer respeitar os Direitos Humanos. Os ODM dedicam-se ao total cumprimento dos valores das Naes Unidas que defendem: A liberdade. Todas as mulheres e homens tm o direito a uma vida digna e a criar os seus filhos com dignidade, livres da fome e livres do medo da violncia, da opresso e da injustia. A melhor forma de garantir estes direitos atravs de uma governncia democrtica e participativa, baseada na vontade popular. A igualdade. Nenhum indivduo ou nao deve ser privado da possibilidade de se beneficiar do desenvolvimento. A igualdade de direitos e de oportunidades entre homens e mulheres deve ser garantida. A solidariedade. Os problemas mundiais devem ser enfrentados de modo a que os custos e as responsabilidades sejam distribudos com justia, de acordo com os princpios fundamentais da equidade e da justia social. Os que sofrem, ou os que beneficiam menos, merecem a ajuda dos que mais beneficiam. A tolerncia.Os seres humanos devem respeitar-se mutuamente, em toda a sua diversidade de religio, lngua e cultura. No se deve reprimir a diversidade dentro das sociedades, nem entre estas. A diversidade deve, sim, ser apreciada como um bem precioso de toda a humanidade. Deve promover-se activamente uma cultura de paz e dilogo entre todas as civilizaes. Respeito pela natureza. necessrio actuar com prudncia na gesto dos recursos naturais e da biodiversidade, de acordo com os princpios do desenvolvimento sustentvel. S assim poderemos conservar e transmitir aos nossos descendentes as imensurveis riquezas que a natureza nos oferece. preciso alterar os actuais padres insustentveis de produo e consumo, no interesse do nosso bem-estar futuro e no das geraes futuras. Responsabilidade partilhada. A responsabilidade pela gesto do desenvolvimento econmico e social no mundo e por enfrentar as ameaas paz e segurana internacionais deve ser partilhada por todos os Estados do mundo e ser exercida multilateralmente. Sendo a organizao poltica de carcter mais universal e mais representativa de todo o mundo, as Naes Unidas devem desempenhar um papel central neste domnio.
6

Qual a importncia dos Objectivos do Milnio?


Os objectivos do Milnio so muitas vezes encarados como sendo excessivamente ambiciosos e irrealizveis levantando um elevado grau de cepticismo em relao aos resultados que os Estados membros se comprometeram em alcanar. Todavia, muitos objectivos tm sido alcanados e apesar de no existir um progresso global em relao aos ndices de desenvolvimento existe um avano significativo na qualidade de vida nos pases da Amrica Latina. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio tiveram origem na Cimeira do Milnio das Naes Unidas; porm, estes apenas podem ser alcanados se os esforos forem assumidos nacionalmente e movidos pela Solidariedade entre os pases. Por isso, o comprometimento, a dedicao e todos os esforos das pessoas em prol dos Direitos Humanos so fundamentais para um acesso a gua, alimentao, assistncia mdica e educao bsica. O papel essencial dos ODM consiste assim em constituir-se num conjunto de objectivos mundiais mensurveis e alcanveis preconizados na Declarao do Milnio das Naes Unidas, e estabelecer um conjunto de prioridades s possvel de concretizar com a participao da sociedade civil local e global.

Uma agenda para o Desenvolvimento Humano.


O mundo tem apenas 5 anos para mostrar se capaz de reduzir a pobreza, a fome e as doenas at 2015. Cada minuto conta! Os ODM podem ser ambiciosos mas so alcanveis no tempo previsto. Os ltimos anos foram de grande progresso para os ODM e a crise econmica no pode servir de desculpa para faltar aos compromissos. Os 25 anos de ajuda humanitria tm de fazer a diferena! Falta um plano de aco concreto para a erradicao da pobreza para os prximos 5 anos; e o ano de 2010 fundamental para concretizar esse desafio. Os anos 60, 70 e 80 foram anos de forte expanso econmica nos pases industrializados mas, nos Pases Menos Desenvolvidos no se registaram melhorias significativas nas condies de vida. urgente colocar o crescimento econmico ao servio da dignidade humana. Na corrida para os ODM o tempo vida.
7

Dos compromissos aos resultados


Os ODM no podem ser apenas um pacto, um compromisso oficial para reduzir a pobreza extrema sem resultados efectivos. Tem de haver compromissos reais. Para os ODM serem alcanados tem de existir um compromisso partilhado. Todos devem envolver-se, individual e colectivamente, porque nesta luta contra a pobreza todos temos um papel a desempenhar. Por isso, SIM, os polticos devem assumir os compromissos feitos; SIM a sociedade civil deve envolver-se no combate pobreza; e, SIM todos temos o direito e o dever de promover medidas justas e genunas para alcanar os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio .

O Continente Africano
Os pases africanos so os que menos progressos tiveram no que diz respeito aos ODM. A Ajuda Pblica ao Desenvolvimento, destinada frica Subsariana, tem aumentado a um ritmo muito lento para a erradicar a pobreza e a fome. Contudo, a Declarao do Milnio insistiu na adopo de medidas especiais para enfrentar os desafios da erradicao da pobreza e do desenvolvimento sustentvel em frica tais como o cancelamento da dvida bilateral e o aumento da capacidade para combater o flagelo do VIH/SIDA e outras doenas infecciosas. A Ajuda Pblica ao Desenvolvimento procura contribuir para a estabilidade no continente africano atravs da implementao de relaes comerciais justas transparentes e equitativas que favoream o desenvolvimento humano dos vrios grupos tnicos que habitam frica, mas tambm a sia e a Amrica Latina.

Apoiaremos a consolidao da democracia em frica e ajudaremos os africanos na sua luta por uma paz duradoura, pela erradicao da pobreza e pelo desenvolvimento sustentvel, para que, dessa forma, frica possa integrar-se na economia mundial.
Declarao do Milnio

2010 Ano Europeu contra a Pobreza e Excluso Social


2010 um ano particularmente importante para alcanar as metas colocadas pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio. 2010 foi declarado o Ano Europeu contra a Pobreza e a Excluso Social e o Ano Internacional da Biodiversidade o que agrega as duas grandes prioridades para os cidados Europeus.

Reconhecemos que, para alm das responsabilidades que todos temos perante as nossas sociedades, temos a responsabilidade colectiva de respeitar os princpios da dignidade humana, da igualdade e da equidade, a nvel mundial.
Declarao do Milnio das Naes Unidas

Segundo o Eurobarmetro foi demonstrado que metade dos cidados europeus consultados consideram as alteraes climticas como um dos principais problemas mundiais e 3/4 consideram a pobreza como o principal problema para a humanidade. Com uma crescente presso e envolvimento social, os lderes mundiais tero que assumir com maior determinao os compromissos estabelecidos e avanar com medidas equitativas para uma distribuio justa dos recursos naturais e da riqueza dos pases.

O Tratado de Lisboa
Em Dezembro de 2009, o Tratado de Lisboa entrou em vigor estipulando polticas para a cooperao e desenvolvimento que contribuam para a reduo, e a longo prazo, para a erradicao da pobreza (artigo 208). O Tratado contm medidas especficas para reduzir a pobreza e a excluso social na Unio Europeia definindo polticas e estratgias para o acesso ao emprego, para garantir uma segurana social adequada, educao, servios de sade e erradicar todas a formas de pobreza e explorao humana. Portugal tem um importante papel a desempenhar na promoo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio, tanto pelas suas responsabilidades histricas como pelo facto de estar inserido na Unio Europeia, ou por ter sido eleito membro para o Conselho de Segurana das Naes Unidas como membro no permanente.

Os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio so alvos mensurveis e estabelecidos para enfrentar a pobreza extrema, a fome e as doenas, e para promover a igualdade de gnero, a educao e a sustentabilidade ambiental. Eles representam tambm a expresso dos direitos humanos fundamentais: o direito de todos sade, educao e ao abrigo.
Ban Ki-Moon, Secretrio Geral das Naes Unidas

Ainda possvel alcanar os ODM?


Os ODM so extremamente importantes para a vida de milhes de pessoas que vivem em condies de extrema pobreza sem acesso a gua potvel , servios energticos, cuidados de sade e alimentao. Tm-se registado enormes progressos neste compromisso estabelecido a nvel mundial, sobretudo na reduo da mortalidade infantil, no acesso a gua potvel e no acesso ao ensino primrio. A fixao destes objectivos levou a que algumas das regies mais pobres do mundo melhorassem significativamente o seu nvel de vida. Para alcanar os ODM no tempo previsto, o mundo precisa de identificar as razes que explicam a persistncia da pobreza extrema e os melhores instrumentos para lutar contra este flagelo. A tarefa longa e o tempo que resta curto; por isso, espera-se um envolvimento mundial dos pases e da sociedade civil global que reforce a capacidade de intervir na erradicao da pobreza. A frica Subsariana a regio do mundo mais afectada pela pobreza, mas temos de considerar todos os xitos j alcanados e todos os que restam alcanar para pr um fim e este flagelo. possvel alcanar os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio. Actua. Envolve-te. tempo de acabar com a pobreza!
10 11

OBJECTIVO 1:

Os progressos em direco erradicao da fome estagnaram na maioria das regies devido crise alimentar, financeira e ambiental.

No Mundo
A Organizao para a Alimentao e Agricultura (FAQ) calcula que o nmero de pessoas subalimentadas era de 850 milhes em 2006, possa ter atingido os 915 milhes em 2008 e que esse nmero possa ter ultrapassado os mil milhes, em 2009. A frica Subsariana, o Sul da sia, o Sudeste Asitico e a Ocenia so as regies onde a pobreza mais acentuada 75% das pessoas que passam fome vivem nas zonas rurais. Os alimentos existem mas as pessoas mais pobres no tm acesso s terras nem aos alimentos... 80% da riqueza encontra-se nas mos de apenas 20% da populao. A soluo passa pela distribuio de terras, por maior apoio pequena agricultura das famlias pobres e pelo desenvolvimento de prticas agrcolas mais sustentveis.

Erradicar a pobreza extrema e a fome


Combater a pobreza extrema e a fome o primeiro dos Objectivos do Milnio. A fome afecta um tero da populao mundial. uma vergonha para a humanidade que, no incio do sculo XXI, este seja o problema mais grave com que se confronta. O grande problema do mundo a fome e a pobreza. A realidade que, apesar de existir tecnologia e capacidade para produzir alimentos suficientes para toda a humanidade, no h como justificar que a fome e a desnutrio afectem ainda uma parte importante da populao mundial.
12

1-5% 6 - 13 % 14 - 21 % 22 - 49 % sem dados

Mapa 1 Prevalncia de crianas subnutridas (<5 anos) - Percentagem fonte:UNICEF_SOWC Info 2010

13

O que foi feito:


A Nicargua reduziu para metade a taxa de incidncia da fome; de 52% em 1991 para 21% em 2006. Na Argentina, o programa Jefes y Jefas de Hogar empregou 2 milhes de trabalhadores poucos meses aps ter sido iniciado, em 2002, contribuindo para uma rpida reduo da pobreza, de 9,9% em 2002 para 4,5% em 2005. Na ndia, o programa de Apoio Rural Aga Khan, iniciado em 1982, com o objectivo de organizar comunidades locais foi determinante para a reduo da pobreza e para um investimento produtivo. Em 2002, tinha beneficiado mais de 100.000 lares. O Projecto de Desenvolvimento Comunitrio Kecamatan lanado pelo Governo da Indonsia cobriu cerca de 30% da rea rural do pas ( cerca de 21.000 aldeias) e teve um papel fundamental na construo de infra-estruturas bsicas, como estradas, pontes, sistemas de abastecimento de gua, e escolas. Entre 20 a 30 milhes de pessoas beneficiaram deste programa. A Guatemala aumentou os investimentos em estruturas sanitrias e na distribuio de gua o que contribuiu para aumentar o acesso gua potvel de 79% para 96% da populao e melhorou as condies sanitrias de 70 % para 84%, desde 1990 at 2006. No Brasil, o nmero de crianas desnutridas baixou para metade. A elaborao do Relatrio do Trabalho Decente no Brasil foi fundamental para que muitas polticas propostas fossem cumpridas e assegurassem um melhor nvel de vida.

Atingir os 0,7% do RNB (Rendimento Nacional Bruto) dos pases desenvolvidos para a Ajuda Pblica ao Desenvolvimento (APD); Penalizar os Governos que apoiem as Guerras, os conflitos armados, a produo e venda de armamento e todas as formas de violncia e terrorismo; Acordar um Pacto Mundial para o Emprego que assegure um trabalho decente para todos, erradique o trabalho escravo e o trabalho infantil nas suas piores formas.

O que faz a Oikos


oikos Vida Sustentvel
Nicaragua, Honduras, El Salvador A Oikos lanou em 2005, no Golfo de Fonseca (Nicargua, Honduras, El Salvador) um projecto tendo em vista contribuir para o desenvolvimento sustentvel e a melhoria da qualidade de vida, atravs da luta contra a pobreza. Esta regio caracterizada por um elevado grau de pobreza provocada, em grande medida, pela ocorrncia de frequentes catstrofes naturais e debate-se com graves problemas ambientais, de produo agrcola e de comercializao. O objectivo principal foi o de reduzir a vulnerabilidade das famlias pobres no Golfo de Fonseca, sendo 15 435 o nmero total de beneficirios desta iniciativa, o que corresponde a 3150 famlias. Fonte: Relatrio de Responsabilidade oikos, ano zero 2006/07 Guatemala

Mas URGENTE:
Garantir a Segurana Alimentar para os pases pobres e prevenir que as crises financeiras nos pases industrializados tenham impactos to drsticos no acesso aos alimentos; Libertar todos os pases pobres da dvida bilateral oficial. Os pases pobres pagam a cada dia o equivalente a 100 milhes de dlares em servio de dvida aos pases ricos; Avanar com o desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsvel e no discriminatrio; 14

A Oikos tem presena permanente na Guatemala desde 2006. Este pas um dos pases mais pobres da Amrica Latina, onde os ndices de desnutrio crnica, desigualdade econmica e excluso dos povos indgenas, so geradores de consequncias severas ao nvel da segurana alimentar. Desde 2006, o trabalho da Oikos na Guatemala tem sido principalmente nesta rea, procurando o fortalecimento de sistemas alimentares rurais sustentveis e equitativos. Neste momento esto a decorrer dois projectos na Guatemala: Fortalecimento de sistemas agro-alimentares sustentveis e equitativos em 5 micro regies da Guatemala Observatrio do Direito Segurana Alimentar Outros projectos em www.oikos.pt
15

OBJECTIVO 2:

O que posso eu fazer?

Informa-te no teu bairro, povoao ou localidade e colabora nas ajudas aos mais pobres, Participa como voluntrio em aces humanitrias promovidas pelas ONGD e organizaes mais activas na luta contra a fome e a pobreza. Fala com a tua autarquia, para que colaborem na difuso dos ODM e no te canses em relembar os decisores polticos acerca dos compromissos que Portugal assumiu na Conferncia do Milnio. Envolve-te numa campanha contra a fome e a pobreza na tua escola ou faculdade. Podes propor aos professores e aos alunos. S responsvel. No avalies um produto pela embalagem. Pergunta-te sempre quem fez, de onde vem e para onde vai. Apoia o comrcio justo, a uma forma de estabelecer relaes comerciais que promovam o desenvolvimento humano em cada pas.

Alcanar o ensino primrio universal


Ainda que em muitas partes do mundo tenha aumentado a taxa de escolarizao das crianas, h que redobrar esforos se realmente quisermos alcanar o objectivo de uma escolarizao universal plena. A falta de formao bsica, quer nas comunidades, quer nos pases, impede a qualificao profissional dos cidados, minando a estrutura econmica e social e impossibilitando o fim da pobreza. Um sistema democrtico tambm no se pode consolidar com uma percentagem to elevada de populao analfabeta e que, consequentemente, no pode exercer plenamente os seus direitos. O baixo ndice de matrculas e, sobretudo, o abandono escolar precoce, esto fortemente relacionados com a pobreza. A sua erradicao depende, em boa medida, de uma educao bsica para todos e do aumento do esforo de escolarizao das raparigas, as quais apresentam maiores ndices de excluso e de abandono dos estudos.
17

16

No Mundo
Cerca de 32 milhes de crianas africanas no tm acesso ao ensino primrio. Os Pases Menos Desenvolvidos no conseguiram alcanar as metas intermdias previstas para o ano 2010. Existem 158 milhes de crianas entre os 5 e os 14 anos sujeitas ao trabalho infantil uma em cada 6 crianas no mundo. As crianas mais afectadas vivem na frica Subsariana (69 milhes) e no Sul da sia (44 milhes). Em zonas rurais as crianas pobres esto mais expostas ao trabalho infantil. Com o peso do trabalho, milhes de crianas so impedidas de frequentar a escola, o que as mantm vulnerveis aos baixos nveis de pobreza, explorao e trabalho forado. 781 Milhes de adultos no sabem ler nem escrever dois teros destes so mulheres. Nos pases mais pobres a discriminao de gnero mantm um grande nmero de raparigas sem educao bsica. Nos pases africanos e na sia Ocidental a excluso das raparigas da escola atinge os 66% de crianas.

O que foi feito:


Em frica, com a ajuda mundial e novas medidas educativas, mais 42 milhes de crianas tiveram acesso educao bsica entre 1999 e 2007. O nmero total de crianas fora da escola baixou de 106 milhes em 1999 para 69 milhes em 2008. Metade destas crianas (31 milhes) encontram-se na frica Subsariana e 18 milhes no Sul da sia A abolio de propinas no Burundi permitiu que 99% das crianas frequentassem o ensino primrio. A mesma medida foi aplicada na Tanznia, Guatemala, Nicargua e Zmbia levando a um aumento exponencial de entradas de crianas na escola. A entrada das crianas nas escolas fundamental, mas necessrio que continuem a frequentar as aulas para que a educao tenha efeitos positivos nas regies desfavorecidas. Na frica Subsariana h um abandono escolar de 30% o que gera anualmente milhes de jovens iletrados e com poucas aptides profissionais.

Mas URGENTE:
Dedicar recursos e esforos para que a educao primria universal seja gratuita para todas as crianas do mundo. Acabar com o trabalho infantil forado e assegurar que todas as crianas tenham acesso a uma educao acessvel e adequada. Lanar uma Campanha Mundial pela Educao e fortalecer o movimento dos Professores Sem Fronteiras. Criar bolsas para que os pases mais pobres possam contratar mais professores e criar condies mais dignas para professores e alunos.

21,5 - 85,5 % 85,6 - 94,1 % 94,2 - 97,6 % 97,7 - 100 % sem dados

Mapa 2 Ingresso no ensino bsico - Percentagem fonte: UNSD_MDG Info 2010

18

19

O que faz a Oikos


oikos Cidadania Global
Em Portugal A oikos promove projectos e programas de Educao para a Cidadania Global (ECG), entendida como um processo de consciencializao da opinio pblica, que contribui para a criao de uma cultura de responsabilidade e conduz a um empenhamento social, ajudando a superar as assimetrias que so simultaneamente causa e efeito do subdesenvolvimento e da pobreza. Atravs de actividades de sensibilizao e produo de materiais pedaggicos a Oikos procura fortalecer um movimento de solidariedade para que, conjuntamente, se possa ultrapassar as necessidades humanas fundamentais.

OBJECTIVO 3:

O que posso eu fazer?


Entra em contacto com entidades que trabalhem na promoo da educao no mundo e colabora como voluntrio/a. Existem vrias multinacionais que exploram as crianas e as mantm abaixo do nvel da pobreza. No compres artigos que tenham utilizado mo-de-obra infantil na sua produo. Envia uma carta s empresas que exploram crianas e exige para estas crianas a possibilidade de estudar. A tua escolha conta. No caso de seres estudante, organiza uma campanha de sensibilizao na tua prpria escola. Podes comear por saber mais sobre a vida dos teus colegas: de onde eles vm e como so as escolas nos seus pases de origem? Descobre aquilo que um colega mais gosta na sua terra e o que o faria feliz? Procura conhecer mais em pormenor uma zona carenciada do mundo e tenta envolver a escola do teu bairro num projecto concreto de colaborao. Podes encontrar outras iniciativas e recolher ideias na pgina web da oikos em www.oikos.pt.

Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher


A discriminao das mulheres est enraizada em muitas sociedades, chegando a ser considerado como algo normal e justificvel. Pensa-se que natural um estado de coisas que faz com que as mulheres estejam subordinadas aos homens, tenham menos direitos, cobrem salrios inferiores por trabalho idntico, ou possam ser agredidas pelos seus maridos. Muitas mulheres em todo o mundo trabalham h dcadas para conseguir a igualdade de direitos, lutando ao mesmo tempo por um mundo mais justo e solidrio. Ainda que muitas coisas estejam a mudar, como temos podido constatar na nossa prpria sociedade nos ltimos 30 anos, os progressos no so iguais em todo o mundo. Em termos gerais, as diferenas de gnero so mais significativas nas regies do Mdio Oriente, sia Meridional, frica do Norte, frica Ocidental e Central.
21

20

No Mundo
Os Pases em Desenvolvimento esto a aproximar-se da paridade de gnero na educao. Em 2008, havia 96 raparigas inscritas por cada 100 rapazes no ensino bsico e 95 por cada 100 rapazes no 2 ciclo No entanto, em nveis de ensino mais avanados, existe uma maior discrepncia em certas regies menos desenvolvidas. Na Ocenia, frica Subsariana e sia Ocidental, onde a educao das raparigas subvalorizada, o ratio entre gneros chega a atingir uma diferena de 67 raparigas por cada 100 rapazes. Nos pases em desenvolvimento as mulheres esto sujeitas a formas mais vulnerveis de trabalho e so 3 vezes mais afectadas pelo desemprego em situaes de crise. A pobreza tem a face de uma mulher: 70% da populao mundial mais pobre so mulheres ou crianas; uma em trs mulheres maltratada, forada na indstria do sexo ou abusada; a nvel mundial a presena das mulheres no parlamento muito baixa. No Mal, Peru, sia Ocidental e frica do Sul registam-se graves desigualdades no trabalho assalariado e nos direitos sociais.

A representao poltica o lugar onde se acentuam as mais profundas disparidades entre os gneros sendo os homens a ocupar a maioria dos cargos polticos tanto nos pases desenvolvidos (2/3 dos cargos so ocupados por homens) como em pases em desenvolvimento onde as mulheres ocupam na melhor das hipteses 1/4 da totalidade dos cargos polticos.

O que foi feito:


Recentemente deu-se um grande passo para alcanar paridade de gnero na educao na Amrica Latina e Carabas, sia Oriental e Sul Oriental, onde mais raparigas que rapazes ingressaram no secundrio No Peru cada vez mais mulheres participam activamente da poltica, tanto a nvel local como regional. Em S. Martin, 11 mulheres candidataram-se s eleies locais e regionais, tendo sido eleita uma mulher para ocupar um cargo poltico na regio. A WOMANKIND ajudou milhes de mulheres em todo o mundo, e s suas famlias, a alcanar os seus direitos ou a escapar s formas de violncia permitidas e negligenciadas na cultura dominante. Est em 71 pases nomeadamente na Bolvia, Peru, Afeganisto, Zimbabwe, Etipia, Somlia, Gana, Albnia, Nepal, ndia... Na ndia, a SEWA - uma associao de mulheres, desenvolveu muitas prticas para reduzir a pobreza atravs da criao de emprego prprio. Actualmente a SEWA tem 200 000 membros na ndia, com 84 cooperativas, 181 grupos de produo. Cerca de 30 000 mulheres pobres participam anualmente na Academia da SEWA, onde exploram a sua participao na economia nacional, os seus papis e responsabilidades como mulheres, formas de auto-organizao, e os valores e viso subjacente ao movimento. No Ruanda, graas recente implementao de medidas polticas afirmativas rpidas e profundas mudanas surgiram nos ltimos anos para combater a desigualdade de gnero. Muitas mulheres entraram na vida pblica como lderes Polticos; por exemplo, na Cmara dos Deputados os lugares ocupados por mulheres aumentaram para 48,8% e houve tambm um aumento significativo na participao de mulheres a nvel ministerial e de governo local.

0,0 - 9,0 % 9,1 - 16,4 % 16,5 - 22,8 % 22,9 - 56,3 % sem dados

Mapa 3 Lugares ocupados por mulheres no Parlamento Nacional - Percentagem fonte: UNSD_MDG Info 2010
22

Desmantelar as redes de trfico e a explorao de mulheres, bem como assegurar medidas de apoio e reinsero social s mulheres vtimas libertadas destas formas de explorao.
23

Mas URGENTE:

Assegurar a criao e funcionamento de instituies de acolhimento dedicadas proteco de mulheres nos casos que se encontram em situao de risco por de serem perseguidas, oprimidas ou traficadas. Condenar a violao no casamento e o casamento forado assim como a mutilao genital e outras formas de violncia exercidas sobre a mulher. Colocar as mulheres num patamar de igualdade para com os homens no acesso educao, nas oportunidades de trabalho, nas remuneraes salariais e nos direitos e benefcios sociais. A igual oportunidade entre homens e mulheres no acesso aos cargos polticos e possibilitar a representao dos direitos da mulher de forma equitativa reflectindo as suas necessidades.

O que posso eu fazer?


Realiza uma campanha na escola do teu bairro sobre sensibilizao e preveno da violncia sobre as mulheres. Podes pedir apoio a organizaes que tenham editado materiais e que te possam aconselhar. Se fores estudante, pede aos teus professores e direco da escola que promovam junto dos alunos uma formao sobre as relaes afectivo-sexuais, assim como orientao para o emprego numa perspectiva no sexista. Zela para que os direitos das tuas colegas de escola sejam respeitados em todos os domnios e denuncia as situaes que atentem contra a dignidade das meninas ou das raparigas. Solicita aos professores e direco da tua escola que se utilize uma linguagem no sexista que d visibilidade presena feminina. Por exemplo: alunas e alunos. Na Holanda, est a ser levada a cabo uma iniciativa que consiste em convidar mulheres que trabalhem em ambientes laborais no feminizados e que ocupam cargos de responsabilidade para relatarem nas escolas a sua experincia aos alunos, como forma de contribuio para a erradicao de esteretipos e papis apreendidos. uma ideia que podemos imitar.

O que faz a Oikos


Educao para Cidadania Global
Em Portugal A explorao laboral e a prevalncia do Trfico de Seres Humanos so graves indcios de que a desigualdade de gnero persiste em Portugal, e afecta sobretudo imigrantes em situao irregular, mulheres sem formao escolar e profissional (frequentemente vtimas de explorao sexual). A discriminao de gnero e o Trfico de Seres Humanos tem uma forte expresso na Regio Norte, fruto das recentes vagas de imigrao, do desconhecimento por parte das vtimas dos seus direitos, da falta de recursos para se proteger e lutar contra as formas de explorao humana. Como forma de minimizar esta situao de discriminao, que afecta principalmente as mulheres, a Oikos tem em curso o projecto (Es)foradas e (Des)iguais Contra o Trfico de Seres Humanos e a Explorao Laboral, um projecto de sensibilizao e (in)formao, que pretende alertar a sociedade civil para a violao de direitos fundamentais, em particular das mulheres, pretendendo ainda incidir em polticas pblicas que combatam, informem e protejam as pessoas mais vulnerveis contra estes abusos.
24

25

OBJECTIVO 4:

No Mundo
Apesar de haver um nmero avassalador de crianas a morrer em cada ano, desde 2000 registou-se uma reduo significativa na mortalidade infantil. Contudo, mantendo-se o ritmo actual, o objectivo previsto na Declarao do Milnio, para 2015, s se cumprir em 2045. A crueldade dos dados indica que 8,8 milhes de crianas morrem a cada ano. A frica Subsariana a regio mais afectada onde se regista a morte de metade de crianas a nvel mundial antes de atingir os 5 anos de idade. Estima-se que a cada hora morrem mais de 1 000 crianas no mundo. Desde 2008, em frica 1 em cada 6 crianas no resiste at aos 5 anos e no Sul da sia 1 em 14 morre com menos de 5 anos de idade. Cerca de 90% da mortalidade infantil causada pela diarreia, pneumonia, sarampo, malria, VIH/SIDA e problemas de parto - doenas curveis que podiam ser evitadas. Entre os 67 pases com elevada taxa de mortalidade infantil apenas 10 esto em vias de melhorar significativamente as condies de sobrevivncia para as crianas.

Reduzir a mortalidade infantil


As elevadas taxas de mortalidade infantil so um drama dos pases pobres. Quase 50% dessas mortes acontecem na frica Subsariana, enquanto nos pases ricos a percentagem no ultrapassa 1%. Este facto d-nos uma percepo da dimenso da crise humanitria que se est a viver nesta parte do mundo. Tambm nos pases mais desfavorecidos, os mais pobres so os que mais sofrem: as possibilidades de uma criana morrer antes dos 5 anos aumentam significativamente quanto maior for o nvel de pobreza da famlia. Uma vez mais, a pobreza o denominador comum desta tragdia. No entanto, permanece a esperana ao sabermos que esta situao pode ser invertida, atravs de uma distribuio mais equitativa da riqueza.
26

1-8 9 - 20 21 - 53 54 - 165 sem dados

Mapa 4 Taxa de Mortalidade Infantil - Por cada 1000 nascimentos fonte: UNSD_MDG Info 2010

27

O que foi feito:


A imunizao contra o sarampo aumentou 70% e preveniu a morte de milhes de crianas provocada por esta doena letal. Em 2008, a vacinao cobriu 81% das regies em desenvolvimento. Houve uma reduo de 733 000 mortes em 2000 para 164 000 em 2008. No mundo, a mortalidade de crianas baixou de 12,5 milhes para 8,8 milhes por ano, de 1990 at 2008. Isto salva 10 000 crianas por dia, contudo ainda restam milhes de crianas a salvar da fome e das doenas nos pases em desenvolvimento. Os maiores progressos registaram-se no Norte de frica, na sia Oriental, na Amrica Latina e Carabas. Alguns Pases Menos Desenvolvidos tambm atingiram feitos notveis reduzindo cerca de 50% a taxa de mortalidade infantil desde 1990. Dentro destes destaca-se o Bangladesh, Buto, Bolvia, Eritria, Laos e Nepal. Em Moambique, na Monglia, Etipia e Niger tambm se registam dados muito positivos.

O que faz a Oikos


Vida Sustentvel
Nas Honduras as infeces respiratrias agudas, diarreias, doenas da pele e desnutrio, so das principais causas de mortalidade infantil. A situao torna-se cada vez mais crtica com o aumento da populao, a rpida urbanizao, as alteraes climticas e o aumento da industrializao, fruto do desenvolvimento econmico e da globalizao. Neste contexto, a Oikos, em parceria com organizaes locais, desenvolveu um projecto de interveno na Habitao para reduzir a mortalidade infantil associada a doenas respiratrias causadas por altos nveis de contaminao do ar. At 2013, a Oikos ir contribuir para a melhoria da qualidade de vida de 450 famlias com crianas melhorando as condies de habitao e fortalecendo as capacidades dos profissionais e assistentes de sade.

O acesso gratuito aos servios de sade, educao bsica, alimentao e gua potvel, por parte das famlias mais pobres, sobretudo das mes e crianas. A educao das mes e a transmisso de informao relativamente a problemas higinico-sanitrios, amamentao, imunizao e cuidados de sade essenciais para o crescimento e proteco da criana. Desenvolver programas de apoio e de servios de assistncia comunitrios e intensificar medidas de preveno para combater as doenas infecciosas como a pneumonia, a diarreia, a malria e o vrus da SIDA e aumentar a acessibilidade dos tratamentos nos pases em desenvolvimento. Ajudar as regies mais afectadas por epidemias a desenvolver os seus prprios medicamentos e tratamentos medicinais base de produtos naturais abundantes na regio. Tornar a gua potvel num recurso acessvel para todos. A gua e a alimentao tm um papel fundamental para reduzir a mortalidade nos pases pobres sendo que a subnutrio aumenta drasticamente o risco de doena e morte.
28

Mas URGENTE:

O que posso eu fazer?


Entra em contacto com organizaes que trabalhem na erradicao da fome. Colabora e compromete-te o mais possvel. Podes participar como voluntrio/a em aces contra a fome organizadas por ONGs. Se ests numa escola ou faculdade, organiza uma actividade ou trabalho para que os teus colegas e professores conheam esta realidade e desenvolvam debates nas aulas. Tambm podes apresentar exposies temticas que te sejam cedidas por alguma organizao, ou propor actividades artsticas (desenho, teatro, cinema, msica, literatura, etc.) que conduzam reflexo... Divulga a campanha Pobreza Zero entre os teus colegas, amigos e familiares. Informa-te sobre as possibilidades de colaborar voluntariamente com organizaes locais, as quais desenvolvam actividades a favor das crianas que necessitam de ajuda: associaes, parquias, servios sociais municipais, entre outros. No hesites, o teu gesto faz a diferena!
29

OBJECTIVO 5:

No Mundo
A maioria de mulheres que morre de parto ou por complicaes durante a gravidez encontra-se nos pases pobres. Mais de meio milho de mulheres morrem anualmente ao dar luz. 300 milhes de mulheres nos pases em desenvolvimento sofrem de doenas causadas por gravidez e parto. A mortalidade materna contribui, tambm, para a morte de, pelo menos, 1,5 milhes de crianas na primeira semana de vida e 1,4 milhes de nados-mortos. Apenas 1 em cada 3 mulheres que vivem no meio rural recebem acompanhamento adequado durante a gravidez. A hemorragia e a hipertenso arterial so responsveis por metade dos bitos maternos e 18% das mortes so causadas pela malria, VIH/SIDA e doenas cardacas. A maior parte destas doenas podia ser prevenida ou tratada. A taxa de natalidade em adolescentes com baixos nveis de escolaridade quatro vezes superior. Em cada minuto 380 mulheres ficam grvidas; 190 mulheres enfrentam uma gravidez no desejada; 110 mulheres confrontam-se com um problema relacionado com a gravidez; 40 mulheres fazem um aborto inseguro; 30 mulheres sofrem leses ou deficincia; 1 mulher morre devido gravidez.

Melhorar a sade materna


Entende-se por sade materna a assistncia sanitria e a assistncia comunitria especfica que requerem as mes ou futuras mes. Os Objectivos do Milnio propem reduzir em trs quartos a taxa de mortalidade materna at 2015. Em muitos pases do mundo, a gravidez e o parto implicam um grave risco para as mulheres. Situaes que na Europa se conheciam s no incio do sculo XX (o parto como um episdio de risco importante para as mes) so circunstncias comuns nos pases pobres, com tonalidades mais dramticas na regio da frica Subsariana. Mas a assistncia sanitria ao parto, apesar de muito importante, no o nico problema existente: as mes precisam da ajuda da comunidade antes e depois dos partos, j que as crianas so totalmente dependentes das mes durante os primeiros anos. Para assegurar a sade materna determinante tirar as famlias da pobreza e criar servios de apoio materno gratuitos.
30

1 - 14 15 - 130 131 - 510 511 - 2.100 sem dados

Mapa 5 Taxa de Mortalidade Materna - Por cada 100.000 nascimentos fonte: UNSD_MDG Info 2010
31

O que foi feito:


O nmero de mulheres a receber cuidados de sade materna nos pases em desenvolvimento aumentou significativamente no Norte da frica, Amrica Latina e Carabas e no Sudoeste da sia Em todas as regies do mundo a taxa de gravidez na adolescncia baixou, inclusive na regio subsariana, o que ir contribuir para que a mortalidade infantil se reduza nos prximos anos. Na Amrica Latina e Carabas os direitos conquistados pelas mulheres trouxeram melhores cuidados de sade e um acompanhamento durante e aps o perodo da gravidez.

O que faz a Oikos


Vida Sustentvel
A Oikos trabalha em El Salvador desde o ano 2001 onde est a implementar um projecto para a Preveno em Sade Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no Municpio de La Unin tendo como finalidade contribuir para a criao de um ambiente saudvel para a infncia, adolescncia e juventude em risco e vulnerabilidade. O que levou a Oikos a desenvolver este projecto foi o facto de haver uma elevada taxa de gravidez na adolescncia. Em El Salvador, cerca de 42% das mulheres me antes dos 20 anos, originando frequentemente uma incapacidade psicolgica e financeira para assumir uma maternidade segura.

Mas URGENTE:
A assistncia na gravidez, durante o parto e aps o parto, tanto no que se refere a servios mdicos como a servios educativos e informativos fornecidos de forma acessvel e gratuita. No nos esqueamos que apenas uma minoria dos pases no mundo possuem estes servios generalizados. Um compromisso poltico internacional revigorado que implemente um Plano de Interveno Internacional credvel para reafirmar a importncia do acesso universal aos cuidados de sade reprodutiva e acelerar a ajuda mdica aos pases em desenvolvimento. Alm disso, a educao para a maternidade, a universalizao da educao, a informao e educao sexual e a informao preventiva para evitar doenas sexualmente transmissveis, so ainda desafios para a maioria dos pases. A ttulo de exemplo podemos referir o uso do preservativo que considerado o nico meio que pode prevenir a expanso do VIH/SIDA Implementar fundos e estratgias de aconselhamento para desenvolver um programa de planeamento familiar, especialmente na adolescncia, idade em que ocorre mais frequentemente uma gravidez indesejada.

O que posso eu fazer?


Podes ajudar as organizaes na tua regio ou cidade que apoiam as mes com dificuldades econmicas e de integrao em tarefas educativas com as suas crianas. Oferece a tua colaborao a associaes locais de imigrantes que trabalhem com mulheres e mes. Poders ajudar, dentro da tua comunidade, no ensino da lngua portuguesa, j que esta uma ferramenta imprescindvel para a integrao de imigrantes. Colabora com as organizaes internacionais que trabalham em programas de sade comunitria em todo o mundo, efectuando donativos, recolhendo fundos, promovendo pequenas campanhas de consciencializao na tua comunidade escolar, no teu bairro ou no teu local de trabalho. Informa-te e apoia as campanhas que se realizam a favor dos direitos sexuais e reprodutivos e contra a prtica da mutilao genital feminina. Acredita, possvel mudar o mundo.

32

33

OBJECTIVO 6:

No Mundo
O VIH/SIDA uma das quatro principais causas de mortalidade em todo o mundo. Fontes indicam que por causa desta doena morrem por dia 8 000 pessoas e, em 2008, 33 milhes de pessoas eram portadoras deste vrus. Mais de 22 milhes localizam-se na frica Subsariana. Existem 2,1 milhes de crianas infectadas com o vrus da SIDA. A grande maioria recebeu o vrus durante o perodo da gravidez, no nascimento ou durante a amamentao. No entanto, este nmero pode ser substancialmente reduzido com terapia antiretroviral durante o perodo de gravidez. A esperana de vida na frica Subsariana de 47 anos. Sem o VIH/SIDA seria de 62 anos. H pases cuja esperana de vida no supera os 33 anos. O VIH/SIDA a principal causa de morte na frica Subsariana com 72% de novos casos escala mundial. Cerca de 90% da investigao farmacutica dedica-se a combater doenas que afectam apenas 10% da populao mais rica do planeta. O paludismo (malria) afecta, em cada ano, 500 milhes de pessoas, sobretudo crianas, e causa um milho de mortes. Cerca de 90% dos casos mortais ocorrem em frica. Em 2008, 1,8 milhes de pessoas morreram com tuberculose, metade destas estavam infectadas com o vrus da SIDA.

Combater o VIH/SIDA, a malria e outras doenas graves


O objectivo 6 visa parar e comear a reduzir a propagao da VIH/SIDA, assim como diminuir significativamente a incidncia da malria e da tuberculose. Estas doenas, por afectarem significativamente amplos sectores da populao mundial, independentemente dos pases, regies do mundo ou continentes, so consideradas pandemias. O paludismo ou malria, a SIDA e outras epidemias afectam particularmente os pases pobres e travam as suas possibilidades de desenvolvimento. Os episdios de tuberculose ou de malria na Europa e nos EUA so uma raridade, e os casos de SIDA esto a diminuir.
34

0,0 - 1,0 1,1 - 8,0 8,1 - 29,0 29,1 - 410,0 sem dados

Mapa 6 Mortes associadas tuberculose - Por 100.000 pessoas fonte: UNSD_MDG Info 2010
35

O que foi feito:


O nmero de novas infeces pelo VIH/SIDA reduziu 30% na ltima dcada, e as pessoas com acesso terapia antiretroviral aumentaram de 5% para 42% no mesmo perodo. Os avanos no tratamento com antiretrovirais fazem com que a SIDA se possa considerar j uma doena crnica (e no necessariamente mortal), nos pases cuja populao pode pagar os tratamentos. As medidas preventivas (e principalmente o uso generalizado de preservativos) demonstraram eficcia na conteno da epidemia do VIH/SIDA. Em 11 pases africanos registou-se um aumento que oscila entre os 10 e os 60% no uso de preservativo durante as relaes sexuais de risco. Em 1977 erradicou-se a varola, onze anos aps ter sido definido este objectivo. Actualmente, registam-se progressos na investigao da preveno e tratamento de doenas como a malria e alguns pases africanos desenvolveram tratamentos mais eficazes contra epidemias. A iniciativa 3 em 5, lanada em 2003, aplicou a terapia antiretroviral a 400,000 pessoas, e em 2008 cerca de 4 milhes de pessoas estavam a receber este tratamento, 2,9 milhes encontravam-se na frica Subsariana. Desde 2004, a produo de redes mosquiteiras aumentou cinco vezes, passando de 30 para 150 milhes em 2009. Cerca de 200 milhes de redes foram distribudas nos pases africanos entre 2007-2009.

O que faz a Oikos


Vida Sustentvel
Moambique A Oikos tem representao permanente em Moambique desde 1990, ano da assinatura de um Protocolo de Cooperao com o Governo Moambicano. Nas prioridades de actuao da Oikos em Moambique constam o desenvolvimento rural e segurana alimentar, a capacitao de organizaes comunitrias e a reabilitao de infra-estruturas. No distrito de Magude a Oikos implementou um projecto para o fortalecimento da segurana alimentar no contexto de VIH/SIDA. Em 2003, aproximadamente 65% da populao do distrito de Magude vivia abaixo da linha da pobreza. Para alm dos baixos rendimentos familiares e da elevada percentagem de absentismo escolar (com de mais de 50%) a falta de saneamento e gua potvel agravava a subida dos ndices das doenas como a diarreia, malria e subnutrio e do crescente nvel de prevalncia do VIH/SIDA. A presena da Oikos em Magude/ Motaze veio aumentar a segurana alimentar das famlias beneficirias atravs do aumento da capacidade produtiva e da reduo da vulnerabilidade ao VIH/SIDA. Este projecto beneficiou 1 500 famlias mais vulnerveis com o acesso a uma alimentao mais variada e a tratamentos mdicos para combater o VIH/SIDA.

O que posso eu fazer?


Protege-te. O uso do preservativo o nico mtodo efectivo para evitar contgios. Procura informao bsica para te protegeres a ti e quem tu gostas e viver a sexualidade com liberdade, mas sem riscos. Apoia as entidades que trabalham em cooperao internacional, na tentativa de travar a expanso do VIH/SIDA, da malria, da tuberculose e da hepatite C nos pases mais pobres do mundo. Com o envolvimento da direco do agrupamento escolar da trua zona, convida pessoas que, na tua cidade, integrem associaes de doentes afectados pelo VIH/SIDA ou pela Hepatite C para que vo prestar o seu depoimento escola. Convida os teus colegas e professores a conhecerem, na primeira pessoa, os problemas de sade e de discriminao sofridos pelos seropositivos e vtimas de outras doenas infecto-contagiosas. Uma ideia: na tua escola, com os teus amigos ou na parquia, organiza uma campanha para distribuir redes de mosquiteiros em frica para prevenir a propagao da malria. So necessrias 350 milhes para cobrir a necessidade mundial Ests a pensar ser mdico? No te esqueas, o mundo precisa de ti.
37

Mas URGENTE:
Proporcionar o acesso a medicamentos essenciais a preos acessveis nos pases em desenvolvimento para travar a propagao do vrus da SIDA e das principais doenas endmicas. Reforar as medidas preventivas (e principalmente o uso generalizado de preservativos) e aumentar a eficcia na conteno da epidemia do VIH/SIDA. A educao sexual tem um papel importante na preveno da propagao deste vrus. Colocar a medicina ao servio da humanidade, independentemente do pas, da classe social ou da capacidade econmica e concretizar os compromissos assumidos no mbito do Fundo Mundial no Combate ao VIH/SIDA, Tuberculose, Malria e outras doenas infecciosas. O recurso a terapias alternativas e tratamentos de base usando produtos locais para combater e prevenir doenas. fundamental ir directamente origem e explorar plantas com propriedade imunolgicas, desinfectantes anablicas e mesmo plantas 36 que sirvam para repelir insectos.

OBJECTIVO 7:

No Mundo
Existem cerca de 30 milhes de refugiados ambientais e segundo estimativas oficiais podero atingir os 100 milhes at 2020. A escassez de recursos naturais agravada pelas alteraes climticas, est a tornar-se na principal causa para deslocao forada de pessoas a nvel mundial. Entre 1990 e 2005 perdeu-se 3% da massa florestal, principalmente para extraco de madeira e para extenso do cultivo de cereais para criao animal e agrocombustveis. A Amrica do Sul perde 4 milhes de hectares de floresta e a frica perde 3,4 milhes a cada ano. A sobrexplorao de algumas espcies marinhas, a poluio dos cursos de gua e a contaminao dos solos est a causar uma diminuio drstica nas espcies piscatrias. Os oceanos assim como as florestas j no so recursos infinitos. 1,2 mil milhes de pessoas tm falta de gua potvel; e 2,4 mil milhes no tm acesso a instalaes sanitrias; 2 milhes de crianas morrem todos os anos devido a infeces disseminadas por gua inquinada ou falta de instalaes sanitrias Em 2007 as emisses de dixido de carbono (CO2) para a atmosfera atingiram as mil milhes de toneladas. Uma aumento de 35% desde 1990. A este ritmo em 2020 haver uma aumento de 65% em relao a 1990.

Garantir a sustentabilidade do meio ambiente


Hoje as questes ambientais j no so s uma preocupao exclusiva de grupos minoritrios, como parecia no incio da dcada de 70, quando nasceu o movimento ecologista. A comunidade cientfica alerta para o facto de estarmos num momento crtico, no qual os efeitos da aco humana sobre o meio ambiente esto j a afectar as nossas vidas no presente e com tendncia para piorar no futuro. A Avaliao dos Ecossistemas do Milnio um relatrio elaborado por mais de 1.300 especialistas de 95 pases, a pedido do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, no sentido de orientar os responsveis pelas tomadas de decises no mundo. O relatrio adverte para o facto de que, nos ltimos 50 anos, os seres humanos alteraram os ecossistemas de um modo mais rpido e intenso do que em qualquer outra etapa da histria humana. Qualquer progresso que se alcance na consecuo dos Objectivos de erradicar a pobreza e a fome, melhorar a sade e proteger o meio ambiente, pode no ser sustentvel se a maioria dos recursos dos ecossistemas dos quais depende a Humanidade continuar a degradar-se, sublinha o relatrio.
38

30 - 80 % 81 - 93 % 94 - 99 % 100 - 100 % sem dados

Mapa 7 Proporo de pessoas com acesso a gua - Percentagem fonte: UNSD_MDG Info 2010
39

O que foi feito:


Tanznia Acesso a gua potvel Com o apoio da Unio Europeia, foi realizada uma primeira experincia de abastecimento dos centros regionais de Mwanza, a segunda cidade mais importante do pas, situada nas margens do lago Vitria, bem como Mbeya e Iringa (800 000 habitantes no total). Devido ao mau estado da rede de distribuio, a sade de milhares de pessoas estava ameaada pela disseminao de doenas como a febre tifide e a clera. Graas ao programa financiado pela Unio Europeia foi possvel construir trs reservatrios e um sistema de distribuio de gua. S na cidade de Mbeya foram ligados rede de distribuio 500 a 700 novos utentes por ms. Fonte: A UE no Mundo (Ed. Especial), CE. Nov. 2007 Programas de reflorestao na China, ndia e Vietnam A sia a nica regio do mundo que demostrou um balano positivo na recuperao de rea florestal. Nesta ltima dcada esforos governamentais levaram revalorizao da rea florestal; e graas aos programas de reflorestao em larga escala, a sia recuperou 2,2 milhes de hectares de floresta. A cada ano a China, a ndia e o Vietnam recuperam 4 milhes de hectares de rea florestal. Em quatro regies, Norte de frica, Amrica Latina e Carabas, sia Oriental e sia do Sul, 86% das populaes tm agora acesso a gua potvel, uma das metas oficiais dos ODM.

Preservar a qualidade ambiental do meio rural e manter uma proximidade de comrcio local e sustentvel com as cidades. Actualmente, existe um grande desperdcio de energia nos transporte de bens alimentares que podia ser reduzido com o consumo da produo local.

O que faz a Oikos


Vida Sustentvel
Peru A Oikos est no Peru desde 1992 levando a cabo projectos orientados para a segurana alimentar e geradores de meios de subsistncia sustentveis. Desde 2001, a Oikos tem uma representao permanente, que actualmente abrange o Peru e o Equador, para implementao de projectos de aco humanitria, preveno e preparao de catstrofes e vida sustentvel. Em 2009, a Oikos concluiu um projecto de 4 anos no Peru e Equador para promover a conservao das florestas tropicais da bacia binacional do Chinchipe. Foram beneficiadas cerca de 7360 pessoas, correspondendo a cerca de 1600 famlias, que aprenderam a gerir de forma sustentvel mais de 600 hectares de florestas o que lhes permitiu melhorar o seu potencial de receita familiar graas incluso da componente florestal dentro dos seus sistemas de produo.

O que posso eu fazer?


No mundo actual, a luta contra a degradao ambiental compromete-nos a todos. Cada um deve lutar pelo que lhe est mais prximo, em primeiro lugar, e depois apoiar iniciativas globais ou de outras regies. Cria um grupo ambiental no teu bairro ou na tua escola, para acompanhares o que ocorre tua volta e denunciar os atentados contra o meio ambiente e a qualidade de vida. Organiza caminhadas, acampamentos, tardes de observao de aves, fauna e flora... Junta-te a um grupo local ou regional que esteja activo e participa nas suas actividades. Promove uma campanha de reflexo ou debate na escola ou na associao a que pertences sobre uma questo ambiental premente, seja local (como a construo de uma via rpida ou de um edifcio numa zona verde). Promove iniciativas de reduo de consumo energtico na tua prpria escola. Incentiva a tua escola a aderir rede de eco-escolas. Lembra-te: reduz, reutiliza, recicla e prolonga a vida dos produtos que usas. Compra produtos locais ou regionais e opta por produtos ecolgicos e por uma alimentao sustentvel.

Mas URGENTE:
Impedir a destruio das zonas florestais e generalizar programas de reflorestao e de conservao da natureza a uma escala mundial. Reduzir as emisses de dixido de carbono e outros GEE para a atmosfera e atender s necessidades crescentes nos pases em desenvolvimento no acesso gua, energia e alimentao Adoptar formas alternativas de energia sustentvel e assegurar a eficincia energtica nos planos de habitao e nas estratgias de mobilidade Projectar Cidades Sustentveis com a capacidade de gesto eficiente de recursos e com um impacto ambiental reduzido. A pegada ecolgica maior nas cidades onde os hbitos de consumo e poluio so altos e destrutivos. Adoptar modos de vida sustentveis, alterando os hbitos de consumo e o recurso excessivo energia fssil por energias renovveis e produtos ecolgicos e biodegradveis.
40

41

OBJECTIVO 8:

No Mundo
Os pases mais pobres encontram-se numa situao de grande desvantagem no comrcio internacional: por exemplo, os pases ricos protegem os seus produtos alimentares atravs de leis, porm exigem aos pases pobres que abram incondicionalmente as suas fronteiras importao de produtos agro-alimentares. Os recursos para gastos militares continuam a aumentar no mundo, enquanto os recursos destinados cooperao internacional se mantm inalterveis. paradoxal que, ao mesmo tempo que aumenta a conscincia da desigualdade no mundo, os poderes econmicos perpetuem a situao de poder decisivo, regendo-se exclusivamente pelo conceito de lucro. Isto explica que pases com democracias consolidadas e tradio de respeito pelos direitos humanos (como os casos dos mais influentes da Europa) no ponham fim exportao de armas. Entre 2000 e 2003, em todo o mundo, aumentaram os gastos militares em 118.000 milhes de dlares. Esta quantia aplicada em ajuda ao desenvolvimento, levaria a uma reduo substancial da pobreza e da fome no mundo (dados de Arquitectos sem Fronteiras e Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento). Com a crise econmica desde 2005 a ajuda ao desenvolvimento no progrediu ao ritmo previsto e torna-se cada vez mais improvvel contribuir com 0,7% do Rendimento Nacional Bruto (RNB) at 2015. A ajuda ao desenvolvimento baixou de $122.3 mil milhes em 2008 para 119.6 mil milhes de dlares em 2009.

Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento


No incio do sculo XXI, a humanidade dispe de recursos econmicos e tecnolgicos suficientes para solucionar, num curto perodo de tempo, o problema da fome no mundo. Possui ainda recursos para combater a pobreza e mitigar o impacto macio de doenas que esto a dizimar a populao em muitos pases. O Objectivo 8 concentra-se na criao e fomento de iniciativas de apoio internacional - a implementao de medidas para solucionar o problema da dvida externa dos pases pobres, o aumento da ajuda pblica ao desenvolvimento e o desenvolvimento da comunicao e da cooperao entre os diferentes pases, de modo a conseguir enfrentar os desafios de corrigir as desigualdades e assimetrias econmicas e de conhecimento.
% RNB

42

43

O que foi feito:


A ratificao do Protocolo de Montreal No ano de 2009, o Protocolo de Montreal, assinado pelos 196 pases das Naes Unidas, vinculou-se como o primeiro tratado com ratificao universal. Iniciado em 1987, este tratado internacional foi gradualmente includo nas polticas mundiais para regular a produo e o consumo de produtos destruidores da camada de ozono. A principal meta desta parceria global consistiu em acabar com o uso dos 15 tipos de CFC que eram as fontes de destruio da camada de ozono. Para marcar a inaugurao deste protocolo, a ONU declarou o 16 de Setembro como o Dia Internacional para a Preservao da Camada de Ozono. Dada a sua grande adeso e os resultados obtidos com a cooperao de todos os pases signatrios, Kofi Annan considerou este tratado como o mais bem sucedido acordo de todos os tempos.

O que faz a Oikos


Social Watch A Social Watch uma coligao internacional de monitorizao dos compromissos e avanos efectivos das polticas de erradicao da pobreza e equidade de gnero dos governos e organismos internacionais. Anualmente produzido um relatrio Social Watch que consiste em dar conta da situao actual de cada pas/organizao membro e fazer uma avaliao imparcial das medidas polticas que tm sido implementadas em cada pas. Desta forma a Social Watch consiste num Observatrio da Cidadania, sendo a Oikos a nica instituio portuguesa membro desta coligao. www.socialwatch.org Global Call for Action Against Poverty A Global Call for Action Against Poverty uma coligao de mais de 900 organizaes em 70 pases, responsvel pela campanha global de luta contra a pobreza. Motivada pela forte componente de advocacia social a oikos lanou em Portugal, a PobrezaZero, contribuindo para este movimento internacional de luta contra a pobreza e pela promoo do desenvolvimento humano, ecolgico, social e econmico. A campanha Pobreza Zero foi lanada em 2005 pela oikos. Atravs desta campanha, a oikos desenvolve uma actividade de advocacia social e mobilizao na luta contra a pobreza. www.whiteband.org

Mas URGENTE:
Reforar os planos de aco internacionais para lidar com as alteraes climticas, a desertificao dos solos, a contaminao da gua e a exausto dos rios e oceanos. Criar e fomentar iniciativas de apoio internacional, como: implementar medidas para solucionar o problema da dvida externa dos pases pobres; aumentar a ajuda pblica ao desenvolvimento; incrementar a comunicao e cooperao entre todos os pases, procurando corrigir a desigualdade e fazer face, de modo mais eficaz, a emergncias humanitrias. Que, muito antes de 2015, os pases mais ricos: pratiquem uma ajuda cada vez mais eficaz; concedam um perdo da dvida mais sustentado; estabeleam leis mais justas no mbito comercial. Todos os pases e comunidades devem ter capacidade de aceder e utilizar autonomamente os novos sistemas produtivos e culturais que o progresso cientfico e tecnolgico tornou possveis.

O que posso eu fazer?


Torna-te um consumidor responsvel. Para reequilibrar o mundo, o que de mais importante se pode fazer nos pases desenvolvidos , simplesmente, consumir menos: partilha ou troque a sua roupa usada. Observa as etiquetas dos produtos e d preferncia aos produtos locais, aos do comrcio justo e aos que no agridem o meio ambiente. Prolonga a vida das tuas mquinas: do teu telemvel, computador, etc. Participa em iniciativas de troca. Compra em pequenas lojas comerciais. Desloca-te em transportes pblicos, renunciando a viajar de automvel sempre que no seja imprescindvel. Conhee e participa em iniciativas de organizaes locais ou internacionais. Colabora com entidades que trabalhem na defesa direitos humanos, pela solidariedade internacional ou com pequenas organizaes locais: de cidade, de bairro, de povoao, uma vez que todas esto comprometidas internacionalmente com grupos e zonas do mundo desfavorecidas. Trabalhando no local chega-se ao global. Defendendo, por exemplo, o direito a uma habitao digna para os imigrantes no seu bairro, faz um exerccio de cidadania global.
45

44

Fontes
InterAction, Achieving the Millennium Development Goals (MDGs) - Policy Paper 2010. Disponvel em www.InterAction.org LDC Watch, No MDGs without LDCs! LDC Watch Position Paper on the Millenium Development Goals, 2010. Disponvel em www.ldcwatch.org Social Watch, Social Watch Report 2010 . Disponvel em www.socialwatch.org United Nations, MDG Report 2010. Disponvel em www.un.org/millenniumgoals/ pdf/MDG%20Report%202010%20En%20r15%20-low%20res%2020100615%20-. pdf UNDP, Human Development Report 2010. Disponvel em http://hdr.undp.org/en/

Outras Fontes a consultar


Oikos Cooperao e Desenvolvimento. Disponvel em www.oikos.pt Campanha Pobreza Zero. Disponvel em www.pobrezazero.org Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento. Disponvel em www.undp.org

46

You might also like