You are on page 1of 5

confinado: Noo de estrato confinado:1a construo de 1a fundao ou aterro cujas dimenses em planta so bastante > espessura do estrato de argila.

. Aspectos e factores q caract. A compress ou intervm fenmeno: intervm nesse fenmeno:>deformaes volumtricas, <tenses,>compacidade do solo. presso: O q excesso de presso: a diferena entre a tenso de compresso na gua dos poros num dado mo/ e profundidade e a correspondente presso neutra de equilbrio. Explicao da evoluo do estado de tenso num estrato confinado, com a profundidade(variando z) tempo: e ao longo do tempo:logo aps o carrega/ da superfcie do terreno a gua, no estrato de argila, fica submetida a 1a tenso de compresso >s presses hidrostticas. A diferena de cargas hidrulicas no estrato confinado e nos estratos > e < d origem a 1 fluxo de gua daquele estrato para estes, provocando dissipao progressiva do excesso de tenso neutra e a transferncia gradual do incre/ de tenso total da fase liq. pra fase slida do solo. Com a expulso gradual sa gua do estrato de argila, diminuem natural/ os seus w e e,logo reduz-se a espessura do estrato, ocasionando o assenta/ da superfcie do terreno. Ensaio endomtrico: pra q serve, caract do registam provete, dados q se registam e parmetros q se obtm: obtm:simula as condies de carrega/, da deformao e de drenagem existentes no campo; amostra indeformada e saturada, granulometria, compacidade e w; deformaes verticais ou tenses efectivas verticais; assentamento.

coef. ndice e coef. de compress e coef. de compress. volumtrica: volumtrica:Cc=ve/log(Tf/Ti) declive do ramo virgem da curva e-log T; av=ve/vT grandeza q mede a variao do e por unidade de acrscimo da tenso efectiva; mv=av/(1+e0). Distinga ndice de compress e ndice de recompress: recompress: ndice de recompress (Cr): declive do ramo de recompresso do diagrama e-logT. Este ndice oscila em geral, entre 1/5 e 1/10 do ndice de compress Cr=ve/log(Tp/Tvo); ndice de compress: declive do ramo virgem da curva elogT Cc=ve/log(Tvf/Tvi). Diferena entre solos subconsolidados, normal/ sobreconsolidados: consolidados e sobreconsolidados:sub: qd o peso do macio sobrejacente no est ainda total/ instalado no esqueleto slido. Existe presso neutra por dissipar, a consolidao ainda no terminou; normal/: sempre q a tenso de prconsolidao (Tp) tem o mesmo valor q a tenso efectiva vertical de repouso (Tvo); sobre: qd a tenso efectiva vertical de repouso (Tvo) < ou mto < tenso de pr-consolidao (Tp) j instalada no solo. de Terzaghi: Teoria da consolidao de Terzaghi: solo homogneo e saturado, compress. da gua e das partculas individuais do solo desprezvel, deformaes e fluxo unidireccionais; lei de Darcy valida; os efeitos e fenmenos q se verificam nas massas de dimenses infinitesimais, so extrapolveis pra massas de dimenses representativas do macio real; variao instantnea de tenso, devido carga aplicada; pra um pequeno intervalo de tenses e de

deformaes considera-se cte o k e os av e mv; o e e o n num dado pto dependem apenas da tenso efectiva. Diferena entre: consolidao imediata, hidrodinmica ou primria,secundria ou secular, como se determinam os assenta/ pra estas 3situaes: imediato: teoria da elasticidade, macio argiloso se deforma sem variaes volumtricas e com material elstico linear; hidrodinamico: d-se com sada de gua (mv, Cc, e0- ef ); secundrio: tenses efectivas cte, arranjo do esqueleto slido. Ocorre com expulso da gua do solo. Reduo progressiva do e do solo sob tenso efectiva cte, logo >resistncia e <compress. S=h1/(1+e1)*Cclog(T2/T1). falsa sobreconsolidao: se 1 deposito de argila seja carregado aps um perodo considervel de consolidao secundria, o solo exibir 1 abrupto acrscimo de compress pra 1a tenso Tp > q Tvo. Na prtica, a argila comporta-se como se j tivesse estado submetida a tenses efectivas verticais entre Tvo e Tp, isto , como se fosse sobreconsolidada. Diferena entre consolidao unidimensional e bi e tri dimensional: uni: s serve pra carrega/ dimensional: confinados e o escoa/ exclusiva/ vertical. Resolve-se pela T. de Terzaghi; bi e tri: as dimenses relativas da rea carregada e da altura do estrato de argila, a anisotropia de permeabilidade do estrato argiloso. Resolve-se pela T. de Biot. Oq a anisotropia de permeabilidade e qual a sua consolidao: influencia no tempo de consolidao: acelera de

forma mto imp. a consolidao, sendo essa importncia > qd a base da camada impermevel e pr pto central da faixa. Oq entende por acelerao da consolidao e em tcnica: q casos se recorre a essa tcnica:so processos utilizados, com a funo de acelerar os assenta/, ou seja, pra expulsar a gua +rpido. Tem como objectivo diminuir os espaos vazios e o w, aumentando a compress e a resistncia ao corte do solo diminui o e e o w, logo diminui a compress.

You might also like