You are on page 1of 2

O QUE ESTUDAR

QUMICA Estude a classificao Peridica; ligaes qumicas (interatmicas e foras intermoleculares); conceito de mol; clculos estequiomtricos; oxidante e redutor; cido, sal, base e xido; concentrao das solues; cintica qumica; equilbrio qumico e inico, pilha e eletrlise; calor de reao; pH; funes orgnicas; isomeria.

GEOGRAFIA Questes de atualidades, inclusive usando como fonte jornais, revistas, fragmentos de texto ou at mesmo grficos e tabelas publicados nesses meios de comunicao. Fenmenos como o El Nio. muito importante que o vestibulando tenha em mente a questo dos conflitos, por exemplo, que ocorreram na Irlanda, apesar do acordo de paz ter sido assinado. Outro exemplo muito importante, muito falado este ano a questo da ndia e do Paquisto, que explodiram as suas bombas atmicas. Os conflitos no Egito e na Lbia tambm so temas importantes. Rio de Janeiro tem sido alvo das provas, principalmente no que tange ao desenvolvimento industrial e das empresas que se instalaram na cidade com incentivos do governo. Destacam-se nestes quesitos os municpios de Porto Real e Resende.

Mais um exemplo de questes importantes que poderiam ser abordadas so as crises recentes de Japo e Rssia, que afetaram a economia mundial. E tambm, talvez, uma questo que aborde a relao dessas crises e seus reflexos no Brasil. Outro exemplo: a queda das bolsas, que est relacionada com os assuntos anteriormente citados. Um bom exemplo tambm de um assunto que poderia ser cobrado, o da fuso de empresas e bancos, uma caracterstica muito comum hoje na nova ordem mundial e na globalizao do sistema capitalista. Os acontecimentos recentes no Japo (Tsunamis, Terremotos e as consequncias destes fatos no Mundo Globalizado). No esquecer de absorver bem os contedos sobre Tigres Asiticos.

HISTRIA Interprete e no decore; escravismo antigo e colonial; cultura clssica e renascimento cultural, feudalismo e capitalismo, ndios; negro e branco na formao social; ditaduras militares na Amrica Latina, Primeira e Segunda Guerras Mundiais; Revoluo Francesa; nova ordem mundial e globalizao.

BIOLOGIA Estude questes bsicas: Estrutura e funo dos componentes celulares, diviso celular, leis de Mendel, gentica dos grupos sanguneos, processos de digesto, respirao, circulao e excreo, regulao hormonal e nervosa, fisiologia vegetal e efeitos dos principais poluentes. MATEMTICA Estude lgebra, geometria, trigonometria e geometria analtica. H questes que no dependem de conhecimento. Nessas perguntas o texto fornece tudo e basta que o candidato leia com ateno e faa uma boa interpretao.

FSICA Verifique: movimento circular e uniforme, composio de movimentos, fora centrpeta, lei de Arquimedes, dilatao dos lquidos, espelhos planos e esfricos, equao fundamental da ondulatria, resistores eltricos, lei de Coulomb (fora eletrosttica), movimento de partculas eletrizadas. INGLS As provas atuais enfatizam a leitura e a compreenso de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um texto em lngua estrangeira. essencial ter um bom vocabulrio e o hbito da leitura.

You might also like