You are on page 1of 7

SISTEMTICA DE AVALIAO DE IMPACTOS ISO 14001

1. OBJETIVO Estabelecer sistemtica de identificao de aspectos visando avaliao dos impactos ambientais gerados por acidentes, atividades, produtos e/ou servios. 2. APLICAO Na percia ambiental, auditoria ambiental e avaliao de responsabilidades de diretores, gerentes, engenheiros, chefes e funcionrios envolvidos no cenrio analisado dentro das empresas ou local do acidente. 3. DEFINIES E SIGLAS Aspecto ambiental: elemento das atividades, dos produtos e servios da empresa ou de um evento acidental que pode interagir com o meio ambiente. Impacto ambiental: qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, dos produtos ou servios da organizao ou de um evento acidental. Parte Interessada: indivduo ou grupo interessado afetado pelo evento acidental ou pelo desempenho ambiental de uma organizao. Gravidade: considerado para avaliar se o impacto ambiental de baixa, mdia ou alta gravidade para com o meio ambiente. Frequncia (Probabilidade): considerado para analisar se o impacto ambiental de baixa, de mdia ou de alta frequncia (ocorrncia). Aes Preventivas: medidas realizadas para eliminar, neutralizar, minimizar ou transferir os riscos, de modo a reduzir os impactos. Situao de Emergncia: situao na qual a fonte potencial, isto , um aspecto ou impacto ambiental capaz de provocar danos sade ou a integridade fsica do indivduo, ao patrimnio ou ao meio ambiente. Filtros de Significncia: critrios qualitativos utilizados para determinar se um determinado impacto significativo. Meio Ambiente circunvizinhana onde ocorre o acidente ou uma organizao opera, que inclui o ar, gua, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relaes.

1/9

4. PROCEDIMENTO 4.1 Atividades e Responsabilidades A identificao dos aspectos e impactos ambientais tem por finalidade avaliar o desempenho ambiental da organizao ou investigar acidentes. No primeiro caso, so consideradas as atividades e produtos fabricados pela empresa, analisando os aspectos e impactos quanto: Desenvolvimento de novos produtos ou incorporao de novas atividades; Prestao de novos servios; Aperfeioamento de produtos da linha de produo; Equiparao a produtos similares. Aspectos legais. Preocupaes das partes interessadas internas e externas.

O responsvel dever levantar a situao especfica identificando os aspectos ambientais significativos das atividades e produtos da empresa. fundamental que todas as atividades associadas sejam agrupadas de forma racional, incluindo tarefas, frequentes e no frequentes, que influenciam as atividades de gesto, considerando: a) Regio geogrfica dentro e fora das edificaes da empresa; b) Trabalho planejado dos estgios do processo produtivo; c) Equipamentos e instalaes para controle de poluio tambm devem ser considerados, tais como: depsitos de armazenamento de resduos, filtros para as emisses atmosfricas, etc.; d) reas e atividades administrativas. Aps a identificao e classificao, os aspectos so avaliados utilizando fatores de gravidade, como, por exemplo, frequncias (probabilidade), requisitos legais, partes interessadas, para determinar sua significncia dos impactos para a organizao. No caso do acidente, os aspectos e impactos so identificados e avaliados atravs de diligncias, amostragens, testes de laboratrio e pesquisa documental A partir disso, so determinados os nveis de contaminao dos componentes ambientais afetados e a sequncia cronolgica dos fatos, possibilitando dessa forma, elaborar os diagramas de causas-efeitos, como, por exemplo, a rvore de evento. 4.2.1 Classificao do aspecto 4.2.1 Situao operacional: Normal (N): situaes de rotina realizadas em condies planejadas e esperadas, como, por exemplo, consumo de combustvel e gerao de efluentes sanitrios.

2/9

Anormal (A): situao fora da operao normal, porm prevista, que no se caracteriza como emergncia, tais como: a partida e a parada de equipamento; manuteno preventiva ou corretiva, pequenos vazamentos, etc. Emergencial (E): acidente ou situao indesejvel capaz de provocar impactos ambientais adversos que dever ser prevenida, como, por exemplo, o vazamento significativo de leo devido ao rompimento de tanque ou dutos, manifestaes da natureza, etc. A situao relativa a cada aspecto ambiental identificado deve ser assinalada no campo correspondente. 4.2.2 Quanto responsabilidade pela gerao do aspecto: Indica a situao do controle ou a influncia da empresa sobre os aspectos associados s atividades, os quais so classificados em: Direta (D): aspecto gerado pela empresa; Indireta (I): aspecto associado a servios contratados de terceiros. 4.2.3 Natureza: Indica se o impacto benfico ou prejudicial. Benfico (B): impacto que representa benefcios ao meio ambiente; Adverso (A): impacto que representa danos ao meio ambiente. 4.2.4 Temporalidade: Indica o perodo de ocorrncia da atividade da qual decorre o impacto: Atual (A): impacto potencial associado atividade atual, por exemplo: reduo de recurso natural proveniente de consumo de papel. Passada (P): impacto identificado no presente, porm decorrente de atividade desenvolvida no passado que tenha gerado algum passivo. Exemplo: alterao da qualidade do solo devido disposio de resduos oleosos de oficina desativada. Futura (F): Impacto previsto, decorrente das alteraes causadas por atividades a serem realizadas no futuro (novos projetos ou processos). Exemplo: emisses atmosfricas provenientes de futuras instalaes de geradores de energia. 4.3 Avaliao da importncia do impacto 4.3.1 Gravidade (G) A gravidade representa a magnitude ou a severidade do impacto, considerando a sua abrangncia espacial e reversibilidade, devendo ser pontuada conforme critrio do quadro a seguir:

3/9

Gravidade (G) Peso (1) Grau Baixa Caractersticas Bsicas Decorrente de um impacto que no altera de forma perceptvel o ambiente (pouco significativo), ou que seja restrito ao local da atividade e reversvel por ao imediata e simples. Decorrente de um impacto que provoca danos leves a moderados ao ambiente, ou que seja restrito ao local da atividade e reversvel a curto ou mdio prazo, com aes mitigadoras. Decorre de um impacto que altere de maneira severa ou intolervel o ambiente, ou que se estenda alm dos limites do local da tarefa, ou irreversvel em mdio ou longo prazo, mesmo com aes mitigadoras.

(2)

Mdia

(3)

Alta

4.3.2 Frequncia (F) e Probabilidade (P) Os critrios para pontuar a frequncia (F) dependem do cenrio podendo ser normal ou anormal, e a probabilidade (P) em situao emergencial. Neste caso, a pontuao para frequncia ou probabilidade considera os seguintes critrios: Peso (1) (2) (3) Grau Baixa Mdia Alta Frequncia F (Situao Norma/Anormal) Ocorre uma vez por ms ou menos Ocorre duas ou mais vezes por ms Ocorre uma ou mais vezes por dia ou continuamente Probabilidade P (Situao Emergencial) Pouco provvel de acontecer, remota. Provvel que ocorra Muito provvel ou j ocorreu

A frequncia e a gravidade do impacto podem variar em funo da localidade, sendo importante analisar as circunstncias das partes envolvidas. 4.3.3 Importncia A pontuao da importncia determinada somando os pesos registrados nas colunas da gravidade e da frequncia/probabilidade. Assim temos: I = G + F/P As pontuaes da gravidade, frequncia e importncia devem ser assinaladas nas colunas correspondentes da planilha de avaliao de aspectos e impactos. 4.4 Anlise da significncia dos aspectos ambientais

4/9

Os aspectos devem ser considerados significativos quando pelo menos um dos filtros de significncia descritos a seguir for aplicvel. A anlise da significncia dos aspectos se d conforme a descrio a seguir. 4.4.1 Filtros de significncia da legislao e partes interessadas Legislao: o aspecto considerado significativo quando incidir sobre ele ou em um impacto associado, um regulamento federal, estadual ou municipal; se o mesmo estiver relacionado com alguma condicionante da licena ambiental ou termo de compromisso firmado com autoridade ou rgos ambientais. Para este filtro deve-se indicar na coluna legislao a letra S caso o requisito legal aplicvel, caso contrrio utilizar a letra N. Partes Interessadas: o aspecto significativo quando houver demanda registrada das partes interessadas (comunidade, clientes, acionistas ou poder pblico). Por exemplo: reclamaes da comunidade relativas a rudo ou odor; acordos assumidos pela empresa perante a comunidade, associaes, rgos ambientais, ONGs, rgos internacionais. Para esse filtro indicar na coluna partes interessadas a letra S caso exista demanda de partes interessadas e a letra N caso no exista. 4.4.2 Filtro de significncia de importncia Sero considerados significativos (S) os aspectos com impactos adversos forem iguais ou superiores a 05. Conforme definido no item 4.5, a importncia obtida somando os pesos atribudos gravidade e frequncia/probabilidade, podendo variar de 02 a 06.

QUADRO RESUMO DO FILTRO DE SIGNIFICNCIA IMPORTNCIA SEVERIDADE FREQNCIA / PROBABILIDADE (1) BAIXA/POUCO PROVVEL DE OCORRER (2) MDIA/PROVVEL DE OCORRER (3) ALTA/ESPERADO QUE OCORRA (1) (2) (3)

BAIXA MDIA ALTA

02

03

04

03

04

05

04

05

06

4.4.3 Filtro de significncia da gravidade O aspecto considerado significativo quando a gravidade do impacto for igual a 03.

5/9

Os aspectos e impactos associados retidos em um dos Filtros de Significncia sero assinalados na coluna da significncia com a letra S e, aqueles no retidos em nenhum dos filtros sero considerados no significativos, e registrados com as letras NS. 4.5 O gerenciamento dos aspectos significativos 4.5.1 Situao de Regimes Normal e Anormal a) Importncia igual a 06 (I=6) Para controle de aspectos e impactos associados cuja importncia IMP for 06, devem necessariamente ser estabelecidos objetivos e metas ambientais que representem uma ao concreta para minimizao dos impactos (reduo de sua importncia), alm dos controles operacionais obrigatrios que devem ser descritos na coluna controle operacional. Controle Operacional: a forma de controle estabelecida pela empresa para controlar os impactos ambientais relacionados determinada(s) atividade(s). Pode ser um procedimento gerencial, um procedimento operacional, um plano de emergncia, enfim, alguma forma definida pela empresa para mitigar, reduzir sua ao no meio. b) Importncia igual a 05 (I 5), ou severidade igual a 03 (S 3) Para os aspectos enquadrados devem ser estabelecidos, no mnimo, controles operacionais (ex. atividades de treinamento, definio de procedimentos) que devem ser registrados no campo controle operacional da planilha.
4.5.2 Situaes de Emergncia

a) Importncia igual a 06 (IMP=6) As situaes emergenciais cuja importncia for igual a 06 sero consideradas inaceitveis, devero adotadas medidas preventivas ou tomadas providncias urgentes para reduo da importncia. Tais aes devem estar includas no plano de emergncia e ser indicadas controle operacional. Aps a realizao das medidas, os processos em questo devem ser novamente submetidos avaliao de aspectos e impactos ambientais. Aps reduo da importncia essas situaes de emergncia sero enquadradas nas situaes abaixo: - Importncia igual a 05 (IMP = 5) ou Severidade igual a 03 (S=3) Para situaes de emergncia, onde a importncia for igual a 5 ou a severidade igual a 3 deve ser previstas, obrigatoriamente, aes/medidas mitigadoras em um plano de emergncia. - Importncia menor que 5 (IMP<5) ou severidade menor que 3 (S<3)

6/9

Se a situao puder ser controlada com recursos da prpria rea, podem ser previstas aes / medidas mitigadoras em procedimentos especficos ou no plano de emergncia. Se a situao no puder ser controlada com recursos da prpria rea, incluir aes / medidas mitigadoras e no plano de emergncia.
4.6 Aprovao e controle da planilha de levantamento de aspectos e impactos.

A verificao da planilha caber ao coordenador de Gesto Ambiental e a aprovao caber ao gerente da rea. O controle das planilhas poder ser feito atravs do nmero da reviso e pela data da aprovao. As planilhas aprovadas devem ter a identificao dos responsveis pela verificao e aprovao. 5. REGISTROS
Tempo de Reteno Identificao Planilha dos Aspectos e Impactos Ambientais Armazenamento Proteo Arquivo fsico em Pasta prpria identificada Recuperao Ativo At o trmino da unidade. Inativo No arquivo morto do SGA da Sede por mais 1 ano. Descarte

Coordenao do SGA

Por rea/unidade, ordem de data

Destruir / Reciclar

6. REFERNCIAS Este Procedimento atende ao requisito 4.3.1 - Aspectos Ambientais da Norma NBR ISO 14001:2004.

7/9

You might also like