You are on page 1of 20

Boletim

www.lagoinha.com redacao@lagoinha.com twitter.com: @lagoinha_com, @lagoinhanations, @lagoinhahispano DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2010 |

Atos Atos Hoje


ANO 44 EDIO N 37 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

Livro da Semana N.154


Temos na cruz do calvrio a certeza e a garantia da nossa vitria contra o inimigo, o diabo, por meio da obra realizada por Jesus em sua morte e ressurreio. Adquira o seu na Seara!

Foto: Arquivo Pessoal e Divulgao

2 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010


Foto: luphoto.com

Transferncias
com muita alegria que a famlia Lagoinha recebe os 19 amados que vieram por transferncia::
Allxia Lara do Amaral Andrade, Berenice Rodrigues Alves, Elida da Silva Santos, Eni da Silva Santos, Florcena Diniz Vitrio Santos, Isaac Estevam Batista, Ivan Rocha Lacerda, Jos de Almeida, Maria de Ftima Soares Santos, Moacir Ferreira Alves, Nailda Augusta de Souza, Natanael Santos da Silva, Nivia Lcia Rodrigues Lacerda, Patrcia Carla Antunes de Brito, Ritchard Nunes de Brito, Sergio dos Santos Alves, Simone de Oliveira Xavier Zanol, Terezinha Barbosa da Silva Medina e Vanda Vilma Pittol Vilela.

Que amor esse...? Votos de mais felicidades!


No h gua que apague a chama do amor; nenhum rio capaz de afogar o amor. (Ct. 8.7 Bblia Viva.) Pelos dez anos de matrimnio dos amados pastores Gustavo Bessa & Ana Paula Valado Bessa, a serem completados no prximo dia 13/9, ns os parabenizamos e partilhamos com vocs da felicidade e das conquistas. Que a multiforme graa e bnos de Deus sejam sobre vocs por mais dez anos. E por demais dcadas que viro! So os votos da famlia Lagoinha, que os ama e sente saudades da comunho com vocs!
Foto: Reproduo Internet

Viglia Lagoinha
Toda sexta-feira, das 23h30 s 6h da manh de sbado. Informaes: (31) 8458-9025 falar com o Pr. Joaquim.

Venha celebrar a Ceia do Senhor!


Hoje (12/9): s 13h, e s 18h, no Templo. E ainda, s 18h, no Tabernculo e no Cenculo. Prximo domingo: s 13h e 15h, no Templo. s 17h, no auditrio CEU.

Rumo aos 10% da nossa Capital para o Senhor!


Sobre os teus muros, Brasil, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calaro; vs, os que fareis lembrado ao Senhor, no descanseis, nem deis a ele descanso, at que restabelea o Brasil e o ponha por objeto de louvor na terra. -Parafraseando (Is 62.6-7.)
ALELUIAS! PELA BONDADE DO SENHOR, HOJE SOMOS:

Batismos
Alegramo-nos pela vida dos 17 irmos que foram batizados em nossa igreja na ltima semana:

Adriana Moraes Mercs de Carvalho, Adriano Martins de Santana, Camila Martins Oliveira Santos, Carmem Souza da Conceio, Dayanna Mara Ferreira Dias Gonalves, Jssica Alvarenga Ferreira Arajo, Jnior Ferreira Oliveira, Ketrin Rayane de Leles, Moacir Jos Batista, Renata Martins de Oliveira, Ricardo Matheus Moreira e Silva, Sergio Ricardo Bizarria Pelliciari, Silezia Martins de Oliveira, Tamires Ermelinda Ramos Benigno, Taynara Cristina Aparecida de Jesus, Tiago Rodrigues de Souza e Vicente de Jesus.
Se voc deseja se batizar, preciso participar de um curso realizado no Salo Esperana, nas dependncias da igreja. Lembrando que no preciso fazer inscrio para os cursos de batismo e transferncia. Basta escolher o dia e o horrio e se dirigir ao local onde os mesmos so realizados. Em caso de dvida, entre em contato com a Secretaria de Membros: (31) 3429-9500 - ramais 527/520/227/232 - falar com Beatriz, Cntia, Luiz Fernando ou Ildo.

Para se transferir preciso fazer o Curso de Transferncia: toda quarta-feira, s 19h30, na Central das Redes Rua Manoel Macedo 1.324, prximo ao Hospital Belo Horizonte. Aos domingos, s 8h, na Casa Rosada rua Beberibe 133, prximo igreja. Lembrando que no preciso fazer inscrio para os cursos. Basta escolher o dia e o horrio e se dirigir ao local. Em caso de dvida, entre em contato: (31) 3429-9500 Secretaria de membros, ramais 527/520/227/232 falar com Beatriz, Cntia, Luiz Fernando ou Ildo. Mais classes de batismo e transferncia: domingo, s 9h. Local: rua Joazeiro, 20, Casa de Honra. Lder: Pr. Grimaldo. Tera-feira, s 20h. Local: Colgio Cristo Novo, sala 2, 1 andar. Lderes: (31) 8444-9715 ou (31) 8478-4622 Pr. Grimaldo e Pr. Marcos. Segunda- feira, s 20h. Local: Casa de Clulas. Lder: Maesa: (31) 8459-4183. Adoo e Curso de Transferncia com o Ministrio Rhema - s 17h, no Salo Esperana. Informaes: (31) 3429-9400 fale com a Pra. Snia. Se voc deseja atualizar seus dados (estado civil, endereo, telefones e outros), entre em contato com a Secretaria de Membros, rua Manoel Macedo, 1.324, loja 03, ou pelo telefone: (31) 3429-9500, ramais 527/520/227 e/ou pelo fax: (31) 3421-1598. Nosso e-mail: secretariademembros@gmail.com ou secretaria. membros@lagoinha.com

MEMBROS NA LAGOINHA

43.589

Casamentos

Nesta sexta-feira, 17/9, s 21h, no Tabernculo, Wagner Vasconcelos Fortes & Eliane Pereira de Trindade. Neste sbado, 18/9, s 20h, no Salo gape, Wellington do Nascimento Costa & Carina dos Santos Costa. s 22h, no Tabernculo, Vincius Antnio de Oliveira Valente & Cristiane do Carmo Rocha. Amados casais, recebam os votos de felicidade da Igreja Batista da Lagoinha!
Caso deseje anunciar o seu casamento, fale com a Pra. Madalena ou Alexandre: (31) 3429-9400.

Altamente recomendvel para todos que desejam um profundo e maior relacionamento com Deus, a obra Louco Amor (de Francis Chan e Dane Yankoski, Editora Mundo Cristo, 2009) apresenta uma mensagem voltada para aqueles que h muito se encontram desanimados, desestimulados, vazios e rasos na f por conta de situaes adversas. tambm destinado queles acostumados a ver a Deus pelo prisma de suas realizaes e seu desempenho, pois a obra destaca o louco amor de Deus por cada um de ns. Louco porque o amor de Deus no se baseia no nosso desempenho, mas na sua graa, pois antes de O amarmos, Ele nos amou primeiro, dando Seu nico Filho, Jesus, para morrer por ns, em nosso lugar. Louco Amor est venda na Livraria Seara da igreja. Tel.: (31) 3421-4152. Na compra dessa obra, voc leva de brinde um dos livros da Srie Mensagens do pastor Mrcio Valado.

Nascimentos

Chegou como herana do Senhor, no dia 5/8, a princesa Luna Ferreira, para os pais Paulo Ferreira de Souza e Luciane do Rosrio Ferreira. Parabns ao casal pela chegada do beb!
Caso deseje anunciar o nascimento do(a) seu(a) lho(a), ligue: (31)3429-9400 - fale com Rivanilde, da Central Ministerial da Famlia.

O Jornal ATOS HOJE uma publicao da Igreja Batista da Lagoinha - Presidente: Pr. Mrcio Valado. Tiragem: 20.000 exemplares. Impresso: Sempre Editora. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - So Cristvo - CEP 31110-440 - BH - MG - Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestes e contatos: Jornal Atos Hoje (31) 3429-9450. Ateno: Os anncios contidos, nessa edio, so de nica e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, no tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o contedo e veracidade de tais anncios, inclusive pelo fato de que os espaos para tais so abertos a terceiros, empresrios e/ou prestadores de servios com os quais a igreja no tem nenhum relacionamento de qualquer espcie, e sobre os quais a igreja no tem nenhuma condio de exercer scalizao e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou servios anunciados. Fica tambm a critrio da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anncios que sero veiculados de modo que sejam apenas anncios que no ram ou contrariem a moral e os costumes cristos ou os dizeres contidos na Bblia Sagrada. Reproduo permitida mediante citao da fonte.

BOLETIM ATOS HOJE CTMDT

Domingo, 12 de setembro de 2010

Cerca de trinta minutos. Esse o tempo de viagem que distancia o templo da Lagoinha ao Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT). Ao longo desse trajeto, em uma manh lindamente ensolarada de quarta-feira, os pssaros faziam coro com o hino entoado por Heloisa Rosa: Bendito seja o Cordeiro/ Que na cruz por ns padeceu/ Bendito seja o seu sangue/ Que ali por ns Ele verteu, que no som do carro j declarava a grandiosidade do Senhor pelo que iramos contemplar ao chegar sede do CTMDT, na cidade de Santa Luzia, regio metropolitana de Belo Horizonte. Apesar de a paisagem retratar a realidade do municpio, na posio de terceiro plo industrial da Grande BH e dcima maior cidade de Minas Gerais, ela ainda revela os aspectos mais detalhistas, modestos e culturalmente ricos das cidades do interior. Tudo isso para compor, como que por divina providncia, um lugar de treinamento e capacitao de ministros aprovados, para levarem a Palavra do Senhor at os con ns da Terra. Ainda defronte sede do Seminrio pode-se perceber que o CTMDT realmente uma extenso

Primeira visita do Diante do Trono ao CTMDT (na ocasio, antigo CFMDT)

da Lagoinha, parte dela que abriga o sonho, a projeo missionria e o fortalecimento daqueles que tm no corao a misso de levar um pouco do que Deus tem derramado sobre nossa igreja, aos que perecem no mundo. Na antiga fazenda Boa Esperana de uma famlia tradicional da regio, hoje um bairro, cerca de 320 alunos constroem diariamente, por meio de suas vidas, a histria ministerial do Seminrio. E por que no dizer tambm a histria de vida de cada um?! Ambas se entrelaam

num tempo que exige muito estudo, disciplina, ousadia e dependncia de Deus. Embarque conosco nessa viagem, que no termina nas dependncias do CTMDT, mas que salta dele para as naes. Um pouco da histria... Esse sonho nasceu em 2000, quando o pastor Joo Osmar e sua esposa, a pastora Lylian Abucater (que no ltimo dia 7/9 comemorou o primeiro aniversrio de sua ordenao) ainda estavam na Rede de Adolescentes.

Por causa da experincia missionria do casal junto Jocum (Jovens com uma Misso, instituio missionria), Joo Osmar sugeriu que a Lagoinha, dentro do Ministrio de Adolescentes, desenvolvesse um trabalho de treinamento de missionrios para irem s naes. O visionrio pastor Mrcio Valado deu todo o suporte para iniciarem o projeto de capacitao e formao dos mesmos na igreja. Em um stio em Melo Viana fundou-se os primeiros pilares desse sonho, que inicialmente chamava-

se CFMDT - Centro de Formao Missionria Diante do Trono. Dos 66 alunos da primeira turma, o trabalho germinou e l foram treinadas outras trs turmas, quando formaram cerca de 240 alunos. Com a escola iniciou-se um trabalho de evangelismo e clulas nas casas da regio. Um dos muitos frutos desse ministrio desponta com a salvao de muitos do local, onde o Seminrio foi instrumento da Palavra de Deus impactando vidas. At que um Ncleo da Lagoinha foi criado e continua regando essas sementes que foram plantadas anos atrs, por meio do amparo pastoral realizado atualmente. Passados quatro anos, no incio de 2005, a viso se ampliou e o casal de ministros da Palavra do Senhor, Gustavo Bessa e Ana Paula Valado Bessa assumiram a direo do Seminrio, unindo foras e esforos, com Joo e Lylian no sentido da concretizao desse projeto gerado no corao de Deus. A origem da excelente grade curricular deve-se a esse tempo. Aps essa fase de reestruturaes, formou-se o que at hoje, o CTMDT: A realizao do sonho de transmitir s novas geraes e aos perdidos o amor a Cristo. Alcanar

4 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010


Foto: Arquivo Pessoal

os con ns da Terra, como o Senhor nos ordenou, o desa o que precisamos cumprir at que Ele venha. A paixo e o compromisso com esse chamado so cultivados durante todo treinamento. Misses e Adorao caminham juntas. Ali descobrimos e desenvolvemos talentos, e os alunos saem preparados e dispostos a se aperfeioarem ainda mais para servir ao Senhor no Brasil e em outras naes, com muita criatividade. Desde o incio temos experimentado os milagres de Deus na histria do CTMDT, e cremos que isso prova de que esta escola nasceu no corao dele antes mesmo de chegar ao nosso. Essa viso nos cativa, incendeia, renova, e faz nos sentirmos privilegiados de fazer parte do que Deus est fazendo nos nossos dias, a rma Ana Paula Valado Bessa. Com a partida, no m de 2009, dos pastores Gustavo Bessa e Ana Paula Valado Bessa para os Estados Unidos, os casais de pastores Joo Osmar e Lylian, Clay Peterson e Graziela Santos passaram a dividir a direo e coordenao de misses e louvor, respectivamente. A primeira misso: salvao Marques de Souza

Turmas de Louvor e Adorao e Misses reunidas em um dos momentos de comunho experimentada pelos alunos durante o curso

que caminhssemos juntos no CTMDT. Obedeci, e em 2004 comecei meu curso. Permaneci na escola, casei-me e estou aqui at hoje como obreiro, j h trs anos na coordenao de capelania. Tem sido um privilgio poder servir e aguardar a ordem do Senhor para poder ir ao campo missionrio. Metodologia e prtica missionria Com o objetivo de capacitar e incentivar os cristos a servirem ao Reino de Deus, o CTMDT treina, prepara e envia ministros aprovados pelo Senhor ao campo missionrio. O cuidado para com eles est incluso no processo. Duas reas de especializao (viso bblica para os ministrios de louvor e misses transculturais) so os alicerces do conhecimento na abordagem das ministraes. Enfatizando a primazia do amor a Deus sob todas as coisas e ao prximo como a eles mesmos, os alunos durante dois anos passam por aulas tericas, que se baseiam nesses princpios. No caso espec co para o curso de

Salomo (30) experimentou da salvao ao aprofundar razes na Palavra do Senhor por meio do CTMDT. Ele testemunha: Durante esses dez anos estou caminhando junto ao Seminrio. Posso dizer que esse o primeiro trabalho e a primeira escola. Tem sido um tempo maravilhoso em que pude participar no s da igreja, pois sou fruto dela e do trabalho que desenvolvem no Centro de Treinamento, como tambm tive a oportunidade de aprender aos poucos e ser contagiado pela viso missionria. Fui discipulado. Aprendi sobre evangelismo, misses, naes. Em 2003 quis ir para um Seminrio em outro Estado e o pastor Joo Osmar, ento pastor da igreja de Melo Viana, disse que queria

Misses, aps a formatura, os alunos fazem um estgio obrigatrio por um ano, quando se envolvem em atividades prticas no campo missionrio. Mas no para por a. Todos os alunos tambm se envolvem em pelo menos uma atividade dos vrios trabalhos em frentes sociais que so desenvolvidos na cidade de Santa Luzia. Para os alunos do curso de louvor, as equipes de prtico lanaram um treinamento. Compuseram, produziram e gravaram dois CDs. O primeiro deles, Viver por Ti, em 2006. E o segundo, No Haver Limites, em 2008. Nesse meio tempo, em 2007, foi apresentado o Primeiro Musical do CTMDT, uma ilustrao da histria de Esa e Jac. Em 2008 veio a segunda edio do mesmo musical, com o ttulo Quem Jesus?Apresentaes, o cinas, eventos artsticos, dana, teatro, palestras, workshops, espetculos com abordagem temtica bblica (como Maria Madalena), congressos de evangelismo e misses, e cursos destinados especialmente evangelizao de povos muulmanos fazem parte do vasto currculo do CTMDT.

Os alunos, na maioria em regime de internato (moram e estudam no Seminrio), durante todo tempo de curso, aprofundam o conhecimento da Palavra e so edi cados pelo Esprito Santo. A primeira misso comum a todos: serem transformados, curados, restaurados e libertos pelo poder que h no nome de Jesus. O espiritual o essencial e experincias piedosas rea rmam o propsito para o qual o Seminrio fora criado. Sempre voltado para a obra missionria, independentemente da rea de especializao, o CTMD, ao longo desses anos, j formou cerca de mil ministros da Palavra, sendo que vrios ex-alunos atuam ainda hoje no Seminrio como discipuladores. Outros abriram ncleos e muitos deles esto levando o amor de Deus aos con ns da Terra, em outras naes. Atualmente, sia, frica, Europa, Oriente Mdio so um dos campos missionrios de atuao de muitos desses alunos formados do CTMDT e tantos outros que so lderes ministeriais ou pastores em igrejas locais.

Um projeto a vrias mos Desde o incio, o Ministrio Diante do Trono atua com a participao de professores e mentores, como Srgio e Soraia Gomes (ele maestro, ela ministra, do Diante do Trono), Robson de Oliveira (mais conhecido como Robinho, lder e regente do coral El Shamah da Lagoinha), Helena Tannure e Ana Paula Nbrega (ambas ministras de louvor no Diante do Trono e Ana ministra tambm no CTMDT), Isabel Coimbra (coregrafa no DT) e tantos outros que ministram aos alunos o conhecimento da Palavra e a experincia adquirida no envolvimento com o universo do louvor e da adorao, por meio das artes. Alguns pastores da Lagoinha, como Charles Campos e Douglas Santarelli, tambm so professores no Seminrio. O acompanhamento individual aos alunos com a ajuda fundamental dos discipuladores coopera para o amadurecimento e formao de cada um deles. Fora a ilustre participao da equipe interna do CTMDT, composta por

BOLETIM ATOS HOJE

Domingo, 12 de setembro de 2010

cerca de 40 pessoas, que se dedicam intensamente realizao desse ministrio com comprometimento. Durante o curso, vrios palestrantes, ministros e pastores estrangeiros e brasileiros ministram mdulos de espiritualidade e evangelizao. Nomes como do pastor Carlos Queiroz e do missionrio Ronaldo Lidrio tambm esto inscritos na histria desse time. Nos moldes do Pai

liguei de novo dizendo que realmente no teria condies. Desliguei o telefone e fui almoar. Ao regressar, tinha um recado da Igreja Batista da Lagoinha para que eu retornasse a ligao. Quando liguei, a moa me perguntou se eu estava com as malas prontas, pois uma aluna no havia ingressado no CTMDT, j que no podia car em regime de internato. Mesmo assim, se disps a pagar todo curso para outra pessoa. Quando a pastora Lylian estava lendo minha cha, o Senhor falou com ela para me trazer pois, Ele queria restaurar minha vida no CTMDT. E restaurou. Glria a Deus. Potencializando a unidade Com a proposta de servir ao Reino de Deus, vrias denominaes de vrios Estados do Brasil se fundem numa s viso: a de alcanar as naes. Muitas igrejas esto representadas no CTMDT, mecanismo esse que quebrou o paradigma denominacional. Para o futuro essa , sem dvida, uma representao de um modelo de unidade entre as denominaes. Pequenas sementes do CTMDT

Dilene Lopes da Cunha, missionria e discipuladora do CTMDT, na poca com 21 anos, foi aluna da primeira turma do Seminrio. Para ela, o Centro de Treinamento foi um marco em sua vida. Ela comenta: O CTMDT foi um divisor de guas, pois quando cheguei escola, estava sem perspectiva e sem esperana, precisando muito de ser restaurada, amada e aceita por Deus. Realmente, passava por muitas crises. Vivia o peso muito grande do luto pelo falecimento da minha me. Mas o Senhor comeou a compartilhar comigo sobre o propsito do meu chamado desde o ventre. Na gravao do lbum guas Puri cadoras do Diante do Trono, o pastor Mrcio Valado falou sobre a abertura do CTMDT e disse que seria um encontro (em aluso a um retiro espiritual/ Impacto Vida) durante dois anos. Meu corao ardeu e pensei que era daquele lugar que eu precisava. Organizei a documentao, mas no tinha recursos para manter o curso. Liguei para dizer que no poderia fazer o Seminrio, e uma aluna que me atendeu me disse para eu ir orar. Achei tudo muito estranho, mas z o que ela me sugeriu. No outro dia

reencontraram, quando Sandra foi convidada pelo Seminrio para ser discipuladora. Ele estava quase se formando. Ricardo, terno e grato ao Senhor, enfatiza: Podemos traduzir a nossa histria como um encontro no corao de Deus, um verdadeiro milagre. Ns viemos encontr-lo e porque viemos encontr-lo, pudemos encontrar um ao outro. O Senhor moveu todas as coisas e em 2007, Ricardo tambm foi convidado a fazer parte da equipe do CTMDT. Como no poderia deixar de ser, no m desse mesmo ano eles caram noivos e em dezembro de 2008 se casaram. Ele, do Rio de Janeiro, e ela, de Coronel Fabriciano, unidos por meio do CTMDT. Grvidos de cinco meses, o casal espera o primognito que est a bordo dessa nova misso. Detalhes desse lindo testemunho, os leitores podero acompanhar nos prximos dias na editoria Atos de Amor desse boletim. Imperdvel! A multiplicao Ao longo do tempo, a colheita trouxe signi cativos frutos e novos desa os para continuar semeando em outras vidas o chamado missionrio revelado por Jesus. Apesar da ampliao da estrutura acadmica, o ensino de excelncia, embasamento bblico dos professores e a misso de mudar a realidade natural e espiritual de onde foram plantados continuam perenes. As ferramentas atuais so diferentes, mas o chamado o mesmo. Dez equipes de prtico cuidam dos alunos em treinamento na Amaznia, Alagoas, Piau, cidades no alcanadas de Minas Gerais (Viso 10x10), e tambm em pases como Bolvia, Portugal, Guin-Bissau, Moambique, ndia. Em 2011 esse nmero ser ampliado com a integrao do Haiti, da Rssia e da cidade de Janaba, no Vale do Jequitinhonha. Tudo isso, fora as viagens a curto prazo, que j so realizadas para promover os impactos evangelsticos. Na essncia, o objetivo pelo qual

foi fundado esse plano missionrio da Lagoinha continua o mesmo, diz a pastora Lylian Abucater, uma das idealizadoras do CTMDT. Ela explica ainda: A inteno a de promover a formao e o treinamento de ministros aprovados pelo Senhor. A escala s aumentou e Deus ampliou a tenda. Ela tambm salienta: Esse Ministrio exige entrega total para essa viso de treinamento e fora direcionada, para que a viso se estabelea e se multiplique. Agradecemos sempre pela cobertura e incentivo dos nossos pastores Mrcio Valado, Gustavo Bessa e Ana Paula Valado Bessa, e tambm pela cooperao de uma excelente equipe. Desde a fundao desse sonho, o Senhor nos deu bons e is obreiros. A preparao das prximas colheitas Um dos maiores desa os do CTMDT atualmente a sua expanso. Todo campo regado, onde se cultivam boas sementes, carece de cada vez mais terrenos para o seu estabelecimento. Se de l que saem os melhores frutos, tambm de l que novas sementes carecem de serem plantadas. Por onde passam, equipe, alunos e exalunos despertam em todos o anseio de fazer parte dessa histria. O sonho de ampliao s faz intensi car a viso de buscar a Deus e servir ao seu Reino. Alm do espao fsico, a expectativa que um curso com nfase pastoral seja adaptado grade curricular do Seminrio. Tudo isso para integrar os futuros alunos misso do CTMDT. Assim dizia o cntico ministrado por Heloisa Rosa enquanto despontavam as primeiras imagens desse lugar separado pelo Senhor: Alvo mais que a neve/ Alvo mais que a neve/ Sim nesse sangue lavado/ Mais alvo que a neve serei. isso que o Eterno pode fazer com cada um de seus lhos que se apresentam a Ele: deix-los mais lmpidos que a neve, lavados no sangue do Cordeiro, que tira os pecados

do mundo, prontos para serem mananciais de bnos para as naes. Como fato o chamado, tambm fato a promessa, registrada no livro bblico de Isaas 58.11: E o SENHOR te guiar continuamente, e fartar a tua alma em lugares ridos, e forti car os teus ossos; e sers como um jardim regado, e como um manancial, cujas guas nunca faltam.
Thalita Daher

thalitadaher@lagoinha. com Deseja abenoar o CTMDT e parabeniz-los por essa grande colheita? Ligue para: (31) 36415112 ou (31) 3649-6609 fale com a Fabiola.

Nona Conferncia Desperta Igreja


De 5 a 7/11, na Lagoinha.

Promovido pelo CTMDT essa ser uma excelente oportunidade para que voc possa conhecer melhor o Seminrio. Programe-se e que de olho no Boletim Atos Hoje. Em breve, programao completa!

Inscries para o CTMDT 2011


As inscries para o ano letivo 2001 CTMDT sero abertas em novembro deste ano, especi camente durante o perodo entre 8/11 e 21/1/11. Acesse o site www.ctmdt.com e conhea os procedimentos de inscrio. Mais informaes: Campus CTMDT/ Rua Presidente Washington Luiz, 150, Boa Esperana, Santa Luzia MG/ CEP 33035-310/ Telefax: (31) 3641-5112/ E-mail: ctmdt@ diantedotrono.net

Ricardo Santana de Oliveira (35) e Sandra Regina Oliveira Pereira (37) se conheceram em 2005 cursando o CTMDT. Da boa amizade passaram unio do casamento. Cursando turmas e sries diferentes, mesmo depois de Sandra ter se formado e apesar dela ter voltado para sua terra natal e terem cado um ano distantes um do outro, como o prprio Ricardo diz Deus tem seus sublimes caminhos e propsitos. No m de 2006 se

6 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010 CIDADANIA J!

Voto inteligente voto consciente. E vice-versa!


Informe-se mais sobre as Eleies 2010 e exera sua cidadania com conscincia NA GRANDE BH, LIGUE 148.

31 3291 0004

ELEITOR:

DISQUE

Do total de 135 milhes dos que iro votar e que correspondem ao eleitorado brasileiro, 33 milhes so evanglicos, o que equivale a 25% do eleitorado
No dia 3 de outubro iremos s urnas para de nir aqueles que estaro em postos de comando no pas. Sero escolhidos cinco cargos diferentes. Em ordem de votao, so eles: Deputado Estadual ou Distrital, Deputado Federal, Senador, Governador de Estado ou do Distrito Federal e Presidente da Repblica. Se houver segundo turno, ser no dia 31 de outubro. Do total de 135 milhes dos iro votar que correspondem ao eleitorado brasileiro, 33 milhes so evanglicos, o que equivale a 25% do eleitorado. Ou seja, esto de olho no seu voto. Da, a importncia de saber como e em quem votar. Visto que o Atos Hoje tambm

um boletim de utilidade pblica por assim dizer, damos algumas dicas que podem ser teis: 1) Avalie muito bem cada candidato e sua proposta de governo; 2) No vote em qualquer candidato apenas porque ele a rma ser evanglico. Ainda que o seja de fato, avalie sua conduta e seu programa de governabilidade; 3) Escolhido o candidato, anote seu nome e/ou seu nmero para agilizar no dia da votao; 4) Seja um exemplo. At o dia da votao e no prprio dia, no suje sua cidade com o material de campanha que receber; 5) V para a urna munido dos devidos documentos. Caso no v ou no possa votar, procure se justi car, estando atento ao prazo para isso. 6) Caso apie algum candidato e chegue a trabalhar para ele, seja comedido(a). Cuidado em especial com a chamada boca de urna. proibido, crime e pode dar multa e/ou cadeia. E constitui-se em pecado tambm. 7)Por m, caso seja cristo, evanglico ou simplesmente

acredite que Deus pode mudar a histria poltica do Brasil, ore para que Deus estabelea aqueles que Ele quer para governar o pas, em quais instncias for. Faz bem e bblico. So inmeras as dicas. Essas so s algumas que podem ajudar. No se esquea: voto inteligente voto consciente. E vice-versa! Para mais informaes sobre Eleies 2010: acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG): www.tre-mg.jus.br. Tel.: (31) 3307-1100. Disque Eleitor: (31) 3291-0004. Na Grande BH: ligue 148. Email: ascom@tre-mg. gov.br / Siga o TSE no twitter: @TSEjusbr
Eleies 2010. Fique atento! Prazo para requerer segunda via de Ttulo de Eleitor at o dia 23/9

tidade funcional, certi cado de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitao). Se voc perdeu o seu ttulo, deve requerer a segunda via at o dia 23 de setembro, em qualquer Cartrio Eleitoral. No perca o prazo!
Central do Eleitor na internet

Deseja tirar mais dvidas sobre as Eleies 2010? Ento acesse a Central do Eleitor na internet, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral: www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/tiraDuvidas.html
Voc sabe o que o TSE e o TRE?

Para votar no prximo dia 3 de outubro o eleitor dever apresentar o ttulo eleitoral e um documento o cial com foto (Carteira de Identidade ou iden-

O Tribunal Superior Eleitoral o rgo mximo da Justia Eleitoral e coordena todos os trabalhos eleitorais no pas, julga recursos interpostos das decises dos TREs e responde, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdio federal ou rgo nacional

de partido poltico e diploma os eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica. O Tribunal Regional Eleitoral o rgo regional da Justia Eleitoral. A sede de cada Tribunal Regional se encontra na capital dos estados e no Distrito Federal. Os regionais tm sua composio e competncias estabelecidas no Cdigo Eleitoral e dentre suas competncias, destacam-se as de cumprir e fazer cumprir as decises e instrues do TSE; responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade pblica ou partidos polticos; apurar os resultados nais da eleies para governador, vice-governador e membros do Congresso Nacional e expedir os diplomas dos eleitos.
Marcelo Ferreira

marcelo.ferreira@lagoinha.com
Vanessa Freitas

vanessa.freitas@lagoinha.com

BOLETIM ATOS HOJE PARA PENSAR E AGIR

Domingo, 12 de setembro de 2010

Leia a reflexo abaixo sobre o perdo, escrita pela pastora e ministra de louvor, Ana Paula Valado

Perdo

MEMBRO DA LAGOINHA:
ATUALIZE OS SEUS DADOS. PREENCHA HOJE MESMO ESSE CANHOTO E DEPOSITE-O JUNTO AOS DZIMOS E OFERTAS.

E-mail: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .Profisso: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Telefone: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.Celular: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Endereo atual: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

CEP: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Cidade: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Estado: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Solteiro: ( ) Casado: ( ) Data do casamento:_ _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ Nome do cnjuge: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Data de nascimento: _ _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ _ .

Nome completo: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

NMERO DE MEMBRO:_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Foto: Reproduo Internet

Oi pessoal, Sei que todos ns passamos por decepes. Temos expectativas sobre como gostaramos que as pessoas que amamos agissem, mas nem sempre elas vo corresponder. As pessoas tm convicces diferentes umas das outras e precisamos entender isso. O nosso certo no o certo do outro, e no podemos exigir que todos pensem como ns. Cada um tem um nvel de egosmo, de materialismo, e meu padro s serve para medir a mim mesma, e no o outro. Quando acontece uma ferida em um relacionamento, precisamos escolher amolecer o corao, e no endurec-lo. Na nossa perspectiva podemos ter todos os motivos e razes para reter a raiva, a amargura, mas isso como um veneno que nos far adoecer. Tenho percebido que muitas vezes sofremos por pessoas que no esto sofrendo por ns ou pelo mal que nos causaram. Talvez elas nem se dem conta de que nos feriu e decepcionou (ou se do, no se importam). Por isso, para o nosso prprio bem, a raiz de amargura que brota no profundo do nosso corao deve ser arrancada, antes que cresa e se transforme em uma rvore que toma conta de tudo. Lembro-me do texto de Hebreus 12.14, 15b: Segui a paz com todos e a santi cao, sem a qual ningum ver o Senhor nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, VOS PERTURBE, e por meio dela, muitos sejam contaminados (grifo meu). A raiz de amargura, quando cresce, perturba a ns mesmos. Somos os primeiros e maiores prejudicados. Parece uma dor no corao que no sabemos como sarar. Depois, tudo ao nosso redor corre o risco de car contaminado. Perdemos o sabor da vida e outros relacionamentos sofrem por estarmos amargos, azedos. E por isso precisamos arrancar esta raiz enquanto est pequenina, no comeo, antes que que mais difcil e uma grande cirurgia cardaca seja necessria. Gustavo que, como cnjuge, sofre comigo a minha dor, estava orando e leu Marcos 11.25: E, quando estiverdes orando, SE TENDES ALGUMA COISA CONTRA

ALGUM, PERDOAI, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se no perdoardes, tambm vosso Pai celestial no vos perdoar as vossas ofensas. Como isso interessante. como se o Esprito Santo, que sonda e conhece nosso interior, no nos deixasse sossegados enquanto no perdoarmos quem nos ofendeu. Se no lhe damos ouvido, mas continuamos indo diante de Deus em orao, corremos o risco de estar agindo religiosamente, e no em uma atitude de devoo sincera. como se dissssemos: Sai pra l, pensamento bobo! Estou aqui para orar por isso, aquilo, mas no para lidar com esse sentimento, com meu prprio corao. Estou aqui para ministrar, ou para cantar, para levantar as minhas mos deixa essa situao pra l. E vamos nos tornando hipcritas diante do Senhor. S queremos falar e fazer, mas no ouvir o que Ele tem para nos dizer. Mas, se ao contrrio, assim que Ele nos apontar onde precisamos ser tratados e nos quebrantarmos, receberemos a cura e a restaurao. Deus falou ao nosso corao que o poder para perdoar acontece na orao. Esse o lugar e o momento em que podemos ser tocados por Deus. Somente se pararmos aos ps do Senhor, derramando e aquietando nosso corao na presena dele, receberemos o poder para perdoar. Ouviremos e atenderemos. Escolheremos liberar perdo. O perdo no vai brotar naturalmente. Pelo contrrio, nossa mente nos levar a remoer e pensar muitas coisas que poderamos dizer, cobrar e o que gostaramos que acontecesse ao que nos ofendeu, e sentimentos terrveis de vingana podem surgir dentro de ns. Se no buscarmos uma interveno divina dentro de ns, no conseguiremos perdoar. Perdoar uma escolha, e s alcanaremos isso na fora do Senhor em ns. Em orao, dia aps dia, como em um processo do qual no podemos desistir, precisamos buscar a fora de Deus para o perdo. Ento recebi outra instruo na Palavra. Olhar para o nosso exemplo maior, o prprio Senhor Jesus. As palavras

dele na cruz ressoavam em meu interior Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem. Abri a Bblia e li as vrias descries da cruci cao nos Evangelhos at encontrar estas palavras libertadoras, que esto em Lucas 23.34. Li tambm a instruo de Jesus aos discpulos sobre como devemos orar, em Mt 6. Em secreto oramos, e o Pai, que v em secreto, nos recompensar. E, ento, passa a nos ensinar a orar. At que lemos: E perdoa-nos as nossas dvidas, ASSIM COMO ns temos perdoado aos nossos devedores. (Mt 6.12.) (grifo meu). E no termina por a, mas os versos seguintes dizem: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celeste vos perdoar; se, porm, no perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoar as vossas ofensas. (Mt 6.14,15.) Por mais chocante que sejam as palavras de Jesus quanto reciprocidade do perdo de Deus para ns, medida que tambm perdoamos o outro, precisamos aceit-lo. Confesso que nunca ouvi uma pregao sobre isso. Ningum nunca me disse que se eu no perdoar algum, Deus tambm no me perdoar. Mas Jesus disse isso vrias vezes, como no texto que o Gustavo tambm leu para mim. Enchendo-nos da Palavra e perserverando nela, olhando para Cristo e seu modelo, recebemos o poder para perdoar. Toda perturbao que a falta de perdo nos traz vai embora e a paz de Deus enche nosso corao e a nossa mente. Ao invs de um corao endurecido e amargurado, que contamina a tudo o que vemos e est ao nosso redor, retornamos doura da vida. Livres, perdoados, orando e perdoando.
Pra. Ana Paula Valado Bessa

Bairro _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.

Acesse www.twitter/anapaulavaladao ou www.diantedotrono.com.br/blogdaana para ler mais textos edi cantes. Quer saber mais sobre o que signi ca o perdo para Deus? Ento, ligue para o Pr. Ronaldo Moreira e tire suas dvidas: (31) 8489-2698.

8 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010 CRESCIMENTO ESPIRITUAL

ENTO, PREENCHA HOJE MESMO ESTE CANHOTO E ENTREGUE AOS DICONOS OU JUNTO S SUAS OFERTAS

VISITANTE OU PARTICIPANTE, DESEJA SER MEMBRO DA IGREJA BATISTA DA LAGOINHA?

Leia e entenda que a caminhada com Jesus rdua, contudo, valiosa, mesmo que andemos em meio ao paradoxo e tenso das contradies da experincia humana

A vida crist

CLASSES DE TRANSFERNCIA E BATISMO


Segunda - 19h30 - Colgio Cristo/Sala 2 - Pr. Rodrigo Godoy. (31) 8464-6783. Tera - 20h - Salo Esperana - Pr. Walter, Pr. Jasmrio. (31) 8414-3284. Quarta - 19h30 - Central das Redes/Sala 5 - Pr. Cladio Barbosa. (31) 8449-4256. Sexta - 19h30 - Casa da Mocidade - Pr. Iani de Assis. (31) 8402-6211. Sbado - 18h30 -Salo Esperana - Pr. Iani de Assis. (31) 8402-6211. Domingo - 8h - Casa Rosada - Pra. Regina Estrella. (31) 8489-2685. Domingo - 8h30 - Colgio Cristo/Sala 8 - Pr. Cludio Barbosa. (31) 8449-4256. Domingo - 16h - Colgio Cristo/Sala 5, 3 andar - Pr. Rodrigo Godoy. (31) 8464-6783. Informaes: (31) 3421-4749, 3421-3659, falar com Carla Godoy.

Oi gente, o Pr. Gustavo Bessa, Eu no sei quando e como comeamos a ter uma viso hollywoodiana da aventura que a vida com Jesus. Para quem no sabe, Hollywood in uenciou e tem in uenciado o estilo de vida e a cosmoviso de milhes e bilhes de pessoas ao redor do mundo. Em geral, os lmes de ao (ou mesmo as comdias romnticas) mostram que na aventura previsvel da vida humana, o ator principal sempre forte, alegre, vitorioso e rapidamente consegue ajuda quando mais precisa dela. No existem decepes, frustraes, angstias, medos, ansiedades e nem momentos de crise existencial. Alis quando tais sentimentos brotam no corao desse indivduo caricaturizado, logo, em questo de rpidos minutos, como em um passe de mgica, surge brilhantemente um escape e um auxlio. Nesses lmes, aos olhos de todos os espectadores, o protagonista sempre termina bem. Muitos cristos, consciente ou inconscientemente, assimilaram essa caricatura hollywoodiana da pessoa e da vida humana. Acham que a vida com Jesus simplesmente perfeita, matematicamente previsvel, brilhantemente mgica e impressionantemente destituda de crises existenciais. Supem que o cristo jamais enfrentar decepo, angstia, medo, frustrao ou ansiedade. Pensam que as respostas de Deus para os seus desejos viro rapidamente, exatamente como querem, como acontece com o pedido que o personagem de uma histria em quadrinhos faz ao Gnio da lmpada mgica. Imaginam que todo cristo necessariamente terminar os seus dias ao lado de milhares de outras pessoas que, de repente, o aplaudiro pela grande performance e desprendimento. Um heri aos olhos do mundo Confesso que tambm acho a viso hollywoodiana da vida maravilhosa, atraente e desejvel. Somente uma pedra no desejaria viver a vida roteirizadamente perfeita e esteticamente bela do cinema. Eu tambm gostaria que o cinema e as comdias romnticas apresentassem o retrato real da nossa vida na terra! Seria to maravilhoso caminhar em um mundo perfeito onde

houvesse ores sem espinhos, amor sem decepes, beleza sem feira, alegria sem tristezas, pessoas sem vaidades, palavras sem mentiras, coragem sem medos, buscas sem ansiedades, discursos sem demagogias, verdade sem sombras, respostas sem demoras e desejos sem nos. Mas a vida no mundo e a caminhada com Cristo so to diferentes. Mesmo estando em Cristo, no podemos negar a realidade do mundo e nem viver no escapismo, ngindo que as coisas nossa volta no so reais. No podemos ngir que est tudo bem quando no est nada bem e nem dizer que as rosas no tm espinhos. Depois da gloriosa experincia da trans gurao, Jesus se encontrou com uma multido crtica, um pai desesperado e um menino endemoninhado. A reao de Jesus foi de dor e sofrimento pela realidade do mundo: gerao incrdula, at quando estarei convosco? At quando vos sofrerei? (Marcos 9.19 RA.) Jesus no negou as dores e os sofrimentos do mundo. Ele as sentiu e as expressou. Ns tambm no podemos ngir que as palavras duras no machucam, os espinhos no doem, as demoras no trazem ansiedade, as traies no deixam feridas, as ausncias no deixam saudades e o silncio constante no traz inquietao. Vivemos na experincia do paradoxo e na tenso das contradies da experincia humana. Temos tristezas, mas estamos sempre alegres; temos desnimo, mas vivemos encorajados; recebemos os nos, mas como que ouvindo os sims; somos responsveis, mas sabendo que Deus Soberano; sentimo-nos fracos, mas reconhecemonos fortes; andamos por f, mas vivemos na esperana; choramos, na expectativa de que um dia Deus enxugar toda lgrima; perdemos a vida nessa terra, almejando receb-la nos Cus. Deixo com vocs as palavras que um cristo escreveu no sculo II. Os cristos no se distinguem dos demais homens, nem pela terra, nem pela lngua, nem pelos costumes. Nem, em parte alguma, habitam cidades peculiares, nem usam alguma lngua distinta, nem vivem uma vida de natureza singular. Nem uma doutri-

na desta natureza deve a sua descoberta inveno ou conjectura de homens de esprito irrequieto, nem defendem, como alguns, uma doutrina humana. Habitando cidades gregas e brbaras, conforme coube em sorte a cada um, e seguindo os usos e costumes das regies, no vesturio, no regime alimentar e no resto da vida, revelam unanimemente uma maravilhosa e paradoxal constituio no seu regime de vida poltico-social. Habitam ptrias prprias, mas como peregrinos. Participam de tudo, como cidados, e tudo sofrem como estrangeiros. Toda a terra estrangeira para eles uma ptria e toda a ptria uma terra estrangeira. Casam como todos e geram lhos, mas no abandonam violncia os recm-nascidos. Servem-se da mesma mesa, mas no do mesmo leito. Encontram-se na carne, mas no vivem segundo a carne. Moram na terra e so regidos pelo cu. Obedecem s leis estabelecidas e superam as leis com as prprias vidas. Amam todos e por todos so perseguidos. No so reconhecidos, mas so condenados morte; so condenados morte e ganham a vida. So pobres, mas enriquecem muita gente; de tudo carecem, mas em tudo abundam. So desonrados, e nas desonras so glori cados; injuriados, so tambm justi cados. Insultados, bendizem; ultrajados, prestam as devidas honras. Fazendo o bem, so punidos como maus; fustigados, alegram-se, como se recebessem a vida. So hostilizados pelos Judeus como estrangeiros; so perseguidos pelos Gregos, e os que os odeiam no sabem dizer a causa do dio. Numa palavra, o que a alma no corpo, isso so os cristos no mundo. A alma est em todos os membros do corpo e os cristos em todas as cidades do mundo. A alma habita no corpo, no , contudo, do corpo; tambm os cristos, se habitam no mundo, mas no so do mundo. (Carta a Diogneto). Que o Senhor nos leve a viver a genuna vida crist!
Pr. Gustavo Bessa

Deseja conhecer mais sobre como viver sendo um legtimo cristo? Ligue para o Pr. Charles Campos: (31) 8445-1162.

Foto: Junio Amaro

Celular: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . E-mail: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Profisso: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Cidade: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Estado: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Telefone: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.

Data do casamento: _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Endereo atual: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Nome do cnjuge:. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Data de nascimento: _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ _ / _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Igreja a que pertence: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Nome completo: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. Bairro: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Cep: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.

Solteiro: ( ) Casado: ( )

BOLETIM ATOS HOJE

Domingo, 12 de setembro de 2010


Fotos: Arquivo Pessoal

Clulas

Lagoinha em

REUNIO DE LDERES DE CLULA:


Ateno lderes, supervisores, vice-lderes, secretrios, anfitries e GECs (Grupo Estratgico Celular), no se esqueam do nosso prximo encontro! Dia 13/7 Segunda-feira, s 19h30, no Templo. L iniciaremos nossa contagem regressiva para a data da multiplicao. Aceite esse desafio!

CASA DE CLULAS: RUA BEBERIBE, 164, SO CRISTVO. TEL.: (31) 3429-1350 - JOS VALADO OU PR. LEONARDO VEIGA

Centro de Formao Crist

Fotos: Arquivo pessoal

Nossas turmas dos cursos do CFC esto bombando! Numa delas, zemos uma gincana bblica que foi um momento prtico e dinmico testando o conhecimento e abenoando nossos alunos da turma do Curso de Maturidade. Se voc no cursou ou tem liderados que ainda no se matricularam, faa j as inscries para as turmas que se iniciaro em Outubro. Contato: (31) 3429-1356, fale com Reginara.

Carla Moreira (professora trainee) ao lado da equipe vencedora da gincana: Afonso e Lucilene Braga, Ricardo Moreira, Cristina Rabelo, Dbora Zanirati e da professora Zilma Mendoza

SRIE: CEM DICAS DE EVANGELISMO PARA A CLULA


49- O domingo um dia excelente para promover um passeio em famlia. Levante cedo, convide sua famlia para ir igreja com voc e depois faa um passeio divertido e agradvel. Que tal ir ao parque? Ao cinema? Ao teatro? Ou quem sabe a um concerto musical? Faa isso, sua famlia car feliz! Aproveite e fale sempre do amor de Deus para eles. 50- Estamos numa guerra. Espere por lutas. Prepare-se para elas. Uma Clula um peloto empenhado em assaltar as portas do inferno para libertar vidas. 51- Ore para que Deus manifeste sinais na Clula. Isso fortalece a f dos irmos e atrai os no-cristos. 52- Nunca deixe de participar de festas na sua empresa, na sua escola ou no seu prdio. So excelentes oportunidades para se fazer amizades e dar testemunho. 53- Se a sua Clula tem disponibilidade, experimentem fazer outra reunio exclusivamente para o evangelismo. 54- No fale de Jesus s pessoas assim que as encontrar pela primeira vez. Primeiro converse com elas sem nenhum interesse e torne-se amigo. Supra as suas necessidades para evangelismo. 55- Se a sua Clula tem sete pessoas assim que as encontrar pela primeira vez. Primeiro converse com elas sem nenhum interesse e torne-se amigo. Supra as suas necessidades e ame-as. 56- Podemos fazer convites, eventos, visitas e tudo o que for necessrio para encher a Clula de visitantes, mas se algum no falar algo da parte de Deus com paixo, as pessoas no voltaro. 57- a verdade que liberta. Precisamos ter uma palavra viva, se queremos ver gente sendo liberta. No temos de pregar muito, mas temos de pregar a verdade com vida. 58- a uno que liberta do jugo. Precisamos orar para que haja um uir na Clula e as pessoas sejam livres das cadeias malignas, pela uno de Deus. 59- Crescimento no acontece por acaso. Voc precisa querer se multiplicar e se aplicar nesse propsito. Fale disso, compartilhe isso e faa-o.

10 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010

Continuao... Encantando ajudando o visitante/ novo decidido a permanecer na Clula


A semana seguinte
Durante a semana seguinte que o visitante participou da Clula, algumas dicas tambm devem ser observadas: O estudo previamente preparado pela liderana da igreja, que ministra ao lder atravs de seu supervisor. O lder o desenvolve na reunio, expondo e fazendo boas perguntas o que levar o grupo a participar. Lembre-se de que o lder um facilitador e no um professor (falaremos sobre este ponto mais adiante). O lder tambm pode fazer com que o estudo seja feito em pequenos grupos, que denominamos subgrupos. Ele fornece as perguntas, que devero ser discutidas no subgrupo, e estabelece o tempo de aproximadamente 30 minutos. Em seguida, rene-se novamente com todos, fazendo a aplicao nal. O crescimento espiritual alcanado com maior facilidade num grupo do que por meio do aconselhamento particular. O grupo e caz no se dedica exclusivamente a falar nem somente a agir. Ele combina os dois elementos. A capacidade de liderar importante, e muitas vezes at crtica, mas o lder que controlar uma Clula vai sufoc-la. Por isso, s vezes usamos o termo facilitador (algum que faz acontecer) em vez de lder (no sentido de chefe), para descrever o melhor estilo de conduzir a Clula. Numa reunio de Clula, voc no vai tentar passar uma grande carga de conhecimento bblico novo. O alvo que os membros do grupo descubram e apliquem verdades simples da Bblia, ao re etir sobre as suas experincias pessoais. Como lder da Clula, a sua incumbncia usar o tema de nido pela liderana da igreja e facilitar a discusso que abra as mentes e os coraes das pessoas voz de Cristo e ao Seu poder. uma s pessoa domine); - ... Levar-nos ao amor... (visando a resultados positivos, no negativos; a que as pessoas se interessem mais e no menos pelos outros); - ... E s boas obras... (livrarse do egosmo; levar cada um a se preocupar mais com outras pessoas); - ...encorajar-nos... (no nal da reunio, cada pessoa deve sentir-se aceita e apoiada).

Converse com a pessoa que trouxe o visitante para saber um pouco mais sobre ele; D ao visitante um carto em nome da Clula (designe algum para ter sempre esse carto em mos); A pessoa que trouxe o visitante pela primeira vez deve continuar mantendo contato com ele, convidando-o para o prximo encontro;

Dinmica da Reunio

Deixe que o texto a seguir lhe sirva de guia:


E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao seu amor e s boas obras. No deixemos de nos reunir [...] mas encorajemonos uns aos outros... (Hb 10.24-25.) Em outras palavras, o tema dever: - ... Incentivar-nos... (despertar o que est no ntimo); - ...E uns aos outros... (compartilhar mutuamente, sem que

Caracterstica de um bom estudo:


Deve estar relacionado com as coisas que esto acontecendo nesta Clula; Deve transmitir nimo, estmulo ou desa o; Pode confrontar e corrigir um modo vago de pensar sobre algum valor; Ser fruto de uma conversa sobre qual assunto poderia ser abordado naquela semana, ou momento em questo. Deve fazer com que o assunto impregne nas pessoas com efeito transformador da vida cotidiana.

Terceiro estgio Edificao Estudo da Palavra (1 parte): O foco se move agora para as necessidades das pessoas presentes. As Escrituras sero usadas nesse momento, mas a Bblia a ferramenta e no o ponto central.

BOLETIM ATOS HOJE

Domingo, 12 de setembro de 2010

11

Aproveitando o feriado para confraternizar!


No ltimo 7 de Setembro, com o tema Somos independentes do mundo, dependentes de Deus! Seja sal e luz, foi realizado um encontro inesquecvel no Elim, onde nossa Clula se reuniu para confraternizar e celebrar ao Senhor. Participaram deste dia de confraternizao cerca de 128 pessoas. Ali contamos com a participao das Clulas sob nossa superviso, dos bairros: Boa Vista, Ouro Preto, Das Indstrias, So Caetano, Jardim Atlntico, Contagem, Ferno Dias, Cu Azul, Santa Marta e Parque Copacabana. Os novos supervisores, Eduardo Barros e Wesley Wadson, foram apresentados a todos. Foram realizadas diversas brincadeiras com as crianas, e elas ganharam um presente especial: a pulseira
Pastor quila.

sem palavras, por meio da qual pode-se evangelizar contanto uma linda histria. Com certeza o prximo encontro tambm ser inesquecvel! Outros setores tambm se mobilizaram e confraternizaram, formando um total de mais de 400 pessoas, em diferentes locais para lazer e diverso com os membros das Clulas e seus familiares. Comunho e crescimento em relao ao que o Senhor tem nos chamado a ser: pescadores de almas, fazendo discpulos! Siga o exemplo desse grupo e programe-se com sua Clula/Setor para realizar algo divertido e edi cante para os prximos feriados, fortalecendo assim a comunho entre os irmos.

Foto: Arquivo Pessoal

12 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010

Twitter Hispano
Siga la Iglesia Bautista de Lagoinha en el twitter: @lagoinhahispano
Ahora, un nuevo canal para alcanzar a los pases que hablan espaol! Noticias, bendiciones, cultos, e mucho ms de La Iglesia Bautista de La Lagoinha. No puedes perder! www.twitter.com/lagoinhahispano

Edital de Convocao No uso de suas atribuies o Presidente do Conselho Diretor da FUNDAO OSIS CONVOCA os membros deste Conselho, para uma assemblia extraordinria a realizar-se no dia 19 de Setembro de 2010, s 12h30m, na Rua Manoel Macedo, 360, no Bairro So Cristvo, nesta Capital. A Assemblia instalar-se- em primeira convocao, sempre que se fizer necessrio, com qualquer nmero de

presentes, cabendo ao seu Presidente o voto de desempate, com fim de deliberarem sobre a seguinte pauta: 1) Insero de novos Projetos e a criao descentralizada das respectivas unidades. Belo Horizonte, 12 de setembro de 2010. Rodolfo Luiz Aquino Hauck Presidente do Conselho Diretor FUNDAO OSIS

Evangelismo Criativo tema de palestra no Carisma


Durante estadia no Brasil pastor e evangelista americano Ryan Adams fala acerca do Ministrio URevolution e comenta do que vai compartilhar durante uma semana de treinamento no Seminrio Teolgico Carisma sobre uma nova forma de fazer evangelismo usando a criatividade Atos Hoje: como surgiu o Ministrio URevolution Voc Revoluciona ou Voc Revoluo? Ryan Adams: Em dezembro de 2007 veio a mim a voz do Senhor falando acerca de um mover nesta gerao. Ele me falou sobre uma onda de criatividade que vir da Igreja. E essa onda vir rpido, poderosamente e cobrir o mundo. Ele falou que fui criado para ser um reformador no meu tempo, um revolucionador para a minha gerao. Percebi que Deus queria que eu entendesse o seu modo de pensar e agir. Ele me falou acerca de uma nova forma de atuao usando a criatividade

para alcanar as pessoas. Ento, entre os anos de 2007 e 2008 comecei a planejar, planejar e planejar. Meu irmo Joshua Adams e eu trabalhamos arduamente na fundao do URevolution. Dia e noite ns planejamos e oramos. Estabelecemos o ministrio na orao, na palavra e na criatividade. Em 2008 quando nos formamos no Seminrio Rhema (EUA), entramos com fora total na misso para revolucionar o mundo. Atos Hoje: Por que do nome URevolution Voc Revoluciona ou Voc Revoluo? RA: Certo dia, sentado no sof, Deus me disse que todas as pessoas no mundo podem revolucionar o seu tempo e sua gerao. Como o Apstolo Paulo disse: Nos foi dado dons espirituais para mudarmos o mundo. Eu escolhi esse nome porque eu acredito rmemente que qualquer pessoa pode revolucionar sua gerao para trazer mudana e ser luz para a sua comunidade e seu mundo. Atos Hoje: O URevolution conhecido por usar e abusar da criatividade como nova estratgia para evangelizar. O que exatamente esta viso? RA: Estava cansado de car parado vendo o mundo alcanando nossa gerao com ferramentas maravilhosamente

criativas. Devemos usar a criatividade do Esprito Santo para ser o que chamamos de o padro de excelncia. A arte junto criatividade chama a ateno das pessoas, provoca nelas um desejo de pensar acerca da vida, de pensar no que normalmente elas no se questionam. Isso nos d a chance de nos conectar com elas. O que estamos fazendo trazendo de volta o relacionamento ao evangelismo. A maioria dos jovens nunca ouviu falar disso. muito simples: o amor a melhor forma de evangelismo e isso o que ensinamos e testemunhamos com nossas aes criativas. Ensinamos que as pessoas do mundo no se importam com o nosso discurso ou com o quanto de Bblia sabemos, elas querem saber o quanto nos importamos com elas. Atos Hoje: Nos d uma prvia do que voc vai palestrar no Carisma? RA: Trarei uma mensagem de simplicidade ao Carisma, falarei da paixo que se deve ter para alcanar as pessoas, alcanar Belo Horizonte. Se ns pudermos fazer um pouco disso o mundo ver mudanas tremendas. por isso que Jesus disse: Se voc tem uma f do tamanho de uma mostarda, voc pode mover montanhas. Con ra essa entrevista na ntegra, no Portal Lagoinha.com, nesta segundafeira.

Curso A Igreja Local e o Evangelismo criativo. No perca!!! De 13 a 17/9 (Aulas tericas). Ministrante: Ryan Adams. Local: Seminrio Teolgico Carisma. Endereo: rua Ararib, 543 Concrdia / Belo Horizonte. Contato: Pr. Gustavo Poubel- (31) 8444-9887 / (31) 3303-7700. (Carisma) / (31) 3478-6500 (Mocidade). Dia 18/9, prtico de evangelismo / Dia do abrao grtis. Local: Praa Sete (Centro/BH). PARTICIPAO: Clulas da Mocidade, Referncia Jovem, Valentes de Davi, Hebreus 11 e outros. Realizao: Seminrio Teolgico Carisma e Mocidade Lagoinha. Outras informaes: www. evangelismoincomum.com, www.carisma.org.br ou www.theurevolution.com

BOLETIM ATOS HOJE PAS DA SEMANA

Domingo, 12 de setembro de 2010

13

LOCALIZAO: Oriente Mdio. Capital: Jerusalm (No reconhecida pela Organizao das Naes Unidas), Telaviv (sede da maioria das embaixadas estrangeiras). IDIOMA: hebraico, rabe (oficiais). RELIGIO: judasmo 71,4%, islamismo 18,9%, cristianismo 2,9% (catlicos 2,1%, outros 1,5% dupla filiao 0,7%), sem religio e atesmo 5,8%, bahasmo 0,2%, outras 0,8% (2005).

De modo especial Israel faz parte no s dessa editoria, como tambm sobre essa nao deve ser intensi cado um novo e verdadeiro clamor ao Pai para que as veredas de Jerusalm sejam alinhadas ao corao do Senhor. No dia 9 do ms corrente, data em que no calendrio bblico celebrado o ano novo judeu (Festa das Trombetas - incio do Novo Ano 5771 judaico Hosh Hashanah), nossos pastores Mrcio Valado, Renata Valado, Ana Paula Valado Bessa, Gustavo Bessa, Ezenete Rodrigues e equipe do Ministrio Diante do Trono desembarcaram em Tel Aviv. Com a graa e o favor do Senhor caro no pas at o prximo dia 17 participando da Convocatria de Orao para Todas as Naes que est sendo realizada no pas desde 8/9 e que se estende at 22/9. Como um pequeno exrcito representando cada uma das 43.589 ovelhas da Lagoinha e a Igreja de Cristo no Brasil, o objetivo dessa expedio levantar um clamor no apenas pela nossa nao, mas tambm por todo Estado de Israel, pelo povo judeu e pela cidade de Jerusalm, que literalmente existe em nossos dias, como cumprimento da Palavra do Senhor, de que nos ltimos dias essa seria uma realidade. Convidados especiais, os pastores Mrcio Valado, Ana Valado Bessa e Gustavo Bessa iro ministrar para as cerca de duas mil pessoas, de duzentas naes distintas, que se renem na Conferncia para clamar a Deus em favor de Israel, do mundo rabe e de todos os povos da Terra. Essa uma oportunidade singular de comunho com o Corpo de Cristo em sua toda a sua diversidade cultural e denominacional. Presena registrada no evento em anos anteriores, Ana Paula Valado Bessa declarou antes da viagem Ali tenho

o sabor do que ser o cu! Sabor daquele grande dia, em que pessoas de todas as tribos, povos e raas estaro de p, diante do Trono e do Cordeiro! Pisaremos onde o Senhor pisou, e lembrando que em breve, Ele voltar a colocar os ps naquele lugar! Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! Voc foi convocado para orar: Por amor de Sio no me calarei e por amor de Jerusalm no me aquietarei at que a sua justia resplandea como a luz do dia e a sua salvao como uma tocha acesa. (Isaas 62.1.) - Pelos nossos pastores que esto no pas, Mrcio Valado, Ana Paula Valado Bessa, Gustavo Bessa, Ezenete Rodrigues e por toda equipe do Diante do Trono. - Pelos seus lares e para que as bnos e a paz do Senhor sejam derramadas sobre todos seus familiares. - Para que o inimigo seja derrotado em todas as investidas contra as lideranas da Igreja de Cristo e para que todo clamor, louvor e adorao sejam suaves e agradveis ao Senhor. - Pelas naes representadas em Israel para que a Convocatria sele um tempo proftico de unidade da Igreja e de evangelismo nos pases no alcanados. En m, que cadeias sejam quebradas e que todos possam desfrutar da salvao que h em Jesus Cristo. 360 Ao redor do Mundo: Chile: H mais de um ms 33 mineradores - 32 chilenos e um boliviano - caram presos na mina San Jos, localizada nos arredores da cidade de Copiap, no norte do Chile, desde que um acidente os deixou sob 700 metros de profundidade. De l para c equipes do continuidade aos trabalhos de resgate dos mineradores em trs planos

de ao conhecidos como A, B e C. Trs mquinas perfuradoras - duas delas j em operao - trabalharo em planos independentes para chegar at os mineiros. A estimativa das autoridades continua a mesma de que os mineiros sero resgatados antes do Natal. Atualmente, os trabalhos das alternativas A e B continuam em andamento, e dia 8/9, a segunda perfuradora (do Plano B) alcanou os 268 metros em sua primeira etapa de perfurao num total de 630 metros a serem perfurados, segundo o engenheiro encarregado do resgate, Andr Sougarret. O plano B consiste em alargar um pequeno duto j construdo. A terceira alternativa no processo de socorro dos mineiros trata-se de uma sonda petroleira de escavao. A sonda tem capacidade para perfurar at 2.000 metros de profundidade, a uma velocidade de 20 a 40 metros por dia, dependendo do tipo de solo, segundo um documento do governo chileno. Oremos para que a bondosa mo do Senhor esteja sobre cada um dos mineiros livrando-os de todo ataque na sade mental, fsica, emocional e sobretudo espiritual. Se voc deseja participar ainda este ano da Convocatria de Orao para Todas as Naes ou quer se preparar para a prxima pode obter todas as informaes pelo site http://www. jerusalemhouseofprayer. org/index.html ou envie um e-mail para iberamericabr@ jhopfan.org
Thalita Daher

Foto: Reproduo Internet

thalitadaher@lagoinha.com Ligue para a Secretaria de Misses da nossa igreja e aprenda mais sobre o assunto: (31) 3429-9500, ramais 221 ou 226 fale com Regina Soares.

14 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010 PARA EDIFICAR

Para ver, ouvir e ser tocado. E transformado!


Com a iniciativa agora de suas ministraes em DVD, a pastora, psicloga, conferencista e escritora, Iara Diniz de Paula, vai mais longe na edificao das famlias
(Sexualidade Luz da Palavra), como ainda de outros, como Da Fortaleza Aos Montes (2009), A Maior Necessidade da Mulher, Tornando o Lar Um Local de Adorao, Meu Filho Vai Se Casar E Agora?, Duas Vidas Duas Histrias Um Propsito, Casamento Uma Trplice Aliana, alm de outros com abordagem em outros focos to relevantes quanto, como A Travessia Para Uma Vida Vitoriosa e A Igreja da Crise Ou a Crise da Igreja. Esses ltimos lanamentos recentes. Sobre essa iniciativa, ela diz: Ocorreu a partir de um momento que entendo como uma demanda e uma estratgia de Deus. O livro contm uma mensagem que aos poucos, s com o decorrer da leitura, a pessoa consegue apreender. J com o DVD, elas so tocadas e impactadas quase que de imediato e elas tm a vontade de dar esse retorno. E do. Iara aponta satisfeita: As pessoas tm me dito: A minha vida mudou. Sem contar que pelo DVD h como que uma cumplicidade. As pessoas tambm me dizem quando me veem pessoalmente: Olha, voc no me conhece muito, mas me sinto sua amiga, ntima de voc. Esse impacto cria essa mudana, essa transformao de vida. A resposta de to grande repercusso de cada um dos DVDs da Iara parece estar no apenas na mensagem que ela veicula e como a mesma tratada, to pertinente para os dias atuais, mas tambm por conta de uma jornada que pavilhou essa estrada, que a prpria lida da Iara e seu esposo, Pr. Ciro Eustquio, com as famlias ao longo de mais de 20 anos. O marco e a arrancada para a grande guinada do ministrio e da vida de ambos com o que fazem parece ter sido justamente a obra, escrita a duas mos por eles, intitulada Edi cando Um Novo Lar, escrita no ano 2000 e ainda hoje publicada. Desde 1987, Ciro e Iara esto juntos nessa tarefa de, de fato e em verdade, edi carem novos lares. Melhor dizendo, sendo instrumento para isso na vida de tantos. Foi a partir da prpria obra de ambos que surgiu o ministrio que hoje lideram na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, e que leva o mesmo nome. Aps a publicao de o Edi cando Um Novo Lar (pela xodo Editora), Iara lanou outros ttulos como A Plenitude da Mulher Crist (tambm pela xodo, em 2000) e Ativismo Religioso (em 2009, independente). Outra prova da repercusso dos trabalhos de Iara a prpria aceitao deles no mercado cristo (e fora dele inclusive), haja vista que durante o fechamento dessa edio do Atos Hoje ela e o marido estiveram presentes em mais uma edio do maior evento de produtos cristos da Amrica Latina, includo no calendrio o cial de eventos da cidade e do Estado de So Paulo: a Expo-Crist. A palavra nal de Iara e que encerra a presente matria no poderia ser outra se no de gratido. Ela assim a rma: Agradeo a todos pela con ana que tm depositado em mim e na mensagem que tem sido anunciada. E naliza numa referncia ao seu ministrio e ao seu propsito de vida: Desa o a todos que amem e busquem ao Senhor acima de tudo. Busquem se preparar como Noiva do Senhor, Igreja amada, para que ela esteja santi cada e pronta para o Noivo do Cordeiro, Jesus. isso que eu, meu esposo e meus lhos temos feito ao longo desses mais de 20 anos e por toda a nossa vida.

Foto: Helbert Abro

A Pra. Iara Diniz e seu esposo Pr. Ciro Eustquio: lderes do Ministrio da Famlia da Lagoinha

Agradeo a todos pela con ana que tm depositado em mim e na mensagem que tem sido anunciada Pra. Iara Diniz
Quando lanou seu primeiro DVD, Sexualidade Luz da Palavra, em 2009, no imaginava talvez que teria tanta repercusso assim, haja vista que o tema em foco sexo - costuma no ser tratado to ampla e abertamente assim quanto se pensa, seja no contexto das prprias famlias ou dentro da igreja. Seria isso por conta dos temores e tabus nutridos, cuja base parece ser a desinformao ou o quase que o total desconhecimento do assunto? Ou pela falsa ideologia apregoada, por incrvel que parea por muitos, de que sexo sempre sinnimo pecado e perverso? O que no

necessariamente verdico se observadas as condies e os princpios estabelecidos pelo prumo da Bblia, a Palavra de Deus, que estabelece que o prazer a dois possvel, melhor e mais seguro se desfrutado no contexto do casamento. E seja por sua educao, convices, maturidade e experincia, bem como por sua formao e instruo na f, j que psicloga, pastora e conferencista, quando se trata desse e de inmeros temas ligados ao relacionamento a dois ou outros temas, com Iara Diniz de Paula no h rodeios e meio termo. Graas sua franqueza e transparncia, para no dizer ousadia e coragem, de transitar na sinuosa estrada que muitas vezes envolve a famlia que ela tem ido to longe e conquistado um pblico cada vez maior e el, que a tem mais como amiga e con dente do que uma palestrante. Prova disso a repercusso no s desse seu primeiro DVD

Marcelo Ferreira

marcelo.ferreira@lagoinha.com

Famlia em foco:

Sexualidade Luz da Palavra, Da Fortaleza Aos Montes, A Maior Necessidade da Mulher, Tornando o Lar Um Local de Adorao, Meu Filho Vai Se Casar E Agora?, Duas Vidas, Duas Histrias, Um Propsito; Casamento, Uma Trplice Aliana, A Travessia Para Uma Vida Vitoriosa e A Igreja da Crise Ou a Crise da Igreja. Os DVDs da Pra. Iara Diniz esto venda na Seara LIvraria: (31) 3421-4152. Informaes tambm pelo telefone: (31) 8402-1580 - Pr. Ciro Eustquio.

A Pra. Iara Diniz na ltima edio da Expo-Crist: oportunidade de expanso das mensagens em DVD

Foto: Alexandre Diniz

BOLETIM ATOS HOJE

Domingo, 12 de setembro de 2010

15

SER DICONO ...

Ser um servo de planto!


FALE COM O CORPO DIACONAL: Pr. Omar Costa: (31) 8479-8290 ou na secretaria: (31) 3429-9478.

Foto: Arquivo Pessoal

REUNIO COM OS LDERES E COORDENADORES DE EQUIPE:


Dia 13/9, s 20h, no Colgio Cristo II.

REUNIO COM OS INTERCESSORES DO MINISTRIO:


Dia 14/9, s 19h, Colgio Cristo II.

TESTEMUNHO

Um anjo com propsito


Em 2008, voltando do interior para Belo Horizonte, orei pedindo a Deus que me direcionasse para um ministrio na igreja onde eu pudesse servir na obra do Senhor. Recebi os alvos de orao de 2009, e coloquei esse desejo diante do Senhor. No queria car parada, queria servi-lo na igreja. No primeiro Culto da Mocidade de 2009, fui impactada quando minha irm me direcionou ao fazer a seguinte pergunta: Manu, porque voc no entra para o Ministrio Anjos da Guarda? Logo z o curso do Corpo Diaconal e desde ento fao parte deste ministrio, que a extenso da minha casa. Hoje sou uma diaconisa na igreja, um anjo com propsito. E tenho alegria no que fao, pois fao com amor em servir aos meus irmos. As lutas podem vir, mas o inimigo se levanta para cair. Mesmo diante das di culdades no desisto. Maior o Deus que sirvo e o meu chamado, do que as tentativas do inimigo. Emanuelle de Albuquerque Rocha. Se voc tem interesse de ser um dicono do Ministrio Anjos da Guarda ligue para o Pr. Leonardo Brito: (31) 8489-2770.

Foto: Arquivo Pessoal

Grupo Razo de Viver


O Ministrio do Corpo Diaconal tem em sua equipe dois integrantes do grupo Razo de Viver, que por meio da msica anunciam a Palavra de Deus. Ao ritmo do pagode e samba tradicional, a banda pretende louvar e adorar ao Senhor ao som das batucadas, tudo para a glria de Deus. Se voc quer saber mais a respeito, fale com Mrcio Augusto: (31) 34224012 ou 9908-5959.
Foto: Arquivo Pessoal

PARA REFLETIR

1- Como ser um dicono bem sucedido no ministrio?


sempre bom lembrar que foi o Senhor que nos escolheu para estar diante dele para servilo e ador-lo. Este servio e adorao buscam acima de tudo engrandecer ao nome do Senhor. Mas, impossvel ser bem sucedido no ministrio sem primeiro ser treinado pelos que pioneiramente dispe de mais prtica. Fora isso, dar um bom testemunho dentro de casa junto de nossas famlias e tambm ser um servo com a mesma viso ministerial da liderana so fatores fundamentais.

2 - Seja um servo fiel ao Senhor e aos lderes (Mateus 25.23)


impossvel ser um servo sem que antes exista um senhor. Ns somos servos do Senhor. Ele nos escolheu pela sua misericrdia e nos fez seu povo a m de que nos tornssemos seus lhos por adoo. Foi obra de suas mos e seu prprio sacrifcio em benefcio do nosso resgate. Estvamos condenados morte, no havia esperana ou muito menos salvao para ns. Mas, Ele nos redimiu da morte

para a vida eterna. Aleluia! Uma vez que Ele o Senhor, Ele tem todo direito sobre ns, pode nos abater e exaltar segundo a tua vontade e fazer com que se cumpram de acordo com seu prprio tempo. Para honr-lo temos que obedecer sua orientao e fazer de sua vontade a nossa prpria. Nossa liderana est includa nessa vontade soberana de Deus. preciso honrar nossos lderes lembrando que eles so enviados do Senhor para nos abenoar. Quando resistimos liderana a qual o Senhor nos submeteu estamos

indiretamente resistindo ao prprio Senhor que a estabeleceu. Ter opinies diferentes possvel e aceitvel, mas a desobedincia a uma orientao que foi dada nos transfere da posio de servos para o desejo de sermos senhores de ns mesmos. Isso nos retorna ao estado em que estvamos antes de sermos resgatados pelo Senhor.

Fale com o pastor Omar Costa: (31) 8479-8290 e compartilhe suas impresses a respeito desse texto.

No s margens do Ipiranga, mas no altar de Deus


No ltimo dia 7 de setembro, feriado, quando o Brasil celebrou sua liberdade e independncia como nao, a Igreja Batista da Lagoinha se reuniu numa poderosa viglia de orao em clamor e proclamao por um pas totalmente dependente de Deus. Foram momentos de lgrimas, quebrantamento, arrependimento e intercesso por essa nao. Na ocasio, vrios ministrios da igreja marcaram presena. No templo principal equipes se revezaram a cada duas horas em escalas de orao. A Pra. ngela Valado, lder do Ministrio Gidees 24h, completa e convoca de 2h s 4h da madrugada um nmero considervel de componentes dos ministrios de intercesso da Lagoinha, os gidees (intercessores e adoradores 24 h), representantes do Ministrio de Intercesso (equipe da Pra Ezenete Rodrigues), e, lderes e membros do Ministrio Rhema Restaurao (equipe do Pr. Ronaldo Moreira de Faria) marchavam ao redor do local onde ser construdo o novo templo da Lagoinha, louvando, intercedendo, adorando e declarando a Palavra de Deus por nossa igreja, liderana e membros. Era como o cu na terra. O Senhor nos guiou em cada detalhe desse momento proftico e pudemos contemplar sua glria. Haveremos de ter mais momentos preciosos como esses. Esteja pronto e se envolva com a obra do Senhor na terra! Membros de outras igrejas e denominaes tambm se uniram a esse exrcito de joelhos. De fato, no s margens de um rio, mas sob o altar de Deus, fora declarado a dependncia de Deus ao Brasil. Continuemos, pois, em clamor pelo pas. Hoje, agora e sempre. Para que se torne cada vez mais dependente do Eterno!

Foto: Charles Campos

No altar de Deus por um Brasil dependente dele. Momentos de quebrantamento e clamor pelo pas no feriado de 7 de Setembro

16 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010

BOLETIM ATOS HOJE SENDO UM COOPERADOR

Domingo, 12 de setembro de 2010

17

circunstncias e os seus medos


Saiba como ter um corao disposto a ofertar ao Senhor
18, verso 17. (Leia todo o captulo). Agora era o tempo de se cumprir a promessa. O povo seria liberto da terra da escravido do Egito. Joquebede estava vivendo uma situao difcil, porque Fara havia declarado o seguinte decreto: Toda criana dos judeus ou hebreus que nascerem do sexo masculino vo morrer. (Veja xodo 1.16). No meio dessa situao de angstia, de luta, nasce seu lho, Moiss. Porm, sua me tomou a corajosa e ousada atitude de guard-lo por trs meses. Ela no queria que ele fosse tomado. A oferta que Joquebede semeou para que por meio dela Deus trouxesse uma libertao sobrenatural ao seu povo foi uma oferta que abenoou geraes. A semeadura dessa oferta a Deus ocorreu quando deixou sobre o rio seu lho, Moiss, num cesto de betume. Ela o havia entregue a Deus em sacri co a Ele. Moiss cresce e usado por Deus para tirar o povo do Egito. Uma gerao desse povo perece no deserto por desobedincia e murmurao contra Deus e Moiss quem Ele levantara. Uma outra gerao entra com Josu (que substitura Moiss aps sua morte) e conquista Cana. Muitas vezes ns estamos h anos guardando algo que deveramos semear, para um propsito espec co. Quando Joquebede faz essa semeadura, ela desa a e vence pelo menos trs terrveis sentimentos: Egosmo. Moiss era seu lho. Segundo o texto bblico de xodo, no h nenhuma outra situao que qualquer outra mulher tenha conseguido esconder o lho, depois dela. Quando a irm de Moiss faz aquela oferta de chamar algum, a lha de Fara no aceita, mas a me quem vai criar o prprio lho. Deus j tem tudo determinado, mas algumas coisas, como dvidas, contratos que no se realizam, aes que nunca foram julgadas, no acontecem porque estamos sempre colocando a nossa mo, tentando dar o nosso jeito. Temos medo. O que que voc j deveria entregar a Deus, mas est tentando guardar? Isso tem feito voc perder o seu sono? Tudo o que colocamos nas mos de Deus ser multiplicado. Mas tudo aquilo que guardamos pra ns, morre. Quando aquele moo entregou a Jesus seus cinco pes e dois peixinhos, ele o multiplicou e alimentou toda uma multido. O milagre s acontece depois de trs dias que o povo estava seguindo a Jesus deserto adentro. Aquele moo entregou a oferta que tinha, porque entendera que o homem poderia receber, mas as mos que multiplicariam eram mos ungidas. Medo. Joquebede venceu o medo de no ver Moiss nunca mais. Pois bem provvel que l no fundo de seu corao houvesse a certeza de que ela o veria novamente e que ele seria usado para transformar uma gerao. Incredulidade. Ela decidiu no olhar para a circunstncia. Voc no est semeando nem na beira do caminho, nem entre os espinhos, nem no meio dos pedregulhos, nem aonde o sol vai queimar. Voc est semeando no Reino de Deus. Este solo frtil. J est regado com a uno e a bno da multiplicao. Aquela me e as outras mes precisavam de um milagre, mas a nica que semeou foi a que viveu o milagre. Gostaria de nalizar declarando cinco bnos que faro parte da vida de todo aquele que entregar o seu melhor: Primeira bno: voc receber o su ciente at para dividir. Segunda bno: sua semente vai abenoar Joquebede, me de Moiss, era uma escrava que fazia parte do povo judeu que se encontrava escravo no Egito. Fara havia liberado um decreto a m de conter o crescimento e o avano do povo. E todas as vezes que satans v que o povo de Deus est crescendo, que independente das circunstncias est sempre avanando, crescendo, conquistando, ele vai gerar alguma coisa para tentar impedi-lo. Toda vez que voc v uma confuso no Reino de Deus porque ali h algo que satans teme. No h nada que o diabo possa fazer que v impedir o propsito de Deus. Deus tinha um propsito para seu povo. Isso est claro no captulo 1 de xodo. Havia chegado o tempo em que Deus ouvira o clamor do seu povo e traria a sua libertao. Foi como se Deus dissesse o que j havia dito a Abrao por meio de dois anjos que o visitara na ocasio do anncio da destruio de Sodoma e Gomorra, quando lhe fora dito por meio dele que Deus faria uma grande nao. Assim, da mesma forma, era como se Deus dissesse a Moiss que desse povo cativo no Egito Ele faria uma grande e poderosa nao. O registro desse fato est em Gnesis a sua casa trazendo libertao, liberao e liberalidade. Terceira bno: Deus colocar na sua vida pessoas que te ajudaro a romper toda pobreza, toda dvida e voc viver um tempo novo, uma liberao sobrenatural e abundante. Quarta bno: a sua descendncia no viver debaixo do jugo da escravido, da dvida. Quinta bno: Deus j reservou para voc um futuro de conquista numa terra que mana leite e mel. Por que eu declarei essas palavras apontando para descendncia? Porque a semente daquela mulher, Joquebede, trouxe para a sua descendncia uma liberao sobrenatural. Quer ver a bno de Deus sobre sua vida e sobre a sua descendncia? Semeie por meio de seu dzimo e sua oferta. Aguarde a grande colheita.
Pr. Marcus Gregrio

A tua oferta desa a as suas

Voc pode entregar seus dzimos e suas ofertas nos cultos ou deposit-los nos bancos nos quais a Lagoinha possui contas. Para mais detalhes, ligue para o Pr. Clio ou Ins e oua-os falando acerca deste tema: (31) 3427-4130, ou envie um e-mail: celio.ines@ lagoinha.com

EXPERIMENTE A ALEGRIA DE SER OVELHA DO SUMO-SACERDOTE POR MEIO DA ENTREGA FIEL DOS SEUS DZIMOS E DAS SUAS OFERTAS NAS REUNIES DA IGREJA OU FAA OS DEPSITOS NOS BANCOS ONDE A IGREJA POSSUI CONTAS:

Foto: Reproduo Internet

AGNCIA 0504 C/C: 216654-5

AGNCIA 3311 C/C: 49-7 OPER: 003

AGNCIA 3392-8 C/C: 2767-7

AGNCIA 3055 C/C: 1605 9-6

AGNCIA 1750 C/C: 0012886

AG. 0040 C/C: 7710338

AGNCIA 0299 C/C: 02010219-8

AGNCIA 3473-8 C/C: 3257-3

18 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010


Foto: Reproduo Internet

CURSO INTENSIVO DE LIBERTADORES DE CRIANAS


Participe do curso intensivo de Libertadores de Crianas, que ser ministrado nos dias 1 e 2/10. Sexta-feira, (1/10), de 19h s 21h30. No sbado (2/10), de 9h s 22h. Informaes e inscries: (31) 3429-9400 falar com Wanir.

CULTO DOS ARTISTAS


O Ministrio de Louvor e Artes promove um culto com muita msica, dana, teatro, recitais, exposio de obras de arte e uma palavra ungida e direcionada aos artistas. Dia: 3/10. Horrio: 20h30. Local: Auditrio CEU. Informaes: (31) 3421-4205 falar com Breno.

PANORAMA
Batismo: Voc que ainda no batizado e deseja ser batizado venha fazer a Jornada da Aliana aos domingos, s 16h30, Rua Joazeiro 20, Casa de Honra. Informaes: (31) 8489-2685 fale com a Pra. Regina Estrella. LOUVOR Clula do Artista Todo sbado, s 18h30, Rua Ip, 70 - So Cristvo. NCLEO DE CLULAS EM VESPASIANO (MG) A Igreja da Lagoinha est convidada para participar do 9 aniversrio do Ministrio Zoe Cia. de Dana, do Ncleo de Clula de Vespasiano, a ser realizado no dia 18/9, s 19h, na Rede da Juventude. Participao do Ministrio Elemento In-Comum. Informaes: Selma Lopes (31) 3311-8183. 11 ANIVERSRIO DO NCLEO DE CLULAS DO BAIRRO SO BENEDITO Convidamos a todos para celebrarmos a Deus pelo dcimo primeiro aniversrio do Ncleo de Clulas em So Benedito, localizado a Av. Braslia, 90 Santa Luzia (MG), entre os dias 17 e 19/9, s 19h30, no domingo, s 18h. Informaes: (31) 3637-2233 ou 8335-6946 Pr. Robson Theodoro. MINISTRIO DE INTERCESSO/MORI Setembro: de 30/9 a 3/10 Mori. De 6 a 11, 13 a 18, 20 a 25 Programa Escolhidos. Outubro: de 14 a 17 e 28 a 31 Mori. De 4 a 9 Programa Escolhidos, e 7 a 10 Escola Intensiva de Intercesso. Informaes: (31) 3691-3875, 3641-5369, 3421-1169 ou 3423-3530 fale com Samanta. Mori no Brasil: De 23 a 26/9, em Birigui (SP), inscries pelos telefones: (18)3211-3990, 3211-4040 ou 9165-0447. De 7 a 10/10, em Itabora (RJ), inscries pelos telefones: (21) 2643-2109, 8106-6075 ou 78464263. E ainda, entre os dias 21 a 24/10, em Petrolina (PE). Inscries pelo telefone: (87) 3863-4663. Ateno: o Mori inicia-se sempre s quintasfeiras, s 9h, com trmino no domingo, s 14h. MELHOR IDADE Alfabetizao para idosos: o Ministrio da Terceira Idade, em parceria com a Secretaria de Educao, oferecer curso de alfabetizao para idosos na Casa de Honra, rua Joazeiro, 20. Os interessados devem se inscrever. Informaes: (31) 3421-6070 fale com a Pra. Regina ou Jemima. Clulas: Todas as terasfeiras, a partir das 13h30 (feminina) e s 19h (mista); s quartas-feiras, 14h, (feminina), e s 17h (feminina); s quintasfeiras, s 16h (mista) e s sextas-feiras, s 14h (vivas). Informaes: fale com a Pra. Regina ou Jemima: (31) 34216070. Classe de Transferncia: na Casa de Honra, aos domingos, s 8h, rua Joazeiro, 20. Informaes: (31) 8489-2685 fale com a Pra. Regina Estrella. Culto de Orao e Intercesso da Terceira Idade: na Casa de Honra, Rua Joazeiro, 20, s 19h30. MULHERES EM AO Vem a o acampamento de mulheres promovido pelo Ministrio Mulheres em Ao, no dia 5/11, na Pousada do Rei. Aguarde e prepare-se. Curso Mulher nica: inscries abertas para turmas nas segundas, teras e sextasfeiras noite. Rua Beberibe, 133 (Casa Rosada), de 14h30 s 19h. Clulas: Solteiras com filhos: toda tera-feira, s 19h30, na Casa Rosada, rua Beberibe, 133 - So Cristvo (BH/ MG). Informaes: (31) 84850531 ou 3429-1300 fale com a Pra. Nair. Feminina: toda quinta-feira, s 19h30, na Casa Rosada, rua Beberibe, 133 - So Cristvo.

Precisa divulgar as atividades e/ou eventos do seu ministrio no Atos Hoje? Envie um e-mail para Vanessa Freitas: atos@lagoinha.com Informaes: (31) 8443-6806 ou 3429-1300 fale com a Pra. Marlene. Homens Casados: toda quinta-feira, s 19h30, na Casa Rosada, rua Beberibe, 133 - So Cristvo. Informaes: (31) 8479-8290 fale com o Pr. Omar Costa. Aniversrio de 2 anos do Ministrio Mulheres em Ao: Culto de Ao de Graas com a preletora ngela Bezerra, escritora, apresentadora da Rede Super (IBL) e lder da Organizao Mulheres Fazendo a Diferena. Dia: 25/9, s 14h30, na Lagoinha. Tema: Mulher que faz a diferena. Para todas as pastoras, obreiras, lderes e mulheres crists. Informaes: (31)3429-1300 fale com a Pra. Ana Lcia. Casadas em Ao: Participe da reunio no dia 13/9, s 19h30, na Casa Rosada, rua Beberibe, 133 - So Cristvo (BH/MG). Palestra com a Dra. Stany (mdicaginecologista) sobre o tema Desafios ntimos da mulher moderna. Informaes: (31) 3429-1300 fale com a Pra. Ana Lcia. Coquetel especial: para voc, mulher, que mora com seu companheiro, mas ainda no se casou. Venha Casa Rosada, rua Beberibe, 133 - So Cristvo (BH/MG). Informaes: (31) 3429-1300 ou 8488-2843 fale com Eliana. Reunio Gerando Vida: dia 17/9, s 19h30, na Casa Rosada. Palestra: As aflies cotidianas e as implicaes na relao me/beb. Preletora: Dra. Carla Campos (Psicloga-Escola Ncleo de Desenvolvimento Humano). Contato: (31) 3426-7718. Informaes: fale com Maria de Jesus: (31) 8701-4225 ou 3429-1300. Separadas e divorciadas: Palestra, qualidade de vida e o envelhecimento saudvel! Dia: 18/9, sbado, s 18h, na Casa Rosada, rua Beberibe,133. Informaes: (31) 3429-1300 ou 8457-6828 fale com a Pra. Paoletti. CENTRAL MINISTERIAL DA FAMLIA Ministrio Eliezer: no perca a oportunidade de orarmos juntos por sua vida sentimental. Deus tem atuado grandemente na vida dos solteiros de nossa igreja por meio do Ministrio Eliezer. Nosso culto acontece todos os sbados, no Salo Esperana, s 19h. Entre em contato conosco pelos telefones: (31) 3429-9400 ou 8402-9744 fale com o Pr. Marcelo Evangelista. Clula: s 18h, no Salo Esperana. Horrio da celebrao: s 19h, Salo Esperana. Confraternizao: 21hs, no Salo F.

INSTITUTO TCNICO DE CABELEIREIRO (ITC) INFORMA:


AVON: inscries abertas para curso de maquiagem, s 14h15 e s 19h15. Curso de sobrancelha (designer, simetria e henna): inscries abertas. As segundas-feiras, de 18h s 21h. Curso de Maquiagem Profissional, ministrado por Paula Maia: incio em outubro, turnos tarde e noite Turmas com 15 alunos. NCLEO FIDELAIDE informa: inscries abertas para o curso de depilao s teras, de 14h s 17h; s quartas-feiras, de 19h s 22h. Inscries para o Curso de Manicure: s segundas-feiras, de 19h s 22h.

Curso de Postura Profissional: curso especfico para profissionais de salo de beleza. Durao: 2 dias. Incio em 15/9. Informaes: (31) 3421-1788 ou 3444-1740 fale com Izabella, Sandra ou Snia. Documentos necessrios: 1 foto 3x4, xrox ID/RG, CPF e comprovante de residncia. Curso de Especializao em Cabelo Afro: equipe: Maria Antonia, Mariama, Julia, Hugo. Incio: 20/9. Horrios: 14h s 17h e 18h30 s 21h30. Louvamos a Deus pela vida de Betina Borges, dona do Salo Beleza Negra, situado a Rua Pouso Alegre, 1117, Floresta, uma das maiores conhecedoras do cabelo afro no Brasil e de seu scio, Paulo Agostinho, que

fizeram uma linda parceria com a Fundao Osis. Mais informaes na secretaria da Escola de Beleza Osis, nos telefones (31) 3421-1788 / 3444-1740 - fale com Snia. Documentos necessrios: 2 fotos 3x4, xrox ID/RG, CPF e comprovante de residncia. Ateno: Faa escova, corte, colorao, hidratao, depilao e manicure por preos reduzidos. Informaes na secretaria da Escola de Beleza Osis, pelos telefones (31) 3421-1788 ou 3444-1740 fale com a Snia.

Foto: Reproduo Internet

BOLETIM ATOS HOJE


Foto: Reproduo Internet

Domingo, 12 de setembro de 2010

19

GERAO SAMUEL
Ateno Lderes de Clulas de Crianas e Juniores! Preparem-se para o 7 Carregando as Foras a ser realizado no dia 18/9, no CEU. Lder, voc no pode ficar de fora. Informaes: (31) 3429-1257 fale com Lia; 3429-1258 fale com Stfani ou ainda, 3429-1250 Ministrio de Crianas e Juniores. Esperamos voc!

Foto: Arquivo Pessoal

ENCONTRO TREMENDO
Esto abertas as inscries para o prximo Encontro Tremendo, para homens e mulheres, que ser realizado entre os dias 24 e 26/9, no stio Pousada Olaria do Rei, em Betim (MG). As vagas so limitadas. Faa j sua inscrio. Informaes e inscries: (31) 3429-9500 fale com Cristina ou Michael, de segunda a sexta-feira, de 8h s 20h (Central das Redes, rua Manoel Macedo, 1.324).

LEIA A SUA BBLIA DURANTE A SEMANA E CONHEA OS ENSINAMENTOS DE DEUS


DOMINGO

12/9

SEGUNDA

13/9

TERA

14/9

QUARTA

15/9

QUINTA

16/9

SEXTA

17/9

SBADO

18/9

Ezequiel 4a7

Ezequiel 8 a 11

Ezequiel 12 a 14

Ezequiel 15 a 18

Ezequiel 19 a 21

Ezequiel 22 a 24

Ezequiel 26 a 27

Reeducao Alimentar
Bons hbitos alimentares podem mudar a sua vida Entre os dias, 24 a 26 de Setembro, o Ministrio de Intercesso realizar um Curso sobre Reeducao Alimentar na Estncia Paraso. Palestrantes: Dr. Aldrin Marshall de Toledo Rocha e a educadora fsica, Cristiana Isabel Simes Toledo Rocha.
Se voc deseja obter mais informaes e efetuar sua inscrio entre em contato conosco pelo telefone (31) 3423-3530 ou 3691-3875 fale com Fernanda ou pelo e-mail: estancia. paraiso@lagoinha.com
Foto: Reproduo Internet

Entre os dias 12 e 15 de novembro, no Hotel Fazenda Lagoa Azul! Tema: Namoro no casamento! Passeio de charrete, passeio de barco, festas, so algumas diverses garantidas neste evento, alm de quartos exclusivos para o casal. Vocs no podem perder! Inscries e informaes pelos telefones: (31) 3429-9400 ou 8402-6731 fale com o Pr. Lenidas Francisco ou ainda, aos sbados no Culto dos Jovens Adultos que acontece s 19h, no Tabernculo.

MINISTRIO BRIT EM ISRAEL


Com o Pr. Antnio Carlos e a ministra de Adorao Cludia Mrcia IDA A ISRAEL, EGITO E MONTE SINAI! Deseja participar nesta caravana? Ento, ligue (31) 8415-7537 ou 9241-509 ou envie um e-mail para prantoniocarlos@ ministeriobrit.com.br ou claudiamarcia@ claudiamarcia.com.br

Deseja anunciar no Boletim ATOS HOJE?


Fale com Suany Gaspar: (31) 3429-9457/ 84712320 ou suany.gaspar@ lagoinha.com

20 BOLETIM ATOS HOJE Domingo, 12 de setembro de 2010

O evangelho para quem v com os


Com a proposta no s da evangelizao, mas tambm incluso, h doze anos surgia na Igreja Batista da Lagoinha o Ministrio Silo com foco nos deficientes visuais

olhos do corao

Viso espiritual aberta: alguns membros da equipe da pastora Maria Geralda (em p, ao centro) do Ministrio Silo. Tocados e transformados pelo poder do evangelho J conhecido se no de todos, ao menos pela maioria, o velho adgio: O que os olhos no veem, o corao no sente. Se verdade tal ditado popular para muitos, para quem de fato e de verdade no pode ver, o contra-senso desse dito tambm verdico: O que os olhos no veem, o corao sente. Isso porque os de cientes visuais no enxergam com os olhos da face, mas com os olhos do corao. E justo com a proposta de trabalhar com uma mensagem, a do evangelho, que toque o corao de cada um deles, que h doze anos, em 1998, surgia na Igreja Batista da Lagoinha o Ministrio Silo de evangelizao aos de cientes visuais, coordenado hoje pela pastora Maria Geralda (o pastor Claudio Boaventura o lder). Ela conta: Tudo comeou quando alguns irmos de cientes visuais vieram at a Lagoinha solicitando a gravao de uma Bblia Falada em ta cassete. A pastora ngela Valado, hoje frente do Ministrio Gidees 24h, teve a iniciativa de fazer essa gravao. A partir da surgiu a ideia de criar um ministrio que os amparasse: o Silo. S a ttulo de esclarecimento, Silo o nome do tanque para qual um cego de nascena se dirigiu para lavar o rosto aps Jesus t-lo curado. O registro do fato est no evangelho de Joo, captulo 9, verso 7. Como dito no texto, Silo signi ca Enviado. Com sede no corao da cidade, na Praa Sete, em Belo Horizonte (MG), o Silo tem todo um trabalho voltado para seu pblico visando a sua incluso, com a promoo de cursos de Braille e Informtica, confraternizao, passeios em parques e acampamentos, entre outras atividades. Com certeza, a incluso deles na sociedade e at mesmo na igreja nossa proposta maior, pois apesar de estar h tanto tempo na Lagoinha, pouco conhecido o trabalho feito com eles, diz Maria Geralda, que ainda destaca o trabalho da equipe: Somos 14 pessoas. Fazemos acompanhamento por meio de visitas, ligaes e aconselhamentos a cerca de 170 de cientes visuais dentro de BH.

O Evangelho em Braille: em destaque o texto de Joo 9.7, que faz referncia ao Tanque de Silo oportunidade de trabalhar em parceria numa ao geral, e junto comunidade, podemos esclarecer sobre esse trabalho e alcanarmos vidas. Acredito que teremos um bom resultado no que diz respeito a essa to sonhada incluso. Sobre o impacto do Ministrio na vida dos prprios de cientes visuais, a coordenadora do projeto diz convicta: Vejo a alegria neles. Alguns que no saam de casa tm vencido essa barreira para chegar ao Ministrio por conta de tudo que oferecemos a eles. Essa uma forma de dizer-lhes que os amamos e uma oportunidade de expressarmos o amor de Jesus por eles. Lembrome de um casal recm-chegado e hoje membro na igreja, que em lgrimas me agradecia por ter sido bem recebido no Ministrio e na igreja. Tambm me recordo de uma jovem de 18 anos, Tas Figueiredo (na foto, de blusa branca, sentada) que est prestes a se batizar, e fez um comentrio enquanto lia o evangelho de Joo em Braille. Nunca li to bem o Braille como estou lendo a Bblia. Para quem acredita que o Ministrio Silo j foi longe demais ao longo desses doze anos, vale a pena ver e ler o que diz a pastora Maria Geralda: Nossa meta sempre a de sermos canal de restaurao, formao, capacitao e insero dessas pessoas na sociedade. Sonhamos inclusive em montar uma biblioteca em Braille com todos os livros de mensagens do pastor Mrcio Valado e ainda realizarmos um evento em nvel de ao geral junto ao Ministrio guias de Cristo. assim que ela ento naliza: O Ministrio Silo no nasceu no corao de homens, mas foi gerado no corao de Deus. De fato, o que os olhos ainda no viram, o corao pode sentir. E perceber. Que o diga o Ministrio Silo.
Marcelo Ferreira

A proposta do Silo tambm a evangelizao, que acontece de forma direta ou indireta, por meio das reunies de Clula (pequenos grupos), dos cultos, da leitura bblica e de literaturas, do aconselhamento pastoral e das visitas domiciliares, institucional e hospitalar, e ainda do acompanhamento aos familiares e dos acampamentos. O desa o o de alcan-los para o Reino, buscando recursos para isso, explica a pastora Maria Geralda. Ainda que no conhecido por muitos dentro e fora da igreja, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministrio Silo tem mesmo ido longe. O ministrio tem sido reconhecido em outros lugares por conta dos acampamentos realizados, pontua Geralda, que ainda detalha: Temos tido a oportunidade de conhecer pessoas com de cincia visual em outros estados do Brasil, por causa da divulgao na TV Rede Super, em programas como o, Famlia e Noite & Cia. E atualmente sendo uma das capels junto ao Ministrio guias de Cristo, temos tido a

marcelo.ferreira@lagoinha.com Para mais informaes sobre o Ministrio Silo, s ligar: (31) 8485-1263 - pastora Maria Geralda. O Ministrio Silo na Praa Sete, Centro de BH/MG - ca rua Rio de Janeiro, 441. Tel.: (31) 327-08612.

Em nmeros, a de cincia visual no Brasil e no mundo


Foto: Reproduo Internet

Atualmente estima-se que existam 180 milhes de de cientes visuais em todo o mundo, dentre os quais 45 milhes so cegos e 135 milhes apresentam algum tipo de baixa viso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatstica (IBGE), pelo censo do

ano 2000, o Brasil tem 2,5 milhes de pessoas cegas ou com de cincia visual severa. O detalhe que mais de 16 milhes de pessoas declaram ter algum tipo de di culdade de enxergar. Desse nmero, estima-se que 2 milhes tm baixa viso.

Fotos: Marcelo Ferreira

You might also like