You are on page 1of 4

1Glossrio Agricultura mecanizada - a agricultura que utiliza de implementos para melhorar sua produo,na Europa praticamente toda agricultura

a feita naquela regio mecanizada. Aquecimento global- o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra que ocorre desde meados do sculo XX e que dever continuar no sculo XXI. Segundo o Quarto Relatrio de Avaliao do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (2007), a temperatura na superfcie terrestre aumentou 0,74 0,18 C durante o sculo XX. A maior parte do aumento de temperatura observado desde
meados do sculo XX foi causada por concentraes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustveis fsseis e [2][3] a desflorestao. Oescurecimento global, uma consequncia do aumento das concentraes de aerossoisatmosfricos que bloqueiam parte da radiao solar antes que esta atinja a superfcie da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.

Agricultura sustentvel-Agricultura Sustentvel pode ser definida como uma agricultura ecologicamente equilibrada, economicamente vivel, socialmente justa, humana e adaptativa (Reijntjes et al, 1992). Algumas definies de agricultura sustentvel incluem ainda: segurana alimentar, produtividade e qualidade de vida (Stockle et al, 1994), uma produo agrcola que no comprometa nossa capacidade futura de praticar agricultura com sucesso (Lehman et al, 1993), mantendo a qualidade do Meio Ambiente. Cultivares- a designao dada a determinada forma de uma planta cultivada, correspondendo a um determinado gentipo e fentipo que foi seleccionado e recebeu um nome nico e devidamente registado com base nas suas caractersticas produtivas, decorativas ou outras que o tornem interessante para cultivo. Gentica - a cincia dos genes, da hereditariedade e da variao dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as caractersticas biolgicas de gerao para gerao Hereditariedade- o conjunto de processos biolgicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informaes genticas atravs da reproduo. Hibridizao-Na qumica a formao de orbitais (eltrons) hbridos. Existem dois orbitais hbridos "sp", trs orbitais hbridos "sp2" e quatro orbitais hbridos "sp3". Na natureza so animais ou plantas que no podem gerar descendentes frteis. Insumos - em Economia designa um bem ou servio utilizado na produo de um outro bem ou servio. Inclui cada um dos elementos (matrias-primas, bens intermedirios, uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessrios para produzir mercadorias ou servios. Malthus-sobrenome de um cientista Thomas Robert Malthus e nome de uma teoria criada pelo mesmo Melhoramento de plantas- uma cincia utilizada em plantas para a obteno de indivduos ou populaes com caractersticas desejveis, a partir do conhecimento do controle gentico destas caractersticas e de sua variabilidade. Mendel- o sobrenome Gregor Johann Mendel, "o pai da gentica", como conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variao do aspecto das plantas. Melhorista-Profissional na rea de Agronomia responsvel em dedicar ao melhoramento gentico de plantas ou animais. Multidisciplinares- O mesmo que pluridisciplinar ou seja obter conhecimento de varias vertesses.

Segurana alimentar - um conjunto de normas de produo, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas caractersticas fsicoqumicas, microbiolgicas e sensoriaispadronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo. Subnutrio- uma insuficincia de determinados nutrientes que so fundamentais para o nosso corpo.

Questionrio

Qual a importncia do melhoramento gentico de plantas O melhoramento gentico importante para obteno de indivduos ou populaes com caractersticas desejveis.Que apresentam uma melhor produo maior resistncia a pragas contudo importante lembrar que apesar do melhoramento gentico ser uma tcnica segura deve-se preservar as espcies pioneiras . Por que Thomas Robert Malthus continua sendo citado quando se fala sobre fome no mundo O tema Fome no Mundo coloca em evidncia uma teoria desenvolvida em 1798 porTomas Robert Malthus.A Teoria Malthusiana exposta em 1798, foi a primeira teoriademogrfica de grande impacto relacionando o crescimento da populao e a fome.Essa teoria a mais popular de todas, apesar das falhas que apresenta. Comente sobre a importncia da adoo do uso de insumos para o aumento da produtividade das culturas agrcolas. importante para da praticidade, diminuir os gastos e o tempo e melhorar a qualidade de trabalho daqueles que esto responsveis pelo cultivo. Como a produo de alimentos poder ser aumentada em quantidade suficiente para atender demanda mundial Verificou-se que as previses de Malthus no se concretizaram pois a populao no cresceu conforme suas previses e a produo de alimentos teve um grande crescimento graas aos avanos tecnolgicos, alm dos efeitos decorrentes da urbanizao provocando mudanas no perfil demogrfico da populao. Contudo a produo de alimentos produzida atualmente suficiente para manter a populao

alimentada porem a fome continua ocorrendo por um problema poltico e no de escassez. Como associar a viabilidade econmica das culturas com o respeito ao ambiente e justia social Utilizando manejos seguros que respeitem o meio ambiente um exemplo a Agricultura sustentvel que uma agricultura que pode ser definida como uma agricultura ecologicamente equilibrada, economicamente vivel, socialmente justa, humana e adaptativa. Defina com suas palavras sobre o que o melhoramento das plantas Melhoramento de plantas o processo feito desda poca do paleoltico com o surgimento da agricultura aonde nossos ancestrais utilizando da simples observao ,assim escolhiam aquelas variedades que produziam mais e as cruza entre si. Hoje esse mtodo se tornou muito mais sofisticados utilizando diversas tcnicas e aparelhos.

O homem ao longo de toda sua histria tem domesticado e usado para sua alimentao diversas espcies de animais e plantas. As altas produtividades alcanadas pela agricultura e pecuria so o reflexo de uma srie de aprimoramentos tecnolgicos que tem sido conquistadograas aplicao de mtodos e conhecimentos cientficos. Entre destes destacamse as tcnicas de melhoramento gentico. O melhoramento gentico uma tcnica enovadora apesar de ser arcaica isso mesmo ela veem desda descoberta da agricultura com nossos ancestrais aonde eles utilizavam a observao como artificio para identificar as especies mas qualificadas. Esse tcnica consiste em aperfeioa a planta para uma maior resistencia a pragas e maior produtividade. No nordeste esta tcnica veem sendo desenvolvida pelas empreses privadas como embrapa ,ipa e rgo pblicos como ufrpe e a ufpe no caso a federal veem desenvolvendo no laboratrio de Gentica e Biotecnologia Vegetal do Departamento de Gentica pesquisas que podem torna o eucalipto eu planta de clima temperado resistente a doenas e secas e na univasf que veem fazendo trabalho para melhoramento de frutas .

As pesquisas feitas com melhoramento so de extrema importncia para o avano economico e social do estado de pernambuco atraves delas a um avano de produtividade e qualidade para o mercado exterior assim agregando valor ao estado e melhores condioes para queles que veem utilizando desta nova tecnologia.

You might also like