You are on page 1of 3

BACTRIAS As bactrias so seres unicelulares aclorofilados, microscpicos, que se produzem por diviso binria.

Elas so clulas esfricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcanando s vezes micrmetros linearmente. Na maioria das espcies, a proteo da clula feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmtica que delimita um nico compartimento contendo DNA, RNA, protenas e pequenas molculas. Atravs da microscopia eletrnica, o interior celular aparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas.

As bactrias so pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fisso binria. Quando o alimento farto, "a sobrevivncia dos mais capazes" em geral significa a sobrevivncia daqueles que se dividem mais rapidamente. Em condies adequadas, uma simples clula procaritica pode dividir-se a cada 20 minutos, dando origem a 5 bilhes de clulas ( nmero aproximadamente igual populao humana da terra) em pouco menos de 11 horas. habilidade em dividir-se de maneira rpida possibilita populaes de bactrias a se adaptar s mudanas de ambiente. Sob condies de laboratrio por exemplo, uma populao de bactrias mantida em uma dorna evolui dentro de poucas semanas por mutaes de seleo natural para utilizao de novos tipos de acares como fonte de carbono e de energia. Na natureza, as bactrias vivem em uma enorme variedade de nichos ecolgicos e mostram uma riqueza correspondente na sua composio bioqumica bsica. Dois grupos de bactrias distantemente relacionados so reconhecidos: - As eubactrias, que so os tipos comuns encontrados na gua, solo e organismos vivos maiores. - As arquibactrias, que so encontradas em ambientes realmente inspitos, como os pntanos, fontes termais, fundo do oceano, salinas, vulces, fonte cidas, etc. Existem espcies bacterianas que utilizam virtualmente qualquer tipo de molculas orgnicas como alimento, incluindo acares, aminocidos, gorduras, hidrocarbonetos, polipeptdeos e polissacardeos. Algumas podem tambm obter seus tomos de carbono do gs carbnico e o seu nitrognio do N2. Apesar de sua relativa simplicidade, as bactrias so os mais antigos seres que se tem notcias e tambm so os mais abundantes habitantes da terra. As bactrias podem ser classificadas, quanto a sua frmula, em trs grupos bsicos: - Cocos, que so clulas esfricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes so denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designao de estafilococos.

- Bacilos, so clulas cilndricas, em forma de bastonetes, em geral se apresentam como clulas isoladas porm, ocasionalmente, pode-se observar bacilos aos pares (diplobacilos) ou em cadeias (streptobacilos). - Espirilos so clulas espiraladas e geralmente se apresentam como clulas isoladas.

CROMOSSOMO

As bactrias apresentam um cromossomo circular, que constitudo por uma nica molcula de DNA bicatenrio, tendo sido tambm chamado de corpo cromatnico. possvel s vezes, evidenciar mais de um cromossomo numa bactria em fase de crescimento uma vez que a sua diviso precede a diviso celular. O cromossomo bacteriano contm todas as informaes necessrias sobrevivncia da clula e capazes de auto-replicao. PLASMDEOS Existe ainda no citoplasma de muitas bactrias, molculas menores de DNA, tambm circulares, cujo os genes no codificam caractersticas essenciais, porm muitas vezes conferem vantagens seletivas bactria que as possui. Estes elementos extra cromossmicos, denominados plasmdeos so autnomos, isto , so capazes de autoduplicao independente da replicao do cromossomo e podem existir em nmero varivel no citoplasma bacteriano. RIBOSSOMOS Os ribossomos acham-se espalhados no interior da clula e conferem uma aparncia granular ao citoplasma. Os ribossomos so constitudos por duas subunidades, 30S e 50S, que ao iniciar a sntese protica reunem-se formando a partcula ribossmica completa de 70S. Embora o mecanismo geral da sntese protica das clulas procariticas e eucariticas seja o mesmo, existem diferenas considerveis em relao a biossntese e estrutura dos ribossomos. GRNULOS DE RESERVA As clulas procariticas no apresentam vacolos, porm podem acumular substncias de reserva sob a forma de grnulos constitudos de polmeros insolveis. So comuns polmeros de glicose (amido e glicognio), cido beta-hidroxibutrico e fosfato. Estes grnulos podem ser evidenciados pela microscopia ptica, utilizando coloraes especficas. MESOSSOMOS Este termo se refere a invaginaes da membrana celular, que tanto podem ser simples dobras como estruturas tubulares ou vesiculares. Diversas funes tm sido atribudas aos mesossomos, tais como: papelna diviso celular e na respirao.

PAREDE De acordo com a constituio da parede, as bactrias podem ser divididas em dois grandes grupos: - Gram-negativas: se apresentam de cor avermelhada quando coradas pelo mtodo de Gram. - Gram-positivas: se apresentam de cor roxa quando coradas pelo mtodo de Gram. A parede das gram-positivas praticamente formada de uma s camada, enquanto a das gramnegativas formada de duas camadas. Entretanto, Os dois tipos de parede apresentam uma camada em comum, situada externamente membrana citoplasmtica que denominada camada basal, murena ou peptdeoglicano. A segunda camada, presente somente na clulas das gram-negativas denominada membrana externa. Entre a membrana externa e a membrana citoplasmtica encontra-se o espao periplasmtico no qual est o peptdeoglicano. CPSULAS Muitas bactrias apresentam externamente parede celular, uma camada viscosa denominada cpsula. As cpsulas so geralmente de natureza polissacardica, apesar de existirem cpsula constitudas de protenas. A cpsula constitui um dos antgenos de superfcie das bactrias e est relacionada com a virulncia da bactria, uma vez que a cpsula confere resistncia fagocitose. FLAGELOS O flagelo apresenta-se ancorado a membrana plasmtica e a parede celular por uma estrutura denominado corpo basal, composta por dois anis, nas bactria gram-positivas e por quatro nas gramnegativas, de onde saem uma pea intermediria em forma de gancho que se continua com o filamento. As bactrias que apresentam um nico flagelo so denominadas monotrquias e bactrias com inmeros flagelos so denominadas peritrquias.

Via de regra, bacilos e espirilos podem ser flagelados, enquanto cocos, em geral, no o so. O flagelo responsvel pela mobilidade da bactria. FMBRIAS As fmbrias ou pili so estruturas curtas e finas que muitas bactrias gram-negativas apresentam em sua superfcie, no esto relacionadas com a moblidade e sim com a capacidade de adeso. Outro tipo de fmbria fmbria sexual, que necessria para que bactria possam transferir material gentico no processo denominado conjugao. ESPOROS O endosporo uma clula, formada no interior da clula vegetativa, altamente resistente ao calor, dessecao e outros agentes fsicos e qumicos, capaz de permanecer em estado latente por longos perodos e degerminar dando incio a nova clula vegetativa. A esporulao tem incio quando os nutrientes bacterianos se tornam escassos, geralmente pela falta de fontes de carbono e nitrognio.

You might also like