You are on page 1of 2

LEI N 9.

836, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999


Acrescenta dispositivos Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias, instituindo o Subsistema de Ateno Sade Indgena. O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 A Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, passa a vigorar acrescida do seguinte Captulo V ao Ttulo II Do Sistema nico de Sade:

CAPTULO V Do Subsistema de Ateno Sade Indgena


Art. 19 A. As aes e servios de sade voltados para o atendimento das populaes indgenas, em todo o territrio nacional, coletiva ou individualmente, obedecero ao disposto nesta Lei. Art. 19 B. institudo um Subsistema de Ateno Sade Indgena, componente do Sistema nico de Sade SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990, com o qual funcionar em perfeita integrao. Art. 19 C. Caber Unio, com seus recurso prprios, financiar o Subsistema de Ateno Sade Indgena. Art. 19 D. O SUS promover a articulao do Subsistema institudo por esta Lei com os rgos responsveis pela Poltica Indgena do Pas. Art. 19 E. Os Estados, Municpios, outras instituies governamentais e no-governamentais podero atuar complementarmente no custeiro e execuo das aes. Art. 19 F. Dever-se- obrigatoriamente levar em considerao a realidade local e as especificidade da cultura dos povos indgenas e o modelo a ser adotado para a ateno sade indgena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistncia sade, saneamento bsico, nutrio, habitao, meio ambiente, demarcao de terras, educao sanitria e integrao institucional. Art. 19 G. O Subsistema de Ateno Sade Indgena dever ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado. 1 O Subsistema de que trata o caput deste artigo ter como base os Distritos Sanitrios Especiais Indgenas. 2 O SUS servir de retaguarda e referncia ao Subsistema de Ateno Sade Indgena, devendo, para isso, ocorrer adaptaes na estrutura e organizao do SUS nas regies onde residem as populaes indgenas, para propiciar essa integrao e o atendimento necessrio em todos os nveis, sem discriminaes. 3 As populaes indgenas devem ter acesso garantido ao SUS, em mbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a ateno primria, secundria e terciria sade.

Art. 19 H. As populaes indgenas tero direto a participar dos organismos colegiados de formulao, acompanhamento e avaliao das polticas de sade, tais como o Conselho Nacional de Sade e os Conselhos Estaduais e Municipais de Sade, quando for o caso. Art. 2 O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de noventa dias. Art. 3 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 23 de setembro de 1999; 178 da Independncia e 111 da Repblica.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Jos Serra

You might also like